Вы находитесь на странице: 1из 8

TEXTO

ANA MARIA MACHADO


ILUSTRAES GRAA LIMA

AMIGO COMIGO
SRIE EST NA MINHA MO! VIVER VALORES

SUGESTES DE ATIVIDADES
USO EXCLUSIVO DO PROFESSOR. VENDA PROIBIDA.

ELABORAO:

MARIA LCIA DE ARRUDA ARANHA

Caro professor
Na apresentao de cada livro da srie Est na Minha Mo! Viver Valores, expusemos alguns dos motivos que levaram a Editora Moderna a assumir a delicada tarefa de oferecer boa literatura aliada a material didtico destinado formao tica dos educandos. Neste encarte, damos alguns subsdios para melhor aproveitamento do livro em sala de aula, atuando em dois momentos: I Compreenso e interpretao de texto II Abordagem dos aspectos de convvio social e tica, explorados pela obra Cabe ao professor avaliar qual o tipo de trabalho a ser desenvolvido satisfatoriamente com seus alunos. Dependendo do tempo disponvel e da maturidade dos alunos, o professor pode priorizar a compreenso e a interpretao do texto ou discutir questes mais complexas. O propsito desse aprofundamento atender aos Parmetros Curriculares Nacionais, que sugerem a discusso de temas sobre convvio social e tica. Os temas transversais propostos pelo MEC visam a incentivar a interdisciplinaridade o que a srie Est na Minha Mo! Viver Valores concretiza plenamente, ao permitir que reas como Histria, Educao Religiosa, Filosofia, Geografia e outras aliem-se ao trabalho do professor de Lngua Portuguesa.

I COMPREENSO E INTERPRETAO DE TEXTO

1 Tatiana se prepara para sair com Adriana, sua melhor amiga, e


relembra o incio da amizade. Como foi o primeiro encontro entre elas?
Num dia de inverno, Tti encontrou Adriana no calado da praia e a convidou para brincar.

2 A proximidade e os interesses comuns fizeram com que as duas


meninas se tornassem grandes amigas. Mas Tatiana e Adriana so diferentes. a) Que tipo de atividades elas compartilham?
Adoram conversar ao telefone.
2

b) Que tipo de gostos as diferencia?


Adriana sabe danar bem e Tti boa jogadora de vlei; Tti adora ler, enquanto a amiga prefere assistir a filmes de terror.

3 O encontro na pizzaria, aps o jogo de vlei, foi motivo para Tti


descobrir algo revelador sobre a vida de Cris. O que foi? O que esse fato desencadeou?
Tti descobriu que Cris recebia pouca ateno dos pais e que sentia falta deles para comemorar amplamente a vitria. Tti acabou telefonando para a me da amiga, sendo que, depois desse fato, as duas meninas se aproximaram.

4 A volta de Rafaela trouxe luz a um grande mal-entendido que havia


posto fim sua amizade com Adriana. Explique qual foi esse malentendido.
Adriana ficou ofendida porque Rafaela no a convidou para a festa de aniversrio, mas na verdade Rafaela no poderia t-lo feito, pois Adriana havia se mudado sem deixar endereo ou telefone.

5 Proposta de discusso e redao. Comente com os colegas a fra-

se: A amizade o melhor pretexto at hoje inventado para que o indivduo pretenda tomar parte na felicidade do outro (Machado de Assis). Depois, redija um texto sobre esse tema.

6 Proposta de atividade: painel sobre a amizade. Cada grupo se en-

carrega de pesquisar um elemento diferente a respeito do tema amizade: textos de poesia, letras de msica, fotos, recortes, desenhos, citaes etc. Aps a seleo do material, o painel deve ser confeccionado em conjunto.

II CONVVIO SOCIAL E TICA


As questes apresentadas a seguir visam a estimular as discusses a respeito de temas sobre convvio social e tica. O objetivo principal que o aluno desenvolva a capacidade de reflexo e discusso a partir de relatos de situaes concretas. Esperamos que, nesse processo, ele aprenda a identificar valores, a argumentar para defender uma ou outra deciso e a avaliar causas e conseqncias das aes. Em outras palavras, nossa inteno dar oportunidade para que ele prprio aperfeioe seus critrios de julgamento moral.
3

Partimos do pressuposto de que a aprendizagem moral se faz por estgios. Assim, na segunda infncia (de 7 a 14 anos) ainda predomina a aceitao das normas externas, dadas pela sociedade (heteronomia). Mas a criana j comea a elaborar argumentos que, na adolescncia, lhe possibilitaro estabelecer suas prprias regras de maneira livre e consciente (autonomia). Autonomia importante, mas no pode ser confundida com individualismo. Por isso, o desenvolvimento moral no se faz apenas pela inteligncia, mas tambm pela afetividade, quando a criana se relaciona com os outros. Aos poucos, a criana deixa de estar centrada em si mesma (egocentrismo infantil) e, com a formao de grupos, passa a se socializar, desenvolvendo comportamentos de cooperao e solidariedade. Cabe ao professor a delicada tarefa de oferecer oportunidade para o dilogo entre seus alunos, criando um ambiente favorvel ao debate, em que todos possam expor suas opinies sem medo. Lembramos que o professor no um guia, nem deve ter a ltima palavra suas convices no podem prevalecer sobre as dos demais sob pena de o espao democrtico de discusso tornar-se instrumento de doutrinao. Por isso mesmo, as respostas s questes deste encarte no devem igualmente ser tomadas como certas, mas apenas como pistas que podero ser aproveitadas ou criticadas. importante ressaltar que a funo do educador a de facilitar o processo em que o aluno o sujeito de sua aprendizagem. E, no caso especfico deste projeto de educar para os valores, apenas estamos oferecendo elementos e ocasio ao aluno para que ele desenvolva a valorao pessoal.

