Вы находитесь на странице: 1из 61

11 1.

INTRODUO

Impacto ambiental definido como qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: A sade, a segurana e o bem-estar da populao; As atividades sociais e econmicas; A biota; as condies estticas e sanitrias do meio ambiente e A qualidade dos recursos ambientais.

J dano ambiental a leso resultante de acidente ou evento adverso, que altera o meio natural. Tambm sendo definido como a intensidade das perdas humanas, materiais ou ambientais induzidas s pessoas, comunidades, instituies, instalaes e/ou ecossistemas, como conseqncia de um desastre. Geoprocessamento o conjunto de tecnologias de coleta, tratamento, desenvolvimento e uso de informaes georreferenciadas. Neste sentido, o geoprocessamento tem se mostrado uma ferramenta eficaz quando se fala em Estudos Ambientais. O campo de aplicaes dos Sistemas de Informaes Geogrficas extenso e variado, abrangendo reas como geografia, agricultura, meio ambiente, hidrologia, geologia, agrimensura, planejamento urbano e regional, engenharia florestal, entre outros. Existem vrios casos em que o uso da tecnologia dos sistemas de informao geogrfica tem obtido resultados de impacto, no que diz respeito rea ambiental, So eles: Mapeamento Temtico, Diagnstico Ambiental, Avaliao de Impacto Ambiental, Ordenamento Territorial, e Prognsticos Ambientais. O uso de imagens georreferenciadas j tem sido muito utilizado por rgos de fiscalizao ambiental para localizao de queimadas, ordenamento territorial de reservas ambientais, zoneamento agro-ecolgico e ecolgicoeconmico, mapeamento e caracterizao de vegetao, recursos hdricos e do uso de terras, mapeamento e caracterizao de habitats faunsticos, pareces tcnicos, etc. Estes projetos em separado ou associados podem servir de parmetros e base de dados para a quantificao de um dano ou impacto ambiental. No decorrer deste trabalho sero explicitados os tipos de imagens georreferenciveis, como os dados so armazenados e trabalhados no processo de gerao de mapas, principais recursos e sua utilizao na rea ambiental.

12

A Percia ambiental tambm um meio de prova utilizado em processos judiciais, sujeita mesma regulamentao prevista pelo CPC - Cdigo de Processo Civil, com a mesma prtica forense, mas que ir atender a demandas especficas advindas das questes ambientais, onde o principal objeto o dano ambiental ocorrido, ou o risco da sua ocorrncia. (Portugal,G. 2005)

Deve-se sempre ter em mente que uma avaliao ambiental no pode basear-se apenas em dados, o engenheiro de avaliaes deve criar um roteiro de atividades bsicas: Conhecimento e requisio de documentao; Vistoria; Coleta de dados; Diagnstico conjuntural; Escolha e justificativa dos mtodos e critrios de avaliao; Tratamento dos dados conjunturais; Clculo do valor do bem avaliando.

nas fases de coleta, diagnstico e tratamento dos dados que o uso de imagens georeferenciadas se aplica. Se essas imagens forem associadas a dados geolgicos alm dos populacionais da flora e da fauna, teremos os recursos necessrios ao nvel de uma macro avaliao para diagnosticar e quantificar perdas e danos em eventos relacionados a degradao ambiental. As imagens a serem utilizadas so obtidas em empresas especficas de sensoriamento remoto. O maior distribuidor de imagens de satlite do mundo atualmente o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Ele as obtm atravs do Programa CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite), Satlite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres. O programa atualmente conta com dois satlites (CBERS-1 e 2). A distribuio de imagens gratuita e irrestrita a todo usurio do territrio nacional. Imagens com algum estgio de tratamento e seleo de dados esto disponveis em menor quantidade e tambm podem ser obtidas em empresas da rea de geoprocessamento.

13 2. FUNDAMENTAO TERICA 2.1. Os Sistemas de Informao Geogrfica e sua estrutura A partir da dcada de 1960, o campo do Sistema de Informaes Geogrficas (SIG) se desenvolveu rapidamente nos campos terico no tecnolgico e no organizacional sendo que nos ltimos dez anos essa evoluo tem sido muito mais intensa. Essa evoluo se deve aos avanos tecnolgicos tanto na captao de imagens quanto no seu tratamento e tambm com relao aos recursos computacionais e cientficos. Um SIG pode ser definido como um sistema de computador composto de hardware, software, dados e procedimentos, construdo para permitir a captura, armazenamento, atualizao, gerenciamento, anlise, manipulao, modelagem e exibio de dados referenciados geograficamente para solucionar, planejar e gerenciar problemas. Seu principal objetivo no campo ambiental dar apoio tomada de decises, para gerenciamento de uso do solo, recursos hdricos, ecossistemas aquticos, e terrestres e qualquer entidade distribuda espacialmente.Assim, um SIG apenas um elemento dentre as vrias tecnologias componentes do geoprocessamento.

Figura2.1 Composio de um SIG

14 Atualmente existe um grande nmero de softwares para SIG, porm, eles podem ter diferenas significativas especialmente na maneira de representar e trabalhar com dados geogrficos e como evidenciam as suas vrias operaes. Os mdulos mostrados acima nem sempre esto todos presentes nos sistemas existentes no mercado. No entanto, existe um grupo destes mdulos que considerado essencial para que um sistema seja considerado realmente um SIG, so eles: Sistema automatizado de gerenciamento de banco de dados; Elementos de orientao espacial; Ferramentas de modelagem; e Ferramentas para mapeamento sistemtico ou derivado.

2.1.1. Sistema automatizado de gerenciamento de banco de dados Um SIG deve incorporar no s um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), mas vrios utilitrios para gerenciar os componentes espaciais e de atributos de dados geogrficos armazenados.

2.1.2.Elementos de orientao espacial Os dados de um SIG devem apresentar informaes de orientao espacial que possam servir de referencia para a manipulao e composio dos seus dados.

2.1.3. Ferramentas de modelagem A modelagem possui trs fases, o ajuste ou calibrao onde sero simulados os parmetros que devem ser identificados e utilizados, a verificao que utiliza o modelo j calibrado e o confronta com outros dados conferindo a validade do modelo e do ajuste, para as diferentes condies em que ser usado. Por fim a fase de aplicao a utilizao do modelo gerado.

15 2.1.4. Ferramentas para mapeamento sistemtico ou derivado Um sistema de informaes geogrficas deve possuir um conjunto ferramentas que permita operaes de mapeamento regular, e que se destina edio de cartas para a cobertura sistemtica de um pas ou regio, e das quais outras carta ou mapas podem derivar-se. Dessa forma, um sistema de informaes geogrficas armazena as definies geogrficas da superfcie da terra e os atributos ou qualidades que estas caractersticas possuem. Assim, o mundo real representado atravs de vrias camadas de dados relacionados.

2.2.

Modelagem de dados

Um banco de dados composto de por dois elementos, um banco de dados espaciais com a forma e posio (geografia) das caractersticas da superfcie do terreno, e um banco de dados de atributos, que descreve as qualidades dessas caractersticas. Eles podem ser completamente distintos ou integrados em uma entidade simples. Dependendo do tipo de sistema de informaes geogrficas, os modelos de dados georrelacionais podero ser representados por uma serie de layers independentes ou em coverages. Layers so um subconjunto de dados de mapas digitais selecionados, no baseado na posio, enquanto as coverages so colees de mapas com definies geogrficas de um conjunto de caractersticas e sua tabela de atributos associados.Figura 2.2[sig pdf]

Figura 2.2 Representao esquemtica de uma coverage.

16 A organizao dos dados em um SIG feita usando um modelo geo-relacional e topolgico, facilitando o manuseio eficiente de duas classes genricas de dados espaciais: os dados de localizao_ que descrevem graficamente a localizao e a topologia da caracterstica( ponto , linha e polgono); e os dados de atributos,_que descrevem as caractersticas dessa feies.Figura 2.3

Figura 2.3 Dados geogrficos e tabulares

Num modelo de dados preciso, para a representao e anlise da realidade geogrfica torna-se imprescindvel o uso de um computador, pois de outra forma essa representao no teria a mesma preciso. Um sistema de informaes geogrficas no um simples sistema de representao geogrfica digital, pois com ele possvel simular eventos e situaes mais complexas do mundo real.

2.3.

Representao de mapas

So usados trs conceitos topolgicos bsicos pra a representao de qualquer fenmeno grfico. So o ponto, a linha e o polgono.

17

Figura 2.4 Arquivo com coordenadas X, Y (2.4 A) e Polgonos em rede(2.4B).

2.3.1. Pontos Esses elementos abrangem todas as entidades geogrficas que podem ser perfeitamente situadas com um nico par de coordenadas cartesianas x, y. Sua localizao no espao feita considerando uma superfcie plana. Assim, uma rvore cuja espcie est em extino. Seria representada por um ponto e rotulada com o nome Peroba do Campo, por exemplo. Essa arvore estar completamente representada num SIG.

2.3.2. Linhas Os elementos lineares so na verdade um conjunto de pelo menos dois pontos. Alm das coordenadas dos pontos que compem a linha, deve-se registrar informaes que identifiquem

18 o tipo de linha, ou seja, que atributo est a ela associado. So usadas para representar estradas e ferrovias.

2.3.3. reas ou polgonos O polgono uma srie de segmentos de linhas conectadas para formar uma rea fechada. Esses tipos de elementos so usados para descrever as propriedades topolgicas de reas como por exemplo a forma, vizinhana, hierarquia, etc., de tal forma que os atributos associados a eles possam ser manipulados da mesma forma em que um mapa temtico semelhante. Na representao por polgonos, cada elemento tem rea, permetro e formato individualizado.Figura. 2.4B Alm do sistema de coordenadas cartesianas, os fenmenos geogrficos podem ser representados usando a teoria grfica e envolvendo relaes topolgicas para exprimir a localizao relativa de vrios elementos de um mapa. Esses elementos so os arcos, ns atravs da numerao desses elementos e sua posterior conexo, formando polgonos. Cada n de um polgono possui uma coordenada geogrfica e assim tem -se um sistema duplo de identificao de cada elemento do mapa. Ele tem como vantagem o fato de eliminar defeitos causados por compartilhamento das mesmas fronteiras entre polgonos vizinhos. Na verdade isso seria uma variao da representao por coordenadas cartesianas. Tanto essa tcnica como a primeira so tipos de representao de dados vetoriais.Figura 2.4A. Uma terceira tcnica muito utilizada o uso de uma grade para definir uma moldura regular, mas arbitrria, de polgonos que contm os dados geogrficos (Calijuri et al, 2001, p.28) apesar de ser uma associao com um sistema de coordenadas no uma tcnica precisa. Nela, as variaes geogrficas so representadas por linhas e colunas. Essa representao do tipo matricial como mostrado na figura. 2.3. H dois mtodos de estruturar as informaes num SIG. So as representaes matriciais ou raster e as representaes vetoriais ou vector. Pode-se caracterizar cada sistema da seguinte maneira:

2.3.4. Vetorial Os limites das caractersticas so definidos por pontos, interligados por retas, formando

a representao grfica da caracterstica. Esses pontos so codificados com um par de

19 ordenadas x e y de acordo com o sistema utilizado (latitude /longitude, coordenadas UTM, etc.) etc.; Podem ser usados tanto para produo de mapas temticos, como para mostrar classes Tem como principal atrativo as funes de gerenciamento de banco de dados; Por ser uma representao implcita, requer menos nmeros logo, menos espao de Representao esteticamente melhor que o raster pelo seu carter grfico mais bem de declividades, sendo mais aplicado nas reas de cartografia e engenharia pela sua preciso. Eficientes no armazenamento de dados de mapas por armazenarem apenas os contornos Representao grfica diretamente associada aos respectivos atributos, solucionando e no seu contedo; questes de distncias entre pontos, linhas, reas ou regies definidas na tela com o cursor,

armazenamento; definido por contornos e pontos;

2.3.5. Matricial As caractersticas e seus atributos so representados por arquivos de dados unificados; A rea representada dividida em uma fina malha de clulas onde a condio ou As clulas recebem um valor numrico que pode representar uma caracterstica Os dados das clulas podem ser avaliados como imagens de algum aspecto do ambiente,

atributo da superfcie do terreno registrado; identificadora, um cdigo de atributo qualitativo ou um valor quantitativo de atributo. mesmo que os dados armazenados no sejam de um fenmeno visvel do ambiente. Esses aspectos so visveis devido ao recurso display raster onde as clulas ou pixels podem ser variadas em suas formas, cores e tons de cinza. O espao geogrfico definido de forma uniforme, com uso simples e previsvel. Sendo mais indicado para avaliaes de dados que variem uniformemente no espao, como terrenos, biomassa, vegetao, solo chuva, etc.; Estrutura mais prxima dos computadores digitais, sendo, mais rpido em problemas As imagens de satlite utilizam o sistema raster, assim a maioria dos sistemas raster tem que envolvem combinaes matemticas de dados de clulas mltiplas. facilidade em incorporar e processar essas imagens;

20 Excelentes para avaliar modelos ambientais como potencial erosivo, adequabilidade de

uso e ocupao do solo, pastagens, florestas, bacias hidrogrficas, pelo seu carter de continuidade de dados espacialmente; Sua atualizao de dados ocorre apenas substituindo certos valores por outros enquanto bom ressaltar que esses dois sistemas no so exclusivistas, pelo contrrio, eles se no formato vector preciso reconstruir a conectividade dos dados. complementam e o usurio quem deve definir quando e como utilizar cada um deles de acordo com as operaes que ir realizar e com os resultados que pretende obter.

21 3. MATERIAIS E MTODOS 3.1.O Programa Spring Como mostra a tabela abaixo, so vrios os programas disponveis no mercado para a composio de um SIG, e cada um deles tem suas particularidades.
Tabela 3.1: Principais caractersticas dos sistemas de conhecidos do mercado.

O programa Spring foi escolhido para ser utilizado nessa monografia pela sua fcil acessibilidade e pela disponibilidade de dados (imagens e dados de atributos) pelo INPE gratuitamente, assim como o programa. Ele trabalha com uma arquitetura bem prxima tradicional, ou seja, aquela dos primeiros SIG onde ao diferencial era a integrao de dados grficos e alfanumricos em um nico ambiente.

