Вы находитесь на странице: 1из 4

Embrapa M Sistemas de P ISSN 1678-8818 Verso

Agricultura Familiar
Incio
Introduo Instalaes Manejo Produtivo Manejo Sanitrio Alimentao Reproduo Custos

Instalaes e Fases de Criao das Aves

O sistema alternativo de criao de galinhas caipiras preconiza a constru instalaes simples e funcionais, a partir dos recursos naturais disponveis propriedades dos agricultores, tais como madeira redonda, estacas, palha babau, etc. (Figura 10). O principal objetivo dessa instalao oferecer u ambiente higinico e protegido, que no permita a entrada de predadores ajude a amenizar os impactos de variaes extremas de temperatura e um alm de assegurar o acesso das aves ao alimento e gua.

Figura 10. Instalaes recomendadas para o sistema alternativo de criao de galinh caipiras.

Tais instalaes consistem em um galinheiro com rea til de 32,0 m2 e di internas destinadas a cada fase de criao das aves: reproduo (postura incubao), cria, recria e terminao (Figura 11). A rea do galinheiro dev dimensionada de modo a proporcionar boa ventilao, luminosidade, drena facilidade de acesso e disponibilidade de gua. O piso deve ser revestido c uma camada de palha (cama) de 5 a 8 cm de espessura, distribuda de for homognea, podendo-se utilizar vrios materiais como maravalha ou serra palha, sabugo de milho triturado ou casca de cereais (arroz). A remoo e substituio da cama, bem como, a desinfeco do avirio com cal virgem devem ser peridicas.

Figura 11. Planta baixa das instalaes para o sistema alternativo de criao de gali caipiras.

Com exceo da rea destinada incubao e cria, as demais divises inte devem permitir o acesso a piquetes de pastejo, com dimenses variveis, capazes de atender s necessidades das aves e de abrigar todo o plantel d fase de criao (Figura 12). Os piquetes devem ser cercados de material semelhante ao utilizado no galinheiro e que seja capaz de evitar a entrada predadores.

Figura 12. Esquema da disposio das reas de pastejo do sistema alternativo de cr de galinhas caipiras.

A fase de reproduo se caracteriza por apresentar uma relao macho/fm de 1:12, cujas aves devem possuir idade entre 6 e 24 meses. O peso vivo estabelecido para os machos deve ser de 2,0 a 3,5 kg, enquanto que, para

fmeas, de 1,6 a 2,5 kg. A substituio dos reprodutores deve ser semestr tendo em vista que, tambm, a cada semestre, ocorrer a reposio das matrizes, que so oriundas do mesmo plantel e, portanto, filhas do reprod em servio.

Nessa fase de criao, a instalao deve ter subdivises destinadas postu incubao. Esse artifcio permite um maior controle sobre a postura, evita com a quebra de ovos, proporcionando-lhes maior higiene e manuteno d viabilidade.

Na subdiviso de postura, as aves permanecem em regime semi-aberto, n a rea coberta de 3,75 m2, equipada com 2 a 4 ninhos de 0,35 m x 0,35 bebedouro de presso e 1 comedouro em forma de calha. O enchimento d ninhos deve ser feito com o mesmo material utilizado na cama do avirio. de pastejo destinada a essa fase de 40,0 m2, onde as aves complementa alimentao. A fase de postura dura aproximadamente 15 dias, ao longo d o nmero de ovos por matriz varia de 10 a 14. Por sua vez, na subdiviso incubao, as aves que estiverem incubando seus ovos (chocando) perman em regime fechado, em uma rea de 2,25 m2, equipada com 3 a 4 ninhos 0,35m X 0,35 m (Figura 13), 1 bebedouro de presso e 1 comedouro em f de calha. O perodo de incubao dura 21 dias, aps o qual, as matrizes de retornar imediatamente para a diviso de postura onde, aps 11 dias de descanso, iniciaro um novo ciclo de postura.

Figura 13. rea destinada postura, no sistema alternativo de criao de galinhas c

No sistema de incubao natural, em que a prpria galinha quem choca ovos, um ciclo reprodutivo dura 47 dias. O nmero de ovos a ser chocado cada matriz pode variar de 12 a 15, de acordo com o tamanho da mesma. Entretanto, possvel se utilizar chocadeiras eltricas as quais, embora representem um custo adicional ao sistema de produo, podem ser adqui de forma coletiva. Seu maior benefcio, porm, consiste na reduo do cicl reprodutivo das matrizes para 26 dias, visto que, aps a fase de postura, a mesmas entram diretamente no perodo de descanso.Tal fato resulta em u aumento do nmero de ciclos anuais por matriz, passando de 7 para 13.

Na fase de cria, os pintos permanecem desde o seu nascimento at os 30 idade, em uma rea coberta de 2,25 m2, equipada com 1 comedouro tipo bandeja e 1 bebedouro de presso. Essa diviso d acesso a um solrio de m2. Torna-se imprescindvel nesta fase a proteo trmica dos pintos, alm fornecimento de gua e alimento. Nesta fase, tambm, se d incio aos procedimentos para imunizao do plantel.

A fase de recria inicia-se na quarta semana (aos 31 dias de idade dos pinto se estende at os 60 dias de idade, com os pintos permanecendo em regim semi-aberto, em uma rea coberta de 3,75 m2, equipada com 2 bebedour presso e 2 comedouros em forma de calha. Nessa fase, embora a fonte principal de alimento seja a rao devidamente balanceada, a alimentao aves pode ser complementada mediante uso de um piquete de pastejo com dimenso de 20,0 m2. O reforo na imunizao do plantel torna-se muito importante.

A fase de terminao inicia-se aos 61 dias e estende-se at os 120 dias de quando as aves apresentam peso vivo de aproximadamente 1,8 kg, estand prontas para o abate. A rea coberta destinada a essa fase de 20,0 m2, equipada com poleiros, 4 bebedouros de presso e 4 comedouros em form calha (Figura 14). Nesta fase, as aves tm acesso a um piquete de pastejo 1.800,0 m2, o qual pode conter gramneas como a Brachiaria humidicola, de fruteiras como goiabeira, cajueiro e mangueira, que serviro como uma importante fonte de alimento, em complementao rao fornecida.

Figura 14. Diviso da rea de terminao no sistema alternativo de criao de galinh caipiras.

Copyright 2002, Embrapa

Вам также может понравиться