Вы находитесь на странице: 1из 19

OLHARES DE ALUNOS DE EJA EM ESPAOS SEGREGADOS: PRTICAS EDUCATIVAS QUE BUSCAM A INCLUSO Mriam Rezende Bueno/UNI/BH miriamrb@uol.com.

br/

DE ESPAO SEGREGADO A PATRIMNIO SOCIOCULTURAL E AMBIENTAL Uma das mudanas significativas no contexto escolar o currculo que representa o conjunto de prticas evidenciadas na produo, circulao e consumo de significados no espao social, contribuindo na construo de identidades sociais e culturais. Nesta perspectiva, o currculo um territrio de tenses onde se produz e reproduz a cultura. E, nesta direo vem sendo criado, recriado, contestado e transgredido na escola. Esses processos tm permitido o avano no desvendamento da discriminao e estigmatizao a que so submetidos certos grupos sociais como negros, sujeitos de necessidades especiais, miserveis, jovens de risco social, crianas trabalhadoras e outros na escola. Pesquisas de prticas sociais de professores em sala de aula evidenciam preconceitos e discriminaes, esteretipos e representaes desrespeitosas de comportamentos de certos estudantes e grupos sociais que se desvelam em conselhos de classe. Por outro lado, h relatos de observaes de profissionais da educao que revelam demonstrao de preconceito e discriminao de professores em situaes que demarcam tenses e conflitos no ambiente escolar. Dessa forma, h inmeros e expressivos relatos de prticas preocupadas com as relaes identitrias dos alunos. Elas desafiam as organizaes de poder estabelecidas e recriam as relaes culturais por meio da busca da auto-estima desses estudantes estigmatizados, respondendo diversidade e pluralidade com currculos mais flexveis, audaciosos, significativos e inovadores.

A complexidade do cenrio multicultural em que se insere a escola na contemporaneidade reflete no trabalho pedaggico e leva discusso de projetos polticopedaggicos que investem nas mudanas de prticas, repensando as lutas e conquistas da cultura afro-brasileira, das mulheres, dos homossexuais, das famlias dos sujeitos de necessidades educacionais especiais e outros grupos minoritrios que chegam escola no processo de incluso (MOREIRA; CANDAU, 2008). Buscou-se no trabalho interdisciplinar refletir as idias de Sacristn (1998) sobre a prtica curricular como atividade fundante na escola, em que os sujeitos envolvidos no processo escolar, desenvolvem e materializam experincias de ensinar e educar, com foco na multiculturalidade. O desafio resgatar as questes socioculturais que tragam tona identidades de gnero, etnia, classe social, necessidades especiais, idade e espao de vivncia, focando sujeitos socioculturais de aglomerados, vilas e favelas. Nesta perspectiva investiu-se no entendimento da escola como lugar de culturas onde os sujeitos socioculturais so portadores de um saber com ritmos, linguagens, prticas, comportamentos e atitudes diferenciadas que se revelam num cotidiano contraditrio e diverso. Tais particularidades se evidenciam na heterogeneidade e diversidade dos alunos portadores de conhecimentos, significados e capacidades de aprendizagem que expressam as diferenas e marcas de indivduos excludos. Segundo Forquin (1993) nesta diferena que se manifesta o desafio a ser enfrentado pela escola e professores de agir na interseo das culturas: a escolar, a dos alunos/professores e a da humanidade para promover a juno delas na construo de novos saberes e prticas contextualizadas Mediado pela questo cultural e transversalizado pelos conhecimentos: geogrfico, histrico, matemtico, da lngua portuguesa e das cincias, o projeto foi desenvolvido em uma escola pblica municipal que tem no seu entorno, no muito distante, um aglomerado de vilas de onde provm jovens estudantes da escola, portadores de uma identidade que se oculta no coletivo da sala de aula, mas que se desvela nos atos, na aparncia, na fala, na recusa e resistncia ao saber escolar. So jovens, entre 15 e 20 anos de idade; mulheres, homens e gays, brancos, negros, pardos; pobres e dependentes da famlia. A maioria est envolvida no mundo das redes ilegais de drogas e parecem usar a escola como local de encontro de grupos e trocas/vendas dessa mercadoria. O trabalho formal no faz parte do imaginrio desses sujeitos e as perspectivas investigadas em histrias de vida no incio do semestre revelam a pouca motivao em relao ao futuro e mundo do trabalho, apresentando baixa auto-estima.

