Вы находитесь на странице: 1из 17

PREMBULO

Os signatrios desta, abaixo-assinados, neste dia .... de .... de ...., com o objetivo de aumentar a compreenso e aceitao da religio drudica e das tradies clticas na conscincia pblica e, mais especificamente, frente ao Governo brasileiro, reunimo-nos para criar entre ns a organizao religiosa que se chamar Conselho Brasileiro de Druidismo e Reconstrucionismo Cltico - CBDRC e que ser regida pelas disposies do presente Estatuto. Reconhecemos como premissas bsicas: o comprometimento com um mundo em que a diversidade seja respeitada e celebrada; a aceitao das diferenas, com vistas igualdade de oportunidades; a convico de que cada um deve ser tratado de forma honesta, justa e transparente, em que suas caractersticas individuais (como sexo, orientao sexual, idade, raa, nacionalidade, herana cultural, presena de deficincias ou outras quaisquer) sejam celebradas e no usadas como possveis formas de discriminao; que o politesmo, embora adotado pelo Conselho Brasileiro de Druidismo e Reconstrucionismo Cltico CBDRC, no o nico caminho vlido; que todos os indivduos so autnomos e possuem capacidade de autodeterminao e, por esse motivo, sua diversidade no pode ser usada como motivo para promover qualquer forma de discriminao.

ESTATUTO SOCIAL DO CONSELHO BRASILEIRO DE DRUIDISMO E RECONSTRUCIONISMO CLTICO

CBDRC

CAPTULO I NOME, SEDE, FINALIDADE E DURAO

Art. 1 O Conselho Brasileiro de Druidismo e Reconstrucionismo Cltico CBDRC, a partir de agora designado apenas como o Conselho, uma organizao religiosa, entidade associativa civil sem finalidade lucrativa, que oferece convivncia e comunho espiritual queles que seguem, praticam ou aderem religio cltica politesta renovada do Druidismo ou s Tradies Ancestrais das antigas terras clticas, sem discriminao de raa, nacionalidade, idade, sexo, convices polticas e condio social.

Art. 2 O Conselho ter sede em ..., podendo essa localizao ser modificada por deciso de sua Assembleia Geral e posterior registro no rgo competente.

Art. 3 So finalidades do Conselho: I - oferecer vivncias compartilhadas, instruo e oportunidade de comunho a indivduos e grupos que se devotam ao Druidismo ou s Tradies Ancestrais Clticas, notadamente por meio da promoo de eventos e encontros de seus praticantes em todo o territrio nacional; II - articular princpios bsicos de prticas e crenas comuns a seus integrantes por meio do desenvolvimento e organizao de lideranas, congregaes locais, ordens religiosas, programas educacionais, organizaes sem finalidade lucrativa e outros projetos e organizaes que sejam necessrios satisfao de seu propsito religioso e espiritual; III - desenvolver, treinar e ordenar um clero qualificado conforme padres prprios; IV - promover o esclarecimento pblico quanto ao Druidismo e Tradio Cltica, a fim de que seus sacerdotes e aderentes sejam reconhecidos como seguidores de um caminho espiritual srio e respeitvel; V - defender, preservar e conservar o meio-ambiente e promover o desenvolvimento sustentvel. 1 Por meio de sua atuao, o Conselho estimular, promover e desenvolver a criatividade pessoal, artstica e cultural do ser humano como indivduo e coletivamente. Sua misso planejar, executar, difundir e apoiar atividades artsticas e sociais, criadoras e afirmadoras de cultura, capazes de contribuir para o progresso espiritual de seus membros, o que far atravs da organizao de oficinas, cursos, recriaes histricas, exibies, dramaturgia, manifestaes, estmulo criatividade, publicaes impressas ou eletrnicas e quaisquer outras formas capazes de disseminar informao. 2 Para realizar seus objetivos, o Conselho poder auferir renda de atividades a eles relacionadas, desde que tal renda seja totalmente revertida consecuo desses objetivos. 3 O Conselho poder participar de atividades ou trabalhar juntamente com outras associaes ou empresas que desenvolvam atividades capazes de contribuir para a realizao de seus fins. 4 O Conselho, por si ou por meio de seus membros, no participar de movimentos ou organizaes cujos fins sejam contrrios s leis em vigor no Brasil ou s finalidades expressas no "caput" deste artigo nem admitir em seus quadros membros de tais movimentos ou organizaes.

