Вы находитесь на странице: 1из 38

________________________________________________________________________________________

COMUNICAO E ANIMAO DE GRUPOS


4

COMUNICAO PEDAGGICA
Objectivos No final da unidade, o formando dever: - Identificar e caracterizar os elementos da comunicao; - Identificar os principais factores facilitadores da comunicao; - Identificar as principais barreiras comunicao. A comunicao uma das dimenses principais no universo Homem. A capacidade de comunicar oferece a cada ser humano a possibilidade de concretizar o seu desenvolvimento psquico e social pleno, e permite a existncia de grupos, organizaes, sociedades e culturas. Podemos definir comunicao como o processo de transmisso de informao entre dois ou mais indivduos ou organizaes. um fenmeno dinmico e evolutivo, cujo principal objectivo permitir a INTERACO entre indivduos ou grupos. Neste sentido, o processo comunicativo diz respeito ao conjunto de tcnicas verbais e no verbais capazes de influenciar ou manipular o ambiente social. A situao de ensino/aprendizagem um ambiente de comunicao por excelncia. A comunicao gerada no seio do grupo em formao depende o sucesso da aprendizagem, o concretizar dos objectivos pedaggicos, o clima afectivo e o nvel motivacional do grupo e a realizao pessoal do formador. Torna-se vital para o futuro formador conhecer os fundamentos do processo comunicativo e algumas das suas implicaes, para que lhe seja possvel gerir a comunicao de forma positiva, desenvolvendo uma relao pedagogicamente eficaz com os seus formandos.

ELEMENTOS EM COMUNICAO Num sistema de comunicao encontramos presentes os seguintes componentes: emissor ou fonte, mensagem, canal, receptor, feedback ou reaco. Iremos seguidamente debruarmo-nos sobre cada um deles e analisar a sua inter relao.

_________________________________________________________________________
1 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

Emissor ou Fonte o indivduo, ou grupo de pessoas, ou organizao com ideias, intenes, necessidades, informaes, enfim, com uma razo para se empenhar na comunicao. 22 Mensagem Na comunicao humana a mensagem existe em forma fsica: h a traduo de ideias, intenes e objectivos num cdigo. O emissor utiliza uma combinao de signos e smbolos para expressar a sua inteno comunicativa. Canal o condutor da mensagem, o meio que permite a circulao da informao enviada pelo e emissor. Receptor o alvo da comunicao. o indivduo ou audincia que recebe e descodifica a mensagem. Constitui o elo mais importante do processo, pois se a mensagem no atingir o receptor, de nada serviu envi-la. Imagine-se a seguinte situao: de um dos lados de um lago encontra-se uma pessoa (emissor), que pretende enviar um embrulho (mensagem) para outra pessoa na outra margem do lago (receptor). Cabe ao emissor a escolha do meio mais eficaz para enviar a mensagem; neste caso, ser um barco - Canal 1 - utilizando a gua do lago para se deslocar veculo de mensagem. Quando o formador expe matria oralmente, est a actuar como emissor, sendo a sua mensagem transmitida por ondas sonoras, atravs do ar (veculo e canal) e dirigida aos formandos-receptores. Cada um dos agentes envolvidos neste processo possui um conjunto de propriedades ou caractersticas que influenciam mais ou menos directamente a qualidade da comunicao.

Fidelidade da Comunicao Tanto no emissor como no receptor existem alguns factores capazes de aumentar ou prejudicar a fidelidade da comunicao:

_________________________________________________________________________
2 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

1 - Habilidades Comunicativas Para traduzir as suas intenes comunicativas o emissor tem que utilizar capacidades codificadoras que Ihe permitam, por exemplo, dispor as palavras de forma a expressar ideias com clareza, usar correctamente as regras gramaticais, pronunciar claramente, conseguir utilizar os vrios canais sua disposio, organizar o pensamento e as ideias claramente, etc., etc. 2 Atitudes A predisposio ou tendncia do indivduo para se aproximar ou associar a um objecto ou para se afastar, dissociar do objecto, reflecte-se de igual modo, na comunicao. A atitude que se tem para consigo prprio pode afectar a forma da comunicao e a sua qualidade. Se o formador no se sente vontade na matria, ou pensa que no vai conseguir impressionar favoravelmente o grupo de formandos mais velhos do que ele, ao dirigir-se ao grupo poder faz-lo de modo confuso, "atrapalhando-se" na linha de raciocnio. Esta forma de comunicar certamente causar uma impresso negativa junto dos receptores. A reteno da nova informao por parte do Formando que confia nas suas capacidades, ou que acredita ter experincias interessantes para partilhar, , muito possivelmente, facilitada pela sua atitude. A atitude perante o tema da comunicao outro condicionamento a ter em conta. A simpatia ou averso aos contedos pode afectar tanto a sua expresso, por parte do emissor, como a sua captao e assimilao, por parte do receptor. Se o tema se enquadrar no campo dos interesses e motivaes de ambos, a qualidade de comunicao ser mais conseguida. Regra geral, quando os temas so do agrado do grupo de participantes, a motivao e a receptividade so beneficiadas partida. Do mesmo modo, o entusiasmo do formador ao falar de algo que Ihe agrada tem um efeito contagiante junto dos formandos. A atitude do emissor ou do receptor, para com o outro interlocutor, sendo positiva ou negativa, afecta, tambm, a transmisso da mensagem ou a forma como o receptor a ir receber. Todos ns tendemos a avaliar a fonte de informao. Se um formador ao apresentar-se no curso, diz ter uma formao acadmica em matemtica, e que vai conduzir as sesses do modulo motivao humana, imediatamente a atitude avaliativa dos formandos pender para o plo negativo no que respeita preparao terica do formador. Este aspecto da influncia das atitudes ser desenvolvido mais tarde, nas distores comunicativas. 3 - Nvel de conhecimentos difcil comunicar o que no se conhece. Por outro lado, se o emissor for ultraespecializado e empregar frmulas comunicativas demasiado tcnicas, pode acontecer que o nvel de conhecimentos do receptor Ihe bloqueie o sucesso da _________________________________________________________________________
3 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

inteno comunicativa. O conhecimento que o emissor possui sobre o prprio processo de comunicao influencia o seu comportamento comunicativo. Conhecendo as caractersticas do receptor, os meios pelos quais poder produzir ou tratar as mensagens, os canais a utilizar, as suas prprias atitudes, etc., o emissor determina em parte, o curso da comunicao, podendo contribuir para uma maior fidelidade. 4 - Sistemas Scio-Culturais Para alm dos factores pessoais, o meio social e cultural em que o emissor e o receptor se movem constitui um poderoso determinante do processo comunicativo. O papel social de cada um, o estatuto e prestgio respectivos, as crenas e valores culturais por eles interiorizados, os comportamentos aceitveis ou no aceitveis na sua cultura, tudo determina o tipo de comportamento comunicativo adoptado. O sistema social e cultural dirige, em parte, a escolha dos objectivos que se tem a comunicar, a escolha das palavras, os canais que se usam para expressar as palavras. O emissor percepciona a posio social do receptor e molda o seu comportamento de acordo com ela. O formador comunica muito diferentemente com um grupo de gestores de vendas ou quadros superiores de uma empresa, com um grupo de jovens em formao pedaggica, com os seus amigos, com a sua esposa, etc. 5 Mensagem Existem trs aspectos bsicos a considerar na transmisso de informao: o cdigo, o contedo, e o tratamento e a apresentao da mensagem.

5.1 - Cdigo O cdigo um grupo de smbolos ou sinais capaz de ser estruturado de modo a ter significado para algum. A lngua possui um conjunto de elementos o vocabulrio - e um conjunto de mtodos que permitem combinar esses elementos de forma significativa - a sintaxe. Quando codificamos uma mensagem (funo do Emissor) cabe-nos decidir quais os elementos a utilizar e como possvel combin-los (antecipando o seu impacto no Receptor). Toda a msica possui um cdigo: o que distingue a musica clssica do Jazz essencialmente uma diferena de estrutura, isto , o modo que se combinam as notas. A pintura de Van Gogh distingue-se da de um pintor amador pela sua qualidade estrutural. 5.2 - Contedo Equivale ao material da mensagem escolhido pelo Emissor para exprimir o seu objectivo de comunicao. Por exemplo, num livro, o contedo da mensagem

_________________________________________________________________________
4 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

abrange as afirmaes do autor, as informaes que apresenta, as concluses que tira, os pontos de vista que prope. 5.3 - Tratamento e Apresentao As decises do Emissor quanto forma, apresentao e contedo das mensagens cabem neste ponto. Para temas semelhantes, possvel usar de alguma flexibilidade e transformar os contedos, estilo de linguagem, canais e meios de comunicao, de acordo com as caractersticas da populao a que se destinam. No perdendo de vista as necessidades reais dos participantes, o Formador poder enfatizar este ou aquele aspecto, tentando relacion-lo com a experincia profissional, interesses e motivaes dos seus Formandos. A formalidade de postura e da linguagem utilizada deve variar consoante o padro scio cultural mdio do grupo. Para grupos cuja escolaridade baixa, os termos tcnicos e tericos devero ser cuidadosamente empregues; em grupos de profissionais aos quais exigida uma apresentao formal e um relacionamento mais rgido na sua rea de actividade, prudente no descurar esta caracterstica no modo como nos dirigimos aos Formandos. A apresentao da mensagem dever ser "brilhante"! Como? - Criativa! - Sinttica! - Objectiva! - Multi-variada: utilizao de transparncias, visionamento de vdeos, gravaes udio, revistas, escrita no quadro, recortes de jornais, magazines. - Atraente: cuidada ao nvel da composio grfica, da variedade e conjuno de cores, do tempo de durao dos vdeos e do prprio tratamento dos contedos, conter entusiasmo, a comunicao oral deve ser estruturada e bem sequenciada, etc... Respeitando as caractersticas anteriormente descritas do processo de aprendizagem para uma melhor compreenso e assimilao, a comunicao em situao pedaggica obedece aos seguintes vectores: De: Fcil Simples Geral Concreto Conhecido Para: Difcil Complexo Particular Abstracto Desconhecido