A escola localiza-se prxima a dois grandes aglomerados e recebe um nmero significativo de alunos da provenientes. Essa regio encrustada em espao de tenso territorial chama a ateno pelo nmero de alunos jovens que procuram a escola como espao de formao, mais especificamente de socializao, uma vez que suas relaes com o projeto pedaggico da escola de resistncia e evaso, sucedida pelas sadas e retornos, que geram uma formao aligeirada em projetos de EJA. Acresce a essa contradio de uso da escola, o conflito vivenciado pelo aluno em relao revelao do seu lugar de moradia. Observa-se uma negao ou ocultamento em relao moradia nesses lugares e, consequentemente a da cultura de que so portadores. Pesquisas de Brunel (2004) e Carrano ( 2007) sobre esses sujeitos mostram que a distncia social, cultural e econmica em que vivem os jovens dos adultos interferem em seu percurso escolar dificultando tanto o processo cognitivo quanto o sociocultural, principalmente dos jovens que vivem em descompasso com a escola, da as descontinuidades e rupturas na trajetria escolar. O dilogo professor e aluno revela-se muitas vezes conflituoso como mostram relatos na mdia e estudos sobre a indisciplina nas escolas pblicas de incluso. Na escola esses alunos jovens, oriundos das vilas e favelas, tm um perfil que na representao dos alunos adultos e de alguns professores resistentes ao processo de incluso, a de indisciplinados, violentos, drogados, mal educados, desocupados, perigosos, revelando-os como estranhos, beligerantes e inadequados ao ambiente escolar. Esse quadro, ainda conflituoso, incomoda os sujeitos de formao e os formadores. Neste sentido, buscou-se uma interveno sociocultural/ambiental no aglomerado mais prximo escola. Visava-se a resgatar a identidade dos alunos moradores de vilas e favelas com seu espao de vivncia e, por outro lado, a compreenso e atitudes de respeito diversidade do espao pelos demais alunos participantes do projeto, que desconheciam o lugar e resistiam a estud-lo, devido ao imaginrio de violncia construdo na mdia. Assim, o objetivo do projeto foi envolver e estimular os alunos a pesquisar espaos excludos da cidade, no caso, favelas e vilas, que precisam ser resgatados para desvelar a identidade fragmentada do lugar e de seus moradores. O ponto de partida foi a avaliao diagnstica dos alunos de uma escola pblica municipal de EJA regular, no incio do ano de 2008. O resultado das representaes dos alunos em relao sua identidade de moradia levou a um repensar do currculo na abordagem da sociodiversidade. Um grupo de professores do turno da tarde decidiu, ento, envolver as turmas do

segundo ciclo ( correspondente aos anos finais do ensino fundamental, 6 a 9 ano) e as do terceiro ciclo ( referente ao ensino mdio), enfim, todo o turno da tarde em um projeto de carter identitrio com foco na sociodiversidade e educao patrimonial. Os sete professores de Matemtica, Portugus, Cincias/Biologia Qumica, Geografia, Histria, Artes articularam-se num projeto transversal entitulado: Aglomerado da Barragem Santa Lcia: descobrindo o patrimnio sociocultural e ambiental. As atividades foram desenvolvidas num percurso pedaggico de um ano, transversalizando os contedos das disciplinas citadas, de acordo com as noes e conceitos discutidos no coletivo dos professores. De acordo com os PCNs, ensino fundamental, a transversalidade foi pensada para a discusso nas escolas de questes sociais, consideradas relevantes e significativas, do ponto de vista das problemticas sociais atuais e urgentes, consideradas de abrangncia nacional e at mesmo de carter universal (1997, p.64). A proposta do documento para o ensino fundamental contribui no desenvolvimento de um currculo integrado em construo. H, nas escolas, um dificultador de trabalhos coletivos. Predominam atividades solitrias e individuais. Uma proposta com tendncia integrada, envolvendo o dilogo entre as disciplinas enunciado com certo temor, mas assim que iniciado, as barreiras entre as disciplinas e o rompimento das fronteiras do conhecimento prenunciam um trabalho mais solidrio, no sem conflito. Espera-se que, os temas debatidos entre as disciplinas possibilitem a formao integral do aluno numa perspectiva mais formadora, em comprometimento com a diversidade, nas diferentes esferas da vida: social, cultural, biolgica. Neste sentido, o tratamento denominado transversal ao conhecimento deve contemplar todas as reas consideradas responsveis pelo acolhimento das questes significativas da sociedade e da faixa etria trabalhada. Trata-se de temas que no contexto em que vivemos so oficialmente silenciados ou tratados de modo ambguo, nas prticas escolares e sociais e, que Santom (1998) denomina de vozes ausentes da sociedade Planejou-se um projeto de educao comprometido com o desenvolvimento das capacidades e atitudes dos alunos de periferia que lhes possibilitasse ver, contextualizar e agir na realidade para modific-la ou para se modificar, enquanto cidado Para Carbonell ( 2002) essa maneira de pensar e organizar o conhecimento rompe com seu isolamento e fragmentao, contribuindo no fortalecimento de estratgias e metodologias mais integradoras.

Uma nova cultura pedaggica

da escola integrada no projeto

educativo, e que a equipe docente assuma o compromisso de trabalhar cooperativamente para pensar um novo ensino, que tem como objetivo entre outros, a compreenso crtica da realidade como via para a formao de uma cidadania mais livre, ativa e democrtica. [...] Uma relao mais estreita entre os conhecimentos que so trabalhados na escola e as necessidades dos alunos, de maneira que possam ser utilizados em diferentes contextos e situaes de sua vida cotidiana. Para isso, preciso trabalhar com os alunos particularmente a capacidade de estabelecer relaes entre as informaes que recebem e trazem e entre os conhecimentos que vo adquirindo e reconstruindo.Nesse sentido, concebe-se a globalizao como uma estrutura psicolgica de aprendizagem que foi amplamente desenvolvida pelas perspectivas construtivista e cognitiva. Uma maior significao social e relevncia do conhecimento, mediante o uso intensivo das mltiplas formas de informao potencialmente portadoras de conhecimento ao tratar de romper a brecha entre a escola e a vida e entre a cultura e os sentidos que circulam entre um e outro cenrio -,cada vez mais profunda e intransponvel. (CARBONELL, 2002, p.65-66)