22 O acesso aos dados geogrficos neste tipo de sistema pode ser feito tanto atravs de uma interface grfica (GUI Graphical User Interface), quanto pela utilizao de linguagem de programao. No caso do SPRING, a linguagem utilizada a LEGAL. Basicamente este tipo de linguagem de programao constitudo de sentenas (linhas de comando), que esto estruturadas em trs partes: declaraes, instanciaes e operaes. Na declarao , definem-se as variveis de trabalho, fornecendo o nome de cada uma delas e associando-as a uma categoria no esquema conceitual. Na instanciao os dados j existentes so recuperados dos bancos ou cria-se novos planos de informao. Finalmente na operao, so realizadas as operaes de lgebra de mapas. Figura .3.1

Figura 3.1: Sig tradicional (Evoluo).

O diferencial do SPRING para um SIG tradicional basicamente est no fato do primeiro utilizar um sistema de gerenciamento de banco de dados) relacional (SGBDR), chamado modelo "geo-relacional". Neste modelo os componentes espacial e descritivo do objeto geogrfico so armazenados separadamente. Os atributos convencionais so guardados no banco de dados (na forma de tabelas) e os dados espaciais so tratados por um sistema dedicado. A conexo feita por identificadores (id) de objetos. Para recuperar um objeto, os dois subsistemas devem ser pesquisados e a resposta uma composio de resultados.

23 No ANEXO II seguem alguns dados do SIG SPRING.

3.2.Valorao de danos ambientais A princpio, a avaliao de um dano ambiental ou do seu possvel risco de ocorrncia segue os mesmos moldes de uma percia ou de uma avaliao tradicional. Deve considerar os atributos dos dados pesquisados, e sua influncia na formao dos preos e, consequentemente, no valor. Os dados amostrais so submetidos aos devidos tratamentos estatsticos, previstos pela Norma brasileira NBR 14653 Norma Brasileira de Avaliao de Bens, com seus respectivos testes de correlao, confiabilidade e rigor estatstico. No entanto as semelhanas param por a. Os dados utilizados e a raridade do bem em questo exigem metodologias peculiares rea ambiental. O valor econmico dos recursos naturais geralmente no obtido no mercado, por meio de preos que reflitam seu custo de oportunidade. Vale lembrar que a parte especfica desta norma referente avaliao de recursos naturais e ambientais (NBR 14653 -parte 6) se encontra em fase de elaborao. Os mtodos de valorao se dividem em mtodos diretos_ em que o valor do recurso obtido diretamente sobre a preferncia das pessoas, atravs de mercados hipotticos ou de bens complementares para obter a disposio a pagar (DAP) dos indivduos_ e de mtodos indiretos onde o valor do recurso obtido atravs de uma funo de produo. Nesta funo se relaciona o impacto das alteraes ambientais a produtos com preo de mercado.Grfico.3.1.
Mtodos de Valorao Ambiental

Mtodos Diretos de Valorao Obtm as preferncias DAP Direta Avaliao Contingente; DAP Indireta Preos Hednicos; Custo de Viagem;

Mtodos Indiretos de Valorao Recuperam o valor Produtividade Marginal Produtividade Mercado de Bens Substitutos Custos evitados;

Grfico 3.1: Esquema bsico dos principais mtodos de valorao ambiental

24 O valor econmico de um recurso ambiental funo de seus atributos e estes atributos podem ou no estar em uso. Assim, o valor econmico do recurso ambiental (VERA) pode ser subdividido em valor de uso (VU) e valor de no uso (VNU) ou valor passivo.Grfico 3.2
Valor Econmico do Recurso Ambiental

Valor de Uso

Valor de No Uso (Passivo)

Valor de Uso Direto (VUD) Apropriao direta de recursos ambientais, via Valor de Uso Indireto (VUI) Benefcios indiretos Valor de Opo (VO) Inteno de consumo direto ou indireto do bem ambiental no

Valor de Existncia (VE) Valores no associados ao consumo, e que referemse a questes morais, culturais, ticas ou altrustas em relao existencia dos bens ambientais.

Grfico 3.2: Principais elementos formadores do valor econmico de um recurso ambiental.

O valor de uso pode ser dividido em: 3.2.1. Valor de Uso Direto (VUD) Quando o indivduo se utiliza atualmente de um recurso, por exemplo, na forma de extrao, visitao ou outra atividade de produo ou consumo direto.

3.2.2. Valor de Uso Indireto (VUI) Quando o benefcio atual do recurso deriva-se das funes ecossistmicas, como, por exemplo, a proteo do solo e a estabilidade climtica decorrente da preservao das florestas;

3.2.3. Valor de Opo (VO) Quando o indivduo atribui valor em usos direto e indireto que podero ser optados em futuro prximo e cuja preservao pode ser ameaada. Por exemplo, o benefcio advindo de

25 frmacos desenvolvidos com base em propriedades medicinais, ainda no descobertas, de plantas em florestas tropicais. O valor de no-uso por sua vez representa o valor de existncia (VE )e esta relacionado a uma posio moral, cultural, tica ou altrustica em relao aos direitos de existncia de espcies no-humanas ou a preservao de outras riquezas naturais, independente da sua no utilizao atual ou futura A partir da a expresso VERA seria a seguinte: VERA = (VUD +VUI +VO) + VE Um conflito existente nessa valorao que um tipo de uso pode excluir outro, ou seja, o uso de uma rea para a pecuria inviabiliza seu uso para conservao de uma floresta. Ento se devem identificar estes conflitos de uso antes da determinao do VERA e, a partir da, determinar seus valores. Mais detalhes sobre os mtodos de valorao ambiental podem ser encontrados no ANEXO III.

26 4. ESTUDOS DE CASO 4.1 Caso 1 - Uso de geoprocessamento na valorao paisagstica aplicada ao planejamento ambiental urbano no municpio de Matinhos.

Esse trabalho realizado por Carmem Terezinha Leal e Daniela Biondi Batista, teve como objetivo apresentar uma metodologia para a anlise paisagstica utilizando sistema de informaes geogrficas de modo a subsidiar o planejamento ambiental urbano em regies costeiras.Para tanto, foi construdo um modelo de valorao paisagstica e zoneamento ambiental urbano da paisagem natural e antrpica do permetro urbano do municpio de Matinhos, no estado do Paran. Foram utilizados os seguintes mapas e equipamentos; Cartografia digital urbana do municpio de Matinhos em escala 1:2000; Mapa e Vegetao em escala 1:50.000; Programas computacionais Autocad e Arcview 3.2, e o mdulo Spatial Analist; Elaborao de 40 cartas digitais com os temas: hidrologia, faixas de praia (areia), rede

pblica de coleta de esgotos sanitrios, rede de coleta de resduos slidos, pavimentao das vias pblicas, vegetao natural e introduzida, rede de distribuio de energia eltrica, localizao de publicidade ao ar livre e da eroso marinha. As faixas de influncia de cada componente foram estabelecidas atravs de buffers. A figura abaixo ilustra as etapas tratamento e anlise dentro do sistema de informao geogrfica. Primeiro foram digitalizados mapas cartogrficos com os temas citados acima. Sobre cada um deles foi gerado um buffer com sua faixa de influncia, e as informaes relevantes foram integradas atravs de equaes aritmticas no mdulo Spatial Analist do programa Arcview. O resultado foram sub-modelos temticos. Cada um desses sub-modelos foi reclassificado atravs de uma rotina computacional onde os valores de cada pixel so obtidos pela mdia dos pixels vizinhos.O grid foi de 10x 10m. Aproveitando-se o fato de a maioria dos lotes do municpio ter testada de 10 metros.

27

Figura 4.1: Resumo dos passos executados em SIG para a obteno do Zoneamento de qualidade Ambiental.

A valorao paisagstica total foi baseada na equao: VP=KS, Onde: VP= Valorao Paisagstica; S= rea do componente. K= Constante de valorao obtida da formula K= VC; V= ndice de Valorao; C= Grau de eficincia do componente. A contribuio do componente na qualidade paisagstica est relacionada ao grau de interferncia de cada componente no contexto ambiental urbano de Matinhos. Com base em estimativas, foi definida a valorao paisagstica sendo considerada a ocorrncia positiva ou

28 negativa de cada componente. Ocorrncias positivas so aquelas que contribuem para a qualidade do meio, quer seja para aumentar sua beleza cnica, sua naturalidade ou singularidade; para promover o equilbrio ecolgico e proporcionar qualidade de vida ao homem. Ocorrncias negativas so aquelas que podem deteriorar a qualidade do meio, contribuindo para a poluio visual e do meio fsico ou alterao negativa dos ecossistemas. (Tabela 4.1).
Tabela 4.1: Componentes utilizados para quantificao da contribuio do componente na qualidade paisagstica
Componentes 1
P O S I T I V A _ N E G A T I V

ndice 0,15 0,05 0,07 0,07 0,05 0,15

Ocorrncia 1

Ocorrncia 2

Ocorrncia 3

Ocorrncia 4

Ocorrncia 5

C 100 0 0 30 100 0

K 15 0 0 2,1 5 0

C 50 100 100 50 50 20

K 7,5 5 7 3,5 2,5 3

C 0

K 0

gua Areia (faixas de areia) Coleta de esgoto Coleta de resduos Pavimentao das vias Vegetao

2 3 4 5 6

70 30 33

4,9 1,5 5

100 0 66

7 0 10 100 15

7 8 9 10

Rede de energia eltrica Obras irregulares Publicidade ao ar livre Eroso marinha Total

0,15 0,14 0,07 0,1 1

0 100 0 100

0 14 0 10

100 0 100 0

15 0 7 0

K= Constante de valorao C= Grau de Eficincia do Componente fsico.

As figuras seguintes so resumos dos mapas temticos gerados. Nos sub-modelos temticos (Figura 4.2), tem-se as informaes a nvel do componente avaliado. Assim, o sub-modelo vegetao apresenta os vrios tipos de vegetao dentro do territrio urbano de Matinhos, j o sub-modelo publicidade indica os locais onde h algum tipo de publicidade ao ar livre sem subdividi-las em tipos. A partir dos sub-modelos foram gerados os modelos temticos individuais j sob a influncia do modelo de valorao.Esses modelos foram processados em formato raster, armazenando os dados de valorao paisagstica de acordo com a tabela anterior.Figura 4.3

29

Figura 4.2: Sub-modelos temticos

Figura 4.3: Modelos temticos

30 Todos os modelos temticos dos componentes foram somados algebricamente.o resultado desse cruzamento das informaes entre os modelos foi a gerao do Mapa de Valorao Paisagstica. Nesse mapa cada quadricula ou pixel possui o valor da qualidade ambiental.(Figura 4.4).Aps essa etapa o mapa foi classificado em cinco classes de qualidade paisagstica de muito alta a muito baixa de acordo com a tabela 4.2
Tabela 4.2 Classes de qualidade para as zonas de qualidade obtidas e suas respectivas reas.
Zonas de Qualidade ZQ 1 ZQ 2 ZQ 3 ZQ 4 ZQ 5 Totais Intervalo de classe 80,5 100 60,5 80 40,5 60 30,5 40 0 - 30 Classe de Qualidade Muito Alta Alta Mdia Baixa Muito Baixa rea (Km2) 1,654 24,638 6,420 6,636 2,639 41,987 Percentual 3,94% 58,68% 15,29% 15,80% 6,28% 100,00%

Foi gerado o mapa de Zoneamento Ambiental Urbano. Ele foi produzido na escala 1:2000 e permite a avaliao da qualidade dos compartimentos espaciais, seu grau de degradao ou potencial paisagstico no contexto urbano de quadra, lote e vias pblicas.figura 4.5. Os baixos valores observados em alguns espaos so devidos s ocupaes irregulares, inexistncia de infra-estrutura urbana e degradao do meio ambiente. Os altos valores indicam ambientes com maior grau de conservao natural do meio, diversidade ecolgica ou a existncia de infra-estrutura urbana. Figura 4.6

31

Figura 4.4: Mapa de valorao paisagstica

Figura 4.5: Mapa de Zoneamento Ambiental

Figura 4.6: Mapa de zoneamento ambiental com as classes de valorao e exemplo de rea classificada com valor paisagstico entre 80,5 e 100%.

32

4.2.

Caso 2 -Valorao Ambiental: Servios Pblicos (rede eltrica e captao de gua) em unidades de conservao. APA.

Esse trabalho foi elaborado por um conjunto de pesquisadores em vrias unidades de conservao APAs, cujos nomes se encontram na referncia bibliogrfica dessa monografia. O objetivo era buscar mtodos de valorao ambiental que compatibilizassem a preservao da qualidade do meio ambiente e o equilbrio ecolgico, com o desenvolvimento econmicosocial. Na busca por fatores qualitativos consistentes foi observada a escolha dos que fossem mais duradouros ou permanentes, pelo fato de no poderem ser previstas sua cessao, dada a natureza dos servios essenciais coletividade prestados pelas empresas concessionrias. Assim, nessa valorao ambiental, os fatores foram considerados em funo dessa perenidade, ainda que se admita que venham a ser modificados, ao longo do tempo, pela evoluo do padro tecnolgico. Os sistemas de informao geogrfica foram utilizados nesse trabalho na determinao de Zonas Ambientais e quantificao das reas de infra-estrutura envolvidas. Para isso foram utilizadas imagens de satlite. Com base no Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro do Estado de So Paulo (Lei Estadual n 10.019, de 03/07/98), cada APA foi dividida em cinco Zonas Ambientais, adaptadas segundo o uso e ocupao do solo alm da legislao ambiental vigente e da declividade do terreno. Para tanto foram observados a cobertura vegetal, o sistema virio, o sistema hdrico, e a taxa de ocupao populacional. Essas zonas no foram apenas qualificadas segundo os parmetros acima, mas pde-se quantificar as reas ocupadas pela infra-estrutura atravs do uso do geoprocessamento. Para iniciar os trabalhos com o SIG, primeiro foram digitalizados os mapas altimtrico e hidrogrfico, utilizados posteriormente na valorao ambiental da contribuio da empresa de gua. Para valorao ambiental da infra-estrutura eltrica, foram levados em considerao a rea de Influncia de Impacto, calculada por geo-classes com base nos dados obtidos no geoprocessamento de acordo com a faixa de servido e acrescentou-se uma rea de amortecimento de 20m para cada lado. A existem trs Empresas, relacionadas ao setor eltrico. Aquelas onde se encontram captaes de gua e estaes de tratamento de esgoto foram dimensionadas, calculando-se os percentuais de cada Zona Ambiental contida na bacia.

