Вы находитесь на странице: 1из 10

Quadrilha de So Joo

para o 3 ano

Qumica

TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (Unb) O elemento qumico iodo foi descoberto 1812 pela anlise qumica de algas marinhas. Esse elemento encontrado naturalmente na composio de sais de iodeto e de sais de iodato. Ele parte essencial dos hormnios tireoidianos, que desempenham um papel vital na produo de energia nos seres humanos. No mundo, a deficincia de iodo ainda a principal causa de hipotireoidismo, enfermidade que retarda o metabolismo humano. Entre outros problemas associados a essa deficincia, est o aumento da glndula tireide (bcio, popularmente chamado de papo). O diagnstico das doenas relacionadas tireide pode ser feito por meio do uso de radioistopos de iodo. Recentemente, a imprensa noticiou que maioria das marcas de sal comercializadas no Brasil contm uma quantidade de iodo aqum daquela recomendada pela legislao, que de 40mg de iodo por quilograma de sal. tomos desse elemento qumico podem ser fornecidos dieta alimentar, por exemplo, pela adio de iodato de potssio (KIO) ao sal de cozinha. 1. A partir das informaes do texto, e sabendo que a notao qumica do iodo I, julgue os itens a seguir. (1) Nos sais de iodeto, os tomos de iodo so eletricamente neutros. (2) O ncleo do tomo de iodo contm 53 nutrons. (3) Os tomos de iodo, segundo o modelo atmico de Rutherford, podem se representados por esferas indivisveis. (4) O radioistopo do iodo usado em diagnsticos de doenas da tireide emite radiaes provenientes de sua eletrosfera. 2. (Ufrn) O petrleo, uma das riquezas naturais do Rio Grande do Norte, fonte de vrios produtos cuja importncia e aplicao tecnolgica justificam seu valor comercial. Para que sejam utilizados no cotidiano, os componentes do petrleo devem ser separados numa refinaria. Esses componentes (gasolina, querosene, leo diesel, leo lubrificante, parafina, etc.) so misturas que apresentam ebulio dentro de determinadas faixas de temperatura. Considerando que essas faixas so diferenciadas, o mtodo usado para separar os diversos componentes do petrleo : a) destilao fracionada b) destilao simples c) reaquecimento d) craqueamento

3. (Ufrn) Consertando sua bicicleta, um estudante sujou de graxa a camisa. Na aula de Qumica, procurou saber como limpar aquela mancha. O professor no respondeu diretamente: apenas informou que a graxa lubrificante era uma mistura de hidrocarbonetos alifticos, cuja solubilidade diminui com o aumento da polaridade do solvente. Dispondo de acetona (CHCOCH), lcool comum (CHCHOH) e benzina (CH), o rapaz verificou que a solubilidade da graxa nessas substncias crescia na seguinte ordem: a) acetona, benzina e lcool b) benzina, lcool e acetona c) lcool, acetona e benzina d) lcool, benzina e acetona 4. (Ufpr) Considere os conjuntos de espcies qumicas a seguir. A = { H, H, H} B = {Ca, Ar} C = {He, He} D = {C, N} E = {He, H} Com relao aos conjuntos acima, correto afirmar: (01) O conjunto C contm apenas istopos do elemento hlio. (02) Os membros de E apresentam o mesmo nmero de eltrons, sendo, portanto, istopos. (04) O conjunto A contm apenas istopos do elemento hidrognio. (08) Os membros de B so isbaros. (16) Os membros de D apresentam o mesmo nmero de nutrons.

5. (Ufrn) As fotoclulas (ver esquema abaixo), utilizadas em circuitos eltricos, so dispositivos que geram e permitem a passagem da corrente eltrica apenas quando recebem iluminao. Funcionam, portanto, como interruptores de corrente acionados pela luz, sendo usadas em mquinas fotogrficas, alarmes antifurto, torneiras automticas e portas de supermercados. No plo negativo da fotoclula, existe uma camada metlica que facilmente libera eltrons pela ao da luz.

