Вы находитесь на странице: 1из 72

Tabela Peridica

Marilena Meira

Contribuio de vrios cientistas

Henry Moseley J.L.Meyer


( 1830-1895)

A.B.Chancourtois
( 1820-1886)

ANTOINE LAVOISIER
(1743-1794)

Glenn Seaborg
(1912 1999)

Dimitri Mendeleyev
(1834-1907)

J.A.R.Newlands
(1837-1898)

J.W.Dbereiner
(1780-1849)

ANTOINE LAVOISIER
Publicou em 1789 o Tratado elementar da qumica; Classificou os elementos como metais, gases, cidos e elementos terrosos. Classificou a luz e o calor como gases. Construiu uma tabela com 32 elementos;

J. W. - DOBEREINER
1829 Trades: Cloro, bromo, iodo Ltio, sdio, potssio Clcio, estrncio, brio

A. BEGUYEN DE CHANCOURTOIS
1862 Parafuso telrico

JONH NEWLANDS
1866 Lei das oitavas A cada oito elementos observa-se uma repetio das propriedades qumicas do primeiro elemento considerado.

DIMITRI MENDELEEV E LOTHAR MEYER


1869 - trabalhando independentemente. Lei peridica: As propriedades dos elementos qumicos variam periodicamente com suas massas atmicas.

Tabela de Mendeleev

Moseley
1913 Moseley Lei peridica: As propriedades dos elementos qumicos variam periodicamente em funo dos seus nmeros atmicos.

Seaborg
Glenn Seaborg (1951) Seaborg descobriu todos os elementos transurnicos (do nmero atmico 94 at 102). Reconfigurou a tabela peridica colocando a srie dos actndeos abaixo da srie dos lantandeos.

Tabela peridica atual


Existem, atualmente, duas maneiras de identificar as famlias ou grupos. A mais antiga em que a famlia identificada por um algarismo romano, seguido de letras A e B, por exemplo, IA, IIA, VB. Essas letras A e B indicam respectivamente elementos representativos e de transio. A IUPAC props que as famlias seriam indicadas por algarismos arbicos de 1 a 18, eliminando-se as letras A e B.

Tabela atual: 7 perodos e 18 grupos


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
1 perodo 2 perodo 3 perodo 4 perodo 5 perodo 6 perodo 7 perodo

Srie dos Lantandeos Srie dos Actindeos

Num grupo (famlias) os elementos apresentam propriedades qumicas semelhantes.

Forma longa da tabela peridica

Tabela atual: blocos s, p, d, f

d
f

Tabela peridica e configurao eletrnica

Fe

Fe 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d6 26

Localizao dos elementos na tabela peridica


A distribuio eletrnica de um dado elemento qumico permite que determinemos sua localizao na tabela. Exemplo: Sdio(Na) Z = 11 1s2s2p 63s Perodo: 3 Grupo 1 Metais Alcalinos

Localizao dos elementos na tabela peridica


Possuem seu eltron mais energtico em subnveis d. 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

10

Exemplo: Ferro (Fe) / Z = 26

1s2s2p63s3p64s3d6
Perodo: 4 Grupo 8

Para os elementos representativos


O algarismo das unidades do grupo a que o elemento pertence corresponde ao nmero de eltrons na camada de valncia: Elementos do grupo 1: tem 1 eltron na camada de valncia. Elementos do grupo 2: tem 2 eltrons na camada de valncia. Elementos do grupo 13: tem 3 eltrons na camada de valncia. Elementos do grupo 14: tem 4 eltrons na camada de valncia.

Elementos representativos

Famlia ou grupo

N de eltrons na camada de valncia

Distribuio eletrnica da camada de valncia

Nome

ns ns

Metais alcalinos Metais alcalinos terrosos Famlia do boro Famlia do carbono Famlia do nitrognio Calcognios Halognios Gases nobres

2 13 14 15 16 17 18

2 3 4 5 6 7 ns np ns np ns np ns np4 ns np5 ns np6 8

Para qualquer elemento representativo ou no


O nmero do perodo em que o elemento se encontra corresponde ao nmero de camadas eletrnicas. Elementos do 1 perodo: 1 camada eletrnica. Elementos do 2 perodo: 2 camadas eletrnicas. Elementos do 3 perodo: 3 camadas eletrnicas. Elementos do 4 perodo: 4 camadas eletrnicas.