A cidade educadora e a escola: novas territorialidades Desde os mtodos globalizados do incio do sculo passado, o meio tem importncia no s como referente geogrfico mais imediato que o bairro, a vila, o aglomerado, mas detm a simbologia do lugar desveladora da diversidade cultural. A escola precisa ensinar a ler criticamente a pluralidade de informaes e mensagens desse meio que ao mesmo tempo prximo e distante, portanto compatvel com o local e o global. Por isso, necessrio ler a realidade cotidiana atrelada s informaes e imagens virtuais e miditicas. Rego (2006) discute o meio como a relao entre e em torno, sendo o primeiro, a representao da sala de aula entre outros ambientes escolares como lugar de formao e o em torno como o contexto material e simblico.mais prximo do vivido. Nesta perspectiva, necessrio a dialogicidade entre a escola e a cidade, envolvendo seu patrimnio histrico, cultural, ambiental. A funo da escola ser a de construir competncias relacionadas seleo e ordenao de dados e percepes do lugar; na associao e relao entre as informaes e conhecimentos, na organizao das snteses. E, deve transformar a experincia de vida em experincia cultural.(CARBONELL, 2002).

De acordo com Paulo Freire necessrio produzir novos esquemas mentais para ler o mundo e construir novos pactos sociais e educativos. O mais complexo certamente, dialogar com os novos atores includos na escola representados por jovens que resistem escolarizao porque no enxergam nela horizontes futuros. Vivem o aqui e agora sem se perceber sujeitos da escola. O conceito e sentido de cidade educadora nos permite alargar a espacialidade da escola para dialogar com os espaos de convivncia dos alunos do aglomerado e, por outro lado, aproximar desse lugar de discriminao os demais alunos da escola que veem nele o estereotipo da violncia. E, ento, desenvolver os princpios universais da educao como aprender a conviver e a viver conjuntamente, interagindo com os outros; aceitando a diversidade; sabendo utilizar os recursos e servios na cidade; reconhecendo os direitos e deveres como cidados que criam vnculo identitrio de pertencimento cidade e ao bairro (BRARDA; ROS, 2004). O trabalho com a educao patrimonial tem a inteno de focar na formao do cidado a partir do meio e para o meio, buscando a apropriao dos bens culturais e a participao direta e efetiva nas aes de sua proteo. Perseguindo essa idia, entendemos que o processo de desenvolvimento da memria individual e coletiva, deve capacitar os moradores de um deterinado lugar para a leitura e compreenso de suas paisagens sociocultural e ambiental no espao de vivncia. Por essa razo, a educao patrimonial e ambiental so consideradas instrumentos de afirmao da cidadania. Segundo Horta (1999), a educao patrimonial um instrumento de alfabetizao cultural, que auxilia os sujeitos da aprendizagem na leitura do lugar em que se inserem, possibilitando-lhes a compreenso do universo sociocultural e a trajetria histrica do espao de vivncia para que valorizem e reforem sua auto-estima, visando a gesto do seu patrimnio cultural e natural. E na dimenso da diversidade cultural e planetria refere-se ecopoedagogia (GUTIERREZ,1996) que contribui na compreenso de um modelo sustentvel de viver libertado da sociedade de consumo e voltado para o cuidado com o ambiente, o planeta e a interao entre as culturas. Os alunos se tornam responsveis e co-gestores da preservao sustentvel do seu patrimnio, sentindo-se e colocando-se, como proprietrios e defensores dele. Aprendem a lutar pela justia ecolgica, social e distributiva da renda do lugar em que vivem. O trabalho interdisciplinar estimulou os alunos pesquisa do espao sociodiverso do aglomerado para questionar o modo de vida urbana e a qualidade de vida no lugar. A metodologia de trabalho consistiu em entrevistas com moradores, trabalhos

de campo no local e estudos sobre a espacialidade desse arranjo complexo, bem como a territorialidade que se oculta nas relaes de poder entre os moradores e as redes ilegais das drogas; a participao das ONGs, do Terceiro Setor, das polticas pblicas, municipais e estaduais que atuam na base territorial de referncia da juventude e contribuem na sua formao sociocultural. Outras questes foram coloocadas: o que viver numa metrpole no contexto da vida urbana, que implica antes de mais nada, estabelecer novas relaes entre indivduos, grupos, gangues, turmas, famlias, amigos e sujeitos que tentam articular-se construindo uma cidadania? Como os sujeitos do aglomerado constroem relaes com as artes, a cultura, a poltica, a economia, a ecologia? Onde esto suas referncias e identidades de belorizontino? Quais cenrios exercem maior atrao em seu dia-a dia? Como as pessoas desse espao vivenciam a dimenso histrica e poltica da cidade? Como convivem com a excluso e a pluralidade cultural? O que pensam sobre a justia social? De que forma os moradores da Barragem Santa Lcia contribuem para melhorar sua qualidade de vida nesse lugar? A interveno sociocultural/ambiental no espao de vivncia de alunos moradores de aglomerados ou no pode contribuir na problematizao desse lugar de referncia, criando possibilidades de participao e definio de estratgias que possam resultar em maior afetividade com o espao, reconhecimento de suas contradies e necessidades de melhoria da qualidade de vida sem os impasses da territorialidade das redes ilegais. Isso poder repercurtir no projeto pedaggico de cada sujeito, implicando em sua auto-estima, valorao espacial e busca de solues para a comunidade na organizao e gesto do espao vivido cotidianamente, desenvolvendo no s uma viso crtica, como tambm a responsabilidade social to necessria para a formao da cidadania. Torna-se aqui evidente o papel do professor de instigar os alunos a desenvolverem essa viso crtica, guiada para a percepo dos problemas que afetam o bem-estar de suas famlias e da populao em seu espao vivido, suas causas e conseqncias, e os possveis caminhos para soluo deles. a perspectiva socioconstrutivista de formao e desenvolvimento intelectual, afetivo e social do aluno como sujeito ativo mediado pelo professor/a que, segundo Cavalcanti ( 2005), um desafio para os professores, pois envolve, tambm o encontro de culturas: hbitos, valores, comportamento, significados, estilos, ritmos, capacidades individuais internas de aprendizagem como uma teia de significaes em contnuo processo de (des) construo e reconstruo. O incio do projeto foi garantido pelos encontros coletivos de professores das vrias disciplinas do turno da tarde. Do burburinho, das discusses, dos conflitos emergiram

