Вы находитесь на странице: 1из 18

LUGAR COMUM N23-24, pp.

95-112

Sobre Mil Plats


Antonio Negri52

em O Ser e o Tempo que Heidegger decreta o m das Geisteswissenschaften e sua tradio (iluminismo e hegelianismo), quando, ao comentar a troca de cartas54 entre Dilthey e Yorck von Wartenburg, rende homenagem ao ltimo por sua acabada compreenso do carter fundamental da histria como virtualidade [] (o que ele deve) ao conhecimento que tem do carter do prprio Dasein55 humano. Conseqentemente, prossegue Heidegger, o interesse de entender a historialidade enfrenta o desao de elaborar a diferena de gnero entre o ntico e o histrico. Mas distanciar-se- de Yorck quando este, depois de estabelecer claramente esta diferena, desloca-se da virtualidade para o misticismo. Se, ao contrrio, depois de separada do ntico, a questo da historicidade mostra-se ela mesma como questo ontolgica que investiga a constituio do ser do ser histrico, novamente em direo a Dilthey que temos que nos voltar, apesar de seu confuso vitalismo. Heidegger realiza duas operaes simultaneamente. Por um lado, expulsa as Geisteswissenschaften da posio que ocupavam no centro da metafsica, como herdeiras do Iluminismo e como sada do hegelianismo. Por outro, completa o trabalho crtico que mostrou seu valor, precisamente, no historicismo de Dilthey (apesar das limitaes que Yorck assinalou) trabalho crtico que desdobra a busca pela signicao da historicidade e permite que nos desloquemos da teoria da objetividade para a teoria da expresso; do reconhecer a historiograa no contexto da crtica do conhecimento, para deni-la no centro do esquematismo transcendental. A historicidade posta ento como uma dimenso ontolgica, e s deixa para a historiograa seu resduo ntico (Negri, 1959, cap. 1-3).
53

Uma verso anterior deste ensaio apareceu na revista Chimres 17 (Paris, outono de 1992) com o ttulo Sur Mille Plateaux. Tambm foi publicado no Graduate Faculty Philosophy Journal, v. 18, n. 2, 1995, em homenagem a Flix Guattari. Esta verso foi traduzida por Caia Fittipaldi.
52

A traduo literal de Geisteswissenschaften cincias do esprito (distinguindo-se das cincias da natureza, uma distino defendida, entre outros autores, pelo lsofo e historiador Wilhelm Dilthey), mas corresponde tambm ao que designamos em portugus como cincias humanas (N. de R.).
53 54 55

Briefwechsel no original. O ser-a, o ser-no-mundo.

96

SOBRE MIL PLATS

interessante observar que Heidegger rompe aqui (e este fenmeno recorrente em Heidegger) com ambigidade o ritmo destinal de sua crtica ao moderno e, ao mesmo tempo, paradoxalmente, traa um signicado outro do moderno que reenvia quela outra viso da modernidade que, de Maquiavel a Spinoza e Nietzsche, apreende a historicidade como absoluta virtualidade, e o ser como potncia do Ser-a. A virt de Maquiavel se instala precisamente nesta dimenso. Mas, sobretudo no Tratado Teolgico Poltico (1670) de Spinoza que a signicao da histria vista como a realizao de uma faculdade: a imaginao. Nascida da confuso do primeiro tipo de conhecimento, dissolve-se criativamente no segundo tipo, e apresenta a absoluta potencialidade da construo tica do ser. esse impulso do ser como a abertura da histria, esta denio absolutamente imanente de um signicado da histria que Heidegger retoma e xa com ambigidade. Nietzsche tinha compreendido sem qualquer ambigidade este ponto crtico fundamental que, ao mesmo tempo, cava o tmulo de todos os historicismos e reivindica a abertura da historicidade constituindo-se no cerne de uma teoria do ser intempestivo, virtual e criativo (Deleuze, 1962). A auto-ultrapassagem do prprio tempo est em ato: uma relao com a histria que consiste numa redeno, no como adorao do passado mas como conscincia de que s a tenso entre o presente e o futuro trama do possvel, uma potncia de deciso ontolgica. Assim falou Zaratustra:
Redimir os mortos e metamorfosear cada foi em um eu o queria assim, s isto poderia ser, para mim, chamado redeno. Vontade, este o nome do libertador e do que nos traz alegria; isto o que lhes ensinei, meus amigos. Mas aprendam tambm isto: que a prpria vontade ainda prisioneira. Querer liberta: mas qual o nome de quem pe as correntes ao prprio liberador? O que Foi, este o nome que faz a vontade rilhar os dentes, e sua mais solitria aio. Impotente em referncia a tudo o que aconteceu, olha o passado com ira. A vontade no pode querer para trs: que ela no possa quebrar o tempo e sua avidez, eis l a mais secreta aio da vontade []. Que o tempo no retroceda, eis o que a irrita; foi, esse nome da pedra que ela no pode fazer rolar (Nietzsche, Assim Falou Zaratrustra, Da Redeno, citado por Lwith, 1949, p. 310).

esse fazer rolar que contm todo o signicado da historicidade. Voltemos a Dilthey. em sua obra que, efetivamente, esto mais plenamente articuladas as tenses entre a investigao histrica e a exigncia de que se renove o questionamento sobre o signicado da historicidade. sobretudo em sua obra que o trabalho de compreenso histrica procura identicar o seu prprio terreno constitutivo que ele s vezes deniu, grosseiramente, como losoa de