33 No processo de Clculo da Valorao da Infra-Estrutura Eltrica, consideraram-se os seguintes fatores de valorao: VRE = VFl x AI x IA x IAA x ISR onde:

VRE = Valor do Passivo Ambiental/Infra-Estrutura da Rede Eltrica. VFl = Valor Florestal - valor obtido pela composio mdia da receita de vrios sub-produtos florestais comercializados pelas Florestas Nacionais do IBAMA nas regies Sul e Sudeste, no perodo de 1998-2000. AI = rea de Influncia de Impacto - rea correspondente infra-estrutura, obtida pelos trabalhos do Geoprocessamento em cada Zona Ambiental. No clculo da rea esto includas reas da base da torre e rea da Faixa de Servido, alm da zona de amortecimento do impacto. IA = ndice Ambiental - so considerados, como elementos do ndice Ambiental as caractersticas de Produto em p, do ecossistema tropical mido dividido pela mesma variao de rea cultivada, multiplicando-se o resultado pelo percentual de cobertura vegetal estimado em cada uma das Zonas Ambientais, multiplicando-se o resultado pelo percentual de cobertura vegetal estimado em cada uma das Zonas Ambientais. So estabelecidos cinco ndices Ambientais onde o maior aplicado na Zona 1, com caractersticas ambientais mais preservadas. Nas demais Zonas, foram considerados ndices decrescentes, tendo em vista as caractersticas ambientais e as alteraes j ocorridas no ambiente, dada a presena de infra-estrutura urbana. IAA = ndice de Ao Antrpica - considera-se a presena humana relacionada s atividades que envolvam operao da infra-estrutura.. ISR = ndice Social de Reduo - aplicado s empresas de Transmisso de Energia Eltrica foi de 0,60, justificvel pela socializao do interesse pelo servio e porque a composio do clculo no inclui preo do Kw cobrado ao consumidor final. Todos os ndices utilizados se encontram na tabela 4.3.

34
Tabela 4.3: Valorao Ambiental de Infra-Estrutura Eltrica. Valorao Ambiental da Infra-Estrutura Eltrica na APA Fatores Zona 1 Zona 2 Zona 3 Zona 4 Zona 5 Valor Floresta (m2) 0,0139 0,0139 0,0139 0,0139 0,0139 em R$ rea de Influncia de 3.866.500 2.461.900 1.029.800 504.700 343.400 Impacto (m2) ndice Ambiental 6,33 5,80 4,00 2,67 1,33 ndice de Ao 2 1,75 1,5 1,25 1 Antrpica ndice Social de 0,60 0,60 0,60 0,60 0,60 Reduo Total R$ 408.242,08 208.402,30 51.531,19 14.048,20 3.809,06

Tabela 4.4: Valor do Passivo Ambiental/ Infra-Estrutura da Rede Eltrica.

Soma de trs Empresas* Valor total/ano em Valor total/ms em R$ R$ 686.032,83 57.169,40


*Valores corrigveis anualmente pelos ndices oficiais ou pela eventual modificao dos fatores de valorao.

Com relao aos clculos de valorao ambiental da contribuio financeira da gua, foram os seguintes fatores de valorao: VAA = ((PA x AB x RAU)/AAPA) x FRS onde:

VAA = Valor Ambiental de Contribuio Financeira/gua PA = Preo da gua preo do m3 de gua cobrado ao consumidor residencial. AB = rea da Bacia - rea total da bacia (km2) onde esto localizadas as captaes. RAU = Recurso Ambiental Utilizado vazo, em m3, de gua captada na bacia. AAPA = rea Total da APA - valor representado pela soma de todas as bacias (km2) que compem a APA - no clculo, levou-se em conta a proteo/beneficio da rea total protegida pela Unidade de Conservao. ISR = ndice Social de Reduo - aplicado empresa de guas (0,025), tendo em vista que a composio do clculo inclui preo cobrado ao consumidor final, os custos necessrios para captao, aumento do volume de gua disponvel e melhoria de sua qualidade e o fato de se tratar de servio essencial comunidade e manuteno da qualidade de vida.

35

Tabela 4.5: Valorao Ambiental da Contribuio financeira relativa a gua

Valorao Ambiental da Contribuio Financeira/gua na APA Fatores Bacia 1 Bacia 10 Preo do m3 gua (residencial em R$) 1,98 1,98 rea da Bacia (km2) 17,9 240,3 Recurso Ambiental Utilizado (m3/ano) 540.000 10.807.728 rea Total da APA (km2) 597,34 597,34 ndice Social de Reduo 0,025 0,025 Total R$ 749,69 215.214,62

Bacia 15 1,98 23,7 96.000 597,34 0,025 188,54

Tabela 4.6: Valor Ambiental de Contribuio Financeira /gua

Soma * Valor total/ano em R$ Valor total/ms em R$ 216.150,76 18.012,56


*Valores corrigveis anualmente pelos ndices oficiais ou pela eventual modificao dos fatores de valorao.

Os mapas de referncia com relao s linhas de transmisso de energia so os seguintes.

36
Figura 4.7: Percursos das Linhas de Transmisso de energia eltrica na APA.

Figura 4.8: Detalhe dos percursos das Linhas de Transmisso de energia eltrica na APA Tabela 4.7: rea de Influncia de Impacto das Linhas de Transmisso na APA

rea calculada das Linhas de Transmisso na APA Zonas Ambientais (m2) Zona 1 3.866.500 Zona 2 Zona 3 Zona 4 Zona 5 rea total de Influncia de Impacto 2.461.900 1.029.800 504.700 343.400 8.206.300

% da rea 47 30 13 6 4 100

A rea total de Influncia de Impacto calculada para as Linhas de Transmisso na APA foi de 8 206.300 m2 Desse total, 47% ocupam reas da Zona 1. Somando-se Zona 2, esse percentual atinge 77%, ou seja 6.328.400 m2. Nas demais Zonas, so encontrados 23% do total rea calculada para a infra-estrutura eltrica. Assim as zonas ambientais criadas foram caracterizadas da seguinte maneira: Zona 1- Referente s caractersticas de ecossistema natural original, Baixa taxa de presena humana e de baixos efeitos impactantes, que no alterem os atributos do ecossistema original; Apresentam cobertura vegetal ntegra com menos de 5% de alterao, taxa de ocupao inferior a 1%, culturas com menos de 1ha e declividade acima de 47%.

37 Zona 2- Possui algumas modificaes nas caractersticas do ecossistema primitivo, mas capaz de manter em equilbrio uma comunidade de organismos em graus variados de diversidade, com presena humana intermitente e assentamentos dispersos. Cobertura vegetal alterada entre 5 a 20% da rea total, habitaes isoladas, taxa de ocupao de 1 e 5%, culturas ocupando entre 2 e 10% da rea total, declividade de 30 a 47%. Zona 3- Componentes originais parcialmente modificados pela introduo de culturas e assentamentos rurais, periurbanos. Cobertura vegetal alterada ou desmatada entre 20% e 60% da rea total, taxa de ocupao entre 10% e 40% da rea total, declividade at 30%. Zona 4- Todos os componentes originais modificados ou suprimidos, impossibilidade de recuperao do equilbrio original, atividades urbanas e de expanso urbana articuladas e consolidadas. Cobertura vegetal remanescente alterada e descontnua em menos de 40% da rea, assentamentos urbanizados, rede viria consolidada, servios e comrcio relativamente desenvolvidos, infra-estrutura de porte, alto valor do solo, taxa de ocupao maior que 50%. Zona 5- Quase todos os componentes originais modificados ou suprimidos, organizao funcional totalmente eliminada, impossibilidade de recuperao do equilbrio original, atividades industriais articuladas e consolidadas.

Figura 4.9: Zonas Ambientais da APA Escala aproximada 1/200.000

38 Cobertura vegetal remanescente alterada e descontnua em menos de 40% da rea, assentamentos industriais e de servios com rede viria consolidada, servios e comrcio desenvolvidos, infra-estrutura de porte, alto valor do solo, taxa de ocupao maior que 70%.
Tabela 4.8: reas calculadas em km2 e respectivo percentual das Zonas Ambientais da APA Modificado do Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro de So Paulo

Zonas Ambientais da APA* Zona 1 Zona 2 Zona 3 Zona 4 Zona 5 rea total da APA

rea da APA km2 366,641 153,862 42,499 24,211 10,128 597,341

% da rea da APA 61,4 25,8 7,1 4,1 1,7 100

Com base nos resultados dos elementos extrados do SIG, notou-se que a maioria dos das zonas ambientais (61,4%) mantm-se com as caractersticas do ecossistema original, e ao considerar-se tambm a zona 2, onde o ecossistema foi pouco alterado esse valor chega a 87% da rea da APA. As reas com expressivos reflexos de presena humana so, no total, apenas 12,9% da rea total da APA. Assim como foi dito anteriormente atravs do SIG pode-se determinar exatamente quanto da rea foi modificado, quanto preserva as caractersticas originais e onde esto localizadas. Os dados relativos s concessionrias de gua e esgotos foram de que na APA existem sete sistemas de captao de gua, com uma vazo mdia mensal em torno de 1.004.000 m3 /ms, representando cerca de 12.048.000 m3/ano, quatro Estaes de Tratamento de Esgoto, tendose verificado que o volume tratado/ano de 640.000 m3, isto , 5,3% de toda a gua utilizada. Foram identificadas dezenove bacias hidrogrficas, sendo suas reas delimitadas na figura 4.10. Todas as captaes e barragens de gua, esto localizadas em apenas trs bacias.e esto identificadas como pontos na figura anterior. As captaes de gua em sua maioria se encontram na maior bacia (B10), os quais, somados, representam 95% das captaes de gua na rea. Na bacia ao Norte (B1), existem trs captaes, enquanto que, na Bacia ao Sul (B15), existe apenas uma.

39 Segundo os autores do trabalho, nas bacias onde so encontrados pontos de captao de gua, o ambiente se apresenta com mais de 80% com reas nas quais mais se revelam as caractersticas do ecossistema primitivo (Zonas 1 e 2), o que demonstra a importncia da qualidade ambiental, possivelmente refletida em significativa influncia na qualidade e na quantidade do recurso ambiental utilizado, ou seja a gua.

Figura 4.10: Bacias hidrogrficas e locais de captaes e barragens de gua por bacia na APA

Figura 4.11: Distribuio das Zonas Ambientais na Bacia 1, com rea total de 17,89 km2 na APA

40

Figura 4.12:. Distribuio das Zonas Ambientais na Bacia 10, com rea total de 240,32 km2 na APA

Figura 4.13:. Distribuio das Zonas Ambientais na Bacia 15, com rea total de 23,66 km2 na APA

Atravs do levantamento da infra-estrutura de energia eltrica, que o objeto de valorao do trabalho estudado, revelou-se a existncia de passivo ambiental. Assim, ficam previstas as contribuies financeiras das empresas do setor que se beneficiam pela proteo proporcionada por Unidade de Conservao. As empresas que exploram os recursos hdricos se beneficiaram da proteo das Unidades de Conservao, representada pelas medidas de preservao e manuteno dos recursos hdricos, aplicadas aos ecossistemas das bacias hidrogrficas.

41 Nos clculos da retribuio financeira devida proteo das Unidades de Conservao, foram levados em conta fatores adequados s caractersticas das hipteses levantadas,sem desconhecer a futura cobrana do preo pela utilizao da gua, bem do domnio pblico, indispensvel vida humana, recurso natural limitado dotado de valor econmico (Lei 9.433/97, arts. 1o, I e II e 5o, IV, 6o, IX). Na fixao desse preo que sero observados elementos de passivo ambiental, representados pelo lanamento de esgotos e demais resduos lquidos ou gasosos resultantes da atividade (Lei 9.433/97, art. 21, II). Alem do fato de os corpos dgua se originarem das bacias hidrogrficas em reas de uso sustentado e no em rea de proteo ambiental, essas bacias so objeto de cuidados especiais devido a implementao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos. Isso justifica a cobrana de retribuio financeira. No desenvolvimento do projeto foram considerados, os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade e a adequao entre meios e fins. Adotaram-se conceitos e critrios prprios da matria ambiental, na busca de fatores e frmulas de clculo para a obteno de concluses consistentes, quer na valorao do passivo ambiental, este entendido como perda de reserva de valor do ativo ambiental causado pela presena de infra-estrutura que, a seu modo, afete os recursos naturais e as caractersticas originais do ecossistema, quer na fixao de valor da compensao ou mitigao que corresponda ao beneficio auferido pelo empreendedor como resultado das medidas de proteo do ecossistema em que est inserido.

42 5. CONCLUSES

O uso do geoprocessamento mostrou-se til quanto a sua utilizao na investigao e levantamento de dados geogrficos e principalmente na elaborao de modelos geogrficos de valorao do uso de reas atravs do seu potencial ambiental. Isso se mostrou possvel tanto em reas urbanas como no estudo de caso de Matinhos, quanto em reas de uso sustentado como no estudo de caso das APAs. Assim, este recurso mostrou-se de grande valia na percia ambiental, no que diz respeito quantificao de um dano ou impacto ambiental, j que o uso de dados em formato digital torna as avaliaes e clculos mais precisos e de fcil visualizao e localizao dentro das reas avaliadas. Alm disso, devem-se considerar os recursos de composio e modelagem desses dados que os SIG possuem. O mercado possui diversos sistemas de informaes geogrficas, e cada um possui suas especificidades, cabendo ao usurio escolher o que melhor se adeque s suas necessidades. O acesso a imagens digitais tambm tem sido cada vez mais fcil pelo nmero de fornecedores tanto de imagens de satlite, quanto de imagens com algum nvel de tratamento. Entretanto, nem sempre se consegue todos os dados necessrios em casos especficos podendo-se recorrer a empresas que digitalizam mapas e cartas j existentes com dados municipais, de redes eltricas, de gua e esgoto e de urbanizao. Deve-se ressaltar ainda que, o simples fato do uso e conhecimento de um sistema de informaes geogrficas pelo elaborador no garantir o sucesso da investigao ambiental. Para obter dados e formulaes mais bem embasadas, deve-se ter um conhecimento especifico das matrias da rea ambiental, mostra-se necessrio o trabalho em equipes multidisciplinares, abrangendo profissionais das reas de engenharia ambiental, florestal, sanitaristas, gelogos, bilogos entre outros. Alm disso, o trabalho de campo sempre trs informaes complementares essenciais para o trabalho, evitando erros grosseiros.

