Вы находитесь на странице: 1из 12

ANAIS DO SETA, Nmero 4, 2010

793

A CRISE DA REPRESENTAO: ESPECIFICIDADES E CONFLUNCIAS ENTRE NEW JOURNALISM E LITERATURA


Marina Lee COLBACHINI 1

RESUMO: Este trabalho pretende abordar a crise da representao na literatura e sua relao com o movimento do new journalism. A proposta compreender as rupturas filosficas e os processos histricos que levaram ao questionamento da possibilidade de representao atravs da literatura. Em seguida, a contra-resposta dada pelos jornalistas adeptos do new journalism, ser estudada minuciosamente. Palavras-chave: crise da representao; literatura; new journalism.

SUMMARY: This paper aims to discuss the crisis of representation in the literary field and its relation with the movement new journalism. The purpose is to understand the philosophical clashes and the historical processes that lead to the questioning of the possibilities of representation. Then, the counter response given by the journalists, which were followers of the new journalism, will be studied in deep. Keywords: crisis of representation; literature and new journalism.

1. Introduo O objetivo do presente trabalho discutir a crise da representao na arte moderna, sobretudo no campo da literatura, enquanto tenso inerente ao new journalism nos EUA. Para tanto, o movimento ser caracterizado, levando em conta o contexto e a possibilidade do mesmo constituir uma espcie de resposta ao desmantelando do efeito de realidade vivido na arte moderna. A proposta associar a crise da representao no campo das artes, aqui vista como tenso inerente ao new journalism, crise do sujeito conforme teorizado nas obras Vertigem por fio, de Peter Pl Pelbart e A identidade cultural na ps-modernidade, de Stuart Hall. O texto Histrias de Assombrao, de Batchen Geoffrey potente para pensar sobre o fim da fotografia e questes relativas ao efeito de real e verdadeiro to caro nossa sociedade. Antes, porm, sero estudadas as relaes entre a crtica ao esclarecimento e possibilidade da mimesis2. Com este propsito, revisitaremos rapidamente a obra Dialtica do Esclarecimento, de Adorno e Horkheimer, publicado pela primeira vez em 1947, propondo
Mestranda do Curso de Divulgao Cientfica e Cultural do Laboratrio de Estudos Avanados em Jornalismo do IEL Unicamp, sob a orientao da profa. Dra. Graa Caldas. E-mail: marina_lee_@hotmail.com 2 Significa imitao ou representao do grego.
1

ANAIS DO SETA, Nmero 4, 2010

794

um dilogo com o texto Respostas a pergunta: O que esclarecimento?, do filsofo Immanuel Kant e publicado em revista no ano de 1783, seis anos antes da Revoluo Francesa. A inteno perceber os deslocamentos de sentido presentes na idia de esclarecimento e seus efeitos sobre o conceito de subjetividade implcito nas artes. 2. As contradies do Esclarecimento

No a conscincia do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrrio, o ser social que lhe determina a conscincia. (Marx, Karl. In: Para a Crtica da Economia Poltica)

Partindo do pressuposto de que as aes e concepes de mundo de um homem so definidas historicamente e que sua experincia enquanto ser social lhe determina a conscincia, conclui-se que as abstraes e conceitos filosficos tambm dialogam diretamente com o momento histrico no qual os sujeitos esto inseridos. Desta forma, a filosofia, bem como todas as cincias, no est alijada de seu solo social, mas literalmente plantada nele, isto , todo conceito e teoria advm de um contexto apropriado para o qual so permitidas determinadas discusses, mesmo que as idias debatidas em certas mesas sejam consideradas vanguardistas. Esta breve defesa da necessidade de contextualizao dentro da filosofia exige que as principais metforas de tal disciplina sejam esmiuadas para que se possa visualizar quais so seus fundamentos. Ainda hoje, metforas como avanar, caminhar, progredir, andar aludem a uma concepo progressiva do conhecimento, a uma linearidade do tempo que se dirige indubitavelmente ao progresso. Em Immanuel Kant (1724 1804), as imagens do caminho e da luz, apresentadas em Resposta pergunta: que Esclarecimento? (1985) confirmam o carter positivo do conhecimento. Na verdade, Kant no alegava acreditar no progresso, mas o via como fato da razo. Tal concepo guarda resqucios das conquistas do Renascimento no sculo XVI, marcado pelo antropocentrismo e pelo cientificismo. O tom ufanista, da razo enquanto certeza messinica, cujo fim inquestionvel era o prprio esclarecimento, revela contradies e determinaes de um momento histrico especfico. Para Kant a vocao do homem pensar em si mesmo, sendo que o prprio termo vocao evidencia a naturalizao do processo de esclarecimento.