Antonio Negri

97

vida, como psicologia compreensiva etc. Obcecado com o problema da subjetividade histrica, Dilthey, durante toda sua investigao, faz o inventrio de todas as formas possveis mediante as quais a cincia histrica pode, por assim dizer, abrirse para a historicidade. Desde as posies positivistas de sua Aula inaugural, extremadamente crtica do carter eunuco da objetividade histrica, at a aguda conscincia em, Erlebnis und Dichtung56, de que a histria no suscetvel, de nenhum modo, de constituir a suprema cincia acabada, capaz de dar conta, para um dado jogo de fenmenos, das causas concomitantes, nem que se lhe atribua um grau mximo de cienticidade; desde o trabalho kantiano do Einleitug en Die Geisteswissenschaften57 tenso entre a armao do prprio eu, (trata-se, pois, de perceber, sem se deixar amarrar pelos preconceitos, a realidade da vida interior e, comeando desta realidade, determinar o que so a natureza e a histria em relao vida interior) e uma concepo agora segmentada, fractal e difusa desse mesmo eu (o indivduo singular o ponto de conexo de uma pluralidade de sistemas), at a construo de tipologias histricas como proposta metodolgica para apreender ao mesmo tempo universalidade e singularidade; desde o retorno psicologia em os Ideen58, que aspira a dar uma consistncia dinmica e produtiva ao sujeito histrico, e a descobrir nele a potncia da Erlebnis59 (ao mesmo tempo como vitalidade e conexo, como expresso e determinao objetiva), at as ltimas posies vitalistas nas quais o ncleo psicolgico abre-se funo expressiva e determina-se numa presena que constitui a abertura tica: pois bem, durante todo este inventrio, as Geisteswissenschaften so concebidas, seja qual for o caso, como crises e todos os caminhos crticos esto abertos problemtica de uma historicidade que ainda no consegui denir-se. Essa indeciso de Dilthey, este modo de converter-se em psiclogo ou lsofo da vida, que sempre o conduz alm de toda posio losca dada, ilumina a intensidade da passagem ontolgica que ele realiza e que nos leva beira da descoberta de um novo signicado da historicidade (Aron, 1950). Por que este caminho diltheyano to importante? Porque, antecipando as concluses de Heidegger, explora tambm vias radicalmente outras e s depositando e anando a signicao dessas operaes que a deciso ontolgica

56 57 58

A vivncia e a poesia (Nota de Traduo). Introduo s cincias humanas, 1830 (Nota de Traduo).

Ideen ber ein beschreibende und vergliedernde Psychologie [Idias sobre uma psicologia descritiva e analtica], 1894.
59

[existncia, vivncia].

98

SOBRE MIL PLATS

heideggeriana, a signicao da historicidade como virtualidade, adquirem toda a sua signicao. Questionar nossa vontade de verdade; devolver ao discurso seu carter de evento; remover, por ltimo, a soberania do signicante. Quando Foucault anuncia este programa em sua Leon Inaugurale60, tambm ele est no limite da crtica da historiograa e das Geisteswissenschaften em geral; expressa a abertura na virtualidade da histria, que se constituiu como conscincia losca entre Dilthey e Heidegger. E Foucault, tal como Dilthey, havia passado por fases extremamente ambguas ao longo de sua experincia cientca. Desde seus estudos de juventude sobre Ludwig Binswanger at os estudos de Weizcker e, depois, os estudos da antropologia pragmtica de Kant, Foucault seguiu e esgotou todas as tentativas de rearmar o eu (em oposio objetividade histrica) enquanto pessoa moral, psicolgica ou biolgica (Negri, 1982, p. 70 e seguintes). Quando enm, sobretudo nos trabalhos da maturidade, enfrentou denitivamente o tema da historicidade como agencement, o marco j estava xado a histria produo de subjetividade, cuidado de si, expresso ontolgica imediata e direta. Como em Dilthey, porm mais do que em Dilthey, as experimentaes transitrias, psicologizantes, culturais, vitalistas da compreenso do real histrico so transguradas dentro de um novo ponto de vista: o da presena do mundo como a trama do ser que deve ser percorrido, que a todo momento criado. Como em Dilthey, a passagem se realiza, em Foucault, desde uma teoria da histria, at uma apercepo fundamental da historicidade depois de Heidegger, isto , depois que a conscincia dessa tem sido estabelecida pela perspectiva nietzschiana. neste percurso, mediante esses sucessivos avanos que ocultam problemas e discursos anlogos, que Dilthey retomado e, por assim dizer, posto no prprio lugar da inveno da historicidade, onde a ao histrica torna-se a nica perspectiva segundo a qual se pode interpretar o ser. O m das Geisteswissenschaften a renovao da ontologia (Deleuze, Foucault, 1987). Contudo, este grandioso projeto no teve um grande sucesso na histria do pensamento contemporneo. Assistimos a um estranho fenmeno: dessas Geisteswissenschaften, que certamente no sobreviveram ao prolongado processo crtico que vai de Nietzsche a Heidegger, de Dilthey a Foucault, no se encontra o cadver em lugar nenhum. De fato, a renovao crtica da pesquisa sobre a historicidade desde o ponto de vista constitutivo, o descobrimento da potncia do ser, foram, por assim dizer, neutralizados no interior de novas disciplinas, novas distribuies do saber, novos conceitos de experincia e de um novo clima
60

Collge de France, 2/12/1970.