5 vedada a realizao de atividades de fundo poltico-partidrio de qualquer natureza no Conselho.

Art. 4 O Conselho constitudo por perodo de tempo indeterminado.

CAPTULO II COMPOSIO DO CONSELHO

Art. 5 O Conselho ser composto pela reunio: I - de representantes de grupos locais, cada um dos quais indicar apenas um de seus integrantes para atuar como delegado junto ao Conselho e a seu clero reunido, podendo ter direito a voz e a um nico voto em Assembleia Geral; II de indivduos que solicitem e tenham deferida sua associao ao Conselho, no tendo, porm, direito a voto em Assembleia Geral.

SEO I CATEGORIAS DE MEMBROS, SUA ADMISSO, DESLIGAMENTO E EXCLUSO

Art. 6 O Conselho possui membros plenos e membros associados. 1 Membros plenos so os fundadores do Conselho e os representantes de grupos locais neste admitidos, tendo direito a voz e voto nas Assembleias Gerais; porm, no possuem responsabilidade pessoal por suas decises. 2 Os membros associados podem ser apoiadores ou honorrios. Membros associados apoiadores so indivduos admitidos ao Conselho que aderem aos princpios e prticas por este adotados. Membros associados honorrios so indivduos convidados pelo Conselho a integrar o quadro de seus associados em razo de seu conhecimento ou de relevantes servios prestados comunidade. Membros apoiadores e honorrios tero somente direito a voz nas Assembleias Gerais. 3 Os membros no respondem solidria nem subsidiariamente pelas obrigaes e dvidas contradas pela organizao religiosa.

Art. 7 O Conselho poder manter um quadro de colaboradores voluntrios efetivos ou eventuais, constitudos por membros ou frequentadores que se inscrevam para

contribuir voluntariamente, de forma constante ou eventual, para a realizao das atividades da organizao religiosa.

Art. 8 A Assembleia Geral possui a capacidade de apontar novos membros plenos.

Art. 9 A admisso de novos membros do Conselho far-se- por indicao de membro da Assembleia Geral ou por meio de solicitao escrita enviada pelo interessado a membro da Assembleia Geral. Pargrafo nico. So requisitos para a admisso: I - concordncia com os fins do Conselho enumerados no art. 3; II - contar com a aprovao de, no mnimo, 2/3 (dois teros) dos membros plenos do Conselho e, posteriormente, 2/3 (dois teros) dos membros da Assembleia Geral, por meio de votao aberta realizada em reunio devidamente convocada para esse fim; III possuir plena capacidade civil.

Art. 10 Os membros plenos e associados so livres para desligar-se do Conselho a qualquer tempo, sem, contudo, ter o direito de reclamar imediatamente quaisquer bens possudos em comum. Pargrafo nico. Dar-se- o desligamento: I por motivo de falecimento, de interdio, de doena e por ausncia, na forma da lei civil e estatutria; II mediante solicitao feita por meio de carta registrada endereada Diretoria.

Artigo 11. A excluso de membros ser feita por iniciativa do Conselho. 1 So motivos de excluso dos membros: I - discordncia das finalidades e princpios do Conselho, ficando tal fato demonstrado atravs de atitudes claramente contrrias unio da comunidade; II - repetida inobservncia das disposies deste Estatuto; III - justa causa ou motivo grave, conforme o art. 57 da Lei n 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Cdigo Civil Brasileiro). 2 Qualquer que seja o motivo para a excluso, esta somente poder ser efetuada por deciso de 2/3 (dois teros) dos membros plenos do Conselho, precedida de

deliberao pela Assembleia Geral em reunio administrativa devidamente convocada para esse fim, quando sero tambm ouvidos os membros associados do Conselho.

Art. 12. Os membros que se desligarem do Conselho ou forem dele excludos conforme as disposies deste Estatuto, bem como os herdeiros dos membros falecidos, no podero a qualquer tempo reclamar reembolso ou compensao por pagamentos efetuados ou pela renda gerada.

