Вы находитесь на странице: 1из 8

Sistemas Agroflorestais

Revoluo Verde Na metade do sculo XX, com a busca por aumento da produtividade de alimentos e a promessa do fim da fome no mundo, tem-se o inicio da Revoluo Verde, a qual surge a partir dos avanos tecnolgicos conseqentes do fim da segunda guerra mundial. Este processo deu inicio a uma mudana na estrutura agrcola mundial, principalmente dos paises em desenvolvimento, passando por transformaes tecnolgicas, incorporando a mecanizao no campo trazendo ganhos de escala, e gerando aumento da produtividade por meio de praticas intensivas na utilizao de fertilizantes qumicos e defensivos agrcolas com alta explorao de recursos naturais. Na etapa mais recente da revoluo verde, as grandes empresas passam a desenvolver avanos tecnolgicos atravs da biotecnologia, trazendo melhora das qualidades genticas de plantas e animais, os transgnicos. O modelo da produo que surgiu a partir da revoluo verde, trouxe aumentos expressivos da produo agrcola, no obstante devemos lembrar o tambm expressivo crescimento da populao mundial. Entretanto a tal modelo devemos ressaltar suas graves controvrsias e paradigmas em todas as suas fases. Primeiramente, essa estrutura produtiva altamente favorvel concentrao das propriedades agrcolas em latifndios, em geral monocultores, com prticas desfavorveis pequena produo e a agricultura familiar, com aumento do custo de produo e endividamento dos pequenos produtores, o que trs um imediato agravamento da desigualdade social no pas. (Caporal, 2003). Em segundo lugar, esse modelo produtivo tem impactos ambientais de custosa reverso, seno irreversveis, trazendo

degradao ambiental, contaminao dos lenis freticos, eutrofizao dos rios, lagos e ecossistemas marinhos, perda de fertilidade do solo, aumento da incidncia de doenas nas culturas e animais, perda de biodiversidade e grande consumo de recursos energticos e qumicos. (Tilman, 1998). Em terceiro lugar temos a alta dependncia de tecnologia e insumos das economias em desenvolvimento, por parte das polticas imperialistas adotadas pelas empresas dominadoras do mercado de insumos e tecnologia voltada produo agrcola. Atrelado a isso ainda temos a alienao gentica das culturas agrcolas, o que agrava ainda mais a relao de dependncia econmica, devido ao desenvolvimento de sementes estreis, que asseguram as reservas de mercado das grandes corporaes detentoras de patentes e biotecnologias. Sem mencionar os riscos de desastres ambientais associados aos impactos ainda desconhecidos sobre transgnicos.
A maioria das pesquisas cientficas da agricultura moderna, coerente com o paradigma dominante, tem sido dirigida para maximizar a produo, ao invs de otimiz-la, e para solucionar problemas de produo mais imediatos do que a resilincia ou sustentabilidade dos sistemas agrcolas. (Peneireiro, 1999)

sobre esta predominncia estrutural e produtiva, de enorme impacto ambiental negativo, que se d a urgncia de uma reviso das prticas at ento adotadas. Na direo do desenvolvimento sustentvel na agricultura, poucas prticas produtivas podem ser to eficazes quanto dos sistemas agroflorestais.

contaminao por nutrientes orgnicos e inorgnicos que resulta em depleo de oxignio, disperso de substncias txicas e mudanas na estrutura das teias alimentares aquticas. David Tilman.