Antonio Negri

99

losco, que se tornou cada vez mais relativista e ctico. Um vitalismo tnue e supercial bloqueou esse outro vitalismo, trgido mas sempre trgico, que ia da historiograa ao ser, para abrir-se novamente na historicidade. Uma vez derrubado o ponto de vista historiogrco objetivamente eunuco, uma vez abandonado o hegelianismo em todas as suas entusiastas ressurgncias de efectualidade bruta e a dialticas em todos os seus subterfgios, uma vez adquirida esta viso desde baixo que permite ao sujeito histrico de determinar agencements ontolgicos, pois bem, esta perspectiva viu-se novamente reduzida ao horizonte do relativismo e do ceticismo. As diferentes escolas hermenuticas que se sucedem, e que precisamente pretendem ser as herdeiras do pensamento Diltheyano e Foucaltiano, nos levaram s delcias do pensamento fraco. A signicao da complexidade dos processos que emanam dos sujeitos histricos converteu-se em pretexto para repudiar o carter ontologicamente forte de sua emergncia. O movimento de constituio, negado totalidade, foi, por esta mesma razo, reduzido precariedade, e as singularidades reduzidas ao encanto da particularidade nua. Do m do historicismo, passamos assim, imperceptivelmente mas seguramemte, determinao do m da histria. essa mesma objetividade eunuco contra a qual se ergueram as crticas das Geisteswissenschaften que agora reaparece: o historicismo ganhou novamente, mas com a aparncia de uma enciclopdia dos saberes para uso das mdias. O ser historicamente aberto tornou-se ser falante e falastro. O m das Geisteswissenschaften transformou-se, ele mesmo, no triunfo da tagarelagem. Nesta nova sntese experincia/compreenso, sobre a qual reina o psmoderno, os mecanismos de perverso do ensino crtico, de Dilthey a Heidegger, so perfeitamente perceptveis. No grande Gadamer, como nos pequenos Rorty e Vattimo, o movimento circular da experincia e do entendimento j no abre para a historicidade, a no ser no sentido de um condicionamento histrico, substancialmente, de uma nitude que, longe de abrir o ponto de vista subjetivo constitutividade, fecha-o na disperso vnementielle, numa necessidade de signicado que se enrosca nela mesma, numa concepo pessimista e totalizante do ser, que tenta justicar-se no religioso, mas s encontra fundamento no vazio da mstica ou da democracia. Exalta-se em Dilthey o movimento circular experincia/entendimento sem apreender a ruptura na expresso dessa circularidade; toma-se em Heidegger a crtica da empiria, do ntico, ao mesmo tempo evita-se cuidadosamente sua percepo do fundamento potencial do ser que, j na retomada de York e a polmica contra seu teologismo, permitia restaurar o ponto de vista diltheyano da expresso e criatividade da historicidade. Ao passo que precisamente proce-

100

SOBRE MIL PLATS

dendo crtica do ntico, com as armas da apercepo ontolgica, como base da crtica histrica, como quando se abre fecundidade de sua experincia, como experincia da historicidade, que Heidegger nos mostra o melhor dele mesmo. esse Heidegger que conscientemente retoma o Nietzsche esquecido, que inconscientemente reproduz o Spinozismo da imaginao que ento jogado para o brejo. A histria terminou, nos sussurram os hermeneutas e os ps-modernos, e a historicidade do ser, separada da constitutividade do ser, converte-se em uma pietas aucarada e melanclica. O descobrimento da historicidade padece ento o desastroso sentimento de m da histria... e nos deixa desarmados diante do limite de uma poca (Pierre Macherey, 1992). II Contrastando radicalmente com a atual deriva, os Mil Plats reinventam as cincias do esprito (lembrando que, na tradio qual se liam Deleuze e Guattari, Geist61 o crebro), ao renovar o ponto de vista da historicidade, em sua dimenso ontolgica e constitutiva. Os Mil Plats ultrapassam o ps-moderno e as teorias da hermenutica fraca: eles antecipam uma nova teoria de expresso, um novo ponto de vista ontolgico instrumento que lhes permite atacar a psmodernidade, revelar e dinamitar suas estruturas. Trata-se de um pensamento forte, mesmo quando se aplica fraqueza do cotidiano. No que diz respeito a seu projeto, trata-se de apreender o criado, do ponto de vista da criao. Este projeto nada tem de idealista: a fora criativa um rizoma material que ao mesmo tempo mquina e esprito, natureza e indivduo, singularidade e multiplicidade e o cenrio, a histria, do ano 10.000 aC. at hoje. O moderno e o ps-moderno so ruminados e digeridos, e reaparecem para ajudar a fertilizar generosamente uma hermenutica do porvir. Ao reler Mil Plats dez anos depois, o que mais impressiona a incrvel capacidade de antecipao que ali se expressa. O desenvolvimento da informtica e da automatizao, os novos fenmenos da sociedade miditica e da interao comunicacional, os novos caminhos que as cincias naturais e a tecnologia cientca tomaram, na eletrnica, na biologia, na ecologia etc. so no apenas considerados, mas tambm considerados como um horizonte epistemolgico; j no como mero tecido fenomenolgico submetido a uma extraordinria acelerao. Mas a supercialidade do contexto em que a dramaturgia do futuro acontece de fato ontolgica uma dura e irredutvel supercialidade

61

[esprito].

Antonio Negri

101

que , precisamente ontolgica e no transcendental, constitutiva e no sistmica, criativa e no liberal. Em Mil Plats, podemos tentar entrever pelo menos quatro temas fundamentais. O primeiro a teoria da expresso e dos agenciamentos. O segundo a teoria das redes. O terceiro a nomadologia. O quarto a teoria ontolgica da superfcie. Quatro pontos, quatro dimenses que integram o trabalho de constituio das novas cincias do esprito, ao denir o plano em que elas podero se desenvolver, como produtos de uma abertura da possibilidade, ou, melhor, da potencialidade do ser. A A teoria da expresso e dos agenciamentos, a losoa primeira de Deleuze e Guattari. Na crtica feita psicanlise, em especial em O Anti-dipo (1970), foi identicado este plano de fora. A fora da expresso ontolgica, criativa e estruturada. Isto signica que o ponto de vista da singularidade imediatamente conjugado com uma denio do espao em extenso, segundo a imagem Bergsoniana do movimento aberto e estruturante. A singularidade, individual ou coletiva, a determinao da relao ator/evento so postos em movimento. A hecceidade62, denida pelo primeiro Deleuze como o termo problemtico fundamental da histria da losoa, originariamente ativa e desdobra-se segundo as dimenses do movimento, mediante um faisceau de desejos ou elementos maqunicos. A fora inicial subjetiva e construtiva; ela agenciamento, termo que signica: expresso mais organizao; ou ainda expresso organizada, fora, extenso, movimento organizados. O ser da mesma maneira que a histria so concebidos como produo e produto de agenciamentos subjetivos. O mundo construdo e reconstrudo de baixo para cima. A historicidade dada como presena. Nesta articulao, convergem ao mesmo tempo uma denio metafsica de movimento ou uma boa fenomenologia Bergsoniana do espao, a liberao do desejo, em sentido analtico, como potencialidade universal, aberta e singular; e enm uma concepo tica da singularidade, naquele sentido Spinoziano que tanto agrada a Deleuze. O marco geral parece, numa primeira abordagem, ani-

