Вы находитесь на странице: 1из 39

ka:Lki

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR (UFC) CENTRO DE CINCIAS PROJETO EnCincias - FIN EP PROGRAMA DE EDUCAO TUTORIAL (PET-MEC-SESU)

APOSTILA DO PROFESSOR

AULAS PRTICAS DE BIOLOGIA PARA A ESCOLA PBLICA ROTEIROS E ANEXOS

2007

CONHECENDO UM POUCO MAIS SOBRE: 1 1. Apresentao 2. Introduo

Pgina 5 6

3. Experimentos 3. 1. Conhecendo o laboratrio e seus instrumentos 3. 2. Microscopia: A viso do "invisvel" 3. 3. Osmose atravs de ovos "pelados" 3.4. Extrao de DNA de banana 3. 5. Onde est o Amido? 3. 6. Atividade da Enzima Catalase 3. 7. O Poder Redutor da Vitamina C 3. 8. Fermentao 3. 9. Percebendo a Fotossntese 4. Anexos 4. 1. Conhecendo o laboratrio e seus instrumentos 4. 2. Microscopia: A viso do "invisvel" 4. 3. Osmose atravs de ovos "pelados" 4.4. Extrao de DNA de banana 4. 5. Onde est o Aniido? 4. 6. Atividade da Enzima Catalase

12 15 17 19 21 24 26 28 31 33 33 34 35 37 38 39

4.7. O Poder Redutor da Vitamina C 4. 8. Fermentao 4. 9. Percebendo a Fotossintese 5.0 . Montagem de um Herbrio 6.o. Normas de Referncia Bibliogrfica

40 41 42 44 49

INTRODUO AO LABORATRIO

Conhecendo o laboratrio e seus instrumentos


Introduo Segurana no laboratrio: Em um laboratrio1 importante a observao de determinadas normas durante a execuo das aulas prticas. Convm ao aluno ficar atento s seguintes normas: ,7 SEMPRE siga as instrues especficas do seu professor; Mantenha o laboratrio limpo e .7 organizado;  Evite o contato entre qualquer substncia e boca, pele, olhos ou nariz (no cheirar os produtos qumicos); '7 Ao final da atividade, jogue o material slido que no puder ser reaproveitado no lixo. O material lquido deve ser Vidrarias: As principais vidrarias utilizadas em laboratrio esto representadas abaixo: Tubo de ensaio: usado para efetuar reaes qumicas com pequenas quantidades de reagentes. guardado ou, em ltimo caso, descartado na pia, com a torneira aberta para que o mesmo seja diludo; Tampe todos os vidros dos 7 reagentes que voc utilizou e guarde-os nos devidos lugares; ,7 No permitido lanchar no laboratrio, evite a contaminao da sua comida; Evite deitar-se sobre a 7 bancada do laboratrio;  Quando for utilizar a pipeta, no aspire o lquido com a boca; y Em caso de dvidas pergunte ao professor. O trabalho no laboratrio exige conscientizao, responsabilidade e concentrao. Em caso de qualquer acidente comunique imediatamente ao professor.
o *

5 para Utilizado Bquer: aquecimento, medidas grosseiras de alguns lquidos, reaes, mistura de reagentes, entre outros.

Proveta: Usada na medio aproximada de volumes variados de lquidos.

Funil de vidro: Usado em transferncia de lquidos no laboratrio.

Esptula: Usada na transferncia de materiais slidos.

Almofariz (cadinho) e Pistilo: Usado para triturar e triturar substncias slidas.

para Erlenmeyer: Utilizado mistura de substncias e aquecimento de lquidos.

Balo Volumtrico: Utilizado no preparo de substncias, para realizar medidas fixas de lquidos. 8

) Vidro de relgio: Usado para cobrir bqueres em evaporaes e para diversos fins.

Pipeta graduada: Usada na medio de volumes de lquidos.

Basto de vidro: Utilizado para agitar solues. . Medidas precisas: . Usam-se pipetas, buretas ou bales . volumtricos. . Placa de Ptri: Usado para Medidas aproximadas: Usam-se bqueres, erlenmeyers ou manter culturas de bactrias e para diversos fins. provetas. 1 .

Medindo volumes: Para medir o volume de lquidos :devemos comparar o nvel do mesmo com os traos marcados na parede do recipiente. A leitura do nvel onde se encontra o lquido feita na parte inferior do menisco (curva), elevando-se o recipiente na altura da viso para no haver erro de leitura do lquido.

Objetivos
Apresentar o laboratrio e medidas de segurana; Conhecer as vidrarias e outros instrumentos importantes; Determinar medidas de volumes de lquidos. Familiarizar o aluno com o ambiente do laboratrio.

Metodologia - Comparando as medidas:


1. Mea 5o mL de gua com a proveta, observando o menisco formado pelo lquido. 2. Cuidadosamente, transfira o volume aferido na proveta para o bquer. 3. Repita os passos 1 e 2, usando erlenmeyer ao invs do bquer. 4. Atravs da leitura do menisco, compare as medidas de volume do bquer e do erlenmeyer com a medida inicial da proveta.

Discusso
1. Voc observou alguma diferena entre as medidas? Como voc explicaria? 2. aconselhvel colocarmos vidrarias de preciso em contato direto com a fonte de calor? Por qu? 3. Como se deve aspirar o lquido com uma pipeta? aconselhvel se pipetar com a boca? Qual a maneira correta de aquecer uma soluo lquida em um tubo de 4. ensaio?

Referncias Bibliogrficas:
Carneiro, D.; Vieira, E.; Neto, S.; Jnior, F. 2003. Prticas de Laboratrio. 4a Edio. Ed. Ipiranga. 87 pp.

INTRODUO AO LABORATRIO

Microscopia: A viso do "invisvel"


Introduo
A partir do sculo XVI, teve inicio a construo e-. o aperfeioamento do microscpio, particularmente do sistema de lentes. Antonie Van Leeuwenhoek e Zacharias Jansen, fabricantes de culos, desenvolveram os primeiros microscpios simples e compostos, respectivamente. Estes aparelhos utilizavam luz refletida nPlo objeta fortemente iluminado. Vrios Manejo do Microscpio ptico modelos foram a seguir construdos, entre os quais alguns de valor histrico, como por exemplo, o microscpio de Robert Hooke. Mas teria de decorrer quase um sculo at que o microscpio ptico sucessivamente composto, aperfeioado, fosse capaz de permitir imagens de grande

Na Figura podem-se ver um microscpio e suas principais partes componentes, como: oculares (1); tubo binocular (2); parafuso de fixao (3); revlver porta-objetivas com objetivas (4); cabeote (a); estativa (6); platina (7); condensador (8); diafragma do condensador (g); manipulador da lente do condensador (io); parafusos de centralizao do condensador (ir); porta-filtros (12); suporte para lente auxiliar (13); controle de focalizao macro e micro (14); suporte da lmpada (15); diafragma de iluminao (16); base ou p (17).

Objetivos
 Apresentao do microscpio e de seus componentes;  Preparao de lminas a fresco;  Assimilao do correto manuseio do microscpio;

Materiais ,f Haste plstica flexvel com ponta


-I- i_ug:Juau -1

 Microscpio;

pt.t.Lui

dente;

 Lmina e lamnula  Azul de Metileno  Planta aqutica (Elodea sp.)

IN/L=4nd ranc-ii.2

GRUPO A: 1. Retire com a pina uma das folhas de Elodea e coloque-a em uma lmina
lirnnri o cora

2. COM

um conta-gotas ou com um dedo, coloque duas gotas de gua sobre a folha.

3. Cubra o material com a lamnulp., procedendo da seguinte forma: coloque a lamnula, em um ngulo de 45 com a lmina, abaixando-a (cuidado com a formao de bolhas de ar no material). GRUPO B: 1. Friccione uma haste plstica flexvel, ou palito de dente, com ponta de algodo contra a parede da mucosa de sua boca. 2. Leve uma amostra do material bucal para uma lmina (friccione contra lmina). 3. Acrescente uma gota do corante azul e metileno, para observar as clulas da mucosa bucal. 4. Cubra com uma lamnula, colocando-a em um ngulo de 45 (cuidado com a formao de bolhas de ar no material).