SEO II DIREITOS E DEVERES DOS MEMBROS

Art. 13. So direitos dos membros: I - plenos: a) participar das Assembleias Gerais, podendo discutir, votar e ser votados, se estiverem quites com a Tesouraria; b) convocar Assembleia Geral Extraordinria, estabelecendo a ordem do dia, obedecido o qurum prescrito no art. 14, 1; c) usufruir os benefcios de todas as atividades e servios sociais organizados especialmente para os membros, compartilhando livremente de todas as solenidades ou atos da organizao religiosa, na forma estatutria, regimental e regulamentar; d) fazer crticas construtivas aos responsveis pelo Conselho, visando sempre ao bem e ao desenvolvimento da organizao religiosa; II associados apoiadores e honorrios: a) participar das Assembleias Gerais, podendo discutir os temas constantes da ordem do dia, se estiverem quites com a Tesouraria; b) usufruir os benefcios de todas as atividades e servios sociais organizados especialmente para os membros, compartilhando livremente de todas as solenidades ou atos da organizao religiosa, na forma estatutria, regimental e regulamentar; d) fazer crticas construtivas aos responsveis pela administrao do Conselho, visando sempre ao bem e ao desenvolvimento da organizao religiosa.

Art. 14. So deveres dos membros: I comparecer s Assembleias Gerais e a outras reunies em que sua presena se faa necessria;

II bem desempenhar os cargos ou funes para os quais forem eleitos, indicados, convocados ou aclamados; III pagar pontualmente suas contribuies anuais; IV respeitar as disposies estatutrias, bem como as decises das Assembleias Gerais e dos rgos administrativos do Conselho; V trabalhar pelo progresso social, material e espiritual da organizao religiosa; VI esforar-se para viver de acordo com as crenas e princpios adotados pelo Conselho. Pargrafo nico. O valor das contribuies anuais ser fixado de acordo com critrios estabelecidos no Regimento Interno em quantia no superior a R$50,00 (cinquenta reais) para membros plenos e membros associados apoiadores, ficando isentos os membros associados honorrios.

CAPTULO III ADMINISTRAO Art. 15. So rgos administrativos do Conselho: I - Assembleia Geral; II - Diretoria; III - Conselho Consultivo; IV - Conselho Fiscal; V - Conselho de Comunicao e Articulao. 1 Pelo exerccio dos cargos, funes ou atribuies nos rgos referidos neste artigo, seus diretores, conselheiros ou equivalentes no percebero remunerao, vantagens, ou benefcios direta ou indiretamente por qualquer forma ou ttulo em razo de competncias, funes ou atividades que lhes sejam atribudas pelos respectivos atos constitutivos. 2 Para a realizao de suas finalidades, a Diretoria poder criar comisses de trabalho permanentes ou temporrias, departamentos ou servios. 3 Os dirigentes de comisses de trabalho, departamentos ou servios do Conselho podero ser substitudos pelo Presidente ou pela Diretoria, mesmo que sejam diretores ou integrantes de outro rgo administrativo.

Art. 16. O mandato dos integrantes da Diretoria, do Conselho Consultivo e do Conselho Fiscal ser de 2 (dois) anos, permitida 1 (uma) nica reconduo imediata ou 2

(duas) alternadas, desde que o diretor ou conselheiro desempenhe a contento as atribuies de seu cargo. Pargrafo nico. Os cargos de integrante da Diretoria e dos demais rgos administrativos so exercidos graciosamente, sem remunerao. Contudo, despesas realizadas pelo cumprimento de suas funes podem ser reembolsadas, desde que devidamente demonstrada sua necessidade e comprovado o valor.

Art. 17. O Diretor ou Conselheiro que no desempenhar satisfatoriamente seu cargo ou mostrar-se incompatvel com suas atribuies perder seu mandato e ser substitudo pela Diretoria. Pargrafo nico. O integrante da Diretoria e dos demais rgos administrativos do Conselho que faltar a 3 (trs) reunies consecutivas ou a 5 (cinco) alternadas, sem motivo justo e aceito pela Diretoria, perder automaticamente seu mandato, sendo igualmente substitudo.

SEO I ASSEMBLEIAS

Art. 18. Para tratar de assuntos que interessem a sua existncia e a sua administrao, o Conselho reunir-se- em Assembleia Geral, que seu poder soberano, constituda por seus seus membros civilmente capazes. 1 As Assembleias sero: I Gerais Ordinrias, realizadas mensalmente; II Gerais Extraordinrias, realizadas quando necessrio; III - Solenes, para a realizao de cerimnias, inaugurao de templo ou outros edifcios, consagrao de sacerdotes, fundao de novos grupos, etc. 2 As Assembleias Gerais sero instaladas pelo Presidente do Conselho ou por seu substituto legal. 3 As Assembleias Gerais sero presididas por membro pleno, presente, escolhido pelo plenrio, e secretariadas por secretrio ad hoc, indicado pelo presidente escolhido e aprovado pelo plenrio, que ficar incumbido de redigir a ata da Assembleia. Art. 19. As Assembleias Gerais Ordinrias realizar-se-o quer em reunies fsicas, quer em encontros realizados por meios eletrnicos.