Hecceidade, rastreado desde Duns Scott (sec. 13-14). Do latim haec, isto (pron.). L se l: O que a est em questo aproximadamente o seguinte: o que explica o fato de que (por exemplo), um clone de mim-mesmo no seja um instncia de mim-mesmo, mas uma instncia da natureza humana? Resposta: a hecceidade; alm de explicar a distino, tambm explica a no-instanciabilidade. Ch.-Sanders Pierce tambm usa o mesmo termo, traduzido como thisness (do ingls this [isto/isso]), quando estuda a segundidade.
62

102

SOBRE MIL PLATS

mista, hilozoosta63, pr-Socrtico. Mas o vitalismo invertido desde o momento mesmo em que armado: pois ele no se apresenta nem como invlucro do real, nem como concepo do mundo, nem como fora indistinta da produo do real, seja natural ou histrico, mas como todos estes elementos ao mesmo tempo postos a servio da produo de singularidade, da emergncia da singularidade. As persistentes (embora convergentes) contradies entre as pesquisas de Dilthey, Nietzsche e Heidegger (embora convergentes) so aqui dissolvidas. Se o ser historicidade, a ontologia pode ser devolvida instncia de produo, quele momento da expresso originria. A partir dali, expresso e produo abrem-se para a materialidade do moderno. A relao homem/mquina, que caracteriza a modernidade, torna-se contedo e forma do agenciamento subjetiva. As mquinas, a realidade construda pelo capitalismo, no so fantasmas de modernidade atrs dos quais a vida pode correr restando inclume so, muito pelo contrrio, as formas concretas segundo as quais se organiza a vida, se transforma o mundo, so as conexes materiais dentro das quais se produz a subjetividade. Ordo et connexio rerum idem est acordo et connexio idearum64. Contudo, a relao homem/ mquina sempre um evento singular, quer dizer um evento que, apropriando-se a materialidade, produz a subjetividade. A construo do ser como tarefa universal , deste modo, considerada na base do processo em sua integralidade ou, se preferirmos, como procedente tanto de eventos como de singularidades. O evento a produo dos corpos, a produo histrica do conjunto dos corpos e suas relaes. A cosmogonia atomstica de Spinoza aqui reinterpretada e reformulada luz deste vitalismo da historicidade que os grandes modernos nos ensinaram. A produo dos corpos a produo da historicidade; a historicidade a produo de corpos. Em uma pgina de Mil Plats encontra-se esta pergunta fundamental: Depois de tudo, o grande livro sobre o corpo sem rgos (CSO) no seria a tica?(Deleuze e Guattari, 1980, p. 190-191), e isso explicando que o CSO o campo de imanncia absoluta do desejo, o plano de consistncia prprio da historicidade. O mundo tem uma matriz zero enquanto no se apreende o processo de constituio de subjetividade, e no se segue a innita tenso da constituio (ibidem, cap. 6). B A teoria das redes. Pode-se seguir o ritmo de constituio mediante uma segunda abordagem, que a da teoria das redes. Depois de ter estabelecido
63

Aproximadamente: o interesse pela natureza (zoon, gr.) [ainda] est integrado ao interesse pel esprito.
64

A ordem e a conexo das coisas est de acordo com a conexo das idias. Spinoza. Etica. II, prop. VII, G. 2, p. 89.

Antonio Negri

103

a instncia da produo na fora do desejo e seu processo maqunico, DeleuzeGuattari passam anlise da extenso [tendue], de sua expanso em ato e de seu movimento. O que caracteriza esse espao o rizoma. O rizoma uma fora, um phylum que abre a um horizonte de indomvel arborescncia e, neste processo, a singularidade singulariza-se cada vez mais. Ao mesmo tempo, na riqueza desta produo de singularidades, o contexto de vida apresenta-se como um conjunto de interrelaes - unidade e multiplicidade, conexes e heterogeneidade, rupturas e linhas de fuga se invertem segundo uma cartograa incessantemente renovada, formando sempre novos sistemas, no auto-centrados mas em expanso. a partir da que as cincias do esprito podem comear a se reorganizar, quer dizer quando as tenses rizomticas e aos agenciamentos maqunicos aparecem como agenciamentos subjetivos de enunciao as dinmicas constitutivas deslocam-se ento da fsica do rizoma para o regime de signos que caracteriza a cincia. A superfcie do mundo se organiza segundo regimes de signos, sem dispersar sua consistncia maqunica, mas renovando-a na enunciao. Existe, pois, uma rede das cincias do esprito: ali, a rizomtica retroage na esquizo-anlise, essa para a estrato-anlise e em seguida pragmtica e micropoltica. J analisamos a relao entre esquizoanlise e rizomtico na parte A desta seo; trata-se agora estudar sua relao com os outros pontos. Primeiramente, no que concerne estrato-anlise: a cincia estabelece-se no horizonte sistmico construdo pela arborescncia do rizoma, e descobre sua conitualidade. O prprio sistema constitui uma arborescncia, o conito sair da orientao de seus ramos: um conito que no poder ser reassumido, simplicado ou reduzido, no sistema, mas que se repete continuamente como a regra de autoconstituio das redes reais. O ponto de vista da historicidade no apenas constitutivo, ele tambm conitivo: como em Spinoza, a guerra que gera vida. As redes constituem aberturas e agenciamentos ambguas: abremse, fecham-se e novamente se abrem, enquanto determinam conitos. Cada ponto da arborescncia maqunica ou enunciativa se reabre seqencialmente em outras arborescncias, outras redes, tanto por cima como por baixo, de acordo com modalidades conitivas. Estamos assim completamente inseridos e submersos num conjunto de sistemas produtores de signos em mutao permanente: disso que se preocupa a cincia do esprito. A prpria dimenso epistemolgica encontra-se num horizonte de guerra. A segmentao dos traos de enunciao (expressivos) contnua. devir do real e da cincia, a resultante de todos estes processos. O devir a resultante inovadora no magma da expresso, , em alguma maneira, a soluo da guerra e, por isto mesmo, a reabertura de cenas conitivas. A rizomtica refere-se a um mundo hobbesiano no qual contudo no so os indivduos

