Вы находитесь на странице: 1из 48

LNGUAPORTUGUESA Prof. Jos Wellington Ferreira (org.

(B) (C) (D) (E)

I e II, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. II, apenas.

1. INTELECO DE TEXTOS
Prova 1 Ps-11/9 Li que em Nova York esto usando dez de setembro como adjetivo, significando antigo, ultrapassado. Como em: Que penteado mais dez de setembro!. O 11/9 teria mudado o mundo to radicalmente que tudo o que veio antes culminando com o day before [dia anterior], o ltimo dia das torres em p, a ltima segundafeira normal e a vspera mais vspera da Histria virou prembulo. Obviamente, nenhuma normalidade foi to afetada quanto o cotidiano de Nova York, que vive a psicose do que ainda pode acontecer. Os Estados Unidos descobriram um sentimento indito de vulnerabilidade e reorganizam suas prioridades para acomod-las, inclusive sacrificando alguns direitos de seus cidados, sem falar no direito de cidados estrangeiros no serem bombardeados por eles. Protestos contra a radicalssima reao americana so vistos como irrealistas e anacrnicos, decididamente dez de setembro. Mas fatos inaugurais como o 11/9 tambm permitem s naes se repensarem no bom sentido, no como submisso chantagem terrorista, mas para no perder a oportunidade do novo comeo, um pouco como Deus o primeiro autocrtico fez depois do Dilvio. Sinais de reviso da poltica dos Estados Unidos com relao a Israel e os palestinos so exemplos disto. E certo que nenhuma reunio dos pases ricos ser como era at 10/9, pelo menos por algum tempo. No caso dos donos do mundo, no se devem esperar exames de conscincia mais profundos ou atos de contrio mais espetaculares, mas o instinto de sobrevivncia tambm um caminho para a virtude. O horror de 11/9 teve o efeito paradoxalmente contrrio de me fazer acreditar mais na humanidade. A questo : o que acabou em 11/9 foi prlogo, exatamente, de qu? Seja o que for, ser diferente. Inclusive por uma questo de moda, j que ningum vai querer ser chamado de dez de setembro na rua. (Luis Fernando Verissimo, O mundo brbaro) 1. (FCC-2011) J se afirmou a respeito de Luis Fernando Verissimo, autor do texto aqui apresentado: "trata-se de um escritor que consegue dar seriedade ao humor e graa gravidade, sendo ao mesmo tempo humorista inspirado e ensasta profundo". Essa rara combinao de planos e tons distintos pode ser adequadamente ilustrada por meio destes segmentos do texto: I. Que penteado mais dez de setembro! e Os Estados Unidos descobriram um sentimento indito de vulnerabilidade. II. um pouco como Deus o primeiro autocrtico fez depois do Dilvio e o instinto de sobrevivncia tambm um caminho para a virtude. III. fatos inaugurais como o 11/9 tambm permitem s naes se repensarem e no se devem esperar exames de conscincia mais profundos. Em relao ao texto, atende ao enunciado desta questo o que se transcreve em (A) I, II e III.

2. (FCC-2011) Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em: (A) significando antigo, ultrapassado (1. pargrafo) = conotando nostlgico, recorrente. (B) reorganizam suas prioridades para acomod-las (1. pargrafo) = ratificam suas metas para as estabilizarem. (C) atos de contrio mais espetaculares (2. pargrafo) = demonstraes mais grandiosas de arrependimento. (D) teve o efeito paradoxalmente contrrio (2. pargrafo) = decorreu de uma irnica contradio. (E) foi prlogo, exatamente, de qu? (3. pargrafo) = a que mesmo serviu de pretexto? 3. (FCC-2011) Ao comentar a tragdia de 11 de setembro, o autor observa que ela (A) foi uma espcie de prlogo de uma srie de muitas outras manifestaes terroristas. (B) exigiria das autoridades americanas a adoo de medidas de segurana muito mais drsticas que as ento vigentes. (C) estimularia a populao novaiorquina a tornar mais estreitos os at ento frouxos laos de solidariedade. (D) abriu uma oportunidade para que os americanos venham a se avaliar como nao e a trilhar um novo caminho. (E) faria com que os americanos passassem a ostentar com ainda maior orgulho seu decantado nacionalismo.

4. (FCC-2011) Esto plenamente observadas as normas de concordncia verbal na frase: (A) Sobrevieram tragdia de 11/9 consequncias profundas, como a psicose coletiva a que se renderam muitos cidados novaiorquinos. (B) Agregou-se ao cotidiano de Nova York, a despeito das medidas de segurana, sentimentos de medo e desconfiana generalizados. (C) Uma certa soberba, caracterstica dos americanos, mesmo depois do atentado de 11/9 no se aplacaram. (D) Muitas vezes decorre de uma grande tragdia coletiva, como a de 11/9, sentimentos confusos, como os da humilhao, da revolta e da impotncia. (E) Sobrevivem at mesmo depois de grandes tragdias a tendncia dos homens ao prosasmo e ao mau gosto, como no uso da expresso dez de setembro. 5. (FCC-2011) Est adequado o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase: (A) A obsolescncia e o anacronismo, atributos nos quais os americanos manifestam todo seu desprezo, passaram a se enfeixar com a expresso dez de setembro. (B) O estado de psicose, ao qual imergiram tantos americanos, levou adoo de medidas de segurana em cuja radicalidade muitos recriminam.

(C) A sensao de que o 11/9 foi um prlogo de algo ao qual ningum se arrisca a pronunciar um indcio do pasmo no qual foram tomados tantos americanos. (D) No descrena, sentimento com que nos sentimos invadidos depois de uma tragdia, na esperana que queremos nos apegar. (E) Fatos como os de 11/9, com que ningum espera se deparar, so tambm lies terrveis, de cujo significado no se deve esquecer. 6. (FCC-2011) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: (A) De fato, humor ferino e crtica lcida podem convergir em um mesmo texto, como o caso dessa crnica exemplar de Luis Fernando Verissimo. (B) H casos exemplares de crnicas como esta, aonde a ironia, a mordacidade e a anlise sabem conviver de modo a que paream naturais. (C) Este autor tem conseguido viver apenas do que escreve, alm de eventuais entrevistas em que ele concede, mesmo se considerando tmido. (D) O autor equipara o 11/9 ao Dilvio bblico, com base na proporo desses fatos e do sentido de autocrtica que contribui para ambos. (E) Poucos autores se pronunciaram sobre o 11/9, seja por que em respeito aos sacrificados, ou por que comum que as grandes tragdias impliquem em silncio. 7. (FCC-2011) Na frase No caso dos donos do mundo, no se devem esperar exames de conscincia mais profundos, correto afirmar que (A) a construo verbal um exemplo de voz ativa. (B) a partcula se tem a mesma funo que em E se ela no vier? (C) a forma plural devem concorda com exames. (D) ocorre um exemplo de indeterminao do sujeito. (E) a expresso donos do mundo leva o verbo ao plural. 8. (FCC-2011) Em 11 de setembro ocorreu a tragdia que marcou o incio deste sculo, e o mundo acompanhou essa tragdia pela TV. A princpio, ningum atribuiu a essa tragdia a dimenso que ela acabou ganhando, muitos chegaram a tomar essa tragdia como um grave acidente areo. Evitam-se as viciosas repeties da frase acima substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por (A) acompanhou-a - a atribuiu - lhe tomar (B) acompanhou-a - lhe atribuiu - tom-la (C) lhe acompanhou - lhe atribuiu - tomar-lhe (D) acompanhou-a - a atribuiu - tom-la (E) lhe acompanhou - atribuiu-lhe - a tomar 9. (FCC-2011) Est inteiramente adequada a pontuao do seguinte perodo: (A) H eventos que como o 11 de setembro, passam a constituir um marco histrico; seja pela gravidade que tiveram em si mesmos; seja pelas consequncias que dele derivaram projetadas em escala mundial. (B) H eventos que como o 11 de setembro, passam a constituir um marco histrico seja pela gravidade, que tiveram em si mesmos, seja pelas consequn-

cias, que dele derivaram, projetadas em escala mundial. (C) H eventos que como o 11 de setembro, passam a constituir um marco histrico seja pela gravidade que tiveram, em si mesmos, seja pelas consequncias que dele derivaram, projetadas em escala mundial. (D) H eventos que, como o 11 de setembro, passam a constituir um marco histrico, seja pela gravidade que tiveram em si mesmos, seja pelas consequncias que dele derivaram, projetadas em escala mundial. (E) H eventos, que como o 11 de setembro, passam a constituir um marco histrico; seja pela gravidade que tiveram em si mesmos, seja pelas consequncias que, dele, derivaram projetadas em escala mundial. 10. (FCC-2011) A m construo exige que se d nova redao seguinte frase: (A) Por se sentirem donos do mundo, os pases mais poderosos no esto habituados a fazer, com humildade, uma anlise crtica de si mesmos. (B) Uma das consequncias do trgico episdio de 11/9 foi o bombardeio a que os Estados Unidos submeteram o Iraque, pas tomado como bode expiatrio. (C) O significado que a expresso dez de setembro passou a ter depois do trgico atentado denota a preocupao dos americanos com o que est ou no na moda. (D) Jamais os Estados Unidos haviam tomado conscincia de sua vulnerabilidade, que ficou evidenciada com o bem-sucedido ataque terrorista s torres gmeas. (E) Ainda que se considere um episdio obviamente trgico, as torres gmeas constituam um smbolo da opulncia capitalista e da alta tecnologia americana. 001-B 002-C 003-D 004-A 005-E 006-A 007-C 008-B 009-D 010-E Prova 2 Ateno: Para responder s questes de nmeros 1 a 8, considere o texto abaixo. As indstrias culturais, e mais especificamente a do cinema, criaram uma nova figura, mgica, absolutamente moderna: a estrela. Depressa ela desempenhou um papel importante no sucesso de massa que o cinema alcanou. E isso continua. Mas o sistema, por muito tempo restrito apenas tela grande, estendeu-se progressivamente, com o desenvolvimento das indstrias culturais, a outros domnios, ligados primeiro aos setores do espetculo, da televiso, do show business. Mas alguns sinais j demonstravam que o sistema estava prestes a se espalhar e a invadir todos os domnios: imagens como as de Gandhi ou Che Guevara, indo de fotos a psteres, no mundo inteiro, anunciavam a planetarizao de um sistema que o capitalismo de hiperconsumo hoje v triunfar. O que caracteriza o star-system em uma era hipermoderna , de fato, sua expanso para todos os domnios. Em todo o domnio da cultura, na poltica, na religio, na cincia, na arte, na imprensa, na literatura, na fi-

losofia, at na cozinha, tem-se uma economia do estrelato, um mercado do nome e do renome. A prpria literatura consagra escritores no mercado internacional, os quais negociam seus direitos por intermdio de agentes, segundo o sistema que prevalece nas indstrias do espetculo. Todas as reas da cultura valem-se de paradas de sucesso (hit-parades), dos mais vendidos (bestsellers), de prmios e listas dos mais populares, assim como de recordes de venda, de frequncia e de audincia destes ltimos. A extenso do star-system no se d sem uma forma de banalizao ou mesmo de degradao da figura pura da estrela, trazendo consigo uma imagem de eternidade, chega-se vedete do momento, figura fugidia da celebridade do dia; do cone nico e insubstituvel, pasas-se a uma comunidade internacional de pessoas conhecidas, celebrizadas, das quais revistas especializadas divulgam as fotos, contam os segredos, perseguem a intimidade. Da glria, prpria dos homens ilustres da Antiguidade e que era como o horizonte resplandecente da grande cultura clssica, passou-se s estrelas forma ainda heroicizada pela sublimao de que eram portadoras , depois, com a rapidez de duas ou trs dcadas de hipermodernidade, s pessoas clebres, s personalidades conhecidas, s pessoas. Deslocamento progressivo que no mais que o sinal de um novo triunfo da forma moda, conseguindo tornar efmeras e consumveis as prprias estrelas da notoriedade. (Adap. de Gilles Lipovetsky e Jean Serroy. Uma cultura de celebridades: a universalizao do estrelato. In A cultura mundo: resposta a uma sociedade desorientada. Trad: Maria Lcia Machado. So Paulo: Companhia das Letras, 2011, p.81 a 83) 1. (FCC-2011) No texto, os autores (A) tecem elogios s indstrias culturais, assinalando como positivo o desempenho delas na constituio de sociedades modernas. (B) advogam o reconhecimento do papel exclusivo do cinema na criao e disseminao da figura da estrela. (C) atribuem s estrelas do cinema a massificao dessa arte, em um sistema que permanece unicamente por fora da atuao das atrizes de alta categoria. (D) condenam a expanso do sistema que equivocadamente se constituiu no passado em torno da figura da estrela, porque ele tornou obrigatria a figura intermediria do agente. (E) apontam a hipermodernidade como era que adota, de modo generalizante, prticas que na modernidade mais se associavam s indstrias do espetculo. 2. (FCC-2011) Os autores referem-se a Gandhi ou Che Guevara com o objetivo de (A) insinuar que, na modernidade, a imagem independe do valor que efetivamente um homem representa. (B) recriminar, em aparte irrelevante para a argumentao principal, a falta de critrio na exposio da figura de um lder, que acarreta o uso corriqueiro de sua imagem numa foto ou pster. (C) comprovar que o sistema associado figura da estrela estava ligado aos setores do espetculo, da televiso, do show business.

(D) conferir dignidade indstria cultural, demonstrando que essa indstria tem tambm a funo de dar visibilidade imagem de grandes lderes. (E) demonstrar, por meio de particularizao, que antes da era hipermoderna j havia sinais de que o starsystem invadiria todos os domnios. 3. (FCC-2011) Mas o sistema, por muito tempo restrito apenas tela grande, estendeu-se progressivamente, com o desenvolvimento das indstrias culturais, a outros domnios, ligados primeiro aos setores do espetculo, da televiso, do show business. Na frase acima, o segmento destacado equivale a: (A) por conta de ter ficado muito tempo restrito. (B) ainda que tenha ficado muito tempo restrito. (C) em vez de ter ficado muito tempo restrito. (D) ficando h muito tempo restrito. (E) conforme tendo ficado muito tempo restrito. 4. (FCC-2011) A extenso do star-system no se d sem uma forma de banalizao ou mesmo de degradao da figura pura da estrela, trazendo consigo uma imagem de eternidade, chega-se vedete do momento, figura fugidia da celebridade do dia; do cone nico e insubstituvel, passa-se a uma comunidade internacional de pessoas conhecidas, celebrizadas, das quais revistas especializadas divulgam as fotos, contam os segredos, perseguem a intimidade. Considerado o fragmento acima, em seu contexto, correto afirmar: (A) A expresso ou mesmo indica que os autores atribuem palavra degradao um sentido de rebaixamento mais intenso do que atribuem palavra banalizao. (B) A substituio de no se d sem uma forma de banalizao por procede de um tipo de atitude trivial mantm o sentido original. (C) A forma trazendo expressa, na frase, sentido de condicionalidade, equivalendo a se trouxer. (D) O contexto exige que se compreendam os segmentos da figura pura da estrela e do cone nico e insubstituvel como expresses de sentidos opostos. (E) A substituio de das quais por cujas mantm a correo e o sentido originais. 5. (FCC-2011) Da glria, prpria dos homens ilustres da Antiguidade e que era como o horizonte resplandecente da grande cultura clssica, passou-se s estrelas forma ainda heroicizada pela sublimao de que eram portadoras , depois, com a rapidez de duas ou trs dcadas de hipermodernidade, s pessoas clebres, s personalidades conhecidas, s pessoas. Deslocamento progressivo que no mais que o sinal de um novo triunfo da forma moda, conseguindo tornar efmeras e consumveis as prprias estrelas da notoriedade. Levando em conta o acima transcrito, em seu contexto, assinale a afirmao correta. (A) No segmento que se encontra entre vrgulas, imediatamente depois de Da glria, somente uma das declaraes destina-se a caracterizar glria. (B) legtimo entender-se do fragmento: as estrelas ostentavam, e pelas mesmas razes, a aura de herosmo que representava a glria dos homens ilustres da Antiguidade.

