Вы находитесь на странице: 1из 10

ESTUDO DE CASO SEGUNDO TEORIA DE WANDA DE AGUIAR HORTA Barbara Nesi1 Mariana Freitas Comin2

RESUMO: Este artigo com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso apresenta os resultados de um estudo desenvolvido no setor de Oncologia do Hospital So Jos, no municpio de Cricima, tendo por objetivo realizar a sistematizao de assistncia em enfermagem, com nfase em um paciente oncolgico, aplicando a teoria da metodologia da assistncia de enfermagem de Wanda Horta, tendo em vista a humanizao do paciente e por fim desenvolver os respectivos diagnsticos e planos de cuidados visando proporcionar um melhor entendimento quando ao diagnstico do paciente e uma melhor ambiente ao paciente baseado na sua integralidade. Palavras chaves: Wanda Horta. Oncologia. Humanizao. Integralidade.

1. INTRODUO A relao estabelecida entre o profissional de sade e as pessoas quais assiste fundamental, pois, a depender da qualidade das interaes, ser melhor ou menor o potencial de construir confiana, estabelecer vnculos e provocar transformaes pessoais que contribuam para a produo de sade. O profissional deve considerar a pessoa na sua integralidade, valorizar sua unicidade e singularidade, procurando construir uma relao de sujeito com sujeito. (MINISTRIO DA SADE, 2010) O estudo de caso foi realizado com um paciente internado no setor de oncologia do Hospital So Jos por meio de consultas de enfermagem na qual obtiveram-se os dados a cerca da histria e contexto familiar, bem como dos hbitos de vida , da patologia egressa e atual buscando questionar-se: quais as necessidades humanas bsicas esto sendo realizadas pelo paciente para obter o equilbrio no processo sade/doena? A consulta de enfermagem busca conhecer o ciclo de vida do paciente, ajudando muito o profissional de sade a formular hipteses mais prximas da realidade sobre os problemas que a pessoa est vivendo e que tem implicaes no processo sade-doena.
1

de

Acadmica da 5 fase do curso de enfermagem da Universidade do Extremo Sul Catarinense Unesc.

Professora e supervisora do estgio em Integralidade no processo de cuidar e enfermagem ao adulto e idoso


hospitalizado da 5 fase do curso de enfermagem da Universidade do Extremo Sul Catarinense Unesc. 2 .

fundamental importncia que os profissionais busquem conhecer e utilizar essas ferramentas no cotidiano de suas prticas. Isso permitir uma ateno mais adequada, com resultados mais conscientes e duradouros. Seguem as informaes coletadas durante a entrevista de enfermagem os respectivos diagnsticos e planos de cuidados, os quais foram elaborados a partir das demandas teraputicas apresentadas pela paciente.

2. BASE TERICA 2.1. Cncer Gstrico Muitos cnceres gstricos so adenocarcinomas, eles podem ocorrer em qualquer lugar do estmago. (BRUNNER, 2010). O tumor infiltra-se na mucosa adjacente, penetrando na parede do estmago e nas estruturas e rgos adjacentes. A metstase atravs dos vasos linfticos at a cavidade peritoneal ocorre tardiamente na doena. (BRUNNER, 2010). 2.2 Manifestaes Clnicas Os sintomas da doena precoce, como a dor aliviada por anticidos, assemelham-se queles das lceras benignas e raramente so definidos, porque a maioria dos tumores gstricos comea na curvatura menor do estmago, onde provocam poucos distrbios na funo gstrica. Os sintomas da doena progressiva compreendem a dispesia, saciedade precoce, perda de peso, dor abdominal aps refeies, nuseas e vmitos, e sintomas semelhantes quelas da doena da lcera pptica. (BRUNNER, 2010). 2.3 Histrico e Achados Diagnsticos O cncer gstrico avanado pode ser palpvel como uma massa. A ascite e a hepatomegalia podem estar aparentes quando as clulas cancerosas geram metstase para o fgado. A esofagogastroduodenoscopia para bipsia e lavados citolgicos constitui o exame diagnstico de escolha, e o exame radiolgico baritado do trato GI superior tambm pode ser realizado. O ultra-som endoscpico um importante instrumento para avaliar a profundidade tumoral e qualquer envolvimento de linfonodos. A tomografia computadorizada completa os

exames diagnsticos, principalmente para avaliar a ressecabilidade cirrgica do tumor antes que a cirurgia seja agendada. A TC do trax, abdome e pelve valiosa no estagiamento do cncer gstrico, porque determina a existncia de metstases. (BRUNNER, 2010).

