Вы находитесь на странице: 1из 5

Compilado pela Equipe do Portal de Contabilidade

ATIVO: So todos os bens, direitos e valores a receber de uma entidade. Contas do ativo tm saldos devedores, exceo das contas retificadoras (como depreciao acumulada e provises para ajuste ao valor de mercado). ATIVO CIRCULANTE: Dinheiro em caixa ou em bancos; bens, direitos e valores a receber no prazo mximo de um ano, ou seja realizvel a curto prazo, (duplicatas, estoques de mercadorias produzidas, etc); aplicaes de recursos em despesas do exerccio seguinte. ATIVO DIFERIDO: Subgrupo de contas de despesas pr-operacionais e os gastos de reestruturao que contribuiriam, efetivamente, para o aumento do resultado de mais de um exerccio social e que no configurem to-somente uma reduo de custos ou acrscimo na eficincia operacional. ATIVO PERMANENTE: Grupo de contas que englobavam recursos aplicados em todos os bens ou direitos de permanncia duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade. O Ativo Permanente era composto de subgrupos: Investimentos, Imobilizado, Intangvel e Diferido. A partir de 04.12.2008 tal terminologia foi extinta pela MP 449/2008, passando a integrar o Ativo No Circulante. ATIVO NO CIRCULANTE: So includos neste grupo todos os bens de permanncia duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade. O Ativo No Circulante ser composto dos seguintes subgrupos: Ativo Realizvel a Longo Prazo Investimentos Imobilizado Intangvel BALANO: um quadro (mapa, grfico, etc.) onde demonstrada a situao econmica/ financeira da empresa na data a que o balano diz respeito. O balano avalia a riqueza, isto , o valor da empresa, mas no demonstra o seu resultado, apenas o apresenta em valor total, sendo a sua demonstrao feita num outro documento chamado "demonstrao de resultados". O balano composto por duas partes, que se encontram sempre em equilbrio.O Ativo igual ao Passivo mais o Patrimnio Lquido. BALANO PATRIMONIAL: a demonstrao contbil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posio patrimonial e financeira da Entidade. BENS: Tudo que pode ser avaliado economicamente e que satisfaa necessidades humanas. BENS DE CONSUMO: So bens no durveis ou que so gastos ou consumidos no processo produtivo - depois de consumidos, representam despesas, tais como: combustveis e lubrificantes, material de escritrio, material de limpeza, etc. BENS DE RENDA: No destinados aos objetivos da empresa (imveis destinados renda ou aluguel). BENS FIXOS OU IMOBILIZADOS: Representam os bens durveis, com vida til superior a 1 ano, como imveis, veculos, mquinas, instalaes, equipamentos, mveis e utenslios.

BENS INTANGVEIS: No possuem existncia fsica, porm, representam uma aplicao de capital indispensvel aos objetivos sociais, como marcas e patentes, frmulas ou processos de fabricao, direitos autorais, autorizaes ou concesses, ponto comercial e fundo de comrcio. CAPITAL DE TERCEIROS: Representam recursos originrios de terceiros utilizados para a aquisio de ativos de propriedade da entidade. Corresponde ao passivo exigvel. CAPITAL PRPRIO: So os recursos originrios dos scios ou acionistas da entidade ou decorrentes de suas operaes sociais. Corresponde ao patrimnio lquido. CAPITAL SOCIAL: o valor previsto em contrato ou estatuto, que forma a participao (em dinheiro, bens ou direitos) dos scios ou acionistas na empresa. CAPITAL TOTAL DISPOSIO DA EMPRESA: Corresponde soma do capital prprio com o capital de terceiros. tambm igual ao total do ativo da entidade. CONTABILIDADE: a cincia que estuda e controla o patrimnio, objetivando representlo graficamente, evidenciar suas variaes, estabelecer normas para sua interpretao, anlise e auditagem e servir como instrumento bsico para a tomada de decises de todos os setores direta ou indiretamente envolvidos com a empresa. CONTABILIDADE CIVIL: exercida pelas pessoas que no tm como objetivo final o lucro, mas sim o instituto da sobrevivncia ou bem-estar social. CONTABILIDADE PRIVADA: Ocupa-se do estudo e registro dos fatos administrativos das pessoas de direito privado, tanto as fsicas quanto as jurdicas, alm da representao grfica de seus patrimnios, dividindo-se em civil e comercial. CONTAS DE RESULTADO: Registram as receitas e despesas, permitindo demonstrar o resultado do exerccio. CONTAS PATRIMONIAIS: Representam os elementos ativos e passivos (bens, direitos, obrigaes e situao lquida). CONTAS RETIFICADORAS DO ATIVO: So contas redutoras classificadas no ativo, tendo saldos credores, por isso so demonstradas com o sinal (-). DEMONSTRAO DE FLUXO DE CAIXA (DFC): Relaciona o conjunto de ingressos e desembolsos financeiros de empresa em determinado perodo. Procura-se analisar todo deslocamento de cada unidade monetria dentro da empresa. DEMONSTRAO DE LUCROS/ PREJUZOS ACUMULADOS (DLPA): Tem por DEMONSTRAO DO RESULTADO DO EXERCCIO (DRE): Destina-se a evidenciar a formao de resultado lquido do exerccio, diante do confronto das receitas, custos e despesas apuradas segundo o regime de competncia. DEMONSTRAES FINANCEIRAS (OU CONTBEIS): Representao monetria estruturada da posio patrimonial e financeira em determinada data e das transaes realizadas por uma entidade no perodo findo nessa data. DESPESAS: So gastos incorridos para, direta ou indiretamente, gerar receitas. As despesas podem diminuir o ativo e/ou aumentar o passivo exigvel, mas sempre provocam diminuies na situao lquida.