(C) No segmento que descreve a segunda parte do processo de deslocamento, introduzida por depois, a expresso que est subentendida Da glria. (D) As aspas, em pessoas, chamam a ateno para o particular sentido em que a palavra foi usada: como sinnimo das duas expresses imediatamente anteriores. (E) A forma efmeras e consumveis obtm sua fora expressiva pela repetio de uma mesma ideia, repetio que se d sem acrscimo de trao de sentido. 6. (FCC-2011) Em certas passagens do primeiro pargrafo, os autores referem-se a certas aes pretritas que consideravam contnuas. A forma verbal que demonstra essa atitude (A) (linha 2) criaram. (B) (linha 5) alcanou. (C) (linha 5) continua. (D) (linha 13) anunciavam. (E) (linha 15) v triunfar. 7. (FCC-2011) Considere as afirmaes que seguem. I. A sequncia na poltica, na religio, na cincia, na arte, na imprensa, na literatura, na filosofia, at na cozinha constitui elenco de profisses que tiveram de se associar ao domnio da cultura para atingir a economia do estrelato. II. Em A prpria literatura consagra escritores no mercado internacional, os quais negociam seus direitos por intermdio de agentes, segundo o sistema que prevalece nas indstrias do espetculo, a expresso em destaque foi obrigatoriamente empregada para evitar a ambiguidade que ocorreria se, em seu lugar, fosse usado o pronome que. III. Em A prpria literatura consagra escritores no mercado internacional, os quais negociam seus direitos por intermdio de agentes, segundo o sistema que prevalece nas indstrias do espetculo, o segmento destacado poderia ser substitudo por prevalecente, sem prejuzo do sentido e da correo originais. O texto legitima (A) I, somente. (B) II, somente. (C) III, somente. (D) I e III, somente. (E) I, II e III. 8. (FCC-2011)...imagens como as de Gandhi ou Che Guevara, indo de fotos a psteres, no mundo inteiro, anunciavam a planetarizao de um sistema que o capitalismo de hiperconsumo hoje v triunfar. Outra redao, clara e correta, para o segmento acima : (A) ...no mundo inteiro, Gandhi ou Che Guevara em imagens de fotos ou psteres, anunciavam a planetarizao do sistema que hoje se v triunfar segundo o capitalismo de hiperconsumo. (B) ...tanto Gandhi e tambm Che Guevara, com imagens indo de fotos a psteres no mundo inteiro (C) anunciavam aquilo que o capitalismo de hiperconsumo chama planetarizao de um sistema. (D) ...indo de fotos a psteres, no mundo inteiro, imagens tais como a de Gandhi ou Che Guevara anunciavam que havia se planetarizado o sistema que o capitalismo de hiperconsumo, hoje, v triunfar.

(E) ...planetarizou-se o sistema aquele que o capitalismo de consumo hoje v o triunfo o que foi anunciado com as imagens de Gandhi e Che Guevara indo pelo mundo com fotos a psteres. (F) ...um sistema que o capitalismo de hiperconsumo hoje v seu triunfo teve anunciado sua planetarizao por Gandhi ou tambm Che Guevara, com sua ida pelo mundo, por fotos e psteres. 9. (FCC-2011) Est correta a seguinte frase: (A) Ainda que os mritos pela execuo do projeto no coubessem quele engenheiro, foram-lhe logo atribudos, mas ele, com humildade, no hesitou em recus-los. (B) Parecia haver muitas razes para que seus estudos de metereologia no convencesse, mas a mais excntrica era inventar pretextos inverossmeis para seus erros. (C) Devem fazer mais de seis meses que ele no constroe nenhuma maquete, talvez por estresse; por isso, muitos so a favor de que lhe seja concedido as frias acumuladas. (D) Ele especialista em vegetais euros-siberianos, motivo das suas anlizes serem feitas em extensa faixa da Europa e dele viajar to vontade. (E) Ao que me disseram, tratam-se de questes totalmente irrelevante para o pesquisador, mas, mesmo assim, jornalistas tentam assessor-lo na divulgao delas. 10. (FCC-2011) A alternativa que apresenta frase correta : (A) Senhor Ministro, peo sua licena para advertir que Vossa Excelncia se equivocais no julgamento dessa lei to polmica. (B) Seus companheiros, at os recm-contratados, no lhe atribuem nenhum deslize e creem que esse mais um injusto empecilho entre tantos com que ele j se defrontou. (C) Se eles no satisfazerem todas as exigncias, no se tm como contrat-los sem enveredar pelo caminho da irregularidade. (D) O traumtico episdio gerou grande ansiedade, excitao desmedida que lhe fez xingar e investir contra a pessoa mais cumpridora com seus deveres. (E) Caso ele venha a se opor, ser uma compulso a que ningum deve compartilhar, sob perigo de todos os envolvidos se virem em situao de risco na empresa. 001-E 002-E 003-B 004-A 005-D 006-D 007-C 008-C 009-A 010-B Prova 3 Ateno: As questes de nmeros 1 a 5 referem-se ao texto abaixo. Os habitantes das cidades no so necessariamente mais inteligentes que outros seres humanos, mas a densidade da ocupao espacial resulta na concentrao de necessidades. Assim, nas cidades surgem problemas que em outras condies as pessoas nunca tiveram oportunidade de resolver. Encarar tais problemas amplia a inventividade humana a um nvel sem precedentes. Isso, por sua vez, oferece uma oportunidade

tentadora para quem vive em lugares mais tranquilos, porm menos promissores. Ao migrarem para as cidades, as pessoas de fora geralmente trazem novas maneiras de ver as coisas e talvez de resolver antigos problemas. Coisas familiares aos moradores antigos e j estabelecidos exigem explicao quando vistas pelos olhos de um estranho. Os recm-chegados so inimigos da tranquilidade. Essa talvez no seja uma situao agradvel para os nativos da cidade, mas tambm sua grande vantagem. A cidade est em sua melhor forma quando seus recursos so desafiados. Michael Storper, economista, gegrafo e projetista, atribui a vivacidade intrnseca da densa vida urbana incerteza que advm dos relacionamentos pouco coordenados entre as peas das organizaes complexas, entre os indivduos e entre estes e as organizaes. Compartilhar o espao com estranhos uma condio da qual os habitantes das cidades consideram difcil, talvez impossvel, fugir. A presena ubqua de estranhos fonte de ansiedade, assim como de uma agressividade que volta e meia pode emergir. Faz-se necessrio experimentar, tentar, testar e (espera-se) encontrar um modo de tornar a coabitao palatvel. Essa necessidade dada, no-negocivel. Mas o modo como os habitantes de cada cidade se conduzem para satisfazla questo de escolha. E esta feita diariamente. (Adaptado de Zygmunt Bauman. Amor Lquido. Traduo: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2004, pp. 127-130) 1. (FCC-2011) Os recm-chegados so inimigos da tranquilidade. (2. pargrafo) Com a afirmao acima, o autor (A) indica que as migraes tpicas do mundo globalizado trazem consequncias negativas para o modo de organizao das cidades. (B) sugere que o impacto do aumento populacional crescente nos dias atuais perturbador para os moradores das cidades. (C) questiona os supostos benefcios que as pessoas de fora trariam ao se estabelecer em novos centros urbanos. (D) critica o impulso de migrar para grandes centros urbanos, j saturados, por parte das pessoas que moram em lugares calmos. (E) enaltece a inquietao gerada pelas pessoas que migram para as cidades e questionam o modo de vida que nelas encontram. 2. (FCC-2011)... a densidade da ocupao espacial resulta na concentrao de necessidades. Assim, nas cidades surgem problemas que em outras condies as pessoas nunca tiveram oportunidade de resolver. (1. pargrafo) Identifica-se entre as frases acima, respectivamente, relao de (A) consequncia e ressalva. (B) causa e consequncia. (C) finalidade e temporalidade. (D) oposio e ressalva. (E) condio e oposio. 3. (FCC-2011)... condio da qual os habitantes das cidades consideram difcil, talvez impossvel, fugir. (ltimo pargrafo)

Mantendo-se a correo e a lgica, o verbo grifado acima pode ser substitudo, sem qualquer outra alterao na frase em que se encontra, APENAS por (A) escapar. (B) afastar. (C) evadir. (D) evitar. (E) prevenir. 4. (FCC-2011) Considere as afirmaes abaixo. I. No segmento o modo como os habitantes de cada cidade se conduzem para satisfaz-la (ltimo pargrafo), o termo grifado substitui a palavra escolha. II. O sentido da expresso vivacidade intrnseca (3. pargrafo) equivalente a criatividade tpica. III. Na frase Faz-se necessrio experimentar, tentar, testar e (espera-se) encontrar... (ltimo pargrafo), o segmento entre parnteses indica que h expectativa e incerteza quanto possibilidade de tornar a coabitao palatvel. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I e II. (B) II. (C) III. (D) I. (E) II e III. 5. (FCC-2011) ...... pessoas de fora, estranhas ...... cidade, a vida urbana exerce uma constante atrao, apesar dos congestionamentos e dos altos ndices de violncia, inevitveis sob ...... condies urbanas de alta densidade demogrfica. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada: (A) s - - as (B) As - - s (C) As - a - s (D) s - a - s (E) As - - as Ateno: As questes de nmeros 6 a 8 referem-se ao texto abaixo. O Rio ganhou dois presentes da histria H muito tempo o Rio de Janeiro no recebia notcias to boas de seu passado. provvel que uma equipe de arquelogos do Museu Nacional tenha encontrado nas escavaes da zona porturia as lajes de pedra do cais do Valongo. Entre 1758 e 1851, por aquelas pedras passaram pelo menos 600 mil escravos trazidos d'frica. Metade deles tinham entre 10 e 19 anos. Devolvido superfcie, o cais do Valongo trar ao sculo 21 o maior porto de chegada de escravos do mundo. Se ele foi soterrado e esquecido, isso se deveu astuta amnsia que expulsa o negro da histria do Brasil. A prpria construo do cais teve o propsito de tirar do corao da cidade o mercado de escravos. A regio da Gmboa tornou-se um mercado de gente, mas as melhores descries do que l acontecia saram todas da pena de viajantes estrangeiros. Os negros ficavam expostos no trreo de sobrados da rua do Valongo (atual Camerino). Em 1817, contaram-se 50 salas onde ficavam 2.000 negros (peas, no idioma da poca). Os milhares de africanos que morreram por conta da viagem ou de padecimentos posteriores foram jogados

numa rea que se denominou Cemitrio dos Pretos Novos. O segundo presente so os dois volumes de "Geografia Histrica do Rio de Janeiro 1502-1700", do professor Mauricio de Almeida Abreu. uma daquelas obras que s aparecem de 20 em 20 anos. (O livro de Karasch, que est na mesma categoria, de 1987.) Ele leu tudo e, em diversos pontos controversos, desempatou controvrsias indo s fontes primrias. Erudito, bem escrito, bem exposto, um prazer para o leitor. Alm disso, os dois pesados volumes da obra esto criteriosamente ilustrados. (Adaptado de Elio Gaspari, FSP, 09/03/2011, http:/www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po0903201104.ht m) 6. (FCC-2011) Ao referir-se astuta amnsia que expulsa o negro da histria do Brasil (2. pargrafo), o autor (A) lamenta a falta de memria dos prprios negros em relao ao papel fundamental que os escravos desempenharam na histria do Brasil. (B) alude retirada dos escravos atravs do cais do Valongo, que foram ento enviados do Brasil para diversos lugares no mundo todo. (C) demonstra empatia para com os historiadores que, diante do horror da escravido, optaram pelo apagamento de tudo o que relacionado histria do negro no Brasil. (D) constata que, em nossa historiografia, o ponto de vista dos descendentes dos escravocratas tem prevalecido sobre o daqueles que tm origem negra. (E) critica o deliberado esquecimento, por parte da historiografia brasileira, de tudo o que se vincula presena do negro em nosso passado. 7. (FCC-2011)... em diversos pontos controversos, desempatou controvrsias ... (ltimo pargrafo) (A) O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima est em: (B) Os milhares de africanos que morreram por conta da viagem ou de padecimentos posteriores ... (C) Entre 1758 e 1851, por aquelas pedras passaram pelo menos 600 mil escravos trazidos d'frica. (D) A prpria construo do cais teve o propsito de ... (E) ... mas as melhores descries [...] saram todas da pena de viajantes estrangeiros. (F) Os negros ficavam expostos no trreo de sobrados ... 8. (FCC-2011) O verbo que pode ser empregado corretamente tambm no singular, sem outra alterao na frase, est grifado em: (A) ... por aquelas pedras passaram pelo menos 600 mil escravos trazidos d'frica. (B) Metade deles tinham entre 10 e 19 anos. (C) Em 1817, contaram-se 50 salas ... (D) Os milhares de africanos que morreram por conta da viagem [...] foram jogados numa rea ... (E) ... os dois pesados volumes da obra esto criteriosamente ilustrados. Ateno: As questes de nmeros 9 e 10 referem-se ao texto abaixo. Galxia

(...) e a galxia urbana tem como as outras csmicas insondveis labirintos de espaos e tempos e mais os tempos humanos da memria, essa antimatria que pode num timo reacender o que na matria se apagara para sempre assim a cidade girando arrasta em seu giro pnicos destinos desatinos risos choros luzi-luzindo nos cmodos sombrios da Urca, da Tijuca, do Flamengo, (...) (Ferreira Gullar, Em alguma parte alguma. 4. ed. Rio de Janeiro, Jos Olympio, 2010, p. 57) 9. (FCC-2011) os tempos humanos da memria, essa antimatria que pode num timo reacender o que na matria se apagara para sempre Sobre os versos acima INCORRETO afirmar: (A) tempos humanos da memria equivale a tempos humanos memorativos. (B) pode [...] reacender significa tem a capacidade de novamente acender. (C) antimatria o termo com que o poeta se refere memria humana. (D) se apagara para sempre equivale a havia para sempre se apagado. (E) num timo significa rapidamente ou num abrir e fechar de olhos. 10. (FCC-2011) Considerando que o fragmento do poema, organizado em versos e estrofes, seja reorganizado em um pargrafo em prosa, aquele que apresenta pontuao inteiramente adequada : (A) E a galxia urbana tem, como as outras csmicas, insondveis labirintos de espaos, e tempos e mais os tempos humanos da memria, essa antimatria, que pode num timo, reacender o que na matria se apagara para sempre: assim, a cidade girando, arrasta em seu giro pnicos, destinos, desatinos, risos, choros, luzi-luzindo nos cmodos sombrios da Urca, da Tijuca, do Flamengo ... (B) E a galxia urbana tem, como as outras, csmicas, insondveis labirintos de espaos e tempos, e mais os tempos humanos da memria, essa antimatria que pode, num timo, reacender o que na matria se apagara para sempre. Assim, a cidade girando arrasta em seu giro pnicos, destinos, desatinos, risos, choros, luzi-luzindo nos cmodos sombrios da Urca, da Tijuca, do Flamengo ... (C) E a galxia urbana, tem como as outras csmicas, insondveis labirintos de espaos e tempos e, mais os tempos, humanos da memria: essa antimatria

que pode, num timo reacender, o que na matria se apagara para sempre. Assim a cidade, girando, arrasta em seu giro: pnicos, destinos, desatinos, risos, choros luzi-luzindo nos cmodos sombrios da Urca, da Tijuca, do Flamengo ... (D) E a galxia urbana tem: como as outras, csmicas, insondveis labirintos, de espaos e tempos; e mais os tempos humanos da memria, essa antimatria, que pode num timo reacender o que, na matria, se apagara para sempre; assim a cidade girando, arrasta em seu giro, pnicos, destinos, desatinos, risos, choros, luzi-luzindo nos cmodos sombrios da Urca, da Tijuca, do Flamengo ... (E) E a galxia urbana tem como as outras csmicas, insondveis labirintos de espaos e tempos e mais os tempos humanos, da memria essa antimatria que pode num timo, reacender o que na matria se apagara para sempre. Assim, a cidade girando arrasta em seu giro pnicos, destinos, desatinos, risos, choros luzi-luzindo, nos cmodos sombrios,da Urca, da Tijuca, do Flamengo ... 001-E 002-B 003-A 004-C 005-A 006-E 007-C 008-B 009-A 010-B Prova 4 Ateno: Para responder s questes de nmeros 1 a 6, considere o testo seguinte. A imagem popularizada de Leonardo da Vinci como um grande cientista permanece viva at os dias de hoje. A estatura de Leonardo como pintor e desenhista incontestvel, mas hoje poucos estudiosos reivindicam que ele tenha sido um grande cientista ou um grande engenheiro, embora uma corrente de autores populares continue a exaltar sua contribuio para a cincia. A cada ano, artigos e livros vm se acrescentar a esse rol. O gnio uma estranha categoria. Ser um gnio, assim como ser uma celebridade, consiste em ser considerado como nico por outras pessoas. A implicao deste termo que, a despeito do muito esforo que seja despendido, o que realmente torna esses indivduos ilustres so algumas qualidades inerentes. Os relatos do sculo XIX sobre Leonardo enfatizavam o fato de ele ter manifestado seu gnio na infncia (como Mozart). Na matemtica, rapidamente superou seus professores; seu pai teria mostrado um desenho de Leonardo a Verrocchio, que ento teria ficado atnito. Um indivduo se torna gnio por ter nascido como tal, no apenas por se esforar um consolo para o resto de ns que no consegue atingir esse nvel. O poderoso mito de Leonardo alcana esse patamar: ele um gnio em tudo realmente universal. No faz diferena que ele, de fato, no tenha inventado coisa alguma. Pelo contrrio, se ele no realizou coisa alguma porque teve o infortnio de ter nascido no que foi, tecnolgica e cientificamente, o sculo errado. O gnio est sempre adiante do seu tempo, e por isso mal compreendido. A construo do culto a Leonardo como grande cientista foi obra de no-cientistas, de homens das letras e intelectuais dedicados a variadas reas. Foi com admirao que grandes escritores do sculo XIX elogiaram as realizaes de Leonardo como engenheiro, como