_________________________________________________________________________
5 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

Ao estruturar a mensagem que pretende transmitir aos Formandos, o Formador fornece um contexto geral, de introduo ao tema e que Ihe confere um sentido, o situa num todo mais vasto. Aps o desenvolvimento e anlise dos principais aspectos, o tema obriga a uma concluso. CONCLUIR ASSIM: Fazer uma sntese global Acentuar os pontos essenciais Evitar incluir novos assuntos Avaliar os resultados alcanados, ao nvel dos Formandos e a nvel do Formador. Enfatizar os aspectos positivos, mas no se esquecer os objectivos menos conseguidos. Relacionar o que foi dito e feito com trabalho futuro. A importncia da sntese final, enfatizando as principais concluses e pontos desenvolvidos, tanto maior se pensarmos na estrutura da Memria Humana. A receptividade e a reteno maior para as informaes transmitidas em primeiro e ltimo lugar. Os polticos esto bem cientes deste facto, deixando para o meio do seu discurso aquilo que menos importa que os seus eleitores fixem... A repetio dos pontos essenciais e a sntese final ficaro muito mais slidos na memria dos Formandos do que o desenvolvimento ao longo da sesso. 6 - O Feed-back O Feed-back a reaco do Receptor ao comportamento do Emissor. Fornece informao ao Emissor sobre o impacto da sua aco sobre o Receptor, sobre o sucesso na realizao do seu objectivo comunicativo. Ao responder, o Receptor exerce controle sobre as futuras mensagens que o Emissor venha a codificar, promovendo a continuidade da comunicao. O Feed-back , assim, um poderoso instrumento de influncia ao nvel de quem envia informao. Se o Feed-back for compensador, o Emissor mantm o seu comportamento; se no for, este modifica-o, a fim de aumentar as suas probabilidades de xito. Se na comunicao frente-a-frente o Feed-back mximo, no caso de canais como a televiso, o rdio, os jornais e revistas essa possibilidade mnima. Neste caso, o comportamento de compra dos consumidores que tem valor como Feed-back. Se um jornal se vende pouco, provavelmente modificar a seleco de artigos e notcias; se um produto anunciado se est a vender bem, o anunciante capaz de manter a campanha publicitria e s introduzir alteraes se o Feed-back por parte dos consumidores se modificar. Os inquritos opinio pblica, os estudos de mercado, e outros, so investimentos na obteno de Feed-back por parte das audincias e dos consumidores. _________________________________________________________________________
6 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

O conhecimento e o uso do Feed-back aumenta a eficcia da comunicao interpessoal. As pessoas que so consideradas "boas comunicadoras" normalmente esto atentas aos sinais comunicativos do interlocutor, so boas observadoras de reaces. O comportamento dos Formandos, a sua postura, expresses, humor, brincadeiras ou sarcasmos, questes, dvidas, afirmaes e opinies, enfim, toda a riqueza da situao face-a-face em termos de Feed-back, extremamente til para o Formador regular e corrigir a sua forma de comunicar com o grupo.

COMO SE COMUNICA Movimentos, sons, imagens, palavras - como que se pode comunicar? Todo o comportamento comunicao; as nossas aces so sempre passveis de interpretao por parte dos outros, -nos impossvel no comunicar. Se est numa sala de espera antes de uma entrevista, e a secretaria sua frente mantm os olhos baixos e uma atitude concentrada, a mensagem captada "no quero comunicar". Ento, evitar a interaco todavia interagir: comunica-se essa inteno de evitamento de alguma forma, influencia-se o comportamento do outro de algum modo. O estilo comunicativo define a relao entre os agentes da comunicao. "Olha, d a lume!" ou "Desculpe, importa-se de me dar lume?" sugere-nos dois relacionamentos bem distintos quanto proximidade ou intimidade dos protagonistas. A comunicao possui dois nveis gerais: O Nvel Digital corresponde comunicao verbal, atravs de signos. As tcnicas verbais de comunicar so a escrita e a oralidade. O Nvel Analgico corresponde comunicao no-verbal, simblica. So inmeros os modos de expresso no-verbal: gestos, sinais visuais, sinais sonoros, sinais pictricos, a msica, a dana, as componentes no verbais da voz (entoao, pausas, ritmo, etc.), expresso facial, imagem / aparncia pessoal, postura corporal, etc... A Analogia enriquece e matiza a comunicao verbal. Exactamente com as mesmas palavras podem-se transmitir mensagens diferentes, consoante o tom de voz empregue, os gestos das mos, a expresso facial, a rigidez da postura corporal, a inclinao da cabea. O nvel no verbal da comunicao reflecte muito directamente o que estamos a sentir. Quando estamos a comunicar com algum, todo o nosso comportamento d significado quilo que estamos a expressar por palavras. Este comportamento surge espontaneamente, muitas vezes sem que nos apercebamos. o nvel analgico da comunicao que muitas vezes nos "trai", pois espelha os nossos sentimentos em relao ao receptor, situao ou mensagem que estamos a transmitir. _________________________________________________________________________
7 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

O controle do comportamento no-verbal algo precioso para o Formador. Os gestos, as expresses, os olhares, a entoao de voz, so componentes da comunicao que devem estar em sintonia com o que se diz, auxiliando e antecipando a mensagem oral. As discrepncias entre os dois nveis de comunicao - verbal e no verbal - dificulta a relao e origina, frequentemente, mal-entendidos e conflitos. Um comunicador expressivo recorre aos gestos como complemento e suporte da expresso oral.

A utilizao do espao A gesto do espao fsico condiciona, de incio, o desenrolar da comunicao. No por acaso que a disposio em U usualmente praticada na Formao. Esta uma configurao facilitadora da comunicao. Todos os elementos do grupo encontram-se face-a-face. Naturalmente os seus olhares convergem para o centro-frente, posio ocupada tradicionalmente pelo Formador. Os elementos mais dominantes, extrovertidos, auto-confiantes tendem a ocupar posies centrais. As zonas intermdias ou mesmo extremidades so normalmente preferidas pelos elementos mais tmidos, introvertidos. Os observadores passivos, ficam, assim, resguardados do olhar do Formador e dos colegas. A utilizao que o Formador fez do espao e movimento deveras importante na definio do estilo comunicativo do grupo. O Formador que se coloca sentado atrs da sua mesa, ou num estrado, est defendido na sua "armadura" e transmite um distanciamento em termos de papel e estatuto em relao aos Formandos. A qualidade expressiva e a receptividade comunicao favorecida quando o Formador: - apoia a comunicao verbal com os gestos coordenativos, descritivos, etc. - se desloca na sala, marcando o ritmo, aproxima-se e recua face aos Formandos, acompanhando as prprias pausas, entoaes e exclamaes com o movimento e postura corporal. - Solicita a ateno e/ou participao dos outros elementos com o olhar directo, com gestos apelativos (mas no inquisitivos), com uma atitude corporal receptiva.

Alguns cenrios possveis para a comunicao em sala: CENRIO I - Exposio oral dos contedos programticos. - A comunicao obedece ao previamente estabelecido no programa do curso. - A informao emitida do Formador para o grupo de Formandos. _________________________________________________________________________
8 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

- Probabilidade de reteno por parte dos participantes: cerca de 20% da informao. CENRIO II - Formador expe a "matria" e questiona os participantes. - A comunicao ocorre no sentido formador-formando e formando-formador, embora seja o 1 a abrir e fechar as redes da comun icao. - programa estabelecido respeitado no essencial. - Para alm da comunicao oral, o formador recorre tambm aos audiovisuais. - Probabilidade de reteno por parte dos participantes: cerca de 50% da informao divulgada. CENRIO III O formador funciona como animador ou gestor de comunicao. Existe alternncia entre os papis de emissor e de receptor, sendo o formador o orientador desta alternncia. - H saturao das redes de comunicao: a comunicao d-se em todos os sentidos, incluindo formando-formando e formando-formador. - Os contedos, ainda que obedecendo aos termos pr-estabelecidos esto mais sujeitos ao improviso, de acordo com as experincias pessoais, os interesses e a disponibilidade de cada um. - Probabilidade de reteno consideravelmente mais elevada: cerca de 70% da informao. Este cenrio corresponde ao de rede de comunicao ideal numa situao de ensino-aprendizagem. Apresentaram-se vrios cenrios possveis na disposio fsica em U.

