Вы находитесь на странице: 1из 3

Jornal Terceiro Heinrich Friedrich Emil Lenz

Ele abriu o jogo sobre sua vida, experincias e influncias para o eletromagnetismo.
Ol caro leitor, esta entrevista que voc ver agora compe uma srie de entrevistas com grandes nomes da fsica, em que cada semana possvel comear sua manh com mais informaes neste ramo, hoje estaremos entrevistando um cara famoso, um grande nome na construo do conhecimento sobre o que hoje intitulamos de eletromagnetismo, essa figura ilustrssima Heinrich Friedrich Emil Lenz.

Nasceu em, 12 de fevereiro de


Entrevista realizada pelos alunos: Alan Maiko, Luan Braga, Misael Santos e Renata Xavier, do IFBA Campus Camaari.

1804, em Tartu, Estnia. Lenz comeou seus trabalhos como geofsico, nesse trabalho ele fez uma volta ao mundo para estudar aspectos climticos em algumas regies do

planeta. Comeou a estudar sobre eletromagnetismo em 1831, pesquisou sobre a condutividade de diversos materiais e os efeitos da temperatura sobre a mesma, estudou tambm sobre o calor que produzido quando uma corrente eltrica circula em um condutor, inclusive alguns dizem que foi ele que formulou a lei que conhecemos hoje como lei do Joule. Sem sombra de dvidas a obra que o destacou como grande fsico foi a Lei de Lenz que diz o seguinte: - O fluxo magntico criado por uma corrente eltrica induzida tende a opor-se variao de fluxo que deu origem referida
Este artigo jornalstico foi elaborado com o intuito de passar informaes ao leitor para que este compreenda a vida, influncias de Lenz no que diz ao eletromagnetismo. Apesar de ser uma entrevista fictcia, todas as informaes passadas so produtos de uma pesquisa.

corrente.

1|Pgina

durante a viagem, eu estudei as propriedades fsicas da gua do mar e desde ento consegui muitos progressos, eu sempre me interessei muito pela fsica, desde minha infncia, me esforcei por isso, e isso me ajudou, e tenho gosto em saber que os jovens deste sculo ainda se interessam pela fsica.

Lenz: muito simples, eu utilizei de alguns estudos de Faraday e vi que o sentido da corrente induzida contrrio ao da corrente que a deu origem, ou seja, ela se ope mesma. Melhor explicando, quando eu fiz passar um im no interior de uma bobina de fio condutor, pude perceber que segundo a lei de meu amigo Faraday, gerada na bobina uma

Nossa entrevista de hoje com o ilustre fsico

Alemo, Heinrich Lenz, fomos at o centro esprita para entrevist-lo, acompanhe a seguir na ntegra nossa entrevista:
Alan : Bom dia Senhor Lenz, tudo bem? Primeiramente eu gostaria de te dizer que estamos honrados em entrevistar um dos nomens mais importantes no ramo do eletromagnetismo, e dizer que no precisa se sentir constrangido frente ao gravador, sinta-se vontade.

apenas adicionei um sinal negativo na frente da expresso de Faraday


.Misael: alm da famosa lei de Lenz,
que tem esse nome em sua homenagem, o senhor contribuiu para

corrente eltrica, ento tive uma surpresa, notei que essa corrente se ops ao movimento do im ,ento esta ter um sentido contrrio em que cria um campo magntico que se opem ao movimento, e assim eu formulei minha lei.

Lenz: Estou bem obrigado, Apesar de estar me sentindo um pouco gelado, no tenho timidez com essas coisa no meu rapaz, afinal eu queria ter dado no passado uma contribuio para que este aparelho funcionasse.

a elaborao de outras leis, a exemplo da lei de joule,e por que esta no levou seu nome? Lenz: Bom, eu passei um bom tempo estudando a dissipao de calor em um condutor, investiguei a condutividade

minha lei est diretamente vinculada ao princpio de conservao de energia


Renata: ento podemos considerar sua lei como um aprimoramento da lei da induo de Faraday?

Renata: Se est tudo bem, podemos comear nossa entrevista.

de vrios materiais sujeito a uma corrente eltrica e o efeito da

temperatura sobre a condutividade, Luan: Eu acho complexo como vocs fsicos conseguem descobrir coisas to impressionantes. Ento gostaria de saber, caso eu venha a querer ser um fsico, se o senhor sempre se interessou pela fsica? Lenz: Logo aps que completei meu ensino secundrio, estudei qumica e fsica na Universidade de Tartu depois Viajei com Otto von Kotzebue na sua terceira expedio volta do mundo, Alan: Lenz, voc ficou conhecido, principalmente pela lei que leva seu nome, explique-nos seu fundamento. ento formulei esta lei, porm meu colega James Prescott Joule

Lenz: no vejo problema nenhum nisso minha cara, sendo que apenas adicionei um sinal negativo na frente da expresso de Faraday, esse sinal indica exatamente o sentido da fora contra eletromotriz induzida.

formalizou em seu nome, porm no me importei,pois contribui muito mais para a fsica, sobretudo na rea do eletromagnetismo, do que o velho James. (risos)

Luan: Senhor Lenz, quando falamos da sua lei, lembramos do famoso sinal negativo, por que isso foi to

importante?

2|Pgina

Lenz: voc tem que aprender uma coisa meu chapa, no porque uma coisa pequena minha que lei ela est Referncias:

insignificante,

Curso

de

fsica

bsica

diretamente vinculada ao princpio de conservao de energia, se a fem induzida tivesse sinal oposto ela

Eletromagnetism,
Nussenzveig.

H.Moyss

www.brasilescola.com.br/eletromagnet ismo www.sofisica.com.br/lei_de_lenz

tenderia a favorecer a variao de fluxo o que na prtica no isso que acontece, justamente o contrrio

como provei e expliquei a vocs, com isso foi preciso essa mudana pra que fosse aplicada dessa forma.

Misael: Para o nosso desenvolvimento de nossa indstria, podemos identificar o sentido de rotao dos motores pela sua lei nos permite determinar o sentido de propagao da corrente induzida, ns o consideramos um mestre, o cara nessa rea. Estamos agradecidos por entrevist-lo, ilustre Lenz.

Lenz: Assim voc me deixa sem graa meu bom rapaz, eu s trabalhei duro pra conseguir meus progressos, estudei muito e se posso te dar um conselho, a todos vocs jovens, estudem esse o melhor caminho, quem sabe vocs no fazem experincias e notam mais coisas, que possa modificar na minha lei e aplicar em outro ramo, como eu fiz com o que faraday formulou.

Renata: muito obrigado senhor Lenz, tenha um bom dia.

Lenz: por nada broto, vou descansar meu esprito agora, bom dia pra vocs.

3|Pgina

Вам также может понравиться