ANAIS DO SETA, Nmero 4, 2010

795

Se for feita ento a pergunta: <<vivemos em uma poca esclarecida [aufgeklrten]>>?, a resposta ser: no, vivemos em uma poca de esclarecimento [Aufkrung]. Falta ainda muito para que os homens, nas condies atuais, tomados em conjunto, estejam j numa situao, ou possam ser colocados nela, na qual em matria religiosa sejam capazes de fazer uso seguro e bom de seu prprio entendimento sem serem dirigidos por outrem. Somente temos claros indcios de que agora lhes foi aberto o campo no qual podem lanar-se livremente a trabalhar e tornarem progressivamente menores os obstculos ao esclarecimento [Aufklrung] geral ou sada deles, homens de sua menoridade, da qual so culpados. Considerada sob este aspecto, esta a poca do esclarecimento [Aufklrung] ou o sculo de Frederico. (Kant, 1985:112)

A partir da leitura do pargrafo acima se conclui que Kant enxerga o esclarecimento enquanto processo em andamento, trata-se da poca do esclarecimento tambm por ele chamada de sculo de Frederico3, em vez de poca esclarecida. O germe, a semente presentes no texto Resposta pergunta: que esclarecimento? (1985), bem como as metforas do crescimento e do desabrochar de uma capacidade crtica inativa, porm inata ao homem, fortalecem a concepo de que o esclarecimento um processo natural. Kant faz uso de metforas da natureza para designar processos histricos. Pouco menos de dois sculos depois, os pensadores Adorno e Horkheimer refletiam sobre o esclarecimento, porm numa perspectiva muito negativa e questionadora em relao a alguns dos pressupostos lanados por Kant. Aps duas grandes guerras mundiais, a segunda culminando com o massacre dos judeus, havia muito a se pensar sobre os resultados do esclarecimento. Teria simplesmente a razo instrumental sobrepujado o esclarecimento? Adorno e Horkheimer vo alm e discutem a presena do mito dentro do esclarecimento, mostrando que os dois so indissociveis. Em primeiro plano, como fator decisivo da obra Dialtica do Esclarecimento (1985) esto as guerras, a perseguio aos judeus, lembrando que Horkheimer e Adorno eram judeus, a necessidade de fuga dos dois pensadores, o fechamento do Instituto de Pesquisa Social em Franfurt, o contato com a cultura espetacularizada produzida por Hollywood e pela Broadway
Frederico II, ou o Grande ou ainda o nico, foi o terceiro rei da Prssia. Considerado o primeiro dspota esclarecido, hbil guerreiro, grande administrador e apaixonado por artes, reuniu numerosos pensadores em torno de si e alcanou inmeras faanhas dentro e fora dos campos de batalha. Transformou a Prssia numa potncia econmica e sintetizou em seu reinado o esprito das luzes e as tradies prussianas. Tornou Berlim um ponto de convergncia cultural. O interessante que, ao fazer de Berlim, uma das capitais do Iluminismo, construiu sua prpria imagem de dspota esclarecido. Para ele a liberdade do cidado consistia no cumprimento das ordens do Estado, sendo que o objetivo do governo era o bem comum, a felicidade e o bem estar do povo. Seu regime foi marcado por profundas transformaes do prprio uso do poder, o que deu a Kant a oportunidade de relacion-lo a um suposto tempo do esclarecimento. As medidas tomadas pelo dspota esclarecido permitiam vislumbrar um processo no qual os sujeitos passariam a ter mais autonomia no ato de pensar. Dentre os maiores avanos estavam a concesso da liberdade religiosa e o apreo que o rei tinha por pensadores, os quais certamente lhe traziam reflexes diversas e o auxiliavam a tornar mais visvel o chamado processo de esclarecimento.
3

