Вы находитесь на странице: 1из 17

Desenvolvimento sustentado - Patrimnio Arqueolgico e Tecnologias de Informao

Natlia Botica
Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, Braga, Portugal nb@uaum.uminho.pt

Francisco Sande Lemos


Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, Braga, Portugal lemos@uaum.uminho.pt

Maribel Yasmina Santos


Departamento de Sistemas de Informao da Universidade do Minho, Guimares, Portugal maribel@dsi.uminho.pt

Desenvolvimento sustentado - Patrimnio Arqueolgico e Tecnologias de Informao Resumo


As sociedades esto cada vez mais motivadas para preservarem os testemunhos do passado. Essa atitude, consubstanciada em polticas, leis, instituies e actividades tem gerado vrias iniciativas orientadas para a preservao e valorizao do patrimnio, como forma de salvar os testemunhos materiais do passado. As Tecnologias de Informao so relevantes na concretizao desta tarefa. Apoiam a gesto dos dados associados ao patrimnio arqueolgico e garantem o suporte a trabalhos de pesquisa e de divulgao dos valores patrimoniais. Estas tecnologias permitem ainda desenvolver modelos para elaborao de cartas arqueolgicas, delimitando reas de risco para salvaguarda de stios visveis. O patrimnio oculto, que surge muitas vezes onde menos se espera, pode tambm ser detectado com base nas ferramentas de Descoberta de Conhecimento em Base de Dados e cartografado em funo dos indicadores dos contextos e caractersticas de stios j referenciados.

Palavras chave: patrimnio arqueolgico, tecnologias de informao, descoberta de conhecimento em bases de dados. 1. Introduo Os ecossistemas humanizados nos quais se inserem um universo de numerosas formas de patrimnio sofreram e continuam a sofrer sucessivas agresses. O tempo, aliado ao crescimento demogrfico e outras alteraes da paisagem decorrentes das actividades industriais, agrcolas e florestais, constituem linhas de desenvolvimento que tm obliterado muito patrimnio. Despontam, no entanto, algumas louvveis iniciativas nas reas do turismo cultural, ecolgico ou histrico, orientadas para recreao de espaos e vivncias do passado. uma nova economia, cujo principal recurso so as paisagens culturais, que dever manter vivas, evitando a sua degradao e desaparecimento. O desenvolvimento destas actividades poder contribuir de forma decisiva para que o patrimnio seja estudado, preservado e valorizado. Tambm as Tecnologias da Informao tm assumido uma importncia crescente em todo o processo de registo e estudo dos valores patrimoniais. Comearam por proporcionar o uso de bases de dados onde se armazenava e geria a informao sobre os stios arqueolgicos. Com base nessa informao apoiaram de forma decisiva os projectos de investigao, o desenvolvimento de Sistemas de Informao Geogrfica, a reconstituio virtual de patrimnio e a criao de conhecimento arqueolgico. Este artigo encontra-se organizado da seguinte forma: na seco 2 apresenta-se um sistema de inventariao de Patrimnio, onde se procede ao registo e gesto da informao dos stios

arqueolgicos, aplicada ao Concelho de Fafe. Na seco 3 utiliza-se uma base de dados de arqueosstios para desenvolver um modelo de apoio prospeco de stios arqueolgicos. O exemplo apresentado o sistema de apoio prospeco arqueolgica para a regio de Trs-osMontes, onde se utiliza a Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados.

2. Gesto da Informao de Patrimnio Arqueolgico


O sistema de gesto de informao do patrimnio arqueolgico a seguir apresentado teve por base um trabalho realizado na Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho (UAUM) a fim de rever a Carta do Patrimnio Arqueolgico do PDM (Plano Director Municipal). As Cartas Arqueolgicas, sendo um inventrio o mais exaustivo possvel dos stios conhecidos, constituem um instrumento prvio fundamental para se definir uma poltica patrimonial e proceder adequada gesto dos bens arqueolgicos. A abordagem feita pela equipa pluridisciplinar da UAUM para proceder ao inventrio do patrimnio arqueolgico passou pela realizao de diversas tarefas, ressalvando-se: o estudo bibliogrfico e documental de todos os trabalhos anteriores, com referncias ao Concelho, incluindo o inventrio arqueolgico realizado em 1983; o estudo da cartografia da regio; a definio de formulrios a utilizar em campo; os trabalhos de prospeco no terreno; a anlise e tratamento da informao recolhida; a proposta de zonamentos arqueolgicos; a elaborao de memria cientfica.

