Вы находитесь на странице: 1из 6

SOCIEDADE E CULTURA INGLESAS I

| Lus Pinela A Idade Mdia na Europa - Conflitos

Sociedade e Cultura Inglesas I e-flio A

A Inglaterra e o Espao Europeu A Idade Mdia marcou um perodo histrico. Poder-se-ia delimit-lo como se fosse uma poca em que a humanidade tomou conscincia dela prpria - da sua menoridade. Porm, apesar da emergncia da filosofia renascentista no sculo XV e da sua consolidao no sculo XVI, a libertao do homem desse estgio inferior s se manifestaria inequivocamente mais tarde, por via do Iluminismo. Kant, Voltaire e Locke foram alguns exemplos do pensamento iluminista que serviu de inspirao ao processo de evoluo do homem sob os aspectos individual e social. A Europa do fim do perodo medieval ainda era caracterizada por uma economia feudalista baseada na agricultura; por uma sociedade esttica e hierarquizada, constituda pela nobreza feudal, pelo clero e pelos servos. Os poderes polticos, jurdicos e econmicos concentravam-se nas mos dos senhores das terras. Os sculos XIV e XV foram indiscutivelmente marcantes para a Inglaterra que se viu confrontada com vrias crises (polticas, sociais e econmicas), conducentes a guerras internas (manuteno das pretenses em relao Irlanda, a Gales e Esccia) e externas. Nomeadamente as longas e sangrentas: Guerra dos Cem Anos (1337-1453) contra a Frana; Guerra das Rosas (1455-1485), caracterizada por vrios confrontos internos pela coroa inglesa. A derrota no primeiro conflito e as consequentes perdas dos territrios continentais contribuiu para desencadear o segundo. A estes factos acresce a propagao da Peste Negra que dizimou parte da populao europeia.

A Peste Negra O sculo XIV ia a meio. Os tempos eram de guerra: pelo poder; pela posse de territrios; pelas lutas internas de supremacia e de soberania. O continente europeu nessa poca assemelhava-se a uma manta de retalhos, dada a indefinio dos limites dos vrios territrios e as guerras constantes, travadas entre pases vizinhos. No obstante todos os factos apontados anteriormente, no ano em que a Guerra dos Cem anos assinalava uma dcada de hostilidades entre as duas potncias

1 Lus Pinela - 1000391

Sociedade e Cultura Inglesas I e-flio A


europeias, a Europa via-se a braos com uma terrvel (e temvel) doena epidmica que causava nguas, manchas escuras na pele e exsudao de forte odor entre outros sintomas, que viria a atingir a ilha britnica no ano seguinte. A Peste Negra (Peste Bubnica) chegou Europa em 1347 e durou at 1350. Embora se tivessem registado vrios surtos posteriormente, durante cerca de 60 anos, a Peste Negra no voltou a incidir escala de epidemia. Para todos os efeitos a taxa de mortalidade da Peste Negra era to elevada que se registaram redues drsticas da populao e, consequentemente, da diminuio de mo-de-obra. Apesar de no existirem nmeros oficiais, suspeita-se que a taxa de mortalidade se ter situado entre 30% e 40% (entre 5 e 6 Milhes de indivduos) da populao inglesa, tendo a pobreza e as condies de vida miserveis das cidades inglesas contribudo para uma forte e rpida propagao da doena. Joan Plantageneta, filha do ento rei de Inglaterra, Eduardo III (1312-1377), sucumbiu Peste Negra aquando da sua viagem a Espanha. Em Inglaterra tentava-se suprir a falta de trabalhadores com medidas impopulares que exigiam uma sobrecarga de trabalho, acrescida de um aumento da carga fiscal (poll tax em 1377) para financiar a Guerra dos Cem Anos contra a Frana. A imposio de semelhantes condies, o descontentamento em relao igreja e represso suscitaram a revolta dos camponeses (1381). O Rei cede s exigncias e outorga perdes e alvars de libertao da servido, que acabaram por ser revogados pelo parlamento.

Guerra do Cem Anos - 1337-1453 A Inglaterra travou uma guerra contra a Frana durante mais de 100 anos motivada pela posse de vastos territrios junto a toda a costa norte da Frana e ainda por posies polticas da Frana, de oposio a Inglaterra, no conflito entre ingleses e escoceses. Alm disso, Eduardo III de Inglaterra alegava ser o herdeiro legtimo da coroa francesa dado que a sua me, Isabel, era irm de Carlos IV de Frana. Porm a Frana cerceou tal reivindicao pelo facto de a coroa francesa no poder ser herdada por linhagem feminina. O trono foi ocupado por Filipe VI, na sequncia da morte do seu primo Carlos IV, que retira a posse do Ducado de Guyenne aos ingleses. A estes acontecimentos soma-