ANAIS DO SETA, Nmero 4, 2010

796

nos Estados Unidos, a qual eles chamaram de indstria cultural e por fim, o motivo mais importante: a necessidade de descobrir por que a humanidade, em vez de entrar em um estado verdadeiramente humano, est se afundando em uma nova espcie de barbrie? (Adorno, Horkheimer, 1985:11). A inquietao causada pelo predomnio da utopia da cincia, tida como salvadora de todos os males, somada a uma temvel falta de reflexo sobre a mesma, sobre o seu sentido, tinha como ponto de culminncia a prpria barbrie instrumentalizada ou ainda a barbrie aplicada enquanto tcnica e desenvolvida nos asspticos laboratrios. Diante deste apreo pela cincia e pelas grandes invenes a cultura terica se deteriorava gradativamente (Adorno, Horkheimer, 1985:11), da a necessidade de uma grande ateno ao texto, forma. Cabe ressaltar que a runa da cultura terica advm da falta de reflexo sobre o sentido da cincia, gerando uma verdadeira instrumentao desmemoriada da cincia (ibidem: 12). Com relao ao esclarecimento, ao pensamento crtico, concluem:
Ao tomar conscincia de sua prpria culpa, o pensamento se v privado no s do uso afirmativo da linguagem conceitual cientfica e quotidiana, mas igualmente da linguagem da oposio. No h mais nenhuma expresso que no tenda a concordar com as direes dominantes do pensamento, e o que a linguagem desgastada no faz espontaneamente suprido com preciso pelos mecanismos sociais. (ibidem: 12).

Esta culpa inerente ao movimento de esclarecimento aumenta a dificuldade na leitura do texto, bem como a apreenso de seus principais conceitos e revela a auto-destruio do esclarecimento. (ibidem:13) A metfora do germe, agora chamada de germe regressivo, retomada pelos crticos frankfurtianos ressalta o carter regressivo em vez de enfatizar a evoluo natural de um processo. Quando esta metfora deslocada de sua tpica comum, a prpria noo tradicional da histria questionada, - no se trata mais de uma histria linear. A defesa em Kant da ampliao do espao pblico em nome do esclarecimento e a idia de que a poltica remete sempre ao futuro so questionadas por Adorno e Horkheimer quando discutem a tendncia inquietante de uma elite educada tecnologicamente em deixar dominar-se pelo fascnio de um despotismo qualquer, sua afinidade autodestrutiva com a parania racista (ibidem:13), elite que justamente ocupa cargos de poder poltico e dificulta pela barbrie empregada na administrao, a compreenso do mundo contemporneo (ano de 1947).

ANAIS DO SETA, Nmero 4, 2010

797

O pensamento crtico proposto por Adorno e Horkheimer tem como ncleo duro a questo histrica, isto , sua relatividade histrica denunciada logo na nota Sobre a nova edio alem. Ainda no prefcio fica evidente a misso de apontar as iluses do progresso, as mazelas do mundo administrado que constituem a figura do capitalismo atual. No mundo administrado do nazismo no se visualizava a totalidade e a segmentao do conhecimento. Tida como organizao racional, o nazismo era a prpria doena da razo em estgio avanado. Outro ponto salutar e tambm relacionado ao momento histrico a aposta em uma humanidade sem definio essencial, sem nenhuma proposta teleolgica, mas que mesmo diante da marcha da histria, vista por eles como brbara e regressiva, no deveria ter o pensamento crtico encolhido. As novas reflexes por eles criadas se debatem com o cerceamento da imaginao terica (ibidem: 13), promovendo, como que na contramo, seno um alargamento, pelo menos uma tenso desta imaginao h muito cerceada.

3. Representao, subjetividade e esclarecimento Quando se avalia a mudana que separa a esperana de Kant, em sua concepo libertadora do esclarecimento, da noo de auto-contradio abordada por Adorno e Horkheimer, vemos uma distncia colossal. Pouco menos de dois sculos separam estes pensadores e muito foi alterado no que concerne tanto a concepo de sujeito, quanto de histria. A crena no real e na possibilidade de representao diz respeito no somente ao campo da esttica, mas tambm formao do sujeito a ao esclarecimento conforme problematizado por Adorno e Horkheimer. Os movimentos pelos quais os conceitos passam so intensificados na arte e discutidos mesmo que de forma enviesada no dia a dia do cidado comum. Em Histrias de Assombrao, Geoffrey Batchen prope que a fotografia um devir de signos, ou seja, trata-se de uma prtica dinmica de significaes. Ele distingue a imagem digital da fotografia tradicional.
A principal diferena parece ser que, enquanto a fotografia ainda reivindica algum tipo de objetividade, a imagem digital permanece abertamente ficcional. Como uma prtica que no sabidamente outra coisa, seno, fabricada, a digitalizao abandona at mesmo a retrica da verdade que tem sido uma parte to real do sucesso cultural da fotografia. Como sugere o