Elementos representativos: Bloco s


Grupo 1: H e Metais alcalinos (Li, Na, K, Rb, Cs, Fr) Grupo 2: Metais alcalinos terrosos (Be, Mg, Ca, Sr, Ba, Ra). Possuem o eltron mais energtico no subnvel s. Configurao eletrnica da camada de valncia: Grupo 1: ns1 Grupo 2: ns2

Elementos representativos: Bloco p


Grupos 13 a 18 Eltron mais energtico no subnvel p. Configurao eletrnica da camada de valncia: Grupo 13: ns2 np1 Grupo 14: ns2 np2 Grupo 15: ns2 np3 Grupo 16: ns2 np4 Grupo 17: ns2 np5 Grupo 18: ns2 np6

Blocos d e f: Elementos de transio


Constituem os elementos dos grupos 3 a 12: Bloco d: Transio externa: Eltron mais energtico no subnvel d (penltima camada) Ni 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d8 28

Bloco f: Transio interna: Eltron mais energtico no subnvel f (antepenltima camada) La 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d104p65s2 4d105p66s2 4f1 57

Hidrognio
Apresenta propriedades muito particulares e muito diferentes em relao aos outros elementos. Tem apenas 1 eltron na camada K (sua nica camada).

Metais
Apresentam brilho quando polidos; Sob temperatura ambiente, apresentamse no estado slido, a nica exceo o mercrio, um metal lquido; So bons condutores de calor e eletricidade; So resistentes maleveis e dcteis

Metais alcalinos
1 eltron de valncia => formam facilmente ctions monopositivos (Li+, Na+, K+, ) A reatividade qumica, a estabilidade dos ctions e o carter metlico aumentam ao longo do grupo. Por serem muito reativos no se encontram isolados,mas combinados,principalmente na forma de silicatos,carbonatos e sulfatos;

Metais alcalinos terrosos


2 eltron de valncia => formam facilmente ctions dipositivos (Ca+2, Ba+2, Mg+2, ) A reatividade qumica, a estabilidade dos ctions e o carter metlico aumentam ao longo do grupo.

Ametais
Existem nos estados slidos (iodo, enxofre, fsforo, carbono), lquido (bromo) e gasoso (nitrognio, oxignio, flor). No apresentam brilho, so excees o iodo e o carbono sob a forma de diamante; No conduzem bem o calor e a eletricidade, com exceo do carbono sob a forma de grafite; Possuem mais de 4 eltrons na ltima camada eletrnica, o que lhes d tendncia a ganhar eltrons, transformando-se em nions.

Metalides ou Semi-Metais
separa os elementos direita em no-metlicos e esquerda em metlicos; apresentam propriedades de metais e de no-metais.

Halognios
Grupo 17. Os seus tomos tm sete eltrons de valncia. Facilmente transformam-se em nions mononegativos. O carter no metlico, reatividade e estabilidade do nion diminui ao longo do grupo. A configurao eletrnica dos ons resultantes muito estvel sendo igual dos gs nobres do mesmo perodo.

Gases nobres
Grupo 18 da Tabela Peridica. Possuem o ltimo nvel de energia completamente preenchido: Oito eltrons de valncia, exceo do hlio que tem apenas dois (camada K). Quimicamente inertes. Mas podem fazer ligaes apesar da estabilidade (em condies especiais); ltimo nvel completo => grande estabilidade qumica.

Elementos cisurnicos e transurnicos


Chamam-se cisurnicos os elementos artificiais de Z menor que 92 (urnio): Astato (At); Tecncio (Tc); Promcio (Pm) Chamam-se transurnicos os elementos artificiais de Z maior que 92: so todos artificiais; Elementos radioativos: Do bismuto (83Bi) em diante, todos os elementos conhecidos so naturalmente radioativos.

PROPRIEDADES PERIDICAS
So aquelas que, medida que o nmero atmico aumenta, assumem valores crescentes ou decrescentes em cada perodo, ou seja, repetem-se periodicamente.

PROPRIEDADES PERIDICAS
Raio Atmico Energia de Ionizao Afinidade Eletrnica Eletronegatividade Eletropositividade Reatividade Propriedades Fsicas

RAIO ATMICO: O TAMANHO DO TOMO a distncia que vai do ncleo do tomo at o seu eltron mais externo.

Raio atmico
Elemento metlico: o raio atmico metade da distncia mdia entre os dois ncleos de dois tomos metlicos adjacentes.

Elemento no-metlico: o raio atmico designado como raio covalente do elemento e metade da distncia mdia entre os ncleos dos dois tomos ligados por uma ligao covalente.

Carga nuclear efetiva


Muitas das propriedades de um tomo so determinadas pela quantidade de carga positiva sofrida pelos eltrons exteriores deste tomo. Com exceo do hidrognio, esta carga positiva sempre menor que a carga nuclear total, pois a carga negativa dos eltrons nas camadas interiores neutraliza, ou "blinda", parcialmente a carga positiva do ncleo. Os eltrons interiores blindam os exteriores parcialmente do ncleo, assim, os exteriores "sentem" s uma frao da carga nuclear total.

Carga nuclear efetiva


A carga nuclear efetiva a carga sofrida por um eltron em um tomo polieletrnico. Zef = Z A carga nuclear efetiva no igual carga no ncleo devido ao efeito dos eltrons internos.