pag.1

Quadrilha de So Joo

para o 3 ano

Qumica

No tubo de vidro "A", observa-se que o fluxo de eltrons (raios catdicos) colide com um anteparo e projeta sua sombra na parede oposta do tubo. No tubo de vidro "B", observa-se que o fluxo de eltrons (raios catdicos) movimenta um catavento de mica. No tubo de vidro "C", observa-se que o fluxo de eltrons (raios catdicos) sofre uma deflexo para o lado onde foi colocada uma placa carregada positivamente. Observando os fenmenos que ocorrem nos tubos, podemos afirmar CORRETAMENTE que: (01) gases so bons condutores da corrente eltrica. (02) os eltrons possuem massa - so corpusculares. (04) os eltrons possuem carga eltrica negativa. (08) os eltrons partem do ctodo. (16) os eltrons se propagam em linha reta. (32) o catavento entrou em rotao devido ao impacto dos eltrons na sua superfcie. 8. (Ufsc) O nibio foi descoberto em 1801, pelo qumico ingls Charles Hatchett. O Brasil detm cerca de 93% da produo mundial de concentrado de nibio. As maiores jazidas localizam-se nos estados de Minas Gerais, Gois e Amazonas. O metal utilizado sobretudo na fabricao de ligas ferro-nibio e de outras ligas mais complexas, que tm sido aplicadas na construo de turbinas de propulso a jato, foguetes e naves espaciais. Seus xidos so utilizados na confeco de lentes leves para culos, cmeras fotogrficas e outros equipamentos pticos. Dado (Z = 41). A respeito do nibio, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). (01) O nibio, ao perder 3 eltrons, assume a configurao do criptnio. (02) O nibio pode formar xidos metlicos do tipo MO e MO. (04) O smbolo qumico do nibio Ni. (08) O nibio um metal de transio. (16) Uma liga ferro-nibio um exemplo de soluo slida. 9. (Cesgranrio) Um elemento M do grupo 2A forma um composto binrio inico com um elemento X do grupo 7A. Assinale, entre as opes abaixo, a frmula mnima do respectivo composto: a) MX b) MX c) MX d) MX e) MX

O metal mais indicado para a construo dessa camada : a) brio b) sdio c) estrncio d) potssio 6. (Ufsc) Considere um tomo representado pelo seu nmero atmico Z = 58 e em seu estado normal. CORRETO afirmar que: (01) o mesmo possui um total de 20 eltrons em subnvel f. (02) o primeiro nvel de energia com eltrons em orbitais d o n = 4. (04) se um de seus istopos tiver nmero de massa 142, o nmero de nutrons desse istopo 82. (08) os subnveis 5s 4d 5p 6s 4f no esto escritos na sua ordem crescente de energia. (16) sua ltima camada contm 2 eltrons no total. (32) um de seus eltrons pode apresentar o seguinte conjunto de nmeros qunticos: n=2, =0, m=+1, s=+1/2. 7. (Ufsc) Uma das principais partculas atmicas o eltron. Sua descoberta foi efetuada por J. J. Thomson em uma sala do Laboratrio Cavendish, na Inglaterra, ao provocar descargas de elevada voltagem em gases bastante rarefeitos, contidos no interior de um tubo de vidro.

pag.2

Quadrilha de So Joo

para o 3 ano

Qumica

10. (Ufsc) Examine as estruturas moleculares do lcool benzlico e do etilbenzeno a seguir representadas.

Considere o seguinte procedimento efetuado na anlise de uma amostra de gasolina: em uma proveta de 100 mL foram adicionados 50 mL de gasolina e 50 mL de gua. Aps agitao e repouso observou-se que o volume final de gasolina foi igual a 36 mL. De acordo com as informaes anteriores, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). (01) A determinao de etanol na amostra em questo atende as especificaes da ANP. (02) No procedimento descrito anterior, a mistura final resulta num sistema homogneo. (04) A gua e o etanol estabelecem interaes do tipo dipolo permanente-dipolo permanente. (08) A parte aliftica saturada das molculas de etanol interage com as molculas dos componentes da gasolina. (16) As interaes entre as molculas de etanol e de gua so mais intensas do que aquelas existentes entre as molculas dos componentes da gasolina e do etanol. (32) gua e molculas dos componentes da gasolina interagem por ligaes de hidrognio. 12. (Uel) Considere as seguintes entalpias de formao em kJ/mol: AO (s) .............. - 1670 MgO (s) ................ - 604 Com essas informaes, pode-se calcular a variao da entalpia da reao representada por 3 MgO(s) + 2 A(s) 3 Mg(s) + AO(s) Seu valor igual a a) -1066 kJ b) -142 kJ c) +142 kJ d) +1066 kJ e) +2274 kJ 13. (Uel) Entre as transformaes a seguir, a que deve ocorrer com maior aumento de entropia, no sentido reagentesprodutos a) CO (g) + NO (g) 4 CO (g) + NO (g) b) 2 HgO (s) 2 Hg () + O (g) c) S (rmbico) S (monoclnico) d) HO () HO (s) e) CHOH (g) CHOH ()

Assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). (01) O ponto de ebulio do etilbenzeno deve ser menor que o do lcool benzlico. (02) O lcool benzlico deve ser menos solvel em gua do que o etilbenzeno, ambos mesma temperatura. (04) O lcool benzlico deve ter uma presso de vapor maior que aquela do etilbenzeno, ambos sob as mesmas condies. (08) As interaes intermoleculares existentes no lcool benzlico so do tipo dipolo permanente-dipolo permanente. (16) As interaes intermoleculares existentes no etilbenzeno so, basicamente, do tipo dipolo induzido-dipolo induzido. 11. (Ufsc) A adulterao da gasolina visa reduo de seu preo e compromete o funcionamento dos motores. De acordo com as especificaes da Agncia Nacional de Petrleo (ANP), a gasolina deve apresentar um teor de etanol entre 22 % e 26 % em volume.A determinao do teor de etanol na gasolina feita atravs do processo de extrao com gua.

pag.3

Quadrilha de So Joo
14. (Uel) "O Estado de S. Paulo" 31 de Agosto de 1999 SADE

para o 3 ano

Qumica

(Adaptado da revista "VIDA", "Jornal do Brasil", 21/08/2004). Observe as frmulas estruturais da Cafena e do Retinol (Vitamina A).

"Uma notcia divulgada pela Internet est deixando os consumidores de ASPARTAME preocupados. O adoante pode causar danos sade. Alguns especialistas apontam que doses superiores a 5 gramas dirias para pessoa pesando 70kg podem causar intoxicaes e distrbios neurolgicos."

(Em gua, cada mol de aspartame cerca de 170 vezes mais adoante do que 1 mol de sacarose, C HO .) Supondo que o poder adoante seja proporcional quantidade ingerida, em mol, aproximadamente quantos gramas de sacarose correspondem a 5g de aspartame, para adoar igualmente um alimento? Massas molares: H = 1,0; C = 12,0; N = 14,0; O = 16,0 a) 1 10 g b) 1 10 g c) 1 10 g d) 1 10 g e) 1 g 15. (Uff) A cada lanamento das colees de moda praia, surgem polmicas sobre uma grande inimiga das mulheres: a celulite, que no poupa nem as modelos. A lipodistrofia nome cientfico da celulite - um fantasma difcil de ser espantado. Por isso, a guerra contra a celulite s pode ser ganha com um conjunto de aes. A indstria de cosmticos e a farmacutica no param de fazer pesquisas. As novidades giram em torno do DMAE, da cafena, da centelha asitica e do retinol.

Considerando as frmulas apresentadas, assinale a opo correta. a) A frmula molecular do retinol COHO e seu percentual de carbono 80%. b) O retinol e a cafena so ismeros geomtricos em razo das duplas ligaes que ocorrem em suas cadeias carbnicas. c) Sendo a frmula molecular da cafena CH NO , seu percentual de carbono , aproximadamente, 50%. d) O retinol um lcool aromtico. e) A cafena uma cetona, pois apresenta duas carbonilas. 16. (Unb) Considerando os vrios modelos para as ligaes qumicas, possvel interpretar algumas propriedades de substncias simples e compostas. Por exemplo, a condutividade eltrica se processa por deslocamento de ons ou pelo movimento de eltrons no-localizados. Com relao a essa propriedade, julgue os seguintes itens. a) A condutividade eltrica de materiais no estado slido permite distinguir um slido inico (por exemplo, sal de cozinha) de um slido molecular (por exemplo, acar). b) O grafite usado nas pilhas conduz corrente eltrica por meio dos ons dos tomos de carbono nele presentes. c) A condutividade de corrente eltrica por solues aquosas explicada pela presena de ons na soluo. d) A no-condutividade eltrica do diamante explicada pela ausncia de ons e de eltrons no-localizados nos tomos de carbono nele presentes.