43 6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ABAD, M. C. E. Valorao Econmica do Meio Ambiente: O Mtodo de

Valorao Contingente no Brasil. Tese.(Curso de Mestrado em Gesto Econmica do Meio Ambiente). 2002. Instituto do meio ambiente, Departamento de Economia. UNB. Universidade Federal de Braslia. Braslia DF. (No paginado.) ALMEIDA, J.R,;GOMES,S.; PANNO,M. Percia Ambiental. 1 edio. Rio de

Janeiro: Thex Editora, 2000. 207p. ASSOCIAAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS.NBR 14653-1: Avaliao

de bens: Procedimentos Gerais Rio de janeiro, 2001. CALIJURI, M. L. et al. Fundamentos de SIG. Universidade Federal de Viosa,

Programa de ps-graduao em Engenharia Civil. Viosa,MG. 2000. 62 p. CALIJURI, M. L.;ROHM, S. A.. Sistemas de Informaes Geogrficas. 1994.

Universidade Federal de Viosa,Viosa.MG. Publicao 344. 34p. CMARA, G. et al, Banco de Dados Geogrficos, In: ________Cap1.Representao

Computacional de Dados Geogrficos Editora MundoGeo . Disponvel em: http://www.dpi.inpe.br/gilberto/livro/bdados/index.html Acesso em 1 ago 2005 INPE, 2004. 44p. CMARA, G. et al, Introduo Cincia da Geoinformao, In: ______Cap 10 GIS

para Estudos Ambientais [s.n.].Disponvel em: http://www.dpi.inpe.br/gilberto/livro/bdados/index.html. Acesso em 1 ago 2005 INPE, 2004. 44p. CUNHA, S. B.; GUERRA, A. J. T.(organizadores) Avaliao e Percia Ambiental. -

2 ed. Rio de Janeiro. Editora Bertrand Brasil. 2000. 294p. DAVIS, C. Introduo aos Sistemas de Informao Geogrficos. Apostila. Curso

de Especializao em Geoprocessamento, Instituto de Geocincias, Universidade Federal de Minas Gerais. . Belo Horizonte, MG 2001.261p

44

EASTMAN, J.R. Idrisi for Windows: Introduo e Exerccios tutoriais Verso

Digital 2.0. Portugus. Editores da Verso em portugus, Hasenack, H e Weber, E. Porto Alegre, UFRGS Centro de Recursos Idrisi, 1998. 240 p. Disponvel em: __________ .www.ecologia.ufrgs.br/idrisi/download/tutorial.pdf. Acesso em 7 jul 2000. LEAL, C.T. A. Valorao Paisagstica Aplicada ao planejamento Ambiental

Urbano: Estudo de Caso Do Municpio de Matinhos PR. Tese (Mestrado em Cincia do solo) Programa de ps-graduao em Cincia do Solo. Universidade Federal do Paran. Curitiba, PR 2002. 130 p Disponvel em: http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/488. Acesso em 8 nov. 2005 LIMA, E.B.N.R. Modelao integrada para gesto da qualidade da gua na bacia

do rio Cuiab. .Tese (doutorado em Cincias em Engenharia Civil) COPPE-Coordenao dos Programas de ps-graduao em engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.RJ. 2001. 206 p. GPCA, Aspectos Tcnicos da percia Ambiental Coordenao de Gil Portugal, 2005.

Apresenta textos sobre meio ambiente e percias ambientais. Disponvel em: < http// www.gpca.com.br/gil/art94.htm>. Acesso em 23 ago 2005. ROSA,R, et al. Introduo aos Sistemas de Informao Geogrficos.

Apostila.Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Geocincias, Departamento de Cartografia. Curso de Especializao em Geoprocessamento. Belo Horizonte, MG. 2004, 49 p. Disponvel em: http://www.igc.ufmg.br/departamentos/cartografia-cursogeoprocessamento.htm Acesso em 23 ago 2005. SOUZA, R. H. S, et al. Valorao Ambiental: Servios Pblicos (Rede Eltrica e

Captao de gua) em Unidade de Conservao - APA. In: 1o Simpsio de reas Protegidas, 2001, Pelotas, RS. Anais. p.100-111.S 612a 2001; Pelotas RS Anais do 1o Simpsio de reas Protegidas, Pelotas, 2 a 4 de Outubro de 2001. Pelotas: Educat, 2001.232 p. Disponvel em: http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./snuc/index.html&conteudo=./snuc/ programas/valoracao.html Acesso em : 11 ago 2005.

45 7.1-ANEXO I- GLOSSRIO
FONTE: CELEPAR - Companhia de Informtica do Paran, e CALIJURI, M. L.;ROHM, S. A..

Sistemas de Informaes Geogrficas

Apoio geodsico Controle geodsico. Sistema de estaes de controle horizontal ou vertical, estabelecido e compensado atravs de mtodos geodsicos. Usa um elipside de referncia e leva em considerao forma e tamanho da Terra. Arco uma cadeia continua de pares (x,y nos vrtices ) iniciando em uma localizao e finalizando em outra; tem comprimento, mas no tem rea. Um arco uma linha digital. Arquivo vetorial Arquivo grfico cujas informaes esto armazenadas sob a forma vetorial, ou seja, por coordenadas formando pontos, linhas e polgonos. Arquivo vetorial escalado Arquivo grfico cujas informaes tiveram suas dimenses alteradas (ampliadas ou reduzidas) por um fator de escala. ASCII American Standart Code for Information Interchange. Tabela de cdigos de oito bits estabelecida pelo American National Standart Institute (ANSI), para todos os caracteres do teclado do computador. Define um padro para equipamentos de computao. Atributo Tipo de dado no grfico que descreve as entidades representadas por elementos grficos. Termo usado para referenciar todos os tipos de dados no grficos e, normalmente alfanumricos, ligados a um mapa. Banco de dados Conjunto de dados organizado de maneira lgica, ou seja, numa sequncia que permite acesso rpido e simples. Banco de dados hierrquico Arquivo onde a informao armazenada de forma tabular, obedecendo a ordem e prioridade determinadas. Banco de dados relacional Srie de arquivos ou tabelas que podem ser conectadas ou inter-relacionadas atravs de um item ou informao comum a dois ou mais desses arquivos. Banda Um dos nveis de uma imagem multiespectral, representado por valores refletidos por valores refletidos de luz ou calor de uma faixa especfica do espectro eletromagntico. CAD Desenho assistido ou auxiliado por computador. Abrange os programas com funes capazes de criar e ou modificar desenhos vetoriais. Carta de declividade Carta que representa declividade (gradientes)do terreno. A declividade expressa geralmente em porcentagem ou pelo valor da tangente do ngulo de inclinao. Carta imagem Carta ou mapa obtido atravs da correo geomtrica de uma imagem de satlite. Classe de atributos

46 Grupo especifico de atributos que descreve medida, estrutura e composio. Cdigo de atributos Identificador alfanumrico de um atributo. Cdigos topolgicos Cdigos que definem a localizao de um elemento de dado no espao com relao a outro, mas sem se referir s distncias reais. Cdigos topolgicos podem ser usados para relacionamentos tais como pontos de conectividade, redes, vizinhana de polgonos e adjacncia de reas. Para que um texto esteja topolgicamente relacionado a uma entidade grfica, uma conexo lgica explcita entre o texto e a entidade deve estar contida no registro de dados. Conjunto de vetores Conjunto de linhas cujos pontos definidores esto codificados e fazem parte de um arquivo magntico. Coverage Unidade bsica de gerenciamento de dados em um SIG. uma coleo de mapas que contem definies geogrficas de um conjunto de caractersticas e sua tabela de atributos associados. A coverage define a localizao de atributos temticos para as caractersticas do mapa em dada rea. Converso de dados Parte de uma carta ou mapa que contm o significado de todos os smbolos, cores e traos utilizados na representao do desenho cartogrfico. Coordenadas Valores lineares e/ou angulares que indicam a posio ocupada por um ponto num sistema de referncia qualquer. Dado 1 - Qualquer grandeza numrica ou geomtrica, ou conjunto de tais quantidades, que pode servir como referncia ou base para clculo de outras grandezas. 2 - Representao de fatos, conceitos e instrues apropriadas para o processamento por meios humanos ou automticos. Dados analgicos Dados armazenados em um meio no magntico. Ex.: em papel Dados binrios Dados codificados e armazenados atravs da combinao (seqencial) de dois dgitos (binrio), o 0 e o 1. Dados vetoriais Conjunto de vetores que permitem formar pontos, linhas ou linhas fechadas (poligonais). Database Manegement System- (DBMS) Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados. Digitalizao Processo de captura de informaes atravs do uso de mesas digitalizadoras. DTM Digital Terrain Model. Modelo Digital do Terreno. Representao digital da superfcie terrestre, atravs de uma malha de elevao ou lista de coordenadas tridimensionais; Muito freqentemente usado como sinnimo de DEM (Digital Elevation Model). EIA e RIMA Siglas para designar Estudo de Impacto Ambiental e Relatrio de Impacto ao Meio Ambiente. Entidades grficas Elementos grficos como linhas, crculos, smbolos, etc. Escala Grfica

47 Graduada em partes iguais, que indica a relao das dimenses ou distncias marcadas sobre um plano com as dimenses ou distncias reais; escala de um mapa, escala de um grfico estatstico. Fuso UTM Zona de projeo delimitada por dois meridianos cuja longitude difere de 6 graus e por dois paralelos de latitude 80 graus, Norte e Sul. Feio Entidade geogrfica extrada de um mapa ou pesquisada diretamente no mundo real. Geocodificar Atribuir cdigos que representam as caractersticas espaciais de uma entidade; por exemplo, a coordenada de um ponto. Geodsia tridimensional A que se caracteriza pela eliminao do uso de superfcies de referncia e intermedirias utilizadas nos mtodos geodsicos clssicos e modernos, e o emprego de um sistema triortogonal de coordenadas com origem no centro de massa da terra. Geomorfologia Cincia que estuda as formas de relevo, tendo em vista a origem, da estrutura , natureza das rochas, o clima da regio e as diferentes foras endgenas e exgenas que, de modo geral, entram como fatores modificadores do relevo do relevo terrestre. Geoprocessamento Conjunto de tecnologias de coleta, tratamento, desenvolvimento e uso de informaes georreferenciadas. Georreferenciar Estabelecer relaes espaciais entre dados geogrficos. GIS Geographic Information System. Sistema de Informao Geogrfica. Sistema de computador composto de hardware, software, dados e procedimentos, construdo para permitir a captura, gerenciamento, anlise, manipulao, modelamento e exibio de dados referenciados geograficamente para solucionar, planejar, gerenciar problemas. Grid Grade consistida em linhas horizontais e verticais regularmente espaadas, formando zonas rectangulares em mapas, e usado como referncia para se estabelecer pontos. GPS Global Positioning System - Sistema de Posicionamento Global. Sistema criado para navegao, utilizando sinais emitidos por satlites artificiais. Suas aplicaes incluem navegao e posicionamento no mar, no ar e sobre a superfcie terrestre. HPGL Hewlett Packard Graphics Language - Linguagem idealizada pela Hewlett-Packard para o armazenamento de imagens grficas. Foi criada originalmente para ser usada com plotters. Imagem Registro permanente em material fotogrfico de acidentes naturais, artificiais, objetos e atividades, obtido por sensores como o infravermelho pancromtico e o radar de alta resoluo. Imagem de radar Combinao do processo fotogrfico e de tcnicas de radar. Impulsos eltricos so emitidos em direes predeterminadas, e os raios refletidos, ou devolvidas, so utilizados para fornecer imagens em tubos de raios catdicos. As imagens so, depois, obtidas da informao exposta nos tubos. Imagem de satlite

48 Imagem captada por um sensor a bordo de um satlite artificial, codificada e transmitida para uma estao rastreadora na Terra (imagem raster). Imagem multiespectral Imagem de mltiplas bandas, isto , obtida por vrios sensores que detectam a energia em bandas de diferentes comprimentos de onda. Informao georeferenciada Dados alfanumricos geograficamente referenciados s informaes grficas de um mapa. Inputs Neologismo para dados de entrada ou, simplesmente, entrada. Interface Neologismo para interao ou ligao. Ex. interface cliente-fornecedor e interface com programas e arquivos. Interface , em informtica, um circuito eletrnico que controla a interligao entre dois dispositivos de hardware e os ajuda a trocar dados de maneira confivel. Isolinha 1 - Linhas ao longo das quais os valores so mantidos constantes. Ex.: Isbatas - curvas de mesma profundidade; Isoipsas - curvas de mesma altitude; Isotrma - curvas de mesma temperatura; Isoieta - curvas de mesma precipitao pluvial. 2 - Linha que representa a interseo do plano de uma fotografia vertical com o plano de uma fotografia oblqua superposta. Se a fotografia vertical fosse livre de inclinao, a isolinha seria a paralela isomtrica da fotografia oblqua. Label Usado para representar caractersticas pontuais (label point), ou para identificar um polgono, de modo que a informao adicional do atributo possa estar relacionada com a caracterstica. Layer Um conjunto de dados de mapas digitais selecionados, no baseado em posio, por exemplo,as feies referentes hidrologia. Landsat Um dos programas americanos de imageamento da superfcie terrestre por satlites, iniciado pela NASA em meados dos anos 70. Tambm usado para designar um ou mais satlites do programa (Landsat 4 e 5) e os dados de imagens por eles enviados. Latitude ngulo entre o plano do horizonte e o eixo de rotao da Terra; isto , de forma simplificada, a distncia em graus de um dado ponto da superfcie terrestre linha do Equador. A latitude vai de 0 a 90 tanto para o Norte como para o Sul. Legenda Parte de um mapa, situada, geralmente, dentro da moldura, com todos os smbolos e cores convencionais, e suas respectivas explicaes. Macrocomando Seqncia de comandos de um determinado software que, combinados, realizam operaes, montonas e repetitivas. Mainframe Neologismo utilizado para designar grandes computadores, grandes CPUs, com alta velocidade de processamento e capacidade de armazenamento. Mapa base Dado mapeado que serve de base para o geoprocessamento. Em alguns casos essa base raramente muda (ex. regio censitria). Em outros casos a informao requer freqentemente manuteno (ex. cadastro de propriedades).

