Вы находитесь на странице: 1из 14

Guia do Google: encontre at a agulha no palheiro!

- imprimir

Pgina 1 de 14

Imprimir

Guia do Google: encontre at a agulha no palheiro!


Por Beatriz Smaal Fonte: www.tecmundo.com.br/3291-Guia-do-Google-encontre-ate-a-agulha-no-palheiro-.htm Segunda-Feira 4 de Janeiro de 2010
Confira aqui um guia completo para voc fazer todos os tipos de busca no Google. Conhea as buscas personalizadas, as ferramentas do Google Maps e muito mais!

Que o Google uma unanimidade, todo mundo j sabe. Porm, voc realmente aproveita todas as ferramentas que o maior buscador do mundo tem para oferecer? Caso a resposta seja negativa, este artigo vai iluminar seu caminho, na procura pela agulha no palheiro. Listamos a seguir as principais formas de procura no site, e tambm mostramos algumas das inmeras funes de busca que o Google disponibiliza. De quebra, trazemos algumas dicas legais para quem ainda no usou por completo o Google Maps, uma ferramenta considerada indispensvel por aqueles que precisam conhecer o caminho. Fique conosco durante o mergulho pelo mundo Google e aproveite todas as opes que o gigante da internet tem para oferecer.

Relembre algumas dicas teis


O portal Baixaki j tratou de mostrar algumas das dicas mais quentes para refinar e melhorar os resultados daquilo que voc procura no artigo Saiba procurar no Google da melhor forma. Caso voc no tenha conferido, aqui vai uma recapitulao das principais opes para deixar sua busca mais otimizada:

Palavras compostas e filtros


Procurar palavras compostas e sentenas definidas fica muito mais fcil atravs do uso de aspas. Ao invs de procurar a ocorrncia "Baixaki" separada de "Jogos", procure "Baixaki Jogos" entre as marcas de aspas para uma busca mais pontual.

http://www.tecmundo.com.br/artigos-imprimir.asp?c=3291

29/12/2011

Guia do Google: encontre at a agulha no palheiro! - imprimir

Pgina 2 de 14

Os sinais de subtrao e o asterisco entre as palavras tambm so filtros legais na hora de procurar uma ocorrncia. Com o sinal * voc procura palavras que estejam em uma mesma busca, porm no necessariamente seguidas como na procura atravs das aspas. o chamado "asterisco coringa" da sua procura, pois ele pode ser qualquer palavra entre as duas ou mais ocorrncias da sua busca.

J o sinal de subtrao faz exatamente o contrrio do asterisco: com ele voc procura tudo que quiser, sem as ocorrncias que se encontram depois do sinal. Isso facilita a vida de quem procura algo, porm recebe muitas propagandas, por exemplo, em sua busca. Mas fique esperto: para procurar o sinal de subtrao, voc deve inserir primeiramente aquilo que quer encontrar, depois um espao e ento colocar o sinal de subtrao colado quilo que voc no quer ver na busca. Caso no seja feito assim, o buscador interpreta o sinal de menos apenas como um trao e mostra exatamente aqueles resultados que trazem a palavra que voc quis excluir.

Ainda em se tratando de smbolos e busca, possvel tambm usar o sinal til para procurar palavras semelhantes ou sinnimas. Faa a busca da mesma forma daquela com o sinal de subtrao, porm insira o sinal ~ para procurar palavras semelhantes. Para criar pesquisas alternativas, insira a palavra OR (ou) entre aquelas que deseja procurar. Com isso, a pesquisa mostrar no apenas resultados de uma ou outra opo, mas o resultado de ambas, porm separadamente e no no mesmo site. Vale a pena ressaltar que necessrio usar a palavra entre aspas e o comando OR em letras maisculas.

http://www.tecmundo.com.br/artigos-imprimir.asp?c=3291

29/12/2011

Guia do Google: encontre at a agulha no palheiro! - imprimir

Pgina 3 de 14

Depois dos dois-pontos


Para procurar informaes especficas, entretanto, no so apenas os filtros que ajudam na hora da busca. A utilizao de palavras-chave seguidas de dois-pontos tambm traz bons resultados para sua pesquisa. Confira alguns usos deste tipo de pontuao: No caso da definio de acordo com um dicionrio, ela pode ser encontrada ao se utilizar a combinao define: (sem aspas) antes daquilo que voc deseja saber do que se trata:

