Вы находитесь на странице: 1из 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA Introduo aos estudos literrios

Leia o poema abaixo para responder os exerccios 1 e 2: Desencanto (Manuel Bandeira) Eu fao versos como quem chora De desalento... de desencanto... Fecha o meu livro, se por agora No tens motivo nenhum de pranto.

Meu verso sangue. Volpia ardente... Tristeza esparsa... remorso vo... Di-me nas veias. Amargo e quente, Cai, gota a gota, do corao.

E nestes versos de angstia rouca, Assim dos lbios a vida corre, Deixando um acre sabor na boca. Eu fao versos como quem morre.

1. A que gnero pertence Desencanto, de Manuel Bandeira? Por que se pode dizer que o poema representante desse gnero? 2. Voc diria que a poesia de Manuel Bandeira objetiva ou subjetiva? Justifique. 3. Na serra de Ibiapaba, numa de suas encostas mais altas, encontrei um jegue. Estava voltado para o lado e me pareceu que descortinava o panorama. Mas quando me aproximei, percebi que era cego. (Oswaldo Frana Jnior, em As Laranjas Iguais). O fragmento representante do gnero:

a) lrico b) pico c) narrativo d) dramtico e) nenhuma das opes acima.

Leia o texto abaixo para responder s questes 4 e 5. A um passarinho Para que vieste Na minha janela Meter o nariz? Se foi por um verso No sou mais poeta Ando to feliz! (Vincius de Moraes)

4. Segundo o texto, qual a condio fundamental para a condio potica? 5. A que gnero literrio pertence o texto? 6. Retire do texto abaixo trs marcas do Gnero Dramtico: JOANA C gosta da filha do Creonte, Jaso? JASO No quero falar nisso agora... JOANA Gosta no. Ta s perturbado, n? Responde pra mim... JASO Tava falando, deixa eu continuar, sim? JOANA Responde duma vez, homem, toma coragem. Voc gosta mesmo da moa?...

JASO (gritando) Mulher, pra, deixa eu falar... (tempo) Voc sabe... eu no tenho cara pra chutar vocs pra crner... sacanagem que eu no vou fazer. Mas tambm veja o meu lado Cedo ou tarde a gente ia ter que se separar Quando eu te conheci, tava pra completar vinte anos, no foi? Eu nem tinha completado Voc tinha trinta e quatro mas era bem conservada, a carroceria, bom molejo e a bateria carregada de desejo Ento no queria saber de idade, e nem quero saber, porque para mim quem gosta gosta e o amor no v documento nem certido S que dez anos se passaram desde ento [...]

7. Responda as questes sobre os elementos da narrativa: a. b. c. d. e. f. g. h. i. Como se chama o personagem principal? E o que se ope a ele? Que tipos de narradores existem? Explique cada um deles. Como se chamam os personagens menos importantes? O que significa verossimilhana? Qual a diferena entre tempo cronolgico e metafsico Quais as partes de uma narrativa? Quais os discursos da narrativa? Exemplifique 5 verbos de elocuo.

Вам также может понравиться