Вы находитесь на странице: 1из 11

Universidade Federal de Pernambuco Caruaru, PE 22/10/2010

Fsica experimental Experimento: Lei de Lambert - Beer Objetivo: Verificar a validade da equao de Lambert Beer utilizando um espectrmetro para medir a intensidade e a absorbncia da luz incidente em amostras de cloreto de Nquel e Sulfato de Cobre com diferentes concentraes.

Alunos: Marcelo A Marcos R Renato D Robson Q

I Introduo
Varias coisas podem acontecer com a radiao luminosa que atinge certa substancia. A radiao incidente pode sofrer reflexo, refrao, espalhamento ou ser absorvida pelo material. Disso resulta que somente uma parte da radiao incidente transmitida atravs do material. Assim, lei de Beer-Lambert, tambm conhecida como lei de Beer ou lei de BeerLambert-Bouguer uma relao emprica que associa a absoro de luz com as propriedades do material atravessado pela radiao. , portanto, um mtodo espectrofotomtrico, isto , baseado na interao de uma substncia qumica com energia radiante. Os tipos de energia radiante de maior aplicao so: ultravioleta (190 - 380nm), visvel (380 780nm) e infravermelho prximo (2.500 16.000nm ou 600 4.000cm-1). Na maioria dos casos, o efeito desta interao a absoro desta energia pela substncia que est sendo analisada. Neste experimento medimos a intensidade e absorbncia da luz em amostras com diferentes concentraes de Cloreto de Nquel (NiCl2) e Sulfato de Cobre (CuSO4), construmos um grfico de Transmitncia e Absorbncia com o objetivo de verificar experimentalmente a validade da equao de Lambert Beer ( I = Ioe-cd).

II - Fundamento Terico

Os estudos de Pierre Bouguer (1729) e de Johann Heindrich Lambert (1760) verificaram que as propriedades associadas ao processo de absoro de luz podem ser enunciadas em termos de duas leis fundamentais. A primeira lei diz que a intensidade I de um feixe de luz (monocromtica) transmitida por um corpo homogneo proporcional intensidade I0 de luz incidente. A lei de Beer-Lambert, tambm conhecida como lei de Beer ou lei de BeerLambert-Bouguer uma relao emprica que, na ptica, relaciona a absoro de luz com as propriedades do material atravessado por esta. Lambert estudou a transmisso de luz por slidos homogneos. Beer estendeu o trabalho de Lambert ao estudo de solues. Pode-se apresentar as concluses dos dois pesquisadores na forma de uma lei conhecida como a Lei de Lambert-Beer. Em resumo, a lei explica que h uma relao exponencial entre a transmisso de luz atravs de uma substncia e a concentrao da substncia, assim como tambm entre a transmisso e a longitude do corpo que a luz atravessa. Se conhecermos l e , a concentrao da substncia pode ser deduzido a partir da quantidade de luz transmitida. Atravs dessa lei, intensidades da radiao incidente e emergente podem ser relacionadas com as contraes do material presente na soluo. Mas So considerados desprezveis os efeitos de reflexo, refrao e espelhamento. A radiao incidente deve ser monocromtica, isto , conter somente um comprimento de onda. Muitas vezes, a intensidade transmitida decai exponencialmente com o aumento do caminho percorrido na soluo, e tambm com o aumento da concentrao

Sendo c a concentrao do material em estudo, Io o comprimento interno inicial, I o comprimento interno do recipiente que contem a soluo, o coeficiente de extino ou absortividade ou coeficiente de absoro, um fator caracterstico da substancia absorvedor (e o solvente), que depende do comprimento de onda da radiao.

III - Materiais e Equipamentos Utilizados

Espectrmetro: Aparelho utilizado para captar a absorbncia e a intensidade de uma luz incidente nas amostras que sero testadas, que conectados ao computador e com a ajuda de um software nos dar as informaes que sero colhidas para o estudo. Tambm contido no aparelho uma espcie de acoplagem para as amostras.

Amostras: Vrias amostras de Cloreto de Nquel e Sulfato de Cobre, com vrias porcentagens de composio qumicas diferentes. E tambm vemos os tubos (um fosco, utilizado para mostrar que mesmo fosco, ele ainda absorve um pouco de luz que fica nos vazios. E um transparente, para mostrar o quanto absorve a gua, e sua intensidade) que sero acoplados ao espectrmetro.

Computador: Foi utilizado um software para colhermos os dados de intensidade e absorbncia.

Paqumetro: Utilizado para medir as dimenses do tubo fosco e do transparente.

Viso generalizada do experimento:

IV - Procedimento experimental

Um espectrmetro foi ligado ao computador, nele possvel identificar os comprimentos de onda da luz que incidir o aparelho, dentro dele existe uma fonte de luz branca (que emite todos os comprimentos de onda) e um local para colocar um pequeno deposito de alguma substancia para identificarmos o comprimento da onda que atravessa o objeto, neste experimento iremos testar variadas concentraes de NiCl2 e CuSo4. O espectrmetro ligado ao computador, e acionado por um programa especifico, nesse programa possvel visualizar tanto o grfico intensidade X comprimento de onda, quanto o grfico absorbncia X comprimento de onda. Ns utilizamos dois comprimentos de ondas especficos, 500nm e 700 nm, para coleta de dados dos comprimentos de ondas, e posteriormente a absorbncia, lembrando que o calculo que o programa faz para calcular absorbncia leva em considerao a luz que vaza pelas periferias do objeto, por isso calcula a intensidade I, como sendo I Id(sendo que Id a intensidade ao corpo negro), pois fazendo deste mtodo , os clculos se tornam mais precisos. Coletamos os dados da intensidade I para os dois comprimentos de onda e para todas as concentraes das substancias, e tambm da absorbncia. Usamos os dados obtidos no experimento na formula , e assim analizamos sua vericidade.

V - Resultados

VI Concluso

A lei explica que h uma relao exponencial entre a transmisso de luz atravs de uma substncia e a concentrao da substncia, assim como tambm entre a transmisso e o tamanho do corpo que a luz atravessa. Se sabemos a distncia que a luz atravessa pelo corpo e o coeficiente de absoro, a concentrao da substncia pode ser deduzida a partir da quantidade de luz transmitida. As unidades de concentrao de sustncia absorvente no meio e o coeficiente de absoro dependem do modo em que se expreese a concentrao da sustncia absorvente. O valor do coeficiente de absoro varia segundo os materiais absorventes e com o comprimento de onda para cada material em particular. Como determinado experimentalmente. A lei de Lambert - Beer no garante sua teoria para concentraes muito elevadas, especialmente se o material dispersa muito a luz.

Bibliografia

- http://www.uel.br/cce/fisica/docentes/dari/d11_atividade5_e28449b2.pdf - http://plato.if.usp.br/~fap0181d/texts/espectro-2006.pdf - http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Beer-Lambert

Вам также может понравиться