Вы находитесь на странице: 1из 22

Ministrio da Sade Secretaria de Polticas de Sade rea Tcnica de Sade da Mulher

NDICE

PAG. I INTRODUO II DISTRIBUIO E UTILIZAO DA SRIE NUMRICA E DAS FICHAS DE CADASTRAMENTO E DE REGISTRO DE ATENDIMENTO DIRIO DA GESTANTE III ASSISTNCIA PR-NATAL IV RECOMENDAES ESPECIAIS PARA O ACONSELHAMENTO E TESTAGEM DO ANTI-HIV E PARA O ACOMPANHAMENTO DAS GESTANTES PORTADORAS DO HIV E SFILIS V RECURSOS FINANCEIROS VI DADOS DO PROGRAMA VII AVALIAO DO PROGRAMA: RELATRIOS DO SISPRENATAL VIII AVALIAO DO MUNICPIO PARA CONTINUIDADE NO PROGRAMA

03

03 07

09 11 12

12 21

PROGRAMA DE HUMANIZAO NO PR-NATAL E NASCIMENTO

IMPLANTAO DO PROGRAMA DE HUMANIZAO NO PRNATAL E NASCIMENTO (PHPN)


I - INTRODUO O Programa de Humanizao no Pr-Natal e Nascimento objetiva o resgate da ateno obsttrica integrada, qualificada e humanizada com o envolvimento de forma articulada dos estados, municpios e das unidades de sade nestas aes. Com o objetivo de auxiliar as Secretarias Estaduais e Municipais de Sade na implantao do PHPN, foram listados e detalhados procedimentos que facilitam a operacionalizao do programa em todos os nveis de ateno. II - DISTRIBUIO E UTILIZAO DA SRIE NUMRICA E DAS FICHAS DE CADASTRAMENTO E DE REGISTRO DE ATENDIMENTO DIRIO DA GESTANTE 1. A portaria de adeso do municpio ao PHPN publicada no Dirio Oficial da Unio, e uma cpia enviada pelo Ministrio da Sade (via correio) para as Secretarias Estadual e Municipal de Sade. A portaria tambm est disponvel no site da Imprensa Nacional www.in.gov.br . Atravs da Portaria o municpio toma conhecimento da srie numrica a ser utilizada para o cadastramento das gestantes. 2. A composio da srie numrica programada da seguinte maneira: os dois primeiros algarismos correspondem ao cdigo do estado no IBGE (ex: 25 Paraba, 31 Minas Gerais); os dois algarismos seguintes correspondem aos dois ltimos algarismos do ano em curso (ex: 01 para 2001, 02 para 2002). Os seis algarismos seguintes obedecem a uma ordem crescente, comeando em 000.001, indo at no mximo 999.999, em cada estado. 3. Dentro desta numerao disponvel para cada estado, ser destinada a srie numrica de cada municpio, em quantidade suficiente para atender o nmero de nascidos vivos (SINASC) do municpio, acrescido de um percentual, como margem de segurana. Por exemplo: PB gua Branca PB Alhandra PB Baa da Traio de 2.501.000.001 at 2.501.000.230 de 2.501.001.021 at 2.501.001.360 de 2.501.002.711 at 2.501.002.760 3

PROGRAMA DE HUMANIZAO NO PR-NATAL E NASCIMENTO

4. A Srie Numrica deve ser distribuda pela SMS para as UBS, considerando-se a quantidade de gestantes habitualmente atendidas em cada unidade, ou outra estimativa realizada pela prpria Secretaria Municipal de Sade. 5. Cabe ao municpio providenciar a impresso das Fichas de Cadastramento das Gestantes FCG e das Fichas de Registro Dirio do Atendimento das Gestantes FRDAG. No final deste documento apresentamos os modelos das fichas. O municpio pode fazer as alteraes que se fizerem necessrias, porm deve-se tomar o cuidado de no excluir nenhuma das informaes constantes, pois se isto ocorrer, a alimentao do Sisprenatal ser prejudicada. 6. A Secretaria Municipal de Sade dever repassar s Unidades Bsicas de Sade que constam do seu termo de adeso as Fichas de Cadastramento das Gestantes (FCG) e as Fichas de Registro Dirio do Atendimento das Gestantes (FRDAG). O nmero de FCG deve ser equivalente quantidade de nmeros da srie numrica previsto para cada unidade de sade, pois cada nmero se destina a uma nica gestante cadastrada. 7. O cadastramento da gestante considerado como a primeira consulta de pr-natal. As cinco consultas restantes so anotadas na FRDAG. 8. Em cada FRDAG podem ser registradas no mximo consultas de 20 gestantes, conforme o modelo apresentado. 9. Na FCG existe um campo onde deve ser registrado o nmero da srie numrica que ser o nmero da gestante no Sisprenatal, durante aquela gestao. 10. Os nmeros da srie numrica podem ser registrados na FCG de vrias maneiras: impressos na prpria ficha, escritos a mo, ou de outra maneira definida pelo municpio. No caso de serem escritas mo, deve ser tomada precauo para no haver repetio de nmero, caligrafia ilegvel e rasuras. Caso, por engano, um nmero seja repetido, a segunda gestante com o mesmo nmero no ser aceita no sistema informatizado.