Stendhal, por exemplo, que pouco conhecia sobre cincia. (Adaptado de: Donald Sasson. Mona Lisa. Trad. Luiz Antonio Aguiar. Rio de Janeiro, Record, 2004, pp. 78-81) 1. (FCC 2011) Segundo o texto, (A) as obras de gnios verdadeiros, como Mozart e Leonardo da Vinci, sero sempre incompreensveis para os leigos, seja na poca em que viveram ou no futuro. (B) diferentemente das celebridades, cuja fama costuma ser instantnea e fugaz, os gnios demoram a atingir a notoriedade, mas suas obras atravessam os sculos. (C) apesar de Leonardo ser cultuado como algum com vasto conhecimento cientfico, muitos questionam o fato de ele realmente ter sido um grande cientista. (D) a aptido de Leonardo para a matemtica manifestou-se cedo, rendendo-lhe problemas escolares, de um lado, e a admirao de seus professores, de outro. (E) especialistas apontam, com base em fatos verificveis, e contrariando o senso comum, que Leonardo foi responsvel por grandes avanos na engenharia. 2. (FCC 2011) Considere: I. No texto, o autor comprova a tese de que Leonardo um gnio em tudo. II. O autor compara Mozart a Leonardo da Vinci, ambos meninos prodgios, para defender a ideia de que certos talentos, nos casos em que se manifestam j na infncia, devem ser incentivados pelos pais. III. No segmento Ser um gnio, assim como ser uma celebridade (2. pargrafo), o autor estabelece uma comparao, com o objetivo de reforar o argumento desenvolvido. Est correto o que consta em (A) III, apenas. (B) I e III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III. 3. (FCC 2011)... poucos estudiosos reivindicam que ele tenha sido um grande cientista ou um grande engenheiro, embora uma corrente de autores populares continue a exaltar sua contribuio para a cincia. (1. pargrafo) Identifica-se no trecho acima: (A) questionamento seguido de concluso. (B) exposio de um fato seguida de concesso. (C) noo de proporcionalidade. (D) hiptese seguida de comprovao. (E) relao de temporalidade e finalidade. 4. (FCC 2011)... que pouco conhecia sobre cincia. O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo que o da frase acima est em: (A) ... embora uma corrente de autores continuem... (B) ... escritores do sculo XIX elogiaram as realizaes de Leonardo... (C) Os relatos do sculo XIX sobre Leonardo enfatizavam o fato... (D) Pelo contrrio, se ele no realizou coisa alguma... (E) O poderoso mito de Leonardo alcana esse patamar...

5. (FCC 2011) Est INCORRETO o que consta em: (A) No segmento seu pai teria mostrado um desenho de Leonardo a Verrocchio, que ento teria ficado atnito o autor expressa dvida a respeito da veracidade dos fatos expostos. (B) Afirmar que um sujeito possui qualidades inerentes equivale a dizer que essas caractersticas so inseparveis desse sujeito. (C) Entre as frases O gnio est sempre adiante do seu tempo, e por isso mal compreendido h relao de causa e consequncia. (D) O sentido da frase um consolo para o resto de ns que no consegue atingir esse nvel tambm seria mantido se ela fosse expressa do seguinte modo: um consolo para o resto de ns, que no conseguimos atingir esse nvel. (E) O sentido do segmento o que realmente torna esses indivduos ilustres seria mantido se ele fosse expresso do seguinte modo: eventualmente, o que faz a nobreza dessas pessoas. 6. (FCC 2011)... esforo que seja despendido... (2. pargrafo) O termo grifado no segmento acima poderia ser substitudo, sem alterar o contexto, por: (A) gasto. (B) admitido. (C) suprimido. (D) dirimido. (E) afastado. Ateno: Para responder s questes de nmeros 7 a 10, considere o texto seguinte. Comeamos a nos dar conta de que, no que se refere ao mesmo servio, a oferta online preferida pelos consumidores oferta local, e isso em todos os domnios. Tudo o que est online conhecer um desenvolvimento rpido, geralmente em detrimento das ofertas puramente locais, e pela simples razo de que o ciberespao oferece globalmente mais escolhas, por um preo melhor. A menos que reinventem radicalmente os servios que oferecem, as pequenas lojas tendero a desaparecer, salvo aquelas que prestam um servio original ou difcil de virtualizar. (Adaptado de: Pierre Lvy. A conexo planetria. Trad. Maria Lcia Homem e Ronaldo Entler. So Paulo, Ed. 34, 2003, p. 52) 7. (FCC 2011)... as pequenas lojas tendero a desaparecer, salvo aquelas que prestam um servio original ou difcil de virtualizar. A frase acima est corretamente reescrita do ponto de vista da concordncia, e preservando-se, em linhas gerais, o sentido original, em: (A) Deve desaparecer as pequenas lojas, com exceo das que disponibiliza um servio original ou difcil de virtualizar. (B) Com exceo daquelas cujos servios oferecidos seja original ou difcil de virtualizar, as pequenas lojas devem desaparecer. (C) Vir a desaparecer pequenas lojas, a no ser aquelas cujos servios sejam original ou difcil de virtualizar.

(D) Excetuando-se as que oferece um servio original ou difcil de virtualizar, as pequenas lojas iro desaparecer. (E) Com exceo daquelas que oferecem um servio original ou difcil de virtualizar, as pequenas lojas devero desaparecer. 8. (FCC 2011) A tecnologia diminui os custos da produo de mercadorias reproduzveis que se tornam assim disponveis para uma massa crescente de consumidores. A frase acima est corretamente pontuada em: (A) A tecnologia diminui os custos da produo de mercadorias reproduzveis que se tornam, assim disponveis, para uma massa crescente de consumidores. (B) A tecnologia diminui os custos da produo de mercadorias reproduzveis que, se tornam assim, disponveis para uma massa crescente de consumidores. (C) A tecnologia diminui os custos da produo de mercadorias reproduzveis; que, se tornam assim, disponveis, para uma massa crescente de consumidores. (D) A tecnologia diminui os custos da produo de mercadorias reproduzveis, que se tornam, assim, disponveis para uma massa crescente de consumidores. (E) A tecnologia, diminui os custos da produo de mercadorias reproduzveis, que se tornam assim, disponveis, para uma massa crescente de consumidores. 9. (FCC 2011) Esto grafadas corretamente todas as palavras da frase: (A) O mercado mais atraente necessriamente aquele que possue mais produtos disponveis. (B) Com o adivento da internet, deparamos com uma imena cidade virtual, onde h os melhores preos do mercado. (C) A escacs de mercadorias no campo foi determinante para explicar o porque dos homens se agruparem nas cidades. (D) As empresas virtuais vm se tornando concorrentes desleais das que se encontram no mundo fsico. (E) O mercado de relacionamentos virtuais assistiu a um avano discomunal com a consolidasso da internet. 10. (FCC 2011)... pela simples razo de que o ciberespao oferece globalmente mais escolhas, por um preo melhor. O elemento grifado na frase acima preenche corretamente a lacuna da frase: (A) O comrcio virtual, ...... que se refere Pierre Lvy, tem surgido com cada vez mais intensidade. (B) H algum tempo, as livrarias vm sinalizando a dificuldade em competir com a oferta de livros disponibilizada na internet, fato ...... que as livrarias virtuais se orgulham. (C) Para alguns pensadores da modernidade, como Pierre Lvy, o ciberespao pode ser comparado a uma grande metrpole, ...... que se voltam alguns pensadores da modernidade. (D) As novas tecnologias ...... que os comerciantes modernos podem contar so determinantes para o sucesso dos novos empreendimentos.

(E) Os leiles virtuais se apresentam como uma forma inovadora de consumo pela internet, propcia ...... todos os que se utilizam da rede com frequncia. 001-A 002-B 003-A 004-C 005-C 006-B 007-E 008-D 009-D 010-E Prova 5 Ateno: As questes de nmeros 1 a 5 referem-se ao texto abaixo. Caetano Veloso vem se tornando, cada vez mais, uma espcie de guru da nova gerao da msica brasileira. Mas ele no um guru tradicional, daqueles que inspiram e pontificam. Ao contrrio: sua relao com os jovens de dilogo. Mais que ensinar e aprender, ele troca influncias. Fecunda a nova gerao e, ao mesmo tempo, se alimenta. No de hoje que Caetano um artista antenado. De tempos em tempos, Caetano lana um lbum revolucionrio, em que incorpora o que h de mais moderno na msica de sua poca. Foi assim com Tropiclia, de 1969, Transa, de 1972, e Estrangeiro, de 1989. Depois, o artista lanou vrios lbuns em que atuava apenas como intrprete ou compunha de acordo com o estilo que o consagrou. O retorno triunfal ao mundo das reviravoltas musicais foi justamente com o lbum C, de 2006, sua mais recente revoluo, e que justamente o marco inicial da fase que Caetano vive hoje. Entrevistador: Voc transmite a sensao de ter um esprito jovem. Renova-se a todo instante, curioso. Voc sente uma necessidade visceral de mudanas? Caetano: No sinto isso como uma necessidade programtica. Eu fao por costume. Tem uma frase do intelectual Rogrio Duarte que me resume bem: "Gosto do que acontece." Os valores crticos que voc desenvolve so muito provisrios e esto desarmados diante do frescor da realidade. Desse sentimento, nasceu o tropicalismo. Para todo mundo da minha gerao, gostar do Roberto Carlos e do Erasmo Carlos era um antema. Voc no podia nem remotamente aprovar o que se passava na Jovem Guarda. De repente, ao abrir mo do preconceito, nos permitimos ver o que havia naquele cenrio e aquilo nos interessou. Gostvamos do que acontecia e ainda gosto. (Adaptado de Brbara Heckler, Bravo!, fevereiro de 2011, p.26 e p.33) 1. (FCC 2011) (FCC 2011) correto afirmar: (A) A comparao com msicos que representam movimentos anteriores permite comprovar a afirmativa de que a relao de Caetano com os jovens de dilogo, atualmente. (B) O fato de gostar do Roberto Carlos e do Erasmo Carlos interpretado por Caetano como aceitao preferencial de composies mais tradicionais, que representam a verdadeira msica popular brasileira. (C) A frase Gosto do que acontece, retomada por Caetano, sintetiza o que dito a respeito de sua atuao desde que despontou na msica brasileira at o momento atual. (D) A incorporao do que h de mais moderno na msica de sua poca denota certa posio preconcei-

tuosa de Caetano contra msicos mais velhos, ainda atuantes no cenrio musical brasileiro. (E) A nova fase musical de Caetano Veloso, de aproximao com msicos mais jovens, parece coloc-lo muito distante do estilo que o consagrou, durante toda sua vida artstica. 2. (FCC 2011) Considerando-se os dois pargrafos iniciais, est INCORRETO o que consta em: (A) Os lbuns em que Caetano atua apenas como intrprete so de qualidade inferior em relao aos lbuns de estilo revolucionrio lanados por ele. (B) O texto se desenvolve como um comentrio informativo e avaliativo a respeito da trajetria musical de Caetano Veloso e de sua atuao junto aos novos artistas. (C) Caetano Veloso, ainda que pertena a uma gerao de msicos mais velhos, compartilha tendncias e novas influncias com aqueles mais jovens. (D) O lbum C, de Caetano Veloso, assinala uma nova etapa na vida artstica desse compositor e intrprete da msica popular brasileira. (E) A relao de Caetano Veloso com os jovens msicos pautada por respeito mtuo, com descobertas e estmulos recprocos. 3. (FCC 2011) Em resposta questo colocada pelo entrevistador, Caetano (A) aponta as razes por que ele, de tempos em tempos, [...] lana um lbum revolucionrio, ou seja, para atender a um ritmo constante de produo artstica. (B) se coloca enfaticamente como o guru da nova gerao da msica brasileira, tomando por referncia sua prpria histria de vida e de compositor. (C) defende o fato de que no podia nem remotamente aprovar o que se passava nos outros grupos, mesmo sabendo tratar-se de preconceito. (D) se apoia na percepo de que valores crticos [...] so muito provisrios, para concluir que as constataes de gosto individual ou de grupos so de fundamental importncia. (E) reitera sua posio de artista antenado com sua poca e com a realidade, interessando-se, at hoje, por tudo o que ocorre sua volta. 4. (FCC 2011) correto entender a citao a Roberto Carlos e a Erasmo Carlos como (A) argumento em que se baseia a percepo da superioridade musical de alguns movimentos em relao a outros, independentemente do sucesso que possam gozar junto ao pblico. (B) constatao da importncia do surgimento de tendncias diversas no universo da msica brasileira, algumas delas at mesmo revolucionrias, para atingir um pblico de gosto diferenciado. (C) crtica atuao de msicos que se mantm fiis s tendncias que marcaram poca, mas que se encontram superadas por mudanas de estilo decorrentes da passagem do tempo. (D) comparao que vai justificar a afirmativa de que o Tropicalismo surgiu como contestao, a partir da no aceitao do que estava sendo criado e defendido pela Jovem Guarda. (E) exemplo de que grupos e tendncias que surgem em determinadas pocas tm suas caractersticas

particulares e devem ser valorizados no universo da msica popular. 5. (FCC 2011) Est inteiramente clara e correta a redao do segmento: (A) O uso de recursos tecnolgicos possibilitaram que Caetano interagisse com vrios artistas. Todas essas referncias no ficam somente no mundo das ideias, pois se percebe sonoridades em msicas do lbum C com ligao a ritmos do samba, e at mesmo do rap. (B) Caetano Veloso se move por um circuito cultural amplo e diversificado, e no difcil encontrar-lhe em apresentaes de samba, rock, rap e ax. Filmes, espetculos de dana e teatro, seja os de grande pblico, seja os mais alternativos, tambm esto no roteiro do artista. (C) Caetano faz novas descobertas e lhes compartilha com os mais jovens, sendo uma das fontes de informao do cantor a internet. Atento a imprensa internacional, ele descobriu roqueiros britnicos, que apresentou ao seu grupo, criando msicas sob suas influncias. (D) Caetano transforma tudo o que ouve em matriaprima para suas composies, fazendo jus a ser considerado um dos artistas mais inquietos da msica popular brasileira. Renova-se constantemente, incorporando influncias de origem e estilos os mais diversos. (E) A presena de Caetano, nos mais variados espetculos, um squito de jovens o circunda, que dividem seus gostos musicais com ele. Com suas constantes descobertas, transformaram-no em guru da nova gerao de msicos, em que dialoga, e servem-no de inspirao. Ateno: As questes de nmeros 6 e 7 referem-se ao texto abaixo. De frias no exterior, o compositor Gustav Aschenbach (Dirk Bogarde) parece um homem reservado e civilizado aos olhos daqueles que o conhecem. Basta, no entanto, o incio de uma paixo secreta para que comecemos a notar o pressgio de sua destruio. O diretor Luchino Visconti (Obsesso) transforma o romance clssico de Thomas Mann, Morte em Veneza, em uma obra-prima de poder e beleza (William Wolf). Como Aschenbach, Visconti um artista obcecado: seus filmes so ricos em humor, detalhes de poca e emoes ferventes em superfcies plcidas. Rendendo a seu executor o Prmio Especial do 25. Aniversrio do Festival de Cannes, Morte em Veneza, com uma assustadora performance de Bogarde, o apogeu de Visconti. (Texto de apresentao do filme Morte em Veneza, de Luchino Visconti, extrado do invlucro do DVD da edio distribuda no Brasil pela Warner Home Video, em 2004) 6. (FCC 2011) Os segmentos parece um homem reservado e civilizado aos olhos daqueles que o conhecem e paixo secreta, ambos do primeiro pargrafo, so retomados de modo genrico no segundo pargrafo por meio, respectivamente, das expresses (A) obra-prima de poder e beleza e romance clssico. (B) superfcies plcidas e emoes ferventes.