Discusso
1. Desenhe o que voc observou e indique as principais estruturas visualizadas. 2. Aps visualizar estruturas no observadas a olho nu, o que voc conclui sobre a importncia das tcnicas de microscopia para o avano do conhecimento das Cincias Biolgicas? 3. Existem outros instrumentos, alni do microscpio ptico, que podem ser utilizados para a visualizao de estruturas microscpicas?Pesquise a respeito. Referncias Bibliogrficas BORJA, F. (rie). Partes componentes de um Microscpio ()TVPo. Disponvel em: <http://www.cstr.ufeg.edu.briliistologia/paites_de_urn_micros_optilitm> Acesso em 03 abr. 2006. CARNEIRO, D.; VIEIRA, E.; NETO, S.; JNIOR, F. 2003. Prticas de Laboratrio. 4a Edio. Ed. Ipiranga. 87 pp. Disponvel em: < http://ca.mpusforttmecity.com/vale/757/microscopia.htm >. Acesso em 23 dez. 2006.

BIOLOGIA CELULAR

Osmose atravs de ovos "pelados"


Introduo
Do ponto de vista biolgico, a presso osmtica uma das propriedades mais importntes, uma vez que seus efeitos manifestam-se quando se pem em contato duas solues de diferentes concentraes separadas por uma membrana semi-permevel. Para podermos entender o fenmeno da osmose, necessrio explicar, primeiramente, o que uma membrana semi-permevel. Chama-se membrana semipermevel aquela membrana que, em contato com a soluo, permite a passagem somente do solvente desta. O tamanho dos poros de uma membrana semi-permevel no permite a passagem de molculas ou ons de soluto. Devido difcil obteno destas membranas, que consiste no depsito de ferrocianeto de cobre sobre as paredes de um vaso poroso, em demonstraes experimentais utilizam-se outras membranas como as de coldio e so celofane. no Estas semi-permeveis, perfeitamente mas so usadas como tais, pois a passagem do soluto muito lenta em relao a do solvente. Na osmose, o solvente movimenta-se sempre de um meio hipotnico (menos concentrado em soluto) para um meio hipertnico (mais concentrado em soluto) ou de um solvente puro para uma soluo, atravs de uma membrana semipermevel, com o objetivo de se atingir a mesma concentrao em ambos os meios (isotnicos). A osmose ajuda a controlar o gradiente de concentrao de sais em todas as clulas vivas, j que ocorre contra o gradiente de concentrao do soluto e a favor do gradiente de concentrao do solvente. Este tipo de transporte no apresenta gastos de energia por parte da clula, por isso chamado de transporte passivo e no mediado (sem interveno de protenas mediadoras).

Objetivos
 Observar o fenmeno da osmose atravs da membrana de um ovo pelado, que possui permeabilidade seletiva.  Relacionar essa experincia com os processos ocorridos nas clulas animais, vegetais e microorganismos unicelulares.

Materiais
 3 bqueres de 300 mL (ou copos de vidro transparentes)  i colher de sopa  2 ovos de tamanhos iguais  25o g de acar  gua  3 ovos crus de mesmo tamanho
 250 mL de vinagre

Metodologia
1. Lave dois ovos com gua e coloque cada um num bquer contendo cerca de 250 mL de vinagre. 2. Durante 5 a 10 minutos, observe o que acontece e anote. 3. Deixe o sistema em repouso por, pelo menos, um dia. 4. Ao lado, deixe o terceiro ovo para comparao. 5. Aps um dia ou mais, observe se houve alteraes no sistema e quais foram essas alteraes. 6. Compare o tamanho dos ovos e observe se os que foram mergulhados no vinagre ainda tm casca. 7. A seguir, retire cada ovo com cuidado e lave-os com gua novamente. 8. Coloque um dos ovos em um bquer e em seguida adicione cerca de 250 mL da soluo de acar*. 9. Coloque o outro ovo em um novo bquer e adicione 250 mL de gua. Observe se ocorre alguma reao. io. Deixe os sistemas em repouso por pelo menos mais um, dia (se possvel em uma geladeira). Aps esse perodo, retire cuidadosamente o ovo da soluo de acar, lave-o e compare com o outro imerso na gua. Observe tamanho, forma e aspecto. *Preparo da soluo supersaturada de acar: Adicione 250 g de acar a cerca de 25o mL de gua quente e continue aquecendo e mexendo at que a dissoluo seja completa. A soluo ficar amarelada e viscosa.

Discusso
1. Aps o ovo ser imerso no vinagre, ocorreu alguma reao qumica? 2. Que diferenas podem ser observadas? O ovo continua com casca? 3. O que aconteceu com o ovo imerso na soluo de acar? E com o que ficou imerso na gua? 4. Voc observou que o ovo sem casca ficou submerso na soluo de vinagre e flutuou na soluo saturada de acar. Explique o por qu. 5. Do ponto de vista biolgico, por que a membrana do ovo tem que ser permevel? 6. Explique a experincia de acordo com sua aprendizagem sobre osmose.

Referncias Bibliogrficas
Schiel, Dietrich. Programa Educar. ht.t.p://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/experimentos.html - ltimo acesso em 20 de Outubro de 2006.

Osmose. Disponvel em: <hap://pt.wikipedia.org/wiki/osmose >. Acesso em


20 out. 2006.

BIOLOGIA CELULAR

Extrao de DNA de banana


Introduo
Para a anlise do DNA de clulas a eucariticas, primeira etapa importante o seu isolamento. O procedimento a seguir utilizado cara extrair grandes quantidades de DNA a partir da banana. Protocolos similares so usados nas extraes de DNA de outras fontes, como amostras de sangue, tecidos, etc. A extrao de DNA de clulas eucariontes consta fundamentalmente de trs etapas: 1. Ruptura (fsica e qumica) das paredes e membranas celulares para liberao do material gentico; dos 2. Desmembramento cromossomos em seus componentes bsicos: DNA e protenas; 3. Separao do DNA dos demais componentes celulares.

Objetivos
v Capacitar o aluno a relacionar os conhecimentos da estrutura, composio celular e localizao do material gentico na clula, bem como a sua estrutura, a partir da extrao do DNA de clulas do tecido de banana.

Material
 lcool comercial isoproplico (isopropanol)  Banana picada  Papel de filtro  Gelo  2 bqueres de so ml e i bquer de 500 ml  Funil  Tubos de Falcon (tubos cnicos de 5o ml) ou tubos de ensaio com tampa  Basto de vidro ou madeira  Estilete ou faca  Palitos de sorvete  gua (aproximadamente a 6oC) para  Banho-maria  Soluo de lise (quebra): 4 colheres e sopa de detergente incolor (SDS dodecil sulfato de sdio), 1 colher'de ch de sal de cozinha (cloreto de sdio), 75ml de gua.

Metodologia
1. Pique a banana em pedaos bem pequenos, em seguida amasse-a bem. 2. Coloque no bquer pequeno de plstico (50 ml) 4 colheres de ch de pedaos da banana amassada. 3. Adicione 2 colheres de sopa de soluo de use (quebra). 4. Macere (amasse) intensamente com o auxilio do basto de madeira. 5. Complete com a soluo de Use at 25 mL no bquer, misturando a soluo. 6. Coe a soluo, com o auxlio do funil e do papel de filtro. Em seguida, coloque o filtrado em um tubo Falcon ou tubo de ensaio com tampa (sugesto: suspenda o papel de filtro para facilitar o escoamento da soluo). 7. Depois de filtrar a soluo, tampe o tubo e o coloque no banho-maria (aproximadamente a 60C) por 15 minutos (este procedimento pode ser desprezado caso no se tenha um banho-maria no laboratrio de sua escola). 8. Em seguida, coloque o tubo no bquer com gelo e gua, durante 5 minutos. 9. Adicione um volume igual de lcool isopropanol (gelado) ao do tubo. io. Em seguida mergulhe o basto de vidro no copo fazendo movimentos circulares cuidadosos. Mo mexer muito as camadas para no quebrar as molculas de DNA. Os "fios" esbranquiados e grudentos formados so aglomerados de muitas molculas de DNA e ficaro presos na ponta do basto de vidro.