Durante todo o processo foram utilizadas Tecnologias da Informao. Pretendeu-se criar um sistema capaz de reunir, guardar, processar e facultar dados relevantes para a concretizao dos objectivos definidos, mas que fosse tambm fonte de dados para outros trabalhos, nomeadamente a criao de uma pgina na Internet, a produo de contedos multimdia, a elaborao de folhetos de divulgao de patrimnio ou de roteiros culturais. A aplicao de Gesto da Informao do Patrimnio Arqueolgico de Fafe (GIPAF), assenta numa Base de Dados Relacional Oracle, a funcionar numa arquitectura cliente-servidor e possui trs componentes base:

Base de Dados; Base Cartogrfica; Banco de Imagens.

2.1.

Base de Dados

O inventrio dos stios do Concelho inclui a caracterizao de 265 arqueosstios, dos quais cerca de 100 surgiram como resultado deste trabalho, no constando da anterior carta arqueolgica (1983). Muitos destes locais so passveis de classificao e integrveis em itinerrios culturais e tursticos. O inventrio do patrimnio foi precedido de um levantamento das necessidades de informao, desenharam-se formulrios para levantamento de dados (figura 1) e foi criada uma base de dados, para registo dos elementos recolhidos durante as deslocaes aos stios e nas pesquisas bibliogrficas.

Figura 1 Formulrios de registo de patrimnio arqueolgico

Como interface do utilizador com a Base de Dados desenvolveu-se uma aplicao para gesto do material informativo. A aplicao denominada GIPAF, da qual se apresentam alguns ecrs na figura 2, permite gerir os dados, estruturados de acordo com as vrias componentes definidas: Identificao do Bem, Localizao, Registo de Estruturas e Materiais, Estado de Conservao, Situao e Valorizao Arqueolgica e Patrimonial.

Figura 2 Ecrs da aplicao de gesto da informao do GIPAF

O valor e utilidade da Informao no est apenas nos dados mas na utilizao que lhes dada. Tendo em mente esta premissa, definiram-se algumas queries para interrogao da Base de Dados e pr desenharam-se alguns relatrios, estruturados por tipo de stios e por freguesias. No entanto, h uma grande diversidade de reports possveis e que podem ser elaborados de acordo com as necessidades dos utilizadores.

Figura 3 Listagens do GIPAF

2.2.

Base cartogrfica

Os mdulos de dados e de cartografia do GIPAF esto integrados, sendo as coordenadas geogrficas um dos pontos em comum. Sobre a cartografia digital, georefernciada, foram distribudos geograficamente os arqueosstios, utilizando uma simbologia prpria, de acordo com o tipo de stio (Figura 4).
Abrigo
Arqueosstio

Calada Caminho empedrado Castelo Roqueiro Cista Fojo Fortificao Gravura Igreja Marco Moinho Elico Necrpole

Pedra decorada Ponto Ponte Povoado Povoado Fortificado Tumulus

Villa Romana

Figura 4 Carta Arqueolgica do Concelho de Fafe (vista parcial)

Cada stio arqueolgico foi ainda associado a um tipo de zona, definida como zona cautelar ou zona non edificanti, para as quais foram estabelecidos zonamentos conforme o terreno. Esta base permitir s entidades competentes, criar/complementar um Sistema de Informao Geogrfica, onde para alm da distribuio espacial dos stios, se pode estabelecer a ligao Base de Dados para visualizao de outras informaes/imagens a eles associada.

2.3.

Banco de imagens

As alteraes constantes verificadas no territrio, nomeadamente as resultantes da forte presso urbanstica aumentam a importncia da existncia de Sistemas de Informao, onde a componente de imagem esteja presente e associada aos dados. Se a possibilidade de visualizar imagens dos stios parece, desde logo, uma componente fundamental do Sistema de Informao, esse valor crescer se considerarmos o facto dos stios poderem ser destrudos total ou parcialmente, de forma sbita ou inesperada. Alguns dos arqueosstios referidos no inventrio arqueolgico de Fafe de 1983 no foram localizados. A

associao de imagens do stio e de panormicas do local poder constituir um instrumento fundamental na sua localizao. Da inventariao de stios de patrimnio arqueolgico no concelho de Fafe consta um extenso banco de imagens, que foram devidamente catalogadas e classificadas.