(C) obra-prima de poder e beleza e um artista obcecado. (D) detalhes de poca e emoes ferventes. (E) superfcies plcidas e romance clssico. 7. (FCC 2011) Basta, no entanto, o incio de uma paixo secreta para que comecemos a notar o pressgio de sua destruio. Transpondo-se o segmento destacado na frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante ser: (A) comea-se a not-lo. (B) comeava a ser notada. (C) comece a notar. (D) comeamos a not-la. (E) comece a ser notado. 8. (FCC 2011) Observe a tirinha reproduzida abaixo.

correto afirmar que o humor dessa tirinha do Calvin provm (A) da revelao, no ltimo quadrinho, de que ele no sabia o que era tortellini, a despeito de ter afirmado com veemncia o nojo que sentia por esse prato. (B) da insistncia de sua me em fazer tortellini para o jantar, mesmo sabendo da repugnncia do filho por essa massa. (C) do exagero demonstrado por ele ao pedir para que a me no fizesse tortellini para o jantar, algo despropositado ainda que se considere sua real averso pelo prato. (D) da constatao final de que ele no sabia como soletrar a palavra tortellini, ainda que nutrisse grande repugnncia pela massa. (E) do comportamento impassvel da me, que se limita a responder monossilabicamente s manifestaes descontroladas do filho. Ateno: As questes de nmeros 9 e 10 referem-se ao texto abaixo. A tartaruga Moradores de Copacabana, comprai vossos peixes na Peixaria Bolvar, Rua Bolvar 70, de propriedade do Sr.

Francisco Mandarino. Porque eis que ele um homem de bem. O caso foi que lhe mandaram uma tartaruga de cerca de 150 quilos, dois metros e (dizem) 200 anos, a qual ele exps em sua peixaria durante trs dias e no a quis vender; e a levou at a praia, e a soltou no mar. Havia um poeta dormindo dentro do comerciante, e ele reverenciou a vida e a liberdade na imagem de uma tartaruga. *** No mateis a tartaruga. (...) (Rubem Braga, 200 Crnicas escolhidas. 3a ed. Rio de Janeiro, Record, 1998, p.242) 9. (FCC 2011) Havia um poeta dormindo dentro do comerciante, e ele reverenciou a vida e a liberdade na imagem de uma tartaruga. Com a frase acima, o autor (A) sugere que no interior de todo comerciante h um poeta adormecido, pronto a abrir mo do lucro a favor da preservao da vida. (B) aproxima a poesia do comrcio, mostrando como uma e outro, ainda que de modos distintos, nutrem grande respeito pela vida e pela liberdade. (C) demonstra que a atividade comercial de todo incompatvel com a poesia, isto , com o cultivo da vida e da liberdade. (D) associa a poesia venerao da vida e da liberdade acima de quaisquer benefcios econmicos que possam advir da atividade comercial. (E) alude desvalorizao da poesia por meio da figura do poeta que, no tendo como viver de seu verdadeiro ofcio, passou a dedicar-se ao comrcio. 10. (FCC 2011) A substituio do elemento grifado pelo pronome correspondente, com os necessrios ajustes, foi realizada de modo INCORRETO em: (A) comprai vossos peixes = comprai-os. (B) ele exps em sua peixaria = ele nela exps. (C) ele reverenciou a vida = ele lhe reverenciou. (D) um poeta dormindo dentro do comerciante = um poeta dormindo dentro dele. (E) No mateis a tartaruga = No a mateis. Ateno: As questes de nmeros 11 a 13 referemse ao texto abaixo. Diante da urgncia para combater o aquecimento global, os principais institutos nacionais de patentes discutem sua possvel contribuio para acelerar a difuso de tecnologias de baixa emisso de carbono. Um dos caminhos propostos seria acelerar o processamento das patentes relativas a tais tecnologias as chamadas patentes verdes. Isso estimularia a pesquisa e facilitaria o licenciamento das tecnologias. Um programa-piloto est em andamento nos Estados Unidos e projetos semelhantes ocorrem em naes como China, Coreia do Sul e Reino Unido. No Brasil, a viabilidade de tal iniciativa est sendo analisada pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Caso no haja impedimentos, sua implementao poder ocorrer j no comeo de 2011. Num mundo que depende cada vez mais da gerao de conhecimentos novos para a soluo de proble-

mas graves, preciso garantir os meios institucionais que permitem valorizar e difundir as inovaes. Para citar um exemplo, vale mencionar o polietileno verde desenvolvido por importante petroqumica brasileira. A tecnologia, ligada fabricao de plsticos a partir de derivados do etanol, a primeira do tipo certificada no mundo como 100% renovvel. Tecnologias como estas podero ser privilegiadas com as patentes verdes. (Adaptado de Jorge vila. "A sustentabilidade tem pressa". FSP, 07/01/2011) 11. (FCC 2011) INCORRETO afirmar que: (A) Um desenvolvimento sustentvel, em que a questo climtica levada em conta, pode ser estimulado com a contribuio de institutos de patentes que incentivem o desenvolvimento de tecnologias de baixa emisso de carbono. (B) Certas tecnologias que ajudam a poupar recursos naturais, como aquelas que permitem a manufatura de produtos advindos do etanol, seriam incentivadas com a criao de "patentes verdes". (C) O fornecimento de "patentes verdes", ou seja, patentes voltadas para o desenvolvimento e a difuso de tecnologias que ajudem a combater o aquecimento global, poder ter efeitos positivos nesse combate. (D) O surgimento de novas tecnologias que atuem no combate aos efeitos nocivos do aquecimento global depende, necessariamente, da rpida aprovao das chamadas "patentes verdes" pelos institutos nacionais de patentes. (E) Algumas medidas que contribuam para a soluo dos srios problemas ambientais enfrentados nos dias de hoje podem surgir no apenas de institutos de pesquisa, mas tambm de institutos de patentes. 12. (FCC 2011) A tecnologia [...] a primeira... (4. pargrafo) O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo que o grifado na frase acima est em: (A) Caso no haja impedimentos ... (B) Isso estimularia a pesquisa ... (C) Tecnologias como estas podero ... (D) ...e difundir as inovaes. (E) ...os meios institucionais que permitem ... 13. (FCC 2011) O avano rumo ...... um desenvolvimento sustentvel depende de diversos fatores, entre os quais esto o estmulo ...... novas tecnologias e o compromisso tico de empresas que tenham como prioridade o respeito ...... causas ambientais. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada: (A) a as (B) a a s (C) a as (D) a s (E) as Ateno: As questes de nmeros 14 e 15 referemse ao texto abaixo. A associao entre humor e imprensa, especialmente destacada nos pases europeus, tambm ocorreu nos principais centros urbanos brasileiros. No perodo impe-

rial chegaram a circular cerca de sessenta revistas ilustradas no Rio de Janeiro, que misturavam, de forma peculiar, a charge com uma espcie primitiva de histria em quadrinhos, numa produo extremamente rica e frtil. Essa tradio da representao humorstica ganha maior fora e se aprofunda com o desenvolvimento da imprensa. No incio do sculo XX, quando os jornais comeam a tomar um aspecto mais jornalstico" e menos "mundano, h uma proliferao das revistas semanais que, sobretudo pelo avano nas tcnicas das artes grficas, comeam a se separar, em termos empresariais, dos jornais. (Adaptado de Elias Thom Saliba. Razes do riso. So Paulo, Companhia das Letras, 2002, p. 38-39). 14. (FCC 2011) Leia com ateno as afirmativas abaixo. I. Em jornalstico" e "mundano, as aspas indicam que as palavras empregadas pelo autor possuem um significado especial. II. A frase A associao entre humor e imprensa, especialmente destacada nos pases europeus, tambm ocorreu nos principais centros urbanos brasileiros mantm-se corretamente pontuada, ao ser alterada da seguinte forma: Especialmente destacada nos pases europeus, a associao entre humor e imprensa, tambm ocorreu nos principais centros urbanos brasileiros. III. Isolado por vrgulas, o segmento de forma peculiar tambm pode ser isolado por travesses, sem prejuzo para a coeso do perodo em que se encontra. Est correto o que se afirma em: (A) I, apenas. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III. 15. (FCC 2011)... h uma proliferao das revistas semanais que, sobretudo pelo avano nas tcnicas das artes grficas, comeam a se separar, em termos empresariais, dos jornais. Uma redao alternativa para a frase acima, mantendo-se a correo, a lgica e o sentido originais, est em: (A) H revistas semanais proliferando pelo avano nas tcnicas das artes grficas, a qual, sobretudo, comea, em termos empresariais, a se separar dos jornais. (B) Havendo a proliferao das revistas semanais, sobretudo pelo avano nas tcnicas das artes grficas, cuja a qual comea a se separar, em termos empresariais, dos jornais. (C) As revistas semanais que, sobretudo pelo avano nas tcnicas das artes grficas que prolifera, comeam a se separar, em termos empresariais, dos jornais. (D) Sobretudo pelo avano nas tcnicas das artes grficas, as revistas semanais proliferam e comeam a se separar, em termos empresariais, dos jornais. (E) O avano nas tcnicas das artes grficas, que proliferam, so porque as revistas semanais comeam a se separar, em termos empresariais, sobretudo, dos jornais.

001-E 002-B 003-A 004-C 005-A 006-E 007-C 008-B 009-A 010-B 011-A 012-D 013-E 014-C 015-D Prova 6 Ateno: As questes de nmeros 1 a 10 referem-se ao texto que segue. [Entre falar e escrever] Antigamente os professores de ginsio* ensinavam a escrever mandando fazer redaes que puxavam insensivelmente para a grandiloquncia, o preciosismo ou a banalidade: descrever uma floresta, uma tempestade, o estouro da boiada; comentar os males causados pelo fumo, o jogo, a bebida; dizer o que pensa da ptria, da guerra, da bandeira. Bem ou mal, amos aprendendo, sobretudo porque naquele tempo os professores tinham tempo para corrigir os exerccios escritos (o meu chegava a devolver os nossos com igual nmero de pginas de observaes e comentrios a tinta vermelha; que Deus o tenha no cu dos bons gramticos). Mas o efeito podia ser duvidoso. Lembre-se por analogia o comeo do romance S. Bernardo, de Graciliano Ramos. O rstico fazendeiro Paulo Honrio quer contar a prpria vida, mas sendo homem sem instruo, imagina um mtodo prtico: contaria os fatos ao jornalista local e este redigiria. No entanto... Leiamos: O resultado foi um desastre. Quinze dias depois do nosso primeiro encontro, o redator do jornal apresentoume dois captulos datilografados, to cheios de besteiras que me zanguei: V para o inferno, Gondim. Voc acanalhou o troo. Est pernstico, est safado, est idiota! H l ningum que fale dessa forma! O jornalista observa ento que um artista no pode escrever como fala, e ante o espanto de Paulo Honrio, explica: Foi assim que sempre se fez. A literatura literatura, seu Paulo. A gente discute, briga, trata de negcios naturalmente, mas arranjar palavras com tinta outra coisa. Se eu fosse escrever como falo, ningum me lia. Ento Paulo Honrio pe mos obra do seu jeito, escreve como fala e resulta o romance S. Bernardo, um clssico de Graciliano Ramos. (Adaptado de Antonio Candido, O albatroz e o chins) * Ginsio: antiga denominao de perodo escolar, que hoje corresponde s quatro ltimas sries do ensino fundamental. 1. (FCC-2011) O autor do texto deixa ver que seus professores no ginsio acabavam valorizando, numa redao, (A) formas concisas de expresso e ousada inventividade lingustica. (B) ostentao retrica e correta abordagem de temas educativos e cvicos. (C) valores morais edificantes e expresses em nvel bastante coloquial. (D) rigorosa correo ortogrfica e originalidade na conduo de temas polmicos. (E) o cultivo do pensamento autocrtico e discrio quanto ao estilo praticado.

2. (FCC-2011) Ao lembrar que o efeito podia ser duvidoso, o autor do texto est aventando a hiptese de que, nas redaes, (A) as banalidades decorriam do fato de os alunos no terem aceitado as orientaes dos professores. (B) alguns fracassos originavam-se do fato de que os temas eram por demais complexos para a faixa etria dos alunos. (C) expressavam-se muitas dvidas quanto a ser mais desejvel a grandiloquncia do que o despojamento da linguagem. (D) nem sempre era muito positivo o saldo final das atividades exercidas pelos mestres e pelos alunos. (E) o que parecia ser um defeito ou uma impropriedade era, na verdade, o resultado de um excessivo domnio da lngua. 3. (FCC-2011) Atente para as seguintes afirmaes: I. Os dois trechos citados de S. Bernardo ilustram posies antagnicas quanto a atributos que devem marcar a linguagem literria. II. A linguagem do primeiro trecho citado de S. Bernardo no satisfaz os requisitos preciosistas impostos pelos antigos professores de ginsio. III. Deduz-se que o jornalista Gondim um adepto da linguagem direta e simples, havendo mostrado um estilo pernstico apenas para atender o gosto pessoal de Paulo Honrio. Em relao ao texto, est correto SOMENTE o que se afirma em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III. 4. (FCC-2011) Considerando-se o contexto, indica-se corretamente o sentido assumido por um elemento do texto em: (A) Lembre-se por analogia = volte-se por contraste (B) puxavam insensivelmente = tendiam imperceptivelmente (C) acanalhou o troo = subestimou nosso estilo (D) arranjar palavras com tinta = passar a limpo um texto (E) pe mos obra do seu jeito = tenciona compor convencionalmente 5. (FCC-2011) As normas de concordncia verbal esto plenamente atendidas na frase: (A) Interessava aos antigos professores de portugus suscitar nos alunos o gosto pelos efeitos de retrica nas redaes. (B) A nenhum dos professores do ginsio ocorreriam imaginar que a linguagem falada pode ser um registro de alto valor esttico. (C) Nos dois trechos citados de Graciliano Ramos encontram-se elementos da linguagem falada a que no faltam vivacidade. (D) O autor faz votos de que aos bons gramticos se reservem, por justas razes, acomodao privilegiada no cu. (E) Graas s convices de que Graciliano no abriam mo, acabou produzindo uma obra-prima em estilo seco e incisivo.

6. (FCC-2011) Paulo Honrio (querer) contar a prpria vida, mas, julgando que no o (conseguir), (pedir) ao jornalista Gondim que o (fazer). Os verbos indicados entre parnteses estaro adequadamente correlacionados na frase acima caso se flexionem nas seguintes formas: (A) quisera conseguir pedisse faria (B) queria conseguiria pediu fizesse (C) queria conseguisse pedia faa (D) quis consegue pede fizesse (E) quis conseguiu pediu faa 7. (FCC-2011) A transposio para a voz ativa da frase Foi assim que sempre se fez a literatura tem como resultado: (A) Sempre foi assim que a literatura fez. (B) Assim que sempre foi feita a literatura. (C) Ter sido feito sempre assim, a literatura. (D) Foi sempre assim que a literatura tem feito. (E) Foi assim que sempre fizeram a literatura. 8. (FCC-2011) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: (A) Muita gente imagina que literatura aonde se escreve como se fala, embora hajam autores que consigam faz-lo com arte. (B) O gosto literrio dos antigos professores de portugus no sucitava qualquer dvida quanto ao brilho da retrica exagerada. (C) A formulao mesma dos temas de redao era um indubitvel encaminhamento do aluno para o estilo grandiloquente. (D) A linguagem rude de Paulo Honrio no desestimulou-lhe de escrever um romance que se notabilizaria como literrio. (E) Embora Graciliano Ramos ache mais prefervel uma linguagem concisa do que a empolada, ele um escritor bastante culto. 9. (FCC-2011) Est inteiramente adequada a pontuao da seguinte frase: (A) Para o gosto moderno, a grandiloquncia no surge ao contrrio de outras pocas, como prova de gosto refinado, na verdade a pompa retrica indicia, o vazio do pensamento. (B) Para o gosto moderno, a grandiloquncia, no surge, ao contrrio de outras pocas como prova de gosto refinado, na verdade a pompa retrica indicia: o vazio do pensamento. (C) Para o gosto moderno, a grandiloquncia no surge, ao contrrio de outras pocas, como prova de gosto refinado; na verdade, a pompa retrica indicia o vazio do pensamento. (D) Para o gosto moderno, a grandiloquncia no surge, ao contrrio de outras pocas como prova de gosto refinado, na verdade, a pompa retrica indicia o vazio do pensamento. (E) Para o gosto, moderno, a grandiloquncia, no surge, ao contrrio de outras pocas, como prova de gosto refinado: na verdade a pompa retrica indicia o vazio do pensamento. 10. (FCC-2011) Est correto o emprego do elemento sublinhado na frase: (A) No deu certo o tal do mtodo prtico em cuja eficincia Paulo Honrio chegou a acreditar.