PROPOSTAS PARA DISCUSSO


1. Um amigo de verdade no o mesmo que um colega, um companheiro de jogos ou diverses. Quais seriam as diferenas entre eles?
Discutir a superficialidade das relaes baseadas nas afinidades ocasionais decorrentes de simples contigidade, simpatia, interesse, clculo ou poder. J as relaes de amizade implicam maior envolvimento pessoal ou intimidade, alm de um afeto especial.
4

2. Faa uma lista das qualidades que voc considera importantes em um amigo. Faa uma outra com os defeitos que o amigo no deve ter para que a relao de amizade seja duradoura.
As respostas so pessoais, sobretudo por estarmos no incio das discusses. Algumas sugestes podem ser aproveitadas da prpria histria.

3. Embora Tatiana j tivesse algumas amizades, passou a considerar Adriana sua melhor amiga. Indique o que foi tornando essa relao muito agradvel.
A intimidade das conversas, a alegria dos encontros, os comentrios generosos, a disponibilidade em ajudar nas dificuldades, etc.

4. s vezes certas diferenas entre as pessoas tornam impossvel manter laos de amizade. Imagine quais seriam essas diferenas.
Analisar como divergncias de opinio e de interesses no so graves, a no ser quando dizem respeito a profundas diferenas de carter e de certos valores fundamentais, que provocam desprezo e no admirao de um pelo outro.

5. possvel ter mais de um amigo verdadeiro?


Analisar como enriquecedor ter diversos amigos. Mas discutir como a amizade precisa ser cultivada; da o tempo disponvel estar restrito a poucos.

6. Quando os amigos brigam, o que devem fazer?


Conversar, tentar descobrir quais so as divergncias, saber rever suas prprias idias, reconhecer quando errou, ter pacincia.

7. Voc j se desiludiu com algum amigo? Sem citar nomes, d os motivos que os afastaram um do outro. 8. A amizade entre Tti e Dri tende a se desfazer. Explique os motivos e diga se h possibilidade de ambas reatarem como nos velhos tempos, tal como aconteceu com Dri e Rafaela.
Dri exps sua amiga ao ridculo ao mostrar para outras pessoas a foto de Tatiana dormindo, alm de sentir inveja do seu sucesso. O mais difcil para manter essa amizade, porm, que Tti amadureceu mais do que Dri, tanto emocional como intelectualmente.
5

9. Fbio se diz amigo de Vtor e da famlia dele, mas ele no um amigo de verdade. Explique por qu.
A amizade no se baseia no interesse, e Fbio s fica junto de quem famoso ou tem poder. A amizade exige reciprocidade, e as pessoas de quem Fbio diz ser amigo no so amigas dele. Fbio faz intrigas e, pelas costas, fala mal das pessoas com as quais convive.

10. Explique o significado do poema de Manuel Bandeira quando ele diz que deseja ir para Pasrgada porque l amigo do rei.
O amigo sempre benevolente, tudo faz para que o outro seja feliz. Imaginar um mundo em que predominem as relaes de amizade desejar que as pessoas sejam de fato felizes.

11. No final, depois de tanto trabalho, Tatiana resolve que no vai tornar pblico o contedo do livro. Voc concorda com ela? Justifique sua resposta.
s vezes, certas biografias relatam situaes de intimidade que o autor teve com outras pessoas. Mas o que privado nem sempre deve se tornar pblico, principalmente quando o acesso privacidade se fez porque o outro lhe abriu o corao. Preservar a amizade melhor que qualquer prmio. Ou, quando ela j acabou, vale guardar para si o que se conheceu em confiana.

12. Parece que Tti e Diego esto se gostando e talvez se tornem namorados. Voc acha possvel ser amigo(a) da namorada(o)?
Analisar a diferena entre amor e amizade. Geralmente o amor exclusivista e sujeito a cimes, enquanto a amizade benevolente, pode durar mesmo quando os amigos se afastam por um tempo, alm de ser possvel ter vrios amigos ao mesmo tempo.

13. Formem grupos para discutir se o ambiente em que vivem (bairro, residncia, escola, cidade) facilita ou dificulta o cultivo de amizades. Justificar a resposta.
Discutir as dificuldades com que hoje se deparam as pessoas diante da superficialidade dos encontros, dos empecilhos a uma conversa fora dos grandes grupos, sem muito barulho ou distraes que impeam a reflexo e a discusso.

Professor:
Solicite Editora Moderna o Guia Prtico da srie Est na Minha Mo! Viver Valores, que o auxiliar em seu trabalho na discusso, em sala de aula, de tica e Cidadania. muito fcil: basta ligar para (011) 0800-17-2002. Na Internet: www.moderna.com.br/livrodoprofessor/ estanaminhamao

Branca

Вам также может понравиться