as idias de definir os combinados e roteirar as atividades. A dificuldade residia no entendimento do trabalho coletivo e integrado, uma vez que as prticas educativas individuais dos professores so sacralizadas e uma nova forma de solidarizar o processo de ensino se transforma em perigo, desestabilizando cotidiano escolar e a vida do professor. O apelo para o coletivo falou mais alto e o grupo optou por um projeto transversal que durasse todo o ano letivo, entremeando-se aos contedos curriculares de cada disciplina. Demarcou-se, ento, o tema e os conceitos transversais a serem abordados por cada disciplina. A disciplina Geografia centralizou-se no patrimnio sociocultural e lazer, abordando as festas, tradies, modo de vida, projetos culturais oriundos da luta local, meios de comunicao ( jornal, rdio), participao em associao comunitria, causos, histrias, msicas, dana e outras manifestaes culturais locais e as polticas pblicas.E, tambm, o transporte local. As disciplinas, Cincia e Biologia, focaram na educao socioambiental: sade, planejamento familiar, sexualidade; habitao/ edificaes, moradia de risco, estudo dos quintais, polticas pblicas. Qumica foi destinada a questo do uso do espao relacionado ao lixo: reciclagem e tratamento. Matemtica coube a tarefa de entender o cotidiano e o trabalho: a mudana no mundo do trabalho ( tipologia, empregos, trabalho solidrio). A disciplina Histria focou a memria do espao, a histria das famlias, a ocupao, o lugar e sua territorialidade, a escolaridade dos moradores. A disciplina Portugus faria o trabalho de resgate lingustico do dialeto jovem em relao ao uso da lngua informal no cotidiano. Visando a compreender esse espao nas dimenses propostas foi realizado um campo com os professores no local. O trabalho de campo teve como guia um aluno morador que atua ativamente na comunidade. A percepo do local, o contato com moradores e a visita aos espaos institucionais forneceu material significativo para o desenvolvimento do projeto e organizao da trilha. Os registros fotogrficos foram organizados pela professora de Artes num curto documentrio onde se incluiu favelas do Brasil e do mundo. Definida a seleo dos contedos, os recortes e as abordagens conceituais, passou-se organizao dos objetivos e das habilidades e competncias a serem desenvolvidas, das linguagens a serem trabalhadas como recurso didtico e das estratgias necessrias ao empreendimento pedaggico. Os objetivos foram conhecer o complexo da Barragem Santa Lcia ( Vila Estrela, Vila Santa Rita de Cssia, Vila Nossa Senhora da Esperana); identificar na paisagem do aglomerado o trabalho e a cultura de seus habitantes expressos na luta pelos bens sociais (

lazer, sade, moradia, educao, transporte e saneamento bsico); e analisar a participao social e a solidariedade entre os moradores, propiciando construir qualitativa nesse espao. Em relao s competncias e habilidades priorizou-se as conceituais que possibilitassem uma aprendizagem mais significativa e relevante, tais como, conhecer o lugar: reconhecer nos cotidianos da paisagem urbana do aglomerado da Barragem Santa Lcia o que a cultura e o trabalho conferiram como identidade de um lugar e direito cidadania; reconstruir conceitos referentes composio do arranjo no aglomerado de favelas, segurana, ao conflito entre os moradores, histria de ocupao, s conquistas da populao residente quanto qualidade de vida e os projetos socioculturais/ambientais em percurso; as manifestaes da cultura local: identificar os movimentos sociais que se manifestam em cotidianos urbanos, sabendo categoriz-los e interpret-los, identificar manifestaes de segregao espacial nas periferias: falta de praas, lazer para crianas, dificuldade de transportes, moradias em lugares de risco, falta de saneamento bsico evidenciadas na falta de infra-estrutura urbana, relacionar as aes de solidariedade com o espao de todos, usando essa noo; os movimentos sociais: Identificar os movimentos sociais que se manifestam em cotidianos urbanos, sabendo categoriz-los e interpret-los; a participao das polticas pblicas: conhecer o Plano Diretor e o Estatuto da Cidade considerados instrumentos para o cumprimento da funo social da cidade e qualidade de vida de moradores de aglomerados, reconhecer as aes do Oramento participativo no espao de vivncia, identificar aes da prefeitura no espao de vivncia; a valorizao do patrimnio socioambiental: demonstrar compreenso das noes de participao e preservao do espao urbano; identificar no planejamento da cidade a qualidade de vida dos habitantes, identificar e explicar os desafios a serem superados no caminho construtivo de espaos sustentveis. Acreditando que as habilidades operatrias contribuem no desenvolvimento das competncias e que se relacionam capacidade de aplicar e transferir conhecimentos sistematizados, selecionou de acordo com o MEC, as consideradas referenciais: o domnio da leitura e escrita, construo e aplicao de conceitos na compreenso dos fenmenos socioambientais, culturais, econmicos; resoluo de situaes problemas a partir da seleo e organizao dos contedos e elaborao de propostas de interveno na realidade. Nesta perspectiva, as habilidades propostas tiveram a mesma inteno: planejar os elementos bsicos de uma observao do real por meio de trabalho de campo; debater, problematizar e argumentar sobre as observaes e anlises coletadas na trilha no uma interveno

