Вы находитесь на странице: 1из 28

.

Universidade Federal de Campina Grande Centro de Humanidades Unidade Acadmica de Administrao e Contabilidade Coordenao de Estgio Supervisionado

MANUAL DE ESTRUTURAO E APRESENTAO DE RELATRIOS DE ESTGIO SUPERVISIONADO

CAMPINA GRANDE SETEMBRO DE 2006

APRESENTAO

Este documento tem por objetivo tratar questes elementares e fundamentais para a estruturao de Relatrios de Estgio Supervisionado produzidos pelos alunos do Curso de Administrao/UAAC/Centro de Humanidades da UFCG, Campus Campina Grande. Basicamente so comentados aspectos ligados ao contedo e formatao de trabalhos escritos, bem como so incorporadas algumas orientaes para a apresentao oral dos mesmos, quando da defesa pblica. Certamente no sero encontrados conceitos de cada elemento componente do texto, nem profundidade metodolgica referente a eles. Na realidade, este documento pretende apresentar, de forma objetiva, os requisitos mnimos para a construo do Relatrio de Estgio Supervisionado. As orientaes aqui expostas devem ser complementadas com consultas a livros ou material similar, medida que o trabalho seja construdo, principalmente nos aspectos de apresentao grfica, por serem aqui pouco explorados. Fonte essencial para a correta formatao deste tipo de Relatrio so as normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT, as quais so apresentadas ao final deste documento sob a forma de Anexos, devendo ser necessariamente consultadas, em funo das ltimas atualizaes, tendo em vista sofrerem freqentes ajustes. Enfim, espera-se que o contedo deste documento facilite a importante tarefa de realizar esse trabalho como requisito parcial para a obteno do Ttulo de Bacharel em Administrao e que, muito mais que uma simples obrigatoriedade, o Relatrio de Estgio Supervisionado represente para cada aluno uma oportunidade de profissionalizao, aprofundamento e at mesmo de iniciao cientfica, seguida de uma grande satisfao.

A Coordenao de Estgio Supervisionado da UUAC.

SUMRIO

1. REGULAMENTAO DO ESTGIO CURRICULAR 2. ASPECTOS GERAIS DO RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO 2.1 Tipos de Trabalho 2.1.1 Trabalho Prtico 2.1.2 Trabalho de Pesquisa 2.2 Etapas Iniciais 3. COMPOSIO DO RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO 3.1 Elementos Pr-Textuais 3.2 Elementos Textuais 3.2.1 Elementos Textuais em Relatrios de Estgio 3.2.2 Elementos Textuais em Relatrios de Pesquisa 3.3 Elementos Ps-Textuais 4. FORMATAO E APRESENTAO GRFICA DO RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO 5. APRESENTAO ORAL DO RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO - DEFESA PBLICA 5.2 Atribuies da Banca Examinadora de Estgio Supervisionado 5.1 Dicas para uma Apresentao Adequada e Eficaz REFERNCIAS ANEXOS

02 02 02 02 03 03 04 05 05 05 09 12

13

14 16 17 17

1. REGULAMENTAO DO ESTGIO CURRICULAR

O estgio curricular objetiva a complementao do ensino e da aprendizagem dos alunos, devendo ser planejado, executado, acompanhado e avaliado em conformidade com os currculos, programas e calendrios escolares. A Resoluo CFE n 4 de 13 de julho de 2005, em seu artigo 7 afirma que o Estgio Curricular Supervisionado um componente curricular direcionado consolidao dos desempenhos profissionais desejados inerentes ao perfil do formando (...) O pargrafo 3 do artigo 7 da citada Resoluo afirma, ainda, que: Optando a instituio por incluir no currculo do Curso de Graduao em Administrao o Estgio Supervisionado de que trata este artigo dever emitir regulamentao prpria, aprovada pelo seu Conselho Superior Acadmico, contendo, obrigatoriamente, procedimentos e mecanismos de avaliao, observado o disposto no pargrafo precedente. Embora no constitua uma exigncia legal, conforme disposto na Resoluo supracitada, o Estgio Supervisionado constitui disciplina curricular obrigatria, no mbito do Curso de Administrao oferecido pela UAAC/CH/UFCG Campus Campina Grande, sendo necessrio o cumprimento de no mnimo 300 horas de atividades, as quais devem proporcionar ao aluno um contato direto com a realidade organizacional pblica ou privada, de modo que o mesmo tome conhecimento e conscincia da complexidade organizacional, e possa exercitar a viso crtica e o pensamento reflexivo necessrios ao administrador na busca e na implementao de solues para problemas que afetam as organizaes. Para cursar a disciplina preciso que o aluno tenha integralizado no mnimo 70% da carga horria ou crditos do curso.

2. ASPECTOS GERAIS DO RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO

2.1 Tipos de Trabalho

2.1.1 Trabalho Prtico

Em geral, o documento final originado a partir do Trabalho Prtico caracterizado como Relatrio de Estgio propriamente dito e resultado de um estgio em uma organizao pblica ou privada, no qual o aluno identifica e escolhe uma rea de estudos em

Administrao para desenvolver seu trabalho. Neste caso, o estgio pode ou no ser remunerado, necessitando apenas de sua oficializao na forma de assinatura de um termo de compromisso firmado entre a empresa-alvo e a UFCG, atravs da Coordenao de Estgio Supervisionado CES/UAAC/UFCG. Esse tipo de trabalho caracteriza-se como TRABALHO PRTICO e deve ser realizado atravs da permanncia do aluno na empresa por, no mnimo, 300 horas, sem prejuzo de sua rotina escolar, caso ele esteja matriculado em outras disciplinas no mesmo perodo de realizao do estgio supervisionado.