PROGRAMA DE HUMANIZAO NO PR-NATAL E NASCIMENTO

CASO O SISPRENATAL RECUSE O CADASTRAMENTO DA GESTANTE, A FCG DEVER SER ENVIADA DE VOLTA UBS DE ORIGEM, PARA IDENTIFICAR OS POSSVEIS ERROS E CORRIGIR AS INFORMAES.
11. Cada nmero de cadastro vlido para uma nica gestante, em uma nica gestao, independente do seu curso (aborto, parto prematuro, abandono do pr-natal ou outro motivo). 12. A equipe de sade envolvida no atendimento gestante deve ser informada que indispensvel constar no Carto da Gestante o nmero do Sisprenatal.

O NMERO DO SISPRENATAL DEVER SER TRANSCRITO PARA O CARTO DA GESTANTE E ESTAR DISPONVEL PARA O HOSPITAL QUE REALIZAR O PARTO, POIS S ATRAVS DA INFORMAO DESTE NMERO NA AIH DO PARTO QUE O REPASSE DO INCENTIVO SER EFETIVADO
13. O preenchimento do cabealho da FCG pode ser feito por um servidor administrativo, antes do atendimento, pois as informaes so prdefinidas, quais sejam: Nome da Unidade de Sade, Cdigo da Unidade no SIASUS, Nome do Municpio, Cdigo do Municpio no IBGE, Sigla da UF e Cdigo da UF no IBGE. 14. As informaes sobre a gestante, como a data da ltima menstruao e a data da consulta, devem ser preenchidas pelo profissional apto a realizar a consulta pr-natal (mdico ou enfermeiro), cujas atividades profissionais esto listadas no rodap da FCG. 15. O cadastramento das gestantes pode ser iniciado, logo aps a publicao da Portaria de Adeso do municpio ao PHPN, independente da instalao e da operacionalizao imediata do Sisprenatal. Assim que o Sisprenatal estiver instalado, poder ter incio a digitao dos dados de cadastramento e do registro dirio de atendimento das gestantes. O Sisprenatal emitir um arquivo em disquete que ser importado ao SIA/SUS. A alimentao do Sisprenatal pode ser feita at trs meses aps o preenchimento manual da FCG, sem prejuzo para o recebimento

PROGRAMA DE HUMANIZAO NO PR-NATAL E NASCIMENTO

dos recursos. O detalhamento deste fluxo/rotina est definido na Portaria Conjunta SE/SPS n 23/01, de 25 de maio de 2001.

ATENO O CADASTRAMENTO DAS GESTANTES PODE SER INICIADO INDEPENDENTE DO SISPRENATAL ESTAR INSTALADO E OPERANDO. NO ENTANTO, O PAGAMENTO DO INCENTIVO S SER EFETIVADO PELO MINISTRIO DA SADE QUANDO AS INFORMAES FOREM DIGITADAS NO SISPRENATAL, TRANSFERIDAS AO SIA/SUS E ENVIADAS AO DATASUS, DE ACORDO COM O DEFINIDO NA PORTARIA CONJUNTA SE/SPS N. 23/01. O PRAZO ENTRE O CADASTRAMENTO DA GESTANTE E A DATA DA ALIMENTAO DO SISPRENATAL DE NO MXIMO 3 MESES.
16. Deve ser estabelecido o fluxo para os dois impressos, FCG e FRDAG, com a definio do local para a digitao dos dados no Sisprenatal, que pode ser a prpria UBS, se esta se encontra informatizada, ou o nvel central da SMS. Este, ao final do processo, alimentar a base de dados nacional. A alimentao do Sisprenatal pode ser feita at trs meses aps o preenchimento manual da FCG e da FRDAG, sem prejuzo para o recebimento dos recursos. 17. Para melhor organizao do fluxo, sugerimos ao municpio estabelecer uma rotina para o envio dos dados gerados na UBS para o local de digitao no Sisprenatal, com intervalo mximo de 30 dias.

III - ASSISTNCIA PR-NATAL 1. A equipe de cada unidade deve ser sensibilizada para o Programa de Humanizao no Pr-Natal e Nascimento, seus fundamentos e a importncia de humanizar e qualificar a ateno gestante e suas repercusses positivas : Maior adeso ao pr-natal Melhor qualidade na assistncia Melhores resultados obsttricos e perinatais com me e RN saudveis

PROGRAMA DE HUMANIZAO NO PR-NATAL E NASCIMENTO

2. importante estabelecer e efetivar as rotinas para: Captao precoce das gestantes; Aes educativas com gestantes; Oferta do teste anti HIV; Oferta de exames de urina, glicemia e VDRL no 1o trimestre; Retorno da purpera unidade de sade para a consulta puerperal.