(B) Para o jornalista, a criao da lngua literria requer uma tcnica sofisticada em que nenhum escritor pode abdicar. (C) Quando Paulo Honrio leu os dois captulos datilografados, sentiu neles um artificialismo verbal de que jamais toleraria. (D) Se literatura fosse um arranjo de palavras difceis, os dicionaristas fariam poemas de cujo brilho ningum superaria. (E) A linguagem com que Paulo Honrio de fato aspirava era simples, direta, e no uma coleo de figuras retricas. Ateno: As questes de nmeros 11 a 15 referemse ao texto que segue. DA IDADE Sou de opinio que aos vinte anos nosso esprito j se desenvolveu completamente, j o que ser e mostra o de que capaz. O esprito que at essa idade no deu demonstrao evidente de sua fortaleza nunca o dar mais tarde. As qualidades e virtudes de nossa natureza j revelaram, ento, o que tm de rigoroso e belo ou nunca o revelaro. Se o espinho no pica ao nascer, bem pouco ou nada picar, j se disse. As mais belas aes que conheo, deste sculo ou dos sculos passados, foram praticadas antes dos trinta anos. Quanto a mim, creio ser evidente que meu esprito e meu fsico antes diminuram, depois dessa idade, que aumentaram em fora e em lucidez. o que me leva a considerar desajustadas as nossas leis, no porque nos deixam trabalhar at uma idade demasiado avanada, mas por no o permitirem suficientemente cedo. (Adaptado de Montaigne, Ensaios) 11. (FCC-2011) Entre os dois pargrafos do texto estabelece-se uma relao coerente, que deve ser assim traduzida: (A) como nosso esprito se fragiliza depois dos vinte anos, preciso trabalhar at uma idade avanada. (B) j que as foras do esprito se manifestam muito cedo, deve-se evitar o trabalho na velhice. (C) nos casos de precocidade criativa, os jovens devem deixar de confiar excessivamente no futuro. (D) uma vez que nosso esprito se define muito cedo, melhor seria aproveit-lo em sua plena juventude. (E) nos casos de senilidade precoce, devem os velhos afastar-se em benefcio dos jovens. 12. (FCC-2011) No contexto, o sentido do provrbio Se o espinho no pica ao nascer, bem pouco ou nada picar encontra equivalncia em: (A) O que cedo no se revela jamais se revelar. (B) A cada dia devem bastar seus prprios males. (C) No se pode apressar a natureza. (D) A vigilncia contnua o caminho do sucesso. (E) Mais vale o prximo possvel que o ideal distante. 13. (FCC-2011) Deve-se corrigir, por falha estrutural, a redao deste livre comentrio sobre o texto: (A) Montaigne vale-se de sua experincia pessoal para argumentar em favor de um melhor aproveitamento do trabalho dos jovens.

(B) Muitos acreditam, como Montaigne, que o nosso esprito se define cedo e que pouco a ele acrescentar a passagem do tempo. (C) Como se acredita que logo se defina o esprito dos jovens, razo pela qual h quem os queira trabalhando mais cedo. (D) A crtica que faz Montaigne s leis diz respeito s restries que elas impem ao aproveitamento do trabalho dos mais jovens. (E) Ser que um lento aprendizado, proporcionado pelas experincias, vale menos do que as inclinaes naturais? 14. (FCC-2011) Nosso esprito logo se define, logo se agregam ao nosso esprito as marcas que distinguiro nosso esprito para sempre, j que nunca faltaro ao nosso esprito os impulsos determinantes da natureza. Evitam-se as viciosas repeties da frase acima substituindo-se os elementos sublinhados, respectivamente, por: (A) agregam-no lhe distinguiro lhe faltaro (B) agregam-lhe lhe distinguiro faltar-lhe-o (C) agregam a ele lhe distinguiro lhe faltaro (D) o agregam o distinguiro o faltaro (E) lhe agregam o distinguiro lhe faltaro 15. (FCC-2011) Atente para as seguintes afirmaes: I. As vocaes se revelam desde muito cedo. II. No h vocaes tardias. III. Os jovens devem trabalhar logo. Essas afirmaes esto articuladas de modo correto, claro e coerente em: (A) Como desde muito cedo os jovens se revelam, suas vocaes para o trabalho no devem de ser tardias. (B) Uma vez que no h vocaes tardias, os jovens devem trabalhar desde cedo, conquanto logo se revelem. (C) Como no h vocaes tardias, dado que muito cedo j se revelam, devem os jovens trabalhar logo. (D) Logo devem os jovens trabalharem, visto que no havendo vocaes tardias, desde cedo elas se revelam. (E) Sendo que no h vocaes tardias, os jovens devem logo trabalhar, j que aquelas se revelam desde muito cedo. 001-B 002-D 003-D 004-B 005-A 006-B 007-E 008-C 009-C 010-A 011-D 012-A 013-C 014-E 015-C Prova 7 Ateno: As questes de nmeros 1 a 8 referem-se ao texto seguinte. Os homens-placa Uma cabeleira cor-de-rosa ou verde, um nariz de palhao, luvas de Mickey gigantescas, pouco importa. Eis que surge numa esquina, e replica-se em outras dez, o personagem mais solitrio de nossas ruas, o homem-placa das novas incorporaes imobilirias. Digo homem-placa, no porque ele seja vtima do velho sistema de ficar ensanduichado entre duas tbuas de madeira anunciando remdios ou espetculos de teatro, nem porque, numa verso mais recente, amarrem-lhe

ao corpo um meio colete de plstico amarelo para avisar que se compra ouro ali por perto. Ele homem-placa porque sua funo mostrar, a cada encruzilhada mais importante do caminho, a direo certa para o novo prdio de apartamentos que est sendo lanado. Durante uma poca, a prtica foi encostar carros velhssimos, verdadeiras sucatas, numa vaga de esquina, colocando o anncio do prdio em cima da capota. O efeito era ruim, sem dvida. Como acreditar no luxo e na distino do edifcio Duvalier, com seu espao gourmet e seu depsito de vinho individual, se todo o sonho estava montado em cima de um Opala 74 cor de tijolo com dois pneus no cho? Eliminaram-se os carros-placa, assim como j pertencem ao passado os grandes lanamentos performticos do mercado imobilirio. A coisa tinha, cerca de dez anos atrs, propores teatrais. Determinado prdio homenageava a Nova York eterna: mocinhas eram contratadas para se fantasiarem de Esttua da Liberdade, com o rosto pintado de verde, a tocha de plstico numa mo, o folheto colorido na outra. Ou ento era o Tio Sam, eram Marilyns e Kennedys, que ocupavam a avenida Brasil, a Nove de Julho, as ruas do Itaim. Esses homens e mulheres-placa no se comparam sequer ao guardador de carros, que precisa impor certa presena ao cliente incauto. Esto ali graas sua inexistncia social. S que sua funo, paradoxalmente, a de serem vistos; um cabelo azul, um gesto repetitivo apontando o caminho j bastam. (Adaptado de: Marcelo Coelho, www.marcelocoelho.folha.blogspot.uol.com) 1. Os homens e mulheres-placa, no desempenho de sua funo, evidenciam o paradoxo (A) da reduzida eficcia que esse antigo e bemsucedido recurso publicitrio obtm nos dias atuais. (B) de se preservar o romantismo do passado na utilizao de uma tcnica moderna de comunicao. (C) de se chamar a ateno para a ostensiva presena pblica de quem est imerso no anonimato. (D) da teimosa insistncia dos empreendedores financeiros numa anacrnica ttica de vendas. (E) da resignao com que fazem de seus prprios corpos matria de propaganda imobiliria. 2. Atente para as seguintes afirmaes: I. Destitudos de qualquer qualidade pessoal, os homens-placa, em sua funo mais recente, funcionam como meros sinalizadores fsicos da localizao dos negcios. II. No terceiro pargrafo, as referncias Esttua da Liberdade, Marilyns e Kennedys mostram como a propaganda se vale de imagens estereotipadas para incutir prestgio em certos produtos. III. A despersonalizao a que se submetem os homens e mulheres-placa s no maior do que a que sofre um guardador de carros. Em relao ao texto, est correto o que se afirma em (A) I, II e III. (B) I e II, somente. (C) I e III, somente. (D) II e III, somente. (E) II, somente.

3. Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em: (A) replica-se em outras dez (1. pargrafo) = contestase em dez outras. (B) incorporaes imobilirias (1. pargrafo) = admisses de imveis. (C) lanamentos performticos (3. pargrafo) = propulses cuidadosas. (D) impor certa presena (4. pargrafo) = submeter a aparncia. (E) graas sua inexistncia social (4. pargrafo) = devido falta de sua identidade pblica. 4. O autor justifica a afirmao O efeito era ruim, sem dvida, (2. pargrafo) mostrando (A) o contrassenso de se anunciar um produto sofisticado por meio de um recurso grosseiro. (B) o modesto resultado financeiro que se obtm pela publicidade apoiada em homens-placa. (C) a ineficcia de uma propaganda sofisticada voltada para uma clientela de pouco poder aquisitivo. (D) a impossibilidade de se tentar exaltar simultaneamente aspectos contraditrios de um produto. (E) o pfio resultado obtido por quem busca valorizar o que barato por meio de recursos baratos. 5. No 3. pargrafo, o autor se vale da expresso A coisa referindo-se, precisamente, (A) eliminao mais que justificvel dos carros-placa. (B) ao prestgio inconteste dos mais antigos recursos publicitrios. (C) s caractersticas teatrais dos carros-placa. (D) aos desempenhos teatrais das campanhas imobilirias. (E) ao inesperado crescimento do mercado imobilirio. 6. Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: (A) H momentos onde o af de se fazer propaganda no mede esforos para lanar mo dos mais grotescos recursos. (B) Ainda se v em grandes cidades as figuras antagnicas de pobres entalados em cartazes nos quais se diz venderem ouro. (C) Muitos acreditam ter requinte em morar num edifcio de nome estrangeiro, alm das novidades ligadas onda de gastronomia. (D) Quando o corpo humano se reduz em suporte exclusivamente material para qualquer coisa, nossa dignidade deixa de ter preo. (E) Requer-se de um guardador de carros, diferentemente do que ocorre com um homem-placa, que tenha iniciativa e presena. 7. Esto plenamente observadas as normas de concordncia verbal na frase: (A) Destinam-se aos homens-placa um lugar visvel nas ruas e nas praas, ao passo que lhes suprimida a visibilidade social. (B) As duas tbuas em que se comprimem o famigerado homem-placa carregam ditos que soam irnicos, como compro ouro. (C) No se compara aos vexames dos homens-placa a exposio pblica a que se submetem os guardadores de carros.

(D) Ao se revogarem o emprego de carros-placa na propaganda imobiliria, poupou-se a todos uma demonstrao de mau gosto. (E) No sensibilizavam aos possveis interessados em apartamentos de luxo a viso grotesca daqueles velhos carros-placa. 8. preciso corrigir, devido m estruturao, a redao da seguinte frase: (A) No se sabe a quem ocorreu a ideia, uma vez que condomnios de luxo certamente no combinam com sucata, de que usaram como base de anncio. (B) Algum, num momento infeliz, teve a lamentvel ideia de usar carros velhos como suporte de propaganda para a venda de imveis de luxo. (C) Definitivamente, quem procura imvel com espao gourmet ou depsito de vinho individual no se deixar atrair pela propaganda apoiada num velho Opala de cor berrante. (D) Os homens-placa ficam ensanduichados entre tbuas ou pranchas de metal, transportando-as pelas ruas reduzidos condies de suporte. (E) Sensibilizou-se o autor do texto com a condio humilhante desses homens e mulheres-placa, tratados como se fossem coisas, destitudos de sua humanidade. Ateno: As questes de nmeros 9 a 15 referem-se ao texto seguinte. Meios e fins O crtico Jos Onofre disse uma vez que a frase no se faz uma omelete sem quebrar ovos muito repetida por gente que no gosta de omelete, gosta do barulhinho dos ovos sendo quebrados. Extrema esquerda e extrema direita se parecem no porque amam seus ideais, mas porque amam os extremos, tm o gosto pelo crec-crec. A metfora da omelete o fim justifica os meios, em linguagem de cozinha. O fim justificaria todos os meios extremos de catequizao e purificao, j que o fim uma humanidade melhor s variando de extremo para extremo o conceito de melhor. Todos os fins so nobres para quem os justifica, seja uma sociedade sem descrentes, sem classes ou sem raas impuras. O prprio sacrifcio de ovos pelo sacrifcio de ovos tem uma genealogia respeitvel, a ideia de regenerao (dos outros) pelo sofrimento e pelo sangue acompanha a humanidade desde as primeiras cavernas. Ou seja, at os sdicos tm bons argumentos. Mas o fim das ideologias teria decretado o fim do horror teraputico, do mito da salvao pela purgao que o sculo passado estatizou e transformou no seu mito mais destrutivo. O fracasso do comunismo na prtica acabou com a desculpa, racional ou irracional, para o stalinismo. O tempo no redimiu o horror, o fim foi s a ltima condenao dos meios. (Adaptado de: Luis Fernando Verissimo, O mundo brbaro) 9. Para o crtico Jos Onofre, muitos dos que repetem a frase no se faz uma omelete sem quebrar ovos querem, com ela, (A) justificar o difcil caminho que deve ser penosamente trilhado para se chegar a um bom resultado.

(B) mascarar o gosto pela violncia mesma dos processos radicais, independente dos objetivos finais. (C) revelar a necessidade da violncia quando o fim ltimo pretendido for o da conciliao permanente. (D) despertar a conscincia de quem trabalha para o oportunismo de quem somente colhe os frutos do labor alheio. (E) ilustrar a tese de que aos mais altos ideais corresponde sempre a exigncia dos mais altos sacrifcios. 10. As palavras catequizao (doutrinao religiosa) e purificao (tornar puro, depurao, limpeza), do segundo pargrafo, tm, respectivamente, desdobramentos nas seguintes expresses do terceiro pargrafo: (A) sem classes e genealogia respeitvel. (B) regenerao pelo sofrimento e o fim das ideologias. (C) sem descrentes e regenerao pelo sangue. (D) regenerao pelo sangue e sem classes. (E) o fim das ideologias e o mito da salvao. 11. Resume em linguagem correta o sentido do ltimo pargrafo do texto o que est em: (A) A desculpa de que era necessrio o horror do stalinismo, irremissvel, desapareceu com o fracasso do comunismo. (B) Com o fim do comunismo sem remisso, pretendeuse no haver mais desculpa mediante os horrores do stalinismo. (C) O fracasso do comunismo e do stalinismo no redimiram o tempo de horrores, tanto quanto a justificao dos meios. (D) Quem desculpasse, pela razo ou no, os horrores do stalinismo, no ir mais justific-lo pelo fracasso do comunismo. (E) Os horrores do stalinismo e o fracasso do comunismo foram meios para fins condenveis, ora cessados. 12. O verbo indicado entre parnteses dever flexionar-se numa forma do plural para preencher adequadamente a lacuna da frase: (A) Os ovos de que se ...... (compor) a omelete ilustram o caso em que a violncia de um ato se justifica pela causa a que serve. (B) A todos os meios extremos ...... (costumar) corresponder, segundo os radicais, uma justificativa aceitvel. (C) Mesmo aos maiores sdicos ...... (poder) ocorrer uma certa direo de argumentos para justificar seus horrores. (D) Agrada aos extremistas propagar que, a menos que se ...... (quebrar) ovos, nunca se far uma omelete. (E) Aos sdicos ...... (dever) agradar ouvir os ovos quebrando-se, como prembulo de uma omelete. 13. Est adequada a correlao entre tempos e modos verbais na frase: (A) Um fim talvez justificaria os meios caso estes implicarem sacrifcios que no se distribuam desigualmente. (B) Ele acredita que havero de justificar-se todos os meios quando os fins representarem um ganho de alcance coletivo.