2.1.2 Trabalho de Pesquisa

Uma outra forma de desenvolver o Relatrio de Estgio Supervisionado realizar um Trabalho de Pesquisa, o qual resultar num Relatrio de Pesquisa. Neste caso, no necessria a permanncia do aluno durante a carga horria exigida em uma nica empresa, mas, fica vinculado Empresa Jnior, como um dos seus consultores. A pesquisa pode ser feita utilizando uma amostra (probabilstica ou no-probabilstica) do ambiente a ser estudado. Enquadram-se nessa tipologia os trabalhos do tipo estudo de caso ou multicaso e os estudos que utilizam um universo de pesquisa amplo, sendo necessria a definio de uma amostragem.

2.2 Etapas Iniciais

As primeiras e importantes decises que o aluno tem de tomar (notadamente aquele que se encontra em fase de concluso do curso e que esteja matriculado na disciplina Estgio Supervisionado) so: definir a rea e o tipo de trabalho que ser desenvolvido; escolher e estabelecer contato com o professor orientador (de acordo com a rea de estudo definida); e providenciar o seu ingresso no campo de estgio (para o aluno que optar pela realizao de Trabalho Prtico em organizao pblica ou privada). Todas estas decises, bem como eventuais dificuldades que o aluno possa ter nessa fase inicial devem ser comunicadas ao Coordenador de Estgio Supervisionado. Isto porque alguns fatores so indispensveis ao bom andamento do processo: Afinidade com a rea muitos alunos durante o curso no conseguem ou no se preocupam em definir uma rea de preferncia para aprofundar seus estudos em Administrao. Isso dificulta a delimitao do trabalho.

Possibilidade de desenvolver o estudo na rea escolhida, na empresa de estgio se no houver um contato prvio com uma empresa potencialmente apta para desenvolver estudos na rea escolhida, o aluno pode ter que desenvolver seu estudo em uma outra rea. Isso poder tornar o Relatrio de Estgio Supervisionado menos interessante para ele. Disponibilidade de orientadores na rea escolhida to importante quanto a observao dos dois pontos anteriores o contato com os provveis professores-orientadores. Tambm importante a identificao com a metodologia de trabalho e base terica utilizada pelo professor.

3. COMPOSIO DO RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO A seguir so apresentados os principais elementos que compem um Relatrio de Estgio Supervisionado, na ordem em que geralmente eles se apresentam em trabalhos dessa natureza, e em conformidade com as normas da ABNT.
NORMAS RELACIONADAS VIGENTES- ABNT

ESTRUTURA

ELEMENTOS

Pr-textuais

Capa (obrigatrio) Folha de rosto (obrigatrio) Folha de aprovao (obrigatrio) Dedicatria (opcional) Agradecimentos (opcional) Resumo na lngua verncula (obrigatrio) Resumo na lngua estrangeira (obrigatrio) Lista de ilustraes (opcional) Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de smbolos (opcional) Sumrio (obrigatrio)

NBR-6028 - Resumos

NBR-6027 - Sumrio NBR-6024 Numerao progressiva das sees de um documento

Textuais1

INTRODUO - Breve introduo do fenmeno de estudo, identificao do problema de pesquisa, importncia do estudo, determinao dos objetivos, IBGE Norma tabular justificativa, desafios e contribuies. FUNDAMENTAO TERICA Apresenta as bases tericas referentes NBR-10520 - Apresentao rea e ao problema em estudo. de citaes em METODOLOGIA - Tipo de estudo, universo, amostra, unidade de anlise, documentos mtodo/tcnica de coleta, definio operacional das variveis e/ou de indicadores, instrumento de coleta, mtodo de tratamento de dados e limitaes NBR-6024 - Numerao metodolgicas. progressiva das APRESENTAO E ANLISE DOS RESULTADOS Prvia sees de um apresentao dos dados, geralmente atravs de tabelas, quadros, grficos e documento figuras e discusso dos resultados encontrados em relao base terica utilizada. CONCLUSO Contribuies, constataes, proposies de medidas e/ou sugestes de trabalhos futuros.

Ps-textuais

Referncias (obrigatrio) Glossrio (opcional) Apndice(s) (opcional) Anexo(s) (opcional) ndice(s) (opcional)

NBR-6023 Referncias elaborao NBR-6034 - ndice

Esta estrutura exemplifica o caso de um Relatrio de Pesquisa. Mais adiante o texto mostrar a estrutura adequada a um Relatrio de Estgio, o qual trata de Estudo de Caso.

3.1 Elementos Pr-Textuais

Estes elementos seguem o mesmo padro tanto para o Relatrio de Estgio como para o Relatrio de Pesquisa. Correspondem s folhas que antecedem o texto propriamente dito. So consideradas folhas precedentes: Capa (obrigatrio), Folha de rosto (obrigatrio), Folha de aprovao (obrigatrio), Dedicatria (opcional), Agradecimentos (opcional), Resumo na lngua verncula (obrigatrio), Resumo na lngua estrangeira (obrigatrio), Lista de ilustraes (opcional), Lista de tabelas (opcional), Lista de abreviaturas e siglas (opcional), Lista de smbolos (opcional) e Sumrio (obrigatrio).