2.4 Tratamento Mdico No existe tratamento bem-sucedido para o carcinoma gstrico, exceto a remoo do tumor. Quando o tumor pode ser removido enquanto ainda localizado no estmago, o paciente pode ser curado. Uma laparoscopia diagnstica pode ser a conduta cirrgica inicial para avaliar o tumor gstrico, obter tecido para o diagnstico patolgico e detectar metstases. O paciente com tumor aparentemente ressecvel deve submeter-se a um procedimento cirrgico aberto para ressecar o tumor e os linfonodos apropriados. Uma gastrectomia total pode ser realizada para o cncer ressecvel na poro mdia ou corpo do estmago. J a subtotal radical empreendida para um tumor ressecvel nas pores mdia ou corpo do estmago. Gastrectomia subtotal radical empreendida para um tumor ressecvel nas pores mdia e distal do estmago. Quando o tratamento cirrgico no oferece cura, o tratamento com quimioterapia pode oferecer controle adicional da doena ou alvio. (BRUNNER, 2010).

3. REFERENCIAL TERICO

Wanda de Aguiar Horta nasceu em 11 de agosto de 1926, em Belm do Par. Exerceu funes didticas, tcnicas e administrativas. Realizou palestras, aulas, conferncias e ministrou inmeros cursos. Obteve bolsa de estudos e viagens culturais para Portugal, Espanha, Blgica, Itlia, Sua e Estados Unidos. Realizou outras atividades profissionais para participao em bancas examinadoras, orientao de teses de Doutorado e Mestrado. A teoria de Horta fundamenta-se em uma abordagem humanista e emprica, a partir da teoria da motivao humana, de Maslow. Admite o ser humano como parte integrante do universo e desta integrao surgem os estados de equilbrio e desequilbrio no tempo e no

espao. Os seres humanos tm necessidades bsicas, que buscam satisfazer neste processo interativo. O foco de enfermagem, segundo Horta apud Leopardi, 2006, pg. 191.
levar o ser humano ao estado de equilbrio, ou seja, sade, pelo atendimento de suas necessidades bsicas, constitudas conceitualmente como problemas de enfermagem. O enfermeiro tem como responsabilidade avaliar as necessidades no cobertas por aes do prprio paciente, para supri-las com os cuidados planejados de acordo com o grau de dependncia do mesmo.

Embora no esteja claro, Horta prope que o enfermeiro seja o agente da ao de enfermagem, atravs de sua capacidade como profissional cientificamente embasado. (LEOPARDI, 2006, p. 191).

4. METODOLOGIA

Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Segundo Minayo (2004, p. 21)
(...) a pesquisa qualitativa responde a questes muito particulares. Ela se preocupa, nas cincias sociais, com um nvel de realidade que no pode ser quantificado. Ou seja, ela trabalha com o universo de significados, motivos, aspiraes, crenas, valores e atitudes, o que corresponde a um espao mais profundo das relaes, dos processos e dos fenmenos que no podem ser reduzidos operacionalizao de variveis.