49 Mapa de bits (bitmap) Representao de imagem armazenada na memria do computador, onde cada elemento (pixel) da imagem representado por um padro (conjunto) de bits. Mapa ou Carta Representao grfica analgica ou digital, geralmente em uma superfcie plana e em determinada escala, das caractersticas naturais e artificiais da superfcie ou da sub-superfcie terrestre. Os acidentes so representados dentro da mais rigorosa localizao possvel, relacionados em geral, h um sistema de referncia coordenadas. Mapa digital Mapa produzido e armazenado em meio magntico. Mapa temtico Mapa relacionado a um determinado tpico, tema ou assunto em estudo. Mapas temticos ou mapas-sntese enfatizam tpicos, tal como vegetao, geologia ou cadastro de propriedade. Mapeamento sistemtico nacional Elaborao e preparao de cartas ou mapas do territrio nacional, em escalas e fins diversos, segundo normas e padres pr-estabelecidos por entidades cartogrficas. Atualmente est composto pelas Cartas do Mundo ao Milonsimo (escala 1:1.000.000), e cartas nas escalas 1:500.000, 1:250.000, 1:100.000 (parcial), 1:50.000 (parcial) e 1:25.000 (parcial). Mesa Digitalizadora Mesa dotada de uma malha eletrnica e um cursor para entrada de informaes, que utiliza caracteres numricos para representar dados contnuos. Modelado Aspecto do relevo, resultante do trabalho realizado pelos agentes erosivos. Modelos Numricos ou modelos digitais Modelos formalizados por meio de expresses matemticas e lgicas. Em Cartografia servem para modelar a superfcie do terreno. Mosaico Conjunto de fotografias areas, superpostas, recortadas artisticamente e montadas pelos detalhes comuns. Permite uma viso contnua da superfcie fotografada. Nvel de informao ou Layer Separao ou distino do conjunto de entidades grficas de um desenho que guardam uma relao de atributo. Layer. N de uma rede Ponto de conexo em uma rede local de computadores, capaz de criar, receber e repetir mensagens. Sinnimo de estao de trabalho. Passivo Ambiental Em termos contbeis, passivo vem a ser as obrigaes das empresas com terceiros, sendo que tais obrigaes, mesmo sem uma cobrana formal ou legal, devem ser reconhecidas. O passivo ambiental representa os danos causados ao meio ambiente, representando, assim, a obrigao, a responsabilidade social da empresa com aspectos ambientais. A identificao do passivo ambiental est sendo muito utilizada em avaliaes para negociaes de empresas e em privatizaes, pois a responsabilidade e a obrigao da restaurao ambiental podem recair sobre os novos proprietrios. Funciona como um elemento de deciso no sentido de identificar, avaliar e quantificar posies, custos e gastos ambientais potenciais que precisam ser atendidos a curto, mdio e a longo prazo. Pixels Abreviatura de "picture elements", elementos formadores das estruturas raster, definidos por linhas verticais e horizontais espaadas regularmente. Poligonal

50 Seqncia de comprimentos e direes de linhas entre pontos do terreno, conseguidos atravs de medies de campo, e que tem por finalidade a determinao das posies dos pontos. Uma poligonao pode determinar as posies relativas dos pontos que os une, em srie e, se amarrados s relaes de controle num datum escolhido, as posies podem ser referidas a esse datum. Pontos de controle Pontos topogrficos ou geodsicos, identificados numa fotografia e usados para verificar e correlacionar todas as demais informaes nela contidas. Quadriculado UTM Sistema de quadriculado cartogrfico, baseado na projeo transversa de Mrcator, destinado s cartas da superfcie terrestre at as latitudes de 84 N e 80 S. Radar Tcnica, ou equipamento, para localizar objetos mveis ou estacionrios, medir-lhes a velocidade, determinar-lhes a forma e a natureza que utiliza a emisso de microondas moduladas e a deteco e anlise do pulso refletido pelos objetos. Raster, Imagem Raster Imagem raster. Informaes no simbolizadas por equaes matemticas e sim por clulas ou pixels. Rede remota Rede de computadores que usa redes de comunicao de longa distncia e alta velocidade (geralmente satlites) para interligar computadores geograficamente separados. Registros alfanumricos Conjunto de informaes formado por caracteres alfabticos, numricos ou caracteres especiais. Resoluo espacial Capacidade que o filme fotogrfico, em combinao com o sistema de lentes e os filtros utilizados por uma cmara, tem de registrar diferentes pormenores do terreno. Satlites artificiais Dispositivos lanados no espao que orbitam ao redor da Terra e transmitem informaes diversas (ambientais, meteorolgicas, de posicionamento). Sensoriamento remoto Deteco e/ou identificao de um objeto sem que se tenha um sensor em contato direto com um objeto. Inclui anlises por satlite e fotos areas. Registro da energia refletida ou emitida por objetos ou elementos da superfcie terrestre ou de outros astros, por sensores localizados a grandes distncias (geralmente no espao). Sistema de triangulao O plano fundamental ou a rede de estaes principais e de estaes auxiliares. O plano fundamental a estrutura do sistema, e amarrado a diversos pontos, para o estabelecimento prvio de estaes de triangulao de ordem igual ou superior. Tic Registro ou ponto de controle geogrfico. Tools (ferramentas). Conjunto de procedimentos desenvolvidos para fins especficos com o objetivo de facilitar tarefas. Topologia Estudo das propriedades deu ma figura geomtrica que no depende da posio; por exemplo, conectividade e relaes entrelinhas, ns e polgonos. Triangulao

51 Mtodo de levantamento em que as estaes so pontos do terreno, os quais so localizados nos vrtices de uma cadeia ou rede de tringulos. Os ngulos so medidos por instrumento, e os lados escolhidos, os quais se dominam bases, cujos compromimentos so conseguidos por medio direta no terreno. UTM Universal Transverse Mercator. Sistema de coordenadas planas que circulam o globo baseado em 60 zonas de tendncia, no sentido norte-sul, cada uma com 16 graus de largura de longitude. Vetor Segmento de linha reta, com o tamanho normalmente representado pelos pares de coordenadas dos pontos extremos. Dados vetoriais referem-se a dados em forma tabular com uma dimenso. Vetorizao Processo de gerao de arquivos grficos com dados vetoriais, utilizando softwares de CAD ou softwares de interpretao de imagens digitais em formato raster (vetorizao automtica). X - Coordenadas Distncias este-oeste, tambm chamadas abcissas. Y - Coordenadas Distncias norte-sul, tambm chamadas ordenadas.

52 7.2 - ANEXO II Dados sobre o SIG SPRING. Interface com o Usurio Ambiente unificado para os diferentes tipos de dados geogrficos e suas representaes; Menus sensveis ao contexto; Linguagem de lgebra de Mapas LEGAL; Disponvel nos seguintes idiomas: Portugus, Ingls e Espanhol. Processamento de Imagens Leitura de Imagens LANDSAT, SPOT, ERS-1 e NOAA/AVHRR; Registro e Correo Geomtrica; Mosaico de Imagens com equalizao dos nveis de cinza; Realce por manipulao de histograma; Filtragem espacial; Transformaes IHS e componentes principais; Operaes aritmticas; Leitura de valores de pixel; Classificadores estatsticos pixel- a- pixel; Segmentao de Imagens e Classificadores por Regies (supervisionado e nosupervisionado); Restaurao de imagens LANDSAT e SPOT; Filtros morfolgicos para imagens; Modelos de Mistura; Tcnicas markovianas para ps-classificao de imagens; Processamento de Imagens de Radar.

Anlise Geogrfica Digitalizao, edio e gerao de topologia; Converso matriz de/para vetor de mapas temticos; Mosaico; Mapas de distncia; Tabulao cruzada; Linguagem de Anlise Geogrfica LEGAL: Reclassificao, Ponderao, Fatiamento, Operaes Booleanas, Classificao Contnua e Operadores Zonais; Estatstica espacial com anlise univariada de pontos; Estimador de Densidade por Kernel; Critrio de Deciso AHP; Geoestatstica - Krigeagem Linear, Krigeagem por Indicao e Simulao Seqencial; Anlise de Localizao pelo mtodo da p-mediana; Cruzamento Vetorial de PI's.

Modelagem Digital de Terreno


Digitalizao de amostras e isolinhas; Suavizao de Linhas; Gerao de textos; Gerao de grades retangulares; Gerao de grades triangulares (TIN), com a incluso de restries;

53

Gerao de imagem; Clculo de mapas de declividade; Fatiamento de MNT; Gerao de isolinhas; Visualizao 3D; Clculos de volume e perfis; Linguagem de Anlise Geogrfica LEGAL: Operaes Matemticas; Extrao de Topos de Morros; Modelos Hidrolgicos: - Gerao de Grades; - Rede de Drenagem; - Mancha de Inundao - Com colaborao da CH2MHILL do Brasil.

Modelagem de REDES Digitalizao de linhas e ns de uma rede; Modelagem da rede - Associao com objetos e definio de impedncias e demandas; Clculo do custo mnimo; Alocao de Recursos; Anlise de Localizao - P-Mediana: Com colaborao do Laboratrio Associado de Computao e Matemtica Aplicada - LACINPE e Universidade Estadual Paulista - UNESP/FEG - Faculdade de Engenharia, Departamento de Matemtica. Geocodificao de Endereos.

Consulta a Bancos de Dados Relacionais (Mapas Cadastrais) Apresenta uma nova interface de consulta espacial, semelhante aos sistemas de "desktop mapping", que permite: Definio e apresentao do contedo de tabelas de atributos dos geo-objetos em BD relacionais; Consulta por atributos espaciais e apresentao dos resultados; Agrupamento de objetos geogrficos por atributos; Gerao de grficos com distribuio de valores de atributos; Apresentar o contedo de uma tabela relacional com atributos dos geo-objetos; Relacionar o contedo da tabela com a localizao espacial dos objetos; Gerar grficos com a distribuio relativa de dois atributos; Suporte aos padres XBASE, ACCESS, MySQL e ORACLE nativos.

Gerao de Cartas Ambiente interativo (WYSIWYG) com controle do posicionamento dos mapas, smbolos, legenda e texto; Biblioteca de Smbolos em formato DXF-R12 ou BMP; Configurao de folhas A0, A1, A2, A3 e A4; Suporte para dispositivos HPGL/2 e Postscript.

54 Intercmbio de Dados Importadores: - Vetores : ArcInfo (ungenerate), ASCII-SPRING, DXF-R12, Shape File; - Grades Numricas : ArcInfo (ungenerate), ASCII-SPRING e SURFER; - Matriz Temtica : ArcInfo (ungenerate), ASCII-SPRING, RAW (binrio) e TIFF/GeoTIFF; - Imagens : RAW, SITIM, JPEG e TIFF/GeoTIFF e ASCII-SPRING (GRIDREG); Tabelas : ASCII-SPRING, DBF e SPACESTAT; Conversores para ASCII-SPRING: - MID/MIF (Mapinfo), ShapeFile (ArcView), E00 (ArcInfo) e DBF; Exportadores: - Vetores : ArcInfo (ungenerate), ASCII-SPRING, DXF-R12, ShapeFile e E00; - Grades Numricas : ArcInfo (ungenerate), ASCII-SPRING e SURFER; - Matriz Temtica : ArcInfo (ungenerate), ASCII-SPRING, RAW (binrio) e TIFF/GeoTIFF; - Imagens : RAW, SITIM, JPEG e TIFF/GeoTIFF e ASCII-SPRING (GRIDREG); - Tabelas : SPACESTAT e ASCII-SPRING.

Gerenciamento de Mapas Suporte para 14 Projees Cartogrficas; Mosaico de Dados Vetoriais e Imagens; Converso de Dados entre Projees; Edio de toponmia (textos) em todos os modelos de dados; Registro vetorial; Limpar Vetores - elimina linhas duplicadas, polgonos e elementos menores que uma dimenso fornecida pelo usurio, e quebra automtica de interseo de linhas; Gerao de Pontos - converso de mapas temticos (pontos e polgonos) ou cadastrais (pontos e polgonos com atributos) para mapas de pontos temticos (pontos 2D) ou numricos (amostras 3D). Ajuda On-line Ajuda em formato HTML - necessrio utilizar o navegador Internet Explorer; Roteiro de "Como Iniciar ?" para iniciantes; Roteiro em 10 aulas para utilizao das principais funes; Disponvel nas verses: - Interface em Portugus - Ajuda em Portugus; - Interface em Ingls - Ajuda em Espanhol; - Interface em Espanhol - Ajuda em Espanhol.

Multi-plataforma (UNIX e Windows)


SUN Solaris 2.5 ou superior; IBM-PC com Linux; Windows 95/98/ME; Windows NT/2000/XP.