CENRIO IV A disposio em conferncia inibidora da comunicao em sala. Possibilita ao Formador o domnio completo das redes de comunicao, remetendo os participantes para o papel de receptores passivos, com todas as implicaes que este facto acarreta a nvel do sucesso da aprendizagem e reteno. As mesas ao estar de costas so autnticos obstculos interaco. A postura do Formador resulta muito mais formal e distante. CENRIO V O Formador funciona como moderador/orientador. A discusso livre, ocorrendo em todos os sentidos. As posies de dominncia e de passividade ficam diludas, sendo a comunicao global e espontnea. Esta configurao adequada para algumas actividades, grupos em terapia, etc. mas para Formao em sala, de um modo geral, pode ser prejudicial gesto da comunicao. Pode ficar difcil para o Animador orientar os contedos dentro dos limites programticos definidos. _________________________________________________________________________
9 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

COMUNICAR NO FCIL... Obstculos Comunicao O processo comunicativo est longe de corresponder a uma circulao linear e objectiva de informao entre dois indivduos ou grupos. Existem diversos factores perturbadores da comunicao que o formador/animador no deve desconhecer de modo a super-los. O primeiro nvel de distoro pode ocorrer logo na fonte ou emissor e reside na diferena entre o que se quer transmitir e o que de facto se transmite. O cdigo utilizado pode no ser o mais indicado para expressar as ideias ou objectivos a comunicar. Se o formador quiser descrever uma mquina industrial, ser melhor sucedido ao apresentar um esquema grfico do que ao tentar transmitir oralmente como que a mquina construda, quantas peas, ligamentos, etc. que a compem. Por outro lado, poder existir pouca objectividade na codificao, se a informao transmitida no suficiente ou, pelo contrrio, existe em excesso. o caso do formador que para explicar um conceito simples, produz um discurso muito extenso, repleto de termos tcnicos e adjectivao excessiva. A adequao do cdigo ao receptor outra questo extremamente importante. preciso no esquecer que a comunicao um processo bilateral, se se quiser que o receptor capte com clareza a mensagem. A codificao deve ser adaptada ao repertrio de conhecimentos, estatuto sciocultural e atitudes do receptor. No percurso entre a transmisso e a recepo da mensagem outras interferncias podem surgir. Aquilo que transmitimos no ser exactamente aquilo que o outro recebe, se ocorrerem rudos/barulhos, conversas paralelas, comunicaes simultneas, etc. Quando finalmente a mensagem chega ao receptor ainda provvel que exista alguma diferena entre aquilo que este recebe e o que pensa que recebeu. A atitude face ao emissor, a maior ou menor simpatia por este, pode afectar a receptividade e a interpretao da mensagem. Existe sempre uma atitude de avaliao da fonte de informao, das suas intenes e do grau de confiana que desperta ao receptor. Em grande medida, ouvimos o que queremos ouvir. Esto sempre presentes na interaco comunicativa expectativas e ideias prconcebidas acerca do que as pessoas so e daquilo que querem dizer. Porque muitas vezes no "estamos a ver" o Sr. X a afirmar tal coisa, mesmo que ele o faa, acabamos por no o perceber. A percepo que cada indivduo tem da realidade e das outras pessoas sempre selectiva: mesmo inconscientemente, os nossos mecanismos preceptivos filtram a informao privilegiando aquela que, por alguma razo, tem mais a ver com os nossos interesses, rejeitando e distorcendo outra, para que no colida com aquilo em que acreditamos ou conhecemos.

_________________________________________________________________________
10 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

Esteretipos, Crenas e Preconceitos Aquilo em que acreditamos ou pensamos acerca dos outros, e consequentemente avaliamos positiva ou negativamente, muitas vezes adquirido atravs da percepo enviezada ou distorcida que fazemos da realidade. O ser humano tem absoluta necessidade de compreender o mundo e conferir ordem s coisas. Para reduzir a incerteza, inerente grande complexidade do universo social (e fsico), os mecanismos mentais tendem simplificar a realidade. Assim, arrumamos as pessoas em categorias, "gavetas" s quais atribumos algumas caractersticas, acreditando que, a partir da, podemos prever o seu comportamento. Ao longo do nosso desenvolvimento vamos construindo imagens dos outros atravs dos conhecimentos apreendidos no seio da sociedade e da cultura onde nos inserimos. Aprendemos a classificar as pessoas segundo grupos sociais e a atribuir a cada um destes grupos caractersticas especificas. Estas crenas sociais podero ser confirmadas ou infirmadas pela nossa experincia de vida. Transportamos, ento, na mente, imagens, expectativas, ideias pr-concebidas acerca da maneira como sero algumas das pessoas, situaes ou eventos e que iro distorcer a percepo da realidade, num sentido subjectivo. No contexto pedaggico, a utilizao abusiva de esteretipos e preconceitos no relacionamento com os participantes nefasta, pois: Limita a quantidade e qualidade da informao captada; Aumenta o risco de no se reagir situao presente e pessoa real e sim s nossas ideias pr-concebidas; Aumenta o risco de se elaborarem interpretaes deturpadas dos acontecimentos; Torna o Formador numa pessoa rgida, inflexvel, com resistncia mudana; Origina situaes potencialmente conflituosas, discriminaes, mal-entendidos, comunicaes ambguas e tenses negativas no grupo. Vimos, ento, que: - Apesar das atitudes e em particular das crenas e dos esteretipos servirem a necessidade fundamental do ser humano de simplificar o mundo, de modo a conseguir prever e orientar-se nas relaes com as pessoas e situaes, mesmo quando a informao presente escassa; - Tambm podem dificultar a compreenso objectiva e clara do momento presente, do comportamento dos outros e comprometer a "atitude profissional", de receptividade e neutralidade, que o Formador e todas as pessoas que lidam com outras na sua profisso, devem adoptar.

_________________________________________________________________________
11 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

Erros Perceptivos Comuns na Avaliao dos Outros Existem alguns erros ou enviezamentos perceptivos que frequentemente ocorrem no relacionamento interpessoal, para os quais importa alertar, j que conduzem a avaliaes restritivas ou errneas do comportamento do outro, das suas intenes ou caractersticas de personalidade. 1 - Efeito de Halo a tendncia para formar uma opinio global acerca de algum, atravs da generalizao de uma caracterstica que se evidencia. o 1 dia do curso. Um Formando particularmente bem -disposto, faz um ou dois comentrios irnicos referentes ao que o Formador est a dizer. Pensamento do Formador: "Este um engraadinho, vai-me dar problemas... " 2 - Efeito Lgico Consiste em supor que certas qualidades ou atitudes dos indivduos se encontram associadas. Deduz-se, assim, que face presena de um deles, todas as restantes se verificam. Formador: "Os tipos engraadinhos nunca esto motivados para trabalhar. O seu nico interesse gozar e evidenciarem-se... O que vale que se vai fartar de faltar ao curso... ".

3 - Efeito dos Tipos Pr-determinados Tendncia para enquadrar as pessoas dentro de certos tipos pr-qualificados na nossa mente e agir de acordo com eles, ignorando as qualidades individuais. o que acontece quando agimos guiados pelos esteretipos e ideias feitas. Formador: "Se so de um curso de Informtica, no vo estar nada interessados na parte de Pedagogia". 4 - Efeito de Carcter Tendncia para classificar as pessoas nos extremos da nossa escala de valores, sem considerar posies intermdias . Esta uma peculiaridade das histrias infantis, obras literrias menores, filmes, telenovelas, etc. da nossa cultura: s existem os bons e os maus, o heri e o vilo, os Formandos espertos e os burros, os bem e os mal-comportados. 5 - Efeito de Tendncia Central Tendncia para situar os indivduos em posies intermdias da nossa escala de valores, sem considerar diferenas individuais (todos os casos so iguais). "Os Formandos so todos iguais" - cuidado ! Os estados emocionais, como a tristeza, alegria, agressividade, insegurana, etc., podem deformar as mensagens ao nvel do Receptor e do Emissor. Para uma pessoa insegura uma brincadeira poder ser interpretada como sarcasmo; o _________________________________________________________________________
12 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

indivduo eufrico tender a ignorar as notcias desagradveis. Nos factores emocionais que mais interferem na comunicao pedaggica, encontram-se a Ansiedade e o Nvel Motivacional. A Ansiedade interfere no ser que aprende ao ponto de ter um efeito bloqueador. Recorrendo analogia com a escola, as "dores de barriga antes dos exames, o "ficar em branco" num teste, o "gaguejar" na chamada oral, tudo so efeitos da ansiedade no desempenho dos alunos. Na Formao Profissional, a presena de chefias no grupo pode ser um desencadeador de ansiedade. O Formando "subordinado" vive a situao de ensino como um contexto fortemente avaliativo, do qual pode depender o seu sucesso na carreira profissional. Os trabalhos e actividades propostos pelo Formador encerram quase sempre, uma carga ansiognica, particularmente se obrigam a uma "exposio" das capacidades executoras e criativas do indivduo face ao grupo. Como tal, o animador ter que moldar as actividades previstas e o seu nvel de dificuldade queles indivduos em Formao. Muitas vezes, a ansiedade surge associada a estados de fadiga ou sade debilitada. O excesso de cansao e as perturbaes de sade interferem com a capacidade de ateno, concentrao, raciocnio e expresso verbal. Desta forma, constituem obstculos a uma comunicao pedaggica eficaz e tanto se fazem sentir na pessoa do Formador como nos participantes. Um Nvel Motivacional baixo, causado por desinteresse, pouca curiosidade pelo tema, desprazer em frequentar aquela Aco, averso pelo trabalho em grupo, etc., etc., constitui uma barreira continuidade e fluidez da comunicao em situao de ensino-aprendizagem. Por ltimo, convm referir que as mesmas palavras possuem significados diferentes para pessoas diferentes, consoante a sua educao, experincia de vida e meio socio-cultural a que pertencem.