(C) To logo fossem denunciados os horrores do stalinismo, os comunistas devem ter revisto suas antigas convices. (D) Ser que algum acreditou que uma sociedade sem classes e sem preconceitos possa ter-se formado num regime autoritrio? (E) Se a catequese pudesse propagar a f religiosa sem recorrer intimidao, talvez os convertidos tenham sido mais numerosos. 14. Pode-se substituir o elemento sublinhado pelo que est negritado entre parnteses, sem prejuzo para a correo e o sentido da frase, no seguinte caso: (A) Extrema esquerda e extrema direita se parecem no porque amam seus ideais, mas porque amam os extremos. (no obstante) (B) Todos os fins so nobres para quem os justifica. (com aquele que) (C) O prprio sacrifcio de ovos pelo sacrifcio de ovos tem uma genealogia respeitvel. (extrinsecamente) (D) (...) o fim uma humanidade melhor s variando de extremo para extremo o conceito de melhor. (a menos que varie) (E) O fim justificaria todos os meios extremos, j que o fim uma humanidade "melhor". (porquanto) 15. A excluso das vrgulas NO alterar o sentido da seguinte frase: (A) O fracasso do comunismo, na prtica, acabou com a desculpa para o stalinismo. (B) Quem recorre aos meios extremos, condenados pelos democratas, costuma d-los como necessrios. (C) At mesmo os sdicos se valem, aqui e ali, de argumentos dados como irrefutveis. (D) Mesmo os stalinistas, que no acreditavam nesses horrores, passaram a execrar seu velho dolo. (E) As metforas, que costumam tornar mais concretas as ideias, so teis e expressivas. 001-C 002-B 003-E 004-A 005-D 006-E 007-C 008-A 009-B 010-C 011-A 012-D 013-B 014-E 015-C

cesso narrativo dinmico, pois est sujeito a transformaes, expressas em equilbrios e desequilbrios. Os elementos bsicos so: enredo, narrador, personagens, tempo, espao e conflito. Dissertao: consiste na exposio de nossas ideias, nossas opinies, nossos pontos de vista, seguidos de argumentos que os comprovem. Para se escrever um texto dissertativo necessrio ter conhecimento sobre o assunto e assim, tomar uma posio crtica com relao a ele. Para a formao de nossa opinio, precisamos nos munir de dados, informaes, ideias e, tambm, opinies de pessoas relacionadas diretamente com assunto. A estrutura bsica da dissertao se apresenta da seguinte forma: Introduo: apresentao do assunto e das questes referentes a ele; Desenvolvimento: momento em que ideias, conceitos e informaes sero desenvolvidos; Concluso: retomada do assunto associado a uma avaliao final. Exerccios Numere os pargrafos a seguir, identificando o tipo de redao apresentado. Grife os elementos que ajudem a comprovar cada tipologia: 1. DESCRIO 2. NARRAO 3. DISSERTAO () Acreditamos firmemente que s o esforo conjunto de toda a nao brasileira conseguir vencer os gravssimos problemas econmicos, por todos h muito conhecidos. Quaisquer medidas econmicas, por si s, no so capazes de alterar a realidade, se as autoridades que as elaboram no contarem com o apoio da opinio pblica, em meio a uma comunidade de cidados conscientes. ( ) Nas proximidades deste pequeno vilarejo, existe uma chcara de beleza incalculvel. Ao centro avista-se um lago de guas cristalinas. Atravs delas, vemos a dana rodopiante dos pequenos peixes. Em volta deste lago pairam, imponentes, rvores seculares que parecem testemunhas vivas de tantas histrias que se sucederam pelas geraes. A relva, brilhando ao sol, estende-se por todo aquele local, imprimindo paisagem um clima de tranquilidade e aconchego. ( ) As crianas sabiam que a presena daquele cachorro vira-lata em seu apartamento seria alvo da mais rigorosa censura de sua me. No tinha qualquer cabimento: um apartamento to pequeno que mal acolhia lvaro, Alberto e Anita, alm de seus pais, ainda tinha de dar abrigo a um cozinho! Os meninos esconderam o animal em um armrio prximo ao corredor e ficaram sentados na sala espera dos acontecimentos. No fim da tarde a me chegou do trabalho. No tardou em descobrir o intruso e a expuls-lo, sob os olhares aflitos de seus filhos. () Joaquim trabalhava em um escritrio que ficava no 12 andar de um edifcio da Avenida Paulista. De l avistava todos os dias a movimentao incessante dos transeuntes, os frequentes congestionamentos

2. TIPOLOGIA TEXTUAL
Descrio: consiste em descrever as caractersticas que compem um determinado objeto, ambiente, paisagem ou pessoa, lembrando que, esta ltima pode ser descrita/caracterizada, pelo seu lado fsico, psicolgico ou por suas aes. difcil separar descrio de narrao, pois o que narrado se desenvolve em um espao que possui uma funcionalidade e que, por sua vez, envolve personagens devidamente caracterizadas. A descrio do espao e das personagens nele envolvidas constitui uma forma narrativa. Dizemos isto, porque comum, que caractersticas opostas das personagens revelem o conflito de uma narrativa, bem como, a descrio do espao pode revelar traos psicolgicos das personagens. Narrao: consiste em contarmos um ou mais fatos, reais ou imaginrios, que ocorreram em determinado tempo e lugar, envolvendo certas personagens. O pro-

dos automveis e a beleza das arrojadas construes que se sucediam do outro lado da avenida. Estes prdios modernssimos alternavam-se com majestosas manses antigas. O presente e o passado ali se combinavam e, contemplando aquelas manses, podia-se, por alto, imaginar o que fora, nos tempos de outrora, a paisagem desta mesma avenida, hoje to modificada pela ao do progresso. () Dizem as pessoas ligadas ao estudo da Ecologia que so incalculveis os danos que o homem vem causando ao meio ambiente. O desmatamento de grandes extenses de terra, transformando-as em verdadeiras regies desrticas, os efeitos nocivos da poluio e a matana indiscriminada de muitas espcies so apenas alguns dos aspectos a serem mencionados. Os que se preocupam com a sobrevivncia e o bem-estar das futuras geraes temem que a ambio desmedida do homem acabe por tornar esta terra inabitvel. O candidato vaga de administrador entrou no escritrio onde iria ser entrevistado. Ele se sentia inseguro, apesar de ter um bom currculo, mas sempre se sentia assim quando estava por ser testado. O dono da firma entrou, sentou-se com ar de extrema seriedade e comeou a lhe fazer as perguntas mais variadas. Aquele interrogatrio parecia interminvel. Porm, toda aquela sensao desagradvel dissipou-se quando ele foi informado de que o lugar era seu.

- Com hfen diante de mesma consoante: inter-regional, sub-bibliotecrio. - Sem hfen diante de consoante diferente: intermunicipal, supersnico. - Sem hfen diante de vogal: interestadual, superinteressante. Observaes: 1. Com o prefixo sub, usa-se o hfen diante de palavra iniciada por R: sub-regio, sub-raa etc. Palavras iniciadas por h perdem essa letra e juntam-se sem hfen: subumano, subumanidade, etc 2. Com os prefixos circum e pan, usa-se o hfen diante de palavra iniciada por M, N e vogal: circum-navegao, pan-americano etc. 3 O prefixo coaglutina-se em geral com o segundo elemento, mesmo quando este se inicia por o: coobrigao, coordenar, cooperar, cooperao, cooptar, coocupante etc. 2. Com o prefixo vice, usa-se sempre o hfen: vice-rei, vice-almirante etc. 3. No se deve usar o hfen em certas palavras que perderam a noo de composio: girassol, madressilva, mandachuva, pontap, paraquedas, paraquedista etc. 6. Com os prefixos ex, sem, alm, aqum, recm, ps, pr, pr, usa-se sempre o hfen: ex-aluno, sem-terra, alm-mar, aqum-mar, recm-casado, ps-graduao, pr-vestibular, pr-europeu, aqum-mar, etc

()

3. ORTOGRAFIA OFICIAL e ACENTUAO


EMPREGO DO HFEN, segundo o Novo Acordo Ortogrfico Regra bsica Em palavras compostas sempre se usa o hfen diante de H: anti-higinico, super-homem, sobre-humano, cara-metade Demais casos 1. Prefixo terminado em vogal: - Sem hfen diante de vogal diferente: autoescola, antiareo, autoadesivo, antioxidante. - Sem hfen diante de consoante diferente de r e s: anteprojeto, semicrculo, antebrao,seminu, antiinflamatrio. - Sem hfen diante de r e s , dobram-se essas letras: antirracismo, antissocial, ultrassom, hiperrpido, suprarrenal, minissaia. - Com hfen diante de mesma vogal: contra-ataque, micro-ondas, supra-axilar, miniinciso 2.Prefixo terminado em consoante:

Acentuao Grfica: nova ortografia No me reportarei ao que muda com o novo acordo ortogrfico na acentuao grfica, porque se as pessoas no sabem como era, de nada adianta dizer como fica. Fiz diferente: organizei as regras de acentuao grfica de acordo com as novas e coloco-as aqui. I - Palavras proparoxtonas 1. Todas so acentuadas: rvore, chvena, maisculo, feissimo. II - Palavras paroxtonas 2. So acentuadas graficamente as paroxtonas terminadas em: O(S): bno(s), rfo(s) (S): m(s), rf(s) L: amvel, dcil EI(S): amveis, dceis I(S): txi, grtis N: hfen, den

X: trax, nix R: lder, mrtir UM, UNS: lbum, lbuns US: bnus, ltus PS: bceps, frceps Observaes: A. Acentuam-se graficamente todas as paroxtonas terminadas em ditongo crescente: mgoa, tnue, rdio, nsia. B. No levam acento grfico as paroxtonas terminadas em: a. ens: itens, hifens, folhagens, jovens, nuvens; b. m: item, folhagem, jovem, nuvem; C. No se acentuam os ditongos abertos ei, oi, das paroxtonas: assembleia, estreia, jiboia, heroico; D. No levam acento o i e o u tnicos, precedidos de ditongo: feiura, baiuca. III - Palavras oxtonas 3. Levam acento grfico as oxtonas terminadas em: (S): sabi (s) (S), (S): caf(s) (S), (S): av(s), av(s) M, NS: refm, refns Observao: Seguem esta regra: A. as monosslabas tnicas terminadas por (s), (s), (s) (s), (s): l(s), p(s), p(s); B. as formas verbais oxtonas do mesmo tipo, seguidas ou no de pronomes: am-lo, est(s), vend-lo, props, contm, contns. 4. So acentuadas as oxtonas terminadas em ditongo aberto: IS: papis, bacharis U(S): chapu, chapus i(S): heri, heris 5. Assim como as oxtonas em que o i e o u esto depois de ditongo em posio final ou seguidas de s: Piau, tuiui. Portanto, no levam acento grfico as oxtonas em i e u precedidas por consoante: juriti, tatu. IV Hiatos 6. Acentuam-se o i e o u tnicos, precedidos de vogal, quando sozinhos ou seguidos de s, formando uma slaba: viva, saste, ba, sada. Observaes: A. No leva acento grfico o i, mesmo sozinho, seguido de nh: rainha, moinho. B. No so acentuados graficamente os hiatos oo e ee: voo, creem. V Acento nos verbos em GUAR, QUAR e QUIR

7. No se usa o acento agudo no u tnico das formas (tu) arguis, (ele) argui, (eles) arguem, do presente do indicativo dos verbos arguir e redarguir. Observao: H uma variao na pronncia dos verbos terminados em guar, quar e quir, como aguar, averiguar, apaziguar, desaguar, enxaguar, obliquar, delinquir etc. Esses verbos admitem duas pronncias em algumas formas do presente do indicativo, do presente do subjuntivo e do imperativo: A. se forem pronunciadas com a ou i tnicos, essas formas devem ser acentuadas graficamente: enxguo, enxguas, enxgue, delnques, delnquem, delnqua; B. se forem pronunciadas com u tnico, elas no so acentuadas: enxaguo, enxaguas, delinques, delinquem, delinqua. Observao: No Brasil, a pronncia mais corrente a primeira, aquela com a e i tnicos. VI Acento diferencial 8. Usa-se o acento diferencial nas seguintes situaes: A. Verbo pr para diferenciar da preposio por: B. Eu pedi para ela pr o po no armrio por causa das moscas. C. Pde terceira pessoa do singular do pretrito perfeito do indicativo do verbo poder para diferenci-lo de pode - terceira pessoa do singular do presente do indicativo do mesmo verbo: Ela no pde passar na tua casa ontem, mas pode passar hoje. Observao: O acento diferencial facultativo em: A. Dmos primeira pessoa do plural do presente do subjuntivo do verbo dar e demos primeira pessoa do plural do pretrito perfeito do indicativo do mesmo verbo; B. Frma (substantivo) e forma (substantivo, terceira pessoa do singular do presente do indicativo e segunda pessoa do singular do imperativo afirmativo do verbo formar). VII Verbos ter e vir 9. Os verbos ter e vir levam acento circunflexo na terceira pessoa do plural do presente do indicativo para diferenciar da terceira pessoa do singular do mesmo tempo verbal: ele tem, eles tm; ele vem, eles vm. Seus derivados, como deter e intervir, por exemplo, seguem a acentuao das oxtonas terminadas por em, mas na terceira pessoa do singular do presente do indicativo levam acento agudo e na terceira pessoa do plural do mesmo tempo levam acento circunflexo, a fim de diferenciar as duas formas verbais: ele detm, eles detm; ele intervm, eles intervm. VIII Trema 10. O trema s usado em nomes estrangeiros e seus derivados: Mller, mlleriano.

EXERCCIOS 1. (FCC-2010) adequado o emprego e correta a grafia de todas as palavras da frase: (A) Os poetas romnticos eram obsecados por imagens que, figurando a distncia, expressavam com ela a gososa inatingibilidade de um ideal. (B) prazeroso o reconhecimento de uma pessoa que, surgindo longnqua, parece ento mais prxima que nunca paradoxo pleno de poesia. (C) A abstenso da proximidade de algum no impede, segundo o cronista, que nossa afetividade aflore e haja para promover uma aproximao. (D) Nenhuma distncia dilui o afeto, pelo contrrio: o reconhecimento da amada longeva avisinha-a de ns, f-la mais prxima que nunca. (E) O cronista ratifica o que diz um velho provrbio: a distncia que os olhos acusam no exclue a proximidade que o nosso corao promove. 2. (FCC-2010) H palavras escritas de modo INCORRETO na frase: (A) ressente a associao direta entre a presena de oznio no ar e a ocorrncia de doenas respiratrias que dezencadeiam mortes prematuras. (B) O uso da injeo eletrnica e de catalisadores nos carros reduziu em at vinte vezes as taxas de poluio provocada por automveis nos anos 90. (C) Pesquisas cientficas conseguem diagnosticar com preciso os males causados sade pela poluio atmosfrica causada por gases txicos. (D) Graas ao controle de processos industriais, como a instalao de chamins em fbricas, caram os nveis de poluio nas grandes cidades. (E) Vrias cidades europias esto restringindo o acesso de veculos rea central, para controlar a emisso de poluentes na atmosfera. 3.Identifique a alternativa em que h um vocbulo cuja grafia no atende ao previsto no Acordo Ortogrfico: (A) aguentar tranquilidadedelinquentearguir averiguemos; (B) cinquentaaguemoslingusticaequestre eloquentemente; (C) apazigueifrequnciaarguiodelinquncia sequestro; (D) averiguei inconsequentebilnguelinguia quinqunio; (E) sequnciaredargimoslinguetafrequentemente bilngue. 4.(FCC-2010) Assinaleaopoemquefiguraumaformaverbalgrafada ,consoantea novaortografia, erroneamente: (A) verboter: tem detm contm mantm retm tm detm contm mantm retm (B) verbovir: vem advm convm intervm provm vm advm convm intervm provm (C) verboslerecrer: l rel cr descr leem releem creem descreem (D) verbosdarever:

d desd v rev prov deem desdeem veem reveem provm (E) verbosderivados deter: abstm atm obtm entretm abstm atm obtm entretm 5.Identifiqueaalternativaemqueumdosvocbulos,seg undooAcordo Ortogrfico, recebeuindevidamente acento grfico: (A) curuvu; (B) chapuilhuincru; (C) anis fiisris; (D) miherijia; (E) anzisfarislenis. 6.Assequnciasabaixocontmparoxtonasque,segun dodeterminada regrado Acordo Ortogrfico, noso acentuadas. Deduzaqualessaregrae assinaleaalternativaaqueelano seaplica: (A) aldeiabaleialampreiasereia; (B) flavonoideheroicoreumatoideprosopopeia; (C) apoiacorticoidejiboiatipoia; (D) Assembleiaideiaateiaboleia; (E) CrimeiaEneias LeiaCleia. 7.Identifiqueaopoemquetodasaspalavrascomposta sestografadas deacordocomasnovasregras: (A) anti-higinico antiinflamatrio anticido antioxidante anti-colonial antirradiaoantissocial; (B) anti-higinicoanti-inflamatrioanticido antioxidanteanticolonialanti- radiaoanti-social; (C) anti-higinico anti-inflamatrio anticido antioxidante anticolonial antirradiaoantissocial; (D) anti-higinicoanti-inflamatrioanti-cidoantioxidanteanticolonial antirradiaoantissocial; (E) anti-higinicoanti-inflamatrioanti-cidoantioxidanteanti-colonial antirradiaoantissocial. 8.ConformeoAcordoOrtogrfico,osprefixosps-,prepr-,quando tonos, aglutinam-se como segundo elemento do termo composto. Marqueaalternativa emque, segundoasnovasregras, herro deortografia: (A) posdatarpredatar proamericanoprogermnico; (B) predefinir predestinar predizer preexistncia; (C) prejulgar prelecionarprenomear preordenar; (D) preanunciar preaquecer preconcebido precognio; (E) prepostoprocnsul procriaoprolao. 9.Ousodo acentodiferencial,consoanteasnovasregras,facultativonos seguintescasos, excetoem: (A) frma(significandomolde) (B) pde(no pretritoperfeitodoindicativo); (C) cantmos(no pretrito perfeito do indicativo); (D) ammos (nopretritoperfeitodoindicativo); (E) dmos(nopresentedosubjuntivo). 10. Identifiquea alternativa emque todas as palavras compostas esto grafadasdeacordo comasnovasregras: (A) miniquadrominissubmarinominirretrospectiva mini-saia; (B) sub-bibliotecriosub-humanosub-hepticosubregio; (C) infra-assinadoinfra-estruturainfra-heptico

infravermelho; (D) hipercidohiperespaohiper-humano realista; (E) contra-acusaocontra-indicao contraespionagem contra-harmnico.