Para criar buscas tendo em vista um site especfico tambm fcil. Insira a palavra "info" seguida de dois-pontos e a seguir preencha um endereo eletrnico de sua preferncia para encontrar informaes sobre a pgina especfica. Para procurar palavras dentro de um site especfico, uma tima combinao so as informaes palavra-chave+site:. Insira, por exemplo, a palavra download em site:www.baixaki.com.br para encontrar as ocorrncias que trazem no Baixaki a palavra download:

http://www.tecmundo.com.br/artigos-imprimir.asp?c=3291

29/12/2011

Guia do Google: encontre at a agulha no palheiro! - imprimir

Pgina 4 de 14

Caso voc esteja procura de links externos de algum site, insira a combinao link: e o site em questo para procur -los. J para buscar algum site apenas por seu nome, insira a combinao intitle: e o nome do site que procura. Para restringir a busca s URLs do site em questo, preencha a pesquisa com a combinao allinurl: e encontre rapidamente aquele endereo especfico. Completando a festa, escreva em sua procura a opo filetype: para encontrar um formato especfico de arquivo com mais facilidade, seja em PDF, DOC ou qualquer outra extenso que mais lhe agrade.

Google Instant
O Google Instant um aprimoramento na ferramenta de pesquisa do Google que faz com que os resultados apaream enquanto voc digita. Isso quer dizer que no necessrio pressionar Enter ou clicar em Pesquisar aps digitar o resultado. Repare no vdeo abaixo como os resultados vo aparecendo instantaneamente a cada letra que digitada. Repare tambm que o boto Im Feeling Lucky (Estou com sorte) perde sua utilidade, j que no h tempo para pression-lo:

http://www.tecmundo.com.br/artigos-imprimir.asp?c=3291

29/12/2011

Guia do Google: encontre at a agulha no palheiro! - imprimir

Pgina 5 de 14

O servio ainda est e desenvolvimento e necessrio ativ-lo neste endereo, clicando em Try It Now. Ele no exatamente recomendado para usurio com conexes discadas ou lentas em geral e ainda apresenta alguns problemas, como falha no carregamento dos resultados, o que faz com que o usurio tenha que clicar em Pesquisar. Ele tambm no est disponvel para quem utiliza o Google Brasil.

Google Instant Preview


Outro servio que melhora a ferramenta de pesquisa e tambm deve ser ativado para comear a funcionar (neste link) o Google Instant Preview. Ele adiciona um cone em forma de Lupa ao lado de cada resultado das pesquisas. Ao clicar nesta lupa, voc obtm uma pr-visualizao do layout do site. Assista ao vdeo abaixo para entender melhor:

Como o vdeo mostra, alm de exibir o layout do site, o Google Instant Preview ainda ilumina e destaca o trecho em que o termo pesquisado est contido, evitando que voc perca tempo procurando manualmente. Com a ajuda deste servio, fica muito mais fcil comparar os resultados e decidir qual deles o melhor.

Google informa: tempo, temperatura e muito mais


Depois de criar filtros e opes para as mais variadas buscas, vale a pena conhecer ferramentas que trazem resultados rapidamente. Voc capaz de encontrar com apenas alguns cliques as informaes de temperatura, alm de usar calculadora e conversores de medidas. Com isso voc no precisa entrar em sites especficos para esse tipo de informao, uma vez que o Google mostra-as instantaneamente em sua pesquisa.

http://www.tecmundo.com.br/artigos-imprimir.asp?c=3291

29/12/2011

Guia do Google: encontre at a agulha no palheiro! - imprimir

Pgina 6 de 14

A temperatura, por exemplo, pode ser acessada somente pela procura temperatura+cidade ou ainda por tempo+cidade (ambos sem aspas). Esta pesquisa mostra no apenas a previso para o dia, mas tambm para os prximos trs dias da semana, com as temperaturas mximas e mnimas, alm da umidade do ar e o status atual do dia (nublado, ensolarado, etc.).

O Google tambm pode ser usado para efetuar contas matemticas. Para isso preciso apenas inserir a conta desejada por escrito, ou seja, escreva 10/2 para fazer a operao 10 dividido por 2 e assim por diante. H ainda a possibilidade de converter moedas, temperaturas e at mesmo velocidade apenas com algumas informaes. Para moedas, insira o valor e coloque as moedas correspondentes (ex: 10 dollar in real). O mesmo acontece para temperaturas, que podem ser convertidas de Celsius para Fahrenheit e vice versa (ex: 40 F in C). J para distncias, utilize a mesma lgica e obtenha as distncias em diferentes medidas (ex: 10 miles in kilometers). Para as moedas, possvel escrever as converses em bom portugus.