55 7.3 - ANEXO III MTODOS DE VALORAO Compilado de: http://www.mma.gov.br/biodiversidade/publica/mvalora/man0103.html MTODOS DA FUNO DE DEMANDA:

Mtodos de mercado de bens complementares (preos hednicos e do custo de viagem) e mtodo da valorao contingente. Estes mtodos assumem que a variao da disponibilidade do recurso ambiental altera a disposio a pagar ou aceitar dos agentes econmicos em relao quele recurso ou seu bem privado complementar. Assim, estes mtodos estimam diretamente os valores econmicos (preos-sombra) com base em funes de demanda para estes recursos derivadas de (i) mercados de bens ou servios privados complementares ao recurso ambiental ou (ii) mercados hipotticos construdos especificamente para o recurso ambiental em anlise. Utilizando-se de funes de demanda, estes mtodos permitem captar as medidas de disposio a pagar (ou aceitar) dos indivduos relativas s variaes de disponibilidade do recurso ambiental. Com base nestas medidas, estimam-se as variaes do nvel de bem-estar pelo excesso de satisfao que o consumidor obtm quando paga um preo (ou nada paga) pelo recurso abaixo do que estaria disposto a pagar. Estas variaes so chamadas de variaes do excedente do consumidor diante das variaes de disponibilidade do recurso ambiental. O excedente do consumidor , ento, medido pela rea abaixo da curva de demanda e acima da linha de preo. Assim, o benefcio (ou custo) da variao de disponibilidade do recurso ambiental ser dado pela variao do excedente do consumidor medida pela funo de demanda estimada para este recurso. Por exemplo, os custos de viagem que as pessoas incorrem para visitar um parque nacional podem determinar uma aproximao da disposio a pagar destes em relao aos benefcios recreacionais do parque. Estas medidas de disposio a pagar podem tambm ser identificadas em uma pesquisa que questiona, junto a uma amostra da populao, valores de pagamento de um imposto para investimentos ambientais na proteo da biodiversidade. Identificando estas medidas de disposio a pagar podemos construir as respectivas funes de demanda. Note que estes dois mtodos gerais podem, de acordo com suas hipteses, estimar valores ambientais derivados de funes de produo ou de demanda com base na realidade econmica atual. Na medida em que estes valores (custos ou benefcios) possam ocorrer ao longo de um perodo, ento, ser necessrio identificar estes valores no tempo. Ou seja, identificar valores resultantes no somente das condies atuais, mas tambm das condies futuras. A prospeco das condies futuras poder ser feita com cenrios alternativos para minimizar o seu alto grau de incerteza. De qualquer forma, os valores futuros tero que ser descontados no tempo, isto , calculados seus valores presentes e, para tanto, h que se utilizar uma taxa de desconto social. Esta taxa difere daquela observada no mercado devido s imperfeies no mercado de capitais e sua determinao no trivial, embora possa afetar significativamente os resultados de uma anlise de custo-benefcio. No contexto ambiental a complexidade ainda maior. Por exemplo, devido a sua possibilidade de esgotamento, o valor dos recursos ambientais tende a crescer no tempo se admitimos que seu uso aumenta com o crescimento econmico. Como estimar esta escassez

56 futura e traduzi-la em valor monetrio uma questo complexa que exige um certo exerccio de futurologia. Assim sendo, alguns especialistas sugerem o uso de taxas de desconto menores para os projetos onde se verificam benefcios ou custos ambientais significativos ou adicionar os investimentos necessrios para eliminar o risco ambiental. Na anlise metodolgica a ser desenvolvida nesta Parte I, considera-se que os custos e benefcios ambientais sero adequadamente valorados e que cenrios com valores distintos para a taxa de desconto devem ser utilizados para avaliar sua indeterminao. QUADRO 1 Taxonomia Geral do Valor Econmico do Recurso Ambiental Valor Econmico do Recurso Ambiental Valor Econmico do Recurso Ambiental Valor de Uso Valor de Uso Indireto Valor de Opo bens e servios am- bens e servios bientais que so ambientais de usos gerados de funes diretos e indiretos a ecos-sistmicas e apro- serem apropriados e priados e consumidos consumidos no indireta-mente hoje futuro

Valor de Uso Direto bens e servios ambientais apropriados diretamente da explorao do recurso e consumidos hoje QUADRO 2

Valor de No-Uso Valor de Existncia valor no associado ao uso atual ou futuro e que reflete questes morais, culturais, ticas ou altrusticas

Exemplos de Valores Econmicos dos Recursos da Biodiversidade Valor de Uso Valor Direto
Proviso de recursos bsicos: alimentos, medicamentos e no-madeireiros, nutrientes, turismo Uso noconsumptivo: recreao, marketing Recursos genticos plantas Proviso de benefcios associados de informao, como conhecimento cientfico

Valor Passivo ou de No-uso Valor de Opo


Preservao de valores de uso direto e indireto Florestas como objetos de valor intrnseco, como uma doao, um presente para outros, como uma responsabilidade. Inclui valores culturais, religiosos e histricos

Valor Indireto
Fornecimentos de suportes para as atividades econmicas e bem-estar humano: p.ex, proteo dos corpos d'gua, estocagem e reciclagem de lixo. Manuteno da diversidade gentica e controle de eroso. Proviso de recursos bsicos: p.ex., oxignio, gua e recursos genticos

Valor de Existncia

Fonte: SBSTTA (1996)

57 MTODOS DE FUNO DE PRODUO Uma das tcnicas de valorao mais simples e, portanto, largamente utilizada, o mtodo da funo de produo. Neste mtodo, observa-se o valor do recurso ambiental E pela sua contribuio como insumo ou fator na produo de um outro produto Z, isto , o impacto do uso de E em uma atividade econmica. Assim, estima-se a variao de produto de Z decorrente da variao da quantidade de bens e servios ambientais do recurso ambiental E utilizado na produo de Z. Este mtodo empregado sempre que possvel obterem-se preos de mercado para a variao do produto Z ou de seus substitutos. Duas variantes gerais podem ser reconhecidas: mtodo da produtividade marginal e mtodo dos bens substitutos. A seguir discutiremos em separado a parte terica destas variantes, embora a parte de avaliao de vieses e orientaes seja apresentada em conjunto. Para entender melhor as premissas dos mtodos com base em funo de produo, vamos elaborar em mais detalhes sua construo analtica. Suponha uma funo de produo de Z, tal que o nvel de produo de Z dado pela seguinte expresso: (3) Onde X um conjunto de insumos formado por bens e servios privados e E representa um bem ou servio ambiental gerado por um recurso ambiental que utilizado gratuitamente, ou seja, seu preo de mercado pE zero. Note que E representa, assim, um valor de uso para na produo de Z. Sendo pZ e pX os preos de Z e X, a funo do lucro (p) na produo de Z seria: (4) O produtor ajusta assim a utilizao do seu insumo de forma a maximizar o seu lucro. Assumindo que a variao de Z marginal e, portanto, no altera seu preo, a variao de lucro seria: (5) e (6) Ou seja, a variao de lucro do usurio de E igual ao preo de Z multiplicado pela variao de Z quando varia E. [10]

58

MTODO DA PRODUTIVIDADE MARGINAL

O Mtodo da produtividade marginal atribui um valor ao uso da biodiversidade relacionando a quantidade de um recurso ambiental diretamente produo de outro produto com preo definido no mercado. Como exemplo de funo dose-resposta, podemos citar o nvel de contaminao da gua representando a dose de poluio, e a queda da qualidade dos rios e conseqente diminuio da produo pesqueira representando a resposta.Dose tambm pode ser o nmero de predadores naturais das pragas que prejudicam uma produo agrcola, cuja queda ter como resposta a diminuio da produtividade agrcola.Relacionando a dose de poluio com degradao resposta do ativo ambiental poludo ou degradado na produo; um modelo econmico que mensure o impacto financeiro destas alteraes no processo produtivo. O mtodo da produtividade marginal estima apenas uma parcela dos benefcios ambientais, e os valores tendem a ser subestimados. Os valores de existncia, como a preservao das espcies no fazem parte das estimativas, pois a funo de produo capta apenas os valores de uso do recurso ambiental. FUNDAMENTAO TERICA O mtodo da produtividade marginal assume que pZ conhecido e o valor econmico de E (VEE) seria: (7) Observe que VEE, nestes casos, representa apenas valores de uso diretos ou indiretos relativos a bens e servios ambientais utilizados na produo. Vale ressaltar que a estimao da funo de produo F no trivial quando as relaes tecnolgicas so complexas. Alm do mais, as especificaes de E em F so difceis de serem captadas diretamente na medida em que E corresponde geralmente a fluxos de bens ou servios gerados por um recurso ambiental que depende do seu nvel de estoque ou de qualidade. Logo, se faz necessrio conhecer a correlao de E em F ou, se possvel mais especificamente, as funes de dano ambiental ou as funes dose-resposta (DR) onde:

(8) onde xi so as variveis que, junto com o nvel de estoque ou qualidade Q do recurso, afetam o nvel de E. Assim, (9)

59 Estas funes DRs procuram relacionar a variao do nvel de estoque ou qualidade (respectivamente, taxas de extrao ou poluio) com o nvel de danos fsicos ambientais e, em seguida, identificar o efeito do dano fsico (decrscimo de E) em certo nvel de produo especfico. Um exemplo de DR so as que relacionam o nvel de poluio da gua (Q) que afetam a qualidade da gua (E) que, por sua vez, afeta a produo pesqueira (Z). Outro exemplo, o nvel de uso do solo (Q) que afeta a qualidade do solo (E) e, assim, afeta a produo agrcola (Z). [11] Determinada a DR, possvel, ento, estimar a variao do dano em termos de variao no bem ou servio ambiental que afeta a produo de um bem. Funes de danos podem, contudo, apresentar mais dificuldades que as funes tecnolgicas de produo, medida que as relaes causais em ecologia so ainda pouco conhecidas e de estimao bastante complexa. As relaes ecolgicas requerem estudos de campo mais sofisticados e a considerao de um nmero maior de variveis. Questes como resilincia e capacidade assimilativa no permitem a determinao de formas funcionais simples para as DRs e suas respectivas funes de produo. Dessa forma, antes de avaliar os vieses estimativos do mtodo da produtividade marginal, examinemos os mtodos que recorrem a mercado de bens substitutos com procedimentos semelhantes ao da produtividade marginal. MTODOS DE MERCADO DE BENS SUBSTITUTOS FUNDAMENTAO TERICA Muitas vezes no conseguimos obter diretamente o preo de um produto afetado por uma alterao ambiental, mas podemos estim-lo por algum substituto existente no mercado.A metodologia de mercado de bens substitutos parte do princpio de que a perda de qualidade ou escassez do bem ou servio ambiental ir aumentar a procura por substitutos na tentativa de manter o mesmo nvel de bem estar da populao.As propriedades ambientais so demasiadamente complexas e suas funes no ambiente pouco conhecidas para acreditarmos que possam ser substitudas eficientemente.As estimativas so em geral subdimensionadas, pois tendem a considerar apenas os valores de uso dos recursos ambientais. Outros mtodos que utilizam preos de mercado, e na hiptese de variaes marginais de quantidade de Z devido variao de E, podem ser adotados com base nos mercados de bens substitutos para Z e E. Estes mtodos so importantes para os casos onde a variao de Z, embora afetada por E, no oferece preos observveis de mercado ou so de difcil mensurao. Casos tpicos seriam aqueles em que Z tambm um bem ou servio ambiental consumido gratuitamente, ou as funes de produo e/ou dose-resposta no esto disponveis, ou ainda encerram um esforo de pesquisa incomensurvel. Por exemplo, um decrscimo do nvel de qualidade da gua Q das praias resulta em um decrscimo de uma amenidade E que um servio ambiental de recreao cuja cobrana pelo seu uso no existe ou limitada. Embora a proviso de E seja gratuita, a perda da sua qualidade ou escassez pode induzir ao uso de outros bens para realizar substituies de E. Ou seja, aumenta a demanda por substitutos perfeitos (S) [12] de E. Substitutos perfeitos so aqueles em que o decrscimo de consumo de uma unidade pode ser compensado pelo uso de outro recurso por uma magnitude constante. Logo:

60 (10) Assim, para manter o produto de Z constante, uma unidade a menos de E ser compensada por uma unidade a mais de S. Logo a variao de E ser valorada pelo preo de S (PS) observvel no mercado. Esta substituio far com que os usurios incorram em um custo privado no consumo do bem substituto cS = PS .DE. Pensando numa firma como a usuria de E, existir na funo de lucro um custo cs que ser igual ao valor da produtividade marginal de E . Dessa maneira, o custo cs refletiria o valor de uso para firma derivado do recurso E. Da mesma forma, os indivduos nas suas funes de utilidade podem encontrar substitutos perfeitos para o produto Z que consomem quando sua disponibilidade se altera devido a variao de E. Logo: (11) onde U(Z+S,Y1,...,Yn) denominada como uma funo de produo familiar e Y os bens da cesta de consumo familiar. No caso, U pode ser tambm expressa por uma funo de gastos (ou dispndios) familiar. Assim, reduzindo uma unidade de Z devido a DE, o valor de uma unidade de Z ser ps. Neste caso: (12) Portanto, existir um cs positivo na funo de gastos dos indivduos equivalente a ps DZ. Note que estes mtodos tambm admitem que variaes de E ou Z no alteram preos dos seus substitutos e, portanto, no induzem a variaes do excedente do consumidor e produtor. Dessa forma, com base em mercados de bens substitutos podemos generalizar trs mtodos que so normalmente de fcil aplicao, como segue:
Custo de reposio: quando o custo cs representa os gastos incorridos pelos usurios em bens substitutos para garantir o nvel desejado de Z ou E. Por exemplo: custos de reflorestamento em reas desmatadas para garantir o nvel de produo madeireira; custos de reposio de fertilizantes em solos degradados para garantir o nvel de produtividade agrcola; ou custos de construo de piscinas pblicas para garantir as atividades de recreao balneria quando as praias esto poludas.

Gastos defensivos ou custos evitados: quando cs representa os gastos que seriam incorridos pelos usurios em bens substitutos para no alterar o produto de Z que depende de E. Por exemplo: os gastos com tratamento de gua (ou compra de gua tratada) que so necessrios no caso de poluio de mananciais; os gastos com medicamentos para remediar efeitos na sade causados pela poluio; ou gastos de reconstruo de reas urbanas devido a cheias de rios causadas por excesso de sedimentao em virtude da eroso do solo.