ANAIS DO SETA, Nmero 4, 2010

798

nome, os processos digitais, de fato, devolvem a produo das imagens fotogrficas ao capricho da mo criativa do homem (aos dgitos). Por esta razo, as imagens digitais esto, em esprito, mais prximas da arte que do documentrio. (Batchen, 1998:51)

A idia no que a fotografia digital procura se aproximar do real, o copiar, pelo contrrio, ela capaz de mostrar que a fidelidade realidade diz respeito a construtos sociais com mltiplos sentidos e que ela sempre imaginria mesmo quando no deixa seu carter de confabulao evidente. Nesse sentido, a digitalizao problematizou a prpria fotografia. Vista a princpio como recorte da realidade, a fotografia tradicional passa a ser tratada por alguns pensadores como prtica dinmica de significao. Desta forma, esta percepo, que se fortaleceu a partir da insero de uma nova tcnica na sociedade, a fotografia digital, refora os questionamentos sobre as possibilidades de representao do real nas artes. No campo da literatura, no sculo XIX e sobretudo no sculo XX, muitos literatas4 passaram a desenvolver textos mais complexos, em que difcil compor quadros com aes, ou mesmo com uma narrativa linear. So inmeros experimentos literrios em pases variados, que apesar de associados a momentos especficos, ilustram o mesmo questionamento: uma desconfiana sobre as capacidades do narrar, do dizer. Adorno analisa os romances modernos como epopias negativas, em que a ao se articula no comentrio (Guinzburg, 2000: 128). A Escola de Frankfurt estabelece conexo entre os problemas formais da literatura moderna com a desumanizao do capitalismo industrial e as repercusses negativas de violncia extrema no sculo XX. Neste sentido, vemos que as obras de arte esto associadas ao seu contexto social e histrico; h um dilogo com o devir histrico da literatura e das demais modalidades artsticas. O questionamento da linguagem e das possibilidades do narrar dialoga com a crise do sujeito e da narrativa discutidas pela filosofia de forma a debater a capacidade e a possibilidade da prpria mimesis. Sendo assim, a acusao de que a literatura contempornea hermtica, como se o hermetismo fosse apenas uma opo beletrista e burguesa, parece-me equivocada. O eu que sofre e questiona suas capacidades de dizer e de constituir experincia sofre em algum lugar. Trata-se de um lugar a ser lembrado.
4

Franz Kafka, Hilda Hilst, Clarice Lispector, Guimares Rosa, James Joyce, Jack Kerouak, Allan Guinsberg, entre muitos outros escritores espalhados pelo mundo.

ANAIS DO SETA, Nmero 4, 2010

799

Em linhas gerais, ao ter as bases de um narrador soberano solapadas, a literatura lanase num movimento de busca por jogos de linguagem rebuscados, metalinguagens, narradores que se questionam insistentemente quanto veracidade do narrar, quebras na temporalidade da narrativa e fragmentao da forma. Mas afinal qual eram as bases desse narrador agora perdido num terreno movedio? Teria a descrena no esclarecimento discutida por Adorno e Horkheimer, ferido este narrador? Teriam as condies para formao da experincia do sujeito desaparecido? A crise da narrativa, grande tema dos estudos literrios, tem como eixo central o narrador, portanto o sujeito. Para Walter Benjamin, as condies para formao do narrador das narrativas tradicionais no existem mais. Dentre elas a principal era a formao da experincia. A fragmentao da vida moderna fornece vivncias sem que seja possvel associ-las a uma lgica de causa e efeito ou a um fluxo temporal coeso. Em O narrador (Benjamin, 1986), o indivduo moderno surge, na figura do leitor de informaes, como marcado pelo esquecimento, como um desmemoriado (Abreu, 1998:68). Em resumo, as transformaes sociais e econmicas alteraram a formao da subjetividade, sua percepo, ao passo que o advento das tcnicas de reproduo mudaram a relao do homem com a arte. Walter Benjamin discute a perda da aura do artista ao citar um poema de Baudelaire.
- Eia! qu! tu aqui, meu caro? Tu, num lugar reles! tu, o bebedor de quintasessncias! tu, o saboreador da ambrsia! Na verdade, h nisto qualquer coisa que me surpreende. - Meu caro, conheces o meu pavor dos cavalos e das viaturas. H pouco, ao atravessar o boulevard a toda a pressa, e ao saltar na lama atravs desse caos movimentado onde a morte avana a galope de todos os lados ao mesmo tempo, a minha aurola, num movimento brusco, caiu-me da cabea no lodo do macadame. No tive coragem para a apanhar. Julguei menos desagradvel perder as minhas insgnias do que partir os ossos. E depois, disse comigo mesmo, h males que vm por bem. Agora posso passear incgnito, fazer ms aces, e entregar-me crpula, como os simples mortais. E eis-me aqui, semelhante a ti, como vs! - Devias ao menos mandar anunciar essa aurola, ou faz-la reclamar pelo comissrio. - Por coisa alguma! Acho-me bem aqui. S tu me reconheceste. Para mais, a dignidade aborrece-me. E tambm penso com satisfao que algum poetastro a vai apanhar e cobrir-se com ela impudentemente. Fazer algum feliz, que alegria! e sobretudo um feliz que me far rir! Ora pensa em X ou em Z! como ser divertido! (Baudelaire, 1991: 131).