aglomerado; manifestar opinio a partir de dados coletados em registro oral e escrito e nos debates em mesa redonda; capacidade para tratar os dados com objetividade, responsabilidade e crtica manifestando-se sobre as possibilidades de mudana e as alternativas para consegui-las; empregar em exposies orais e registros, situaes que expressam a compreenso dos conceitos estudados; propor intervenes no espao social. Na dimenso construtivista e cognitiva buscou-se superar as prticas tradicionais de repetio, memorizao, aproximando-se dos mtodos globalizados e do pressuposto de que o conhecimento no algo situado fora do indivduo e que ele simplesmente adquire, nem algo construdo independentemente da realidade e dos demais indivduos. Trata-se de uma construo histrica e social na qual interferem fatores de ordem cultural e psicolgica. Completa o desenho do projeto, o planejamento das atividades distribudos em seis momentos: abertura, visita ao Museu Histrico para discutir o conceito de patrimnio, leitura de documentrios sobre favelas em diversas escalas: mundo, Brasil e o local onde ocorrer a trilha urbana. Completa as atividades o tratamento da informao dos dados coletados, a mesa-redonda com os representantes da comunidade, a organizao da exposio do material produzido e o vdeo sobre o projeto. O percurso pedaggico A atividade de abertura constou de um documentrio de apresentao da histria da metrpole belorizontina com foco no crescimento urbano e surgimento da favela segundo registros do Livro do Tombo da Parquia Nossa Senhora do Morro. Os alunos receberam material impresso, em forma de cartilha, contendo o planejamento e as orientaes do projeto. Considerando que a estrutura cognitiva a base da teoria que explica a a aprendizagem, o ponto de partida das atividades foram os conhecimentos prvios dos alunos do turno da tarde e de suas vivncias em diferentes contextos. A atividade proposta iniciou-se com a discusso sobre o conceito estruturador: favela. Ele se desdobrou em vilas, aglomerados, droga, trfico, violncia, cidade, trabalho, lazer, segregao, diversidade de pessoas, cultura, meio ambiente. Solicitou-se, em seguida, que os alunos representassem a espacialidade e territorialidade da favela de acordo com seu imaginrio. Para os alunos moradores seria representao da vivncia local. Selecionamos quatro representaes de turmas de

diferentes anos de escolaridade.

Fig. 1 - Barragem Santa Lcia

Fig. 2 - Barragem Santa Lcia

Fig. 3 - Barragem Santa Lcia

Fig. 4 - Barragem Santa Lcia

A figura 1 a representao de um aluno de escolaridade inicial, portador de dificuldade visual e morador de outro bairro da cidade. Observa-se o conjunto das edificaes tendo ao centro o lago artificial criado para compor a paisagem do parque do Lago da Barragem Santa Lcia. Esse lago funciona como bacia de conteno de cheias, impedindo o transbordamento do Crrego do Leito, que desce pela avenida Prudente de Morais at o Centro. Embora o aluno no insira os equipamentos urbanos do local, nota-se uma guarita de nibus e supoe-se um em torno como via de circulao. Os dados revelam o desconhecimento do lugar. A figura 2 chamou ateno porque o aluno reside no local e, a representao foge realidade do lugar. No primeiro plano ele insere o lago do parque com peixe, cercado de grama, rvores e crianas brincando, inclusive pescando. No segundo plano, ele aglutina as edificaes da favela aos prdios e edifcios do bairro de classe mdia como se eles formassem um conjunto. No aglomerado observa-se um motel, pichao nos muros, fiao externa confusa, usurios de droga e vigias do trfico com arma e o helicptero que

