Вы находитесь на странице: 1из 5

Seminrio Dilogos Cultura e Inovao

FGV-Rio promove "Dilogos Cultura e Inovao" para discutir as mudanas em curso nas reas da Cultura e da Economia Criativa, potencializadas pela sociedade em rede e pela convergncia de mdias.

Data: 25 e 26 de outubro de 2010 Hora: 19 s 22 horas Local: FGV-Rio - Praia de Botafogo, 190 Rio de Janeiro Inscries: www.fgv.br/ ???? Curadoria: Claudio DIpolitto, Francis Miszputen, Leonardo Morel, Lia Calabre, Mriam Brum e Viktor Chagas Organizao: FGV/RJ - MBA em Gesto e Produo Cultural

Dialogando para fazer acontecer


Os Dilogos Cultura e Inovao constituem um frum de debate sobre as novas possibilidades do fazer cultural, propiciadas pela sociedade em rede e pelas inovaes tecnolgicas, que representam tanto oportunidades como ameaas para quem atua na rea. Prticas consagradas so afetadas por novos modelos de negcio e novas formas de criar, produzir, circular e fruir obras e produtos culturais. Os Dilogos Cultura e Inovao so inspirados pela imagem de um sismgrafo cultural, capaz de detectar movimentos", que reflitam as mudanas nas reas da Cultura e da Economia Criativa. As discusses tratam das inovaes em curso ou potenciais, em termos de: gesto pblica de cultura produo cultural conectada (ou produo 2.0) promoo via redes sociais criao colaborativa (ou criao 2.0) novas formas de fomento cultura novas formas de patrocnio cultura novas formas de gerao de receita. Trs rodas de bate-papo abordam as mudanas que esto afetando os vrios atores da rea cultural: artistas

produtores gestores patrocinadores privados orgos de fomento pesquisadores formuladores da poltica cultural fornecedores de infraestrutura e tecnologia.

So dilogos entre pessoas que inovam na forma de fazer e gerir cultura, arte e entretenimento. Visamos a articulao de um coletivo para pensar e propor inovaes que inspirem e oxigenem a cena cultural no Rio e no Brasil.

Programa
Dia 25 19h s 22 h Inovaes em Polticas de Cultura e nos Modelos de Sustentao
Este bate-papo rene realizadores envolvidos de diferentes formas na criao e gesto de polticas pblicas de cultura para explorar ideias e alternativas para promover e financiar projetos culturais e diminuir a exagerada dependncia dos mecanismos de renncia fiscal. Que novos modelos de sustentao podem ser criados no atual contexto de mudanas, em que as redes sociais abrem novos canais entre quem cria, produz e aprecia cultura e arte?

Pablo Capil discutir como as experincias do Coletivo Cubo, de redes


cooperativas, do Cubo Card e do Circuito Fora do Eixo apontam para novas formas de sustentao, ao explorarem novos modelos de criao e produo colaborativas. vice-presidente da Abrafin (Associao Brasileira de Festivais Independentes), coordenador de planejamento dos festivais Calango e Grito Rock e um dos articuladores do Circuito Fora do Eixo, rede que integra hoje dezenas de coletivos dedicados ao setor em todo o Brasil. Foi um dos fundadores, em 2002, do Espao Cubo em Cuiab.

Danilo Santos de Miranda, com base em sua experincia como criador


de programas inovadores no SESC/SP e em seu trnsito no cenrio cultural

internacional, refletir sobre os novos modelos de sustentao do fazer cultural, que podem ser propiciados pelas redes e pelas inovaes tecnolgicas. especialista em ao cultural, diretor do Departamento Regional do SESC/SP e conselheiro do MAM, da Fundao Ita Cultural e do MASP. Foi presidente do Conselho Diretor do Frum Cultural Mundial de 2004.

Marta Porto falar sobre sua experincia com os programas de cooperao


internacional nas reas de cultura, arte e comunicao para organizaes multilaterais da ONU e ibero-americanas, refletindo sobre as novas possibilidades de insero brasileira no espao cultural internacional. Jornalista e especializada em Cincia da Informao. Foi coordenadora do escritrio da Unesco no Rio e diretora de planejamento e coordenao cultural da prefeitura de Belo Horizonte. Coordena o ncleo de contedo da XBrasil e dirige a Associao de Ideias, ateli de solues em arte e criatividade.

Estevo Fiuza refletir como o conceito e o modelo de gesto do Circuito


Cultural Praa da Liberdade, que est sendo implantado em Belo Horizonte. poder inspirar outras experincias. secretrio-adjunto de Cultura do Estado de Minas Gerais, responsvel pela implantao do Circuito Cultural Praa da Liberdade, projeto que est restaurando e transformando em modernos centros dedicados cultura os prdios das secretarias e reparties pblicas no entorno do Palcio da Liberdade.