104

SOBRE MIL PLATS

proprietrios mas (de maneira spinozista) as singularidades produtivas, desejantes, individuais ou coletivas, que so as protagonistas. As cincias do esprito so pois cincias polemolgicas65, anlises das redes de protagonistas que participam do conito e nele se constituem elas aceitam, sem nenhuma reserva, o terreno do questionamento nietzscheano. C A nomadologia. Pragmatismo e micropoltica constituem-se na nomadologia. Isto signica que o horizonte da guerra est limitado por potncias pragmticas. O mundo histrico, constitudo em geologia da ao, emana a partir de uma genealogia de moral, no sentido literal do termo, incansvel, incessante. Produzidas por arborescncias conitivas, as subjetividades so nmades, quer dizer livres e dinmicas. Como sabemos, as subjetividades organizam-se mediante agenciamentos maqunicos portanto como mquinas de guerra. As mquinas de guerra representam o tecido molecular do universo humano. A tica, a poltica e as cincias do esprito tornam-se aqui uma nica e mesma coisa: as mquinas de guerra interpretam seu projeto, constituem o mundo humano ao realizar a discriminao entre desejo e antidesejo, entre liberdade e necessidade. Trata-se novamente de rizomas e arborescncias mas dotados de signicao. a escolha na guerra que determina a signicao da historicidade. Mas o que signicao neste horizonte completamente imanente, neste cenrio absolutamente no-teleolgico? a expresso do desejo, a enunciao e a organizao do desejo como evento, como discriminao vis vis qualquer transcendncia, como hostilidade a qualquer bloqueio do devir. Politicamente, a mquina de guerra dene-se como positividade porque ela se pe contra o Estado. Deleuze-Guattari reinventam as cincias do esprito, medida que atacam os ltimos vestgios do historicismo, do hegelianismo e sua concepo de um esprito objetivo que se sublima no Estado. Diante ao Estado, em particular diante ao Estado do capitalismo maduro, a ordem molecular organiza espontaneamente um dispositivo molar, torna-se necessariamente um contrapoder: a sociedade contra o Estado ou, melhor, muito melhor, o conjunto de subjetividades desejantes e suas innitas arborescncias, no ritmo nmade de suas aparies, contra tofa mquina xa, centralizadora e castradora. Na realidade, s podemos apreender e apreciar a subjetividade e o signicado da historicidade de um ponto de vista pragmtico. O ponto de vista que sustenta a nomadologia uma verdadeira losoa da prxis. Ser nmade na
Polemologia. Estudo da guerra como fenmeno social autnomo; anlise de suas formas, causas, efeitos etc. (Dicionrio Houaiss, em http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=polemologia&cod=151227).
65

Antonio Negri

105

ordem da histria produzida e xada, signica produzir permanentemente estes agenciamentos maqunicos e de enunciao, que abrem em novas arborescncias rizomticas, que, pura e simplesmente, constituem o real. Assim a poltica passa a ser implementao de micro-agenciamentos, construo de redes moleculares que permitem ao desejo de se desdobrar e, mediante um movimento permanente, fazem dele a matria do pragmatismo. A pragmtica na micro-poltica e da micropoltica o nico ponto de vista operatrio da historicidade: pragmtica como prxis do desejo, micro-poltica como terreno da subjetividade, incessantemente percorrida e para ser percorrida, indenidamente. Esta alternncia de pontos de vista e esta convergncia de determinaes construtivas nunca descansam. O objetivo da ordem molar absorver a fora do desejo e re-moldar os dispositivos com o nico objetivo de bloquear o uxo pragmtico do molecular: o molar , por denio, o obstculo ontolgico do molecular. Ao contrrio, o uxo molecular indomvel, busca permanentemente transformar os dispositivos de bloqueio e abrir o caminho para a historicidade. Mas o que a revoluo? fazer desse processo innito um evento. A linha poltica de Mil Plats aquela que leva o dispositivo moleculares dos desejos a resistir ordem molar, a evit-la, a contorna-la, a fugir-lhe. O Estado no se reforma nem se destri: a nica maneira de destrui-lo de fugir a ele. Uma linha de fuga, organizada pela criatividade do desejo, pelo innito movimento molecular dos sujeitos, por uma pragmtica reinventada a cada instante. A revoluo o evento ontolgico da recusa e atualizao de sua innita potencialidade. D O marco ontolgico geral. A partir deste conjunto de consideraes que deram origem a uma viso constitutiva do mundo, cuja genealogia a trama de toda subjetividade e todo evento, podemos agora voltar atrs e re-examinar o marco ontolgico geral que os Mil Plats nos oferecem. Mil plats de uma mesma superfcie. Uma superfcie plena de fendas, de rupturas, de construes e reconstrues: um territrio permanentemente ligado e dobrado. Uma nica direo, uma nica teleologia: a crescente abstrao das relaes que acompanha a complexidade das arborescncias, o desenvolvimento dos rizomas e a expanso dos conitos. Uma abstrao que ela mesma um territrio, um novo territrio, novamente coberto de dobras, sombras variadas e alternativas possveis. A potncia do desejo fez-se superfcie de um territrio, e a transformao repete-se indenidamente. Este novo territrio sempre produtivo, innitamente produtivo. por essa razo que o mundo um territrio que deve ser sempre territorializado, ocupado, reconstrudo, habitado; uma tenso que s a intensidade de uma ao criativa mltipla pode satisfazer. Nesta viso, a relao entre mquina e enuncia-