Custos de controle: danos ambientais poderiam ser tambm valorados pelos custos de controle que seriam incorridos pelos usurios para evitar a variao de E. Por exemplo,

61 quanto as empresas ou famlias deveriam gastar em controle de esgotos para evitar a degradao dos recursos hdricos. Estes custos poderiam ser considerados como investimentos necessrios para evitar a reduo do nvel de estoque do capital natural. Este mtodo mais empregado em contas ambientais associadas s contas nacionais de forma a representar investimentos necessrios para compensar o consumo de capital natural (ver Quadro 5). Note que a hiptese de substitutibilidade assume a existncia de substitutos perfeitos que encerram a mesma funo do recurso ambiental. Esta possibilidade, entretanto, difcil de ocorrer no mundo real e bens e servios privados sero substitutos apenas de algumas caractersticas dos bens e servios ambientais. No caso das praias poludas, por exemplo, os valores estimados por estes mtodos poderiam ser investimentos em piscinas pblicas, ou gastos defensivos para evitar doenas de veiculao hdrica, ou mesmo investimentos em atividades de controle da poluio. Em todos os casos acima, a hiptese de substituio perfeita no se aplicaria. Mesmo que isto seja possvel, se E somente captura alguns bens e servios ambientais que representam algumas parcelas do valor do meio ambiente, ento S tambm refletir estas parcelas. Ou seja, muito difcil identificar um substituto perfeito de recursos ambientais, mesmo por investimentos em reposio. Conseqentemente, o uso de mercados de bens substitutos pode induzir a subestimaes do valor econmico do recurso ambiental. Uma outra variante do mtodo de bens e servios privados substitutos o mtodo do custo de oportunidade. Este mtodo mensura as perdas de renda nas restries da produo e consumo de bens e servios privados devido s aes para conservar ou preservar os recursos ambientais. Observe que este mtodo simplesmente indica o custo econmico de oportunidade para manter o fluxo de E, isto , a renda sacrificada pelos usurios para manter E no seu nvel atual. Por conseguinte, este mtodo amplamente utilizado para estimar a renda sacrificada em termos de atividades econmicas restringidas pelas atividades de proteo ambiental e, assim, permitir uma comparao destes custos de oportunidade com os benefcios ambientais numa anlise de custo-benefcio. Observe que o mtodo do custo de oportunidade no valora diretamente o recurso ambiental, mas, sim, o custo de oportunidade de mant-lo. Por exemplo, no inundar uma rea de floresta para gerao de energia hidreltrica significa sacrificar a produo desta energia, ou criar uma reserva biolgica significa sacrificar a renda que poderia ser gerada por usos agrcolas nesta rea. VIESES ESTIMATIVOS DOS MTODOS DE FUNO DE PRODUO A) COBERTURA DO VALOR ECONMICO

O valor de E quando identificado como insumo, dado pela expresso (7), consegue apenas refletir as variaes de produo de Z quando E varia. Ou seja, apenas capta os valores de uso direto e indireto que E oferece para a gerao do fluxo de produo de Z. Assim, valores de opo e existncia no podem ser capturados com este mtodo. Dessa forma, o mtodo de produtividade subestima o valor correto de E nos casos onde valores de opo e existncia so positivos.

62 Quando mercados de bens substitutos so utilizados, a possibilidade de perfeita substituio determinar a cobertura das parcelas do valor de opo, embora o valor de existncia no seja tambm captado uma vez que se admite substituio. B) MENSURAO DAS VARIAES DE BEM-ESTAR

Se a variao de E altera os preos pz e px, ento ocorrero ajustes em outros setores que resultaro em variaes no excedente do consumidor de Z, e seus bens substitutos ou complementares, e tambm no excedente do produtor de quem utiliza X e seus bens substitutos ou complementares. Tais ajustes, em outros mercados, somente seriam possveis de identificao em modelos de equilbrio geral que requerem uma alta sofisticao estatstica e de base de dados. Assim, existindo evidncias de alteraes significativas de preo, o mtodo de produtividade determinar valores incorretos de E, em termos de variao de bemestar, que podero estar tanto subestimados como superestimados, dependendo da magnitude e sinal das variaes de excedente. C) QUALIDADE DAS ESTIMATIVAS O preo de mercado de Z ou X pode no ser uma boa medida do custo de oportunidade de Z ou X, ou seja, o respectivo preo de eficincia. Portanto, o valor da produtividade marginal de E pode estar incorreto mesmo para captar valores de uso. Neste caso, o vis estimativo depender do nvel de distoro existente na formao do preo de Z e X. A correo deste vis no elimina os vieses acima, mas permite uma estimativa mais correta do valor de uso (ver Quadro 3) D) RESUMO E RECOMENDAES Os mtodos de preo de mercado de variaes marginais analisados nesta seo aplicam-se, na maioria das vezes, de maneira muito simples. A utilizao de preos de mercado garante uma medida mais objetiva do valor econmico do recurso ambiental para o pblico em geral, uma vez que representam valores reconhecidos no mercado. Talvez seja este o motivo da maior utilizao destes mtodos e tambm da sua predileo em meios profissionais que lidam com valorao ambiental. No entanto, as estimativas que estes mtodos oferecem no esto livres de restries. A limitao mais importante seria a no cobertura de valores de opo e existncia. Todavia, vale ressaltar que, em vrios casos, a simples identificao de valores de uso permite ao analista descartar ou ajustar decises de investimento que gerem um uso mais eficiente do recurso ambiental em anlise. Para isso, entretanto, h que se conhecer com preciso as relaes entre atividades econmicas e meio ambiente. Mesmo quando as funes de produo e dose-respostas so bem estimadas, identificam-se vieses estimativos importantes que apontam para a necessidade de se considerarem ajustes de mercado - alterao de preos e quantidades consumidas. Embora variaes de preo e quantidade possam e devam ser melhor captadas com modelos de equilbrio geral, que avaliam os efeitos intra-setoriais na economia devido alterao de pontos de equilbrio em um determinado mercado, as estimativas das variaes de bem-estar dependero da introduo de medidas de excedente do consumidor com base na disposio a pagar e a aceitar. Esta ser a questo central dos mtodos apresentada a seguir.

63 Assim, os mtodos de funo de produo so ideais, principalmente para valoraes de recursos ambientais, cuja disponibilidade, por serem importantes insumos da produo, afeta o nvel do produto da economia. Embora o mtodo da produtividade marginal oferea indicadores monetrios bastante objetivos e com base em preos observveis de mercado, o analista deve ter cuidado para que as mensuraes, aparentemente triviais, no se tornem enviesadas e vazias de contedo econmico. Para evitar tais situaes, recomenda-se: Analisar se o preo de mercado do bem ou servio privado, o qual est sendo utilizado para a valorao, reflete o seu custo de oportunidade (preo-sombra). Caso no reflita, realizar os ajustes de forma a corrigir estes preos. Determinar o impacto em termos de produo, devido variao da disponibilidade do recurso ambiental, para avaliar a hiptese de preos inalterados. Caso existam evidncias sobre significantes alteraes de produto que afetariam o nvel de preo, o analista deve procurar avaliar possveis variaes do excedente do consumidor; Avaliar criteriosamente a confiabilidade das funes de produo e de dano e da base de dados que sero utilizadas. Evitar utilizar em um local as funes estimadas para um outro local, dado que as condies ambientais ou de oferta de recursos ambientais so quase sempre distintas. Note que cada funo reflete a tecnologia local e sua base de recursos ambientais. Oferecer uma dimenso clara e especfica da parcialidade das estimativas dos valores de uso estimados em relao a outros valores de uso e no-uso que fazem parte do valor econmico total, mas que no foram estimados. Realizar, sempre que possvel, anlises de sensibilidade com parmetros que afetam os resultados. MTODOS DE FUNO DE DEMANDA

Os mtodos de funo de produo analisam casos onde o recurso ambiental est associado produo de um recurso privado e geralmente assumem que as variaes na oferta do recurso ambiental no alteram os preos de mercado. Os mtodos de funo de demanda, por outro lado, admitem que a variao da disponibilidade do recurso E altera o nvel de bem-estar das pessoas e, portanto, possvel identificar as medidas de disposio a pagar (ou aceitar) das pessoas em relao a estas variaes. Identificada a funo de demanda D para E , o valor econmico de uma variao de E seria dada pela variao do excedente do consumidor (DEC), tal que:

(13) onde p1 e p2 so as medidas de disposio a pagar (ou aceitar) relativas variao da disponibilidade de E. Duas variantes deste mtodo podem ser generalizadas: mtodos dos bens complementares (preos hednicos e custo de viagem) e mtodo da valorao contingente.

64

MTODOS DE MERCADOS DE BENS COMPLEMENTARES FUNDAMENTAO TERICA Da mesma forma que mercados de bens e servios privados substitutos a bens e servios ambientais podem oferecer medidas de valor de uso dos recursos ambientais quando estes representam a produo de um bem de demanda final que no tem preo observvel, tambm mercados de bens e servios privados complementares a bens e servios ambientais podem ser utilizados para mensurao do valor de uso de um recurso ambiental. Bens perfeitamente complementares so aqueles consumidos em propores constantes entre si. Dessa forma, uma anlise que recorra aos mercados destes bens ou servios privados complementares pode gerar informaes sobre a demanda do bem ou servio ambiental relacionado com estes. Se um bem um complementar perfeito a outro bem, seu valor ser zero se a demanda pelo outro bem for zero. Ou seja, existe uma funo utilidade onde X um vetor de quantidades de bens privados e Q o bem ou servio natural no valorado no mercado complementar a X, na seguinte forma: (14) Maximizando U sujeito a restrio oramentria Y=PX, permite que diversos pontos da demanda individual de Xi em X sejam identificados, tal que: (15) Como Q influencia a demanda ordinria de Xi, ento, estimando a demanda de Xi para vrios nveis de Q, possvel estimar indiretamente a demanda de Q. Da medidas de variao do excedente do consumidor marshallianas de variaes de Q' para Q'' podem ser estimadas como a rea entre as curvas de demandas Xi(P, Q',Y) e Xi(P, Q", Y). Entretanto, conforme veremos estas transformaes no so triviais e, portanto, vamos discutir dois mtodos com base nestes fundamentos tericos. MTODO DE PREOS HEDNICOS [13] FUNDAMENTAO TERICA Este mtodo estabelece uma relao entre atributos de um produto e seu preo de mercado. Pode ser aplicado a qualquer tipo de mercadoria, embora seu uso seja mais freqente em preos de propriedades. A produtividade marginal impactar diretamente no preo das terras produtivas.Transportando este raciocnio para uma rea residencial, o mtodo de preos hednicos supe que as caractersticas ambientais iro interferir nos benefcios dos moradores, afetando tambm o preo das mercado das residncias. Alem das caractersticas estruturais, como a rea construda e o nmero de cmodos, e das caractersticas ambientais do local de construo, tambm faro parte do modelo ecoonomtrico os ndices scioeconmicos da regio, e outras variveis que possam influenciar o valor da residncia.

65 A base deste mtodo a identificao de atributos ou caractersticas de um bem composto privado cujos atributos sejam complementares a bens ou servios ambientais. Identificando esta complementaridade, possvel mensurar o preo implcito do atributo ambiental no preo de mercado quando outros atributos so isolados. O exemplo mais associado valorao ambiental relativo aos preos de propriedade. Diferentes unidades de propriedade tero diferentes nveis de atributos ambientais (qualidade do ar, proximidade a um stio natural, etc) e, portanto, se estes atributos so valorados pelos indivduos, as diferenas de preos das propriedades devido diferena de nvel dos atributos ambientais devem refletir a disposio a pagar por variaes destes atributos. Generalizando, suponha que um bem composto privado X tenha uma oferta perfeitamente inelstica, de forma que a oferta no varia quando o preo varia. Se a demanda por E, um bem ou servio ambiental complementar a X, aumenta ento aumentar tambm a demanda por X. Conseqentemente, como a oferta perfeitamente inelstica, todo aumento de oferta ser capitalizado no preo de X. Isto , alteraes de E alteram preos e no quantidades. Este mtodo permite avaliar o preo implcito de um atributo ambiental na formao de um preo observvel de um bem composto. Seja P o preo de uma propriedade, que pode ser assim expresso: (16) onde ai representa os vrios atributos da propriedade i e Ei representa o nvel do bem ou servio ambiental E associado a esta propriedade i. A funo f, estimada com base em observaes de Pi, denominada de funo hednica de preo e o preo implcito de E, pE, ser dado por F/E. Assim, pE ser uma medida de disposio a pagar por uma variao de E.

VIESES ESTIMATIVOS DO MTODO DE PREOS HEDNICOS A) COBERTURA DO VALOR ECONMICO

Este mtodo apenas capta os valores de uso direto e indireto e de opo. O prprio fato de admitir fraca complementaridade, isto , a demanda pelo atributo ambiental zero quando a demanda por propriedades com este atributo zero, elimina a possibilidade de captar valores de no-uso.