1 A Assembleia Geral Ordinria realizar-se- em primeira convocao com qurum de 2/3 (dois teros) do nmero total de membros plenos do Conselho e com a presena de qualquer nmero de membros plenos decorridos 20 (vinte) minutos da primeira convocao. Suas deliberaes sero vlidas se aprovadas pela maioria absoluta de 50% (cinquenta por cento) mais 1 (um) dos votos apurados, obedecendo sempre as excees previstas neste Estatuto. 2 Para que um representante seja considerado presente a um encontro realizado em frum eletrnico, necessrio que seja confirmada sua conexo ao sistema do frum e seu total acesso a todos os procedimentos do encontro.

Art. 20. As Assembleias Solenes, por sua prpria natureza, podero realizar-se na sede do Conselho, fora desta, em reunio fsica ou eletrnica, na forma que se mostrar mais apta para atingir seu objetivo. Pargrafo nico. Dispensa-se qurum para realizao das Assembleias Solenes.

Art.

21.

As

Assembleias

Gerais

Extraordinrias

considerar-se-o

legitimamente constitudas quando convocadas com antecedncia mnima de 15 (quinze) dias em primeira convocao e com antecedncia mnima de 7 (sete) dias em segunda convocao, obrigatoriamente constando da convocao o(s) assunto(s) a ser tratados, excetuando-se a dissoluo do Conselho, para a qual sero observados os prazos previstos no art. 22, 3. Pargrafo nico. As Assembleias Gerais Extraordinrias sero convocadas pelo Presidente do Conselho, por seu substituto legal ou ainda por 1/5 (um quinto) dos membros plenos atravs de carta circular ou quaisquer outros veculos de comunicao usados pelo Conselho.

Art. 22. O Conselho poder realizar tantas Assembleias Gerais Extraordinrias quantas julgar necessrias, para deliberar sobre qualquer assunto. Contudo, os seguintes sero decididos exclusivamente em Assembleias Gerais Extraordinrias: I - eleio da Diretoria; II - destituio de componentes da Diretoria; III - reforma deste Estatuto; IV - aquisio ou alienao de bens patrimoniais imveis; V - eleio e exonerao de sacerdote;

VI - aprovao ou reforma do Regimento Interno; VII - dissoluo do Conselho. 1 Para as deliberaes a que se referem os incisos I, II, III, IV e VI deste artigo, exige-se voto favorvel de 2/3 (dois teros) dos presentes Assembleia e esta no poder, em primeira convocao, deliberar sem a maioria absoluta dos membros plenos, ou com menos de 1/3 (um tero) nas convocaes seguintes. 2 Para as deliberaes a que se refere o inciso V deste artigo, exige-se o voto favorvel de 80% (oitenta por cento) dos membros presentes Assembleia e esta no poder deliberar em primeira convocao sem a presena de, no mnimo, 2/3 (dois teros) dos membros plenos, ou, nas convocaes seguintes, com menos de 50% (cinquenta por cento) deles. 3 O qurum para deliberao sobre o inciso VII referido no caput o voto favorvel unnime dos membros plenos, no podendo a Assembleia deliberar sem que estejam presentes, em primeira convocao, ao menos 70% (setenta por cento) dos membros plenos e, em segunda convocao, 30 dias aps, o mesmo nmero de membros para qurum e votao.

SEO II DIRETORIA

Art. 23. A Diretoria, rgo incumbido de representar o Conselho e de cumprir e fazer cumprir as deliberaes da Assembleia Geral e do Conselho Consultivo, ser composta de 8 (oito) membros: I - Presidente; II - Vice-Presidente; III Secretrio-Geral; IV - 1 e 2 Secretrios; V Tesoureiro-Geral; VI - 1 e 2 Tesoureiros.