3.2 Elementos Textuais

3.2.1 Elementos Textuais em Relatrios de Estgio

A estrutura proposta para Relatrios de Estgio que venham a relatar TRABALHO PRTICO realizado em uma empresa especfica a seguinte: CAPTULO 1 INTRODUO CAPTULO 2 A ORGANIZAO CAPTULO 3 FUNDAMENTAO TERICA CAPTULO 4 DESENVOLVIMENTO DO ESTGIO (Subdividido em duas partes subseqentes, que so: 4.1 Procedimentos Metodolgicos e 4.2 Apresentao e Anlise dos Resultados) CAPTULO 5 CONSIDERAES FINAIS (Concluses e Sugestes)

O contedo de cada captulo que compe a estrutura do Relatrio ser brevemente apresentado a seguir. CAPTULO 1 INTRODUO

Este captulo objetiva informar os aspectos gerais do trabalho de concluso de Estgio Supervisionado e deve iniciar com uma breve contextualizao sobre a rea da Administrao na qual o estudo foi desenvolvido. Deve tambm apresentar a justificativa para a escolha do

tema, destacando a relevncia do estudo para a organizao escolhida, bem como a problemtica abordada e, principalmente, os seus objetivos (geral e especficos). importante ressaltar que o objetivo geral est diretamente relacionado ao problema do estudo. Assim sendo, o alcance do objetivo geral na verdade a resposta ao problema inicialmente proposto para investigao. Definido o objetivo geral, a construo dos objetivos especficos se d a partir dele, de tal forma que a execuo de cada objetivo especfico resulte no alcance do objetivo geral. Os objetivos devem ser redigidos sempre com o verbo no infinitivo (Diagnosticar, analisar, verificar, identificar, descrever, etc.). Evitar os verbos de sentido abstrato e de difcil

mensurao (Conhecer, compreender, intensificar, dinamizar, etc.). No existe um nmero ideal de objetivos especficos. Eles devem ser gerados para facilitar o alcance do objetivo geral. Todavia, comum encontrar em mdia trs objetivos especficos em Relatrios de Estgio Supervisionado. Os objetivos devem ser possveis de serem alcanados durante o perodo do estgio ou da pesquisa, e devem considerar as restries de recursos para realizao do trabalho. CAPTULO 2 A ORGANIZAO

Este captulo tem o objetivo de apresentar o contexto onde foi realizado o estudo. Geralmente so apresentados aqui os aspectos formais que identificam a organizao (razo social, nome fantasia, endereo, CNPJ, natureza jurdica, ramo de atuao, etc.), um breve histrico (origem e evoluo do negcio, mix de produtos/servios oferecidos, etc.), e aspectos de suas operaes (mercado fornecedor, mercado consumidor, capacidade de atendimento, tecnologias utilizadas no processo e para a gesto, identificao de atividades terceirizadas, etc.). CAPTULO 3 FUNDAMENTAO TERICA

Independentemente do tipo de trabalho (Trabalho Prtico ou Trabalho de Pesquisa) deve ser redigido um captulo que trate das bases tericas referente rea e ao problema em estudo. O captulo de fundamentao terica visa apresentar: Origem e conceitos do tema em estudo; Abordagens tradicionais e no-tradicionais (inovaes) do tema;

nfase nas abordagens ou modelos tericos que sero utilizados como base analtica para os resultados da pesquisa. Neste captulo deve haver uma preocupao de contextualizar o tema em seus vrios aspectos tericos. Por isso, imprescindvel utilizar neste documento vrias citaes de autores da rea. Entretanto, isso no implica transcrever pargrafos e mais pargrafos de livros ou de outro tipo de fonte utilizada. Pelo contrrio, espera-se que o aluno apresente o tema com base nas leituras, como se fosse uma digesto dos textos lidos. As citaes, ento, so apresentadas para fortalecer um argumento ou para realizar um confronto entre os autores. O contedo desta seo deve ser proporcional aos objetivos do trabalho, ou seja, deve dar suporte ao alcance destes objetivos, e permitir uma aproximao do leitor com o tema, para facilitar a compreenso das anlises posteriores. importante lembrar que se um trabalho tem quarenta folhas de fundamentao terica, espera-se que as demais sees que o compem somem aproximadamente esse mesmo nmero de pginas, ou seja, deve haver equilbrio entre o trabalho de reviso de literatura e a produo de resultados e anlises relativas ao estudo. Outro aspecto fundamental fazer referncias aos autores citados direta ou indiretamente no texto, conforme as normas da ABNT (NBR 10520), e utilizar obras clssicas e tambm obras contemporneas. CAPTULO 4 DESENVOLVIMENTO DO ESTGIO (Subdividido em duas partes subseqentes, que so: 4.1 Procedimentos Metodolgicos e 4.2 Apresentao e Anlise dos Resultados)

4.1 Procedimentos Metodolgicos

Esta subseo deve apresentar o trabalho e suas etapas de execuo. O seu contedo pode ser dividido em dois tpicos: caracterizao do estudo e seus aspectos operacionais. Caracterizao do estudo: Indica o tipo de trabalho que se desenvolveu, o ambiente ou universo do estudo e o tipo de amostra utilizada (probabilstica ou no-probabilstica). Aspectos operacionais do estudo: Indica as variveis observadas (facultativo), os instrumentos de coleta de dados utilizados (questionrio, formulrio, observao direta, entrevista, roteiros utilizados, etc.), o

perodo de realizao do estudo (carga horria do estgio ou recorte temporal em que se realizou a coleta de dados) e o tipo de tratamento dos dados obtidos (qualitativo, quantitativo ou ambos). importante que os procedimentos metodolgicos escolhidos permitam alcanar os objetivos propostos para o estudo. Todavia, caso tenham sido constatadas limitaes metodolgicas ao longo de sua execuo, importante que estas sejam relatadas neste captulo.

