Вы находитесь на странице: 1из 7

SINALIZAO DE SEGURANA ACESSVEL DENTRO DOS CANTEIROS DE OBRAS.

Simone Teresinha Falchetti Lopes da Costa, M.Sc.


Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - simonelopescosta@bol.com.br

Marcia do Valle Pereira Loch, M.Sc.


Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - marloch@matrix.com.br

Vera Lcia Duarte do Valle Pereira, Dra.


Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - vpereira@deps.ufsc.br

RESUMO
A Indstria da Construo Civil caracterizada pela descontinuidade das atividades produtivas, e, este processo se define pela intensa fragmentao da produo em etapas e fases predominantemente sucessivas contrastando com os processos contnuos da indstria de transformao. Alm disso, os trabalhadores do setor apresentam baixo nvel de escolaridade e precria formao profissional. Fatores estes que dificultam a adoo de solues padres para a sinalizao dentro dos canteiros de obras. Na indstria da construo civil a realidade da excluso to marcante ou mais do que em outros setores. Para pessoas em geral e em especial as que enfrentam problemas de ordem comunicativa, a barreira de comunicao um grande obstculo para sua incluso. Atravs da comunicao sensorial, reproduo dos significados da vida comum pelas formas, cores, sons, signos e texturas expressos em inmeros elementos, possvel realizar um sistema de sinalizao acessvel a qualquer pessoa. Dentro deste contexto o presente artigo apresenta aspectos que devem ser considerados na comunicao de segurana nos canteiros de obras mostrando que de formas muito simples pode-se trabalhar pela integrao do trabalhador vinculando aspectos inclusivistas com algumas prticas de segurana. So enfocados aspectos relativos a comunicao para operrios fisicamente ntegros assim como operrios com deficincia auditiva, de linguagem e baixa alfabetizao. Pretendendo-se com isso incluir aspectos de acessibilidade e cumprimentos de leis que garantam o emprego de pessoas com deficincias dentro da indstria da construo civil. Esta proposta de sinalizao para segurana possui como premissas bsicas, a clareza e a legibilidade das informaes. Alm disso, serve para a definio dos fluxos operacionais e hierarquizao das mensagens. Por fim, a utilizao de uma linguagem pictrica universal, para melhor apreenso do contedo no verbal. Palavras Chaves: Construo Civil, Sinalizao de Segurana, Comunicao Visual Acessvel.

1. INTRODUO
A Indstria da Construo um dos importantes setores da economia Brasileira principalmente em funo de empregar um grande contingente de mo-de-obra, tanto direta como indireta. No entanto, segundo Costa (2004) a realidade da mo-de-obra empregada uma caracterstica importante do setor, onde no se encontra especializao e, sim, um trabalho artesanal, comparando com outros setores. Suas peculiaridades, que a diferenciam dos demais setores industriais, refletem em uma estrutura complexa e dinmica, na qual as condies de trabalho ainda so precrias. Fatores estes que dificultam a adoo de solues padres para a sinalizao dentro dos canteiros de obras. Na indstria da construo civil a realidade da excluso to marcante ou mais do que em outros setores. Para pessoas em geral e em especial as que enfrentam problemas de ordem comunicativa, a barreira de comunicao um grande obstculo para sua incluso. Atravs da comunicao sensorial, reproduo dos significados da vida comum pelas formas, cores, sons, signos e texturas expressos em inmeros elementos, possvel realizar um sistema de sinalizao acessvel a qualquer pessoa.