Art. 24. Diretoria, coletivamente, compete: I - administrar o Conselho com dedicao, probidade e eficincia; II - envidar esforos no sentido de promover o progresso espiritual e material e a conceituao moral cada vez maiores da organizao religiosa sob sua administrao;

III - cumprir e fazer cumprir as disposies estatutrias, regimentais e regulamentares; IV - elaborar o Regimento Interno e traar normas complementares; V - criar departamentos, servios, comisses, fixando-lhes as atribuies e funcionamento; VI - autorizar, mediante planejamento, a aplicao de verbas destinadas a reformas, atividades educacionais e outros; VI - autorizar, se necessrio, a admisso ou demisso de auxiliares da organizao ou rgos anexos; VII - conferir, mensalmente, as prestaes de contas da Tesouraria, encaminhando-as depois ao Conselho Fiscal; VIII - resolver os casos omissos do Estatuto Social.

Art. 25. A Diretoria reunir-se- mensalmente e extraordinariamente sempre que necessrio, podendo as reunies ordinrias ser suspensas ou adiadas, a livre critrio dos diretores, sendo as suas convocaes expressas verbais ou eletrnicas, de acordo com as necessidades administrativas. Pargrafo nico. Para assuntos de relevncia da organizao religiosa sero permitidas reunies de carter permanente.

Art. 26. Ao Presidente, privativamente, compete: I - representar o Conselho judicial ou extrajudicialmente, podendo delegar poderes; II - convocar e presidir as reunies da Diretoria; III - convocar as Assembleias Gerais, instalando-as, bem como presidir as reunies do Conselho Consultivo; IV - criar um clima de harmonia, liberdade, igualdade e fraternidade entre os rgos constitutivos do Conselho e nas suas relaes humanas e sociais; V - convidar e designar dirigentes de trabalhos, de departamentos ou comisses, e representantes junto aos rgos do movimento drudico e reconstrucionista cltico, substituindo-os, se necessrio; VI - rubricar todos os livros da organizao religiosa; VII - assinar com o Tesoureiro os documentos que representem valor e, com o Secretrio, a correspondncia da organizao religiosa, s deixando de faz-lo quando no houver prejuzos para o Conselho nem diminuio da segurana da administrao ou ainda quando, espontaneamente, declinar, por vontade prpria, dessa prerrogativa;

VIII - ordenar a aplicao das verbas aprovadas pela Diretoria e autorizar as despesas de carter urgente, necessrias vida social do Conselho, cientificando posteriormente Diretoria; IX - resolver os casos urgentes, de acordo com os fins do Conselho; X - apresentar relatrio de fim de mandato ou relatrios especiais para pronunciamento das Assembleias Gerais.

Art. 27. Ao Vice-Presidente, privativamente, compete: I - auxiliar o Presidente no desempenho de atribuies; II - substitu-lo nas suas faltas e impedimentos; III - coordenar os trabalhos internos do Conselho, com a superviso do Presidente.

Art. 28. Ao Secretrio-Geral, privativamente, compete: I - organizar, orientar e manter em ordem todos os servios da Secretaria; II - redigir e assinar a correspondncia, na forma estatutria, bem como redigir as atas das reunies da Diretoria e do Conselho Consultivo; III - combinar com o 1 e 2 Secretrios a distribuio de tarefas, objetivando maior produtividade dos servios da Secretaria e a coordenao de suas funes.

Art. 29. Ao 1 Secretrio, privativamente, compete: I - auxiliar o Secretrio-Geral no desempenho de suas atribuies e funes de Secretaria; II - substituir o Secretrio-Geral nas suas faltas e impedimentos.

Art. 30. Ao 2 Secretrio, privativamente, compete: I - auxiliar o Secretrio-Geral e o 1 Secretrio no desempenho das suas atribuies e funes de Secretaria; II - substitu-los nas suas faltas e impedimentos.

Art. 31. Ao Tesoureiro-Geral, privativamente, compete: I - arrecadar todos os valores do Conselho que venham a integrar a receita e o patrimnio da organizao religiosa; II - assinar com o Presidente todos os documentos que representem valor ou impliquem em responsabilidade econmica; III - efetuar pagamentos autorizados;

IV - depositar em estabelecimentos bancrios ou congneres, escolhidos pela Diretoria, os valores em dinheiro, salvo ordem em contrrio da Diretoria, em vista das circunstncias sociais do Conselho; V - apresentar balancetes mensais para aprovao da Diretoria; VI - pedir a prestao de contas de cobradores da organizao religiosa e manter em dia a relao dos bens patrimoniais do Conselho; VII - distribuir com o 1 e 2 Tesoureiros as tarefas, objetivando maior produtividade dos servios da Tesouraria e a coordenao de suas funes; VIII - apresentar a relao dos membros quites com a Tesouraria, com direito de participar e votar na Assembleia Geral; IX - apresentar balano anual e de fim de mandato, para a aprovao da Assembleia Geral, com o competente parecer do Conselho Fiscal do Conselho.

