Вы находитесь на странице: 1из 5

Estudo Textual: 2 Timteo 2:1-26 O Obreiro Aprovado de Deus

Tendo encorajado Timteo a continuar no seu servio de evangelista (veja 2 Timteo 1:6-8,13-14), Paulo agora o exorta a encarar os sofrimentos deste trabalho, desenvolvendo as seguintes caractersticas do ministro fiel: Mestre da palavra (2:1-2). Em sofrimento, o servo de Deus deve procurar fora na graa de Deus, e no em sua prpria capacidade ou sabedoria (2:1; veja Hebreus 12:28; Tito 2:11-14; 2 Corntios 12:7-10). Assim fortificado, necessrio que o servo ensine a palavra da graa de Cristo para outros (2:2; veja Atos 20:32). Nisto notemos duas coisas importantssimas:

Jesus e Paulo so exemplos perfeitos. Eles sofreram em servir a Deus, confiantes que ele d a cada um de acordo com as suas obras (2:8-13; veja 2 Corntios 5:9-10). Obreiro diligente (2:14-19). Enquanto muitos no mundo religioso se enrolam com questes de doutrinas de igrejas e teologia humana, o servo de Deus precisa se afadigar no estudo da palavra da verdade (2:15). Quem busca contendas de doutrinas e segue toda idia nova gasta seu tempo e corrompe outros com sua falta de confiana na simples palavra de Deus (2:14,16-19; veja Marcos 12:24,27; Efsios 4:11-14). Vaso santificado e disciplinado (2:20-26). O servo de Deus deve disciplinar a sua prpria vida, fugindo das coisas que no convm, e seguindo as que o tornam til para servio na casa de Deus (2:20-23). Com a sua prpria vida em ordem, o servo ento deve exortar a outros, lhes ensinando a pura palavra de Deus com a esperana de que sejam convencidos a se arrepender e parar de servir o diabo (2:24-26). Perguntas para mais estudo:

a vontade de Deus que a mesma palavra se passe de uma gerao para outra. Paulo disse, "o que da minha parte ouviste...isso mesmo transmite a homens...para instruir a outros" (2:2). Deus no quer que novas geraes ensinem coisas novas (veja Glatas 1:8). O que preciso em quem vai ensinar a palavra fidelidade, e no eloqncia ou sabedoria prpria (veja 1 Corntios 4:1-2). Quem se fortifica na graa de Deus e no no orgulho de homens ensinar apenas a palavra de Deus.

1. Para ensinar a palavra de Deus, mais importante


ser telogo ou ser fiel? (2:1-2)

2. De que maneira o servo de Deus como um soldado,


atleta, e lavrador? (2:3-13) 3. Qual a nossa responsabilidade perante a "palavra da verdade"? (2:14-26)

Soldado, atleta, lavrador (2:3-13). O servo do Senhor precisa ser bem treinado e disciplinado para que possa alcanar os alvos de Deus. Como soldado, ter que sacrificar certos confortos e seus prprios desejos para conquistar o objetivo do seu capito. Como atleta, ter de seguir regras, sacrificando a sua liberdade para receber o prmio. Como lavrador, ter que trabalhar duro com muita pacincia, para depois receber o fruto (2:3-7). 01

02

O Que a Bblia Diz? O que um "dicono"?


A palavra "dicono" vem de uma palavra grega (diakonos) que encontrada algumas 30 vezes no Novo Testamento. Palavras semelhantes so diakonia (ministrio ou diaconato) e diakoneo (servir ou ministrar). "Dicono" quer dizer "atendente" ou "servente". A mesma palavra descreve escravos, empregados e obreiros voluntrios. A nfase no est na posio da pessoa, mas no servo em relao ao seu trabalho. Os diconos, ou servos, na Bblia incluem servos domsticos (Joo 2:5,9), e governantes (Romanos 13:4), mas os usos mais comuns so de servos de Cristo e da igreja. Jesus usou a palavra para descrever seus discpulos, um em relao aos outros (Mateus 23:11), e Paulo usou a mesma palavra freqentemente para descrever evangelistas ou pregadores da palavra (1 Corntios 3:5; Efsios 6:21; etc.). Estes termos, nos usos gerais, descrevem tanto homens como mulheres (veja Lucas 10:40; Romanos 16:1). Todos os cristos devem servir uns aos outros (1 Pedro 4:10). A palavra "dicono" empregada num sentido especfico em 1 Timteo 3:8, onde Paulo comea a lista de qualificaes de alguns servos especiais escolhidos na igreja. claro que ele no est falando sobre servos no sentido geral (todos os cristos), porque as qualificaes definem um grupo limitado de homens. Veja as qualificaes desses servos: "Semelhantemente, quanto a diconos, necessrio que sejam respeitveis, de uma s palavra, no inclinados a muito vinho, no cobiosos de srdida ganncia, conservando o mistrio da f com a conscincia limpa. Tambm sejam estes primeiramente experimentados; e, se se mostrarem irrepreensveis, exeram o diaconato. 03