fiscaliza o lugar. So detalhes pequenos que revelam partes do cotidiano conflituoso dos moradores do aglomerado em contraposio ao bucolismo da paisagem do parque no primeiro plano. Um imaginrio de contrastes. A figura 3 revela o cotidiano tranquilo da favela: crianas brincando, adultos conversando e o colorido de diversas cores nas casas. No primeiro plano, a avenida e a circulao dos veculos. No segundo plano, a idia da colina recoberta de casas. Ao contrrio de muitos desenhos que mostram pontos de conflito, esse revela a harmonia no lugar. O aluno desconhece o aglomerado. A figura 4 chama ateno pela pela disposio do casario em forma de prdio. No primeiro plano esto o lago e a arborizao que amenizam a paisagem. No segundo plano as casas do aglomerado tm um arranjo que lembra a estrutura dos prdios o que mostra um desconhecimento das edificaes locais e ressalta a violncia, representada pelo trfico. Percebe-se um imaginrio construdo nas intervenes da mdia. Nossa preocupao no foi a de ler as representaes grficas na lgica da cartografia escolar e, sim apresentar as subjetividades em relao ao lugar e suas contradies. Aps o trabalho com as representao do lugar sucedeu-se o documentrio sobre as favelas do mundo, do Brasil e de Belo Horizonte. Alm da comparao de favelas , trabalhou-se letras de msicas, textos sobre a memria do lugar, a espacialidade e territorialidade desse espao geogrfico. No segundo momento realizou-se uma visita orientada ao Museu Histrico Ablio Barreto para reconhecimento da fazenda que compunha com a rea do atual aglomerado, identificao do crrego do Leito e leitura da instalao: Acervo Afetivo. Trata-se da exposio de objetos pessoais de alguns belorizontinos doados ao museu. Essas observaes possibilitaram a discusso e construo do conceito de patrimnio histrico cultural e socioambiental por meio do estudo do acervo patrimonial do museu e do crrego do Leito, canalizado e relacionado bacia de conteno do lago da Barragem. As reflexes sobre a histria local vem de depoimentos dos moradores mais antigos encontrados em registros.H informaes de que os primeiros moradores teriam sido descendentes de escravos da antiga Fazenda do Leito, que pertenceu ao atual casaro do Museu Histrico Ablio Barreto. Destaca-se ainda um casaro, de configurao tpica das fazendas mineiras, feito em adobe, da segunda metade do sculo XIX, conhecido na vila como Fazendinha que foi tombada em 1992, como patrimnio histrico do municpio de Belo Horizonte. O casaro foi sede da Fazenda Cercadinho e seria uma propriedade de

aproximadamente 200 alqueires. Havia, a uma olaria denominada Cermica Santa Maria que aproveitava o barro do brejo e a gua do local. Ao completar a atividade de tratamento dos dados coletados na visita e trilha urbana, seguiu-se a oficina de criatividade usando a estratgia do acervo afetivo com a construo de objetos que revelam o patrimnio da cidade e a montagem de uma feira de acervo afetivo da famlia dos alunos desde tempos passados. No terceiro momento realizou-se a leitura de filmes sobre patrimnios socioambientais e culturais com roteiros que discutem esses conceitos de patrimnio. A construo do mapa conceitual sobre patrimnio socioambiental/cultural fechou a atividade. Foram selecionadas as redaes para compor o caderno: Educao patrimonial e o olhar dos alunos sobre espaos educadores na cidade de BH. O quarto momento constou de trs atividades significativas depois do percurso de inciao e introduo dos alunos aos conceitos de favela/aglomerado/vila/cidade/ bairro/patrimnio sociocultural/ambiental/ trabalho/ transporte/ sade /cultura/ educao/ habitao/lixo/qualidade de vida. A principal atividade desse bloco foi a problematizao sobre o lugar estudado: o que viver em espao excludo da metrpole? Como esses sujeitos constroem relaes com as artes, a cultura, a poltica, a economia, a ecologia? Onde esto suas referncias e identidades como belorizontinos? Como as pessoas desse espao vivenciam a dimenso histrica e poltica da cidade? Como convivem com a excluso e a pluralidade cultural? O que pensam sobre a justia social na cidade? De que forma os moradores do aglomerado contribuem para melhorar a qualidade de vida desse lugar? Para responder s problematizaes cada turma orientada por um professor de uma disciplina, planejou entrevistas com moradores, transeuntes, vendedores ambulantes, comerciantes, estudantes, trabalhadores, professores, gerentes do BH Cidadania, do Programa Estadual Fica Vivo e das redes sociais que envolvem os projetos locais como Favela Bela, Vozes do Morro e as Associaes Comunitrias. A atividade foi concluda com o tratamento das informaes coletadas, organizao de texto coletivo no ensino fundamental e mdio, respondendo s problematizaes geradas na sala de aula, as curiosidades e novos questionamentos surgidos durante a trilha. Os dados foram analisados pelas turmas em forma de registro. Cada turma foi autora de um texto sobre uma temtica especifica que originou o livro. Os livros contem as anlises dos alunos revelando a descoberta do aglomerado: servios variados de cultura com projetos culturais, envolvendo creches, msica, teatro, pintura das casas e ruas, festivais de Arte Negra, Artes Cnicas, Bal de rua, capoeira,