B) MENSURAO DAS VARIAES DE BEM-ESTAR A medida estimada de disposio a pagar, pE, valora apenas a disposio a pagar de variaes marginais do atributo ambiental em um ponto observvel de E. Para valorar variaes no marginais, preciso transformar f em uma curva de demanda f' que identifique a variao de

66 pE quando ocorrem variaes no marginais de E. Esta curva f' ser formada pelas derivadas de f para cada nvel de E, conforme mostra o Grfico 2. Esta seria uma curva de demanda inversa do mercado com base em observaes de preos de equilbrio, onde os indivduos, nas suas aquisies de propriedades, igualam a diferena do preo da propriedade que os vendedores esto a aceitar com sua disposio a pagar pela diferena do atributo ambiental. Isto , pE so preos de equilbrio do mercado, nos quais as transaes se efetuam, e no funes de demanda onde os valores da disposio a pagar dos compradores so identificados. Observe que, se os indivduos tm rendas e funes de utilidade idnticas, esta curva f ' mediria com preciso as variaes de bem-estar de cada indivduo. Entretanto, estas so suposies muito fortes. Para transformar, ento, esta curva f'(E) em uma funo generalizada da curva de disposio a pagar, [14] como as curvas D do Grfico 1, utiliza-se geralmente um outro estgio de regresso estatstica. Se a oferta de propriedades perfeitamente inelstica, os indivduos estaro restritos a uma quantidade fixa de propriedades que apresentam distintos conjuntos de atributos. Uma transformao possvel de f' ser dada pela regresso entre valores estimados de pE com o respectivo nvel do atributo ambiental e outras variveis scioeconmicas do indivduo (renda, idade, escolaridade, etc). Considerando-se estas variveis, define-se uma funo de demanda que pode ser aplicada para estimar a disposio a pagar para cada grupo de indivduos de acordo com as variveis scioeconmicas. A partir da identificao destes grupos, estimam-se os valores do excedente do consumidor referente a uma variao discreta de E para cada grupo. O excedente total dado pela agregao destes excedentes parciais. Note, entretanto, que qualquer outra suposio sobre a estrutura do mercado de propriedades levar a uma especificao menos trivial e mais controversa da funo de demanda que no vamos aqui analisar. [15] C) QUALIDADE DAS ESTIMATIVAS

Observe que a necessidade de levantamento de dados para este mtodo significativa. Requer, alm dos indicadores ambientais, informaes dos vrios atributos que influenciam o preo da propriedade, como as prprias caractersticas da propriedade (tamanho, grau de conservao, benfeitorias, etc), as facilidades de servios (comerciais, transporte, educao), a qualidade do local (vizinhana, taxa de criminalidade, etc) e tambm informaes scioeconmicas dos proprietrios sobre uma amostra representativa das propriedades de uma regio. Para que seja possvel isolar o atributo ambiental, este deve ser definido com certo cuidado de forma a especificar com preciso o bem ou servio ambiental em anlise. Por exemplo, indivduos podem optar por uma certa propriedade devido a sua qualidade do ar ou proximidade a uma praia, mas, certamente, no o faro com base em medidas de poluentes isolados e, sim, por uma percepo conjunta da qualidade ambiental gerada por um certo nvel de inmeros servios ambientais. A transformao desta percepo de qualidade em nveis de concentrao de poluentes pode no ser trivial.

67 Outro problema refere-se s dificuldades economtricas com as estimaes de funes hednicas, principalmente com respeito multicolinearidade de atributos (inclusive os ambientais) e a identificao da forma funcional. Tambm possvel que preos de propriedade sejam subestimados por razes fiscais, como, por exemplo, reduzir o valor do imposto de transmisso da propriedade ou para reduzir variaes patrimoniais. Outro vieacute;s seria a internalizao de futuras melhorias (ou pioras) ambientais nos preos atuais, de forma que a atual condio ambiental representada no atributo observado no fosse a mais apropriada. Uma alternativa para contornar estes vieses seria, ento, utilizar valores de aluguel ao invs de preos de transferncia de propriedade. Entretanto, vale ressaltar que, mesmo adotando-se valores de aluguel, h que se admitir a existncia de informao precisa para os indivduos no mercado de propriedades e que estes indivduos esto constantemente reavaliando suas decises locacionais. D) RESUMO E RECOMENDAES O mtodo do preo de propriedade pode ser uma forma bastante til para captar medidas de disposio a pagar por valores de uso do meio ambiente. Todavia, estas medidas sero mais acuradas quando mensurarem variaes marginais na disponibilidade destes bens. Para estimar variaes de bem-estar para variaes no marginais, algumas hipteses sobre o funcionamento do mercado de propriedades tero que ser assumidas. Adicionalmente, a demanda por informaes bastante significativa e a qualidade dos dados afetar sensivelmente a qualidade das estimativas. Dessa forma, as estimativas de uma pesquisa realizada para um local no devem ser transferidas para outro local. A necessidade de admitir hipteses irrealsticas sobre o mercado de propriedades e a exigncia de um levantamento sofisticado de informaes tm contribudo para que este mtodo do preo de propriedade seja utilizado com bastante precauo. Poucos so os estudos de caso que dele se valeram para valoraes de benefcios da biodiversidade. Assim, o mtodo dos preos de propriedade recomendvel somente nos casos: Onde existe alta correlao entre a varivel ambiental e o preo da propriedade.

Em que possvel avaliar se todos os atributos que influenciam o preo de equilbrio no mercado de propriedades, em anlise, podem ser captados. Caso contrrio, procure considerar a adoo de outros mtodos. Em que as hipteses adotadas para clculo do excedente do consumidor, com base nas medidas estimadas do preo marginal do atributo ambiental, podem ser realistas. Caso contrrio, procure apresentar estimativas alternativas para cada hiptese. MTODO DO CUSTO DE VIAGEM (MCV) FUNDAMENTAO TERICA Uma das mais antigas metodologias de valorao econmica o custo de viagem.Ela utilizada para a valorao de stios naturais de visitao pblica.O valor de recurso ambiental

68 ser estimado pelos gastos dos visitantes para se deslocar ao stio, incluindo transporte, tempo de viagem, taxa de entrada e outros gastos complementares.Os dados sero obtidos atravs de questionrios aplicados a uma amostra da populao no local de visitao. Este mtodo estima uma demanda por E com base na demanda de atividades recreacionais, associadas complementarmente ao uso de E que pode ser, p.ex., um stio natural. A curva de demanda destas atividades pode ser construda com base nos custos de viagem ao stio natural onde E oferecido. Basicamente, o custo de viagem representar, assim, o custo de visitao do stio natural. Quanto mais longe do stio natural os seus visitantes vivem, menos uso deste (menor nmero de visitas) esperado que ocorra porque aumenta o custo de viagem para visitao. Aqueles que vivem mais prximos ao stio tendero a us-lo mais (maior nmero de visitas), na medida em que o preo implcito de utiliz-lo, o custo de viagem, ser menor. Zonas residenciais so, assim, definidas por distncias ao stio natural e, neste sentido, deve ser conhecida a populao e outras variveis scioeconmicas zonais (renda per capita, distribuio etria, perfil de escolaridade, etc). Atravs de uma pesquisa de questionrios realizada no prprio stio natural, possvel levantar estas mesmas informaes em uma amostra de visitantes. Assim, cada entrevistado informa seu nmero de visitas ao local, o custo de viagem, a zona residencial onde mora e outras informaes scioeconmicas (renda, idade, educao, etc). Com base neste levantamento de campo estima-se a taxa de visitao de cada zona i (Vi) da amostra (por exemplo, visitas por cada mil habitantes) que pode ser correlacionada estatisticamente com os dados amostrais do custo mdio de viagem da zona (CV) e outras variveis scioeconmicas zonais (Xi) na seguinte expresso: (17) Note que a incluso de variveis scioeconmicas servir para reduzir o efeito de outros fatores que explicam a visita a um stio natural. O escopo deste conjunto de informaes depender, entretanto, da significncia dos resultados economtricos. Esta funo f permite, ento, determinar o impacto do custo de viagem na taxa de visitao. Assim, a partir da funo f possvel inferir a taxa de visitao esperada de cada zona com base nas informaes zonais. Com esta taxa de visitao zonal estimada, podemos ao multiplic-la pela populao zonal conhecer o nmero esperado de visitantes por zona. Aumentando o custo de viagem de DCV a partir da zona onde CV zero, i.e., derivando f em relao a CV para cada zona, podemos agora medir a reduo do nmero de visitantes quando aumenta o custo de viagem e, portanto, estimar uma curva de demanda f' pelas atividades recreacionais do local. Esta curva de demanda f', por sua vez, revela a disposio a pagar por visitas, conforme mostra Grfico 2. A rea abaixo da curva f' mede, ento, o excedente do consumidor [16] em relao a E. Esta a suposio da complementaridade entre a visita ao stio natural e o consumo de E: se o nmero de visitas zero, a demanda por E ser tambm. [17] Observe que f' representa uma curva de demanda (D) pelo stio natural. Portanto, possvel estimar, a partir dela, a variao no nmero de visitantes quando se altera a taxa de admisso

69 cobrada pela entrada no parque. Assim, o MCV pode ser igualmente utilizado para estimativas de receitas relativas visitao do parque e uso das suas instalaes comerciais. O benefcio gerado pelo stio aos seus visitantes, representado pela variao do excedente do consumidor (DEC), seria ento:

(18) onde p o valor da taxa de admisso de entrada ao parque (p=0 se a entrada gratuita).

VIESES ESTIMATIVOS DO MTODO DO CUSTO DE VIAGEM

A)

COBERTURA DO VALOR ECONMICO

O mtodo do custo de viagem, pela suposio de complementaridade, no contempla custos de opo e de existncia dado que somente capta os valores de uso direto e indireto associados visita ao stio natural. Note que indivduos que no visitam o stio, mas apresentam valor de opo ou existncia, no so considerados.

B) MENSURAO DAS VARIAES DE BEM-ESTAR Dado o nvel atual de servios ambientais oferecidos num stio natural especfico, o mtodo do custo de viagem busca estimar o excedente do consumidor associado ao usufruto destes servios. Neste contexto, o valor do excedente do consumidor depende da condio de que a oferta de servios ambientais no stio e nos outros stios substitutos no se altere. Caso esta condio no possa ser garantida, a variao da oferta destes servios E teria que ser calculada com base numa funo f' para diversos stios naturais com distintos servios ambientais. Obviamente, esta uma tarefa que exigiria um imenso esforo de pesquisa e transformaes economtricas com significativos problemas de especificao. Qualquer que seja a abordagem, importante que os recursos ambientais analisados em cada local sejam bem especificados e possam refletir um especfico servio ambiental. Outro problema que a curva de demanda estimada atravs de f' assume que indivduos de todas as zonas residenciais tm a mesma funo de renda e utilidade. Uma soluo seria derivar, ento, curvas de demanda por classes de renda e depois agregar os diferentes excedentes do consumidor.

70 C) QUALIDADE DAS ESTIMATIVAS A maior crtica ao mtodo do custo de viagem diz respeito prpria mensurao deste custo. Dada uma determinada distncia, custos para certos meios de transporte so mais baixos do que para outros, mas, podem requerer tempos de viagem maiores. Da mesma forma, o tempo da visita no local tambm mantm uma relao direta com distncia. Assim, comum na literatura o uso de medidas de custo do tempo somadas aos custos de transporte e outros gastos que reflitam o consumo dos servios ambientais. [18] A valorao do tempo, por outro lado, no trivial. A taxa de salrio representa um bom indicador para o custo de oportunidade do lazer. Entretanto, distores no mercado de trabalho sugerem que taxas de salrios podem superavaliar o custo do lazer. Dessa forma, a determinao do custo de viagem com base no tempo poder afetar sensivelmente as estimativas deste mtodo. Outra restrio mensurao do custo de viagem refere-se possibilidade do visitante aproveitar a viagem para visitar outros stios com finalidades distintas. Detectar tal comportamento na pesquisa de campo importante e pode permitir ajustes nas estimativas.

D) RESUMO E RECOMENDAES O mtodo do custo de viagem, embora teoricamente consistente, apresenta algumas restries nos seus resultados, conforme apontadas adiante. (i) Deve ser observado que as estimativas derivadas do MCV so especficas para o valor de uso direto e indireto de um certo local. Portanto, a transferncia de estimativas de uma pesquisa de um certo local para outro no recomendvel. (ii) As hipteses assumidas para determinar os custos de viagem, que devem incluir tempo e excluir o consumo de outros servios no associados ao local, certamente afetam as magnitudes das medidas de variao de bem-estar. Para contornar ou minimizar estes problemas o analista deve: A) Realizar um levantamento de dados bastante abrangente e dispor de instrumental economtrico sofisticado. B) Utilizar o mtodo do custo de viagem somente para a estimao de valores de uso de stios naturais, embora quase sempre restrito ao objetivo de avaliar os benefcios recreacionais. C) Observar que, embora esta seja uma cobertura bastante restrita das estimativas do valor econmico, o MCV um instrumento valioso para definir e justificar aes de investimentos em stios naturais, inclusive para orientar formas de contribuio, tais como, taxas de admisso, servios de alimentao e outros. D) Avaliar, antes de aplicar o MCV, se as informaes disponveis permitem captar todos os fatores que esto influenciando as visitas ao parque.

71 E) Cuidar para que a apresentao dos resultados explicite as hipteses de valorao do custo/tempo de viagem e tambm as hipteses utilizadas para mensurar o excedente do consumidor. Mais uma vez, estimativas alternativas sob outras hipteses devem, sempre que possvel, ser apresentadas.

MTODO DA VALORAO CONTINGENTE (MVC) At ento, estivemos discutindo mtodos de valorao de recursos ambientais que se baseiam em preos de mercado de bens privados cuja produo afetada pela disponibilidade de bens e servios ambientais, ou que so substitutos ou complementares a estes bens ou servios. Ou seja, utilizam-se de mercados de recorrncia que transacionam bens e servios privados para derivar preferncias associadas ao uso de recursos ambientais. Assim sendo, observou-se que estes mtodos captam alguns valores de uso direto e indireto na medida em que estes so associados aos consumo dos bens privados. Mesmo que para alguns casos a mensurao de valores de opo possa ser considerada, a estimao do valor de existncia com estes mtodos impossvel por definio. Isto porque o valor de existncia no se revela por complementaridade ou substituio a um bem privado, uma vez que o valor de existncia no est associado ao uso do recurso e, sim, a valores com base unicamente na satisfao altrusta de garantir a existncia do recurso. Mesmo restritos a valores de uso, os mtodos acima analisados exigem hipteses sobre as complexas relaes tcnicas de produo ou de dano entre o uso do recurso ambiental e o nvel do produto econmico. O conhecimento destas determinante das magnitudes esperadas de variaes de bem-estar, que definem, por sua vez, a trivialidade do mtodo adotado. Igualmente restritivas so as transformaes das funes de demanda dos mercados de recorrncia em funes de demanda do recurso ambiental que requerem algumas hipteses rgidas sobre estes mercados para evitar esforos significativos de modelagem e de levantamento de dados, quase sempre com ajustes insatisfatrios de vises estimativos. Mais ainda limitantes podem ser as aproximaes imprecisas destas funes de demanda ordinrias em curvas compensadas que reflitam valores de disposio a pagar relativos a nveis constantes de utilidade mais apropriadas para medidas de bem-estar. O esforo economtrico nem sempre trivial ou satisfatrio quando se trata de captar a verdadeira medida de bem-estar. Conforme procuramos indicar, a escolha do mtodo apropriado tem que ser decidida na base da especificidade de cada caso em termos de que parcela do valor econmico que est se querendo medir vis a vis s informaes disponveis.

Вам также может понравиться