Da mesma sorte, quanto a mulheres, necessrio que sejam elas respeitveis, no maldizentes, temperantes e fiis em tudo. O dicono seja marido de uma s mulher e governe bem seus filhos e a prpria casa. Pois os que desempenharem bem o diaconato alcanam para si mesmos justa preeminncia e muita intrepidez na f em Cristo Jesus" (1 Timteo 3:8-13). 1 Timteo 3:1-13 e Filipenses 1:1 mostram que esses servos so distintos dos bispos ou presbteros. Eles servem sob a superviso e direo dos presbteros, auxiliando em diversos aspectos do trabalho da igreja. Em Atos 6:1-7, achamos um exemplo de homens escolhidos para servir na igreja, neste caso sob a superviso dos apstolos. Cada discpulo de Cristo foi feito para servir! 1 Timteo 3:8-16 "Como Proceder na Casa de Deus" Acerca dos diconos (3:8-13). Depois de falar das qualidades necessrias para um homem ser bispo (3:1-7), o apstolo Paulo tambm fala das qualificaes para os diconos. "Dicono" traduz a palavra grega "diakonos", que descreve um servo em relao a seu trabalho. Embora todos os cristos devem servir a Deus (Romanos 6:22-23) e uns aos outros (Marcos 10:42-45), o dicono um servo com um trabalho definido para fazer na igreja (veja Atos 6:1-5 como exemplo deste tipo de servio). O dicono, assim como o bispo, deve ser algum aprovado por Deus (3:8). Estas qualidades so necessrias para ser dicono na igreja do Senhor: 04

"respeitvel" (3:8): o dicono vai servir, e assim deve ser algum cujo carter como servo de Deus notvel pelo seu comportamento srio e pela confiana que os outros tm nele. "de uma s palavra" (3:8): o dicono deve ser convicto e honesto, e no algum que muda sua opinio e sua palavra de acordo com a situao no que trabalha (compare Efsios 4:1116). "no inclinados a muito vinho" (3:8): o dicono precisa tomar decises no seu servio, e quem bebe logo perde a capacidade para reto juzo (veja Provrbios 31:4-5; Isaas 28:7). "no cobiosos de srdida ganncia" (3:8): o trabalho do dicono talvez o coloque em contato com o dinheiro da igreja, e ele deve ser algum que no cairia na tentao da riqueza. "conservando o mistrio da f com a conscincia limpa"(3:9): Paulo refere ao evangelho como "o mistrio da f" (veja Efsios 3:3-5. 1:9-10). O dicono deve ser algum que tem a conscincia limpa com respeito ao evangelho, ou seja, um servo fiel de acordo com a palavra de Cristo (veja 1 Corntios 4:1-2). "primeiramente experimentados" (3:10): o dicono deve ser aprovado antes de assumir a funo, no depois. provados em casa (3:11-12): quem vai servir na igreja ("a casa de Deus" veja 3:5, 15) deve ser algum que j provou seu servio na sua prpria casa. Um homem ("marido" s homem) deve ser escolhido como dicono somente se ele fiel esposa e se a esposa e os filhos so fiis a ele. Ser marido e pai um servio adequado para provar o carter do homem de Deus (veja Efsios 5:22-6:4).

Na casa de Deus (3:14-16). A igreja, sendo a casa de Deus, deve apoiar e promover a verdade do Pai, muito como o carter do lar manifesta o carter do dicono. A casa de Deus nunca deve ter o foco em si mesma, mas no evangelho, o qual ensina a encarnao, justificao, pregao, e glorifcao de Cristo (3:16; veja 1 Corntios 15:1-4). Perguntas para mais estudo: possvel ser um "servo" sem ser um dicono? (3:8-13; Marcos 10:42-45) possvel ser um dicono solteiro? Ser dicono sem filhos?(3:1112) Qual deve ser o foco da igreja? (3:14-16)

06

O bom servio do dicono resulta em ainda mais confiana e respeito dos outros e no crescimento espiritual do dicono (3:13).