Art. 32. Ao 1 Tesoureiro, privativamente, compete: I - auxiliar o Tesoureiro-Geral no desempenho de suas atribuies e funes de Tesouraria; II - substituir o Tesoureiro-Geral nas suas faltas e impedimentos.

Art. 33. Ao 2 Tesoureiro, privativamente, compete: I - auxiliar o Tesoureiro-Geral e o 1 Tesoureiro no desempenho de suas atribuies e funes de Tesouraria; II - substitu-los nas suas faltas e impedimentos.

SEO III CONSELHO CONSULTIVO

Art. 34. O Conselho Consultivo, composto de 03 (trs) membros efetivos e de 03 (trs) membros suplentes, rgo de administrao e orientao, opinativo, nos assuntos de trabalho coletivo, realizaes por equipes ou iniciativas de maior responsabilidade. 1 As reunies do Conselho Consultivo sero convocadas, quando necessrias, pela Diretoria ou Assembleia Geral e tero carter opinativo, podendo a Diretoria seguir a sua prpria orientao, assumindo, nesse caso, exclusiva responsabilidade por suas decises.

2 As reunies do Conselho Consultivo sero presididas e secretariadas, respectivamente, pelo Presidente e pelo Secretrio-Geral da Diretoria ou seus substitutos legais.

SEO IV CONSELHO FISCAL

Art. 35. O Conselho Fiscal constitudo por 3 (trs) membros sob a presidncia de um de seus componentes, podendo ter tambm igual nmero de suplentes, escolhidos pela Assembleia Geral.

Art. 36. Ao Conselho Fiscal compete apreciar os balancetes, balanos e relatrios da Diretoria, aprovando-os ou emitindo pareceres para a Assembleia Geral, pronunciando-se igualmente nos demais assuntos tcnico-financeiros da organizao religiosa, antes ou depois de sua realizao, conforme as necessidades administrativas.

SEO V CONSELHO DE COMUNICAO E ARTICULAO

Art. 37. O Conselho de Comunicao e Articulao formado pelos representantes de grupos locais e/ou associados, filiados ou convidados pelo Conselho, que possam cooperar com seus objetivos, iniciativas e planos de trabalho.

Art. 38. Compete ao Conselho de Comunicao e Articulao: I - deliberar, luz da tradio cltica, sobre assuntos doutrinrios, direcionais e unificadores do movimento drudico e reconstrucionista cltico de seus prprios grupos locais, coordenados pelo Conselho ou de que este faa parte; II - colaborar, por todas as formas, no trabalho de confraternizao da comunidade drudica e reconstrucionista cltica e ajudar o Conselho a cumprir as suas finalidades, mormente as previstas no art. 3, I e IV; III - trabalhar no sentido de maior entendimento entre os seguidores das diversas doutrinas religiosas, filosficas, cientficas e sociais, tomando a frente no esforo do Conselho para divulgar e esclarecer a opinio pblica a respeito da religio drudica e das tradies clticas.

Pargrafo nico. As decises tomadas pelo Conselho de Comunicao e Articulao so autnomas, desde que: I - coerentes com as premissas bsicas e fins do Conselho; II - respeitem o carter democrtico em suas deliberaes, consideradas normas gerais a ser livremente aceitas e a ser voluntariamente seguidas pelos grupos locais, harmoniosamente unidos.

Art. 39. Compete aos representantes dos grupos locais traar as normas de funcionamento do Conselho de Comunicao e Articulao e suas relaes com os demais rgos administrativos.

CAPTULO IV PATRIMNIO E RECEITA

Art. 39. O patrimnio do Conselho constitudo por todos os bens mveis ou imveis que possua ou venha a possuir, adquiridos na forma da lei.

Art. 40. O patrimnio do Conselho ser administrado e aplicado segundo as finalidades e necessidades sociais.

Art. 41. Nas aquisies, alienaes ou transaes imobilirias, visando ao bem e prosperidade da organizao religiosa, devero manifestar-se o Conselho Fiscal, o Conselho Consultivo e, se necessrio, a critrio da Diretoria, a Assembleia Geral Extraordinria. Pargrafo nico. No caso de evidente benefcio social, poder a Diretoria dispensar as formalidades previstas no caput.