pag.4

Quadrilha de So Joo

para o 3 ano

Qumica

17. (Ufpr) A introduo da balana, no sculo XVIII, por Lavoisier, levou percepo de que as transformaes qumicas so regidas por leis naturais, como as enunciadas a seguir: "A massa total de um sistema fechado no varia, qualquer que seja o processo qumico que nele venha a ocorrer." (Lavoisier) "Uma determinada substncia, qualquer que seja a sua origem, sempre formada pelos mesmos elementos qumicos, combinados na mesma proporo em massa." (Proust) Com relao a essas leis ponderais, suponha que dois elementos qumicos hipotticos A e B combinam-se para formar dois compostos diferentes, X e Y. Considere as informaes seguintes sobre a formao desses dois compostos. I - Uma mistura contm inicialmente 30 g de A e 65 g de B. Em determinadas condies, A combina-se com B formando o composto X, permanecendo 5,0 g de B sem se combinar. II - Em outras condies, a partir de uma mistura contendo inicialmente 14 g de A e 30 g de B, o composto Y foi obtido, permanecendo 4,0 g de A sem se combinar. Com base nessas informaes, correto afirmar: (01) Em I e II foram produzidos, respectivamente, 90 g de composto X e 40 g de composto Y. (02) Para formar o composto X, cada grama de A necessita de 2,0 g de B. (04) Para produzir 12 g do composto Y, sero necessrios 3,0 g de A e 9,0 g de B. (08) As massas de B que se combinam com a mesma massa de A para formar os compostos X e Y, respectivamente, obedecem proporo de 3 para 2. (16) As massas de A que se combinam com 6,0 g de B para formar os compostos X e Y so, respectivamente, 2,0 g e 3,0 g. 18. (Ufrn) Numa universidade do Nordeste, pesquisadores da rea de produtos naturais chegaram a uma importante descoberta: partindo da fermentao do suco de certa espcie de cacto comum na caatinga, obtiveram lcool isoproplico (CHCHOHCH) a baixo custo. Em princpio, esse lcool pode ser convertido em acetona (CHCOCH), pelo processo abaixo, com rendimento de 90%, nas condies dadas. A partir de 30g de isopropanol, a massa de propanona obtida e o calor absorvido no processo so, mais aproximadamente: DADOS: Massas Molares (g/mol) H = 1,0 C = 12,0 O = 16,0 a) 52 g e 3,2 kJ b) 29 g e 1,8 kJ c) 26 g e 1,6 kJ d) 54 g e 3,6 kJ. 19. (Ufpr) A figura a seguir representa parte da tabela peridica. As posies sombreadas esto ocupadas pelos elementos qumicos do conjunto I = {A, E, M, Q, X, Z}, no necessariamente nesta ordem. Sobre esses elementos so fornecidas as informaes descritas a seguir.

- Dentre os elementos qumicos do conjunto I, o elemento Z o mais eletronegativo. - O ncleo de A contm 1 prton a mais que o ncleo do frncio. - O elemento qumico situado imediatamente direita de M na tabela peridica um elemento de transio do 4 perodo. - Rb e X so isoeletrnicos. - A primeira energia de ionizao de E maior que a de Q.

pag.5

Quadrilha de So Joo

para o 3 ano

Qumica

Sobre os elementos do conjunto I e com base nas informaes acima, correto afirmar: (01) Os elementos desse conjunto pertencem ao mesmo grupo ou famlia da classificao peridica; devem, portanto, apresentar propriedades qumicas semelhantes. (02) A configurao eletrnica da camada de valncia dos elementos desse conjunto pode ser representada genericamente por ns. (04) Os elementos desse conjunto combinam-se com o oxignio para formar xidos, na proporo de um tomo do elemento para cada tomo de oxignio. (08) O nmero atmico do elemento A 88. (16) O raio atmico dos elementos A, M e Z cresce na mesma ordem. (32) A ordem dos elementos desse conjunto segundo o valor crescente de seus nmeros atmicos Z, Q, M, X, E e A. 20. (Ufpr) As bases da atual classificao peridica foram estabelecidas em 1869 por Mendeleev, um qumico russo. Na poca, nem todos os elementos eram conhecidos; o mrito de Mendeleev foi deixar espaos em branco, como o ocupado pelo elemento X, na figura ao lado, prevendo a existncia e, ainda mais importante, as propriedades qumicas (posteriormente confirmadas) de alguns elementos ainda desconhecidos naquela poca. Atualmente o elemento X muito utilizado na tecnologia eletrnica.