Ento o Que Fazer? Saber Emitir Facilita a Comunicao - fundamental para quem transmite informao conhecer bem o objectivo a comunicar. A familiaridade do formador em relao aos temas a divulgar dever ser elevada para que a comunicao resulte organizada, precisa, e de fcil entendimento por parte dos receptores. Consegue-se transmitir de forma mais atractiva aquilo que se domina. A flexibilidade de expresso bem como a moldagem dos cdigos e canais utilizados aos diferentes grupos de participantes mais trabalhada quando o formador / emissor se sente seguro dos objectivos e domina os temas em foco. Possuindo ideias precisas e claras, as frases surgem mais organizadas e os

_________________________________________________________________________
13 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

significados so claros para quem os interpreta. Evita-se, assim, a comunicao ambgua, desordenada, pouco estimulante e confusa. - O Formador deve procurar relacionar as intervenes e comentrios emergentes do grupo e, sempre que possvel, enquadrar as intervenes marginais no debate ou na exposio da matria - Cuidar do nvel no verbal da comunicao imprescindvel a um bom comunicador. A mmica deve ser adequada s palavras e significados expressos oralmente. Se os olhos so "o espelho da alma", apresentar-se olhar os outros nos olhos. Olhar enquanto se fala, refora as palavras, aumentando o poder persuasor do discurso. Um olhar esquivo significa, eventualmente, desinteresse, fuga, falta de autoconfiana ou incompetncia, provocando no interlocutor uma atitude de distanciamento e desagrado. A imagem do Formador deve ser cuidada. No se trata de defender meras convenes. Como j foi referido, as pessoas tendem a classificar as outras segundo esquemas pr-determinados construdos e assimilados com base em determinantes scio-culturais. Assim, mal entra na sala, o Formador avaliado pelos Formandos num primeiro instante, a partir da sua imagem pessoal, da forma como se veste, da sua postura e do modo como se movimenta. Esta 1 impresso importante para o desenvolvimento da relao pedaggica. Um formador "bem" apresentado geralmente associado "competncia", "empenho profissional" e "respeito pela actividade exercida". No entanto, uma apresentao demasiadamente formal poder ser algo inibitria para determinados grupos de caractersticas etrias ou scio-econmicas especificas. Saber Ouvir Facilita a Comunicao A comunicao interpessoal dificilmente ser satisfatria se o emissor no adoptar duas atitudes relacionais fundamentais: a escuta activa e a atitude emptica. Ser um ouvinte activo significa: Comear a ouvir desde a 1 palavra Escutar atentamente todas as opinies Concentrar-se no que est a ser comunicado, sem se precipitar tentando adivinhar o que os seus interlocutores vo dizer... Manifestar a sua ateno e receptividade atravs de comportamentos e sinais verbais [-"sim, sim", "hum, hum"], acenando com a cabea e olhando para quem fala; Gerir os silncios sem impacincia ou ansiedade; No interromper a comunicao do interlocutor, deixando-lhe espao para se expressar; No interpretar o que o outro diz sem "cho" suficiente, mas sim fazer perguntas e colocar questes de forma a suscitar a participao do interlocutor e obter esclarecimentos sobre o que ele quer expressar. , contudo, aconselhvel no colocar questes directas que possam ser sentidas pelos participantes como um pouco inquisidoras. _________________________________________________________________________
14 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

Empatia A comunicao interpessoal dificilmente ser satisfatria sem um elemento extremamente importante - a Atitude Emptica. Um indivduo tem capacidade emptica se no decorrer da interaco for capaz de sentir o que sentiria se estivesse na posio da outra pessoa. Pode-se definir EMPATIA como: "a capacidade de inferir estados internos ou traos de personalidade do outro, comparando-os com as nossas prprias atitudes e, simultaneamente, de tentar perceber o mundo tal como essa pessoa o percebe". Esta atitude, que respeita o outro e a sua expresso, caracteriza-se por um esforo sincero de nos colocarmos no seu lugar, "vestirmos a sua pele", de compreender o seu contexto emocional e vivencial. O interlocutor sente, assim, a sua individualidade respeitada e a sua expresso no deformada. Esta confiana favorece a abertura dos indivduos e estimula a comunicao. A atitude emptica nasce espontaneamente com mais facilidade nalguns indivduos do que noutros, mas pode ser adquirida atravs de "um trabalho sobre si prprio". Evitando conceitos ou julgamentos anteriores mensagem em si e despindo a interaco, tanto quanto possvel de elementos subjectivos, consegue-se uma atitude de neutralidade orientada para o outro e excelente para uma comunicao efectiva. A Empatia funciona tambm como uma tcnica preventiva de conflitos ou interaces hostis. Numa interaco, o comportamento de um dos participantes influencia o comportamento do outro e vice-versa. O comportamento gera comportamento. frequente esquecermo-nos de que a forma como os outros se comportam connosco resulta, a maior parte das vezes, da forma como nos comportamos em relao a eles. Uma reaco activa e emptica muito frequentemente produz reaces da mesma natureza nos interlocutores. Partindo desta noo de que o nosso comportamento tem o poder de determinar, em parte, o comportamento dos outros, ento, podemos concluir que controlando a nossa comunicao obteremos reaces previsveis no Receptor. O comportamento no algo pr-determinado, hereditrio ou automtico; os indivduos podem escolher comportamentos e formas de comunicar que promovam a qualidade das interaces pessoais, particularmente em situaes profissionais. Para tal, basta estar atento e receptivo s mensagens que ocorrem no aqui e agora, atender s necessidades dos Formandos e compreender o seu contexto emocional, evitando as distores comunicativas. Em concluso, o Formador um gestor de comunicao, na medida em que: - Orienta as Mensagens: - Anima a discusso sem a limitar. - Ajuda o grupo a seleccionar e a desenvolver os aspectos mais pertinentes e necessrios. - Fomenta o intercmbio entre o papel de Emissor e de Receptor: - Suscita a participao de todos. - Facilita a troca de opinies. _________________________________________________________________________
15 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

- Garante igual oportunidade de expresso a todos os participantes. - Est atento a novas contribuies ou pontos de vista. - Diminui o rudo: - Mantm ordem no debate. - Controla as interferncias. - Sintetiza as principais ideias debatidas em funo do tema em questo. - Repete o significado de algumas intervenes importantes, de modo a estruturar a informao. - Suscita a escuta activa e a atitude emptica no seio do grupo - Mantm os contedos num registo objectivo salvaguardando-os de cargas emocionais excessivas decorrentes dos temas ou do relacionamento interpessoal.

Cabe ao Formador / Gestor de Comunicao - ORGANIZAR e CONTROLAR a comunicao no espao formativo - AVALIAR, ORIENTAR e MOTIVAR os elementos em comunicao - COORDENAR, - Atingir os objectivos pedaggicos Para uma comunicao eficaz... - Cuide da sua imagem - Seja cordial no 1 contacto - Trate os participantes de modo personalizado - Escute sem interromper - Fale de forma simples, clara, objectiva - Adapte as mensagens aos interlocutores - No reaja a observaes agressivas no mesmo tom - Faa perguntas sugestivas - Recorra aos meios audiovisuais e outros - No avalie negativamente - Reforce com palavras e com gestos as intervenes positivas - Seja imaginativo! Seja entusiasta!

Atitudes na Comunicao Na comunicao interpessoal, as atitudes so expressas a nvel verbal atravs de opinies e a nvel no-verbal, atravs de aces, gestos, expresses, tom de voz, etc. C. Porter definiu seis atitudes comunicativas usualmente presentes nas relaes interpessoais e as respectivas reaces do receptor: 37

_________________________________________________________________________
16 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

1 - Atitude de Apoio Exprime uma afectividade do emissor concordante com a do receptor. uma comunicao simptica, apoiante. "Concordo", "Tambm passei por isso, "No h-de ser nada", "ptimo!", etc. A nvel do interlocutor, mantm ou intensifica o ambiente afectivo, aumenta a tendncia para a conformidade e favorece a dependncia psicolgica. 2 - Atitude de Avaliao Corresponde a uma expresso de censura por actos feitos. Encerra o desejo de controlar o comportamento presente e futuro do interlocutor. "No devia ter feito isso!"; "Fez mal!"...,etc. A nvel da interaco: - Aumenta a tenso psicolgica entre os comunicantes - Incrementa a agressividade - Activa os mecanismos de defesa do receptor - Aumenta a rigidez de posies - Reduz a capacidade emptica e, consequentemente de comunicao 3 - Atitude de compreenso Implica que nos centremos no interlocutor, mas sem a tonalidade afectiva da atitude de Apoio. uma atitude benevolente, mas relativamente neutra, no avalia, nem positiva nem negativamente. Existe compreenso do ponto de vista do outro, centrando-se a comunicao no momento presente e reformula-se o estado psicolgico do interlocutor, evidenciando-o. "Parece-me preocupado"; "Tem razo em estar aborrecido, mas vamos l ver como que podemos resolver isso"; "Pode parecer difcil, mas com certeza que vai conseguir"; "No h razo para estar nervoso". A nvel do interlocutor, esta atitude reduz a intensidade do estado afectivo (por exemplo, ansiedade e nervosismo) e promove a capacidade de anlise. Assim, favorece a racionalidade e a objectividade, contribuindo para aprofundar a comunicao. Este tipo de atitude possui um forte cariz emptico. 4 - Atitude de Orientao uma atitude normativa, em que o emissor fornece informao ao receptor de modo a controlar o seu comportamento futuro. "Deve proceder deste modo", "Eis a minha soluo do problema"; "A minha opinio esta". Esta atitude til em situaes em que o receptor inexperiente ou precisa de informao orientadora. Por outro lado, favorece os sentimentos de dependncia e pode ser percebida pelo interlocutor como uma imposio de autoridade. Neste caso, provvel que suscite o aparecimento de resistncias s mensagens do interlocutor, prejudicando a comunicao. _________________________________________________________________________
17 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

5 - Atitude de Explorao Visa a recolha de informaes ou obteno de feed-backs do interlocutor. Exprime a necessidade de saber algo mais. "No estou a perceber bem..."; "Precisaria de mais dados"; "O que que Ihe parece?" Os efeitos no interlocutor podem ser os seguintes: - Tendncia do receptor para favorecer ou esconder informaes - Aumento da capacidade de anlise - Aumento da profundidade da comunicao 6 - Atitude de Interpretao Corresponde a uma interpretao do significado que teve para ns a comunicao do interlocutor. A interpretao refere-se ao indivduo, que o objecto de uma anlise explicativa do seu comportamento "O que voc sente um complexo de culpa", "Voc tem medo de assumir compromissos", etc. Este tipo de atitude tende a provocar no interlocutor sentimentos de agresso, desconfiana e bloqueio comunicao.