ANAIS DO SETA, Nmero 4, 2010

800

Mais do que a perda da aura do artista, desaparece a aurola da arte e do sujeito moderno. O sujeito autnomo perde seu poder e acuado em meio ao pavor dos cavalos e viaturas vivencia o anonimato. A aurola precipitada atira para longe a necessidade da arte representar algo e retira a imposio de seguir receitas. O mesmo movimento ocorre em relao ao sujeito, alm de ele no ter que representar uma essncia a priori, que parte de um real absoluto, isto , de uma verdade, no h mais regras para a construo do sujeito. Abre-se a possibilidade para uma espcie de experimentalismo da subjetividade. (Hall: 2004) e (Perbalt: 2000) A aura da obra de arte se atribua pelo seu valor de distino social, contribuindo para colocar num plano parte aqueles que podiam comprar uma obra autntica. Por sua vez, as tcnicas de reproduo quebraram a distino entre arte e produto na forma de artefato cultural, e permitiram uma democratizao da esttica. (Benjamin: 1986). O Esclarecimento conforme debatido por Adorno e Horkheimer, em que o mito constitutivo do prprio efeito de razo, problematiza a idia de real e verdadeiro. Assim, temse a hiptese de que o contato com a doena da razo, o nazismo, obrigou os literatas e demais artistas a procurar por uma nova expresso, uma expresso que no se firmasse num ideal de esclarecimento e objetividade. O conflito tornava-se o prprio fazer literrio diante de um esclarecimento que mostrava suas garras: a barbrie empregada sob a forma de tcnica desenvolvida nos laboratrios. Que linguagem seria essa capaz de questionar o mito da razo? Uma linguagem que no se firmasse nos principais pressupostos do esclarecimento: verdade, realidade, objetividade, lgica. Nesta nova dinmica, literatura e identidade liberam-se das formas constitudas, da clareza do ser e de si. preciso fazer a lngua delirar, investi-la contra a lngua materna. (Pelbart, 2000). H tambm correlaes entre a mudana do conceito de subjetividade e o capitalismo.
(...) se a violncia do capitalismo na sua nsia de moldar de cabo a rabo a subjetividade se revelou ultimamente de modo to obsceno e escancarado, ao menos tem isso a vantagem de nos desfazer do mito de uma subjetividade dada. Podemos ento, por fim, compreend-la como plenamente fabricada, produzida, moldada, modulada e tambm, por que no, a partir da, automodulvel... (Pelbart, 2000:12).

Este descentramento do sujeito na modernidade tardia (Hall: 2004), agora sem essncia a priori, acarreta em uma srie de desdobramentos no campo das artes. Na medida

ANAIS DO SETA, Nmero 4, 2010

801

em que a forma-homem historicamente esculpida (Pelbart, 2000: 12) pode experimentar-se a si mesmo, a arte tambm passa a incorrer em mais experimentalismos.