106

SOBRE MIL PLATS

o, entre cincia e ontologia, global. A cincia constitutiva na medida que ela decalque, que ela imita o real: ela mergulha nele para construir-lo. A cincia constri planos de consistncia ontolgica cada vez que o conjunto das funes de enunciao torna-se objeto de uma pragmtica, ou ainda se realiza no evento; numa determinao. A subjetividade tambm apresenta-se na superfcie, como dobra da superfcie. Mas ns sabemos o que supe a leveza do evento to forte que a produo de subjetividade: o agenciamento maqunico, o atravessamento do conito, a enunciao do projeto, a expresso do desejo, a realizao do innito no evento. um novo mundo que aqui descrito. Se cada losoa assume e determina sua prpria fenomenologia, aqui se arma energicamente uma nova fenomenologia. Est se caracteriza pelo processo que devolve o mundo produo, a produo de subjetividade, a subjetividade potncia do desejo, a potncia do desejo ao sistema de enunciao, a enunciao expresso. E vice-versa. por dentro da linha traada pelo vice-versa, quer dizer, subindo da expresso subjetiva para a superfcie do mundo, em direo a historicidade em ato, que se revela a signicao do processo (ou, outra vez, a nica teleologia que a imanncia absoluta pode permitir-se): o signicao do processo o da abstrao. O sujeito que produz o mundo, na horizontalidade alargada de suas projees, realiza cada vez mais ele mesmo sua prpria realizao. primeira vista, o horizonte do mundo construdo por Deleuze-Guattari parece ser animista: mas logo se aparece que este animismo traduz a mais alta abstrao, o incessante processo dos agenciamentos maqunicos e das subjetividades se eleva a uma abstrao cada vez maior. Neste mundo de cavernas, de dobras, de rupturas e de reconstrues, o crebro humano tenta compreender antes de mais nada sua prpria transformao, seu prprio deslocamento, alm da conitividade, onde reina a mais elevada abstrao. Mas esta abstrao novamente desejo. III Se Mil Plats edicam o terreno no qual redenido o materialismo do sculo 21, Quest ce que la Philosophie? (1991), ensaio publicado por DeleuzeGuattari em 1991 como apndice a Mil Plats, nos ilustra sobre este tema. A sinergia de anlises sobre a cincia, a losoa e a arte que se desdobrava incansavelmente em Mil Plats, com exuberncia digna da matria tratada, torna-se aqui ilustrao pedaggica, popularizao dos mecanismos conceituais que esto na base do processo expositivo de Mil Plats. Neste ensaio, as funes metodolgicas, tericas e prticas so delimitadas com mxima clareza. Talvez seja possvel identicar aqui (em Mil Plats vistos mediante o ensaio pedaggico)

Antonio Negri

107

os elementos fundamentais de renovao do materialismo histrico, em funo das novas dimenses do desenvolvimento capitalista, quer dizer, esse plano de mxima abstrao (a subsuno real da sociedade no capital) qual conduz e no qual se reformulam hoje as lutas sociais. Isto sem esquecer que na losoa das cincias do esprito de Deleuze-Guattari, assim como no materialismo histrico, encontra-se a mesma exigncia tica e poltica de liberao da potncia humana. Qual , ento, o contexto produtivo no qual nos movemos e a partir do qual pode e deve ser renovado o materialismo histrico como base das cincias do esprito? Mil Plats do uma resposta explcita a esta pergunta. Mediante a extenso e a complexidade das anlises que desenvolvem, os autores esboam o prprio plano que Marx identicava tendencialmente no Fragmento sobre as Mquinas dos Grundrisse e que denia como a sociedade do General Intellect66. Trata-se de um plano no qual a interao homem/mquina, sociedade e capital, tornou-se to estreita que a explorao do trabalho assalariado, material e temporalmente quanticvel, devem caduca; incapaz de determinar uma valorizao, base miservel de explorao diante da potncia das novas foras sociais, intelectuais e cientcas sobre as quais, doravante, repousa hoje exclusivamente a produo das riquezas e a reproduo da sociedade. Os Mil Plats registram a realizao da tendncia analisada por Marx, e desenvolvem o materialismo histrico dentro desta nova sociedade. Tentam, portanto, construir este novo sujeito que revela a potncia do trabalho, tanto social como intelectual e cientco. Um sujeitomquina que tambm um sujeito tico; um sujeito intelectual que tambm um corpo; um sujeito desejante, que tambm fora produtiva; um sujeito plural e disseminado, que contudo se unica na pulso constitutiva do novo ser. E viceversa, em todos os sentidos. O que fundamental aqui o deslocamento completo da valorizao da produo, na passagem da esfera da explorao material direta para aquela da dominao poltica (sobre a cooperao social, entre o desenvolvimento da subjetividade coletiva e a potncia da produo intelectual e cientca). Neste deslocamento, a interatividade social ca submetida contradio molar da dominao, ela tambm explorada: mas o antagonismo elevado ao nvel mximo, ele atua mediante uma implicao paradoxal do sujeito explorado. Confrontando as anlises foucaltianas do poder, Deleuze enfatiza a passagem da sociedade disciplinar sociedade de controle, caracterstica fundamental da forma-Estado
Ver em K. Marx, Grundrisse der Kritik des politischen konomie, Dietz Verlag, 1953, e A. Negri, Marx au-del de Marx, C. Bourgois, 1979.
66