A CONSULTA PUERPERAL DEVE SER REALIZADA AT 42 DIAS APS O PARTO. O SISPRENATAL ACEITA O LANAMENTO DA CONSULTA PUERPERAL AT TRS MESES APS A DATA PROVVEL DO PARTO, PARA POSSIBILITAR A BUSCA ATIVA DAS MULHERES QUE NO RETORNAREM UNIDADE DE SADE NO PERODO PUERPERAL REGULAR
3. A Secretaria Municipal de Sade deve promover a integrao das equipes do PSF e dos ACS ao PHPN. 4. A classificao do risco gestacional dever ser realizada na primeira consulta e nas subseqentes. Se for considerada de risco, a gestante deve ser encaminhada para a referncia de alto risco que consta no termo de adeso. 5. A UBS onde foi identificado o risco gestacional dever manter o acompanhamento da gestante encaminhada ao pr-natal de alto risco. Isto pode ser feito atravs das informaes gerenciais disponveis nos relatrios do Sisprenatal sobre o acompanhamento da gestante, atravs do PSF/ACS ou de um sistema de contra-referncia efetivo (principalmente informando sobre as gestantes faltosas). Pode ainda ser realizado o agendamento de retorno da gestante unidade bsica para confirmao do seu acompanhamento no pr-natal de alto risco e/ou ainda, a manuteno da sua participao em grupo educativo na unidade bsica. 6. A gestante poder fazer as consultas subseqentes de pr-natal em unidades diferentes daquela onde ela se cadastrou, apresentando sempre o seu nmero de cadastro no Sisprenatal que consta no Carto da Gestante. A UBS que faz o atendimento deve preencher a FRDAG, registrando o nmero desta gestante, e envi-la para digitao, conforme a rotina estabelecida.

PROGRAMA DE HUMANIZAO NO PR-NATAL E NASCIMENTO

7. Dever ser realizada busca ativa das gestantes faltosas ao pr-natal, identificadas atravs dos registros internos da UBS ou dos relatrios do Sisprenatal sobre o acompanhamento da gestante. 8. Todas as consultas de pr-natal sero registradas no sistema, mas s sero vlidas para o elenco de procedimentos do programa (mnimo de 6 consultas), aquelas com intervalo superior a quinze dias. 9. Sempre que possvel, agendar visitas das gestantes s maternidades de referncia para o parto, estejam estas na condio de baixo ou de alto risco gestacional. 10. Estabelecer rotina para que a maternidade de referncia conhea e informe o nmero do Sisprenatal na AIH do parto, para que possa receber o incentivo do Componente I por parto realizado das gestantes cadastradas no programa. 11. O nmero de cadastramento da gestante no Sisprenatal dever ser colocado inicialmente no impresso LAUDO PARA EMISSO DE AIH, para que seja posteriormente registrado na AIH do parto no SISAIH01. 12. No SISAIH01 (AIH do parto) h um campo chamado nmero da gestante no pr-natal. O hospital s receber o valor do incentivo se este campo for preenchido com o nmero da gestante no Sisprenatal. O hospital deve procurar este nmero no Carto da Gestante. A unidade que cadastrar a gestante deve escrever este nmero no Carto da Gestante. 13. No Carto da Gestante deve tambm estar anotada a maternidade de referncia para as intercorrncias durante a gravidez e para o parto, no item observao. 14. Se a gestao for considerada de alto risco, a gestante dever ser encaminhada para o ambulatrio de alto risco. No ambulatrio, onde a gestante for atendida, o nome do hospital de referncia dever ser anotado na ficha de atendimento. Um dos objetivos prioritrios do programa evitar que a gestante seja obrigada a procurar vaga na maternidade na hora do parto, garantindo este atendimento desde o pr-natal.

GARANTIR O ACESSO DA GESTANTE AOS SERVIOS DE SADE PARA ASSISTNCIA PR-NATAL, INTERCORRNCIAS NA GRAVIDEZ E PARA O PARTO RESPONSABILIDADE DO GESTOR MUNICIPAL.