4. New journalism e a literatura Dentre as principais caractersticas do new journalism originado nos EUA estavam: a valorizao da grande reportagem, a imerso do jornalista noutro ambiente que no o dele, a licena potica e o desejo de explorar assuntos e perfis com maior profundidade. A euforia, somada ao momento de maior fervor cultural vivido nos EUA nos anos 60 permitiram aos jornalistas narrarem fatos de maneira mais afeita ao perodo pelo qual o pas passava. Havia uma sede pelo que hoje chamamos de grande reportagem. Segundo Tom Wolfe, em 1969, ningum do mundo literrio poderia descartar a expresso new journalism enquanto gnero inferior (2005:48), o que deixava evidente que a lacuna deixada pelos romancistas havia dado espao para os jornalistas usarem as tcnicas dos textos de fico.

(...) Os anos 60 foram uma das dcadas mais excepcionais da histria americana em termos de costume e moral [...]Todo esse lado da vida americana que aflorou com ascenso americana do ps-guerra enfim destampou tudo os romancistas simplesmente viraram as costas para tudo isso, desistiram por descuido. E restou uma enorme falha nas letras americanas, uma falha grande o suficiente para permitir o surgimento de um desengonado caminho- reboque Reo como o Novo Jornalismo. (Wolfe, 2005: pgina 51)

Cr-se que alm das mudanas no mbito dos costumes e da moral, o movimento tenha sido impulsionado pelas coberturas realizadas durante as duas grandes guerras mundiais, e depois, durante a Guerra do Vietnam, nas quais a dramaticidade do vivido, do que era experimentado pelos jornalistas, no poderia ser revelada de forma fria, somente enquanto nmeros, estatsticas, conquistas ou derrotas. Diante da barbrie, do contedo vivenciado, lembrando que muitos jornalistas passavam boa parte do seu tempo junto com os soldados durante a cobertura -, era preciso dar sentido a matria do vivido, ou pelo menos tentar... Nessa tentativa de dar sentido, surgiram textos mais longos, nos quais a dinmica da pirmide invertida5 j no se aplicava mais, ou pelo menos se tornou mais difcil de ser aplicada. Era

Constitui uma viso da atividade jornalstica que definiu que uma notcia deve ser escrita na ordem de uma pirmide invertida, como se ela, a noticia, fosse finalizada dentro da prpria lgica do texto. Para isso, era preciso estabelecer uma hierarquia da informao, com os dados mais importantes logo no primeiro pargrafo e os demais elementos estruturados dentro desta dinmica.

ANAIS DO SETA, Nmero 4, 2010

802

preciso ir alm, isto , buscar pelas principais implicaes geradas pelos elementos que, quem, quando, onde por qu e como, sendo que essas relaes no poderiam ser estabelecidas somente no lide. De fato, quando encarados em conjunto, tais elementos refletem uma anlise e uma forma de enxergar o mundo bastante particular, evidenciando o que ns chamamos de estilo. Guardadas as propores, somente na dcada de 60, impulsionado pela contra cultura, que o new journalism ganhou status de movimento nos EUA e encontrou espao garantido em alguns veculos, como a Revista The New Yorker, Rolling Stone, Squire Magazine, entre outras. Cabe ressaltar que em seus escritos em prol do new journalism, Tom Wolfe aponta para uma falha nas letras americanas e aposta todas as fichas no realismo. Entregues a experimentalismos, os literatas norte-americanos6 no estavam interessados em representar o momento de ebulio do pas, mas entregavam-se ao hermetismo e a uma linguagem extremamente rebuscada. justamente neste ponto que o new journalism pode ser visto enquanto resposta crise representao na literatura moderna, sobretudo aquela produzida nos Estados Unidos.

(...) o realismo no meramente uma outra postura ou uma atitude literria. A introduo do realismo detalhado na literatura inglesa do sculo XVIII foi igual introduo da eletricidade na tecnologia das mquinas. Elevou o nvel da arte a uma grandeza inteiramente nova. E qualquer um que tente, na fico ou no fico, melhorar a tcnica literria abandonando o realismo social ser como engenheiro que tente melhorar a tecnologia das mquinas abandonando a eletricidade. (WOLFE, 2005:8)