Figura 5 Fotos de arqueosstios do Concelho de Fafe

3. Sistema de Apoio Prospeco Arqueolgica


Foi j referida a importncia das Tecnologias de Informao por permitirem a gesto dos dados do patrimnio, para que os investigadores possam trabalh-los e as entidades responsveis assegurem a sua conservao e valorizao. A elaborao das cartas patrimoniais, com base no inventrio de todos os bens prospectados, fomenta tambm a cartografia de zonas de risco que devem ser preservadas, por forma a no danificar patrimnio existente. No entanto, muitas vezes as intervenes no subsolo vm revelar a existncia de patrimnio desconhecido e ainda no inventariado. Dada a grande presso construtiva, nomeadamente em meios urbanos, o patrimnio descoberto no como resultado de sondagens e escavaes programadas mas, em muitos casos, em consequncia de empreendimentos pblicos e privados cujos impactos patrimoniais so, muitas vezes, subavaliados. Existindo j um inventrio dos stios arqueolgicos possvel utilizar a Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados (DCBD), para apoiar o desenvolvimento de algum

conhecimento sobre o patrimnio oculto, tendo em vista a sua preservao e mesmo posterior valorizao. Por outro lado a avaliao dos impactos poderia ser mais precisa se, antes de qualquer interveno no subsolo, fosse possvel utilizar uma ferramenta de apoio indicativa do potencial patrimnio de determinada zona ou local. O modelo preditivo apresentado a seguir, Sistema de Apoio Prospeco Arqueolgica (SAPA), pretende ser um contributo para este objectivo, ao desenvolver um sistema para apoiar o arquelogo e as instituies da tutela na prospeco e cartografia de potenciais arqueosstios. O SAPA tem por base principal um inventrio realizado sobre o patrimnio arqueolgico de Trs-os-Montes Oriental, reunida em catlogo [Lemos 1993] e utiliza a ferramenta de Descoberta de Conhecimento Clementine v5.2 do SPSS Inc.. No processo de DCBD realizam-se vrias tarefas, dedicando-se as primeiras preparao dos dados, sobre os quais se vo aplicar tcnicas de DM, aps o que se segue a validao e incorporao de conhecimento j existente. Todo o processo muito iterativo (figura 6), pelo que no final de cada tarefa pode existir a necessidade de voltar a realizar tarefas anteriores, para incluir alteraes identificadas em fases mais avanadas.
Seleco

Bases de Dados

Dados a analisar

Tratamento

Dados tratados

Pr-processamento

Dados pr-processados

Data Mining

Interpretao
Conhecimento Padres

Figura 6 Fases do processo de DCBD (Adaptado de [FAYYAD et al. 1996])

Na figura 6 apresentam-se as 5 etapas que integram o processo de descoberta de conhecimento: Seleco dos dados; Tratamento dos dados; Pr-processamento dos dados; Aplicao de algoritmos de Data Mining;

Interpretao e validao dos resultados.

O modelo preditivo SAPA foi desenvolvido executando todas estas tarefas, algumas delas repetidas vrias vezes, para melhorar o seu desempenho.

3.1.

Seleco de dados

Na fase de seleco dos dados verificaram-se os dados disponveis, representados nas tabelas da figura 6. Sobre as tabelas de dados iniciais foi feita uma seleco, que constituiu a primeira fase do processo de DCBD. Tendo em mente o objectivo do trabalho, comeou-se por retirar todos os dados que, por terem carcter meramente informativo, no so relevantes para este processo. Foi o caso das Referncias Bibliogrficas, Topnimos dos stios, Nmero atribudo no catlogo, cdigo de diviso administrativa (LOCADM), Lugar e nmero da Carta Militar.
Stio Referncias_Bibliograficas Stio Topnimos Nmero LOCADM Lugar Descrio Estruturas Materiais Interpretao Cronologia_relativa Referncias_cronolgicas Observaes