PROGRAMA DE HUMANIZAO NO PR-NATAL E NASCIMENTO

IV - RECOMENDAES ESPECIAIS PARA O ACONSELHAMENTO E TESTAGEM DO ANTI-HIV E PARA O ACOMPANHAMENTO DAS GESTANTES PORTADORAS DO HIV E SFILIS

AT 31 DE MARO DE 2001 FORAM NOTIFICADOS, AO MINISTRIO DA SADE, 7.335 CASOS DE AIDS EM MENORES DE 13 ANOS DE IDADE, SENDO 5.924 (80,8%) DEVIDOS TRANSMISSO MATERNOINFANTIL DO HIV*. O MINISTRIO DA SADE DISPONIBILIZA AZT ORAL E INJETVEL (E OUTROS ANTI-RETROVIRAIS) ME E AZT SOLUO ORAL AO BEB, PODENDO ESSA TAXA CAIR PARA MENOS DE 3%**. FAA SUA PARTE OFEREA O TESTE ANTI-HIV.
*AIDS Boletim Epidemiolgico, Ano XIV N01 - 1 13 Semana Epidemiolgica Janeiro Maro de 2001 ISSN: 1517 11 59. ** Manual Recomendaes para Profilaxia da Transmisso Materno-infantil do HIV e Terapia Anti-retroviral em Gestantes CN-DST/AIDS, Ano 2001.

1- O teste anti HIV, com aconselhamento pr e ps-teste, deve ser ofertado a todas as gestantes, lembrando que dever ser sempre voluntrio e confidencial. Os municpios com populao acima de 50 mil habitantes esto obrigados a declarar em seu Termo de Adeso o laboratrio que realizar os exames anti-HIV em suas gestantes (Portaria GM 570/00). Os municpios com populao menor de 50 mil habitantes, apesar de no terem que preencher essa exigncia, no esto desobrigados de cumprir essa diretriz, cabendo ao Plano Estadual/Regional localizar o laboratrio para onde os testes anti-HIV desses municpios devam ser encaminhados. 2- As gestantes identificadas como portadoras do HIV devero ter seu sangue coletado e enviado ao laboratrio para avaliar a carga viral e o nvel de CD4+ (respectivamente, avaliao virolgica e imunolgica), devendo ser, em seguida, encaminhadas para as referncias (o servio de pr-natal e o ambulatrio especializado para acompanhamento de portadoras do HIV). Entretanto, estando a gestante com idade gestacional 14 semana, e assintomtica, o AZT oral dever ser iniciado conforme as recomendaes do PACTG 076 encaminhando-a em seguida para as referncias mencionadas (ver manual Recomendaes para Profilaxia da Transmisso Materno-Infantil do HIV e Terapia Anti-retroviral em Gestantes CNDST/AIDS, Ano 2001). 3- As gestantes identificadas como portadoras de sfilis (VDRL reagente) devero ser tratadas. E tratar simultaneamente os seus parceiros. Por se
PROGRAMA DE HUMANIZAO NO PR-NATAL E NASCIMENTO

tratar de uma doena sexualmente transmissvel, o casal deve ser aconselhado e orientado para evitar reinfeco, alm de outras DST, inclusive a infeco pelo HIV. Lembramos que, por se tratar de uma portadora de DST, o oferecimento do teste anti-HIV, se ainda no tiver sido realizado, tem sua recomendao reforada para a gestante e seu parceiro. 4- Mulheres portadoras do HIV tero sua via de parto definida em funo dos nveis de carga viral (CV). Estando sua CV 1.000 cpias/ml (aferida na idade gestacional 34 semanas), ou desconhecida, o parto dever ser por operao cesariana eletiva, planejado para aps a 38 a 39 semana. Para tanto, a confirmao da idade gestacional dever ser cuidadosamente estabelecida, para prevenir o nascimento de recm-nascidos prematuros. No horrio da internao deve estar previsto o tempo necessrio para a administrao prvia do AZT injetvel, que deve ser iniciado 3 (trs) horas antes do incio da cesariana, considerando que a meia-vida intra-celular do medicamento de 3 horas, mantendo-se esta medicao at a ligadura do cordo umbilical. 5- As maternidades devero ser orientadas para oferecer o teste anti-HIV (teste rpido), com aconselhamento, para todas as parturientes no aconselhadas e testadas durante o pr-natal, ou sem pr-natal. O teste, entretanto, dever ser voluntrio e confidencial, e realizado mediante seu consentimento verbal. Sendo o resultado do teste reagente, a quimioprofilaxia com AZT (injetvel para a me e soluo oral para o beb) dever ser instituda, e a amostra de sangue ser encaminhada para o laboratrio, em carter de urgncia, para confirmao diagnstica. 6- O VDRL, alm da recomendao de sua realizao na 1 consulta de prnatal e na 30 semana da gestao (Portaria GM 570/00), dever ser repetido na maternidade (internao hospitalar seja para o parto ou para curetagem uterina por aborto), com amostra de sangue perifrico (a fim de evitar resultados falsos-negativos contra-indica-se sua realizao em amostras de sangue do cordo umbilical) para evitar as seqelas graves da sfilis congnita, causadas em virtude das freqentes reinfeces maternas ou tratamentos inadequados (da gestante e/ou seu parceiro). V - RECURSOS FINANCEIROS