Ideias base a reter O Formador um gestor de comunicao. Saber comunicar implica: - Conhecer o objectivo da comunicao - Possuir ideias claras e precisas - Dominar o cdigo lingustico e evitar o duplo sentido - Transmitir ideias teis e agradveis - Adequar a mmica s palavras e ideias que se transmite A escuta activa implica: - Olhar atento - Atitude calma e receptiva - Comunicar no sentido de assegurar ao outro que est a ser ouvido - Gerir os silncios sem ansiedade - No interromper a comunicao do outro Criar empatia implica: - Vestir a pele do outro - Colocar-se no lugar do interlocutor - Tentar perceber o contexto emocional e as opinies do outro - Estar disponvel e receptivo comunicao - Obter Feed-back

_________________________________________________________________________
18 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

O GRUPO DE FORMAO
Objectivos No final da unidade, o formando dever: - Definir o conceito de grupo; - Identificar as principais caractersticas de um grupo em formao; - Identificar e caracterizar as etapas de desenvolvimento de um grupo.

O QUE UM GRUPO? Enquanto ser gregrio, o Homem vive em relao com os seus semelhantes, relaes essas que podem ocorrer de vrias formas e em diversos contextos. Em funo dessas relaes, os indivduos aglomeram-se em Grupos. Um grupo constitudo por diferentes pessoas que partilham os mesmos objectivos e necessidades. Os elementos do grupo regulam as suas interaces adoptando as mesmas crenas, normas, regras e padres de comportamento. S assim possvel existir interdependncia e cooperao, de modo a se atingir os objectivos ou satisfazer as necessidades do grupo. Todas as pessoas pertencem a um nmero considervel de grupos: o departamento da empresa, a famlia, os amigos, os vizinhos, a equipa de futebol, os escuteiros, o partido poltico, etc., etc. O indivduo comporta-se como membro de um grupo desde que tenha conscincia que partilha dos mesmos valores, regras e objectivos caractersticos dos outros elementos que formam o grupo. No preciso conhecer todos os adeptos do clube de futebol para sentirmos "que o nosso clube", e comprar o respectivo emblema. Basta reconhecermo-nos como adepto, como membro desse grupo. Todos os pequenos grupos, enquanto entidade viva e dinmica, evoluem, ultrapassando diversas etapas ou fases de desenvolvimento durante o seu perodo de vida.

O GRUPO NA FORMAO AS TCNICAS DE GRUPO O grupo uma realidade poderosa nas situaes formativas. O formador necessita de saber lidar com essa realidade. As funes do formador so as de regular as actividades do grupo, canalizar as suas energias, garantir um clima propcio aprendizagem. As tcnicas de trabalho em grupo permitem, ainda, desenvolver as capacidades de comunicao dos formandos. No grupo desenvolve-se maior nmero de interaces verbais e so os formandos os actores dessas interaces. As actividades que um grupo de formao realiza _________________________________________________________________________
19 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

contribuem para a produo de novos saberes, para novas prticas e para o desenvolvimento de cada elemento desse grupo. O QUE SE SABE SOBRE OS GRUPOS - Um grupo de trabalho intelectual produz resultados superiores aos que um elemento mdio do grupo produziria. O grupo tem ao dispor maior nmero de informaes, maior variedade de ideias, e a discusso dessas ideias gera novas ideias. - Os indivduos que trabalham em grupo aprendem mais do que sozinhos. Este facto deve-se sinergia, osmose social ( tendncia para aceitar as regras do grupo) e ao acrscimo de ideias a circular. Memoriza-se melhor o que se aprende em grupo. - As decises tomadas em grupo tendem a tornar-se comportamentos estveis. (Lewin, 1940). Condies de Eficcia dos Grupos A qualidade do trabalho de grupo aumenta at um certo nmero de participantes (quatro, cinco, elementos). Depois, se o nmero aumentar, a eficcia diminui. A maturidade de cada elemento no basta para o grupo ser maduro. O formador tem de assegurar os processos de amadurecimento do grupo, enquanto tal. A igualdade de participao de todos os elementos tem de ser mantida pelo formador e por processos internos de funcionamento. A livre comunicao de ideias tem de ser garantida. Actividades de Grupo Existem vrias maneiras de organizar as actividades de formao em grupo. Apresentam-se, a seguir, as mais habituais. Grupo Simples/Mesma Tarefa - Todos os grupos realizam a mesma proposta de trabalho. As diferentes abordagens vo enriquecer o trabalho final. Grupo/Multi-Funo - Cada elemento do grupo realiza uma tarefa que faz parte de uma actividade do grupo, mais complexa, articulada a outras actividades de outros grupos. Grupo/Tarefas Diferentes - Num projecto, cada grupo realiza actividades que vo ter significado, quer durante o processo, quer na fase final do projecto. Podem ainda utilizar-se as energias do grupo para aperfeioar actividades/solues para problemas. Cada grupo vai, sucessivamente, experimentar melhorar as solues propostas por um outro grupo. O mesmo acontece com o grupo de formao. Na 1 etapa, que poderemos designar a Gnese do Grupo, o conjunto de formandos no muito mais do que um aglomerado de pessoas. O processo de Formao do Grupo inicia-se com a Apresentao. Durante esta 1 fase, as energias dos participantes so investidas na resoluo da insegurana _________________________________________________________________________
20 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

psicolgica caracterstica de quem est perante um conjunto de desconhecidos com quem se ter de relacionar. "Serei aceite?" "Ser que vou conseguir ultrapassar a minha timidez?" "E se s digo asneiras?" "Os outros achar-me-o ridculo?" "Sero reconhecidos os meus conhecimentos, a minha posio social?" "O formador gostar de mim?" So alguns dos receios que povoam a mente dos diferentes elementos do grupo. Assim, esta 1 etapa caracterizada por trs atitudes bsicas: a) Procurar quem so os inimigos e quem so os aliados b) Definir o estilo de relacionamento com a autoridade Para resolver a questo da dependncia face autoridade, os comportamentos oscilam entre o polo da conformidade com as regras impostas e o da "rebeldia", do questionar da autoridade. Com o desenvolvimento do Grupo, aparecero mais tarde as verdadeiras atitudes de interdependncia. c) Procura da estrutura e do objectivo do Grupo - "Porque estamos aqui?" - "Qual o meu lugar?" Da compreenso da finalidade, do propsito do grupo, nasce a procura da definio do papel e estatuto de cada um no seio do grupo. Tambm aqui as atitudes individuais tendem a polarizar-se em dois extremos: os elementos orientados para o estabelecimento de um grau de intimidade e envolvimento afectivo com os outros participantes; os elementos orientados para os aspectos estruturais e programticos.

ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DO GRUPO (Segundo B.W.Tuckman) O desenvolvimento dos grupos efectua-se segundo dois vectores fundamentais: - Desenvolvimento orientado para a tarefa - Desenvolvimento orientado para a relao. As foras implicadas no desenvolvimento orientado para a tarefa produzem comportamentos que visam a prossecuo do objectivo - Elaborar, analisar, trocar informao, sintetizar, etc. As foras implicadas no desenvolvimento orientado para relao originam comportamentos que visam manter o grupo unido e coeso Concordar, promover a harmonia, encorajar, apoiar, etc. Os dois nveis so interdependentes. S com um clima socio-afectivo adequado possvel ao grupo funcionar de modo a atingir os seus objectivos e satisfazer as suas necessidades. _________________________________________________________________________
21 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

De igual modo, dificuldades em realizar as tarefas ou actividades do grupo tm um impacto negativo no plano socio-afectivo. B.W.Tuckman classificou as diferentes etapas de desenvolvimento dos pequenos grupos segundo estas duas vertentes (tarefa e relao). Existem outras classificaes possveis, diferente mais na forma do que nos contedos bsicos.

ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO ORIENTADAS PARA A TAREFA 1 Etapa - Orientao para a tarefa Os elementos do grupo procuram identificar e compreender os componentes mais importantes da tarefa e tentam perceber qual o contributo que cada um poder dar para a resoluo do mesmo, com base nas suas capacidades e experincia anterior. 2 Etapa - Resposta emocional s exigncias da tarefa Os elementos do grupo resistem s exigncias da tarefa e aos pressupostos a que ela obriga. O desfasamento existente entre as exigncias da tarefa e as variveis individuais (esforo motivao, estilo de trabalho, etc.) provoca respostas emocionais negativas. Exemplo: "No estou a perceber nada! Ento para fazer assim? Mas no nos disseram (..)"; "Ah, para fazer isso? Mas assim muito difcil! No estamos preparados! 3 Etapa Intercmbio aberto das interpretaes relevantes Os elementos do grupo trocam afirmaes e opinies. O debate aberto a todos. 4 Etapa - Surgir das solues Aparecem comportamentos que revelam tentativas construtivas de resolver a tarefa. A energia anteriormente requerida para manter a coeso e alimentar a disponibilidade dos vrios elementos para a tarefa, pode agora ser transferida para o trabalho e realizao da tarefa. ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO ORIENTADAS PARA A RELAO 1 Etapa - Comprovao e Dependncia a etapa j referida de procura dos inimigos e aliados. uma etapa de estudo mtuo de reaces e atitudes, em que cada um, pela observao dos restantes tenta identificar quais os comportamentos mais adequados face quele grupo e quele Formador. 14 2 Etapa - Conflito intragrupal As foras opostas conduzem a discusses e argumentao. Os elementos oscilam entre a sua individualidade e uma atitude defensiva e a integrao no grupo. _________________________________________________________________________
22 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

As interaces so desiguais e sobressai a falta de harmonia. 3 Etapa - Desenvolvimento da coeso do grupo A resoluo da etapa anterior permite a aceitao em fazer parte do grupo, e aceitao das atitudes dos outros no contexto intragrupal. A atitude defensiva muito menor, tornando-se o grupo numa realidade. Os diferentes elementos estabelecem e respeitam regras e normas, de forma a evitarem o conflito e perpetuarem a vida do grupo. Da fase inicial, de gnese do grupo, chega-se a um estdio de desenvolvimento em que o grupo adquire a sua verdadeira identidade. Constri-se um quadro referencial comum pela aceitao da necessidade de assumir os objectivos e as tarefas inerentes ao grupo, pelo respeito das regras que o grupo vai criando, pela satisfao das necessidades de cada um de se sentir integrado, encontrar segurana, ser aceite pelos outros, de poder participar e influenciar, de sentir gratificao emocional.