Carga nuclear efetiva

Carga nuclear efetiva Zef

Efeito de blindagem
Corresponde a uma diminuio da carga efetiva do ncleo atmico, reduzindo-lhe a capacidade de ao sobre os eltrons perifricos, pois os eltrons dos nveis mais internos exercem como que um efeito de blindagem em torno do ncleo. A blindagem reduz a atrao do ncleo pelos eltrons.

Exemplos:

Raio atmico
medida que o nmero quntico principal aumenta (ex., descemos em um grupo), a distncia do eltron mais externo ao ncleo aumenta. Consequentemente, o raio atmico aumenta. Quanto maior o nmero de nveis, maior ser o tamanho do tomo. Ao longo de um perodo na tabela peridica, o nmero de eltrons mais internos mantm-se constante. Entretanto, a carga nuclear aumenta. Conseqentemente, aumenta a atrao entre o ncleo e os eltrons mais externos. Maior carga nuclear faz com que o raio atmico diminua. O tomo que apresenta maior carga nuclear exercer uma maior atrao sobre seus eltrons, o que ocasiona uma reduo no seu tamanho.

RAIO ATMICO

H Li Na K Rb Cs Fr

He

RAIO ATMICO

Nmero de elementos em cada perodo: 2, 8, 8, 18, 18, 32

Raio atmico e raio do nion


raio atmico < raio do nion Embora a sua carga nuclear seja a mesma, aumenta o n. de eltrons e, por isso, as repulses eltroneltron aumentam tambm, e conseqentemente verifica-se uma expanso da nuvem eletrnica.

Raio atmico e raio do ction


Se o tomo se transforma num ction h remoo de eltrons de valncia. Como o ction tem menos eltrons, embora a carga nuclear seja a mesma, as repulses eltron-eltron diminuem e a fora que o ncleo exerce sobre eles aumenta, provocando uma contrao da nuvem eletrnica.

Contrao dos lantandeos


Os orbitais 4f no so muito eficientes ao exercerem o efeito de blindagem que atenua o efeito do ncleo sobre os eltrons mais externos. Assim, ao longo da srie observa-se uma diminuio contnua do raio do on M3+, que varia de 1,061 no lantnio a 0,848 no lutcio. Este efeito denominado "contrao dos lantandeos".

ENERGIA (OU POTENCIAL) DE IONIZAO


a energia necessria para remover um ou mais eltrons de um tomo isolado no estado gasoso.

X (g) + Energia X+(g) + e-

Quanto menor o tamanho do tomo, maior ser a energia de ionizao.

Exemplo:
Mg (g) + 7,6 eV Mg+ + 1 e- (1 EI)

Mg+ (g) + 14,9 eV Mg2+ + 1 e- (2 EI) Mg2+(g) + 79,7 eV Mg3+ + 1 e- (3 EI)

Assim: EI1< EI2 < EI3 < ..

ENERGIA DE IONIZAO

AFINIDADE ELETRNICA OU ELETROAFINIDADE


a energia liberada quando um tomo isolado, no estado gasoso, captura um eltron.

X (g) + e- X-(g) + Energia

AFINIDADE ELETRNICA

ELETRONEGATIVIDADE
A fora de atrao exercida sobre os eltrons de uma ligao.

ELETRONEGATIVIDADE

H BCNOF Cl Br I Fr

ELETROPOSITIVIDADE
CARTER METLICO: a capacidade de um tomo perder eltron se tornando um ction. Propriedade peridica associada reatividade qumica.

ELETROPOSITIVIDADE

Fr

Volume Atmico
Chama-se VOLUME ATMICO de um elemento o volume ocupado por 1 mol (6,02 x10 tomos) do elemento no estado slido. O volume atmico no o volume de um tomo mas o volume de um conjunto de tomos, conseqentemente, no volume influem no s o volume individual de cada tomo, como tambm o espaamento existente entre os tomos. . Numa famlia, o volume atmico aumenta de acordo com o nmero atmico. Num perodo, do centro para esquerda o volume atmico acompanha o raio atmico; j do centro para direita a variao oposta porque, nos elementos a situados (principalmente nos no-metais), o espaamento entre os tomos passa a ser considervel.

DENSIDADE
relao entre a massa e o volume de uma amostra:

d =

Massa (g) Volume (cm3)

Os

smio (Os) o elemento mais denso (22,57 g/cm3)

ALGUNS VALORES:
dNa= 0,97 g/cm3 dMg = 1,74 g/cm3 dHg = 13,53 g/cm3 dOs= 22, 57 g/cm3

Observao:
Metais leves (d < 5 g/cm3 ): Mg, Al, Na, K, Sr, Ba Metais pesados (d > 5 g/cm3 ): Cr, Fe, Ni, Cu, Zn, Ag, Pt, Pb, Au, Hg, Os

PONTO DE FUSO (PF) E PONTO DE EBULIO (PE)


PF: temperatura na qual uma substncia passa do estado slido para o estado lquido. PE: temperatura na qual uma substncia passa do estado lquido para o estado gasoso.

O tungstnio (W) apresenta PF = 3410 C

Вам также может понравиться