PROGRAMA DE HUMANIZAO NO PR-NATAL E NASCIMENTO

10

1- Os recursos financeiros correspondentes ao Componente I so repassados diretamente fundo a fundo para os municpios em Gesto Plena do Sistema Municipal (PSM), e podem ser identificados no extrato municipal como recurso oriundo do Programa, tanto para o cadastramento da gestante, como para a concluso do pr-natal. Para os municpios em Gesto Plena da Ateno Bsica (PAB) os recursos sero repassados atravs do estado. 2- O recurso financeiro do Componente I relativo ao parto ser creditado direto na conta da maternidade que atender gestante cadastrada no Programa, se ela for prestadora complementar. Se for pblica, o crdito ser feito diretamente no Fundo Municipal. 3- O municpio deve criar rotina de acompanhamento do crdito dos recursos financeiros do Componente I (cadastramento e concluso do pr-natal) no Fundo Municipal, atravs do UEP e do site do Ministrio da Sade: www.saude.gov.br 4- Com base no conhecimento dos problemas identificados e nas necessidades para uma assistncia obsttrica adequada, conveniente que sejam estabelecidas prioridades para a aplicao dos recursos financeiros captados a partir do Componente I, em aes que visem melhoria do acesso, da qualidade e humanizao da assistncia gestante, ao recmnato e purpera. 5- Os recursos dos incentivos no esto includos no teto financeiro municipal. O incentivo referente ao cadastramento da gestante, o incentivo referente concluso da assistncia pr-natal e o incentivo referente ao parto so pagos com recursos extra-teto, oriundos do Fundo de Aes Estratgicas e Compensao do Ministrio da Sade FAEC.

O RECEBIMENTO DOS RECURSOS FINANCEIROS EST VINCULADO ALIMENTAO DA BASE DE DADOS NACIONAL DO SISPRENATAL.

VI - DADOS DO PROGRAMA Os dados constantes das fichas de cada gestante, digitados no sistema, possibilitaro a emisso de relatrios gerenciais sobre a assistncia ao prnatal e puerprio para os gerentes das unidades de sade que atendem as
PROGRAMA DE HUMANIZAO NO PR-NATAL E NASCIMENTO

11

gestantes, para o gestores municipal e estadual e possibilitar ainda a formao da Base de Dados Nacional do Sisprenatal. Este sistema retroalimentar a Coordenao Nacional do Programa dando conhecimento sobre a qualidade da assistncia pr-natal no pas. VII - AVALIAO DO PROGRAMA 1 - RELATRIOS DO SISPRENATAL O Sisprenatal disponibiliza os seguintes relatrios: 1.1 Relatrios de Gestantes. 1.2 Relatrios Auxiliares. 1.3 Relatrios Gerenciais. Estes relatrios so muito importantes para o acompanhamento do Programa, e so emitidos nos diversos nveis:

1.Unidade de Sade 2.Secretaria Municipal 3.Regional da SES

1.1

Relatrios de Gestantes.

1.1.1 Cadastro de Gestantes. Neste relatrio, temos as seguintes opes de seleo: a-Todas as Unidades. Use esta opo aps selecionar o municpio, no caso de uma instalao do tipo 3 (Regional) ou do tipo 4 (Estadual). b-Todos os Municpios. Opo disponvel apenas para Instalaes do tipo 3 e 4. c-Seleciona Perodo.

PROGRAMA DE HUMANIZAO NO PR-NATAL E NASCIMENTO

12

Seleciona o perodo de digitao, isto , somente sero listadas as gestantes que foram digitadas naquele perodo. d-Mais de 1 ano gestao. Ao selecionar, incluiremos na listagem as gestantes com mais de 1 ano a partir da data da ltima menstruao (DUM). As outras informaes deste relatrio, alm das cadastrais, so a DPP (Data Provvel do Parto) e a idade gestacional em dias, semanas e meses. 1.1.2 Gestantes sem Documentao. Este relatrio lista as gestantes sem documentao Ao selecionar, incluiremos na listagem as gestantes com mais de 1 ano a partir da data da ltima menstruao (DUM). 1.1.3 Gestantes sem Movimento. Este relatrio lista as gestantes sem movimentao. Ao selecionar, incluiremos na listagem as gestantes com mais de 1 ano a partir da data da ltima menstruao (DUM). Aps informar o nmero de semanas que se deseja pesquisar, sero listadas as gestantes que no apareceram neste perodo. Informaes que so listadas: a. b. c. d. e. Nmero da gestante. Nome da gestante. Data da primeira consulta. Data da ltima consulta. Nmero de semanas que a gestante no comparece consulta. Importante: A ltima consulta, mesmo se realizada fora da unidade de cadastro, far parte deste relatrio, possibilitando ao gestor decidir pela busca ativa das faltosas. 1.1.4 Gestantes Residentes fora do Municpio. Este relatrio lista as gestantes cujos municpios de residncia so diferentes daqueles onde foram cadastradas.