Vai um cineminha a?
Uma tima opo para fs do cinema a pesquisa rpida do Google dos filmes em cartaz. Com ele possvel encontrar a sesso mais cmoda e no cinema de sua preferncia. Preencha no campo de busca apenas cinema+cidade para que apaream na primeira ocorrncia os horrios de exibio. Ao clicar no link, voc tem todas as sesses disponveis para o dia em todos os cinemas da cidade. Voc pode conferir a programao nos trs dias subsequentes busca e ainda mostrar os horrios no pelos cinemas, mas pelos filmes de sua preferncia.

Confira tambm a resenha de cada filme, para no chegar de surpresa na sesso, sem saber qual a melhor escolha para seu entretenimento. Para facilitar ainda mais, os filmes contam com a classificao indicativa e as estrelas que mostram a avaliao de cada pelcula. Agora voc no tem desculpas para no encontrar um bom filme no cinema.

http://www.tecmundo.com.br/artigos-imprimir.asp?c=3291

29/12/2011

Guia do Google: encontre at a agulha no palheiro! - imprimir

Pgina 7 de 14

Complete automaticamente
Outra novidade do Google em termos de busca a opo de completar automaticamente aquilo que voc insere na caixa de pesquisa da pgina. Para quem procura expresses e palavras comuns, esse tipo de tarefa economiza tempo e pacincia. Quando for procurar algum termo, fique sempre de olho naquilo que o Google sugere automaticamente durante a escrita. Muitas vezes, o buscador d dicas baseadas em maior relevncia e ocorrncia de um termo, o que facilita sua pesquisa e aumenta a probabilidade de voc encontrar o resultado especfico que procura.

Mostrar opes
Outra forma de peneirar suas pesquisas na web abrir as opes que se encontram ao lado direito do nmero de resultados da pesquisa. Nesta aba, voc opta por visualizar os resultados por datas mais recentes, apenas pginas visitadas, encontrar vdeos, blogs e fruns, entre outros.

A visualizao da pesquisa tambm pode ser modificada, mostrando ao usurio os resultados atravs de cronograma ou mesmo da roda mgica, que interliga os principais resultados da pesquisa.

http://www.tecmundo.com.br/artigos-imprimir.asp?c=3291

29/12/2011

Guia do Google: encontre at a agulha no palheiro! - imprimir

Pgina 8 de 14

Pesquisa avanada
As dicas anteriores so do conhecimento de muita gente, que as usam com frequncia para deixar as buscas mais pontuais e especficas. Porm, a grande dica do Google para as buscas mantenha a pesquisa o mais simples possvel, para que haja o maior nmero de resultados relevantes. O problema que, para buscas mais usuais, esta uma tima dica, mas para opes mais especficas possvel encontrar informaes sem relevncia. Para que isso no acontea, utilize a pesquisa avanada do Google. Para deixar sua pesquisa mais especfica, clique em Pesquisa Avanada e determine os parmetros que sero relevantes para a busca. Todos os filtros apresentados anteriormente esto ali disponveis, ou seja, voc capaz de procurar resultados por expresso, sem palavras especficas, atravs de expresses completas e mais.

Voc ainda pode definir o idioma da busca, a regio em que o site est hospedado, formatos de arquivo, datas e ocorrncias, em um domnio pr-definido, por direitos de uso e atravs da ferramenta SafeSearch, que filtra informaes que no so relevantes para voc. A pesquisa avanada traz ainda pesquisa por pginas especficas, similares quela que voc procura ou ainda com links para sua pgina que consta em sua busca. Preencha o endereo especfico para que sua busca contemple a URL de sua preferncia.

Novidade para programadores


Para quem precisa encontrar cdigos para algum projeto especfico, a busca avanada do Google traz como novidade a opo de pesquisa por cdigo-fonte pblico. O site traz inclusive exemplos de busca com os filtros especficos para esse tipo de pesquisa, para que o programador encontre aquilo que precisa rapidamente.

http://www.tecmundo.com.br/artigos-imprimir.asp?c=3291

29/12/2011

Guia do Google: encontre at a agulha no palheiro! - imprimir

Pgina 9 de 14

Esta opo traz tambm uma pesquisa avanada, caso o que voc procura seja ainda mais especfico dentro do grande grupo de cdigos por a.

Para que serve a busca em cache?