Sistemas Agroflorestais (SAFs) Os sistemas agroflorestais caracterizam-se por uma forma de produzir alimentos, mantendo as condies naturais para a reproduo da biodiversidade e condies naturais de vida. A dinmica produtiva ocorre com a busca para manter as condies naturais, aproveitando a radiao solar, a umidade e os nutrientes que garantem o ciclo de reproduo florestal. Os SAFs ainda se mostram de extrema eficincia para a recuperao de reas degradas, combatendo a eroso e trazendo a formao de biomassa, beneficiando a fertilidade do solo. O valor econmico da produo agroflorestal, ainda que sujeito a condies especficas da rea utilizada e tempo de utilizao, so de grande relevncia, tendo como base, a diminuio, at a erradicao, do uso de insumos agrcolas qumicos, como fertilizantes e agrotxicos, e tambm a reduo dos custos com equipamentos necessrios para irrigao e sombreamento, pois o sistema beneficia-se com a interao das caractersticas introduzidas por cada espcie escolhida para sua composio. O controle de pragas, ervas-daninhas e insetos se da por meio da biodiversidade que cria condies para o controle biolgico. Deste modo os sistemas agroflorestais tendem a reproduzir as caractersticas de formao natural das florestas.
A ciclagem de biomassa de na agrofloresta presentes na garante as

necessidades de fertilidade sem importao de insumos.

complexidade

espcies

Agrofloresta

Agroecolgica promove a proteo insolao pelo sombreamento realizado pelos diferentes extratos (plantas em diferentes alturas), e garante a oferta de umidade necessria atravs da extrao e armazenamento das prprias plantas. (Santos, A. C., 2007)

Outro aspecto importante trata-se da diminuio relativa da mo de obra necessria sobre a produo por rea ao longo do tempo, pois o sistema agroflorestal trabalha dentro da lgica da sucesso natural, que opera ininterruptamente. A ordem natural que opera sobre os sistemas ecolgicos, refere-se a sua constante renovao, incrementando a produo e a biodiversidade. No obstante os sistemas agroflorestais evoluem no tempo, facilitando o manejo e dando dinmica produo.
Produzir 10.000 kg de alimentos por hectare por ano so resultados obtidos por algumas famlias sistematizados pela Rede de Agricultores em Familiares Gestores de Referncias de sob Coordenao do Deser. Este indicador de produtividade fsica, analisado cenrio, demonstra para a condies anlise crescimento e potencialmente superior a 100%. Estes dois indicadores devem ser considerados estratgicos, dos resultados, somados a um terceiro indicador dos custos de produo inferiores a 10% sobre os preos recebidos, destacam a capacidade de produo e renda da Agroflorestal Agroecolgica.(Santos, A. C., 2007) Os indicadores de produtividade da agricultura convencional, baseada no monocultivo de gros, embora expressem resultados superiores a 7.000 kg por hectare por ano, no conseguem manter estas mdias em cenrio de mdio prazo, e, necessitam de altos custos de investimento, para controlar situaes do meio cultivado, como nos casos da reposio de fertilidade e controle de populaes de insetos considerados pragas e de plantas chamadas daninhas. No Brasil, as mdias em cenrio de mdio prazo da agricultura convencional, tm extrema dificuldade em manter produtividades superiores a 4.000 kg por hectare.(Santos, A. C., 2007)

Ainda que ideal, a aplicao dos sistemas agroflorestais sofrem algumas desvantagens, como o manejo mais complicado das reas produtivas, o tempo de maturao e recuperao do solo (dependente das condies iniciais), requer maiores conhecimentos por parte dos agricultores e os resultados dependem da qualidade do manejo. Entretanto esta pratica, comparada agricultura convencional, permanece como alternativa de maior produtividade e rentabilidade de modo sustentvel no longo prazo. Com benefcios scio-ambientais, como melhor distribuio e utilizao dos recursos naturais, os sistemas agroflorestais ainda contribuem para ajudar a manter o agricultor ligado terra, por permitir uma melhor produo e gerao de renda ao pequeno produtor e por manter o solo produtivo por perodos mais longos. E com as sucessivas colheitas, permite ainda uma melhor distribuio da mo-de-obra ao longo do tempo. Na agricultura convencional, os pequenos produtores produzem uma pequena variedade, e por isso intensificam a quantidade, e com uma maior necessidade de ampliar a mo-de-obra nos perodos de colheita, os agricultores tm reduzidas condies de agregar valor ao seu produto final. Em casos em que o produtor agroflorestal chega a manejar mais de 200 espcies, com grande parte sendo fonte de produtos comercializveis, a autonomia do agricultor em relao ao mercado passa a ser significativa, chegando a independncia do consumo de produtos externos. Com o manejo dos diferentes extratos, a poda estratgica passa a ter a importncia de beneficiar entrada de luz a um determinado cultivo, e a formao de matria orgnica para a criao de biomassa. Desta maneira orientado pelas condies de preo do mercado, o agricultor pode ter incrementos produtivos direcionados