CDA Codigo Designao

Caracteristicas_fisiogrficas Cd_stio Geomorfmac Geomorfmic Topografia Litologia Recursos Mineiros Hidrologia Recuraquif Solos Aptidsolo

Sub_Regio Cod_regio Cod_concelho Designao Caractersticas_local Localizao Cd_sitio Carta_Militar Longitude Latitude Altitude rea Cd_stio Ventos Sol Agro Pastorcia Silvi Cobertoveg Ecologia Estratgia Defnatural

Figura 7 Componentes da Base de Dados de stios arqueolgicos [Lemos 1993]

Aplicada a seleco dos dados, de acordo com o tipo de informao contida nos diversos atributos, procedeu-se avaliao dos valores dos campos seleccionados.

3.2.

Tratamento dos dados

O tratamento dos dados resultantes da fase de seleco iniciou-se com o processo de limpeza dos mesmos, tendo sido dada especial ateno ao tratamento dos valores omissos e dados inconsistentes ou invlidos. Os valores em falta para altitude, geomorfologia, topografia e

tipo de solos, foram preenchidos sempre que identificveis pelas as respectivas coordenadas geogrficas. Considerando que os atributos como a Exposio solar, Ventos, Agricultura, Pastorcia, Silvicultura, Cobertura vegetal, Recursos mineiros, Estratgia e Defesa natural, registavam uma taxa elevada de valores em falta e, no sendo possvel preencher os respectivos campos, optou-se por retir-los do conjunto de dados a analisar. Utilizando ferramentas de manuseamento de dados, foram encontrados e tambm retirados todos os registos com informao em duplicado e que resultaram da juno de Bases de Dados distintas, onde alguns stios arqueolgicos foram objecto de mltiplos tratamentos. Recorrendo s ferramentas grficas disponibilizadas pelo Clementine, como os histogramas e grficos de distribuio, foi possvel visualizar os dados e identificar algumas inconsistncias e erros de digitao.

3.3.

Pr-processamento dos dados

Concludas as duas fases anteriores feito um pr-processamento dos dados, de forma a facilitar a sua anlise. As principais transformaes operadas sobre os dados de stios arqueolgicos centraram-se na eliminao de variveis correlacionadas e na anlise e normalizao de variveis com significncia no modelo final. Valores contnuos da Altitude, Longitude e Latitude foram transformados em valores discretos, para serem analisados e agrupados por classes (Figura 8). O campo Tipologia, ilustrado no grfico da figura 8, resultou do pr-processamento realizado aos campos Interpretao, Estruturas e Materiais existentes na Base de Dados inicial. Estes campos continham um pequeno texto com a descrio do tipo de stio identificado e dos materiais l encontrados. A cada descritivo fez-se corresponder uma ou mais classes criadas para o efeito e foi registada a equivalncia com um valor do campo Tipologia. As classes criadas para o campo Tipologia apresentam os valores de povoados, fortificaes, povoados fortificados, necrpoles, santurios, rede viria, arte rupestre, epigrafia, minas, esconderijos e tesouros. Durante a fase de pr-processamento dos dados verificou-se ainda que alguns registos continham mltiplos valores para Estruturas, Interpretao e Cronologias. A ttulo de exemplo refere-se o caso de registos com dados como vicus; necrpole, ou tesouro monetrio; habitat romano que, aparecendo na coluna Interpretao, correspondem cada um a duas classes de Tipologia. Fazendo a correspondncia com as classes criadas para agrupamento

e normalizao dos dados, os valores de Interpretao Vicus; necrpole correspondem Tipologia povoado e necrpole e os valores como tesouro monetrio; habitat romano correspondem Tipologia tesouro e povoado. Os habitats foram muitas vezes locais de povoamento durante vrios perodos cronolgicos distintos, sendo frequente encontrar para um mesmo local duas cronologias distintas. Para estes casos procedeu-se tambm ao desdobramento dos registos. Os recursos aquferos, certamente relevantes na escolha dos locais de povoamento, estavam caracterizados nas tabelas de inventrio nas colunas Hidrologia e Recursos aquferos. Para facilitar o tratamento e anlise da informao, criou-se uma nova coluna Hierarquia hidrogrfica, que generaliza os dados relativos, criando classes de 1 a 6 de acordo com a maior ou menor proximidade dos cursos de gua principais (Figura 8).