TEMA: O OBREIRO APROVADO Texto Bblico: Saudai a Apeles, aprovado em Cristo Rm.16.10

TEMA: AS TRS COMPARAES DE UM OBREIRO VENCEDOR Texto Bblico: 2 Timteo 4.7

INTRODUO: Na nica meno que Paulo faz deste obreiro na Bblia, o chama de aprovado em Cristo. Como Apeles, existem muitos obreiros annimos espalhados pelo mundo que, apesar de no serem conhecidos pela mdia, so conhecidos pelo Senhor, e aprovados por Deus. 1- CRISTO O NOSSO MODELO DE APROVAO 1.1- Jesus Cristo, o Mestre dos mestres, chamado de Varo aprovado por Deus (At.2.22). Portanto, devemos ser os seus imitadores (1 Co.11.1). 1.2- Em Rm.14.18, est escrito que Aquele que deste modo serve a Cristo agradvel a Deus e aprovados pelos homens. 1.3- Em 1 Co.11.19, est escrito que os aprovados devem ser conhecidos em nosso meio. 1.4- Em 2 Co.10.18, est escrito que no aprovado quem a si mesmo se louva, e sim aquele a quem o Senhor louva. 1.5- Em 1 Tes.2.4, est escrito que fomos aprovados por Deus, aponto de nos confiar Ele o evangelho, assim falamos, no para que agrademos a homens, e sim a Deus, que prova o nosso corao. 2- QUALIDADES DO OBREIRO APROVADO 2.1- O obreiro aprovado se apresenta diante de Deus e dos homens com a conscincia limpa (At.24.16). 2.2- O obreiro aprovado no tem do que se envergonhar (2 Tm.2.15). 2.3- O obreiro aprovado maneja bem a palavra da verdade (2 Tm.2.15). 2.4- O obreiro aprovado suporta com perseverana a provao (Tg.1.12). CONCLUSO: Devemos nos esforar a cada dia para atingirmos as melhores notas em cada disciplina a que formos submetidos, a fim de sermos aprovados pelo Senhor. Pois, de acordo com Tiago, primeiro o homem provado, para depois ser aprovado (Tg.1.12).

INTRODUO: Quando Paulo diz: Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a f; ele est se utilizando de trs figuras conhecidas de todos ns, para ilustrar um obreiro vencedor. O atleta, o soldado, e o mordomo. 1- UM SOLDADO VENCEDOR 1.1- Combati o bom combate... Paulo utiliza aqui uma linguagem militar, que, aponta para um soldado combatente, e , por isso, merece receber as mais altas condecoraes de um soldado vencedor. 1.2- Paulo foi um grande soldado de Cristo.Vejamos: 1.2.1- Paulo s dava o golpe certo (1 Co.9.26). 1.2.2- Paulo s lutava com a armadura de Deus (Ef.6.11-17). 1.2.3- Paulo s militava com armas poderosas (2 Co.10.4). 2- UM ATLETA VENCEDOR 2.1- Completei a carreira... Paulo utiliza aqui uma linguagem olmpica, que aponta para um atleta cruzando a linha de chegada. Paulo foi um atleta campeo. 2.2- Em 2 Tm.2.5, Paulo afirma que o atleta no coroado, se no lutar segundo as normas. Portanto, Paulo era um atleta disciplinado. 2.3- Em 1 Co.9.25, Paulo afirma que Todo atleta em tudo se domina; aqueles para alcanar uma coroa corruptvel; ns, porm, a incorruptvel. Paulo j conhecia os jogos olmpicos da Grcia, que havia se iniciado desde o sculo VII, e sabia das regras que um atleta deveria lutar para ser coroado. 2.4- Em 1 Co.9.24, Paulo nos estimula a sermos atletas competitivos, dizendo: Correi de tal maneira que o alcanceis. 2.5- Em 1 Co.9.24, Paulo afirma que , todos correm no estdio, mas s um leva o prmio. Paulo queria chegar ao podium, e conseguiu. Pois, sempre prosseguiu para o alvo, pelo prmio da soberana vocao de Deus em Cristo Jesus (Fp.3.14).

3- UM MORDOMO FIEL 3.1- Guardei a f... Paulo utiliza aqui uma linguagem administrativa. O mordomo, ou, depositrio fiel, era uma pessoa de confiana que guardava os bens confiados pelo seu senhor. Paulo foi um depositrio fiel das coisas que recebeu do Senhor. 3.2- Paulo era um mordomo grato ao seu Senhor (2 Tm.1.12). 3.3- Paulo era um fiel despenseiro dos mistrios de Deus (1 Co.4.1).

3.4- Paulo guardou o bom depsito do Esprito Santo (2 Tm.1.14). 3.5- Paulo guardou a sua coroa ( 2 Tm.3.8 e Ap.3.11). CONCLUSO: Devemos perseverar at o fim, pois, s os vencedores levam o prmio (Ap.21.7).

Вам также может понравиться