Se voc fez todos os tipos de buscas para aquela pgina especfica e nada deu certo, talvez valha a pena clicar na busca em cache do site em questo. A busca em cache nada mais do que a localizao de uma pgina previamente armazenada pelo Google. Os datacenters do Google armazenam quantidades enormes de informao, entre elas as pginas usadas anteriormente. Quando um site sai do ar por um motivo ou outro, os usurios podem acess-lo da mesma forma, em uma verso mais defasada, ou seja, quando do armazenamento da pgina no servidor do Google. Pode acontecer de um site sair do ar e muitas vezes exatamente aquele que contm a informao que tanto estamos a procurar. Para isso, tente clicar na opo cache para recuperar a to preciosa citao de que voc precisa.

http://www.tecmundo.com.br/artigos-imprimir.asp?c=3291

29/12/2011

Guia do Google: encontre at a agulha no palheiro! - imprimir

Pgina 10 de 14

A outra funo, menos importante, mas muito til da pesquisa em cache, o realce daquelas palavras que voc inseriu em sua pesquisa. Quando voc se deparar com um texto grande demais e quiser apenas ler a parte que interessa, o cache ajuda bastante, pois o realce faz com que voc focalize em uma parte do texto.

Fique conectado e configure preferncias


As opes mostradas at agora podem ser feitas sem a necessidade de uma conta do Google. Porm, so poucos aqueles que no possuem a conta do maior buscador da internet, uma vez que sites como o YouTube, Orkut e Gmail tambm se utilizam dessa senha para acesso. Saiba, entretanto, que as buscas do Google podem ser melhoradas ainda mais quando voc est conectado com sua senha e online durante a pesquisa. Conhea a seguir as principais opes para usurios online e comece a navegar enquanto estiver logado em sua conta Google:

Promova uma pgina


Suponha que voc tenha feito uma pesquisa, porm o resultado mais interessante sobre aquilo que procurava apareceu apenas na quarta pgina do Google. Antigamente no havia nada a se fazer sobre o assunto, uma vez que a organizao das pginas no dependia de voc. Atualmente, voc capaz de dar pitacos para que as pginas que mais gosta sejam acessadas antes.

A novidade do Google est em pequenos botes que aparecem ao lado da opo da escolha em cache. Cada um deles tem um propsito, como comentar o site acessado, exclui-lo da sua lista de buscas e ainda promov-lo para o incio da pesquisa. Com isso, o usurio ajuda o Google a selecionar ainda melhor as pginas mais relevantes a serem visitadas, alm de manter a prpria busca ainda mais organizada. Isso traz comodidade e mais facilidade na busca, uma vez que aquilo que mais lhe agrada ficar sempre em primeiro lugar.

Mantenha o histrico de sites visitados


Uma vez conectado, o acesso das pginas visitadas estar gravado automaticamente em sua conta. Com isso voc poder facilmente acessar as principais pesquisas que j fez e ainda escolher suas buscas atravs das imagens, notcias, vdeos ou mesmo livros do Google Livros.

http://www.tecmundo.com.br/artigos-imprimir.asp?c=3291

29/12/2011

Guia do Google: encontre at a agulha no palheiro! - imprimir

Pgina 11 de 14

Para isso preciso apenas clicar na opo histrico da web, ao lado do seu email, que aparece na parte superior direita da pgina. Caso voc no veja esta opo, possvel acessar o histrico diretamente na barra do navegador no endereo www.google.com/history.

Mas no se preocupe, pois o histrico pode ser suspenso quando voc achar necessrio, ou seja, quando quiser pausar a listagem de sites arquivados nas buscas online. Para isso, clique no boto pausar na lateral esquerda da pgina do histrico e pronto! Quando quiser voltar a salvar o histrico, escolha a opo Retomar e continue a salvar as pginas visitadas. Da mesma forma, voc tambm pode remover os itens de sua busca na web para que no fiquem registrados no seu histrico. Esta uma boa opo inclusive para quem navegou pelo Google sem perceber que estava conectado e agora no quer mais manter aquelas pginas visitadas. Para isso clique em Remover itens e escolha quais gostaria de deletar do seu histrico da web. Voc pode remover todos de uma s vez ou ainda limpar apenas aquelas pesquisas que no interessam mais por alguma razo. Consulte estatsticas dos sites mais visitados por voc, alm do nmero de atividades mensais e dirias de pesquisa com estas ferramentas, que so uma tima fonte de informao para quem precisa controlar as procuras na web - e podem ser mais uma fonte sobre aquilo que voc encontra no Google.

Alm disso, novamente seu tempo ser poupado, uma vez que suas pesquisas mais relevantes esto disponveis para consulta quando voc quiser, apenas atravs do login na pgina de histrico do Google.