O estudo foi realizado no setor de oncologia do hospital So Jos, Cricima, durante o estgio da 5 fase, do Curso de Enfermagem da UNESC. Teve como participante um paciente escolhido levando-se em conta a participao voluntria do mesmo. A coleta de dados deu-se por meio de consultas de enfermagem segundo o mtodo OTDPIA, que utilizado pelo Curso de Enfermagem da UNESC. O mtodo uma maneira sistemtica e ordenada de delimitar problemas, fazer planos para resolv-los, executar esse plano, mesmo que delegando algumas tarefas e, por fim, avaliar a extenso da eficcia na resoluo do problema (LEOPARDI, 2006, p.37). Ento o mtodo OTDPIA composto de O (ouvir) e o T (tocar/exame fsico) que compreende a parte do levantamento de dados referente o estado de sade do sujeito. O D (diagnstico) compreende a avaliao dos dados obtidos durante o ouvir e o tocar, a fim de identificar problemas e necessidades que exigem cuidados. O P (plano de cuidados) compreende a criao de metas e de um plano de

cuidado destinado a ajudar o paciente a resolver os problemas diagnosticados e a alcanar as metas identificadas (BRUNNER, 2002, p. 27). O I (interveno) compreende a ao, o colocar em prtica o que foi planejado at ento. a mobilizao das competncias do enfermeiro na execuo do plano de cuidados. E por fim, o A que compreende a avaliao final do que foi planejado e aplicado, se realmente houve melhora ou se houve mudana para pior, ou ainda se a situao continuou inalterada. O OTDPIA se operacionaliza na metodologia da assistncia de enfermagem com base na teoria escolhida, sendo neste estudo utilizada a teoria das necessidades humanas bsicas de Wanda Horta.

5. APRESENTAO E ANALISE DE DADOS 5.1. Coleta de dados As consultas de enfermagem foram realizadas com o paciente durante o perodo de estgio no setor de oncologia. Conhecemos o paciente durante o estgio, onde passamos a acompanh-lo diariamente e coletar os dados a cerca de seu contexto. 5.2. Analise dos dados A anlise de dados transcorreu com a realizao dos diagnsticos de enfermagem, que segundo Leopardi (2006, p.69) descreve problemas de sade atuais ou potenciais que os enfermeiros podem tratar, com modos teraputicos especficos, que definido pela NANDA como:
Julgamento clnico sobre as respostas do individuo, da famlia ou da comunidade a problemas de sade/processos vitais reais ou potenciais. O diagnostico de enfermagem constitui a base para a seleo das intervenes de enfermagem para o alcance dos resultados pelos quais o enfermeiro responsvel. (NANDA, 2009-2011, p 377).

Optou-se por realizar o ouvir e o tocar de forma individual para melhor descrever as alteraes observadas na evoluo/involuo das intervenes aplicadas.

6 Primeira Consulta de Enfermagem 6.1. 1 Ouvir M, S, C, 41 anos, casada, um filho adotivo, alfabetizada, cursou at a 4 srie do ensino primrio,do lar, natural de Cricima, atualmente moradora do Capo Bonito, Cricima- SC, casa prpria, de alvenaria possuindo seis cmodos, com saneamento bsico, renda de dois salrios mnimos proveniente do trabalho do marido que atua como marcineiro, catlica praticante, relata que ia a missa todos os domingos antes de sua internao. Gosta de fazer croch, de auxiliar no trabalho da parquia de sua comunidade coletando, consertando, lavando e doando roupas para crianas carentes, sendo que tem muita satisfao na realizao da mesma, assiste TV a noite, no pratica atividades fsicas porque no gosta. Relata que descobriu ter cncer no estmago ano passado, que atualmente havia terminado seu tratamento, retirou uma parte do estmago em outubro de 2010 e realizou 25 sesses de radioterapia e seis meses de quimioterapia quando em exames de rotina no ms de setembro de 2011 foi detectado que ainda havia ndulos no estmago, est internada para realizar nova cirurgia para retirada de parte do estmago e os ovrios. Refere no conseguir alimentar-se, sente enjo e dor abdominal, bebe cerca de um copo de gua por dia, mas no sente sede, apenas para ingerir medicao. Eliminaes vesicais presentes, aproximadamente 6 vezes ao dia em grande quantidade de colorao clara, eliminaes intestinais ausentes h trs dias. Dorme cerca de 8 horas por dia, sente muito sono durante sua hospitalizao, associa ao fato de tomar remdios para enjo. Ao ser questionada sobre higiene toma banho diariamente sem auxilio. Acredita que depois desta cirurgia ir melhorar e espera voltar para casa assim que possvel.