Discusso:
i. Por que macerar a banana? 2. Por que usar o detergente? 3. Por que a soluo deve ser aquecida? 4. Qual a funo do lcool? 5. Por que voc no pode ver a dupla-hlice do DNA? 6. Como quebrar a parede celular das clulas de banana? 7. Como poderamos separar o DNA dos demais componentes da clula? 8. Faa a comparao do. tamanho do DNA com o tamanho da clula.

Referncias Bibliogrficas
1

FAPESP. 2003. Extrao de DNA de cebola. Disponvel em: <http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2oo3/siteprojeto/extracao.htm>. Acesso em: 13 jul. 2006.

BIOLOGIA CELULAR

Onde est o Amido?


Introduo
A composio e qualidade ds alimentos so de fundamental importncia para definir as caractersticas nutricionais dos mesmos. Entre os componentes que -cedem ser citados esto: gorduras, vitaminas e carboidratos, sendo este analisado nos experimentos que viro a seguir. Existem tambm componentes outros como protenas e minerais, mas que no sero abordados no experimento devido dificuldade na obteno de indicadores apropriados. Os carboidratos podem ser definidos com compostos que contm carbono, hidrognio e oxignio, resumidos numa mesma fiinula emprica bsica, CnH2nOn. Os carboidratos podem ser de origem vegetal, como a celulose e o amido ou de origem animal, como a quitina e o glicognio. Aps a ingesto, os carboidratos sob a forma de polissacardeos e dissacardeos

ser hidrolisados em acares simples ou hexoses antes de serem absorvidos. A absoro dos monossacardeos se d ao nvel do trato intestinal, de onde so transportados para o fgado pela circulao. No fgado, as clulas hepticas podem liberar a glicose conforme a necessidade do organismo ou armazenar o em excesso glicognio que insolvel. Devido a sua insolubilidade, o glicognio a fonte de armazenamento energtico no organismo animal. A energia contida nos carboidratos usada na recuperao de ATPs, que so "moedas" energticas que fornecem energia para as todas atividades metablicas, como atividade muscular, transporte de substncias, sntese de protenas e anticorpos, raciocnio e regenerao de tecidos, etc.
necessitam

Objetivos
-.7 Testar qualitativamente alimentos quanto presena de carboidratos com base na comparao com grupos testes e controles. Familiarizar o aluno com testes qualitativos, utilizao de indicadores e manuseio de vidrarias e materiais de laboratrio.

Materiais
- Tubos de ensaio (copos descartveis de caf, pratinho ou fundos de garrafas plsticas) Alimentos diversos (po, leite, carne crua, batata, banana, cenoura, queijo etc.) d Banho-maria ou aquecedor (ou lamparina) Lugol ou tintura de iodo (que pode ser comprada em farmcia) Conta-gotas v Faca e almofariz com pistilo (ou pilo)

Metodologia
L Coloque um pedao de cada alimento no recipiente escolhido. Para facilitar observao dos resultados, recomendado que o alimento seja reduzido a pequenos pedaos ou mesmo triturado. Dilua um pouco da tintura de iodo: em um copinho de caf com gua, coloque 5 gotas de tintura de iodo. Se voc no tiver desse copinho, use um copo pequeno comum, complete at a metade com gua e coloque cerca de io gotas de tintura de iodo. 3. Pingue algumas gotas da tintura de iodo diluda em cada alimento. Se no tiver conta-gotas, derrame com cuidado um pouco da sua soluo sobre os alimentos. Observe a colorao dessa soluo nos diferentes alimentos.

Discusso
Que reao foi observada e como ela ocorre? Com base na colorao adquirida pelos alimentos depois da adio da tintura de iodo, quais dentre eles voc poderia concluir que no h amido? Como voc chegou a essa concluso? 3 Pesquise a importncia dos carboidratos para um bom funcionamento do organismo com base no fornecimento de energia.

Referncias Bibliogrficas
QLTESADO, H. L. C. ; CAVALVANTE, M. P. P. ; MENEZES, M. F. Biologia Prticas. Fortaleza, Edies UFC, 1997. 220p. Onde est o Amido? Disponvel em: <http://www.bioqmed.nfri.briciencia/Amido.htm>. Acesso em: 29 ago. 2 O o 6.

BIOQUMICA

Atividade da Enzima Catalase


.

Introduo
1 Enzimas As enzimas so molculas de protenas com a propriedade de alterar a velocidade das reaes bioqumicas, tanto de sntese quanto de degradao. Tais reaes seriam lentas e extremam ente grandes necessitariam de quantidades de energia de ativao na ausncia das enzimas. As reaes enzimticas efetuam-se com grande rapidez e alto rendimento. O substrato o composto que sofre a ao de uma enzima. A especificidade das enzimas atuam varivel. Algumas exclusivamente sobre um tipo de molcula, outras atuam sobre vrios compostos alguma com caracterstica estrutural comum. Uma nica molcula de enzima pode reaes catalisar inmeras bioqumicas. Alguns fatores fsicos e qumicos, como temperatura e pH (potencial de hidrognio), afetam a velocidade das reaes enzimticas. Temperaturas muito elevadas podem desnaturar as protenas, tornando estas enzimas inativas pela perda da sua conformao especfica. O pH pode alterar ou mesmo inibir a velocidade de uma reao enzimtica. 2. Catalase Foram isolados, de clulas hepticas (do fgado) e outras fontes, os peroxissomos. Tais organelas contm enzimas com a capacidade de produo e degradao de perxido de hidrognio (H202), a gua oxigenada. A catalase uma das enzimas dos peroxissomos, que atuam na degradao do perxido de hidrognio em gua e oxignio, em uma reao exotrmica (que libera calor). A catalase exerce um efeito protetor para o organismo no momento em que degrada uma substncia extremamente txica clula (H202) em dois compostos altamente benficos (02 e H20), segundo a reao qumica abaixo: Catalase + H202 = H2O + 0,502 Energia.

Objetivos
 Observar a ao de uma enzima;  Constatar a atividade da enzima catalase;  Comparar a atividade enzimtica em material biolgico submetido a diversos tratamentos;  Verificar o efeito da desnaturao da enzima por ao do calor.

Materiais


Lamparina ou vela Fsforo  Papel alumnio Faca gua  Almofariz e pistilo (macerador e pilo) Placa de Petri gua oxigenada (perxido de hidrognio)

 Materiais biolgicos diversos (por exemplo: fgados, msculos, folhas, frutas, etc.).  Tubos de ensaio  Estante para tubos de ensaio  Pipetas  Papel de filtro ou gaze  Funil

Metodologia
1. Em uma placa de Petri, cortg 4 cubos de igual tamanho (com 0,5 cm de lado) de fgado ou msculo; Coloque dois cubos inteiros sobre um pedao de papel alumnio; Agora pique cada um dos dois cubos restantes e faa um montculo de cada no papel alumnio. Cuidado para no perder qualquer pedacinho. Lave e enxugue a placa de Petri, o instrumento cortante e as mos. Repita os procedimentos anteriores com os demais materiais biolgicos cortando apenas 2 cubos de cada, deixando um inteiro e o outro picado. Coloque cada tipo de material em um pedao separado de papel alumnio. 2. Etiquete um tubo para cada tipo de material; Coloque dois mililitros (a medida de aproximadamente "um dedo na horizontal") de gua oxigenada em cada tubo. Acrescente um cubo inteiro de cada material, um por um, ao seu tubo respectivo, exceto o controle; Observe o que acontece. 3. Teste a temperatura de cada tubo segurando-o em uma das mos (com bastante cuidado!). Observe se h liberao de calor. 4. Atividade da Catalase em material picado: Repita o processo anterior usando agora o material picado. Observe o que ocorre. 5. Atividade da Catalase em material submetido ao calor: Espete um cubo inteiro de msculo ou fgado em um estilete com cabo de madeira e leve-o chama de uma lamparina at'ficar bem assado. 6. Etiquete um tubo de ensaio e coloque 2 ml de gua oxigenada. Aps, acrescente o cubo assado e observe o que ocorre. 7. Atividade da Catalase em material macerado e filtrado: coloque um cubo picado de msculo ou figado no almofariz (ou macerador) Acrescente um pouco de gua (cerca de 2 mL) e macere com o pistilo at obter uma massa homognea. Adicione mais 2 mL de gua e misture. 8. Etiquete um tubo de ensaio limpo e, agora, prepare um coador de papel de filtro (ou gaze) e coloque-o em um funil no tubo de ensaio etiquetado. Despeje o material macerado no funil e deixe fitar. Acrescente mais 1 mL de gua no almofariz, mexa e despeje no funil. Voc tem agora o filtrado do material macerado. 9. Etiquete outro tubo de ensaio, coloque 2 mL de gua oxigenada e acrescente cerca de 1 mL da soluo do filtrado. Observe o que acontece.