Alm da busca diria

http://www.tecmundo.com.br/artigos-imprimir.asp?c=3291

29/12/2011

Guia do Google: encontre at a agulha no palheiro! - imprimir

Pgina 12 de 14

Porm no apenas de sites e histricos que vive o Google. H duas outras opes que permitem uma maior interatividade com os resultados do buscador. Vamos por partes:

Google Imagens
A busca por imagens j consagrada no Google, uma vez que muito do que se acessa na internet utiliza algum tipo de fotografia ou design para deixar o site ainda mais bonito, portanto nada mais comum do que procurar alguma informao atravs de imagens e vice-versa. Este tipo de busca tambm extremamente popular para aqueles que gostam de celebridades e vivem procura da imagem perfeita do seu dolo. Mas o que quase ningum repara que a busca por imagens tambm contm opes de busca e que funciona de forma muito parecida com a pesquisa web do Google.

Uma tima opo, por exemplo, a busca por rostos. Ao clicar em mostrar opes no Google Imagens, voc capaz de filtrar as opes de busca e pesquisar apenas imagens em preto e branco ou com tamanhos especficos. Apenas como exemplo, se voc procurar a palavra Paris, encontra inmeras imagens no apenas da patricinha famosa Paris Hilton, como tambm da bela cidade de Paris, com a Torre Eiffel como carto postal. Para as imagens da pessoa e no da cidade, escolha a opo Rosto e encontre imagens da celebridade.

Google Maps
Para completar este Guia do Google, no podia faltar a presena da popular ferramenta de busca de endereos e lugares da web, o Google Maps. Quem j precisou ou ainda precisa procurar localizaes mais variadas tanto na cidade em que mora quanto em outras do Brasil e do mundo j deve ter pesquisado nos mapas do Google para no se perder pelo caminho. No Google Maps voc pode observar a localizao especificada no apenas por mapas planos, mas tambm por imagens de satlite ou atravs das configuraes do terreno, caso a procura necessite de algum detalhe mais especfico.

http://www.tecmundo.com.br/artigos-imprimir.asp?c=3291

29/12/2011

Guia do Google: encontre at a agulha no palheiro! - imprimir

Pgina 13 de 14

Voltando ao mapa amarelo caracterstico do Google, atravs dele possvel encontrar pontos tursticos e endereos completos atravs de palavras-chave na procura do Google Maps. Uma vez encontrado aquilo que voc procura, insira seu ponto de partida para que seja mostrada a voc a trajetria de um local a outro. Todas as informaes para que voc encontre a localidade esto do lado esquerdo da tela, o que d ao usurio todas as possibilidades de caminho no apenas de carro, mas tambm a p e com o transporte pblico (caso a opo do transporte pblico tenha cobertura no seu Estado). No mapa propriamente dito possvel ver a trajetria completa e tambm conferir as rotas alternativas para o destino. Para completar, o usurio pode imprimir o mapa e levar as orientaes no carro durante o trajeto.

Como encontrar endereos


Para checar um endereo no mapa, insira-o na barra superior da tela e clique em pesquisar no Mapa. Ao clicar em como chegar, insira seu ponto de partida e escolha a forma de locomoo. Na parte inferior aparece toda a explicao de como chegar ao local de destino. Voc pode inclusive escolher entre um ou mais trajetos para utilizar aquele que preferir, seja pela quantidade de trnsito ou mesmo pela distncia e facilidade de acesso.

Caso voc esteja logado com sua senha, pode salvar esta trajetria, para acess-la novamente no futuro, assim como acessa os histricos de busca e de imagens.

Fotos, vdeos e Wikipdia


O que muita gente nunca repara no pequeno boto escrito mais no lado direito da tela, juntamente com as opes de mapa. L voc pode visualizar o mapa com fotos dos locais mais famosos, vdeos das localidades interligadas a uma regio geogrfica e ainda consultar a Wikipdia para saber mais sobre uma cidade ou regio. Com isso, o mapa se torna no apenas um simples local para encontrar endereos, mas tambm um local onde se pode adquirir mais conhecimento antes de desbravar terras desconhecidas. Ele ainda figura como tima fonte para que o

http://www.tecmundo.com.br/artigos-imprimir.asp?c=3291

29/12/2011

Guia do Google: encontre at a agulha no palheiro! - imprimir

Pgina 14 de 14

usurio busque as mais variadas informaes, seja sobre sua prpria cultura, cidade e at mesmo pesquisa para projetos escolares. isso a! Esperamos que este guia do Google seja til para voc na hora de buscar aquilo que procura. E no deixe de comentar sobre o artigo ou trazer novas dicas de busca que no apareceram por aqui.

Imprimir

http://www.tecmundo.com.br/artigos-imprimir.asp?c=3291

29/12/2011

Вам также может понравиться