(08) Combina-se com o oxignio, formando um composto de frmula mnima XO. (16) Sua eletronegatividade menor que a do glio e maior que a do arsnio. (32) Sua energia de ionizao maior que a do criptnio. 21. (Ufsc) A energia de ionizao dos elementos qumicos uma propriedade peridica, isto , varia regularmente quando os mesmos esto dispostos num sistema em ordem crescente de seus nmeros atmicos. O grfico, a seguir, mostra a variao da energia de ionizao do 1 eltron, em e.V, para diferentes tomos. Com base na ilustrao, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S).

Embora a classificao de Mendeleev tenha sofrido algumas modificaes, possvel prever propriedades dos elementos qumicos a partir da sua posio na tabela peridica atual. Por exemplo, com base na posio do elemento X na tabela peridica representada parcialmente na figura, correto afirmar sobre esse elemento: (01) A configurao eletrnica da sua camada de valncia 2s 2p. (02) Seu carter metlico mais acentuado que o do silcio. (04) Seu ncleo contm um prton a mais que o ncleo do glio.

(01) A carga nuclear o nico fator determinante da energia de ionizao. (02) Selecionando-se trs tomos com maior dificuldade para formarem ctions monovalentes, teramos os tomos de He, Li e Na. (04) O potssio o metal que apresenta o menor potencial de ionizao, entre os elementos representados. (08) No intervalo Z = 3 a Z = 10, observa-se que o aumento da carga nuclear tende a aumentar a fora de atrao do eltron pelo ncleo. (16) Os elevados valores da energia de ionizao para os gases He, Ne e Ar so evidncias de que "camadas eletrnicas completas" so um arranjo estvel. (32) Considerando os elementos que formam um perodo da tabela peridica, a tendncia da energia de ionizao diminuir com o aumento do nmero atmico. (64) As menores energias de ionizao correspondem aos metais alcalinos. 22. (Unb) Uma das atividades importantes realizadas pelos qumicos o estudo de propriedades qumicas macroscpicas observadas em substncias simples e compostas. A constatao de regularidades permite ao qumico elaborar teorias para explicar, ao nvel microscpico, essas propriedades.

pag.6

Quadrilha de So Joo

para o 3 ano

Qumica

A posio de um elemento no quadro peridico permite deduzir algumas propriedades de seus tomos, de sua(s) substncia(s) simples e de substncias compostas nas quais ele est presente. Considerando as propriedades peridicas mais comumente estudadas, julgue os itens que se seguem. (1) O potencial de ionizao uma propriedade dos tomos dos elementos qumicos. (2) A eletronegatividade uma propriedade do grafite e do diamante. (3) Em um mesmo grupo da tabela peridica, os elementos localizados nos ltimos perodos tm raio menor que aqueles localizados nos primeiros perodos. (4) Tanto para os elementos representativos quanto para os de transio, dentro de um mesmo grupo, as propriedades qumicas so muito semelhante. 23. (Unb) A utilizao das reaes qumicas pelo homem coisa muito antiga e comum a quase todos os povos: o fogo, a extrao de pigmentos, a fermentao alcolica, a cermica e a metalurgia so alguns exemplos dessa utilizao. Nos dias de hoje, essa utilizao chega a atingir propores gigantescas, como se pode perceber pela enorme quantidade de "produtos qumicos" que utilizamos. Por "produto qumico" pode-se entender qualquer material em cuja obteno tenha ocorrido uma transformao qumica controlada pelo homem. "A. P. Chagas "Como se faz qumica: uma reflexo sobre a qumica e a atividade do qumico" Campinas: UNICAMP, 1992, p.13 (com adaptaes) A partir do texto anterior, julgue os itens a seguir. (1) Apesar de o texto afirmar que a "utilizao das reaes qumicas pelo homem coisa muito antiga", a Qumica como atividade cientfica no milenar. (2) As reaes qumicas so definidas como processos artificiais. (3) Os produtos qumicos de uso dirio so constitudos por tomos de elementos qumicos naturais. (4) As reaes qumicas em um sistema podem ser identificadas pela mudana de propriedades fsicas desse sistema. (5) Produtos qumicos como detergentes e loes para a pele contm mais de uma substncia.