108

SOBRE MIL PLATS

contempornea (Deleuze, 1990, Post-scriptum sobre as sociedades de controle). Hoje, neste marco aquele ao qual os Mil Plats remetem a dominao, embora permanea o tempo todo, to abstrata quanto parasitria e vazia. Levado a seu mximo grau, o antagonismo, por assim dizer, esvaziou-se, o comando social tornou-se intil. O controle da sociedade produtiva imediatamente uma misticao: j no tem sequer a dignidade que funo de organizao detinha, co-natural de algum modo a gura do explorador, na sociedade e na forma-Estado disciplinares. Se as coisas so assim, o trabalho produtivo do novo sujeito social imediatamente revolucionrio, sempre libertador e inovador. nessas bases que o materialismo histrico renovado, implicitamente, na fenomenologia dos Mil Plats, explicitamente, na metodologia elaborada em O que a losoa? Antes de tudo, o materialismo histrico como cincia. O ensaio nos diz que a atividade cientca se forma a partir de observadores parciais que assemblam funes em planos de referncia. O materialismo histrico pode ser mais do que promover o ponto de vista proletrio e fazer da critica das contradies o plano de referncia? Pode ser outra coisa que o descolamento de um sujeito parcial no seio de uma tendncia que traduz materialmente uma trama de leitura do real? Ou seja, em nosso caso, do desenvolvimento capitalista como referente global do conjunto das contradies que determinam o movimento do trabalho abstrato? Plano de referncia: novamente o mundo da subsuno real, da completa submisso da sociedade ao capital. O trabalho: rizoma que produz o real, que o passar da ordem molecular ordem molar, no curso do desenvolvimento, que atravessa irresistivelmente a guerra e que, na guerra, dene a liberao. O plano de referncia o Umwelt67 do trabalho social e suas contradies. O lugar da losoa ali enquanto ela pragmtica, tica e poltica. O observador parcial torna-se aqui o personagem conceitual da losoa. Este personagem conceitual pode ser diferente da nova gura do proletariado, o General Intellect como subverso ou seja, uma nova gura do proletariado que tanto mais reunicada como potncia social e intelectual da produo, quanto ele difuso no espao (uma multido spinoziana, no literal sentido do termo)? A losoa de Deleuze-Guattari imita a nova realidade do proletariado moderno, dene as guras de sua necessria subverso. Por um lado, ento, o personagem conceitual duplica o real, f-lo aparecer no seu dinamismo conitivo e na realizao de seu movimento tendencial. Por outro lado, apresentando-se a como desejo, como produo utpica indomvel, o personagem conceitual proletrio promove uma ruptura impiedosa e permanente de todas as referncias materiais a que est
67

O ambiente, o meio. (Nota de Traduo)

Antonio Negri

109

subordinado. O plano de imanncia que a losoa constri um projeto insurrecional permanente, efetivado mediante um sobrevo absoluto do real, pela intempestividade radical do contacto entre a ordem molecular e a ordem molar, pela atual inatualidade atual da resistncia. A Arte (porque tambm h uma arte do pensamento revolucionrio) colabora nesta dinmica da transformao e subverso do conceito, de modo essencial: compondo os diferentes planos do imaginrio e referindo-os, sempre, urgncia da prxis. O esquema didtico de O que a losoa? traz luz os os fenomenologicamente construdos nos dionisacos Mil Plats. Mas, com qual riqueza! O que quero dizer que a aproximao das duas obras no em nenhum caso uma identicao, como se a segunda fosse um captulo da primeira. Ao contrrio, trata-se de marcar as diferenas, que so todas vantagem de Mil Plats. Pois Mil Plats (apesar da reduo funcional que z nesta demonstrao) no constituem apenas uma fenomenologia, extraordinariamente rica, do personagem conceitual do General Intellect meio mquina, meio sujeito, inteiramente mquina, inteiramente sujeito. Os Mil Plats constituem tambm uma experincia revolucionria. Os anos do desejo e dos Erlebnisse68 de mudar a vida que seguiram 1968, so ali recolhidos por meio da re-exposio dessa extraordinria casustica que s os grandes episdios revolucionrios sabem propor. Diz-se que no existe livro que re-traduza o 1968: no verdade! Esse livro Mil Plats. Mil Plats o materialismo histrico em ato de nossa poca, o equivalente de Luta de Classes na Alemanha e Frana, de Marx. Se o texto nunca termina, se jamais se satisfaz com concluses denitivas, porque (como no que lhe equivalente no pensamento marxiano) traz luz um sujeito novo, cujo mecanismo de formao ainda no se completou, mas que j ganhou consistncia na pluralidade de micro e macro experimentos que foram feitos, experimentos tico-polticos de todo modo signicativos. Mil Plats a pulso de um corpo coletivo, de mil corpos singulares. O poltico que se expressa aqui a do comunismo da multido spinoziana, o da devastadora mobilidade de sujeitos no recm constitudo mercado mundial, o da democracia mais radical (a de todos os sujeitos, inclusive os loucos), dirigida como arma contra o Estado, este grande organizador da explorao dos operrios, do disciplinamento dos loucos, do controle do General Intellect. Os Mil Plats referem-se explicitamente s lutas sociais difusas e autnomas de mulheres, jovens, trabalhadores, homossexuais, marginais, imigrantes... em uma perspectiva na qual j caram todos os muros. Essa riqueza do movimento compe o marco
68

[vivncias, experincias]