Art. 42. Constituem fonte de receita da organizao religiosa: I - contribuies dos membros; II - doaes, legados e aluguis; III - juros e rendimentos; IV - promoes beneficentes, incluindo participao em feiras e venda de publicaes.

CAPTULO V

ELEIES

Art. 43. Na renovao dos mandatos administrativos do Conselho, que ocorrer em Assembleia Geral Extraordinria, consoante disposio do art. 22, I, a Diretoria poder sugerir ao plenrio uma chapa de candidatos considerada ideal, tendo em vista os princpios e finalidades da organizao religiosa, sua harmonia interna e sua sobrevivncia. 1 Havendo mais de uma chapa, apresentada antes da instalao da Assembleia, devero as mesmas ser aprovadas previamente pela Diretoria ainda em exerccio, se preencherem as condies estabelecidas no artigo anterior, a livre e consciente critrio da vigente Diretoria, para ser indicada como sugesto Assembleia Geral. 2 Poder haver chapa de candidatos no indicados pela Diretoria, satisfeitas as condies do art. 13, I.

Art. 44. A Assembleia poder decidir por aclamao, escrutnio secreto ou por votao aberta e nominal e, em se tratando de renovao administrativa, o Presidente da Mesa proclamar os eleitos, os quais sero empossados logo aps a proclamao dos resultados e assumiro seus mandatos no dia 31 (trinta e um) de outubro do ano civil em que for realizada a Assembleia para eleio da administrao. Pargrafo nico. A Diretoria elaborar regulamento para orientar o processo eletivo para renovao da administrao.

CAPTULO VI DISSOLUO

Art. 45. O Conselho, na forma do art. 22, VII e 3, somente poder ser dissolvido por deciso de Assembleia Geral Extraordinria quando no estiver, reconhecidamente, cumprindo suas finalidades.

Art. 46. Dissolvida a organizao, o remanescente de seu patrimnio lquido ser destinado a entidade de fins no econmicos com objetivos idnticos ou semelhantes existente no mesmo Municpio, Estado, no Distrito Federal ou no Territrio Nacional, conforme deliberao dos membros plenos.

1 Por deliberao dos membros plenos, podero estes, antes da destinao do remanescente referida neste artigo, restituir, atualizado o respectivo valor, as contribuies que tiverem prestado ao patrimnio da organizao os seus integrantes. 2 No existindo no Municpio, no Estado, no Distrito Federal ou no Territrio em que a associao tiver sede, instituio nas condies indicadas neste artigo, o que remanescer do seu patrimnio se devolver Fazenda do Estado, do Distrito Federal ou da Unio.

CAPTULO VII DISPOSIES GERAIS E TRANSITRIAS

Art. 47. At que seja possvel o preenchimento de todos os cargos previstos no Cap. III, Sees, II, III, IV e V deste Estatuto, o Conselho ser administrado pelos seguintes Diretores: I - Presidente; II - Secretrio-Geral; III - Tesoureiro. Pargrafo nico. Os Diretores mencionados no "caput" deste artigo podero criar comisses formadas por Associados, confiando a essas a realizao das finalidades estatutrias, ou delegar funes especficas a membro do Conselho, com vistas a assegurar seu bom funcionamento.

Art. 48. Os integrantes da Diretoria, do Conselho Fiscal, do Conselho Consultivo ou do Conselho de Comunicao e Articulao no podero usar a organizao ou o patrimnio social como garantia de quaisquer compromissos, tais como fianas, avais, endossos ou abonos, para benefcio prprio.

Art. 49. O Conselho no conceder avais ou fianas nem assumir quaisquer obrigaes estranhas a suas finalidades.

Art. 50. O presente Estatuto poder sofrer reforma aps a vigncia mnima de um ano contado da data da presente Assembleia de fundao.

Art. 51. O presente Estatuto, aprovado pela Assembleia Geral Extraordinria realizada em ... de ... de ..., entrar em vigor nessa data, revogando-se quaisquer disposies em contrrio.

..., de ... de ...

......................................... XXXXXXXXXX Presidente CPF n .....

......................................... XXXXXXXXXX Secretrio-Geral CPF n .....

......................................... XXXXXXXXXX Advogado OAB/XX n .....

Вам также может понравиться