Dentro deste contexto o presente artigo apresenta aspectos que devem ser considerados na comunicao de segurana nos canteiros de obras mostrando que de formas muito simples pode-se trabalhar pela integrao do trabalhador vinculando aspectos inclusivistas com algumas prticas de segurana. So enfocados aspectos relativos a comunicao para operrios fisicamente ntegros assim como operrios com deficincia auditiva, de linguagem e baixa alfabetizao. Sero colocadas algumas consideraes ao usurio com baixa viso, mas este no ser o foco principal abordado pelo artigo. Pretende-se com isso incluir aspectos de acessibilidade e o cumprimento de leis que garantam o emprego de pessoas com deficincias dentro da indstria da construo civil. Entende-se por acessibilidade a possibilidade de acesso e uso a todos os lugares com facilidade e segurana, no apenas por pessoas ditas fisicamente ntegras, mas tambm, por pessoas com algum tipo de restrio. Assim o artigo busca facilitar a incluso de pessoas com restries ao nvel de comunicao propondo a melhoria da sinalizao de segurana em uma empresa do setor. Esta proposta de sinalizao para segurana possui como premissas bsicas, a clareza e a legibilidade das informaes. Alm disso, serve para a hierarquizao das mensagens, e a utilizao de uma linguagem pictrica universal, para melhor apreenso do contedo no verbal.

2. ASPECTOS GERAIS SOBRE COMUNICAO VISUAL ACESSVEL


A comunicao compreende, basicamente, trs formas: a linguagem oral (auditiva e falada); linguagem escrita (visual) e de representao (sinais). A partir disto, determina-se que toda informao para ser acessvel em sua totalidade deve no mnimo compreender estas trs formas de expresso, ou seja, no formato visual, ttil e sonoro. Como o artigo no trabalha as restries de viso no nvel da cegueira a comunicao em nvel ttil no ser colocada, apenas apresentar colocaes relativas ao formato visual, iconogrfico e, quando possvel e/ou necessrio, sonoro. O ser humano um animal predominantemente visual e a maioria das informaes a ele passadas exploram esta caracterstica, transformando o ato de ver na forma de identificao mais bsica, sendo uma maneira de orientao, no seu sentido mais simples. A transmisso de informaes por intermdio da percepo visual estimulando o interesse (ateno) uma das funes da comunicao visual, e relacionando-a a sinalizao, ela ocupa-se da percepo e da compreenso da informao. Figura, forma e cor devem ser trabalhadas juntas, sendo a cor a primeira a ser captada pela percepo humana. Na prtica, numa exposio momentnea, o contraste de cor entre o claro e o escuro percebido mais rpido do que forma e figura respectivamente. Culler (2001, apud CASTRO, 2002) coloca como importantes princpios para o uso da cor, entre outros, o fato de sua visualidade depender do contraste figura/fundo; e que o impacto visual mais forte proporcionado com a combinao do amarelo sobre o preto. O contraste entre caracteres e o fundo um fator muito importante na determinao da legibilidade. A melhor relao, acredita-se, para grandes espaos ou para lugares abertos, caso dos canteiros de obra, o fundo escuro com figura (informao escritas ou pictricas) claras. A utilizao contraria pode vir a gerar reflexo e deixar as figuras ilegveis para determinados usurios. O cuidado com a reflexo dos painis de informao uma caracterstica importante e devem-se sempre utilizar superfcies com material anti-reflexo. A comunicao visual visa sistematizar o conjunto de elementos que intervm na mensagem visual. Estes elementos, forma; cor; contraste; iluminao; luminosidade; localizao; pictogramas; fonte; entre outros, so a base do que visualizado, sendo, portanto a matria-prima da informao visual, intervindo de forma significativa na obteno da mensagem visual e no seu sistema de planejamento.

Para Culler (2001, apud CASTRO, 2002), na sinalizao, a compreenso instantnea e global da informao se faz fundamental. Por este motivo, o uso de pictogramas tem de estar restringido a aqueles que o pblico pode reconhecer. Sempre prefervel um texto breve a um pictograma na qual o usurio necessita de aprendizagem ou pouco compreensvel. importante salientar que o contedo informativo da comunicao visual deve ser claro e objetivo, estando de acordo com as demais informaes distribudas pelos diversos locais. Enfatiza-se que a utilizao de uma mesma linguagem torna-se importante para que o fluxo de informaes seja dado sem conflitos. Todos os sistemas informativos informaes externas e internas, gerais ou setoriais devem necessariamente estar interligados e obedecerem as mesmas caractersticas. Assim, para a comunicao visual acessvel, recomendam-se (LOCH, 2000): Tipologia de fcil leitura, compreenso, com grafismo, cor e tamanho adequado; Colocao de painis informativos em todos os locais de risco, de circulao e de informao, existentes nos andares da edificao, com visualidade e localizao de fcil acesso; Cores, letra/fundo, possibilitando contraste adequado beneficiando os trabalhadores com dificuldade de compreenso e evitando perturbaes ou desconforto no usurio geral.