para uma maior gerao de renda, sem gerar impactos ao equilbrio do sistema.
A possibilidade de refletir sobre as prticas dos agricultores representa uma condio importante, cujo significado de validao de processos experimentados, e talvez consolidados. A ao do plantio um destes manejos estratgicos, e rompe com princpios bsicos da agricultura convencional e hegemnica no planeta. Na terra plantado no mesmo espao, e no mesmo tempo-perodo, olerculas para colher em 45 dias, cereais para colher em 90 dias, razes para colher em 180 dias, e frutferas para colher em 1 ano, 3 anos, e mais de 7 anos. O plantio da terra na Agrofloresta Agroecolgica, tambm instalam espcies adubadeiras para a produo de biomassa, e espcies produtoras de madeira, cuja produo planejada para perodos superiores a 40 anos. Plantar no mesmo espao, e no mesmo tempo-perodo na agrofloresta permite conduzir diversas espcies conjuntamente em sucesso complementar dos seus ciclos biolgicos.( Santos, A. C., 2007)

sobre as dificuldades da agricultura convencional em manter seus ndices de produtividade, com necessidade cada vez maior de utilizao de fertilizantes e controle biolgico atravs de defensivos qumicos, que a crise estrutural desse modo produtivo se torna uma previso inegvel. Ainda com os parmetros da agricultura de grande escala qualificados como competitivos, os resultados comparados aos da agrofloresta so inferiores, por sua complexidade e melhor aproveitamento das condies naturais de reproduo da vida. Deste modo os sistemas agroflorestais provam sua importncia como opo a ser adotada para uma reestruturao da agricultura em

maior escala, trazendo qualidade produtiva alinhada com a recuperao ambiental. Cada um dos participantes cumprindo sua prazerosa funo, que por sua vez resulta em abundncia, num aumento dos recursos, tanto no local em que eles vivem, quanto no Planeta Terra inteiro. Um mundo de amor e cooperao. O fluxo de vida movido pela dinmica da sucesso natural. Ernst Gtsch, 2002

Referencias CAPORAL, F. R. Superando a Revoluo Verde: A transio

Agroecolgica no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, 2003 TILMAN, D. O Verdejar da revoluo verde, 1998. PENEIREIRO F. M. Sistemas Agroflorestais dirigidos pela sucesso natural:Um estudo de caso, ESALQ, USP, 1999 PENEIREIRO F. M. & RODRIGUES R. R. As Alteraes dos parmetros vegetacionais num sistema agroflorestal dirigido pela sucesso natural, ESALQ, USP, 1999 SANTOS, D. M. M. Revoluo verde, Unesp, 2006. PENNA C. G. A Revoluo Verde insustentvel, 2009, Disponvel em: <http://www.oeco.com.br/carlos-gabaglia-penna/88-carlos-gabagliapena/21480-a-revolucao-verde-e-insustentavel> SANTOS, A. C. A Agrofloresta Agroecolgica: Um momento de sntese da Agroecologia uma agricultura que cuida do meio ambiente. DESER, 2007 SILVEIRA, N. D. Indicadores de sustentabilidade ambiental em sistemas agroflorestais na mata atlntica. UFSC, 2003.

GTSCH, E. Importncia dos SAFs na recuperao de reas degradadas. 2002, Disponvel em <http://www.agrofloresta.net> NARDELE, M & CONDE, I Apostila Sistemas Agroflorestais.

Вам также может понравиться