24. (Ufpr) Pede-se a um estudante que identifique alguns materiais (A, B, C, D, E, F). So todos slidos brancos, e cada um deles constitudo de uma das substncias relacionadas a seguir, no necessariamente na mesma ordem. {A, B, C, D, E, F} bicarbonato de sdio amido sulfato de clcio cloreto de sdio sacarose carbonato de clcio Para efetuar a identificao desses materiais, o estudante deve utilizar os procedimentos I, II e III, descritos a seguir. I - Coletar uma amostra numa esptula metlica e lev-la ao bico de Bunsen para verificar se o material inflamvel, com produo de um slido preto. II - Testar a solubilidade em gua: dentre os sais relacionados acima, apenas os de sdio so solveis; dentre os glicdios, apenas a sacarose solvel. III - Verificar se a adio de algumas gotas de soluo de cido clordrico produz efervescncia. Aplicando os procedimentos acima, o estudante organiza o esquema a seguir.

Com base nas informaes acima e considerando a identificao final dos produtos, correto afirmar: (01) O conjunto {A, C, E} pode ser desdobrado nos subconjuntos {C, E} e {A} pelo procedimento I ou pelo procedimento III. (02) O conjunto {B, D, F} desdobrado nos subconjuntos {B, D} e {F} pelo procedimento III. (04) O procedimento I desdobra o conjunto {B, D} nos dois subconjuntos indicados no esquema. (08) O material A o amido. (16) O material F o cloreto de sdio. (32) O material C NaHCO.

pag.7

Quadrilha de So Joo

para o 3 ano

Qumica

25. (Ufpr) Considere as experincias descritas a seguir, efetuadas na mesma temperatura. I - Um litro de gua adicionado lentamente, sob agitao, a 500 g de sal de cozinha. Apenas parte do sal dissolvido. II - 500 g de sal de cozinha so adicionados aos poucos, sob agitao, a um litro de gua. Sobre as experincias acima e levando em conta os conhecimentos sobre o processo da solubilidade, correto afirmar: (01) Em I e II a massa de sal dissolvida a mesma. (02) Apenas em I forma-se uma soluo saturada sobre a fase slida. (04) A massa de sal dissolvida nas experincias no depende da temperatura. (08) Em II a mistura resultante homognea. (16) Em I e II resulta um estado de equilbrio entre uma fase slida e uma fase lquida. (32) A massa inicial de sal pode ser recuperada, nas duas experincias, por meio de um processo de destilao. 26. (Ufsc) Verifica-se, experimentalmente, que a presso de vapor de um lquido aumenta com a elevao da temperatura e que, na temperatura de ebulio, seu valor mximo. A 100C a presso mxima de vapor da gua pura de 1 atmosfera, e nessa temperatura a gua pura entra em ebulio, conforme ilustrao a seguir:

Numa cidade, cuja altitude superior do nvel do mar, a temperatura de ebulio da gua pura : (01) menor que 100C, porque a presso atmosfrica menor. (02) maior que 100C, porque a presso atmosfrica menor. (04) menor que 100C, porque a presso atmosfrica maior. (08) maior que 100C, porque a presso atmosfrica maior. (16) igual a 100C, porque a frmula da gua no se altera, seja qual for a temperatura ou presso. Soma ( )

pag.8

Quadrilha de So Joo

para o 3 ano

Qumica

27. (Ufrn) Um estudante deveria propor, como tarefa escolar, um processo de reciclagem de gs carbnico (CO), um dos responsveis pelo efeito estufa. Admitiu, ento, a possibilidade de ocorrer a transformao dessa substncia em metano, em condies normais de temperatura e presso, de acordo com a equao a seguir: CO (g) + 4H (g) CH (g) + 2HO () Para avaliar os sinais das variaes de entropia (S) e entalpia (H) da reao, o estudante usou as informaes contidas, respectivamente, na equao acima e no quadro seguinte:

(02) As equaes I, II e III representam processos endotrmicos. (04) O gs natural deve ser utilizado preferencialmente, pois polui menos. (08) Para produzir a mesma quantidade de energia, a quantidade de CO lanada na atmosfera obedece ordem crescente: gasolina, carvo, gs natural. (16) O gs natural libera maior quantidade de energia por mol de CO produzido.