PROGRAMA DE HUMANIZAO NO PR-NATAL E NASCIMENTO

13

Ao selecionar, incluiremos na listagem as gestantes com mais de 1 ano a partir da data da ltima menstruao (DUM). Informaes que esto listadas: a. b. c. d. Nmero da gestante. Nome da gestante. Endereo completo. Data da primeira consulta. 1.1.5 Gestantes Atendidas fora do Municpio. Este relatrio lista as gestantes que fizeram atendimento fora dos municpios de residncia e de cadastro. Ao selecionar, incluiremos na listagem as gestantes com mais de 1 ano a partir da data da ltima menstruao (DUM). Informaes que esto listadas: a. b. c. d. Nmero da gestante. Nome da gestante. Endereo completo. Data da primeira consulta. Obs: Os dados abaixo se repetem, caso haja mais de uma consulta. e. f. g. h. i. Data do atendimento (consulta) Cdigo da unidade do atendimento Nome da unidade Tipo de atendimento (pr-natal ou puerprio) Atividade profissional da pessoa que fez o atendimento. 1.2 1.2 .1 1.2.2 Relatrios Auxiliares.

Relatrio de Unidades Prestadoras de Servio. Informaes cadastrais das UPS. Relatrio das Fichas de Registro de Atendimento. Este relatrio lista as gestantes atendidas em uma

determinada unidade. Somente sero listados os atendimentos que foram feitos naquela unidade. Temos dois tipos de seleo: a. Pelo nmero da gestante.
PROGRAMA DE HUMANIZAO NO PR-NATAL E NASCIMENTO

14

b. Por perodo. (critrio: Data da Primeira Consulta) 1.2.3. Gestantes Cadastradas em outras unidades. Este relatrio exibe todas as gestantes que no foram cadastradas na unidade em que foram atendidas. Informaes que esto listadas: a. Cdigo da unidade. b. Cdigo do municpio do atendimento. c. Nome do municpio do atendimento. d. Data da consulta. e. Nmero da gestante. 1.2.4 Exibe Relatrios Previamente Salvos. Use esta opo para exibir relatrios que foram salvos em seu computador no formato .QRP (Quick Report). 1.3 Relatrios Gerenciais. 1.3.1 Gestante Ficha dos Acompanhamentos. Relatrio que exibe, por gestante, todas as consultas efetuadas, independente das unidades onde foram feitas. 1.3.2 Gestante Ficha Consolidada. Relatrio consolidado, que exibe todas as consultas vlidas, que foram efetuadas por todas as gestantes, independente da unidade. Obs: h um campo de observao, que pode ter as seguintes mensagens: 1. 2. faturamento. 3. >120D gestante cadastrada com mais de 120 dias, isto , 1.3.3 Gestante Ficha Consolidada (Finalizadas). Relatrio equivalente ao do item 3.2, com a diferena de que somente sero listadas as gestante com concluso do atendimento,
PROGRAMA DE HUMANIZAO NO PR-NATAL E NASCIMENTO

S.Cad sem faturamento de Cadastro, isto , no gerou o S.Doc sem Documento e/ou sem registro de Faturamento,

BPA de Cadastro. isto , gestante sem documento ou ento est faltando o registro de

gestante cujo cadastramento no gerar nenhum tipo de faturamento.

15

incluindo as observaes de que estas gestantes podem ou no gerar faturamento. As mesmas mensagens que figuram no item 3.2 fazem parte deste item. 1.3.4 Gestante Ficha Consolidada (No Finalizadas). Relatrio equivalente ao do item 3.2, com a diferena de que somente sero listadas as gestantes que j tiverem feito seis consultas e o exame de puerprio. Este relatrio foi elaborado com o intuito de mostrar ao usurio quais os exames e/ou vacinas que faltam para completar a gestao, incluindo as observaes de que estas gestantes podem gerar faturamento ou no. As mesmas mensagens que figuram no item 3.2 fazem parte deste item. 1.3.5 Totais de Gestantes Ms de Gestao. Relatrio que contem o resumo das idades gestacionais (em meses) das gestantes, no momento em que o relatrio gerado. Obs: Neste relatrio no existe a opo de selecionar as gestantes com mais de 1 ano a partir da data da ltima menstruao (DUM). 1.3.6 Totais de Gestantes Idade Gestacional na 1a Consulta. Relatrio que contem o resumo das idades gestacionais (em meses) das gestantes na data em que fizeram a 1a consulta (cadastramento). Obs: Neste relatrio no existe a opo de selecionar as gestantes com mais de 1 ano a partir da data da ltima menstruao (DUM). 1.3.7 Totais de Gestantes Faixa Etria. Relatrio que contem o resumo das faixas etrias das gestantes no momento em que o relatrio gerado Obs: Neste relatrio no existe a opo de selecionar as gestantes com mais de 1 ano a partir da data da ltima menstruao (DUM). 1.3.8 Relatrio de Municpios aderidos ao Programa. Este relatrio (que muda o ttulo para Unidades Habilitadas, quando a instalao for do tipo 2), lista resumidamente as seguintes informaes por municpio: a. b. Cdigo do municpio. Nome do municpio.