4.2 Apresentao e Anlise dos Resultados

A partir da construo e aplicao dos instrumentos de coleta de dados, o aluno obtm os resultados do seu estudo. Contudo, a simples obteno de resultados no responde ao problema formulado, devendo, ento, serem estes sistematizados e analisados de modo a favorecer posteriores consideraes. Para ordenar a apresentao dos resultados e facilitar a verificao do alcance dos objetivos especficos do trabalho, recomenda-se descrever os resultados na ordem em que esto dispostos os objetivos especficos. Assim, os primeiros resultados destinam-se a atender ao primeiro objetivo, o segundo bloco de resultados deve tratar do segundo objetivo e os prximos resultados devem tambm seguir esta ordem. As consideraes relativas ao alcance ou no do objetivo geral devem ser tratadas no tpico das Consideraes Finais.

CAPTULO 5 - CONSIDERAES FINAIS

O objetivo desta seo apresentar as principais concluses do estudo. Para tanto, fazse uma retomada dos principais resultados obtidos em relao a cada um dos objetivos especficos para, enfim, responder ao objetivo geral do trabalho. Esta seo busca a confirmao da viabilidade do estudo, da validade do mtodo escolhido e aplicado, bem como da capacidade do aluno em tratar do tema. A partir da verificao do alcance dos objetivos (geral e especficos), possvel indicar as contribuies que o trabalho trouxe ou trar para a organizao e apresentar sugestes para a realizao de estudos futuros, como tambm para a ampliao do conhecimento em uma determinada rea ou setor, ou relativo a determinado fenmeno. Por fim, o aluno pode comentar ou no sua experincia de realizao do trabalho, as principais dificuldades encontradas e perspectivas para aprofundamento na rea de estudo.

3.2.2 Elementos Textuais em Relatrios de Pesquisa

A estrutura proposta para Relatrios de Pesquisa que venham a expor os resultados encontrados a partir de um TRABALHO DE PESQUISA a seguinte: CAPTULO 1 INTRODUO CAPTULO 2 FUNDAMENTAO TERICA CAPTULO 3 ASPECTOS METODOLGICOS CAPTULO 4 APRESENTAO E ANLISE DOS RESULTADOS CAPTULO 5 CONSIDERAES FINAIS O contedo de cada captulo que compe a estrutura do Relatrio de Pesquisa ser brevemente apresentado a seguir. CAPTULO 1 INTRODUO

Este captulo tem o objetivo de apresentar uma breve introduo do fenmeno de estudo, identificao do problema de pesquisa, importncia do estudo, determinao dos objetivos, justificativa, desafios e contribuies, bem como explicitar a forma como o trabalho encontra-se organizado para o alcance dos fins aos quais se destina. Assim, pode-se afirmar que objetiva informar os aspectos gerais da pesquisa realizada, indicando a rea da Administrao em que o trabalho foi desenvolvido, apresentando a justificativa para a realizao da pesquisa, e, principalmente, apresentando os seus objetivos (geral e especficos). importante ressaltar que o objetivo est diretamente relacionado ao problema de pesquisa. Assim sendo, o alcance do objetivo geral na verdade a resposta ao problema inicialmente proposto para investigao. Definido o objetivo geral, a construo dos objetivos especficos se d a partir dele, de tal forma que a execuo de cada objetivo especfico resulte no alcance do objetivo geral. Os objetivos devem ser redigidos sempre com o verbo no infinitivo (Diagnosticar, analisar, verificar, identificar, descrever, etc.). Evitar os verbos de sentido abstrato e de difcil

mensurao (Conhecer, compreender, intensificar, dinamizar, etc.).

10

No existe um nmero ideal de objetivos especficos. Eles devem ser gerados para facilitar o alcance do objetivo geral. Todavia, comum encontrar em mdia trs objetivos especficos em Relatrios de Estgio Supervisionado. Os objetivos devem ser possveis de serem alcanados durante o perodo da pesquisa, e devem considerar as restries de recursos para realizao do trabalho. CAPTULO 2 FUNDAMENTAO TERICA