Mriam Brum apresentar experincias de mobilizao dos grupos criativos


em vrias regies do pas para a gerao de novos formatos associativos, que vm mudando significativamente o perfil do mercado cultural brasileiro, antes centralizado no eixo Rio-So Paulo (moderadora). gestora, produtora cultural e professora do MBA em Gesto e Produo Cultural da FGV. Foi diretora da Funarte, Assessora Especial na Secretaria de Cultura, RJ. Relatora da Cmara Setorial de Artes Visuais e da Comisso de Educao e Cultura do MINC. Uma das fundadoras da Casa da Gvea e Diretora da Brum & Ficher Produes. Trabalha na articulao institucional do Memorial Minas Gerais - Circuito Cultural Praa da Liberdade.

Dia 26 19h s 22 h Msica e as Novas Mdias


Esta roda debater as muitas mudanas que o setor musical vem sofrendo a partir dos processos de inovao tecnolgica e as novas formas de criao, difuso e fruio da msica.

Vitor Isensee apresentar sua experincia atuando num conjunto musical


que desenvolveu a carreira utilizando primordialmente as novas mdias como plataforma de trabalho. Abordar tambm a forma como a Forfun centraliza as diversas tarefas que envolvem sua carreira e abordar as estratgias utilizadas pela banda para atuar no mercado musical brasileiro, nos dias de hoje. msico, integrante e fundador da banda ForFun.

Liana Brauer de Castro explorar o papel das novas midias como base de
trabalho para o desenvolvimento de uma carreira artstica no mercado musical. Coordenadora de label na Liga, empresa de entretenimento ao vivo e escritrio de agenciamento e coordenao artstica de Lulu Santos, Preta Gil e Scracho. Fez produo de artistas independentes como =Reverse=, Emoponto, Scracho, Dibob e Seu Cuca. Formada em jornalismo pela PUC-Rio. Fez curso de Produo Executiva na IATEC.

Viktor Chagas apresentar experincias de criao colaborativa e


distribuio independente em novas mdias, em particular na web, levantando questes sobre circulao da informao, marketing em mdias sociais, modelos de negcio abertos e gesto de comunidades. escritor, jornalista e professor do MBA em Gesto e Produo Cultural da FGV e do Departamento de Estudos Culturais e Mdia da UFF. Mestre e doutorando em Histria, Poltica e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV. Integra a equipe Overmundo, ocupando atualmente a Coordenao Editorial e de Projetos de Comunicao do Instituto Overmundo.

Leo Morel abordar as mudanas identificadas nas entrevistas que realizou


com msicos, produtores e jornalistas durante sua pesquisa sobre msica e tecnologia (moderador). msico, componente da bateria do Monobloco, aluno da primeira turma do MBA em Gesto e Produo Cultural da FGV e autor do livro "Msica e Tecnologia", nascido a partir de seu projeto final no MBA.

Inovaes em Produo Cultural


Esta roda conversar sobre as novas formas de organizao de produes culturais, viabilizadas ou influenciadas pelas redes sociais, baseadas na Internet e nos dispositivos mveis.

Bruno Natal e Tiago Lins refletiro sobre a experincia do coletivo


Queremos, rede de de crowdfunding, que trouxe os shows de Miike Snow e Belle & Sebastian ao Rio.

Bruno jornalista e documentarista, com mestrado pela Goldsmiths, Universidade de Londres. Tiago formado em economia pela PUC-Rio e trabalha como Diretor de TV.

Fbio Lima discutir a experincia do MovieMobz, que constitui uma nova


forma de distribuir e acessar filmes e outros contedos culturais, em articulao com uma rede social dedicada aos amantes da stima arte. scio, fundador e criador da RAIN Network e da MovieMobz. Graduado em Rdio e TV pela Universidade Metodista de So Paulo. Trabalhou com streaming media no Terra e no SportsJa. Leciona Distribuio Digital e de Novas Mdias para rea do Audiovisual. Foi redator publicitrio e scio-diretor de criao da Simplle Quatro.

Renata Mader discutir as iniciativas da Oi relacionadas s novas formas de


trabalhar com a msica, na atual realidade da convergncia de mdias e das redes sociais. Jornalista. Produtora Executiva do Selo Oi Msica. Foi gerente de produo na Biscoito Fino, onde produziu discos como Carioca de Chico Buarque, Madrugada de Mart`nalia, Tua e Encanteria de Maria Bethania, entre outros. Co-produziu a trilha sonora do filme Surf Adventures II. Trabalhou no Canal Futura, no programa Sala de Noticias.

Claudio DIpolitto provocar reflexes sobre as ameaas e oportunidades


colocadas aos produtores culturais pelas novas tecnologias e pelos novos modelos de negcio, que alteram as formas conhecidas de trabalho e abrem portas para o desconhecido (moderador). doutor em Engenharia de Produo pela COPPE/UFRJ e mestre em Informtica pela PUC-Rio. Seu ps-doutorado, no PACC/UFRJ, foca as interlocues entre Cultura e Inovao. Professor de Produo Cultural com foco em novos modelos de negcio, no MBA de Gesto e Produo Cultural da FGV. Trabalha no Laboratrio de Jogos de Negcio da Incubadora da COPPE.

Вам также может понравиться