artesanato em parcerias com ONGs, Secretaria Social do Estado de Minas Gerais ( Projeto Fica Vivo que atende jovens de 14-24 anos de risco social), a prefeitura de Belo Horizonte (BH Cidadania e Escola Municipal Ulisses Guimares), Universidade Federal de Minas Gerais e Secretaria Municipal de Cultura ( Projeto Ocupar Espaos de arte e interatividade); outros em parcerias com igrejas, comunidade e comerciantes em projetos para jovens com objetivo de afast-los das drogas. So eles: Vozibilidade dos Tambores ( msica e dana africana), Guarda de Marujos So Cosme Damio e Nossa Senhora do Rosrio ( recuperao da memria religiosa), Cuenda ( cultura africana e indgena), Grupo Beco (teatro) e Agremiao Arrai do Sabugo Duro ( festas juninas). Em relao trabalho poltico e cidadania local, o aglomerado conquistou aes sociais que contribuem na reflexo da segregao espacial e social como as Obras Sociais Nossa Senhora do Morro, Centro de Defesa da ComunidadeCDC, Conselho Comunitrio da Vila Estrela, Unio Comunitria da Barragem Santa Lcia, Associao Comunitria Habitacional Aglomerado Santa Lcia- Ncleo Sem Casa, Cooperativa de Produo Nossa Costura- CooperNossa e o Centro de referncia em rea de Risco ( CREAR) que fornece assistncia aos moradores em reas de risco geolgico. Existem associaes que funcionam de forma solidria com apoio de obras sociais da igreja catlica, trabalho voluntrio e outros: Grupo Novo Mundo ( Alcolicos Annimos), Centro Esprita Manuel Felipe Tiago ( doaes), Grupo de Idosos Nossa Senhora da Guia ( oficinas para idosos), Centro de Convivncia da Terceira Idade Santa Rita de Cssia ( oficinas para idosos), Jovens Unidos a Servio de Cristo ( formao de jovens), Casa de Brincar ( crianas de 0 a 6 anos), Associao das Obras Pavonianas de Assistncia( Acompanhamento escolar). H, ainda, postos de atendimento de energia eltrica e de abastecimento de gua tratada (COPASA); coleta de lixo, alm do comrcio e reciclagem local; trs centros de Sade com atendimentos locais; ruas com transporte coletivo organizado; escadarias definidas e estruturadas entre as edificaes; servio de segurana sob o comando do 22 Batalho do Estado de MG; mltiplas igrejas pentecostais convivendo com o congado e a igreja catlica e as oficinas mecnicas para conserto de carros. Nos servios destacam-se a educao, pelo nmero de escolas, creches, cursinhos num Apoio espao reduzido. So 4 escolas estaduais, 3 municipais; programas profissionalizantes: Programa para Jovens, Ao Social Paula Fransinetti, Programa de Escolarizao (PAE); Pr-Vestibular Comunitrio, Associao dos Universitrios do Morro; 6 creches, e uma parceria com a Alemanha para atendimento de crianas e pr-adolescentes realizada pelo Grupo de amigos da Criana - GAC.

Em relao ao comrcio observou-se que popular e responde s demandas da populao local. Destacam-se os sacoles de frutas e produtos hortigranjeiros, aougues, inclusive, com peas de carne dependuradas na porta de entrada, mercearias, lojinhas de produtos variados, butiques. A coleta de dados relacionados ao trabalho mostrou que a populao entrevistada trabalha no prprio local, mas os familiares no presentes trabalham em atividades diversas na regional CentroSul, especificamente em servios de limpeza, vigias, pedreiros, eletricistas, pintores e semelhantes. Ao debater sobre os dados coletados observou-se surpresa dos alunos, ao constatar que os moradores no consideram viver num espao excludo da metrpole. So sujeitos que constroem relaes significativas com as artes, a cultura, observadas nos projetos culturais e sua variedade; com a poltica, o que pode ser comprovado na organizao da comunidade, na luta por conquistas locais e expulso do trfico das reas de maior concentrao de populao e comrcio, na participao e demandas no Oramento Participativo cuja conquista maior para os jovens e para a reduo do trfico foi a moderna edificao do prdio do BH-Cidadania. Nele desenvolvem-se projetos culturais de msica, percusso, dana, esporte, brincadeiras coordenado pela prefeitura. Os moradores cuidam da sustentabilidade na relao afetiva que estabelecem com o ambiente e as polticas pblicas ambientais. Demarcam suas referncias identitrias como belorizontinos que se localizam na regional Centro-Sul em espao privilegiado ao lado de um parque que tem ao centro um lago artificial, tendo ao seu entorno uma rea verde, pista de Cooper, campo de futebol e servio de segurana. Os estudantes universitrios tm orgulho de morar no local e contribuem com a recriao do lugar e sua organizao. Publicam a Revista da Laje que tem por objetivo mostrar aos moradores o morro e suas dimenses culturais, levando reflexo sobre os espaos da favela. Os alunos descobriram que a qualidade de vida em construo no local vem da luta dos moradores, so conquistas cotidianas que fazem parte da histria de todos os moradores. Essa foi a maior aprendizagem do projeto. O livro e o vdeo sobre o percurso das atividades realizadas foram apresentados na mesa-redonda que fechou o projeto. A mesa redonda contou com os representantes da comunidade: Fica Vivo (a formao de jovens de risco social), Grupos de Amigos da Criana (formao de crianas e pr-adolescentes no perodo ps horrio da escola); Centro de defesa Coletiva do

aglomerado; o pintor que desenvolve o projeto Favela Bela ( pintura das casas e paredes do aglomerdo); Vozes do Morro (msica na favela); um contador da histria/memria das vilas e sua origem. As atividades propostas e o envolvimento dos alunos, a compreenso do lugar e seus aspectos socioculturais/ambientais encerraram o projeto, evidenciando a necessidade da escola de trabalhar mais intensamente a cultura e a riqueza da diversidade local. Num projeto transversal, o olhar geogrfico Uma das preocupaes da geografia escolar recontextualizar na escola, os estudos da geografia urbana, em prticas vivenciadas pelos alunos no seu cotidiano para construir com eles a cidadania desejada e necessria ao uso desse lugar. Vivenciar espaos da cidade necessrio para ampliar as trocas, a cooperao, os relatos e a convivncia nas atividades culturais. So momentos de oportunidade para a apreenso de conceitos que desencadeiam novas atitudes, saberes e interaes a serem experimentados coletivamente. E, sobretudo, como afirma Cavalcanti ( 2002) buscar o direito cidade contrapondo homogeneizao dos espaos e a organizao dominante da sociedade para que interesses e aes das classes excludas possam emergir na construo da cidade democrtica e sustentvel. Ao estudar o aglomerado, observar a administrao e os processos sociais e ambientais que produzem e reproduzem o espao, nota-se que as populaes tm conquistas que modificam a viso da cidade excludente. Os sujeitos moradores das favelas recriam de forma crtica e criativa seus espaos caticos. Do-lhes a forma desejada e sonhada, no sem o conflito e a luta, o que os torna sempre sujeitos de histrias cotidianas. O projeto apontou pistas de resgate da possibilidade de aprendizagem numa formao inclusiva com valorao espacial, cultural, esttica, afetiva e poltica de lugares antes interditados e excludos por alunos moradores de bairros da metrpole. A construo desse espao banal o que Santos (1996) denomina geografia cidad na busca de uma epistemologia da existncia na recriao do espao urbano para todos. Do texto-sntese de uma turma de EJA, ensino mdio, buscamos fragmentos de leitura dos alunos sobre o espao que mostram a apropriao identitria e cidad.