110

SOBRE MIL PLATS

dentro do qual, de agora em diante, o ponto de vista cientco e a construo denitiva do conceito so possveis. O conceito , pois, um evento e o sistema de conceitos a fratura da geologia da ao, mediante uma genealogia de eventodesejo. Dessa maneira, esto reunidas as condies da reconstruo das Geisteswissenschaften na perspectiva de uma teoria da expresso e no contexto de uma historicidade que , ao mesmo tempo, o movimento real do ser e o ponto incidente do sujeito. Um nico exemplo: o tratamento que Mil Plats e O que a losoa? do histria da losoa e as hipteses metodolgicas ali desenvolvidas. A continuidade historiogrca da histria da losoa dissolve-se, junto com sua teleologia ntica a historicidade losca assim tratada como historicidade tout court, entendida como enfrentamento singular entre o pensamento e a problemtica atual do ser. A prpria histria da losoa s pode ser entendida, s pode ser reconstruda, como evento, como intempestividade, como inatualidade presente. A losoa sempre um scholium69 spinozano do desdobramento do real. O esquema das cincias do esprito ser, portanto, sempre horizontal, articulado ao evento, interdisciplinar, estraticado pelas interrelaes de seus mltiplos elementos. Mas onde est o passado ou o que ele nos produziu? De fato, ao rizoma do presente e da criatividade opem-se os phylums maqunicos, que so ao mesmo tempo resultados e resduos do passado. Mas a cincia do esprito nasce onde esses phylums maqunicos so consumidos na determinao de uma nova criao, de um novo evento. As determinaes materiais, suas acumulaes, o fundo opaco do passado constituem um conjunto morto que s o trabalho vivo vivica e que as mquinas da subjetividade re-inventam. Quando isto no acontece, o passado est morto e mesmo nossa priso. Os Mil Plats so a teoria materialista do trabalho social, entendido como o evento criativo dos mil sujeitos que se abrem realidade presente, com base em um condicionamento maqunico produzido por este mesmo trabalho, e que s o trabalho vivo e real pode valorizar novamente. Em um vitalismo assim revisado, onde a teoria da expresso e a imanncia absoluta so as bases da reconstruo das cincias do esprito, o que nos permite, nesse horizonte, no entrar novamente no impasse do ceticismo ou de uma qualquer leituras fraca do valor ? Nada mais distante dos Mil Plats do que a tentao de absolutizar alguns elementos do processo interno para evitar desvios relativistas. Porm, o que permite s cincias do esprito de renascer e renovar a
Scholium, plural scholia (Gr.: , comentrio, uma espcie de nota posta margem dos manuscritos antigos, com comentrios gramaticais, crticos ou explicativos, que tanto podem ser originais quanto podem ter sido extrados de outros autores.
69

Antonio Negri

111

potncia lgica e tica do materialismo so o conceito de superfcie, a ontologia aberta historicidade, tomados como subjetividade presente. Voltemos atrs, por um momento: quando Heidegger pe como inevitvel a inverso do ntico em ontologia, da historiograa em historicidade, ao mesmo tempo ele faz dessa inverso, da ruptura lgica, da recusa do destino a nica signicao do existente. A operao heideggeriana constitui um bloqueio da vida. Ela empurra at o extremo a dmarche metafsica em direo a uma meta. Heidegger J, que v Deus e ca cego. Em Mil Plats, ao contrrio, ver Deus, no sentido spinozista, fazer outra vez a reverso ontolgica do ntico ao ontolgico, numa nova percepo do ser do ser aberto. No mais para rearmar Deus, mas exclu-lo denitivamente, no mais para armar um absoluto, mas considerar omnino absoluta a construo do ser; a partir do trabalho da singularidade em ao no trabalho humano. Como so rizomticas e centradas no presente, as cincias do homem podem ser reconstrudas. As cincias e, portanto, os planos de referncia; a losoa e os planos de consistncia; as cincias do homem e, pois, a convergncia destas abordagens, aproximaes do evento, cargas ticas que atravessam as mquinas ontolgicas, as agenciamentos subjetivos que so cada vez mais abstratos. No h outro modo de considerar o ser, que no seja s-lo, que no seja faz-lo. Referncias
ARON, R. La philosophie critique de lhistoire. Paris: PUF, 1950, 2a. edio. DELEUZE, G. Post-scriptum sur les socits de controle, Pourparlers, Paris: Ed. Minuit, 1990. Ps-scriptum sobre as sociedades de controle, Conversaes: 1972-1990. Trad. Peter Pl Pelbart. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992. ______ Foucault, Minuit, Paris, 1987. Trad. Claudia SantAnna Martins. So Paulo: Brasiliense, 1988. ______ Nietzsche et la philosophie, Paris: PUF, 1962. Nietzsche a e losoa. Trad. Ruth Jofly e Edmundo Fernandes Dias. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976. DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Capitalisme et Schizophrnie. LAnti Oedipe. Paris: Ed. Minuit, 1970. O Anti-dipo. Capitalismo e esquizofrenia. Portugal: Assrio & Alvim, 1976. ______ Capitalisme et Schizophrnie. Mille Plateaux, Paris: Ed. Minuit, 1980. Mil Plats, So Paulo: Editora 34, 1995 ss, 5 vols. ______ Quest ce que la Philosophie. Paris: Ed. Minuit, 1991. O que a losoa? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992. LWITH , K. Von Hegel zu Nietzsche. Zurique: Europa Verlag, 1949.

112

SOBRE MIL PLATS

MACHEREY, P. Chroniques dun dynosaure, in: Futur Antrieur, 1992, n.9. NEGRI, A. Saggi sullo storicismo tedesco, Milo: Feltrinelli, 1959. Cap. 1-3. ______ Macchina tempo, Feltrinelli, Milo, 1982.

Antonio Negri, cientista social e lsofo, autor, entre outras obras, de Imprio; Multido (em parceria com Michael Hardt); Anomalia Selvagem poder e potncia em Spinoza; O poder constituinte ensaio sobre as alternativas da modernidade.

Вам также может понравиться