Fig. 1- pedaos de fgado cortados do mesmo tamanho. Fig. 2- pedaos de fgado submetidos ao tratamento ( picado e inteiro) Fig. 3- pedao de ligado macerado Fig. 4- pedao de fgado filtrado aps macerao. (filtrado) Fig. 5- pedao de fgado submetido ao calor (queimado) es- tubos de ensaio contendo o cnntrole(C), fgado inteiro (I), picado(P), Queimado(Q) e filtrado(F)

Discusso
Por que durante o procedimento experimental cada tipo de material deve ser bem lavado e o material biolgico colocado num pedao separado de papel alumnio? Como voc identifica a ocorrncia da reao? Que gs liberado no processo? Qual material apresentou reao mais intensa? Com relao ao calor, que tipo de reao esta? Existe diferena na intensidade da reao ao material inteiro e ao material picado? Quando o material submetido ao calor, houve alguma reao? Elabore uma hiptese que justifique este teste. Por que ao testar a reao com material macerado e filtrado a reao ocorre mais intensamente?

2. 3. 4. 5.

Referncias Bibliogrficas
QUESADO, E.L.C.; CAVALCANTE, M.P.P; MENEZES, M.F. 1997. Biologia:
prticas. Fortaleza, Edies UFC. 2oop.

BIOQUIMICA

O Poder Redutor da Vitamina C


Introduo
As vitaminas so substncias asnicas que atuam em entidades mnimas em diversos acessos metablicos. So de -.gem endgena isto , so vt7i das dentro dos vegetais Terdes e em numerosos organismos =celulares. No caso do homem e Scs demais metazorios so ..auiridas, em quase sua totalidade, /travs dos alimentos. Distinguemse de outros constituintes dietticos r_allmentao diria de um " ndivduo) por no representarem ._ nem energia de te aesempenharem funes de :coonstituir uma parte deformada -) corpo humano. A vitamina C extremamente =--:stvel e perde suas propriedades na presena de ar, calor, gua ou luz. A vitamina C um poderoso antioxidante, uma vez que impede a oxidao, isto , a perda de eltrons. As molculas do cido ascrbico (vitamina C) sofrem oxidao antes das outras molculas, impedindo e protegendo as mesmas da perda de eltrons. responsvel por funes como aumento da resistncia do organismo s infeces e proteo da pele contra a ao dos radicais livres, que so espcies qumicas no carregadas que possuem eltrons desemparelhados e causam o envelhecimento da pele. A vitamina C encontra-se presente em todas as clulas animais e vegetais principalmente na forma livre, mas tambm unidas s protenas. As principais fontes do cido ascrbico so os vegetais folhosos.

Objetivos
-t Verificar a atuao da vitamina C como agente redutor; Familiarizar o aluno com medies volumtricas e tcnicas de laboratrio;

Materiais
Proveta de 25 mL 1 Pipeta 500 mi. ae agua quente  Tintura de iodo  colher (ch.) de amicto de milho i comprimido de vitamina c, (Aspirina C, Cebion C, Melhorai
1

C, etc.) de Preferncia no efervescente s( Malha aquecedora ou Bico de

Tinn.sen

Metodologia
Antes da prtica, devemos preparar uma soluo de amido de milho e uma soluo de vitamina C. Para a soluo de amido de milho, adicione a colher de ch d amido gua quente e misture at esfriar. 2. Para a soluo de vitamina C, coloque o comprimido de vitamina C em um erlenmeyer (ou outro recipiente) contendo 500 ml de gua. 3. Agite, deixe reservado e identificado. 4. Separe 25m1 da soluo de vitamina C com auxlio da proveta. 5. Em um erlenmeyer, coloque 1 mL de soluo de amido de milho e lentamente pingue gotas de soluo de iodo, at que a mistura fique com uma colorao levemente azul (no deixe o azul ficar muito forte, pois a reao posterior com a vitamina C pode ficar muito demorada). 6. Agora voc pode colocar lentamente a soluo de vitamina C na mistura azulada. 7. Observe o que acontece.

Discusso
1. O que aconteceu sua soluo de iodo e amido aps o acrscimo de vitamina C? 2. Formule uma explicao (hiptese) para tal acontecimento. 3. Com o passar do tempo essa soluo pode retornar a cor azul. Por qu? 4. Pesquise fontes de vitamina C que podem ser usadas na sua alimentao e explique a sua importncia para um bom funcionamento do organismo.

Referncias Bibliogrficas
Determinao de cido Ascrbico em Produtos Alimentcios. Disponvel em : <www.quimica.ufpr.brieduquim/material/pdf/experimento3.pdf>. Acesso em:
22 out. 2006.

LIMA, C. Prticas de Laboratrio 1 Ensino Mdio. Editora Ipiranga. Fortaleza. 2002.

METABOLISMO CELULAR

Fermentao
Introduo
Todos os organismos vivos, fies mais simples aos mais complexos, necessitam de energia pura manter seu metabolismo em funcionamento. Essa energia dos principalmente (oriunda ventos que so consumidos. Os acessos atravs dos quais ocorre a 7iberao de energia armazenada nas ligaes qumicas dos __apostos orgnicos so a ie.L..ientao e a respirao. A ,,.- -;cose o carboidrato mais =rillizado pelos seres vivos na :"teno de energia. Na fermentao, a molcula glicose degrada parcialmente na ausncia de oxignio em molculas =is simples como o cido ltico 'fermentao ltica), cido etlico fermentao alcolica) e o cido actico (fermentao actica). Esses Processos ocorrem no citoplasma e -2 liberao de 2 molculas de ATP (Adenisina Trifosfato), que so molculas orgnicas presentes no nosso organismo responsveis pelo armazenamento de energia em suas ligaes qumicas. Mui tos organismos felinentadores so usados na indstria, como o caso das leveduras, a espcie Saccharomyces cerevisiae usada na produo de bebidas alcolicas como vinho e cerveja. Outro produto da fermentao o gs carbnico, usado na fabricao de pes, pois esse gs faz com que o po cresa. A respirao um processo que pode ser divido em duas fases, a anaerbica e aerbica, a primeira ocorre no citoplasma na ausncia de oxignio e a segunda acontece no interior das mitocndrias na presena de oxignio. um processo mais energeticamente vantajoso.

Objetivos
Observar o efeito de microrganismos sobre uma soluo de acar.

Materiais
Fermento em p;  Acar; -7 Uma garrafa de plstico transparente de refrigerante; -/ Uma colher de sopa (15 rni);  Um copo-medida de 25o ml; sf Um balo de 25 cm (balo comum).

c7
BALO CL:AIA:R BC SOPA FER/AFN TO CM PO

Metodologia
1. Misture uma lata pequena de fermento em p a uma colher de sopa de acar em 25o ml de gua morna (no fervendo, s morna); 2. Coloque a mistura na garrafa e adicione mais 25o ml de gua morna; 3. Acople o balo na boca da garrafa, certificando-se de que no fique ar dentro do balo; 4. Coloque essa preparao em local quente e sem luz e deixe em repouso por 3 ou 4 dias. 5. Observe a preparao todos os dias e faa suas anotaes.