6.2 TOCAR Apresenta bitipo mediolneo, de aproximadamente 1,67 m e 58 kg. Cabelos de colorao grisalha, curto. Couro cabeludo com presena de abaulamento em regio occipital. Tipo de face tpica, expresso facial de desnimo, pele da face de textura enrugada apresentando colorao plida, integra sensibilidade ttil, mucosa ocular normocorada, olhos simtricos, de colorao escura, abertura ocular espontnea, pupilas isocricas, fotorreagentes, campo visual esquerda e a direita com mais ou menos 85% e 70%

respectivamente da viso, leve exoftalmia, leve edema supra palpebral. Pavilhes auditivos normais, limpos, Narinas normais, simtricas, sem presena de cornetos aumentados, pouca presena de vibricias. Lbios rosados, finos, mucosa oral corada, prtese dentria superior, presena de cries em dentes inferiores, lngua com presena de saburra, halitose. Apresenta resposta verbal imediata as indagaes. Pescoo apresenta pele de textura levemente enrugada, simtrico palpao da artria cartida com pulsao regular e cheia, glndula tireide palpvel, lisa e mobilidade normal. Membros superiores com acesso venoso flexvel em membro superior direito recebendo fluidoterapia. Apresenta pele de textura lisa, seca, presena de sinais hipercrmicos. Extremidades quentes, bom enchimento capilar, veias de fcil visualizao, unhas normais e cortadas com boas condies de higiene sem presena de leuconquias. Trax simtrico, expansibilidade torcica normal, frmito toracovocal presente, mamas simtricas grandes e flcidas, sem presena de ndulos a palpao, mamilos protusos e ausncia de secreo a expresso mamilar, ausculta pulmonar com presena de murmrios vesiculares. Ausculta cardaca normofontica, bulhas cardacas em dois tempos. Abdome flcido, distendido, presena de cicatriz cirrgica de aproximadamente 10 centmetros em regies hipogstrica e mesogstrica. Dor a palpao em flanco esquerdo, rudos hidroareos audveis em colo ascendente, transverso e descendente, sons timpnicos em colo transverso e descendente. Deambulao normal, textura da pele lisa, seca, unhas limpas e curtas, fora muscular de membros inferiores presente. Sinais vitais: P.A: 120x 60 mmHg T: 36,2 C F.R: 25 mrpm F.C: 62 bpm

Medicamentos em uso: Morfina, Dimeticona, Losartana potssica, Ondansetrona, Ranitidina. 6.3 3 DIA Acompanhado paciente durante o perodo de estgio, relata ter passado bem noite, dormindo cerca de 8 horas. Refere queixas lgicas durante todo o perodo vespertino em flanco esquerdo. No se alimentou pela manh, almoou em pouca quantidade devido a fortes episdios de enjo, durante a tarde bebeu gua. Relata ter urinado poucas vezes por dia cerca de 2 vezes eliminaes intestinais ausentes, realizou banho de asperso sozinha, deambulou

pouco. No momento da consulta apresenta-se comunicativa, sentindo desconforto abdominal. Realizado massagem para melhorar trnsito intestinal. Sinais Vitais: PA: 120 x 70mmHg, T:36,4C F.R: 28 mrpm F.C: 64 bpm.