3. SINALIZAO DE SEGURANA
A sinalizao nos ambientes de trabalho alerta trabalhadores e visitantes sobre os riscos existentes e a necessidade de utilizao dos equipamentos de proteo. Esta sinalizao tem por objetivo chamar a ateno, de forma rpida e inteligvel, para objetos ou situaes que comportem riscos ou possam estar na origem de perigos. Estes sinais podem ser classificados como: Sinais de Obrigao indicam comportamentos ou aes especficas e a obrigao de utilizar equipamento de proteo individual (EPI). Sinais de Perigo indicam situaes de ateno, precauo, verificao ou atividades perigosas. Sinais de Aviso indicam atitudes proibidas ou perigosas para o local. Sinais de Emergncia - indicam direes de fuga, sadas de emergncia ou localizao de equipamento de segurana. Utiliza-se normalmente sinalizao permanente para: proibies; avisos; obrigaes; meios de salvamento ou de socorro; equipamento de combate a incndios; assinalar recipientes e tubulaes; riscos de choque ou queda; vias de circulao; etc. Normalmente esta sinalizao obedece a pictogramas internacionais como apresentadas no quadro 1:

SINAIS DE OBRIGAO

Forma circular, fundo azul e pictograma branco. Forma triangular, contorno e pictograma preto em fundo amarelo. Forma circular, contorno vermelho, pictograma preto e fundo branco. Forma retangular, fundo verde e pictograma branco.

SINAIS DE PERIGO

SINAIS DE AVISO

SINAIS DE EMERGNCIA

Quadro 1 Caractersticas dos Pictogramas para Sinalizao de Segurana.

As placas de sinalizao devem obedecer a caractersticas mnimas como: corresponder s especificaes normativas de cor e dimenses mnimas; serem simples e resistentes; serem visveis e compreensveis; e se for o caso, serem retiradas quando o risco desaparecer. Certas formas de sinalizao devem ser utilizadas em conjunto como os sinais luminosos e sinais acsticos; quando o risco for eminente ou em caso de acidente. Os sinais luminosos devem possuir as seguintes caractersticas: um contraste luminoso apropriado, isto , em funo do ambiente, sem provocar encadeamento pela sua intensidade excessiva ou m visibilidade com uma cor uniforme e harmonizada. Devem ser utilizados da seguinte forma: Sinal contnuo ou intermitente: indica um perigo ou uma emergncia; Durao da intermitncia: para assegurar uma boa percepo da mensagem e para evitar confuses entre diferentes sinais; Utilizao acompanhada de um cdigo acstico. Os sinais acsticos devem possuir as seguintes caractersticas: ter um nvel sonoro nitidamente superior aos nveis do rudo ambiente, sem ser doloroso ou excessivo; ser facilmente reconhecvel: pela sua durao, por emisses sonoras intermitentes e pelas suas caractersticas bem distintas dos outros rudos ambientes e sinais acsticos, sendo que o som de um sinal de evacuao deve ser contnuo.

4. APRESENTAO DA EMPRESA
Para o desenvolvimento deste artigo analisou-se a Sinalizao de Segurana dentro de um canteiro de obras de uma Empresa de Construo Civil localizada na Grande Florianpolis/SC - Brasil. A Empresa objeto do estudo atua no mercado h 10 anos, e conta com 24.000,00 m2 de rea construda e entregue, e em maio de 2005 iniciou uma obra residencial composta por 140 apartamentos totalizando 13.800,00 m2. J executou pontes, galpes e reformas em agncias bancrias, no entanto hoje, constri apenas edifcios residenciais na rea continental de Florianpolis e So Jos/SC. A Empresa cumpre as exigncias legais no que se refere a Segurana do Trabalho e Sinalizao de Segurana, encontrando-se a obra analisada devidamente sinalizada, com EPCs (Equipamentos de Proteo Coletiva) em bom estado e os trabalhadores usam os EPIs necessrios para o desenvolvimento das tarefas. A empresa possui em seu quadro uma Engenheira com ps-graduao em Engenharia de Segurana do Trabalho, no entanto o que se observou que a mesma acumula vrias responsabilidades dificultando com isso o desenvolvimento das questes relacionadas a Segurana do Trabalho, apesar da segurana ser uma grande preocupao dentro da organizao.

