Вы находитесь на странице: 1из 3

Jornal iTEIA http://www.iteia.org.br/residencias-artisticas-fortalecem-dialogo-entre-artistas-baianos-eestrangeiros http://maisculturanoportaldosertao.blogspot.com/2010_04_01_archive.html http://www.myspace.com/meteorrodo 27.04.

2010 - 13h50 Residncias artsticas fortalecem dilogo entre artistas baianos e estrangeiros Ascom / SecultBA Desde 2007 o Programa de Artistas Residentes, o PAR, da Secretaria de Cultura do Estado, prioriza aes de mobilidade nacional e internacional para artistas brasileiros e estrangeiros. Investir em aes que fomentam o dilogo entre criadores um dos focos do Programa de Artistas Residentes da Secretaria de Cultura do Estado, SecultBA. Desde 2007, o PAR vem realizando aes de fomento mobilidade artstica com intuito de contribuir para a renovao da produo local. O programa funciona atravs de intercmbio regulares disponibilizando meios para que artistas baianos (ou residentes na Bahia h mais de trs anos) possam fazer residncia no exterior, bem como promover a vinda de artistas estrangeiros para o Estado. De acordo com a assessora chefe de Relaes Internacionais da SecultBA, Monique Badar, o PAR contribui para a insero da Bahia no circuito mundial das artes e dinamiza a cena. O programa tem o intuito de tornar visvel a produo artstica local, principalmente a contempornea. Ele prev tambm, residncia de curta durao para o acolhimento de curadores, jornalistas, diretores de instituies culturais, crticos e agentes de mercado internacionais para conhecerem in locu a produo cultural do Estado, afirma. Com o PAR, 20 artistas baianos ou residentes na Bahia foram para pases como Portugal, Inglaterra, Frana, Holanda, Itlia, Mxico, Cuba, Timor Leste e Alemanha. Eles desenvolveram atividades de pesquisa nas linhas de Artes Cnicas, Literatura, Dana, Audivisual, Msica, Artes Visuais e Multimeios. Atualmente, uma dessas experincias est sendo realizada na cidade fracesa de Montpellier, desenvolvidada pela artista contempornea baiana Ana Pi. A pesquisa tem foco nas relaes deslocadas entre dana e imagem e dialoga principalmente com a imagem do video na dana contempornea. O Desloco em corpo e Imagens projeto de formao profissional em dana e imagem do Centre Chorgraphique National (CCN) de Montpellier/Frana, com o apoio financeiro do Fundo de Cultura/BA e Ministrio da Cultura/Brasil.