ESTRUTURA DO GRUPO DE FORMAO


Funes do Grupo e Papel do Formador Funes do Grupo Podem ser externas intercmbio com o meio ambiente envolvente (a empresa, a instituio organizadora, etc.). Podem ser internas relao entre os diversos membros do grupo.

Funes internas do grupo (focalizemo-nos nestas funes): Funo de produo: Prossecuo dos objectivos delineados pelo desenvolvimento e concretizao das actividades e tarefas. O papel de Animador ou Formador relativo a esta funo, consiste em garantir que os objectivos foram compreendidos e aceites pelos diversos membros do grupo e dirigir o grupo para o esforo de os atingir. Funo de facilitao: Estabelecer as normas de funcionamento e as regras de comportamento, de forma a reger os desempenhos de modo a facilitar a realizao dos objectivos do grupo. O Animador ou Formador deve assegurar o desempenho dos papis definidos por cada membro, e gerir os meios necessrios execuo desses papis. Funo de regulao: Regulao das trocas interpessoais e dos conflitos. _________________________________________________________________________
23 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

Ao Animador ou Formador cabe gerir a vida interna do grupo, a comunicao interna, de modo a salvaguardar a unio e a cooperao no seio do grupo. 15 Tipos de ambiente pedaggico imprimidos pelo Formador ao executar o seu papel no Grupo de Formao (segundo Lippit e White) A) Estilo Autoritrio ou Autocrtico O Formador concentra o poder de deciso em relao aos objectivos, contedos e mtodos de trabalho; Explica por etapas e no fornece uma viso global das tarefas; Situa-se fora do Grupo e no se envolve com as tarefas. Mantm o distanciamento mximo necessrio imposio do seu estatuto de lder; Sanciona distraces e interaces. Mantm a comunicao centrada nos contedos programticos, impedindo a expresso individual; o plo emissor e receptor das mensagens, controlando as redes de comunicao; Controla resultados por feed-back individual: Assinala erros No refora sucessos A avaliao assume a forma de crtica individualizada; Atitudes de avaliao, orientao e interpretao. Efeitos no Grupo - Produo elevada em quantidade. - Clima do Grupo negativo e nvel motivacional baixo. - No h expresso dos conflitos que permanecem latentes. - No h lugar para a criatividade e expresso individual. B) Estilo "Deixar andar" ou Liberal - O Formador apresenta o conjunto das tarefas mas delega todo o poder de deciso ao Grupo quanto a mtodos de trabalho. - Situa-se fora do grupo, sentindo-o como uma ameaa. - Faz pacto de no incomodar se no o incomodarem. - No intervm nas crises ou afirma-se de forma incoerente. - No controla resultados. Se solicitado utiliza uma falsa atitude no-directiva: "O que que acha?" "Faa como Ihe parecer melhor..." Exerce uma falsa liderana, demitindo-se do seu papel. Efeitos no Grupo: - A Comunicao , num 1 momento, elevada chegando euforia - Posteriormente, a comunicao anrquica substituda por descontentamento e desmotivao. _________________________________________________________________________
24 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

- O grupo corre o risco de se desmembrar e afastar-se por completo das actividades e objectivos estipulados. - A Produo muito diminuta. 16 C) Estilo Democrtico - O poder de deciso no est concentrado no Formador. O Grupo possui certa autonomia na tomada de decises. - O Grupo participa na fixao dos objectivos e mtodos de trabalho. - O Formador intervm nas crises mais relevantes. - o Grupo e cada um dos seus membros que controla os resultados. - Atitudes de apoio, Explorao, Interpretao e Empatia. A comunicao abundante, existindo alternncia de papis de Emissor e Receptor dentro do grupo. Efeito no Grupo: - A produtividade elevada, embora possa no atingir os nveis do estilo autoritrio - Em compensao, a criatividade estimulada e o grupo consegue encontrar novas frmulas e solues no aprendidas. - O clima scio-afectivo positivo e h motivao. - O grupo torna-se coeso e adquire uma verdadeira identidade.

Quem Compe os Grupos Existem vrias tipologias descritivas dos perfis tpicos usualmente encontrados nos pequenos grupos. Apresentam-se de seguida algumas delas. Quem aparece nos grupos de Formao:

O Sr. Sabicho: Tenta impor aos outros as suas ideias com grande convico. Pode estar bem informado ou simplesmente gostar de monopolizar a comunicao. No receptivo a ouvir os outros e raramente abdica das suas opinies. Por vezes, transforma-se em Perguntador, tentando atrapalhar o Formador ou lev-lo a apoiar o seu ponto de vista. Atitude sugerida ao Formador: - Reforar a confiana do grupo, dirigindo-lhe perguntas de resposta no imediata. - Concordar que aquela uma perspectiva possvel, mas pede ao grupo que manifeste a sua opinio. 7

_________________________________________________________________________
25 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

O Sr. Mudo: Aptico e silencioso. No participa, considera-se superior ou inferior ao assunto em discusso. S est fisicamente, no se interessa por nada. Atitude sugerida ao Formador: - Solicitar, com tacto, a sua opinio sobre algo que seja possvel relacionar com os seus interesses, realando a importncia da experincia de todos os elementos; - Fazer com que o grupo perceba a inteno do Formador de levar o Mudo a participar. O Tmido: Extremamente preocupado em no errar. Receia o julgamento dos outros, tem muita dificuldade em expor-se ou ser alvo da ateno do grupo enquanto fala. No entanto, tem ideias e interessa-se pela vida do grupo. Muitas vezes um observador atento. Atitude sugerida ao Formador: - Dirigir-lhe perguntas fceis, de modo pouco directivo; - Reforar as suas intervenes, chamando a ateno dos outros participantes para elas. O Demod: Tem ideias muito prprias e antiquadas. E rgido e conservador. Dirige-se ao grupo com atitudes de superioridade, marcando um certo distanciamento. Tem averso ao trabalho de grupo. Atitude sugerida ao Formador: - Respeitar a sua susceptibilidade. - No o criticar directamente, mas apresentar correces como sugestes ou na forma dubitativa "sim, mas...". O Bocas: Est noutra onda. distrado e distrai os outros. Os seus interesses so essencialmente ldicos, da que as suas colaboraes so espordicas e sem grande investimento de esforo. Atitude sugerida ao Formador: - Colocar-lhe perguntas directas e fceis tratando-o pelo seu nome para o "ligar terra". - Perguntar-lhe a opinio sobre o que acaba de ser dito. 18 O Z Marreta: de ideias fixas. Gosta de discutir e est sempre no contra. Critica os trabalhos e as performances dos outros. _________________________________________________________________________
26 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

Muito na defensiva, tenta impor-se pela agressividade, ferindo os outros. Ningum gosta de trabalhar com ele e no entanto parece ter orgulho em ser assim. Atitude sugerida ao Formador: - No se deixar envolver nos conflitos. - Reformular as comunicaes no sentido de serem apropriadas pelo grupo. - Aproveitar as ideias interessantes que possa emitir fazendo-o sentir-se membro de uma equipa. O Fala-Barato: Fala, fala, fala! Tem grande necessidade de ateno e cansa o grupo com facilidade fugindo aos temas. Atitude sugerida ao Formador: - Esperar o momento oportuno e cortar-lhe a comunicao, agradecendo a sua contribuio mas alertando para o facto de que est interessado em ouvir as opinies dos colegas. O Trabalhador: Seguro de si, tem muitas ideias, colabora e empenha-se animadamente. Sempre pronto a colaborar com o Formador.

Atitude sugerida ao Formador: - Procurar obter a sua contribuio; - Reforar a sua conduta, agradecendo-lhe. O Extrovertido: alegre, amigo do grupo e muito bom companheiro. Partilha as suas experincias, conta piadas interessantes, anima o grupo. Atitude sugerida ao Formador: - T-lo como aliado, j que um elemento querido do grupo.

O Actualizado: Tem ideias inovadoras, procura informao dentro e fora do grupo. Faz e aceita crticas construtivas. Deseja crescer com o grupo e gosta de progressos no trabalho. Tem uma atitude analtica. Atitude sugerida ao Formador: - Reforar as suas contribuies. _________________________________________________________________________
27 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

- Enquadrar as suas perspectivas nos mtodos de trabalho adoptados. O Crianola: Preguioso, gosta de tudo bem mastigado. No se empenha com o resto do grupo, mas gosta de obter ganhos, mesmo sem fazer nada por isso. Atitude sugerida ao Formador: - Intervir, no sentido de o responsabilizar e interessar pelas actividades, salientando os benefcios. O Lder: Os lderes podem ser nomeados partida, em funo da sua competncia ou estatuto social. Podem, tambm, emergir na sequncia das necessidades e desenvolvimento do grupo. possvel identificar dois tipos de liderana: O lder orientado para a tarefa, preocupado com os aspectos estruturais de resoluo das actividades do grupo. O lder orientado para a relao, cuja principal preocupao consiste em manter a comunicao e o clima socio-afectivo positivo. Para que o grupo atinja os seus objectivos, o lder ideal conjuga em si as duas orientaes descritas. Retrato do lder: - Tem ideias - seguido pelos outros - Tem poder de persuaso - Consegue-se fazer ouvir - Obtm a adeso do grupo s suas ideias - carismtico - Est perfeitamente integrado no grupo. Ideias base a reter: Um Grupo um conjunto de dois ou mais indivduos. - Com um objectivo comum. - Interdependentes. - Que adoptam regras, normas e sanes que regulam o seu comportamento no mbito do grupo. - Onde cada um desempenha um papel. - E coopera para que o grupo atinja o seu objectivo.