Discusso
 Existem alguns microrganismos no fermento industrial, a que reino eles pertencem? ,/ Qual o nome do processo que os microrganismos realizaram? / Por que foi usada gua morna? O que provavelmente aconteceria se usssemos gua fervente? ,/ Por que esse preparo tem que ser mantido em local quente e sem luz? ,7 Por que o balo na extremidade da garrafa encheu?

Referncias Bibliogrficas
LOPES, S. Bio. Volume 1.5a edio. Editora Saraiva. Garulhos - So Paulo. 1999. 389p.

METABOLISMO CELULAR

Percebendo a Fotossntese
Introduo
No interior de um organismo ocorrem processos bioqumicos :e extraordinria complexidade. ses processos constituem, em =junto, o metabolismo. Este inclui ie relaes simples at bastante =plexas, como por exemplo, a --ricao de alimentos atravs da :. (fotossntese). A fotossntese o processo -= que a planta utiliza luz, gua e carbnico (CO2) pra converso molculas inorgnicas simples (CO2 e H20), em molculas (glicose) que vo lhe servir alimento. A respirao o ;r-) ,_cesso onde os seres vivos, neste caso as plantas, consomem oxignio, que ser utilizado nas ltimas etapas de extrao da energia do alimento ingerido, ou produzido pelo organismo. Sabemos tambm que esse mesmo oxignio est presente na mistura de gases do ar atmosfrico em uma concentrao Nas aproximada de 21%. combustes (queimas), desde um riscar de fsforo at um incndio que pode destruir nossas matas, ele o gs responsvel pela sustentao das chamas. Para melhor anlise e compreenso do assunto, so sugeridos dois experimentos.

Objetivos
Capacitar o aluno a compreender o processo de fotossntese e os componentes envolvidos. d Mostrar aos alunos a relao entre produo e consumo de oxignio por plantas.

Experimento 1 Materiais
recipiente mdio de vidro (aqurio ou pote de maionese) 1 vela  Feijo  Fsforos suporte com lmpada

Metodologia Alguns dias antes, coloque alguns gros de feijo para germinar. No dia da experincia, coloque a vela acesa ao lado dos feijes germinados. s. Coloque o recipiente emborcado (de cabea para baixo) sobre ambos de maneira a evitar a troca gasosa entre o interior e o exterior do recipiente. Espere um tempo e observe o que acontece. 4. Em seguida, repita o procedimento, dessa vez posicionando a fonte de luz o mais prximo possvel do experimento. Observe o que ocorre. Discusso O que acontece no primeiro procedimento? Por que a vela apaga? E no segundo procedimento, houve alguma diferena? Por que a vela demora a apagar? 3. Pensando na planta em condies naturais qual a relao podemos estabelecer entre a fotossntese e a luz?
2-

Experimento 2 Materiais 1 1 suporte com lmpada 1 funil 1 tubo de ensaio Metodologia L Coloque a Elodea sp. no bquer e cubra-a com um funil de cabea para baixo. Atente para no deixar nenhuma folha de fora. 2_ Preencha o bquer com a soluo de bicarbonato de sdio, at recobrir tambm a haste do funil, tomando cuidado para no haver formao de bolhas. 3. Preencha o tubo de ensaio com a-soluo de bicarbonato de sdio. Tampe a boca do tubo com o dedo indicador, e encaixe-o haste do funil, tomando cuidado para no entrar bolhas de ar no tubo. 4. Aproxime o experimento, ao mximo, fonte de luz e acenda a lmpada. Como alternativa, pode-se expor ao sol. 5. Observe e descreva o que ocorre em seguida. Discusso 1. O que voc observou aps algum tempo? 2. A que processo deve-se relacionar esse aparecimento? Referencias Bibliografiacas CDCC. Disponvel em: <http://www.cdcc.usp.br/roteiros/metaboli.him>. Acesso em: 20 dez. 2006. 1 1 bquer de 100 ml Soluo de bicarbonato de sdio  Elodea sp

Anexos Conhecendo o laboratrio e seus Instrumentos


Discutindo os resultados...
Ao transferir 5o mL de gua de uma proveta para um erlenmeyer ou bquer, observa-se que o volume apresentado nessas duas vidrarias no corresponde ao mesmo encontrado na proveta. A explicao para tal fato reside que uma proveta uma vidraria de preciso, ao contrrio do bquer e do erlenmeyer. Vidrarias de preciso como provetas e pipetas graduadas, por exemplo, no devem ser levadas ao contato direto com o calor. Tal processo causa a dilatao destas vidrarias e as mesmas deixam de ser precisas. Nunca se deve pipetar com a boca, pois isso poder causar a ingesto de solues indesejveis ao organismo. A maneira correta de se pipetar usando uma pra adaptadora na extremidade oposta a entrada do lquido na pipeta ou at mesmo com o dedo polegar. Deve-se aquecer a soluo no interior do tubo de ensaio de forma a deixar a' extremidade aberta do tubo voltada para um local onde no h nenhuma pessoa. Dessa forma, evitam-se possveis queimaduras. Deve-se usar uma pina de madeira para segurar o tubo, evitando-se que o calor se propague do tubo para as mos.

Sugestes para sala de aula...


comum nessa aula introdutria ao laboratrio o professor tentar causar medo aos alunos para que os mesmos se mantenham comportados em sala aula. Contudo, isso pode levar a uma situao de medo excessivo e dessa forma o estudante no participar de todas as atividades. O professor deve apresentar os perigos presentes em se trabalhar em um laboratrio, mas sem causar traumas aos alunos. O professor no deve forar o estudante a decorar os nomes das vidrarias e suas respectivas funes, para cobrar em prova. Com o passar das aulas prticas, os alunos aprendero os nomes e funes das vidrarias naturalmente.

Sugestes de leitura...
Laboratrio. Disponvel em: <http://pt.wiki.pedia.org/wiki/laborat%C3%B3rio> Acesso em 11 jan. 2007

Microscopia: A viso do invisvel


Discutindo os resultados...
Qual a lente de maior aumento no microscpio que voc utilizou? Em qual alimento se podem observar melhores detalhes dentro da clula? Por qu? 2 Quais componentes celulares podem ser visualizados por voc no microscpio? Qual o componente celular corado de verde? 3_ Qual o aumento obtido pela lente de menor aumento no microscpio que voc utilizou?

Sugestes para a sala de aula...


importante que o professor previna os alunos quanto fragilidade dos equipamentos e vidrarias manipulados durante a prtica. Contudo, isso no deve ser feito de forma a desestimular os alunos a participar ativamente dos procedimentos experimentais, para que todos possam ter a oportunidade de aprender a manipular o microscpio e executar as tcnicas trabalhadas.

Sugestes de leitura...
Microscpio. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsc%C3%B3pio>. Acesso em 11 jan. 2007. Microscpio ptico. Disponvel em: <http://pt.wildpedia.org/wiki/Microsc%C3%B3pio_%C3%B3tico >. Acesso em ii jan. 2007. Microscpio eletrnico. Disponvel em: <http://ptwikipedia.org/wild/Microsc%C3%B3pio_eletr%C3%B4nico>. Acesso em 11 jan. 2007.

Osmose atravs de ovos "pelados"


Discutindo os resultados...
Na primeira parte deste experimento, aps o consumo da casca do ovo na reao com o cido, o ovo fica envolvido apenas por uma membrana, que semipermevel, pois permite a passagem da gua de uma soluo mais diluda (meio hipotnico) para uma mais concentrada (meio hipertnico). O transporte da gua atravs da membrana semipermevel conhecido como osmose. No caso do ovo sem casca imerso no vinagre, a gua da soluo entra no ovo porque a concentrao de solutos dentro dele maior do que no vinagre. No caso do ovo inchado com gua, em contato com a soluo de acar, a gua sai do ovo porque a concentrao de solutos neste agora menor do que na soluo. A casca do ovo formada, em grande parte, de carbonato de clcio (CaCO3). Quando colocado em contato com o vinagre, observa-se a evoluo de gs carbnico devido seguinte reao: 2H+(aq) + CaCO3(s) --> CO2(g) + H20(1) + Ca+2(aq) O ovo que estava imerso na gua est inchado e firme. O outro que estava na soluo de acar est murcho e flcido. Depois de dissolvida a casca, o ovo fica envolvido por uma membrana. A gua passa facilmente atravs dessa membrana do ovo, porm molculas maiores, como as de acar, no passam atravs dessa membrana. Quando se coloca um "ovo pelado" na soluo supersaturada de acar, cria-se uma situao em que a membrana do ovo est separando duas solues com concentraes diferentes de gua. A clara do ovo tem cerca de 9o% de gua na sua composio; o xarope de milho tem apenas 25% de gua. Nessa situao, o movimento da gua atravs da membrana faz com que as molculas de gua movam do lado onde ela est mais abundante para o outro onde ela est escassa. Dessa forma, a gua migra de dentro para fora do ovo, deixando-o murcho e flcido.