Sobre a opo esttica dos escritores norte-americanos, Wolfe conclua: (...) Atualmente, os escritores de fico esto ocupados correndo para trs, pulando e gritando por um canteiro de begnias que chamo de Neofabulismo (2005:8), que tambm podemos chamar de escrita criativa. Obviamente, para alm de um dilogo com a literatura contempornea ao movimento, encabeada pela Gerao Beat, havia uma conversa com o
Apesar de no faz-lo de forma explcita, isto , no nomear a quem critica, cr-se que as provocaes de Tom Wolfe aos literatas, dirigem-se prioritariamente aos escritores da Gerao Beat. Na busca por experincias com as palavras somadas a um entendimento espiritual mais profundo, muito dos escritores dessa gerao, embebedados e entorpecidos por drogas diversas faziam uso de uma escrita criativa. Em On the Road, Jack Kerouac narra sua viagem pelas estradas americanas. A forma escolhida absolutamente alucinante e repleta de quebras no fluxo temporal. Diferentemente dos romances de viagem em que havia uma aprendizagem advinda da experincia, assiste-se a um amontoado de vivncias reunidas por alucingenos e no por uma relao com uma temporalidade narrativa ou por uma lgica de causa e efeito, em que o sujeito aprendeu isso porque viveu aquilo.
6

ANAIS DO SETA, Nmero 4, 2010

803

jornalismo da poca. Interessado em furos de reportagem, marcado pela pressa, pela falta de dimenso esttica, falta de intensidade, (Wolfe, 2005: 22) o jornalismo tradicional era mais um oponente que guardava caractersticas que o new journalism, na concepo de Wolfe, no queria ter. Ao mesmo tempo, o new journalism, visto como caminho reboque capaz de abarcar toda esta realidade multifacetada e em profunda transformao e nascido do aparente descuido dos literatas, forneceu ao jornalismo a possibilidade de combater a crise da narrativa. Jornalistas como Truman Capote, Gay Talese, Tom Wolfe, dentre muitos outros, filiados a uma concepo de representao da realidade, que justamente a fora motriz do jornalismo convencional, procuraram dar espao a assuntos inusitados, com a inteno de dar vida, visibilidade e estatuto de real a sujeitos ou casos muitas vezes esquecidos pela grande imprensa. Inmeras obras vinculadas ao new journalism foram construdas por meio de uma apurao demorada de dados e fatos, sendo esta uma das principais caractersticas defendidas por seus seguidores. Contudo, as atuais transformaes no campo da comunicao, como a digitalizao na fotografia, a interao dos internautas e a grande quantidade de canais para produo da informao demonstram de maneira mais evidente que a imaginao no um estado, mas a prpria existncia humana em devir.

REFERNCIAS
ABREU, Eide Sandra Azevdo. Walter Benjamin e o tempo da grande indstria. Dilogos, Vol. 2, n 1, 1998. ADORNO, Theodor e HORKHEIMER, Max. Dialtica do Esclarecimento.Trad.: Guido Antonio de Almeida. Jorge Zahar: Rio de Janeiro, 1985. BAUDELAIRE, Charles. Perda da aurola. In: O Spleen de Paris (Pequenos Poemas em Prosa), trad. Antnio Pinheiro Guimares, pp. 131-132, Relgio Dgua, 1991. BENJAMIN, Walter. O narrador e A obra de arte na era da sua reprodutibilidade tcnica. In: Obras Escolhidas: Magia e Tcnica, Arte e Poltica. Traduo de Sergio Paulo Rouanet. So Paulo: Brasiliense, 2 edio, 1986. GEOFFREY, Batchen. Histrias de Assombrao: os princpios e os fins da fotografia. In: TURAZZI, Maria Ins (org.). Fotografia. N. 27, 1998. pp. 46-69. GUINZBURG, Jaime. Notas sobre elementos da literatura. In: COSSON, Rildo (Org.). Esse Rio Sem Fim Ensaios sobre Literatura e suas fronteiras. Pelotas, UFPEL, 2000, p. 113 136.

ANAIS DO SETA, Nmero 4, 2010

804

HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. Trad. Tomas Tadeus da Silva e Guacira Lopes Louro, Rio de Janeiro: DP & A Editora, 9 edio, 2004. KANT, Immanuel. Resposta pergunta: que esclarecimento. In: Textos Seletos. Trad.: Raimundo Vier. Editora Vozes: Rio de Janeiro, 1985. PP. 100-116. KEROUAC, Jack. On the Road. Trad.:Eduardo Bueno. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997. PELBART, Peter Pl. A vertigem por um fio: polticas da subjetividade contempornea. So Paulo: Iluminuras-Fapesp, 2000. WOLFE, Tom. Radical Chique e o Novo Jornalismo. So Paulo: Companhia das Letras, 2005.

Вам также может понравиться