_________________________________________________________________________
28 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

Os grupos passam por fases caractersticas durante o seu desenvolvimento referentes tarefa e referentes ao domnio relacional. O formador ou animador gere a vida do grupo, assegurando que as suas diferentes funes se realizam e que os objectivos so alcanados. O formador pode adoptar diferentes estilos de gesto do ambiente pedaggico, de autoritrio, a liberal ou a democrtico, com diferentes consequncias na produtividade e no clima psicolgico do grupo. Em todos os grupos de formao surgem elementos que podem ser mais ou menos identificados com personagens-tipo. Os lderes so peas fundamentais no desenvolvimento, caminho escolhido e identidade de cada grupo.

_________________________________________________________________________
29 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

CONFLITOS NA RELAO PEDAGGICA


Objectivos No final da unidade, o formando dever: - Inferir no significado de conflito em formao; - Identificar as principais origens do conflito - Identificar as principais formas de lidar com o conflito

SIGNIFICADO DO CONFLITO EM FORMAO Segundo a Teoria dos Campos de Fora de Kurt Lewin, na gnese de um grupo dinmico esto presentes foras de natureza diferente e que se opem. Existem no grupo Foras de Progresso resultantes dos factores que promovem a Formao e continuidade do grupo. Como exemplo destes factores, podem-se salientar as motivaes dos participantes para se tornarem elementos representativos do grupo, a presso social para que o grupo se forme (na empresa, no departamento, a nvel da sociedade em geral, no seio da famlia, etc.), os interesses e valores dos participantes e outros. Como energias contrrias a estas, existem tambm as Foras de Regresso, resultantes dos factores inibidores da progresso do grupo. A insegurana psicolgica, os receios de competio ou desvantagem, o ter de agir em conformidade com as normas, a aplicao de sanes so exemplos desses factores. O impacto destas foras em oposio provoca uma tenso latente no seio do grupo, tornando-se este, partida, num organismo potencialmente em conflito. Para que o grupo se desenvolva e progrida h que resolver a tenso interna causada pelas Foras contraditrias. S assim, se poder atingir o estado de coeso imprescindvel para que o grupo atinja os seus objectivos ou finalidades. Ento, parece legtimo concluir que o conflito, ou as foras contraditrias que o alimentam, um elemento promotor de mudana, de avanos e evoluo nos grupos. Deste modo, entende-se que a resoluo positiva da tenso intra-grupo dar origem a uma nova dinmica de funcionamento. Como organismo vivo, dinmico e nico que , o grupo nasce, cresce e morre, passando por diversas etapas ao longo da sua existncia. Tal como acontece com os indivduos isoladamente, tambm nos grupos o desenvolvimento ocorre por "saltos", fases de crise, mais ou menos intensas, que proporcionam mudana. Culturalmente -nos transmitida a noo de que o conflito algo penoso, mesmo assustador, que preciso evitar em nome da tranquilidade e da harmonia. Contudo, so o desequilbrio, os obstculos, a conjuno de foras contrrias que impedem a estagnao. Todo o desenvolvimento do Homem, bem como das suas relaes com os outros homens, esto impregnados de conflitos que desencadeiam a mudana e a evoluo. _________________________________________________________________________
30 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

O Formador age como promotor de mudana a nvel das pessoas de conhecimentos, de profisso ou especialidade, de atitudes, etc. e dos organismos de que fazem parte - reestruturaes, modernizaes, etc. A Situao de Formao Possui um Grande Potencial de Conflito A mudana no encarada pelos indivduos de forma pacfica. Mesmo reconhecendo a sua necessidade, as foras de regresso fazem-se sentir. Existe uma inrcia, uma resistncia mudana, pois esta obriga a um esforo de resoluo e adaptao s novas situaes que, por sua vez, transportam sempre em si o desconhecido. Na situao de Formao existe uma negociao constante, mais ou menos explcita, entre os diversos elementos - Formador, participantes, instituio organizadora que propem objectivos e modelos por vezes diferentes, que aspiram a finalidades contraditrias, etc. ORIGENS DO CONFLITO Existem vrias fontes potenciais para o conflito numa situao de ensinoaprendizagem. Vamos analisar algumas delas.

Internas ao Grupo: 1 - Heterogeneidade de idades, experincia ou escolaridade. As diferenas individuais acentuadas implicam maneiras divergentes de compreender as realidades, motivaes e interesses muito diversificados e progresses a ritmos variados no processo de aprendizagem. Constituem, assim circunstncias potencialmente desencadeadoras de atritos, comunicaes distorcidas, desmotivao ou expresso de agressividade.

2 - Luta pela Liderana Alguns dos participantes mais dominantes no grupo, ao disputar os papis de liderana podem originar rivalidades e estimular oposies e competio. 3 - Relao de Competio ou de Seduo A natureza do relacionamento entre alguns participantes susceptvel de comprometer a coeso e o clima positivo do grupo. Quando h sobreposio de papis na estrutura do grupo fica difcil gerir as foras internas. o caso da participao de irmos num mesmo grupo. frequente transporem para a situao de ensino-aprendizagem a rivalidade ou esprito competitivo da sua relao no grupo familiar. Nestes casos, o irmo mais competitivo pode remeter o outro para uma posio desconfortvel, em que o peso da estrutura familiar surge como um "olho" avaliador do seu desempenho na Formao. Tambm as relaes

_________________________________________________________________________
31 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

de seduo inter- sexos podem conduzir o grupo fragmentao ou funcionarem como um rudo de fundo prejudicial comunicao pedaggica. 4 - Caractersticas internas de cada Indivduo Antes da nova identidade do grupo estar consolidada, o "historial" de cada um emerge com maior ou menor intensidade, conduzindo a fenmenos de transferncia que determinam o tipo de interrelaes entre os membros do grupo. A experincia anterior de frustraes e sucessos vivida em contextos similares, transposta para a nova situao. Assim, o comportamento dos indivduos no momento presente pode estar a ser determinado por experincias desagradveis que nada tem a ver com a situao de Formao em si. A transferncia de modos de relacionamento positivos ou negativos pr-existentes (tipo de relao que se tem ou se teve com as figuras parentais, com os chefes, amigos, etc.) para o formador ou outro membro do grupo que tenha desencadeado essa associao, pode condicionar o clima scio-emocional na sala de formao. Este mecanismo a maioria das vezes algo automtico, inconsciente, e por isso mesmo difcil de controlar. 5 - Relacionamento com a instituio organizadora As condies fsicas e materiais, o espao e equipamentos destinados formao quando no so adequados ou satisfatrios, quer em quantidade, quer em qualidade, so foco de descontentamento e reaces de hostilidade por parte do grupo ou alguns dos seus elementos. Infelizmente, acontece com alguma frequncia os objectivos delineados para determinada populao no serem os mais efectivos para responder a todas as necessidades reais dessa mesma populao, ou, por outro lado, o tempo decorrente entre a elaborao de um Programa de Formao e seus objectivos, e a sua implementao prtica, tornar esse programa de algum modo ultrapassado. A informao, as expectativas criadas nos futuros Formandos, a forma como o processo de recrutamento foi conduzido, a resoluo da situao profissional aps o curso, enfim, todo o nvel institucional materializa-se na pessoa do Formador. Ao estar acessvel ao grupo, quem "d a cara", quem responsabilizado, num 1 m omento, por factores que a maior parte das vezes lhe so alheios. 6 - Relao Formador-Grupo e Caractersticas Pessoais do Formador O Formador aos olhos do grupo aparece como: A figura paternal, autoritria; Algum com grande poder econmico; O representante da instituio organizadora; Um professor associado velha escola. a "vtima" preferencial dos fenmenos de transferncia. As caractersticas de personalidade do Formador, o seu estilo de relacionamento interpessoal, marcante para o tipo de ambiente pedaggico que se gera na situao de ensinoaprendizagem. _________________________________________________________________________
32 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

A preparao psico-pedaggica, aliada estrutura de personalidade do Formador condicionante para o despertar ou no de conflitos no seio do grupo. A preparao tcnico-profissional do Formador outra varivel importante a este nvel. 43 Estes trs factores - estrutura de personalidade, e preparao prvia, quer tcnica, quer pedaggica - so fundamentais na avaliao que o grupo fez da pessoa do Formador, enquanto gestor legtimo da comunicao em sala.

Quais os primeiros sinais de que algo vai mal? Existem situaes tpicas de reaco quer a presses internas quer a presses resultantes do relacionamento com o meio exterior, que facilmente se podem identificar. Vamos ver algumas delas: - Rudo de fundo, suave e disfarado num 1 momento, e que progressivamente aumenta de intensidade e frequncia, ignorando a autoridade do Formador. - Outras formas de comunicao marginais, como mensagens escritas a circular ou papelinhos a voar. - Perguntas ou questes que visam desafiar a autoridade ou competncia do Formador. - Dilatao progressiva dos tempos de intervalo, pontualidade desrespeitada e contraco do tempo em sala (saindo tarde e chegando mais cedo). - Movimento de entradas e sadas da sala, com justificaes mais ou menos fictcias. - Resistncia passiva, pela recusa em responder s questes colocadas pelo Formador. - Durante o decorrer da Formao, surgirem discusses acesas, incontornveis, entre alguns dos participantes. Perante estes e outros sinais, o Formador tem duas escolhas possveis: ignorar ou lidar com os conflitos. Atitudes como: "No h nada a fazer, isto assim com todos " ou fazer de conta que no se v, pois complicado usar a autoridade face a adultos (e o Formador pode ficar numa posio embaraosa), significam"colocar a cabea debaixo da areia como a avestruz". Isto , no por tentar fugir situao ignorando-a ou adoptando estratgias de discusso que a tenso negativa desaparece do grupo, podendo comprometer o sucesso do grupo, em atingir os objectivos pedaggicos a que se props. Como a tenso do grupo no se dissipa, o Formador tende a assimil-la e a culpabilizar-se pela situao. Inevitavelmente, sentir-se- inseguro, menos auto-confiante e, de algum modo, desmoralizado face ao seu desempenho profissional. _________________________________________________________________________
33 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