5. APLICAO PRTICA
Nesta etapa do artigo desenvolveu-se uma breve anlise da comunicao de segurana existente na empresa e apresentou-se um estudo frente as concluses levantadas sobre a sinalizao de segurana existente, sendo reestruturada de acordo com o apresentado anteriormente na teoria. Foram escolhidas duas placas para a demonstrao no artigo, no necessariamente so as que apresentaram pior estado, mas escolheu-se duas com caractersticas diferentes, um sinal de obrigao e outro de perigo, para enriquecer o trabalho. Para exemplificar as recomendaes para a questo da comunicao; elaboraram-se as propostas em forma de croquis propositivo. A proposta conceitual viabiliza a colocao da comunicao visual, iconogrfica e auditiva, a ltima quando possvel, como mostrado nas figuras que exemplificam as recomendaes.

Luengo (1991) afirma que geralmente nenhuma combinao de cores a ideal, j que esta depende da sensibilidade de cada olho, porm se recomendam cores cujos valores de cinza sejam distintos. H tipos de distrbios da viso que no detectam cores, mas sentem diferenas entre tons claros e escuros com graus de cinza diferenciados, o que justifica a predominncia da escolha das cores preto e branco na concepo das placas de sinalizao. Mesmo existindo normalizao e recomendaes internacionais quanto as cores a se utilizar preferiu-se trabalhar com os contrastes mais bem aceitos por todos os graus de viso, normal ou baixa viso, que o caso do preto com amarelo e preto (cinzas) com branco. Recomenda-se a colocao das placas nos locais de maior risco e de maior fluxo. Em estudos de curta durao de memria (CASTRO, 2002), tem sido verificada a facilidades de esquecer-se a informao recebida, sendo que o processo de percepo logo morre se no repetido. Desta forma, a repetio da informao uma das respostas para a lembrana da ao de preveno, caso de uma das placas escolhidas, o uso de EPI. Pode-se colocar tambm, alm da necessidade de repetio da informao, o fato de quanto maior o tamanho da mensagem menor sua pobreza de assimilao da informao, no caso em estudo, o que no justifica o tamanho das placas utilizadas pela empresa (A4), sendo recomendado o uso de cartazes no tamanho A3.

Figura 1 Sinalizao de Segurana - EPI Fonte: Fotografia tirada em loco

Figura 2 Proposta 1 EPI Os pictogramas utilizados pela empresa esto em acordo com o recomendado e sero mantidos, apenas se trabalhar suas caractersticas em relao a cor. Em suma foram utilizados para tomada de deciso no design das placas

os seguintes elementos listados e suas configuraes podem ser vistas nas figuras 2 e 4, logo aps a configurao atual das placas propostas. Dimenses do objeto e pictogramas: como j mencionado as informaes encontram-se em suporte de papel sulfite tamanho A4 encapado com plstico transparente e seus pictogramas apresentam-se pouco acessveis, tamanho, contraste de cor, localizao das placas muito altas ou em paredes onde o contraste no ocorre entre o cartaz e a parede (ver figura 1). Sugere-se a utilizao do suporte em material plstico tamanho A3, j que muitos dos cartazes permanecem em locais abertos; a utilizao de pictogramas maiores e com maior contraste entre figura/fundo e dimensionamento de linhas.

