Вы находитесь на странице: 1из 3

SEGURADO FACULTATIVO Pode filiar-se ao Regime Geral de Previdncia Social como segurado facultativo.

, a pessoa maior de dezesseis anos de idade que no exera atividade remunerada que a enquadre como segurado obrigatrio da previdncia social. Consideram-se segurados facultativos entre outros: a dona-de-casa; o sndico de condomnio quando no remunerado; o estudante; o brasileiro que acompanha cnjuge que presta servio no exterior; aquele que deixou de ser segurado obrigatrio da previdncia social; o membro de conselho tutelar de que trata o artigo. 132 da Lei 8.069/90, quando no estiver vinculado a qualquer regime de previdncia social; o bolsista e o estagirio que prestam servio a empresa de acordo com a Lei 6.494/77; o bolsista que se dedique em tempo integral a pesquisa, curso de especializao, ps-graduao, mestrado ou doutorado, no Brasil ou no exterior, desde que no esteja vinculado a qualquer regime de previdncia social; o presidirio que no exerce atividade remunerada nem esteja vinculado a qualquer regime de previdncia social; o brasileiro residente ou domiciliado no exterior, salvo se filiado a regime previdencirio de pas com o qual o Brasil mantenha acordo internacional.

COMO O CONTRIBUINTE INDIVIDUAL SE TORNA SEGURADO DO INSS? O contribuinte individual ao exercer atividade remunerada considerado segurado obrigatrio perante o Regime Geral de Previdncia Social, devendo nele inscrever-se. COMO O SEGURADO FACULTATIVO SE TORNA SEGURADO DO INSS? O segurado facultativo pode filiar-se Previdncia Social por sua prpria vontade, o que s gerar efeitos a partir da inscrio e do primeiro recolhimento, no podendo retroagir e no permitindo o pagamento de contribuies relativas a meses anteriores "a data da inscrio, ressalvada a situao especfica quando houver a opo pela contribuio trimestral.

Aps a inscrio, o segurado facultativo somente pode recolher contribuies em atraso quando no tiver ocorrido perda da qualidade de segurado.
O contribuinte individual e o segurado facultativo podem se inscrever nas Agncias da Previdncia Social, pela Central de Atendimento atravs do telefone 135 ou efetuando o primeiro recolhimento em GPS utilizando o nmero do PIS/PASEP. Documentos solicitados para Inscrio na Previdncia Social MANUTENO E PERDA DA QUALIDADE DE SEGURADO QUANDO O CONTRIBUINTE INDIVIDUAL OU FACULTATIVO DEIXAM DE PAGAR SUAS CONTRIBUIES, POR QUANTO TEMPO AINDA SE MANTM SEGURADOS? O contribuinte individual se mantm segurado: at 12 meses aps a cessao de benefcio por incapacidade ou aps a cessao das contribuies, por deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela Previdncia Social, ou at 24 meses, caso comprove mais de 120 contribuies mensais (sem interrupo que acarrete a perda da qualidade de segurado), esses prazos podem ser dilatados por mais 12 meses, desde que esteja inscrito como desempregado no rgo prprio do Ministrio do Trabalho; Sem limite de prazo quem est em gozo de benefcio; at 03 meses aps o licenciamento, quando incorporado s Foras Armadas para prestar servio militar; at 12 meses aps o livramento, quando tiver sido preso.

O segurado facultativo se mantm segurado: at at at at 6 meses depois que deixa de contribuir para a Previdncia Social, 12 meses depois da cessao de qualquer benefcio por incapacidade; 03 meses aps o licenciamento, quando incorporado s Foras Armadas para prestar servio militar; 12 meses aps o livramento, quando tiver sido preso.

Enquanto o segurado estiver recebendo algum benefcio da Previdncia Social, ele no perde a condio de segurado. Tecnicamente, diz-se que ele "mantm a qualidade de segurado". A perda da qualidade de segurado ocorre no dia 16 do segundo ms seguinte ao trmino dos prazos acima. Quando ocorrer o encerramento da atividade de contribuinte individual titular ou scio de empresa, deve ser providenciada a baixa da atividade junto a Agncia da Previdncia Social, que feita atravs do documento DCT/CI.
QUEM PERDE A QUALIDADE DE SEGURADO PERDE TODOS OS DIREITOS? Sim, porm se enquanto era segurado ele cumpriu todos os requisitos necessrios aposentadoria, desde que atendida a legislao vigente na poca, o direito a esse benefcio mantido, mesmo tendo perdido a qualidade de segurado. O CONTRIBUINTE INDIVIDUAL QUE DEIXA DE EXERCER ATIVIDADE REMUNERADA PODE SE INSCREVER COMO DESEMPREGADO NO MINISTRIO DO TRABALHO? Sim, desde que no esteja exercendo atividade remunerada. SE O CONTRIBUINTE INDIVIDUAL SE INSCREVER COMO DESEMPREGADO NO MINISTRIO DO TRABALHO, ADQUIRE ALGUMA VANTAGEM PERANTE O INSS? Sim, recebe mais 12 meses de perodo de graa para manuteno da sua qualidade de segurado, conservando durante este perodo todos os seus direitos perante o INSS. CARNCIA O QUE O INSS CHAMA DE CARNCIA? o perodo correspondente a um nmero mnimo de contribuies mensais para que o segurado tenha direito ao benefcio. DEPENDENTES QUEM O INSS CONSIDERA DEPENDENTE DO SEGURADO? H trs classes de dependentes: classe I: o cnjuge, a companheira, o companheiro e o filho no emancipado, de qualquer condio, menor de 21 anos ou invlido; classe II: os pais; classe III: o irmo, no emancipado, de qualquer condio, menor de 21 anos ou invlido.

A condio de invalidez do dependente maior de 21 anos deve ser comprovada pela percia mdica do INSS. Enteados e tutelados equiparam-se a filhos.
Havendo dependentes de uma classe, os dependentes da classe seguinte perdem o direito a receber penso por morte. Tambm perde o direito ao benefcio o dependente que passar condio de emancipado por sentena do Juiz ou por concesso do seu representante legal, ou em funo de casamento, ou ainda pelo exerccio de emprego pblico efetivo, por constituir estabelecimento civil ou comercial com economia prpria. QUAIS OS DIREITOS DOS DEPENDENTES? Os dependentes tm direito penso por morte e auxlio-recluso, ao servio social e reabilitao profissional. Documentos solicitados para Inscrio de Dependente:. Companheiro(a) Esposo(a) Filho(a) Enteado(a) Menor sob Tutela

Irmo() Pais

Mais informaes obtidas na Agncia da Previdncia Social ou pela Central de Atendimento da Previdncia Social atravs do telefone 135

Вам также может понравиться