Figura 8 Classes criadas para os valores da Altitude, Tipologia e Hierarquia hidrolgica

Um outro grfico apresentado na Figura 8 caracteriza a distribuio dos arqueosstios, de acordo com a tipologia criada. Assim pode verificar-se que a maioria dos arqueosstios so necrpoles, povoados e povoados fortificados. Poder, no entanto, causar alguma surpresa o facto de existirem mais necrpoles do que povoados, uma vez que seria expectvel que as necrpoles estivessem associadas a povoados. Tal acontece porque foram identificadas vrias necrpoles megalticas, tendo sido reduzidas as localizaes dos respectivos povoados. A Base de Dados de trabalho (Figura 2) contm alguns campos com informao correlacionada, isto com alguma informao redundante no contexto deste trabalho. o caso da coluna

Referncias cronolgicas que, para a DCBD, introduz informao correlacionada com a coluna Cronologia, pelo que foi suprimida. As colunas Hidrologia e Recursos aquferos apresentam tambm informao altamente correlacionada com a coluna Hierarquia hidrogrfica, criada para generalizao dos dados sobre a rede hidrogrfica. Deste modo, as colunas que lhe deram origem, Hidrologia e Recursos aquferos foram retiradas. Retiraram-se tambm as colunas Interpretao, Estruturas e Materiais por estarem altamente relacionadas com os dados da Tipologia, que resultaram da sua normalizao e generalizao. Como resultado das operaes realizadas, a tabela de dados a ser utilizada nas tarefas de Data Mining, ficou reduzida aos campos representados na Tabela 1.

Stios arqueolgicos
Tipologia Cronologia Altitude Latitude Longitude Litologia Geomorfologia Geomorfologia_mic Topografia Hierarquia_hidrogrfica Solos Paisagem Tabela 1 Tabela de dados aps o pr-processamento

3.4.

Anlise de relaes entre os dados

A partir dos elementos da Tabela 1 iniciou-se a fase de explorao dos dados, utilizando algumas tcnicas de visualizao disponveis no Clementine, nomeadamente os Web Nodes. Esta forma de apresentao grfica proporciona uma interpretao dos relacionamentos existentes entre os dados e possibilita a identificao das variveis mais influentes na construo do modelo preditivo. Este tipo de grficos facilitam a identificao de algumas relaes interessantes entre dois ou mais atributos simblicos. As ligaes so expressas graficamente, atravs de pontos, linhas e linhas sombreadas. As relaes mais fortes so as desenhadas a trao contnuo mais carregado,

passando a tracejada quando estamos perante relaes fracas. Dados no ligados indicam que no foi identificada qualquer relao entre eles.

Figura 9 Web nodes que relacionam a Tipologia com a Altitude e Hierarquia hidrogrfica e a Cronologia com a Altitude

Fazendo uma breve anlise aos grficos da Figura 9 pode constatar-se que os povoados, povoados fortificados e as necrpoles se distribuem por todo o territrio da regio. No entanto, o grfico das cronologias permite detectar que no perodo romano foram abandonados alguns povoados da Idade do Ferro, situados em altitudes acima dos 1000 m. Tal facto deve-se a uma estratgia diferenciada de povoamento, nestes dois perodos cronolgicos. Na Idade do Ferro h uma procura de locais com boas condies de visibilidade e boas caractersticas defensivas, havendo um equilbrio com o contexto natural, enquanto que no perodo romano houve uma hierarquia de povoamento influenciada por uma nova economia e uma nova rede de caminhos. Curiosamente as fortificaes aparecem a altitudes intermdias e os povoados fortificados esto distribudos por todo o territrio. De facto, as fortificaes isoladas ou associadas a povoamentos no privilegiam apenas a altitude, podendo concluir-se que as fortificaes tinham um carcter multifuncional, servindo estratgias de defesas, de controlo e delimitao do territrio envolvente ou at como smbolo arquitectnico. A rede viria no se distribui por todos os patamares de altitude, o que confirma o conhecimento de que os engenheiros romanos evitavam no s as cotas muito elevadas, como tambm as grandes variaes de altitude. O facto de haver povoados e povoados fortificados acima dos 1000 m, sem que a rede viria seja localizada nesse patamar de