Independentemente do tipo de trabalho (Trabalho Prtico ou Trabalho de Pesquisa) deve ser redigido um captulo que trate das bases tericas referente rea e ao problema em estudo. O captulo de fundamentao terica visa apresentar: Origem e conceitos do tema em estudo; Abordagens tradicionais e no-tradicionais (inovaes) do tema; nfase nas abordagens ou modelos tericos que sero utilizados como base analtica para os resultados da pesquisa. Neste captulo deve haver uma preocupao de contextualizar o tema em seus vrios aspectos tericos. Por isso, imprescindvel utilizar neste documento vrias citaes de autores da rea. Entretanto, isso no implica transcrever pargrafos e mais pargrafos de livros ou de outro tipo de fonte utilizada. Pelo contrrio, espera-se que o aluno apresente o tema com base nas leituras, como se fosse uma digesto dos textos lidos. As citaes, ento, so apresentadas para fortalecer um argumento ou para realizar um confronto entre os autores. O contedo desta seo deve ser proporcional aos objetivos do trabalho, ou seja, deve dar suporte ao alcance destes objetivos, e permitir uma aproximao do leitor com o tema, para facilitar a compreenso das anlises posteriores. importante lembrar que se um trabalho tem quarenta folhas de fundamentao terica, espera-se que as demais sees que o compem somem aproximadamente esse mesmo nmero de pginas, ou seja, deve haver equilbrio entre o trabalho de reviso de literatura e a produo de resultados e anlises relativas ao estudo. Outro aspecto fundamental fazer referncias aos autores citados direta ou indiretamente no texto, conforme as normas da ABNT (NBR 10520), e utilizar obras clssicas e tambm obras contemporneas.

11

CAPTULO 3 ASPECTOS METODOLGICOS

Este captulo deve apresentar a caracterizao da pesquisa realizada, bem como alguns de seus aspectos operacionais, a saber: tipo de pesquisa, universo, amostra (probabilstica ou no-probabilstica), sujeitos da pesquisa, mtodo/tcnica de coleta de dados, definio operacional de variveis e/ou de indicadores, instrumento de coleta de dados (questionrio, formulrio, observao, entrevista, roteiros utilizados, etc.), alm do perodo de realizao da pesquisa (recorte temporal em que se realizou a coleta de dados) e o tipo de tratamento dos dados obtidos (qualitativo, quantitativo ou ambos). importante que os procedimentos metodolgicos escolhidos permitam alcanar os objetivos propostos para o estudo. Todavia, caso tenham sido constatadas limitaes metodolgicas ao longo de sua execuo, importante que estas sejam relatadas neste captulo. CAPTULO 4 APRESENTAO E ANLISE DOS RESULTADOS

A partir da construo e aplicao dos instrumentos de coleta de dados e com base na prvia apresentao dos dados e discusso dos resultados encontrados em relao base terica utilizada, o aluno obtm os resultados da sua pesquisa. Contudo, a simples obteno de resultados no responde ao problema de pesquisa, devendo, ento, serem estes sistematizados e analisados de modo a favorecer posteriores consideraes. Para ordenar a apresentao dos resultados e facilitar a verificao do alcance dos objetivos especficos do trabalho, recomendvel descrever os resultados na ordem em que esto dispostos os objetivos especficos. Assim, os primeiros resultados destinam-se a atender ao primeiro objetivo, o segundo bloco de resultados deve tratar do segundo objetivo e os prximos resultados devem tambm seguir esta ordem. As consideraes relativas ao alcance ou no do objetivo geral devem ser tratadas no tpico das Consideraes Finais.

CAPTULO 5 - CONSIDERAES FINAIS

O objetivo desta seo apresentar as principais concluses da pesquisa, contribuies, constataes, proposies de medidas e/ou sugestes de trabalhos futuros. Para tanto, faz-se uma retomada dos principais resultados obtidos em relao a cada um dos objetivos especficos para, enfim, responder ao objetivo geral do trabalho.

12

Esta seo busca a confirmao da viabilidade do estudo, da validade do mtodo escolhido e aplicado, bem como da capacidade do aluno em tratar o tema. A partir da verificao do alcance dos objetivos (geral e especficos), possvel indicar as contribuies que o trabalho trouxe ou trar para o ambiente pesquisado e apresentar sugestes para a realizao de pesquisas futuras, como tambm para a ampliao do conhecimento em uma determinada rea ou setor, ou relativo a determinado fenmeno. Por fim, o aluno pode comentar ou no a sua experincia de realizao do trabalho, as principais dificuldades encontradas e perspectivas para aprofundamento na rea de estudo.

3.3 Elementos Ps-Textuais

Seguem o mesmo padro tanto para o Relatrio de Estgio como para o Relatrio de Pesquisa. Constituem elementos ps-textuais: Referncias, Glossrios, Apndices, Anexos e ndices. Destes, apenas as Referncias so obrigatrias, sendo os demais elementos considerados opcionais. A seguir so apresentados alguns esclarecimentos e orientaes sobre as Referncias, e tambm sobre os Anexos e os Apndices, os quais, embora sejam opcionais, so utilizados com mais freqncia em trabalhos acadmicos.

REFERNCIAS

Esta seo trata de um elemento ps-textual obrigatrio, segundo a ABNT (NBR 6023) e refere-se apresentao detalhada das obras citadas no texto. A disposio destas obras na lista deve seguir ordem alfabtica rigorosa e a forma indicada pela ABNT para apresentao dos diferentes tipos de fonte (livros, revistas, jornais, documentos eletrnicos, monografias, etc.). Enquanto no corpo do texto indica-se apenas o(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) seguido(s) pelo ano de publicao, e eventualmente o nmero da pgina ou intervalo de pginas (em caso de citaes literais), nesta seo as informaes so bem mais completas. As informaes bsicas sobre cada obra citada no texto so as seguintes: sobrenome e nome do(s) autor(es), ttulo e subttulo (se houver) da obra, edio da obra (exceto se for a primeira edio), local de publicao, editora que publicou a obra e ano de publicao. Essas informaes devem ser apresentadas nesta respectiva ordem. Dependendo da fonte, algumas informaes adicionais se fazem necessrias, sendo imprescindvel consultar a ABNT (NBR 6023).