6.1.2 Diagnsticos, Planos e Intervenes de Enfermagem. D1: Nutrio desequilibrada: menos do que as necessidades corporais relacionado a capacidade prejudica de digerir os alimentos caracterizado por relato de ingesto inadequada de alimentos, menor que a PDR (poro diria recomendada). P1: Orientar sobre a importncia de uma alimentao balanceada e saudvel para uma melhor qualidade de vida e no quadro nutricional da mesma. Incentivar a ingesto de nutrientes lquidos ou pastosos, conforme dieta que lhe prescrita. I1: Orientado consumo de frutas disponveis da poca de baixo custo, verduras, sucos, que o paciente possa implantar na sua alimentao e que sejam do seu gosto, pertinentes na sua dieta prescrita pela nutrio. D2: Dentio prejudicada relacionado a hbitos alimentares caracterizado por cries na boca e falta de alguns dentes. P2: Explicar sobre a importncia de realizar a escovao depois de todas as refeies. Estimular a paciente a procurar um odontlogo para avaliao da sade bucal, assim que ela retorne as suas atividades dirias. I2: Explicado sobre a necessidade de escovar os dentes depois das refeies para evitar doenas bucais e sensibilizado a procurar o profissional odontlogo assim que for possvel para avaliao da sade bucal. D3: Constipao relacionada a tumores caracterizado por freqncia diminuda. P3: Incentivar a ingesto de fibras que sejam pertinentes a sua dieta e aumentar a ingesto de gua, estimular a deambulao, realizar massagem abdominal. I3: Sensibilizado a ingesto de fibras, realizado massagem abdominal para melhorar trnsito intestinal.

D4: Ansiedade relacionada ameaa ao estado de sade caracterizado por preocupao. P4: Buscar compreender a perspectiva do paciente sobre a situao temida, encorajar a verbalizao de sentimentos, percepes e medos, orientar o paciente quanto ao uso de tcnicas de relaxamento. I4: Dialogado com a paciente sobre suas perspectivas em relao a cirurgia, orientado ao paciente a realizar atividades que lhe do prazer mesmo no ambiente hospitalar como fazer croch, ler, conversar com familiares. D5: Risco de infeco relacionado a defesas secundrias inadequadas. P5: Trocar dispositivo longo de acesso venoso perifrico sempre que estiver com data prevista de vencimento, lavar as mos e orientar sobre a importncia da mesma ao entrar em contato com a paciente. I6: Realizado higiene das mos sempre que entrado em contato com paciente. Avaliao: A paciente demonstrou interesse nas orientaes, sendo sempre colaborativa aos questionamentos e exame fsico. A sistematizao de assistncia em enfermagem foi aplicada, porm pela natureza do estgio, s foi possvel observar a evoluo da mesma durante uma semana.

7. CONSIDERAES FINAIS

Neste estudo verifiquei a importncia da consulta em enfermagem, da assistncia integral ao paciente contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, atravs da assistncia contnua, criao de planos e intervenes e anlise. Sempre associando as teorias aprendidas em sala de aula com a prtica diria das rotinas do setor hospitalar. Pode-se observar a importncia de participao de outros profissionais na manuteno da sade do paciente. Durante o transcorrer do estgio implementou-se a sistematizao de assistncia em enfermagem, verificando a importncia da mesma como ferramenta de trabalho ao enfermeiro e viabilizador de respostas em relao a evoluo do paciente.

8 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Brasil. Ministrio da Sade. Secretria de Ateno Sade. Departamento de Ateno Bsica. Sade sexual e sade reprodutiva/ Ministrio da Sade, Secretria de Ateno Sade, Departamento de Ateno Bsica. Braslia: Ministrio da Sade, 2010. (Cadernos de Ateno Bsica, n 26). BRUNNER, L. S. et al. Brunner & suddarth tratado de enfermagem mdico-cirrgica. 10.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. 2308p. LEOPARDI, M. T. Teoria e mtodo em assistncia de enfermagem. Florianpolis: Soldasoft, 2006. 393 p. NANDA - NORTH AMERICAN NURSING DIAGNOSIS ASSOCIATION. Diagnsticos de Enfermagem da NANDA: definies e classificao 2010-2011. Porto Alegre: ArTmed, 2008. 452 p. ANDRADE, Maria Margarida de. Introduo Metodologia do Trabalho Cientfico. So Paulo, Editora Atlas, 2003, 174 p.

Вам также может понравиться