Visitamos o aglomerado da Barragem Santa Lcia, aps o planejamento da trilha urbana com a turma. Percorremos alguns lugares. E, foi muito interessante, possibilitando uma viso totalmente diferente da realidade imaginada. [...] Ficamos admirados com os projetos da comunidade, em que cada um pode desenvolver o seu talento. [...] As crianas do aglomerado tm sorte, pois os habitantes dali se preocupam com o futuro delas e um dos motivos dessa preocupao que levou os moradores a agir diferente de outros aglomerados. [...] Os grupos que atuam na comunidade com apresentaes culturais, oficinas, cortejo e outras atividades visam a integrao dos moradores que so seus espectadores. A ao desses grupos se justifica em promover a auto-estima dos moradores, valorizando a esttica local e o cotidiano vivido.

Referncia Bibliogrfica ABRAMOVAY, Miriam. Escolas inovadoras: experincias bem sucedidas em escolas pblicas. Braslia: UNESCO, 2003. ALVA,Eduardo N. Metrpoles (In)Sustentveis. Rio de Janeiro: RelumeDumar, 1997. BARBOSA, Antnio Flvio Moreira; CANDAU, Vera Maria. Currculo, conhecimento e cultura. Braslia: MEC/SEB, 2008, p. 17-46. BRARDA, Anala ; ROS, Guillermo. Argumentos e estratgias para a

construo da cidade educadora. IN: GADOTTI, Moacir; PADILHA, Paulo Roberto; CABEZUDO, Alicia. (Orgs.).Cidade educadora: princpios e experincias. So Paulo: Cortez, Instituto Paulo freire/Buenos Aires: Ciudades Educadoras Amrica Latina, 2004.2004 BRUNEL, Carmen. Jovens cada vez mais jovens na Educao de jovens e Adultos. Porto Alegre: Mediao, 2004. _____________ . Os estranhos na escola e na cidade: reflexo de um fenmeno estigmatizante que afetam os jovens que habitam a periferia das grandes cidades.

IN:REGO, Nelson; MOLL, Jaqueline; AIGNER, Carlos. Saberes e prticas na construo de sujeitos e espaos sociais. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2006, p.113126. CARBONELL, Jaume. A aventura de inovar: mudana na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002.

CARRANO, Paulo.Juventudes: as identidades so mltiplas.IN:Movimento Revista da Faculdade de educao da UFF.n 1,maio/2000. RJ: DP&A, 2000. ___________ . Educao de Jovens e adultos e juventude: compreender o sentido da presena dos jovens na escola. III Frum Goiano de EJA, Goinia, 30/05 a 02/06/2007. CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e Prticas de Ensino. Goinia: Alternativa, 2002. _________________________ . Ensino de Geografia e diversidade: construo de conhecimentos geogrficos escolares e atribuio de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. IN: CASTELLAR, Snia (Org.). Educao Geogrfica: teorias e prticas docentes. So Paulo: Contexto, 2005, p.66-78. FORQUIN, Jean Claude. Escola e cultura.Porto Alegre:Artes Mdicas, 1993. GUTIRREZ, Francisco; PRADO, Cruz. Ecopedagogia e cidadania planetria. So Paulo: Cortez/Instituto Paulo freire, 2002. HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUMBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia bsico de educao patrimonial. Braslia: IPHAN, Museu Imperial, 1999. MINISTRIO DO MEIO AMBIENTE. Cidades Sustentveis; subsdios elaborao da Agenda 21 brasileira. Braslia: Consrcio Parceria 21 IBAM-ISERREDEH, 2000.

QUADRI, Gabriel. Polticas Ambientais para uma cidade sustentvel. In: ALVA, Eduardo N. 1997. Metrpoles (In) Sustentveis. Rio de Janeiro: RelumeDumar, 1997. RANGEL, Marlia Machado. Educao patrimonial: conceitos sobre patrimnio cultural. IN:SEE/MG./Grupo Gestor (Org.). Reflexes e contribuies para educao patrimonial. Belo horizonte: SEE/MG, 2002. REGO, Nelson. Gerao de ambincias: trs conceitos articuladores. IN: REGO, Nelson; MOLL, Jaqueline; AIGNER, Carlos. Saberes e prticas na construo de sujeitos e espaos sociais. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2006, p.179-198.

SANTOM, Jurjo Torres. Globalizao e interdisciplinaridade: o currculo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998. SANTOS, Milton. Por uma geografia cidad: por uma epistemologia da existncia. IN: BOLETIM GACHO DE GEOGRAFIA. Por uma geografia cidad, n 21. Porto Alegre: Editora Universitria, 1996, p.7-14.

Вам также может понравиться