PROGRAMA DE HUMANIZAO NO PR-NATAL E NASCIMENTO

16

c.

Data de publicao da portaria de adeso do municpio ao PHPN, de acordo com as informaes fornecidas pelo usurio na data do cadastramento.

d. i. ii. iii. e. i. ii. iii.

Por cada unidade de sade temos: Cdigo da unidade Nome da unidade. Total de gestantes cadastradas na unidade. Ao final do relatrio temos os seguintes totais: -Totais por unidades de sade: Unidades Ativas, isto , que possuem pelo menos uma gestante cadastrada. Unidades Inativas, isto , que no possuem gestantes cadastradas. Totais examinado. -Totais por municpios. de unidades no cadastro

i. ii. iii. examinado. 1.3.9

Municpios Ativos, isto , que possuem pelo menos uma gestante cadastrada. Municpios Inativos, isto , que no possuem gestantes cadastradas. Totais de municpios no cadastro

Relatrio de Municpios PAB e PSM. Este relatrio lista resumidamente as seguintes

informaes por municpio: a. b. c. (PAB ou PSM). d. informaes e. Data de publicao da portaria de adeso do municpio ao PHPN, de acordo com as fornecidas pelo usurio na data do cadastramento. Por cada unidade de sade temos:
PROGRAMA DE HUMANIZAO NO PR-NATAL E NASCIMENTO

Cdigo do municpio. Nome do municpio. Forma de gesto do municpio

17

i. ii. iii. cadastradas iv. pagamento do incentivo. f. i. ii. iii. examinado. iv. i. ii. iii.

Cdigo da unidade. Nome da unidade Total Total de de gestantes concluses

(Finalizaes) independente se vai ou no ocorrer o Ao final do relatrio temos os seguintes totais: - Totais por unidades de sade: Unidades Ativas, isto , que possuem Unidades Inativas, isto , que no Totais de unidades no cadastro pelo menos uma gestante cadastrada. possuem gestantes cadastradas.

Totais de gestantes por municpio. - Totais por municpios. Unidades Municipais, isto , que pertencem ao municpio

(de acordo com a informao cadastrada). Unidades Estaduais, isto , que pertencem ao estado (de acordo com a informao cadastrada). Outras Unidades (com informaes incorretas ou que ainda no foram exportadas, sendo impossvel determinar se so do municpio ou do estado). iv. g. Totais de concluses por municpio. Ao final do relatrio temos os seguintes totais: - Totais de gestantes no cadastro. - Totais de concluses no cadastro. - Totais por unidades de sade: i. ii. iii. examinado.
PROGRAMA DE HUMANIZAO NO PR-NATAL E NASCIMENTO

Unidades Ativas, isto , que possuem Unidades Inativas, isto , que no Totais de unidades no cadastro

pelo menos uma gestante cadastrada. possuem gestantes cadastradas.

18

iv. cadastrada). v. cadastrada). vi.

Unidades

Municipais,

isto

que

pertencem ao municpio (de acordo com a informao Unidades Estaduais, isto , que

pertencem ao estado (de acordo com a informao Outras Unidades (com informaes

incorretas ou que ainda no foram exportadas, sendo impossvel determinar se so do municpio ou do estado). -Totais por municpios. i. ii. iii. iv. v. vi. Municpios Ativos, isto , que possuem pelo Municpios Inativos, isto , que no possuem Totais de Municpios no cadastro examinado. Municpios PAB. Municpios PSM. Outros Municpios, isto , cujas informaes ainda menos uma gestante cadastrada. gestantes cadastradas.

no foram exportadas. (estas informaes s passaram a ser exportadas a partir da verso 1.91) vii. Gestantes PAB, isto , gestantes que esto em municpios PAB. viii Gestantes PSM, isto , gestantes que esto em municpios PSM. ix Outras Gestantes, isto , gestantes que esto em municpios ainda no exportados. 1.3.10 Relatrio de Ultimo Ms de Gestao.