altitude deve-se ao traado das vias no acompanhar a distribuio dos povoados, mas obedecer a um plano lgico e a um estudo prvio da geomorfologia. O grfico da Figura 9 estabelece tambm as relaes entre as Tipologias e a Hierarquia hidrogrfica e, tal como j se tinha verificado no grfico da Figura 8, os locais mais prximos e mais afastados dos cursos de gua principais (1 e 6 na hierarquia hidrogrfica) so os menos ocupados pelos povoados, fortificaes e povoados fortificados. O facto dos locais mais prximos do curso de gua primrio da regio, que para a maioria dos stios o rio Douro, se caracterizarem por terem poucas Tipologias localizadas poder ter vrias explicaes. Uma delas pode atribuir-se circunstncia deste rio ter margens com vertentes escarpadas e de difcil acessibilidade, factor que poderia ter impedido uma ocupao mais densa. Outra justificao est relacionada com a prospeco pouco intensiva destas reas, no mbito de projectos de Arqueologia.

3.5.

Aplicao de algoritmos de Data Mining

Terminadas as fases de compreenso dos dados, seleco, tratamento e pr-processamento dos mesmos, procedeu-se aplicao de tcnicas de Data Mining para construo do modelo preditivo de arqueosstios. Os dados foram divididos em dois conjuntos. Um desses conjuntos, normalmente o mais pequeno o conjunto de treino e o outro o conjunto de testes. O primeiro ir ser usado para construir o modelo, servindo o outro para o testar e validar. Dado o carcter previsional do modelo que se pretende construir aplicou-se ao conjunto de treino um algoritmo de induo de rvores de deciso (Algoritmo C5.0) e, posteriormente, um algoritmo de redes neuronais [Berry 2000]. Da aplicao do algoritmo C5.0 aos dados de treino, resultaram algumas regras que se apresentam na figura 10.

Figura 10 Regras obtidas pela aplicao do algoritmo C5.0

As regras produzidas pelos algoritmos de rvores de deciso so escritas numa linguagem

natural, o que facilita bastante a sua leitura e interpretao pelos especialistas da rea. Pode ler-se nas regras obtidas (Figura 10) que o primeiro critrio utilizado para classificar o tipo de stio arqueolgico a geomorfologia, seguido da altitude e hierarquia hidrogrfica, sempre que necessrio. Por exemplo, no caso da geomorfologia esporo, isto , um relevo secundrio que sobressai de um conjunto mais vasto, frequente encontrarem-se Povoados, Fortificaes ou Santurios. Neste caso a geomorfologia no suficiente para caracterizar a tipologia, pelo que tem ainda que recorrer-se a outras caractersticas. Pode ler-se nas regras obtidas que nos espores a altitudes mais baixas ou nas mais elevadas, se encontram Santurios, enquanto que nos patamares de altitude intermdios se podem encontrar povoados e fortificaes. Estas regras esto de acordo com as descobertas arqueolgicas j realizadas, onde frequente encontrarem-se santurios no cimo dos montes, associados divinizao dos mesmos. Cita-se, a ttulo de exemplo, o santurio do Deus Larouco, onde foi encontrada uma ara a evocar este monte como divindade. Em altitudes mais baixas, na proximidade dos rios, tambm frequente encontrarem-se santurios, de que so exemplo os grandes santurios de arte rupestre encontrados junto dos cursos de gua do Douro, Tejo ou Guadiana, associados divinizao da gua. A validao do modelo obtido feita atravs da confrontao com o conhecimento arqueolgico existente e da sua aplicao aos dados do conjunto de testes. A avaliao qualitativa da aplicao ao conjunto de testes do modelo preditivo em estudo, resultante da aplicao do algoritmo de induo de regras ($C) e da rede neuronal ($N), apresentada na Figura 11.

Figura 11 Anlise qualitativa da aplicao do modelo ao conjunto de testes.