Sugestes para a sala de aula...


Preparao do experimento: Como a prtica requer, no mnimo, trs dias para ser realizada, necessrio que o professor comece a prepar-la antes, para mostrar as etapas aos alunos. Na aula, as equipes devero colocar os ovos na soluo com vinagre para ver a reao em que o CO2 formado. Como a casca no ser degradada no tempo de aula, o professor dever levar ovos j sem casca ( necessrio mais de um ovo, para que o experimento seja bem visualizado pelos alunos). Em seguida, os alunos adicionaro, com cuidado, acar ao bquer com o ovo sem casca trazido pelo professor. Novamente, o processo de osmose no poder ser visto em tempo to limitado. Os alunos observaro, ento? ovos sem casca e j plasmolisados, que tambm devero ser trazidos pelo professor. Antes de iniciar o experimento, pergunte aos alunos se possvel introduzir ou retirar matria de um ovo sem quebr-lo ou perfur-lo.

Do ponto de vista biolgico, por que a membrana do ovo tem que ser permevel? (Para permitir a troca de gases (02/CO2), necessria para a respirao do embrio.)

Sugestes de leitura...
Osmose. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Osmose>. Acesso em 11 jan. 2007. Osmose Reversa - Conceitos. Disponvel em: <hap://www.okte.com.briTecnologias/OR_conceitos.htm>. Acesso em i6 jan. 2007.

Extrao de DNA de Banana


Discutindo os resultados...
Tem-se que macerar a banana (ou outro material biolgico) para que haja a ruptura da parede cehilar cias clulas que compem a banana, expondo assim o material gentico das clulas da banana. Em algumas clulas, com a macerao consegue-se apenas quebrar a parede celular e liberar um protoplasto (a clula vegetal sem a parede). Para chegar ao material gentico destas clulas utiliza-se o detergente, pois suas molculas desestruturam as molculas de lipdios presentes nas membranas celulares da banana, ou seja, rompem suas interaes qumicas. Em seguida usamos o aquecimento da mistura, pois isto favorece a reao e desnatura as molculas de DNA, tornando o experimento mais rpido. Como o DNA solvel em gua, mas insolvel em lcool e, deste modo, ele se separa da soluo ao entrar em contato com o lcool. O DNA tem tambm menor densidade que os outros constituintes celulares, por isso surge na superfcie da soluo. O lcool e o sal desidratam as molculas de DNA, fazendo com que elas se aglutinem (se juntem). Lembre-se que a estrutura de uma dupla-hlice do DNA s pode ser visualizada de modo indireto e atravs de aparelhos sofisticados. O que voc est observando so milbsres de fitas de DNA juntas!

Sugestes para sala de aula...


Esta prtica no apresenta riscos particulares, fora o cuidado na utilizao dos materiais cortantes (faca, liquidificador) e possvel ingesto acidental do detergente diludo, extratos e etanol. Colocar lcool etlico no freezer por um tempo prolongado pode ser perigoso e provocar exploso. Resfrie-o em banho-maria com gelo e gua, algum tempo antes da experincia ou leve ao congelador apenas antes de iniciar a aula prtica. E sugerido que o (a) professor (a) prepare com antecedncia a soluo de lise (quebra) ou que solicite a um grupo de alunos o faa e, assim a soluo poder ser utilizada por todos os demais, sem que haja desperdcio de tempo.

Sugestes de leitura...
Extrao de DNA de cebola. Disponvel em: <htlp://www.educarede.org.br/educa/ensinar_e_aprender/turbine.cfm?pagin a=turbine_interna&id_dica=57>. Acesso em 16 jan. 2007. DNA. Disponvel em: <http://ptwikipedia.org/wiki/DNA>. Acesso em 16 jan. 2007.

Onde est o Amido?


Discutindo os resultados...
A reao que observamos aqui da formao de um complexo de iodo e amido. O iodo se liga no amido, atravs de uma reao qumica, dando origem a um composto de colorao azul. Se a soluo de iodo no for diluda, o azul to intenso que parece arroxeado. A partir disso pode-se inferir a presena ou a ausncia de determinados componentes em certos alimentos com base na colorao que venha a adquirir ao entrar em contato com a tintura de iodo. Dicas de Segurana A soluo .de iodo usada como anti-sptico, ou seja, ela tem a propriedade de matar algumas bactrias, alguns vrus e alguns fungos. Serve para desinfetar feridas, mas no deve ser ingerida, pois, pode causar danos ao seu organismo (ela txica!). G envenenamento pelo iodo causa vmitos, diarria, sede, sabor metlico na boca e desmaio.

Sugestes para a sala de aula...


sempre interessante deixar o aluno descobrir como ocorre a reao com o amido. Por isso sugerido que o professor no fale, antes da experincia, o que ocorrer com a adio da soluo de iodo. Isso trar um entusiasmo maior para o aluno. Cuidado ao manusear o material com que se macerar os alimentos que sero testados. Pois, se um alimento for contaminado com outro o resultado pode ser um falso positivo ou falso negativo.

Sugestes de Leitura...
Amido. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/amido>. Acesso em 10 jan. 2007. Papel de Amido. Disponvel em: <htip://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=34280>. Acesso em 10 jan. 2007.

Atividade da enzima Catalase


Discutindo os resultados...
Como resultado, espera-se que haja liberao de gs nos experimentos que tiverem a carne de ligado ou o msculo. O material deve ser bem lavado para evitar contaminao e assim, a atividade da enzima fica restrita somente queles materiais que contm a catalase. A ocorrncia da reao, observada pela liberao do gs oxignio (02) em forma de "bolas de ar", segundo a reao: Catalase + H202 = H20 + 1/2 02 + Energia. Essa reao dita exotrmica, pois h liberao de calor. Uma maior intensidade na reao foi observada com o material picado em relao ao material inteiro porque ao se picar o material, a superfcie de contado entre as enzimas e o material maior, o que acarreta em uma reao mais intensa. Quando o material submetido ao calor, no h reao qumica, pois a enzima catalase desnaturada. E quando o material macerado, ocorre o rompimento das clulas e tambm de suas organelas celulares, incluindo-se os peroxissomos. Assim, a enzima catalase que estava contida nesta organela, liberada para o citoplasma celular.

Sugestes para sala de aula...


A prtica da catalase pode ser utilizada para demonstrar a ao enzimtica em materias biolgicos em diferentes disposies ( inteiro, macerado e filtrado...).

Dicas de Segurana
Esta prtica no de grande risco, porm necessrio o cuidado com o manuseio dos materiais, do objeto cortante (faca) e da lamparina (ou vela). Evite o contato da gua oxigenada com suas mos e pele, pois pode causar irritao ou ferimentos.

Sugestes de leitura...
O estudo de citologia, para entender o funcionamento das organelas e peroxissomos com o exemplo prtico da catalase; reaes endotrmicas e exotrmicas. Catalase. Disponvel em: <hiip://pt.wikipedia.org/wiki/Catalase>. Acesso em 16 jan. 2007.

O poder redutor da Vitamina C


Discutindo os resultados...
A molcula de iodo na forma original (I2) consegue se ligar ao amido originando um composto de colorao azulada. Com a adio da vitamina C, que um excelente agente redutor, o iodo reduzido para a forma I (iodeto), que no conseguir mais se associar com o amido, fazendo-o ento perder a colorao inicialmente azul. Com o passar do tempo, pode ocorrer o consumo total das molculas de (vitamina C), e a soluo pode retomar a cor azul. Em relao gua quente interessante ressaltar que se pode ter certeza da temperatura ideal (aproximadamente 5o C) sem o uso do termmetro. Basta colocar o dedo no recipiente enquanto a gua esquenta, quando comear a sentir dor significa que est na temperatura ideal.