13

ANEXOS E APNDICES

Os anexos e os apndices so elementos ps-textuais opcionais, e tm o mesmo objetivo: reunir material que auxilia na compreenso do estudo, mas que no necessita, necessariamente, estar no corpo do texto. So exemplos: cpia de questionrio, roteiro de entrevista, formulrios, documentos ou informativos relativos organizao ou ambiente de estudo, fotos, clculos estatsticos intermedirios, etc. H uma discreta diferena entre anexos e apndices. Os anexos so materiais agregados ao final do texto que no foram produzidos pelo aluno pesquisador (documentos da empresa, legislao pertinente ao tema estudado, etc.). J os apndices correspondem aos materiais agregados ao texto final para consulta do leitor que foram produzidos pelo aluno (roteiro de entrevistas, questionrios, formulrios, etc.).

4. FORMATAO E APRESENTAO GRFICA DO RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO

A forma recomendada para a realizao de Relatrios de Estgio Supervisionado (RES) no Curso de Administrao da Unidade Acadmica de Administrao e Contabilidade da Universidade Federal de Campina Grande UAAC/UFCG redao do texto na terceira pessoa do singular, que a forma mais clssica, associada idia de neutralidade do autor. Em relao aos aspectos de formatao e apresentao grfica, as orientaes que seguem so elementares e devem ser complementadas por consultas s normas da ABNT (NBR 14724, NBR 6028, NBR 6026):

Tipo de Papel: Papel branco formato A4 Margens: Superior e esquerda: 3,0 cm Inferior e direita: 2,0 cm. Tipo de Fonte e Tamanho: Times New Roman (No texto fonte 12; em notas de rodap fonte 10). Espao entrelinhas: No texto 2,0 (sem espacejamento antes ou depois dos pargrafos); Nas notas de rodap espacejamento simples. Em caso de citao direta (literal) com mais de trs linhas: fonte 10, espacejamento simples, recuo de 4,0 cm a partir da margem esquerda.

14

Para elaborao de quadros, tabelas, figuras, grficos e ilustraes, imprescindvel consultar a ABNT (NBR 14.724). Paginao: As pginas devem ser numeradas seqencialmente em algarismos arbicos no

canto superior direito da folha; Antes da introduo as pginas so contadas (com exceo da capa), mas no

so numeradas, ou ainda, numeradas em algarismos romanos; A numerao s aparece aps a primeira pgina da introduo. Por elegncia,

omite-se tambm a numerao nas pginas que iniciam os demais captulos. Forma e contedo so ambos relevantes.

No permitida a apresentao de logomarcas ou logotipos que no sejam os da prpria Instituio (UFCG) no corpo do trabalho, nem mesmo nas pginas divisrias entre captulos. A logomarca ou logotipo da organizao estudada cabe apenas no Captulo 2 A Organizao ou como Anexo.

5. APRESENTAO ORAL DO RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO DEFESA PBLICA

Como requisito obrigatrio para a avaliao do Relatrio de Estgio Supervisionado (RES) no Curso de Administrao oferecido pela UAAC/UFCG, o aluno deve realizar a defesa pblica do seu trabalho. A apresentao oral do RES avaliada por uma banca composta por trs professores: o professor orientador (presidente) e dois outros professores (examinadores). Estes geralmente so da mesma rea de estudo objeto do trabalho ou de ares afins. Eventualmente, podem ser convidados professores examinadores externos (de outras unidades acadmicas da UFCG, ou mesmo de outras universidades locais, no limite de um examinador externo por banca examinadora). Neste caso, a indicao ou o convite ao examinador externo pode ser feito pelo professor-orientador. Contudo, necessria a concordncia do coordenador de Estgio Supervisionado da UAAC para esta incluso. O aluno dever entregar trs cpias provisrias impressas e encadernadas em espiral, sendo uma para cada um dos membros da banca examinadora. importante lembrar que a entrega do trabalho escrito para leitura prvia da banca deve ser feita at trs dias teis ou cinco dias corridos antes da apresentao oral. Se esse prazo no for respeitado, a banca examinadora ou algum de seus membros poder solicitar o adiamento da defesa do trabalho (desde que o calendrio escolar permita faz-lo em tempo hbil dentro do perodo letivo

15

corrente), caso considere devidamente justificado o motivo do atraso do depsito do RES. Nesse caso, cabe ao coordenador de Estgio Supervisionado decidir pelo estabelecimento da nova data de apresentao, ou ainda, pela recomposio da banca examinadora se necessrio. O perodo de apresentao dos RES concentra-se normalmente entre a antepenltima e a penltima semana de cada semestre letivo. A CES/UAAC organiza as datas, os horrios e os locais de cada apresentao, divulgando, tambm previamente, a composio das bancas examinadoras de cada RES. A apresentao oral tem a finalidade de confirmar: a) a origem do trabalho (produo do aluno); b) a identificao do aluno com o tema (domnio do assunto); c) a apropriao do conhecimento emprico (capacidade do aluno para responder questes relativas ao trabalho desenvolvido); e d) a habilidade de exposio do aluno. O tempo mdio destinado apresentao do trabalho oral situa-se entre trinta a quarenta minutos, nos quais o aluno deve abordar as diferentes partes do trabalho escrito, enfatizando em cada uma delas os pontos considerados mais importantes. Para realizar sua apresentao, os alunos podem utilizar os recursos didticos disponveis na UAAC, que so os aparelhos de data-show e retro-projetores, sendo de responsabilidade do aluno a elaborao dos slides ou transparncias.