Relatrio gerado para distribuio aos hospitais, a fim de prepararem leitos, salas de parto, etc. Contem as gestantes que esto entre a 38a e a 42a semana de gestao, com as seguintes informaes: 1. Nmero da gestante. 2. Nome da gestante. 3. Documento da gestante (indicando qual o documento). 4. Semana de gestao, na poca em que emitido o relatrio.
PROGRAMA DE HUMANIZAO NO PR-NATAL E NASCIMENTO

19

5. Data Provvel do Parto (DPP). 1.3.11 Relatrio de Totais por Competncia. Totalizao das gestantes, por ms de gestao, mostrando na linha de detalhe o Total por Unidade de Servio. Obs: Quando no houver nenhuma gestante em determinada UPS (Unidade Prestadora de Servio), esta UPS no ser mostrada. 1.3.12 Relatrio de Indicadores. Aps ter preenchido a primeira parte (Identificao da Unidade), ser solicitado do usurio um valor referente populao-alvo. O usurio poder visualizar os indicadores em percentuais de gestantes inscritas no PHPN. Caso o valor da populao-alvo no tenha sido informado, o item 1.1 no ser calculado. Ateno somente sero levadas em conta as gestantes que possurem idade gestacional suficiente para cada item. Alm disso, as gestantes que j passaram de 365 dias, a partir da data da ultima menstruao, no entraro no clculo. Os indicadores so : 1.1 - Percentual de gestantes que se inscreveram no programa e realizaram a 1 consulta at o quarto ms, em relao populao-alvo. 1.1b - Percentual de gestantes selecionadas no item 1.1a em relao ao total de gestantes cadastradas neste municpio, ou neste estado, de acordo com a seleo que foi feita. 1.2 - Percentual de gestantes inscritas que realizaram 06 (seis) consultas de pr-natal e que tenham pelo menos 240 dias de idade gestacional. 1.3 - Percentual de gestantes inscritas que realizaram 06 (seis) consultas de pr-natal e a consulta de puerprio e que tenham mais de 294 dias e menos de 1 ano a partir da data da ltima menstruao. 1.4 - Percentual de gestantes inscritas que realizaram 06 (seis) consultas de pr-natal e todos os exames bsicos e que possuam pelo menos 240 dias de idade gestacional. 1.5 - Percentual de gestantes inscritas que realizaram 06 (seis) consultas de pr-natal, a consulta de puerprio e todos os exames bsicos e que possuam mais de 294 dias e menos de 1 ano a partir da data da ltima menstruao.
PROGRAMA DE HUMANIZAO NO PR-NATAL E NASCIMENTO

20

1.6 - Percentual de gestantes inscritas que receberam a 2 dose ou dose de reforo ou dose imunizante da vacina anti-tetnica e que possuam pelo menos 260 dias de idade gestacional. 1.7 - Percentual de gestantes inscritas que realizaram 06 (seis) consultas de pr-natal, a consulta de puerprio, todos os exames bsicos, a 2 dose ou dose de reforo ou a dose imunizante da vacina anti-tetnica e que possuam mais de 294 dias e menos de 1 ano a partir da data da ltima menstruao. 1.7a - Percentual de gestantes inscritas que realizaram 06 (seis) consultas de pr-natal, a consulta de puerprio, todos os exames bsicos, o teste anti-HIV, a 2 dose ou dose de reforo ou dose imunizante da vacina antitetnica e que possuam mais de 294 dias e menos de 1 ano a partir da data da ltima menstruao. 1.8 - Percentual de gestantes inscritas que realizaram o teste anti-HIV e que possuam 280 dias ou menos de idade gestacional. 1.9 - Percentual de gestantes inscritas que realizaram os dois exames VDRL e que possuam menos de 220 dias de idade gestacional. 1.3.13 Procedimentos Realizados. i) Listar a distribuio da freqncia dos procedimentos j realizados pela mulher, segundo a idade gestacional. ii) Listar os procedimentos que foram executados, por idade gestacional. Ateno possvel selecionar apenas as gestantes que esto h menos de 1 ano no cadastro. Basta selecionar a caixa Mais de 1 ano gestao de maneira que sero listadas todas as gestantes. Se a caixa no estiver selecionada, somente sero listadas as gestantes que tenham at 1 ano a partir da data da ultima menstruao. VIII - AVALIAO DO MUNICPIO PARA CONTINUIDADE NO PROGRAMA Os municpios que aderirem ao Programa de Humanizao no Pr-natal e Nascimento sero avaliados, anualmente, pelo Ministrio da Sade, estando a

Neste relatrio, de processamento mais complexo, objetivamos:

PROGRAMA DE HUMANIZAO NO PR-NATAL E NASCIMENTO

21

continuidade da adeso municipal ao Programa vinculada apresentao do procedimento Concluso do Pr-natal para, no mnimo, 30% das gestantes nele castradas no primeiro ano; e 50% no segundo ano, a partir da data de cadastramento da primeira gestante.

Para maiores informaes, entre em contato atravs dos telefones 61 315 3092 ou 315 3091 ou por e-mail: prenatal@saude.gov.br

PROGRAMA DE HUMANIZAO NO PR-NATAL E NASCIMENTO

22

Вам также может понравиться