Sugestes para sala de aula...


O professor pode dar exemplos das concentraes de vitamina C de alguns alimentos, comparando-os, utilizando, para tanto, sites como: Departamento de Informtica em Sade. Disponvel em: <littp://~unifesp.bridisiservicosinutri/>. Acesso em io jan. 2007. Ou livros, como: FRANCO, Guilherme. Tabela de composio qumica dos alimentos. 9. ed. Rio de Janeiro: Livraria Atheneu Editora, 1992. 307 p. Dessa forma, pode mostrar aos alunos que no s frutas ctricas (como normalmente dito para as crianas), mas outros tipos de alimento, como a couve (108mg/loog quando crua e 71,4 mg/loog quando cozida), tambm possui vitamina C, podendo ter ainda uma maior concentrao da vitamina que as primeiras (limo verde, 63,2 mghoog; limo maduro, 30,2 mg/loog; laranja pra fresca, 40,9 mg/loog; suco concentrado e congelado de laranja, 76,5 mghoog, por exemplo).

Sugestes de leitura...
Vitaminas. Disponvel em: <www.planetaorganico.com.br/vitaminas.htm>.Acesso em 11 jan. 2007. Vitamina C. Disponvel em: <http://pt.wildpedia.org/wiki/Vitamina_C<. Acesso em 11 jan. 2007.

Fermentao
Discutindo os resultados...
Corno sabemos, a velocidade das reaes qumicas aumenta com a elevao da temperatura. Nas reaes catalisadas por enzimas isso tambm ocorre, porm at certos valores de temperatura. As enzimas so em sua maioria protenas e sofrem desnaturao quando colocadas em temperaturas elevadas. As enzimas possuem um temperatura tima, ou seja, ondef seu funcionamento atinge uma velocidade mxima. Os microrganismos responsveis pelo processo de fermentao possuem um aparato enzimtico que age melhor em temperaturas medianas, como atgua morna. Entretanto, se usarmos gua fervendo nesse experimento nada se verificar. Provavelmente o motivo para o fracasso da experincia a temperatura elevada da gua que causar a desnaturao enzimtica. Outro fator que pode levar a uma enzima se desnaturar o pH. Caso a soluo de acar fosse preparada com gua fria, a fermentao demoraria mais a comear. O sistema tem que ser mantido em local quente para manter a temperatura tima de funcionamento enzimtico. A ausncia de luz serve para nos garantir que os microrganismos no esto realizando fotossntese. Aps alguns dias de repouso, o balo colocado na extremidade da garrafa comeou a encher. Como o sistema (garrafa + balo) estava isolado, pode-se concluir que o motivo para o aumento de volume do balo foi a produo de um gs. Mas qual gs? A resposta para essa pergunta bem simples: gs carbnico. O fermento em p misturado a soluo de acar contm microrganismos, os fungos, que realizam o processo de fermentao. Como se sabe, um produto liberado na fermentao o gs carbnico, tal gs responsvel pelo aumento do volume do balo.

Sugestes para sala de aula...


importante lembrar que existem no mercado dois tipos de fermentos, qumico e biolgico. Deve-se usar o fermento biolgico que custa em mdia R$ o,8o centavos.

Sugestes de leitura...
Fermentao. Disponvel em: <http://pt.wilcipedia.org/wild/Fermenta%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em 16 jan. 2007. Fermentao. Disponvel em: <htip://us.geocities.com/organicabrifermentacao.html>. Acesso em 16 jan. 2007.

Percebendo a Fotossntese
Discutindo os resultados... ,
Experimento 1 O experimento tentar provar no primeiro experimento que a planta ao mesmo tempo em que realiza sua fotossntese, respira e consome muito mais oxignio do que produz na fotossntese. Por isso, observa-se que a vela apaga ao se impedir a troca gasosa entre o interior e o exterior do recipiente. Esse fato mais acentuado por se tratar de uma planta jovem (plntula de feijo), e que j possui uma reserva de alimento a ser consumido (cotildone). Ao ficarem isolados dentro do frasco de vidro fechado, a planta e a vela, tero uma quantidade limitada de oxignio para consumir, e poderemos perceber a diminuio da quantidade de oxignio pelo apagamento da vela. Repetindo o primeiro procedimento, agora com a presena da luz, perceberemos a importncia da mesma para a fotossntese. Por estar prxima a uma fonte de luz direta a planta ser estimulada a realizar fotossntese em uma taxa maior. Logo, produzir oxignio suficiente para o prprio consumo e para manter a vela acesa. Assim, nota-se que a luz indispensvel para a reao da fotossntese. Experimento 2 No caso da Elodea sp. nota-se, aps algum tempo de observao a presena de bolhas na gua. Essas bolhas so na verdade a produo de gs oxignio, advindo da reao de fotossntese por parte do vegetal. A soluo de Bicarbonato funcionar como fornecedor de CO2, para a reao de fotossntese.

Sugestes para sala de aula...


O professor de ver preparar a soluo de Bicarbonato de Sdio no becker de moo ml (2og para cada litro de gua), agitando bem para que o bicarbonato se dissolva totalmente e a soluo fique transparente. A planta aqutica Elodea sp. facilmente encontrada em lojas de plantas ou em lojas de animais, especialmente aqurios, pois ela vendida a baixo custo como ornamentao para aqurios de peixes domsticos. Alm de fotossntese e respirao o professor pode abordar outros temas a partir dos experimentos, como por exemplo: a fisiologia vegetal, onde o professor pode discutir as diferenas entre o metabolismo de indivduos jovens e maduros; A composio atmosfrica, onde alm do j citado gs oxignio, poder fazer referencia a outros gases compem a atmosfera. O professor poder citar os principais, e a importncia deles na respirao, fotossntese e em outros processos naturais.

Sugestes de leitura...
Fotossntese. Disponvel em: http://ptwikipedia.org/wiki/Fotoss%C3%ADntese>. Acesso em 10 jan. 2007.

Fotossntese. Disponvel em: <hap://www.trabalhoescolar.hpg.ig.com.br/fotossintese.htm> . Acesso em 10


jan. 2007.

Introduo Fotossntese. Disponvel efn: <http://server2.iq.ufrj.br/almenara/fotossintese.htm>. Acesso em 10 jan. 2007. 5.o - MONTAGEM DE UM HERBRIO 5.1-Introduo Um herbrio deve ser considerado com um excelente meio de documentao cientifica de espcies vegetais. Assim, tem por finalidade o estudo e a catalogao das inmeras espcies de plantas que habitam o nosso planeta Terra. O tipo de estudo que se pretende fazer que orienta o mtodo de como devemos coletar e herborizar um determinado exemplar, embora a tcnica de herbrizao praticamente no sofra grandes modificaes. Podemos estudar a morfologia externa, a taxonomia e sistemtica de classificao dos vegetais, a distribuio ecolgica das espcies vegetais e outras. Por outro lado essa atividade cientfica muito valiosa do ponto de vista de torn-lo um bom observador e permitir a voc um encontro efetivo e real com a natureza. Sob este aspecto, sabemos que boa parte das pessoas que, por exemplo, tem a oportunidade de entrar em uma mata, floresta ou at mesmo num pequeno bosque, tem grandes dificuldades de "enxergar" a grandiosa e sem-nmero de variedade de formas, cores, sons, perfumes; movimentos, que l se manifegta. Muitas apenas conseguem perceber que o ambiente agradvel e "verde". Mas o que um herbrio afinal de contas? Publicado pelo Instituto Botnico, de SAKANE, M., 1984, o manual de "Tcnicas de coleta, preservao e herborizao de material botnico", nos diz que: "Um herbrio uma coleo de plantas mortas, secas e montadas de forma especial, destinadas a servir como documentao para vrios fins. Ele utilizado nos estudos de identificao de material desconhecido, pela comparao pura e simples com outros espcimes da coleo herborizada; no levantamento da flora de uma determinada rea; na reconstituio do clima de uma regio; na avaliao da ao devastadora do homem ou da ao deletria da poluio; na reconstituio do caminho seguido por um botnico coletor, etc. Muito possvel conseguir-se pelo simples manusear de exsicatas de um herbrio". [vocabulrio: exsicata: Exemplar dessecado de uma planta qualquer, conservado nos herbrios.] objetivo, entretanto, no to amplo, mas bastante valioso para voc que fascinado pela natureza e se encontra nessa fase do estudo, de
Nosso