5.1 Atribuies da Banca Examinadora de Estgio Supervisionado

Alm de realizar a avaliao da apresentao oral e do trabalho escrito, a Banca Examinadora tem a importante funo de contribuir para a melhoria do trabalho realizado, incluindo desde observaes elementares, relativas forma de apresentao (que podem ser assinaladas no corpo do texto, posteriormente devolvido ao aluno para correes, sem necessariamente ser objeto de discusso durante a apresentao pblica), at observaes sobre a validade do mtodo ou modelo terico utilizado, ou sobre as concluses apresentadas. Neste sentido, importante destacar que todas as consideraes da banca devem ter o objetivo de elevar a qualidade dos RES e devem ser percebidas deste modo pelo aluno e por seu orientador. Por outro lado, a banca pode sugerir formas de continuao do trabalho em outros nveis e assim, ampliar a viso do aluno e estimul-lo continuao do estudo acadmico ou ainda, ao desenvolvimento prtico do conhecimento apreendido.

16

As observaes dos membros examinadores devem ser consideradas em conjunto, pelo professor orientador e pelo aluno, sendo acatadas conforme a pertinncia ou a viabilidade destas em relao ao trabalho realizado. Aps a defesa pblica, o aluno ter o prazo mximo de trs dias teis para efetuar tais correes e ajustes no trabalho escrito, oportunamente sugeridos pela banca examinadora. Decorrido esse prazo, o aluno dever depositar junto secretaria da UAAC, duas cpias do seu RES, sendo uma impressa e uma digital (CD-ROM). A cpia impressa deve ser de boa qualidade, encadernada (em espiral), e deve estar devidamente corrigida, bem como revisada e assinada pelo professor orientador. O aluno e o supervisor da empresa onde foi realizado o estgio (no caso de trabalho prtico), tambm devem assinar o RES. A cpia digital (CD-ROM) deve estar devidamente identificada (interna e externamente), contendo: nome do aluno, ttulo do trabalho e perodo letivo. A nota do trabalho ser obtida com base no texto entregue para exame da banca e na apresentao oral realizada. importante ressaltar que a divulgao oficial da mdia final obtida pelo aluno e o respectivo lanamento no Dirio de Classe ficaro condicionados entrega das referidas cpias (impressa e digital) dentro do prazo estabelecido. Em caso de descumprimento, o aluno ser considerado reprovado.

5.2 Dicas para uma Apresentao Adequada e Eficaz

O aluno dever comparecer ao local da apresentao vestido adequadamente, de preferncia com vinte minutos de antecedncia para testar o equipamento de projeo e outros materiais a serem utilizados em sua apresentao oral. No ser permitida, durante a defesa pblica, qualquer manifestao ou interveno de amigos e/ou familiares. A apresentao oral deve ser estruturada em uma seqncia de tpicos e/ou conceitos que facilitem sua exposio e tambm o acompanhamento delas por parte dos expectadores. No deve ser colocada uma grande quantidade de texto nos slides. Devem ser lidos apenas os tpicos para introduzir os comentrios a eles relativos. Um dos indcios de domnio do assunto est em utilizar os tpicos apenas como suporte para sua apresentao. A apresentao oral deve, finalmente, enfatizar brevemente os seguintes aspectos: De que trata o trabalho? (Definio do tema e do problema do estudo) Onde foi realizado o trabalho? (apresentao da organizao ou do ambiente de pesquisa);

17

Qual a importncia de estudar este tema na organizao ou no ambiente de pesquisa escolhido? (Justificativa) Que respostas buscou-se obter com a realizao do trabalho? (Objetivos) Quais os principais autores ou abordagens que foram utilizados para a anlise dos resultados encontrados? (breves consideraes sobre a evoluo do tema ou apresentao dos modelos tericos utilizados) Como foi realizado o trabalho? (Procedimentos Metodolgicos) Quais os principais resultados encontrados? (Resultados) Quais as concluses do estudo? (Consideraes Finais) O que poderia ser feito para melhorar o desempenho da organizao ou do ambiente pesquisado? (Sugestes ou Recomendaes)

18

REFERNCIAS ACEVEDO, Cludia Rosa; NOHARA, Jouliana Jordan. Monografia no curso de administrao: guia completo de contedo e forma. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2006. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2002. LAKATOS , Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Fundamentos de metodologia cientfica. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2005. MARTINS, Gilberto de Andrade. Estudo de Caso: uma estratgia de pesquisa. So Paulo: Atlas, 2006. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatrios de Pesquisa em Administrao. So Paulo: Atlas, 2005.

ANEXOS
Os modelos aqui apresentados referem-se padronizao para os Relatrios de Estgio Supervisionado no que se refere aos elementos pr-textuais. Utilizar letra do tipo Times New Roman e observar o tamanho da fonte para cada elemento especfico. Por exemplo: Nome do Autor: tamanho 14. Veja a seguir para cada pgina: O modelo e comentrios sobre o preenchimento Exemplo da pgina preenchida

Normas da ABNT: NBR 10520; NBR 14724; NBR6023; NBR 6024; NBR 6027; NBR 6028.