2 Lus Pinela - 1000391

Sociedade e Cultura Inglesas I e-flio A


se a disputa pelo domnio do comrcio com a Flandres. Estava dado o mote para o desenrolar da guerra. No entanto, no se tratou de uma guerra tradicional, ou seja, durante mais de 100 anos registaram-se pontualmente conflitos, interrompidos por tratados de paz e por trguas. Apesar de tudo registaram-se episdios de violncia extrema como se confirma pelo desfecho da Batalha de Crcy (1346), que resultou na perda de quase metade dos combatentes do lado francs. No ano em que o exrcito otomano toma a cidade de Constantinopla comemora-se a vitria da Frana frente Inglaterra na guerra mais longa de que se tem conhecimento.

The Wars of the Roses - 1455-1485 Na sua obra An Illustrated History of Britain, David McDowall descreve a Guerra das Rosas no como uma guerra, mas como as Guerras das Rosas. Efectivamente este evento histrico constitudo por vrios conflitos que ops as casas de York e Lancaster na disputa pelo trono ingls. Na origem deste conflito esto vrios motivos. Alguns descritos anteriormente aos quais se somam: a deposio de Ricardo II em 1399 pelo seu primo Henry Bolingbroke: a perda dos territrios em Frana que gerou a insatisfao dos nobres e do povo, manifestando-a pela revolta como a ocupao de Londres em 1450. No obstante, a crise entre os York e os Lancaster agudizar-se-ia depois do fim da Guerra dos Cem Anos. A Guerra das Rosas ficaria assim conhecida pelos brases com uma rosa: York - rosa branca; Lancaster - rosa vermelha.

y y

No ano em que o mundo viu surgir com entusiasmo a primeira impresso da Bblia, pelo alemo Johannes Gutenberg (1455), tem lugar a batalha de ST. Albans na localidade com o mesmo nome. A Aliana formada por Ricardo, Duque de York, e Ricardo, Conde de Warwick derrotou Edmund Beaufort dos Lancaster, que sucumbiu no confronto.

3 Lus Pinela - 1000391

Sociedade e Cultura Inglesas I e-flio A


Nos 5 anos que se seguiram houve confrontos constantes entre as faces de Lancaster, do rei Henry VI, sua esposa Margarida de Anjou, e de York liderada pelo Duque de York e pelo Conde de Warwick. As lutas e as mudanas no trono eram constantes. Em 1471, a vitria de Edward IV na Batalha de Tewkesbury permite-lhe recuperar a coroa. No entanto, devido a um problema de sucesso, o Duque de Goucester encontra as condies favorveis para satisfazer os seus intentos de ocupar o trono. Em 1483 o parlamento reconhece o Duque de Goucester (Ricardo III) como legtimo herdeiro da coroa em detrimento de Edward V filho do falecido Edward IV. Aps esta deciso os dois filhos de Edward IV nunca mais foram vistos. Em 1485 termina a Guerra das Rosa com a vitria de Henry Tudor na batalha de Bosworth. Com Henry VII no trono, inicia-se um novo ciclo em Inglaterra e a nova dinastia Tudor que governaria at 1603. O Rei toma providncias para assegurar a sucesso legtima e uma governao orientada para a consolidao do Estado-Nao que viria a dar lugar ao absolutismo. A Guerra das Rosas resulta no enfraquecimento da nobreza que se v alienada de alguns poderes pelo Rei, com objectivo de evitar futuros conflitos. Com o propsito de serenar as rivalidades entre faces Henry VII tomou como sua mulher Elisabeth de York, tendo atravs do matrimnio unido as duas casas e consequentemente os dois brases. O braso Tudor inclua uma rosa com ptalas vermelhas e brancas. A era Tudor foi sobretudo marcada por uma ciso com a Igreja Catlica e a afirmao da Igreja Anglicana e pelo reforo do tesouro. A poltica seguida passou a ser mais aberta em relao ao exterior e no mbito social dava-se assistncia a pessoas carenciadas. O fim da Guerra das Rosas no s coincidiu com o fim da Idade Mdia como acabou por ter um impacto positivo em Inglaterra, com a introduo de alteraes em reas to distintas como a poltica, a economia, religio e sociedade.

4 Lus Pinela - 1000391

Sociedade e Cultura Inglesas I e-flio A


Bibliografia LEAL de Faria, MARIA Lusa. Sociedade e Cultura Inglesas. U Aberta, Lisboa, 1996 MAGALHES, J. B.. Civilizao, Guerra e Chefes Militares. Bibliex, Rio de Janeiro, 1959 MCDOWALL, David. Na Illustrated History of Britain. Longman, Edimburgo, 2006

5 Lus Pinela - 1000391

Вам также может понравиться