Concluso
Ao longo dos anos as sociedades humanas adoptaram estratgias diferenciadas em relao ao espao e ao meio ambiente. O homem passou de uma postura recolectora e de aproveitamento dos recursos naturais para atitudes mais intervencionistas que tm causado grande impacto na

paisagem. No entanto, embora bastante desfasada da industrializao e da urbanizao tem-se desenvolvido tambm uma atitude conservacionista dos valores patrimoniais. O patrimnio arqueolgico, por ser um dos recursos culturais mais sensveis, uma vez que um recurso no renovvel, tem sido objecto de algumas aces de salvaguarda, nomeadamente atravs da adopo de medidas legislativas, criao de museus e de parques culturais. Desenvolveu-se uma nova indstria baseada na criao de roteiros culturais, recreao de espaos e actividades de pocas passadas e na divulgao de monumentos. No sistema legislativo e nas recomendaes, nomeadamente da Conveno Europeia, ressaltam algumas preocupaes quanto necessidade de se proceder inventariao dos valores arqueolgicos e da insero dos stios registados no planeamento urbano e do territrio. No entanto, ainda recentemente o estudo realizado pelo McKinsey Global Institute [ref. Bibliogrfica], sobre as barreiras produtividade encontradas em Portugal, encontramos o ordenamento do territrio como uma dos factores burocrticos que contribuem para a nossa baixa produtividade. Muito h a fazer para preservar e valorizar o nosso patrimnio e realizar um bom ordenamento do territrio, de acordo com vectores estruturais que contemplem todos os factores relevantes a esta actividade. O contributo das Tecnologias de Informao tem-se mostrado relevante, permitindo gerir a informao existente e coloc-la ao servio da investigao e da divulgao cultural. Abre ainda algumas oportunidades na criao de conhecimento arqueolgico que vai alm da inventariao dos bens e da criao de itinerrios tursticos ou pedaggicos, bem como a delimitao de zonas de proteco do patrimnio inventariado. O conhecimento gerado com base no saber j existente e nos inventrios construdos poder levar-nos um pouco mais alm no conhecimento das matrizes de povoamento existentes no passado, dos critrios a que obedeceriam e dos fenmenos de mudana e continuidade [Lemos 1987]. S com um conhecimento profundo do passado poderemos estabelecer uma poltica de conservao, cujos critrios no entrem em ruptura com o sentido histrico da paisagem.

Referncias Bibliogrficas
Berry, Michael e Gordon Linoff, Mastering Data Mining The Art and Science of Customer Relationship Management, Wiley Computer Publishing, New York, USA, 2000. Daveau, Suzanne, Espao e Tempo: evoluo do ambiente geogrfico de Portugal ao longo dos tempos pr-histricos, Clio, 2, 1980.

Fayyad, U. M., G. Piatetsky-Shapiro, e R. Uthurusamy (Eds.), Advances in Knoledge Discovery and Data Mining. The MIT Press, Massachusetts, 1996. Fayyad, Usama, Georges Grinstein e Andreas Wierse, Information Visualization in Data Mining and Knowledge Discovery, 2001. Han, Jiawei e Micheline Kamber, Data Mining: Concepts and Techniques, Morgan Kaufmann Publishers, 2001. Lemos, Francisco Sande, Arqueologia e Territrio, Universidade do Minho, Actas do I Congresso Luso-Galego de Conservao e Ambiente, Braga, 1987. Lemos, Francisco Sande, Povoamento Romano de Trs-os-Montes Oriental, Universidade do Minho, 1993, Tese de Doutoramento. Lemos, Francisco Sande, Histria, Arqueologia e Organizao do Territrio, Universidade do Minho, Actas do Seminrio Pensar o Ordenamento do Territrio Ideias, Planos, Estratgias, Lisboa, 2000. Santos, Maribel Yasmina Campos Alves, PADRO Um sistema de Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados Georeferenciadas, Universidade do Minho, 2001, Tese de Doutoramento. Ribeiro, Orlando e Hermann Lautensach, Geografia de Portugal, Vols. I,II,III e IV, Edies Joo S da Costa, Lisboa, 1987. Rodrigues, Maria de Ftima, Carlos Ramos e Pedro Rangel Henriques, Extraco de Conhecimento em Sistemas de Informao Imprecisos, EEI98, 1998. SPSS, Clementine, User Guide,Verso 5.2, SPSS Inc., 1999.

Вам также может понравиться