DIREITOS: Valores a serem recebidos de terceiros, por vendas a prazo ou valores de nossa propriedade que se encontram em posse de terceiros. EQUAO FUNDAMENTAL DA CONTABILIDADE: Ativo = Passivo Exigvel + Patrimnio Lquido. ESTOQUES: Representam os bens destinados venda e que variam de acordo com a atividade da entidade. Ex: produtos acabados, produtos em elaborao, matrias-primas e mercadorias.. EXERCCIO SOCIAL: o espao de tempo (12 meses), findo o qual as pessoas jurdicas apuram seus resultados; ele pode coincidir, ou no, com o ano-calendrio, de acordo como que dispuser o estatuto ou o contrato social. Perante a legislao do imposto de renda, chamado de perodo-base (mensal ou anual) de apurao da base de clculo do imposto devido. EXIGVEL LONGO PRAZO: At 04.12.2008, classificavam-se como exigibilidades com vencimento aps o encerramento do exerccio subseqente. A partir desta data, tais exigibilidades so denominadas "Passivo No Circulante". FATOS ADMINISTRATIVOS: So os que provocam alteraes nos elementos do patrimnio ou do resultado. Por essa razo, tambm so denominados fatos contbeis. FATOS PERMUTATIVOS: So os que no provocam alteraes no valor do patrimnio lquido (PL) ou situao lquida (SL), mas podem modificar a composio dos demais elementos patrimoniais. FUNES DA CONTABILIDADE: Registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificaes do patrimnio em virtude da atividade econmica ou social que a empresa exerce no contexto econmico. IMOBILIZADO: Bens e direitos destinados s atividades da empresa; terrenos, edifcios, mquinas e equipamentos, veculos, mveis e utenslios, obras em andamento para uso prprio, etc. INVESTIMENTOS: Recursos aplicados em participaes em outras sociedades e em direitos de qualquer natureza que no se destinam manuteno da atividade da empresa. O conceito principal que a empresa no deve usar os bens nas suas atividades rotineiras; aes, patentes, obras de arte, imveis destinados ao arrendamento, imveis no utilizados. LUCROS ACUMULADOS: Resultado positivo acumulado da entidade. Enquanto no distribudos ou capitalizados, consideram-se como reservas de lucros. NOTA PROMISSRIA: Ttulo de dvida lquida e certa pelo qual a pessoa se compromete a pagar a outra uma certa quantia em dinheiro num determinado prazo. Por se tratar de ttulo emitido pelo devedor a favor do credor, dispensa a formalidade do aceite. OBRIGAES: So dvidas ou compromissos de qualquer espcie ou natureza assumidos perante terceiros, ou bens de terceiros que se encontram em nossa posse. PASSIVO A DESCOBERTO: Quando o total de ativos ( bens e direitos ) da entidade menor do que o passivo exigvel (obrigaes).