A residncia teve incio em outubro de 2009 e ter seu encerramento em setembro deste ano, quando a artista volta a Salvador. Para muitos artistas como Ana, a residncia uma oportunidade de conhecer profissionais de diversas partes do mundo para trocar experincia, alm de poder usufruir de uma estrutura diferenciada em sua linha de pesquisa. A infra-estrutura do CCN muito bem pensada e isso facilita a pesquisa, tenho livre acesso aos equipamentos, tcnicos, salas de dana, arquivo bibliogrfico e videogrfico. Os trabalhos sempre se desenvolvem em colaborao com outros artistas, o que traz um olhar externo que eu acredito ser fundamental para o entendimento da minha prpria obra. As trocas so fundamentais garante Ana Pi. Expresses contemporneas - A exigncia do mercado pela aquisio de uma linguagem global, cdigos internacionais e formas de expresso contemporneas tem levado os artistas a moverem-se no somente para buscar o enriquecimento pessoal e profissional, atravs do confronto entre obras e pblicos diversificados, idias e valores diferentes e de trabalhos colaborativos, como tambm para construir redes e alianas transnacionais entre agentes diversos, explica Badar. A assessora da Secretara completa dizendo que essa experincia interfere na obra do artista, e que o resultado a longo prazo. Quem tambm concorda com essa mudana a vdeo documentarista Paula Damasceno que participa do Programa PAR. Acho que este edital um excelente investimento que o Governo do Estado faz e deve continuar, pois fortalece os artistas, nos prepara, nos modifica e nos trasnforma, finaliza. Paula Damasceno esta na Amrica Latina, mais precisamente na cidade de Tijuana, no Mxico, e promove atravs PAR, o projeto "Mnemocine Tijuana" que prope realizar vdeo-documentrio sobre os cinemas tradicionais do centro antigo de Tijuana, com durao de 15 minutos. O vdeo se prope a revelar memrias sobre estes cinemas do ponto de vista de quem trabalha ou trabalhou neles. Durante sua residncia ela promove ainda o projeto La Baianita que leva mostra gratuita de cinema baiano para comunidade. A experincia tem sido rica em vrios sentidos: a troca com artistas locais, experimentar outra lngua e me expressar, mas principalmente, a pesquisa em busca do assunto escolhido, os cinemas tradicionais da cidade de Tijuana, a pesquisa que me faz ir pra rua, perguntar, olhar olhos nos olhos de outra gente e perceber suas historias. uma chance de imerso em uma sociedade desconhecida por mim, tatear seus signos e significados, suas estticas, com a humildade de saber que meu tempo aqui me permite ter impresses e sensaes mais que rgidas definies, afirma a video documentarista. Instituto Goethe Em 2009, o Instituto Cultural Brasil-Alemanha junto com a Secretaria de Cultura do Estado, atravs da Fundao Pedro Calmon, lanou o edital Residncias Literrias em Salvador e Hamburgo, que promoveu intercmbio especfico de escritores entre a Alemanha e a Bahia.

O representante baiano escolhido foi o autor Marcos Ribeiro, que por dois meses reside em Hamburgo, cidade porturia ao norte da Alemanha e uma das mais importantes da Europa. O premiado escritor alemo selecionado foi Thomas Meinecke que por sua vez, passar um perodo equivalente em Salvador. No final do projeto ser publicado um livro com os dois textos produzidos durante a passagem do escritor alemo pela Bahia e do baiano por Hamburgo. As obras devem ser de natureza literria (ou ensastica, mas no cientfica) e inspiradas nas fisionomias de passado e presente que marcam as duas cidades. Ano da Frana no Brasil Em 2009, o pas comemorou o Ano da Frana no Brasil e a Bahia recebeu diversos artistas e grupos franceses. Quem inaugurou a programao no Estado foi o artista francs Pierre David, com trabalho especialmente desenvolvido para a Capela do Museu de Arte Moderna MAM. Durante um ms o artista plstico, cengrafo e designer, residiu em Salvador trabalhando na exposio Nuancier que a terceira parte de uma trilogia que trata de uma nica questo: o que determina a escolha de um modelo. No projeto, as peles de quarenta modelos foram fotografadas e reunidas em um clssico catlogo de cores. Quem tambm fez residncia na cidade durante as comemoraes Franco-Brasileiras foi a Companhia Kastr Agile que, inspirado no texto A Tempestade, ltima pea do dramaturgo William Shakespeare, a montagem teatral Tempte 13sud, situada na latitude 13sul (latitude de Salvador) a pea deu continuidade ao projeto de pesquisa artistica de Gilles Pastor sobre a religiosidade afrobrasileira em Salvador. Dirigida pelo francs Gilles Pastor, a experincia movimentou o cenrio artstico local, onde artistas, msicos e tcnicos brasileiros e franceses trabalharam por trs meses em um formato de intercmbio artstico. O projeto visual do espetculo foi realizado por Pierre David. A pea ficou dois meses em cartaz no Teatro Matrin Gonalves, a preos populares, e foi apresentado simultaneamente em Portugus e Francs e aps suas apresentaes em Salvador, a trupe, inclusive os participantes baianos, seguiram em turn na Frana. Publicado por: InterCidadania em 27.04.2010 s 13h24 Tags: Canais:

Вам также может понравиться