hiper-

4. EMPREGODAS CLASSES DE PALAVRAS.


Pronome Pessoal as 1. VOC hoje usado no lugar das 2 pessoas (TU/VS), levando o verbo para a 3 pessoa 2. as formas de tratamento sero precedidas deVOSSA, quando nos dirigirmos diretamente pessoa e de SUA, quando fizermos referncia a ela. Trocase na abreviatura o V. pelo S. 3. quando precedidos de preposio, os pronomes retos (exceto EU e TU) passam a funcionar como oblquos 4. os pronomes acompanhados das palavras S ou TODOS assumem a forma reta (Estava s ele no banco / Encontramos todos eles ali) 5. as formas oblquas O, A, OS, AS no vm precedidas de preposio; enquanto LHE e LHES vm regidos das preposies A ou PARA (no expressas) 6. EU e TU no podem vir precedidos de preposio, exceto se funcionarem como sujeito de um verbo no infinitivo (Isto para eu fazer ? para MIM fazer) 7. ME, TE,SE, NOS, VOS- podem ter valor reflexivo 8. SE, NOS, VOS - podem ter valor reflexivo e recproco 9. SI e CONSIGO - tm valor exclusivamente reflexivo 10. CONOSCO e CONVOSCO devem aparecer na sua forma analtica (COM NS e COM VS) quando vierem com modificadores (TODOS, OUTROS, MESMOS, PRPRIOS ou UM NUMERAL) 11. o, a, os e as viram LO(A/S), quando associados a verbos terminados em R, S ou Z e viram NO(A/S), se a terminao verbal for em ditongo nasal 12. os pronomes pessoais retos podem desempenhar funo de sujeito, predicativo do sujeito ou vocativo, este ltimo com TU e VS (Ns temos uma proposta / Eu sou eu e pronto / , tu, Senhor Jesus) 13. pode-se omitir o pronomes sujeito, pois as DNPs verbais bastam para indicar a pessoa gramatical 14. plural de modstia - uso do "NS" em lugar do "EU", para evitar tom impositivo ou pessoal 15. num sujeito composto de bom tom colocar o pronomes de 1 pessoais por ltimo (Jos, Maria e eu fomos ao teatro). Porm se for algo desagradvel ou que implique responsabilidade, usa-se inicialmente a 1 pessoais (Eu, Jos e Maria fomos os autores do erro) 16. no se pode contrair as preposies DE e EM com pronomes que sejam sujeitos (Em vez de ele continuar, desistiu ? Vi as bolsas dele bem aqui) 17. os pronomes tonos podem assumir valor possessivo (Levaram-ME o dinheiro)

Possessivo Emprego 1. normalmente, vem antes do nome a que se refere; podendo, tambm, vir depois do substantivo que determina. Neste ltimo caso, pode at alterar o sentido da frase 2. SEU (a/s) pode causar ambigidade, para desfaz-la, deve-se preferir o uso do DELE (A/S) (Ele disse que Maria estava trancada em sua casa - casa de quem?) 3. pode indicar aproximao numrica (ele tem l seus 40 anos) 4. nas expresses do tipo "SEU Joo", seu no tem valor de posse por ser uma alterao fontica de SENHOR Demonstrativo Emprego 1. indicando localizao no espao - ESTE (aqui), ESSE (a) e AQUELE (l) 2. indicando localizao temporal - ESTE (presente), ESSE (passado prximo) e AQUELE (passado remoto ou bastante vago) 3. fazendo referncia ao que j foi ou ser dito no texto - ESTE (ainda se vai falar) e ESSE (j mencionado) 4. O, A, OS, AS so demonstrativos quando equivalem a aquele (a/s) 5. TAL demonstrativo se puder ser substitudo por esse (a), este (a) ou aquele (a) 6. MESMO e PRPRIO so demonstrativos quando significarem "idntico" ou "em pessoa". Concordam com o nome a que se referem 7. podem apresentar valor intensificador ou depreciativo, dependendo do contexto frasal (Ele estava com aquela pacincia / Aquilo um marido de enfeite) 8. NISSO e NISTO (em + pronomes) podem ser usados com valor de "ento" ou "nesse momento" (Nisso, ela entrou triunfante) Relativo Emprego 1. QUEM ser precedido de preposio se estiver relacionado a pessoas ou seres personificados 2. QUEM = relativo indefinido quando empregado sem antecedente claro, no vindo precedido de preposio 3. CUJO (A/S) empregado para dar a idia de posse e no concorda com o antecedente e sim com seu conseqente 4. QUANTO (A/S) normalmente tem por antecedente os pronomes indefinidos TUDO, TANTO (A/S) Indefinido Emprego 1. ALGUM, aps o substantivo a que se refere, assume valor negativo (= nenhum) (Computador algum resolver o problema) 2. CADA deve ser sempre seguido de um substantivo ou numeral (Elas receberam 3 balas cada uma) 3. CERTO indefinido se vier antes do nome a que estiver se referindo. Caso contrrio adjetivo (Certas pessoas deveriam ter seus lugares certos)

4. 5. 6.

7. 8.

BASTANTE pode vir como adjetivo tambm, se estiver determinando algum substantivo o pronomeOUTREM equivale a "qualquer pessoa" o pronome NADA, colocado junto a verbos ou adjetivos, pode equivaler a advrbio (Ele no est nada contente hoje) o pronome OUTRO (a/s) ganha valor adjetivo se equivaler a diferente" (Ela voltou outra das frias) existem algumas locues pronominais indefinidas - QUEMQUERQUESEJA, SEJA QUEM FOR, CADA UM etc.

Preposies Emprego 1. combinao: preposio + outra palavra sem perda fontica (ao/aos) 2. contrao: preposio + outra palavra com perda fontica (na/quela) 3. no se deve contrair de se o termo seguinte for sujeito (Est na hora de ele falar) Relaes estabelecidas pelas preposies 1. autoria - msica de Caetano 2. lugar - cair sobre o telhado / estar sob a mesa 3. tempo - nascer a 15 de outubro / viajar em uma hora 4. modo - chegar aos gritos / votar em branco 5. causa - tremer de frio / preso por vadiagem 6. assunto - falar sobre poltica 7. fim ou finalidade - vir em socorro / vir para ficar 8. instrumento - escrever a lpis / ferir-se com a faca 9. companhia - sair com amigos 10. meio - voltar a cavalo / viajar de nibus 11. matria - anel de prata / po com farinha 12. posse - carro de Joo 13. oposio - Flamengo contra Fluminense 14. contedo - copo de (com) vinho 15. preo - vender a (por) R$ 300, 00 16. origem - descender de famlia humilde 17. destino - ir a Roma

Advrbios Emprego 1. na linguagem coloquial, o advrbio recebe sufixo diminutivo. Nesses casos, embora ocorra o diminutivo, o advrbio assume valor superlativo 2. a repetio de um mesmo advrbio tambm assume valor superlativo 3. quando os advrbio terminados em -MENTE estiverem coordenados, comum o uso do sufixo s no ltimo 4. antes de particpios, bem e mal aparecem nas formas analticas do comparativo de superioridade (MAISBEM e MAISMAL) e no como MELHOR e PIOR 5. MUITO e BASTANTE podem aparecer como advrbio (invarivel) ou pronomes indefinido (varivel determina subst.) 6. adjetivos adverbializados mantm-se invariveis (terminaram RPIDO o trabalho) Palavras denotativas

Interjeies Srie de palavras que se assemelham ao advrbio. A NGB considera-as apenas como palavras denotativas, no pertencendo a nenhuma das 10 classes gramaticais. Classificam-se em funo da idia que expressam: 1. adio: ainda, alm disso etc. (Comeu tudo e ainda queria mais) 2. afastamento: embora (Foi embora daqui) 3. afetividade: ainda bem, felizmente, infelizmente (Ainda bem que passei de ano) 4. aproximao: quase, l por, bem, uns, cerca de, por volta de etc. ( quase 1h a p) 5. designao: eis (Eis nosso carro novo) 6. excluso: apesar, somente, s, unicamente, inclusive, exceto, seno, sequer, apenas etc. (Todos saram, menos ela) 7. explicao: isto , por exemplo, a saber etc. (Li vrios livros, a saber, os clssicos) 8. incluso: at, ainda, tambm, inclusive etc. (Eu tambm vou) 9. limitao: s, somente, unicamente, apenas etc. (Apenas um me respondeu) 10. realce: que, c, l, no, mas, porque etc. (E voc l sabe essa questo?) 11. retificao: alis, isto , ou melhor, ou antes etc. (Somos trs, ou melhor, quatro) 12. situao: ento, mas, se, agora, afinal etc. (Afinal, quem perguntaria a ele?) Expressa estados emocionais do falante, variando de acordo com o contexto emocional. Podem expressar: alegria: ah!, oh!, oba! etc. advertncia: cuidado!, ateno etc. afugentamento: fora!, rua!,passa!, x! etc. alvio: ufa!, arre! animao: coragem!, avante!, eia! aplauso: bravo!, bis!, mais um! etc. chamamento: al!, ol!, psit! etc. desejo: oxal!, tomara! etc. dor: ai!, ui! etc. espanto: puxa!, oh!, chi!, u! etc. impacincia: hum!, hem! etc. silncio: silncio!, psiu!, quieto! So locues interjeitivas: puxa vida!,no diga!, que horror!, graas a Deus!, ora bolas!, cruz credo! etc.

EXERCCIOS PARTE 1 1. Nosso esprito logo se define, logo se agregam ao nosso esprito as marcas que distinguiro nosso esprito para sempre, j que nunca faltaro ao nosso esprito os impulsos determinantes da natureza. Evitam-se as viciosas repeties da frase acima substituindo-se os elementos sublinhados, respectivamente, por: (F) agregam-no lhe distinguiro lhe faltaro

(G) (H) (I) (J)

agregam-lhe lhe distinguiro faltar-lhe-o agregam a ele lhe distinguiro lhe faltaro o agregam o distinguiro o faltaro lhe agregam o distinguiro lhe faltaro

3. (FCC 2009) Est INADEQUADO o emprego de um pronome em: (A) Se Vossa Excelncia pretende emitir a autorizao, afiano-lhe que recorrerei de sua deciso. (B) Ele no viu por que autorizar, num caso como aquele, a quebra do sigilo telefnico. (C) No lhe pareceu necessrio explicar a ningum o por qu de haver dado aquela autorizao. (D) Ele chamou para si toda a responsabilidade pela quebra do sigilo telefnico. (E) No me peas que concorde com tua posio s porque s mais versado em assuntos jurdicos. 4. (FCC-2010) O e-mail veio para ficar, ainda que alguns considerem o e-mail uma invaso de privacidade, ou mesmo atribuam ao e-mail os desleixos lingusticos que costumam caracterizar o e-mail. Evitam-se as viciosas repeties do trecho acima substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por (A) lhe considerem lhe atribuam caracteriz-lo. (B) o considerem lhe atribuam caracteriz-lo. (C) considerem-no o atribuam caracterizar-lhe. (D) considerem-lhe atribuam-no o caracterizar. (E) o considerem atribuam-no lhe caracterizar. 6. (FCC-2010) O segmento grifado est substitudo pelo pronome correspondente de modo INCORRETO somente em: (A) tem justificativas histricas = tem-nas. (B) a tomar decises = a tom-las. (C) para encontrar plantas exticas = para encontrarlhes. (D) para enfeitar o palcio de Buckingham = para enfeit-lo. (E) percorria o mundo = percorria-o. 7. (UFMS) Os meios de comunicao social pertencem aos grupos econmicos que os exploram como organizaes industriais. A palavra grifada no texto refere-se a: (A) meios (B) econmicos (C) grupos (D) grupos econmicos (E) organizaes industriais 8. (CESGRANRIO) Assinale a opo em que o pronomeNO tem valor reflexivo: (A) "entregou-se ao mais sombrio desespero" (B) "Quase te fizeste ru de polcia" (C) "-- Senhor! -- exclamou Isaura correndo a lanar-se aos ps de lvaro" (D) "as seguintes sero ainda piores... e te faro ir rolando de abismo em abismo" (E) "eu me julgo o mais feliz dos mortais" 9. (MACKENZIE) Assinale a srie de pronomes que completa adequadamente as lacunas do seguinte perodo:

Os desentendimentos existentes entre _____ e _____ advm de uma insegurana que a vida estabeleceu para _____ traar um caminho que vai de _____ a _____. (A) mim; ti; eu; mim; ti (B) eu; tu; eu; mim; tu (C) mim; ti; mim; mim; tu (D) eu; ti; eu; mim; ti (E) eu; ti; mim; mim; tu 12. (UFPI) Queria falar _______ para avisar que acabou ficando _______ mesmos a deciso final acerca daquele rapaz que era para _______ j ter contratado. (A) consigo; com ns; eu (B) com voc; conosco; mim (C) consigo; conosco; mim (D) com voc; com ns; eu (E) consigo; com ns; mim 13. (CESGRANRIO) Assinale a opo em que o pronome "me" tem valor reflexivo: (A) No fumava, e nenhum livro com fora de me prender. (B) O ar frio da madrugada dava-me sono. (C) Um incidente qualquer me desviava deles. (D) Trancava-me no quarto fugindo do aperreio. (E) Era nica coisa que me seduzia ali. 14. (UFSE) Sabemos que V.S __________ resolver o ________ problema e o nosso tambm, por isso _________ solicitamos uma audincia. (A) quer; seu; lhe (B) quereis; vosso; vos (C) quereis; vosso; lhe (D) quer; vosso; vos (E) quer; seu; vos 15. (UFC) Sr. Deputado: cabe-me devolver- ____ os documentos que ______ enviou a esta seo, no momento de ______ posse. (A) lhe; V. S; sua (B) vos; V. S; vossa (C) lhe; V. Ex; sua (D) lhe; S. Ex; vossa (E) vos; V. Ex; vossa 16. (UFRRJ) No perodo: " Luza e Maria estudaram na Europa: esta em Paris, aquela em Roma", entende-se que: (A) Luza estudou em Roma (B) Maria estudou em Roma (C) Luza estudou em Paris (D) Luza e Maria estudaram em Roma (E) Luza e Maria estudaram em Paris 17. (UFRGS) Para _____, que venho de l _____ distncia, impossvel chegar cedo. (A) eu; daquela (B) eu; dessa (C) eu; desta (D) mim; daquela (E) mim; desta

PARTE 2

1. (FCC-2010)... estima-se que sejam 20 lnguas. (2.pargrafo) O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima est na frase: (A) ... cada um dos homens comeou a falar uma lngua diferente... (B) Se na Bblia a pluralidade lingustica era uma condenao... (C) ... guardam a alma de um povo, sua histria, seus costumes e conhecimentos... (D) Por isso, caram em desuso. (E) ... que um idioma mais forte (...) sufoque um mais fraco.

(C) vm abolindo-as e vm reduzindo-as. (D) esto abolindo e esto reduzindo. (E) foram abolidas e foram reduzidas. 12. (FCC 2009) Esto corretos o emprego e a flexo de todas as formas verbais na frase: (A) No caso de um direito individual se sobrepuser ao interesse pblico, prefigura-se uma situao de conflito no interior da ordem jurdica. (B) Se um cidado for irresponsvel e no reter sua ambio criminosa, poder ficar privado do exerccio prvio do direito de defesa. (C) As informaes que forem aprendidas por meio de quebra de sigilo telefnico podem estar suprindo um direito individual. (D) A autoridade que se propuser a acessar informaes sigilosas dever respaldar essa medida com a obteno de ordem judicial. (E) Os efeitos que advirem de uma escuta telefnica s se legitimaro quando tenha sido autorizada por um juiz de direito.