Aps esses procedimentos, concluiu corretamente que: a) S < 0 e H < 0 b) S < 0 e H > 0 c) S > 0 e H > 0 d) S > 0 e H < 0 28. (Ufsc) Grande parte da eletricidade produzida em nosso planeta gerada nas usinas termeltricas, que consomem enormes quantidades de combustvel para transformar a gua lquida em vapor de gua. Esse vapor passa por uma turbina, gerando eletricidade. As equaes termoqumicas a seguir representam a combusto do carvo (C), gs natural (CH) e gasolina (CH ): I. C(s) + O(g) CO(g) + 393 kJ II. CH(g) + 2O(g) CO(g) + 2HO(l) + 888 kJ III. CH (l) + 25/2 O(g) 8CO(g) + 9HO(l) + 5.440 kJ Em relao aos trs processos, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). (01) As equaes I, II e III representam processos exotrmicos.

pag.9

Quadrilha de So Joo

para o 3 ano

Qumica

29. (Ufpr) As clulas cancerosas so mais sensveis radiao que as clulas sadias. Por esse motivo, essa radiao pode ser empregada no tratamento do cncer. Uma das fontes de raios o istopo 60 do elemento qumico cobalto, que tambm emite partculas . As equaes nucleares a seguir descrevem um processo de obteno do cobalto-60. Fe + n Fe Fe e + Co Co + k Co Com base nas informaes acima, correto afirmar: (01) Os istopos Fe e Co contm o mesmo nmero de prtons. (02) A partcula k um prton. (04) O istopo 60 do cobalto contm 33 nutrons no ncleo. (08) A transmutao do istopo 58 do ferro em cobalto-60 absorve 2 nutrons. (16) A emisso de uma partcula transforma o cobalto-60 no elemento de nmero atmico 28. (32) y = 27. 30. (Ufpr) No sculo passado, havia grande expectativa com relao utilizao dos fenmenos nucleares para a gerao de energia. Entretanto, problemas relacionados com a segurana das usinas nucleares e com o tratamento e destinao dos resduos radioativos foram, e ainda so, motivos de grande preocupao. Para um campo da cincia, contudo, a utilizao desses fenmenos mostrou-se promissora e est em pleno desenvolvimento: a aplicao de radioistopos em diversas reas da medicina. O Instituto de Pesquisas Energticas e Nucleares (IPEN), em So Paulo, vem se destacando na produo de radiofrmacos, medicamentos que conduzem radioistopos contidos em sua estrututa a partes especficas do organismo. A seguir esto descritas algumas caractersticas de dois radioistopos sintetizados pelo IPEN. Tecncio-99 metaestvel. Decai emitindo radiao gama (g), que permite boa visualizao da atividade do crebro e das glndulas salivares e tireide, possibilitando tambm diagnsticos de cncer, leses e obstrues por cogulos sangneos. Sua meia-vida de aproximadamente 6 horas, e por isso produzido nas proximidades dos locais de utilizao a partir de um istopo radioativo do molibdnio, cuja meia-vida aproximada de 47 horas. As equaes nucleares a seguir representam os processos descritos acima. Mo Tc* + Tc* Tc* +

O asterisco representa um estado metaestvel (de maior energia) do tecncio: com a emisso da radiao gama, o istopo passa para um estado de menor energia e maior estabilidade. Flor-18. utilizado na tomografia por emisso de prtons (PET, sigla em ingls), que permite obter imagens relacionadas ao metabolismo de vrios rgos. Sua meia-vida de aproximadamente 2 horas, o que tambm restringe sua aplicao a reas prximas de sua fonte de produo. Seu decaimento representado pela equao nuclear: F X + e onde e representa um psitron, e X, o outro produto do decaimento. Um psitron tem as mesmas caractersticas de um eltron, exceto por sua carga eltrica ser positiva: o antieltron. O psitron interage com um eltron do organismo, ocorrendo a aniquilao de ambos e a produo de radiao gama: e + e . Quando um tomo emite um psitron, um dos seus prtons transforma-se em um nutron. Com relao ao contedo de qumica do texto acima, correto afirmar: (01) O ncleo do tecncio contm 43 prtons, e o do molibdnio, 99 nutrons. (02) As partculas beta so constitudas por eltrons e, assim como os psitrons, so emitidas pelo ncleo atmico. (04) A configurao eletrnica da camada de valncia do tomo neutro do flor, no estado fundamental, 2s 2p, o que o caracteriza como um halognio. (08) O nmero atmico de X 8. (16) A intensidade da radiao produzida pelo flor-18 reduz-se metade em aproximadamente 1 hora.

pag.10

Вам также может понравиться