Figura 3 Sinalizao de Segurana Risco Eltrico Fonte: Fotografia tirada em loco

Figura 4 Proposta 2 Risco Eltrico Configurao do objeto: diz respeito ao desenho, formato e destaque deste com o fundo. Muitas destas consideraes j foram ressaltadas no item anterior, acrescenta-se a necessidade de utilizao de um formato padro para os cartazes, formato A3 sempre na posio horizontal, pois atualmente encontra-se em diversos posicionamentos, horizontal, vertical e em alguns casos raros, inclinados. Como os desenhos so pequenos seu contedo interno (texto e desenhos) fica pouco acentuado pedindo mais contraste de cor entre figura/fundo e entre linhas do desenho. Quanto a familiaridade com o objeto: os pictogramas esto de acordo com o recomendado e a utilizao destes, a longo tempo, pela empresa j os tornou conhecidos pelos funcionrios, situao contatada pela pesquisa em levantamento e entrevistas em loco.

Tempo de exposio: recomenda-se a colocao constate destes cartazes (repetio) e a utilizao de material plstico para sua confeco aumenta a durabilidades dos mesmos. ngulo de viso: aconselha-se colocar os cartazes informativos a uma altura que no ultrapasse nem a linha do olhar nem a linha dos ombros. Seria apropriado um pequeno levantamento antropomtrico, mas a altura de 1,50 aceitvel.

Ofuscamento e intensidade de iluminamento: a utilizao de fundo preto diminui o ofuscamento e recomenda-se a colocao dos cartazes, sempre que possvel em locais sombreados.

O cartaz proposto na figura 4, risco eltrico, deve ser munido de um equipamento que emite sinalizao sonora e luminosa em caso de ocorrncia de um acidente com o equipamento de risco eminente que a placa adverte. Este instrumento auxilia a obteno da informao de risco aos trabalhadores com restries auditivas e visuais a tomarem conhecimento do perigo e a necessidade de salvamento ou realizao de alguma atitude de preveno, sendo muito importante sua utilizao.

6. CONCLUSO
Acredita-se que as propostas apresentadas facilitam a obteno da informao por um nmero maior de funcionrios e propiciam a incluso dentro da indstria da construo civil. O que se pode acrescentar que de nada adianta trabalhar a segurana, e a acessibilidade, se no a fazer em todos os seus sentidos, apresentando sinalizao precria, por exemplo, e dentro desta viso apresenta-se este esboo sobre comunicao de segurana acessvel. Estas orientaes apresentadas podem ser utilizadas para realizao de trabalhos em comunicao visual acessvel em outros lugares e se restringe a esclarecer pontos sobre acessibilidade e no sobre projetos e design do produto em si.

7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
CASTRO, L. P. S. Diagnstico Preliminar das Condies de Acessibilidade para Portadores de Baixa Viso no Aeroporto Internacional Herclio Luz. Dissertao de Mestrado em Engenharia de Produo e Sistemas. Departamento de Ps-graduao de Engenharia de Produo e Sistemas, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianpolis, 2002. COSTA, S. T. F. L. Desenvolvimento de Critrios para o Diagnstico da Segurana Ocupacional: Um Estudo de Caso na Construo Civil. Dissertao de Mestrado em Engenharia de Produo e Sistemas. Departamento de Psgraduao de Engenharia de Produo e Sistemas, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianpolis, 2004. LOCH, M. V. P., MATTOS, R. C. e CERVO, R. M. Acessibilidade na Biblioteca Central: Estudo de Caso. Trabalho Acadmico (disciplina Projeto Universal) - Departamento de Ps-graduao de Engenharia de Produo e Sistemas, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianpolis, 2 trimestre de 1999. LOCH, M. V. P. Acessibilidade na Arquitetura de Terminais de Passageiros no Aeroporto Herclio Luz: Estudo de Caso. Dissertao de Mestrado em Engenharia de Produo e Sistemas. Departamento de Ps-graduao de Engenharia de Produo e Sistemas, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianpolis, 2000. LUENGO, R. Rodrguez. Informe-Estudio sobre Barreras Arquitectnicas y Urbansticas para Deficientes Visuales. In: 6 Conferencia Internacional de Movilidad (Madrid, Septembre de 1991). TOMO I. Madrid: ONCE, 1991. p.184-217.

Вам также может понравиться