Вы находитесь на странице: 1из 2

Ciclismo de pista

O Ciclismo de Pista um tipo de competio esportiva, derivada do ciclismo, disputada em pistas especialmente construdas para esta modalidade conhecidas como veldromo.

Histrico
O ciclismo de pista tem origem no final do sculo XIX e seu primeiro campeonato mundial aconteceu em 1895.

Tipos de Corridas
O ciclismo de pista regulado pela Unio Ciclstica Internacional (UCI) e possui diferentes modalidades, sendo as principais listadas abaixo:

Perseguio por equipes


A prova disputada por duas equipes de 4 corredores, que largam em pontos opostos da pista e percorrem a distncia de 4 km. Vence a equipe que alcanar a outra ou obter o menor tempo. Uma equipe considerada alcanada quando a equipe adversria (pelo menos trs corredores rolando juntos) atinge uma distncia igual ou inferior a um metro.

Perseguio Individual
Semelhante prova por equipes, porm sendo disputada por apenas dois competidores que percorrem uma distncia que pode variar de 2 km a 4 km, sendo declarado vencedor o atleta que alcanar o seu adversrio ou obter o menor tempo. Um corredor considerado alcanado no momento em que o pedal da bicicleta do seu adversrio alcance o seu prprio pedal.

Velocidade Olmpica
A prova disputada por equipes de 3 corredores. Parecida com a Perseguio por equipes.

Madison
uma prova com sprints intermedirios, disputada por duplas em que o primeiro que terminou todas as suas voltas impulsiona o outro colega para frente.

Kilmetro
Trata-se de um longo contra-relgio individual com uma distncia de um km para os homens e 500 m para as mulheres. O corredor que conseguir o melhor tempo declarado vencedor.

Keirin
uma prova de sprint disputada por seis ciclistas em simultneo, a prova inicia-se com os ciclistas a seguirem um motociclo (sem nunca o poderem ultrapassar) que inicia a uma velocidade de 30 km/h e vai aumentando a velocidade at atingir cerca de 50 km/h e deixa a pista, em princpio, a 600/700 m do fim.

Strach
uma prova individual, limitada a 24 competidores, de partida macia (no existem eliminatrias, todos os participantes iniciam a prova em simultneo) em que o objectivo chegar ao final em primeiro.

Corrida por Pontos


uma prova de partida macia com durao que pode variar entre 20 km e 40 km, em que so disputados vrios sprints intermedirios. Ao final de cada sprint, so atribuidos 5 pontos para o

primeiro colocado, 3 pontos ao segundo, 2 pontos ao terceiro e 1 ponto ao quarto. Tambm so atribudos 20 pontos para o corredor que ganhar uma volta em relao ao pelotoprincipal. Caso um ciclista perca uma volta em relao ao peloto principal, ser subtrado um total de 20 pontos. declarado vencedor o competidor que tiver obtido o maior nmero de pontos.

Вам также может понравиться