PASSIVO CIRCULANTE: Obrigaes ou exigibilidades que devero ser pagas no decorrer do exerccio seguinte; duplicatas a pagar, contas a pagar, ttulos a pagar, emprstimos bancrios, imposto de renda a pagar, salrios a pagar. PASSIVO EXIGVEL: So as obrigaes financeiras para com terceiros. Contas do passivo exigvel tm saldos credores. PATRIMNIO LQUIDO: Valor que os proprietrios tm aplicado. Contas do patrimnio lquido tm saldos credores, divide-se em: Capital social; Reservas de capital; Reservas de reavaliao, Reservas de lucros; e Lucros/Prejuzos acumulados. PASSIVO NO CIRCULANTE:Oobrigaes da entidade, inclusive financiamentos para aquisio de direitos do ativo no-circulante, quando se vencerem aps o exerccio seguinte. PERMANENTE: At 04.12.2008, relacionavam-se com bens e direitos classificveis nos investimentos, imobilizado, diferido e intangvel. Aps esta data, este grupo passou a denominar-se Ativo No Circulante, extinguindo-se tambm o subgrupo do diferido. PREJUZOS ACUMULADOS: Conta que registra as perdas acumuladas da entidade, j absorvidas pelas demais reservas ou lucros acumulados. PRINCPIOS CONTBEIS: Regras que passaram a ser seguidas e aceitas - constituindo-se a teoria que fundamenta a Cincia Contbil. No Brasil, os princpios contbeis so os estabelecidos pela Resoluo CFC 750/93 - sendo utilizados na formao deste glossrio. PRINCPIO DA COMPETNCIA: o Princpio que estabelece quando um determinado componente deixa de integrar o patrimnio, para transformar-se em elemento modificador do Patrimnio Lquido. PRINCPIO DA CONTINUIDADE: Afirma que o patrimnio da Entidade, na sua composio qualitativa e quantitativa, depende das condies em que provavelmente se desenvolvero as operaes da Entidade. PRINCPIO DA ENTIDADE: Reconhece o Patrimnio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciao de um Patrimnio particular no universo dos patrimnios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituio de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqncia, nesta acepo, o patrimnio no se confunde com aqueles dos seus scios ou proprietrios, no caso de sociedade ou instituio. PRINCPIO DA OPORTUNIDADE: Refere-se, simultaneamente, tempestividade e integridade do registro do patrimnio e das suas mutaes, determinando que este seja feito de imediato e com a extenso correta, independentemente das causas que as originaram. PRINCPIO DA PRUDNCIA: Determina a adoo do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente vlidas para a quantificao das mutaes patrimoniais que alterem o Patrimnio Lquido. PRINCPIO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL: Determina que os componentes do patrimnio devem ser registrados pelos valores originais das transaes com o mundo exterior, expressos a valor presente na moeda do Pas, que sero mantidos na avaliao das variaes patrimoniais posteriores, inclusive quando configurarem agregaes ou decomposies no interior da Entidade.

REALIZVEL LONGO PRAZO: Direitos realizveis aps o trmino do exerccio subseqente; direitos derivados de vendas, adiantamentos ou emprstimos a sociedades coligadas ou controladas, acionistas, diretores ou participantes no lucro (no constituem negcios usuais). RECEITAS: So entradas de elementos para o ativo da empresa, na forma de bens ou direitos que sempre provocam um aumento da situao lquida. REGIME DE CAIXA: Quando, na apurao dos resultados do exerccio so considerados apenas os pagamentos e recebimentos efetuados no perodo. S pode ser utilizado em entidades sem fins lucrativos, onde os conceitos de recebimentos e pagamentos muitas vezes identificam-se com os conceitos de receitas e despesas. REGIME DE COMPETNCIA: Quando, na apurao dos resultados do exerccio, so considerados as receitas e despesas, independentemente de seus recebimentos ou pagamentos. obrigatrio nas entidades com fins lucrativos. RESERVAS DE CAPITAL: So contribuies recebidas por proprietrios ou de terceiros, que nada tm a ver com as receitas ou ganhos. .

Вам также может понравиться