COMO LIDAR COM OS CONFLITOS Logo de incio, existem alguns procedimentos gerais que previnem a ocorrncia de futuros atritos ou ms relaes no grupo. So eles: 1 - Garantir a disposio da sala em U Anula a percepo de sala de aula tradicional. um indicador implcito de que se tratam de contextos diferentes, bloqueando um pouco as associaes negativas de fenmenos de transferncia decorrentes da experincia vivida no modelo escolar (testes, avaliaes, mau relacionamento com professores, desmotivao). uma configurao facilitadora de comunicao, colocando os elementos do grupo de frente uns para os outros. um convite interaco com os outros, favorecendo a consolidao da identidade do grupo. 2 - Promover a apresentao dos diferentes elementos Dizer alguma coisa sobre si prprio ajuda a quebrar o gelo inicial, um modo lgico de se comear a comunicar... Reduz a insegurana psicolgica caracterstica do 1 momento, de desconhecimento m tuo. Como complemento da apresentao formal - em que os diferentes elementos dizem o nome, e sucintamente, qual a sua rea de actividade e qual o seu interesse em participar a Aco de Formao - os Jogos de Apresentao recomendam-se para imprimir o estilo de relao e de actividades caractersticas de Formao desde o princpio. 3 - Discutir e esclarecer desde logo as regras de funcionamento do grupo Estabelecer horrios a cumprir, concertar a durao dos intervalos, prazos, questes como o fumar em sala, etc. No decorrer da Formao, cabe ao Formador resolver as dificuldades que surjam, quer no domnio da tarefa, como no domnio scio-afectivo. 4 - Evitar as exposies tericas prolongadas Um adulto consegue prestar ateno a 100% durante um perodo de tempo muito limitado. necessrio intercalar as vrias actividades, de modo a quebrar a monotonia. Conferindo ritmo e dinamismo Formao, garante-se, em parte, que os mecanismos de ateno e concentrao dos participantes no esto saturados. Por outro lado, os debates, discusses, jogos pedaggicos obrigam a certas precaues, pois tambm contm os seus perigos: Monopolizao das redes de comunicao por alguns elementos, remetendo os restantes para o papel de receptores passivos; _________________________________________________________________________
34 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

Emergncia de necessidades competitivas ou de rivalidades, impedindo o grupo de prosseguir nas suas funes e actividades; Crescer no grupo o sentimento de que se est a perder tempo. Da que os jogos e debates tenham de se enquadrar no contexto pedaggico da sesso. No final, o Formador deve elaborar uma sntese conclusiva e integradora da comunicao que se gerar, relacionando com os objectivos pedaggicos da sesso; Os elementos no faladores, tmidos e introvertidos podem viver com ansiedade ou insegurana este tipo de actividades; Silncios prolongados, que "boicotam" os propsitos e a dinmica das actividades de grupo propostas; O perigo dos silncios maior quando o grupo ainda recente. Assim, o Formador tem de "sentir" o grupo e tentar perceber qual vai ser a adeso quele tema ou quele jogo. Actividades que impliquem uma exposio face ao grupo podem ser sentidas pelos diferentes elementos como intrusivas. A mudana a efectuar na Formao acontece a nvel dos conhecimentos tcnicos e tambm a nvel do saber- estar. Na sala de Formao so ensaiadas novas formas de estar em relao, formas alternativas de trabalho em conjunto, de comunicar em grupo. A experincia e o saber de cada um no podem ser ignorados em populaes indivduos adultos, ou jovens adultos. vital a existncia de espao para a expresso individual. Mesmos as questes e perguntas referentes "matria" possuem sempre uma dimenso emocional e social. Quando quero esclarecer uma dvida estou tambm a satisfazer necessidades sociais, de reconhecimento do meu estatuto no grupo e de afirmao da minha individualidade. O Formador preocupado em respeitar o contedo programtico por vezes no se apercebe da importncia do domnio scio - afectivo e da necessidade de se enquadrar a sua expresso na situao de ensino - aprendizagem. Simplesmente, no se pode esquecer de que os seus objectivos no so obrigatoriamente os mesmos que os dos participantes. Trabalhar o domnio da relao facilitar a transmisso dos conceitos tericos e tcnicos. O Formador funciona como um "sensor", tem que estar permanentemente atento para detectar as tenses e apreciar a sua incidncia na progresso do grupo. Isso implica estar articularmente sensvel ao Feed-back dado pela expresso oral e o comportamento no verbal de cada um. Ao detectar tenses interpessoais, o Formador, enquanto gestor de comunicao, dever favorecer a expresso dos conflitos latentes. S pela expresso explcita _________________________________________________________________________
35 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

das tenses negativas possvel trabalh-las. Se no forem faladas, continuaro a crescer, ganhando fora por oposio s foras de progresso. Ao possibilitar a expresso e debate de conflitos, preciso propor ao grupo a resoluo dos mesmos, por duas razes fundamentais: Quem est descontente j pensou ou desejou a melhor alternativa para que a sua situao se modifique... Ao se solicitar solues, est-se a responsabilizar o grupo, enquanto parte activa do processo de Formao. Naturalmente o grupo conduzido, pelo Formador e por si prprio, a comunicar num registo racional, mais objectivo. Caminha-se, assim, do domnio da emocionalidade carregada, para reformulaes neutras e objectivas dos problemas. Ser, ento, possvel encontrar em conjunto solues suficientemente boas e funcionais. As questes colocadas de forma agressiva devem ser refeitas assertivamente, afim de serem apropriadas pelo grupo e se poder avanar. As reformulaes ajudam a compreenso racional das circunstncias e factores implicados em malentendidos ou rivalidades, pois obrigam os indivduos a distanciarem-se da emoo e a olhar para si prprios, analisando os comportamentos de forma objectiva. Em todo este processo, o Formador tem de obedecer a duas regras de ouro: - 1 Nunca se deixar envolver emocionalmente nos conflitos - 2 Ser capaz de lidar com eventuais agressividades ou hostilidades sem reagir impulsivamente. S a prtica e a experincia acumuladas permitem obedecer com facilidade a estes dois pressupostos. No entanto, a vivncia destas situaes, mesmo que no se tomem os procedimentos mais correctos, sempre positiva uma vez que permite elaborar uma auto-crtica construtiva e evoluir enquanto profissional. Face presso do grupo, existem algumas respostas tpicas dos Formadores que iremos enumerar e que sero mais nefastas ou mais teis resoluo de conflitos e gesto da comunicao num conceito pedaggico. Atitudes negativas Defender-se atrs do estatuto de Formador: Utilizar termos tericos rebuscados, de modo a exibir a sua superioridade em Saber; _________________________________________________________________________
36 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

Interpretar as perguntas ou intervenes no sentido de as menosprezar ou ridicularizar; Por vezes, expresses tpicas da linguagem de cada um podem obter um impacto negativo junto dos Formandos, como sejam : "Como toda a gente sabe"; " obvio que..."; "Essa pergunta nem parece sua", etc. Utilizar os tempos mortos para "jogadas de seduo", isto , mostrar interesse individualizado pela experincia de alguns dos elementos, de forma a obter alianas e aliados; pela competncia psico-pedaggica e tcnica que o Formador deve conquistar o seu estatuto no grupo e no pela ateno meramente sedutora. - Reduzir o tempo em sala, no respeitando os horrios pr-estabelecidos; - Escudar-se da participao activa do grupo por medo de perder o controle do ambiente pedaggico, utilizando desculpas como " um grupo muito heterogneo", "Existem elementos perturbadores, vai-se perder muito tempo",. Atitudes positivas Adaptar o contedo/programa, os exerccios e as actividades s caractersticas especficas de cada grupo; Trabalhar a relao, mostrando-se disponvel e eficaz mas no abdicar de fazer o apelo indispensvel teoria; Assegurar-se que a sua comunicao foi efectiva e compreendida pelos receptores, utilizando questes como: Ficaram clarificados? Gostariam que reformulasse alguma questo?. Obter feed-back mas no efectuar perguntas dirigidas, " Professor"; Provocar mudanas de ritmo ao longo da sesso, diversificando estratgias, recursos e meios pedaggicos. Ideias base a reter So vrias as origens dos conflitos grupos: - Heterogeneidade de idades, experincia ou escolaridade - Luta pela Liderana - Relao de Competio ou de Seduo - Caractersticas pessoais de cada Indivduo - Relacionamento com a instituio organizadora - Relao Formador-Grupo e Caractersticas Pessoais do Formador Formas de lidar com o conflito: - Garantir a disposio da sala em U. Anula o aspecto de sala de aula tradicional - Promover a apresentao dos diferentes elementos - Discutir e esclarecer desde logo as regras de funcionamento do grupo - Evitar as exposies tericas prolongadas _________________________________________________________________________
37 Cludia Silva

________________________________________________________________________________________

BIBLIOGRAFIA
BERTO, David K.; O Processo da Comunicao; Martins Pontes; So Paulo, 1989. CARDIM, L. & Marques, P.; A Comunicao; Instituto do Emprego e Formao Profissional. DEKER, Bert.; How To Communicate Effectively; Kogan Page; London, 1988. MAISON NEUVE, J.; A Dinmica de Grupos; Livros do Brasil; Lisboa, 1967. Mo-de-Ferro, A. & Fernandes, U.; O Formador e o Grupo; Instituto do Emprego e Formao Profissional. PEREIRA, William Cesar C.; Dinmica de Grupos Populares; Vozes; Petropolis, 1982. PONT, Tony; Developing Effective Training Skills McGraw - Hill Book Company; London, 1990.

_________________________________________________________________________
38 Cludia Silva

Вам также может понравиться