alguma forma ligado ao tema. Propomos, ento, para essa' atividade, que voc faa coletas e organize uma coleo de plantas com o objetivo do estudo da Vegetais". dos "Morfologia Externa Lembramos que o sucesso na execuo dessa tarefa vai depender diretamente do planejamento estabelecido no incio do trabalho. Assim, como primeiro passo, recomendamos fazer um estudo detalhado dos vrios rgos ou estruturas que devero constar no seu trabalho. Vencida esta etapa, voc dever proceder coleta desses materiais para herboriz-los, conforme a tcnica que iremos descrever mais adiante, tendo o cuidado de fich-los. Como sugesto daremos o modelo de uma ficha de coleta. Finalmente, lembramos que muito importante voc no se limitar apenas herborizao de plantas que tenham sido citadas nos textos pesquisados, pois existe uma variedade imensa de outras plantas com as mesmas caractersticas. 5.2-Herborizao Este processo consiste na secagem de exemplares coletados, atravs de tcnicas simples, procurando-se preservar a forma e a estrutura dos mesmos. Quando isto no for possvel, por questo de dificuldades no tamanho ou na raridade do material, vlido usar recursos fotogrficos. Material acessrio para herborizar - folhas de papelo canelado (30 x 40) cm, sendo as canaletas dispostas perpendicularmente ao maior lado da folha; - folhas de jornal dobradas, do mesmo tamanho das folhas do papelo canelado; - duas pranchas de "Duratex" de (30 x 40) cm; - folhas de cartolina ou papel carto de (30 x 40) cm - cordon ou fio de sisal; - agulha de costura e linha - etiquetas e pequenos envelopes Tcnica para herborizar 1.Interpor o material coletado em folhas de jornal dobradas, distendendo-o, de modo que os rgos ou estruturas no se sobreponham. Essas sero suas primeiras pastas. 2. Intercalar cada uma das pastas do item anterior com folhas de jornal dobradas e para cada conjunto de duas outras pastas, intercalar folhas de papelo canelado. 3. Nas faces externas dessa pilha de pastas, colocar as pranchas de "Duratex" e amarrar o conjunto fortemente para prensar o material. 4. Manter o material prensado em estufa ou lugar quente e seco, para que se processe a secagem, podendo, at mesmo, exp-lo ao sol. 5.Trocar periodicamente as folhas de jornal caso o material prensado no permanea em estufa. No existe tempo determinado para a secagem. 6. Retirar da prensagem o material j seco e fix-lo nas folhas de cartolina com

linha, colocando no canto direito inferior a etiqueta de classificao e no canto esquerdo superior o pequeno envelope, o qual servir para guardar partes do material que, eventualmente, se destaquem durante o processo de secagem ou montagem. 7. Evitar a danificao do material por insetos, usando naftalina.

5.3 -Relao do material botnico Os componentes abaixo relacionados devero, sempre que possvel, ser herborizados. Caso contrrio voc poder usar recursos fotogrficos, mas nunca recortes de livros, jornais, revistas ou fotocpias. 1. Raiz
1.1 Regies da raiz - Herborizar uma planta inteira, indicando as seguintes regies da raiz: coifa, crescimento, pilfera, ramificaes e colo. 1.2 Tipos fundamentais de ramificaes - Herborizar um exemplar de cada tipo: axial ou pivotante e raiz fasciculada. 1.3 Tipos de razes - Herborizar ou fotografar um exemplar de cada tipo:

1.3.1. Subterrnea: axial, fasciculada, tuberosa axial e tuberosa fasciculada. 1.3.2. Areas: suporte, cintura, estrangulante, tabular, pneumatforos, sugadora e grampiformes. 1.3.3. Aquticas 1.3.4. Adventcias 2. Caule
2.1 Regies do caule - Herborizar uma planta inteira, indicando as seguintes

regies: ns, interns, gema apical e gemas laterais. 2.2 Tipos fundamentais de ramificaes - Herborizar um exemplar de cada tipo: monopodial, simpodial e dicsio. 2.3 Tipos de caules - Herborizar ou fotografar um exemplar de cada tipo:

2.3.1. Areos de estrutura normal: tronco, estipe, colmo cheio, colmo oco, volvel (dextrosoou sinestroso) e sarmento. 2.3.2. Areos de estruturas modificadas: suculento claddio, filocldio, espinho e gavinhas. 2.3.3. Subterrneos de estrutura normal: rizoma e tubrculo. 2.3.4. Subterrneos de estruturas modificadas: bulbo tunicado, bulbo escamoso e bulbo slido. 3. Folha
3.1 Elementos da folha - Herborizar um exemplar de cada tipo: 3.1.2. Folhas completas: com estipulas normais e com estipulas transformadas em gavinhas, espinhos e lminas assimiladoras. 3.1.2. Folhas incompletas: peciolada, invaginante, sssil, fildio.

3.2 Morfologia Externa - Herborizar um exemplar de cada tipo: 3.2.1. Quanto s subdivises do limbo: folha simples (limbo indiviso) e folhas compostas (imparipenadas, paripenadas, bifoliadas, trifoliadas, e digitadas). 3.2.2. Quanto forma do limbo: assimtricas, orbiculares, obovadas, ovadas, lanceoladas e oblongas. NOTA: Usar a chave de classificao (abaixo).

Chave de classificao quanto forma do limbo (segundo, Pereira, C. e Agarez, F.U. - Botnica.Ed.Interamericana. 1980) 1 Assimtrica l. Um dos lados do limb diferente do outro. 2 1. Lados iguais entre si. Orbiculares 2. Limbo arredondado ou quase. i 12. Limbo no arredondado. 3 3. Limbo mais longo na base ou no vrtice. 4 3.Limbo mais longo no centro ou largura do limbo aproximadamente igual da baSe oU no pice. 5 Obovadas 4. Limbo mais longo no pice. Ovadas 4. Limbo mais longo na base. Lanceoladas 5. Limbo mais longo no meio. 5. Largura do limbo aproximadamente igual da Oblongas base ao pice.

3.2.3. Quanto ao recorte do limbo: lobadas. cletradas e sectas. 3.2.4. Quanto vereao ou nervao: uninrvea, curvinrvea, . paralelinrvea, palmitinrvea, radicada e peninrvea. 3.3 Heterofilia - Herborizar um exemplar. 3.4 Folhas transformadas - Herborizar um exemplar de cada um dos seguintes tipos- catafilo, brctea, gavinha, espinho, cotildones, e se possvel, insetvora. 3.5 Filotaxia - Herborizar um exemplar de cada um dos seguintes tipos: alternada, oposta e verticulada.

4. Flor

4_1 Verticilos florais - Herborizar um exemplar cortado longitudinalmente, ndicando os quatro verticilos: clice, corola, gineceuse androceu. 1.2 Simetria floral - Herborizar um exemplar de cada tipo de flor: assimtrica, ictinomorfa e zigomorfa. 4.3 Posio do ovrio - Herborizar um exemplar cortado longitudinalmente de cada um dos tipos de flor: hipgena, pergena e epgena. 4.4 Inflorescncia Herborizar cada um dos tipos: espiga, espdice, cacho, corimbo, umbela, captulo e dicsio.

Modelo de ficha de coleta Classificao do vegetal: ;nome cientifico :nome popular ;Classificao da estrutura: nome ;tipo Observaes antes de herborizao: Observaes aps a herborizao:

,Coletado por: 'Data da coleta: Locl da coleta: Caractersticas do locai:

Bibliografia: Prof. Luiz Ferraz Netto leobarretos(&uol.,com.br

Вам также может понравиться