Modelo da capa

Universidade Federal de Campina Grande Centro de Humanidades Unidade Acadmica de Administrao e Contabilidade Coordenao de Estgio Supervisionado

Se houver subttulo, separar do ttulo por dois pontos. O ttulo e subttulo da tese deve envolver no mximo 12 verbetes

TTULO

O nome do autor deve ser completo, sem abreviao.

NOME DO AUTOR
O ano refere-se ao da defesa do relatrio

Campina Grande - ano

Exemplo da capa preenchida

Universidade Federal de Campina Grande Centro de Humanidades Unidade Acadmica de Administrao e Contabilidade Coordenao de Estgio Supervisionado

PERFIL DO INVESTIMENTO E DO FINANCIAMENTO NAS EMPRESAS DE TECNOLOGIA DE INFORMAO EM CAMPINA GRANDE PB

JULIANO CSAR PEREIRA DA SILVA

Campina Grande - 2005

Exemplo da folha de rosto (tese) preenchida

JULIANO CSAR PEREIRA DA SILVA

PERFIL DO INVESTIMENTO E DO FINANCIAMENTO NAS EMPRESAS DE TECNOLOGIA DE INFORMAO EM CAMPINA GRANDE PB

Relatrio de Estgio Supervisionado apresentado ao curso de Bacharelado em Administrao da Universidade Federal de Campina Grande, em cumprimento parcial das exigncias para obteno do ttulo de Bacharel em Administrao.

Orientador: Prof. Sdia Fonseca Almeida, Dr.

Campina Grande - 2005

COMISSO DE ESTGIO

Membros:

________________________________________ Juliano Csar Pereira da Silva Aluno

________________________________________ Sdia Fonseca Almeida, Doutora Professora Orientadora

________________________________________ Hildegardes Santos de Oliveira, Mestre Coordenadora de Estgio Supervisionado

Campina Grande - 2005

NOME DO AUTOR

TTULO

Relatrio aprovado em ____ / ____ / ____

O NOME COMPLETO DO ORIENTADOR DEVE ANTECEDER A SUA TITULAO.


_____________________________________ Nome completo, Titulao Orientador

Obs. Na verso final, a folha de aprovao deve estar devidamente assinada por todos os membros da banca de defesa.

Seguir o mesmo procedimento usado para o orientador.


_____________________________________ Nome completo, Titulao Examinador

_____________________________________ Nome completo, Titulao Examinador

Campina Grande - Ano da defesa

Exemplo da folha de aprovao preenchida

JULIANO CSAR PEREIRA DA SILVA

PERFIL DO INVESTIMENTO E FINANCIAMENTO NAS EMPRESAS DE TECNOLOGIA DE INFORMAO EM CAMPINA GRANDE PB

Relatrio aprovado em 29 de outubro de 2005

_____________________________________

Sdia Fonseca Almeida, Doutora Orientadora

_____________________________________ Jos Sebastio Rocha, Mestre Examinador

_____________________________________ Wilson Roberto da Silva, Mestre Examinador

Campina Grande - 2005

Exemplo da folha resumo preenchida

PEREIRA DA SILVA, J. C. Perfil do Investimento e Financiamento nas Empresas de Tecnologia de Informao em Campina Grande PB. 161 f. Relatrio de Estgio Supervisionado (Bacharelado em Administrao) Universidade Federal de Campina Grande, Paraba, 2005. Construdo de uma seqncia de frases concisas e objetivas, no ultrapassando 500 palavras, contemplando o objetivo geral, procedimentos metodolgicos gerais utilizados e sntese dos principais resultados e concluses do trabalho, conforme NBR 6028.

Resumo
Este relatrio aborda uma pesquisa sobre a realidade das empresas do setor de Tecnologia de Informao e Comunicao (TIC) e do Arranjo Produtivo Local (APL) da cidade de Campina Grande Pb, no que se refere aos financiamentos e investimentos de longo e curto prazo, bem como aos fatores que levam essas empresas a tomarem decises de investir e financiar. Para tanto, o texto encontra-se organizado em cinco sees subseqentes, a saber: Introduo, Fundamentao Terica, Aspectos metodolgicos, Apresentao e discusso dos resultados e Consideraes finais. A pesquisa teve como objetivo geral identificar as principais barreiras encontradas por tais empresas ao necessitarem de uma linha de financiamento para seus investimentos, bem como conhecer os fatores que levam essas empresas a tomarem decises de investir e financiar. Quanto metodologia utilizada, foi realizada uma pesquisa de carter exploratrio, descritivo e quantitativo, constituda de uma reviso bibliogrfica sobre o tema em questo e de uma pesquisa de campo, cujas variveis principais foram o investimento e financiamento de curto e de longo prazo. Os dados foram tratados segundo os parmetros bsicos da estatstica descritiva. Os resultados evidenciaram que o setor produtivo estudado mostra-se economicamente muito atrativo e com grande potencial de expanso. Entretanto, foram constatadas algumas restries a tal crescimento, tais como: ausncia de linhas de crdito adequadas, prazos e juros mais compatveis com o faturamento; inexistncia de polticas de incentivo por parte dos governos federal, estadual e municipal; e, por fim, falta de apoio de algumas instituies capazes de impulsionar tal desenvolvimento. As palavras-chave, representativas do contedo do trabalho, devem ser inseridas logo abaixo do resumo.

Palavras-chave: Investimento; Financiamento; Setor de Tecnologia de Informao.

Obs. O abstract deve seguir a mesma orientao do resumo.

Вам также может понравиться