5. (FCC-2010) Est adequada a correlao entre os tempos e modos verbais na frase: (A) A pergunta que percorresse todas as bocas visa a apurar se a propagao do e-mail venha a ressuscitar a carta. (B) Quem no se irritava por ter sido destinatrio de mensagens automticas que no lhe diro respeito? (C) O e-mail tanto poderia estar completando a obsolescncia da carta como pudesse estar representando um novo alento para ela. (D) Teria sido conveniente pensar qual fosse a lacuna que se interponha entre a carta e o e-mail. (E) Nada pode estar mais distante do e-mail do que o tempo que se costuma levar para que uma carta seja escrita e postada. 6. (FCC-2010) Est adequada a correlao entre tempos e modos verbais na frase: (A) Se examinssemos as fbulas populares, haveremos de verificar que elas representem dois tipos de transformao social. (B) Era comum que pobres guardadores de porcos fossem, na verdade, prncipes que haviam sido despojados de seu poder. (C) Havia ainda os jovens pastores que nada possussem desde o nascimento, mas acabassem conseguindo casar-se e tornavam-se reis. (D) Um prncipe que se houvera disfarado de pobre ser a prova de que todo pobre fosse um prncipe disfarado. (E) Quando cavaleiros vierem a triunfar sobre seus inimigos, ter-se-ia restaurado uma sociedade que seja mais justa. 10. (FCC-2010) Ele no emitido por motores... (2.pargrafo) Transpondo-se a frase acima para a voz ativa, a forma verbal correta passa a ser (A) emitia. (B) emitem. (C) tinham emitido. (D) sero emitidos. (E) para ser emitido. 11. (FCC-2010) O poder econmico expansivo dos meios de comunicao aboliu as manifestaes da cultura popular e as reduziu a folclore para turistas. Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, as formas verbais resultantes sero: (A) aboliram-se e tm sido reduzidas. (B) tm sido abolidas e reduziram-se.

5. CRASE.
1. Proibida: a) antes de masculinos Exemplo: b) antes de verbos Exemplo: Comecei rir. c) antes de pronomes Exemplo: s grato ela? d) entre palavras repetidas Exemplo: Disseram isso cara cara. 2. Facultativa a) antes de possessivos Exemplo: Vou minha casa, depois quele barzinho. b) antes de nomes femininos Exemplo: Levarei flores Raimunda. c) nas locues adverbiais de instrumento Exemplo: A parede foi derrubada marreta. d) aps a palavra AT Exemplo: O povo foi at praa. 3. Obrigatria a) nas locues adverbiais com ncleo feminino Exemplo: As vezes, eu o encontrava noite. b) nos objetos indiretos e complementos nominais especificados Exemplo: A obedincia lei de Deus desejvel. Sempre me referirei s leis divinas. EXERCCIOS 1. O plano dos bandidos saiu [as] avessas.

2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. 46. 47. 48. 49. 50.

No chegaram [a] saber quem era [a] autoridade. Encontramos os barcos [as] margens da lagoa. Fui [a] casa, mas voltei logo. No fui [aquela] farmcia. Entregamos o prmio [aquele] aluno. Submeterei [aqueles] alunos a uma prova. Reprovo [aquela] atitude. Encontrei-o [a] porta de minha casa. [A] noite, se reuniam para ouvi-lo. Sua averso [a] estrangeiros era censurada. [As] dez e meia todos dormiam. Enviei a encomenda [a] Fernanda. Voc vai [a] aula hoje? No desobedea [a] ningum. Os guardas ficaram [a] uma grande distncia. Os meninos chegaram [a] uma hora. Voc entregou [a] encomenda [a] Dona Lusa? Voc deu parabns [a] Sua Alteza? Ofereci um presente [a] Carolina? Ela foi [a] Paraba. A meia-noite, os fantasmas aparecem. Ele no se prendia [a] nenhuma garota. Iremos [a] Porto Alegre. As notas j foram devolvidas [a] gerncia. Compareceu [a] prova indisposto. Fez [a] prova indisposto. [A] lua e [as] estrelas enfeitam o cu. Sua atitude agradou [a] maioria. Sua atitude satisfez [a] maioria. Fui [a] casa de Pedro. Rezo [a] Nossa Senhora. Voltarei este ano [a] minha terra. Permaneo fiel [a] minhas amizades. Aderi logo [a] proposta que me fez. A joia pertencia [a] Helena. Tinha bigodes [a] Hitler. Referiu-se [a] Apollo. Vou [a] Melhoramentos. Tomou o remdio gota [a] gota. Dia [a] dia, a empresa foi crescendo. No me referi [a] Vossa Excelncia. Peo [a] senhora que tenha pacincia. Enfim encontraram-se face [a] face. Ele chegou [a] essa regio h anos. Remeti [a] senhorita o leno. Ir [a] uma hora qualquer. J se acostumou [a] madame Anglica. Levou a encomenda [a] sua tia. At [a] volta.

Frase com verbo (pelo menos um) o Comea com maiscula e termina com 1 .ponto 3. Termos essenciais da orao A. Sujeito a) Simples: um s ncleo / determinado Ex.: Pedro fugiu (claro, expresso) Ex.: Fui ao centro (eu, est oculto) Ex.: Algum tossiu (pronome indefinido) Ex.: Alguns alunos dormem Ex.: Alguns dos alunos dormem (ncleo no pode vir preposicionado) Ex.: Vende-se esta casa Ex.: Vendem-se apartamentos b) Composto: dois ou mais ncleos Ex.: Vendem-se ovos e frangos Ex.: Pais e filhos compareceram c) Indeterminado a Verbo na 3 .PP, sem a presena do agente Ex.: Telefonaram para voc SE: ndice de indeterminao do sujeito Ex.: Comeu-se muito (VI*se) Ex.: Bebeu-se do vinho (VTD*se*prep) Ex.: Precisa-se de pedreiros(VTI*se*prep) Ex.: Ficou-se satisfeito com tudo(VL*se) d) Orao sem sujeito: O verbo for impessoal a No tem sujeito, o verbo fica na 3 .PS Ex.: Choveu ontem Ex.: Havia recursos Ex.: Faz 2 meses Ex.: Hoje so 5 de abril B. Predicado: O que se diz do sujeito mediante verbo. a) Verbal Indica ao No posso tirar o verbo Qualquer verbo, exceto de ligao Ex.: O nibus chegou tarde Ex.: Jos escolheu minhas sogra b) Nominal Indica estado, qualidade, atributo S pode ter verbo de ligao Ex.: O nibus estava cheio (predicativo do sujeito) Ex.: Minha sogra secretria (predicativo do Suj.) c) Verbo-Nominal: Indica Ao: Estado, qualidade, atributo Ex.: O nibus chegou hoje cheio. (PS) Ex.: Escolheu a sogra (OD) para chefe. (PO) 4. Termos integrantes da orao: completam algum termo da orao A) Objeto direto: Sem preposio obrigatria.

6. SINTAXE DA ORAO E DO PERODO


Termos da orao 1. Frase: enunciado que tem sentido completo. 2. Orao Tem verbo Tem sujeito e predicado Ex.: Ai de mim! No orao, frase. Ex.: Eu te amo. 3. Perodo:

S com verbo VTD Ex.: Eu amo voc (OD sem preposio) Ex.: Eu bebi o vinho (OD sem preposio) Ex.: Eu amo a Deus (OD preposicionado) Ex.: Eu bebi do vinho (OD preposicionado) Ex.: O aluno, eu o cumprimentei (OD pleonstico) B) Objeto indireto: Preposio obrigatria. S com verbo VTI Ex.: Eu obedeo a Deus. Ex.: Eu necessito do livro. Ex.: A um amigo, eu lhe emprestaria o tablet. (OI pleonstico) C. Agente da passiva: Com verbo TD na voz passiva analtica. Sempre preposicionado com as preposies A (comumente) ou DE (raramente) Ex.: O dever foi feito por mim. Ex.: O aluno foi perseguido pelo ladro. D. Complemento nominal Completa substantivo abstrato, adjetivo, advrbio Com preposio Ex.: Adjetivo: O livro tilao aluno Ex.: Advrbio: Eu moro longede voc Ex.: Subst. Abstrato A crticaao rei (alvo) foi cruel Ex.: Subst. Abstrato: A confianaem Deus (alvo) grande 5. Termos acessrios da orao: A. Adjunto adverbial: Com qualquer verbo Indica circunstncia. Pode se referir verbo, adjetivo, advrbio Ex.: Sa cedo (verbo) Ex.: Muito educada (adjetivo) Ex.: Bem devagar (advrbio) B. Adjunto adnominal Completa substantivo concreto e abstrato Com ou sem preposio Ex.: Artigo: Acasa grande Ex.: Adjetivo(junto a substantivo): Casagrande Ex.: Locuo adjetiva: Casade campo Ex.: Pronome adjetivo: Estacasa Ex.: Numeral adjetivo: Duascasas Ex.: Substantivo Abstrato Ex.: A crticado jornalista(agente)foi cruel Ex.: A confianado mestre(agente)foi grande C. Aposto: Com ou sem preposio. Esclarece um termo explicando-o, resumindo-o, enumerando-o, especificando-o. Separado por vrgula, parnteses, travesso ou dois pontos vo)

Ex.: Jos, o filho do prefeito, fugiu (explicativo) Ex.: Jos comprou isto: livros e revistas (enumeratiEx.: Pais, filhos e funcionrios, cada qual recebeu tarefas (resumitivo) Ex.: O rio Amazonas, a ruada Bahia, O Dr. Raul (de especificao)

6. Termo no pertencente orao: A) Vocativo: Serve para chamar, invocar algum. Dirige a comunicao ao destinatrio pretendido. Ex.: Maria, venha depressa (sujeito: voc) Estrutura do perodo A. Perodo composto Possui duas ou mais oraes Possui dois ou mais verbos ou duas ou mais locues verbais B. Perodo composto por coordenao: As oraes so completas As oraes so independentes entre si Dois tipos de orao quanto ligao entre si Assindticas: Sem conjuno Sindticas: Com conjuno As sindticas podem ser: 1. Aditiva: E, NEM MAS TAMBM, COMO AINDA, ... Ex.: Eu trouxe o programa e instalei-o nas mquinas Ex.: No s trouxe os livros, como tambm organizou a estante. 2. Adversativa: MAS, PORM, CONTUDO, TODAVIA, ENTRETANTO, NO ENTANTO, ... Ex.: Gosto de churrasco, mas no o comeria todos os dias. Ex.: Manaus uma boa cidade, entretanto quente demais. 3. Alternativa: OU, ORA, QUER, SEJA, J, ... Ex.: Ou voc me diz a verdade, ou eu vou embora. Ex.: Ora ela cantava, ora ela ficava mudamente sria. 4. Conclusiva:
CONSEGUINTE, ... LOGO, POIS, PORTANTO, POR

Ex.: Sou brasileiro, portanto falo portugus. Ex.: Os preos esto em alta, por conseguinte devo fazer pesquisa de preos. 5. Explicativa: PORQUE, POIS, QUE, ... Ex.: No saia agora, porque est chovendo muito. Ex.: Pare com isso, que eu no estou de bom humor. C. Perodo composto por subordinao

SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS: Faz falta no perodo. Substituvel por ISSO Comea por:

o o

Conjuno integrante: QUE, SE Pronome interrogativo: QUE, QUAL QUEM, QUANTO, QUANDO, ONDE, COMO

Ex.: No poders ser mdico, sem que estudes muito. Conformativas: Modelo ou norma segundo o qual a orao principal ocorre. Conjunes: COMO, CONFORME, CONSOANTE,
SEGUNDO

1. Subjetivas Sujeito da orao principal. Ex.: necessrio que voc colabore. Ex.: Quem avisa amigo . 2. Objetivas Diretas Objeto direito da orao principal. Ex.: Maria esperou que o marido voltasse. Ex.: O fiscal verificou se tudo estava em ordem. 3. Objetivas Indiretas Objeto indireto da orao principal. Ex.: Aconselho-o a que trabalhe mais. Ex.: Lembre-se de que a vida breve. 4. Completivas Nominais Complemento nominal de um substantivo adjetivo da orao principal. Ex.: Eu sou favorvel a que o prendam. Ex.: S grato a quem te ensina. 5. Predicativas Predicativo do sujeito da orao principal. Ex.: Minha esperana era que ele desistisse. Ex.: No sou quem voc pensa. 6. Apositivas Serve de aposto. Ex.: S deseja uma coisa: que vivam felizes. Ex.: S lhe peo isto: honre o nosso nome.

Ex.: O homem age conforme pensa. Ex.: Relatei os fatos conforme/como os ouvi. Consecutivas: Consequncia, efeito ou resultado do fato expresso na orao principal. Conjunes: QUE, DE MODO QUE, DE SORTE QUE Ex.: Fazia tanto frio que meus dedos congelavam. Ex.: Ontem estive doente, de sorte que no sai de casa. Finais: OU Finalidade ou objetivo do fato expresso na orao principal. Conjunes: PARA (QUE), A FIM DE (QUE Ex.: Fiz-lhe sinal que se calasse. Ex.: Aproximei-me dele a fim de que me ouvisse melhor. Locativas: Local onde ocorre o fato expresso na orao principal. Conjuno: (A)ONDE Modais: Modo ou maneira de o fato expresso na orao principal ocorrer. Conjunes: SEM (QUE) Ex.: Aqui vivers em paz, sem que ningum te incomode. Proporcionais: Relao de intensidade com o fato expresso na orao principal. Conjunes: PROPORO QUE, MEDIDA QUE, QUANTO MAIS (MENOS) Ex.: As casas iam rareando proporo que avanvamos. Ex.: medida que se vive, mais se aprende. Temporais: Tempo em que ocorre o fato expresso na orao principal. Conjunes: QUANDO, ASSIM QUE, ANTES QUE, DEPOIS QUE, AT QUE, SEMPRE QUE Ex.: Sempre que vou cidade, passo pelas livrarias. Ex.: Formiga, quando quer se perder, cria asas. EXERCCIOS 1. Considere a frase Ele andava triste porque no encontrava a companheira os verbos grifados so respectivamente: (A) transitivo direto de ligao; (B) de ligao intransitivo; (C) de ligao transitivo indireto; (D) transitivo direto transitivo indireto; (E) de ligao transitivo direto.

SUBORDINADAS ADVERBIAIS Causais: Fato gerador daquilo que anterior Conjunes: COMO, PORQUE, PORQUANTO, J QUE, VISTO QUE Ex.: O tambor soa porque oco. Comparativas: Comparao com o predicativo ou ao da orao principal Conjunes: QUE, DO QUE, COMO Ex.: O lugar tal qual voc o descreveu. Concessivas: Fato oposto ao da orao principal ou um fato que deveria atrapalh-lo mas que afinal no o faz. Conjunes: EMBORA, CONQUANTO, AINDA QUE, MESMO (QUE) Ex.: Admirava-o muito, embora no o conhecesse. Ex.: Chovesse ou fizesse sol, o Major no faltava. Condicionais: Pr-requisito para que o fato da orao principal ocorra. Conjunes: SE, CASO, CONTANTO QUE, DESDE QUE, SEM (QUE) Ex.: No o condenareis se o conhecesse.

2. Indique a nica alternativa que no apresenta agente da passiva: (A) A casa foi construda por ns. (B) O presidente ser eleito pelo povo. (C) Ela ser coroada por ti. (D) O av era querido por todos.

9. Em: Cravei-lhe os dentes na carne, com toda a fora que eu tinha, a palavra que tem funo morfossinttica de: (A) pronome relativo sujeito; (B) conjuno subordinada conectivo; (C) conjuno subordinada complemento verbal; (D) pronome relativo objeto direto;

(E) Ele foi eleito por acaso.


3. Em: A terra era povoada de selvagens, o termo grifado : (A) objeto direto; (B) objeto indireto; (C) agente da passiva; (D) complemento nominal;

(E) conjuno subordinada objeto direto.


10. Assinale a alternativa em que a expresso grifada tem a funo de complemento nominal: (A) a curiosidade do homem incentiva-o a pesquisa; (B) a cidade de Londres merece ser conhecida por todos; (C) o respeito ao prximo dever de todos; (D) o coitado do velho mendigava pela cidade;

(E) adjunto adverbial.


4. Em: Dulce considerou calada, por um momento, aquele horrvel delrio, os termos grifados so respectivamente: (A) objeto direto objeto direto; (B) predicativo do sujeito adjunto adnominal; (C) adjunto adverbial objeto direto; (D) adjunto adverbial adjunto adnominal;

(E) o receio de errar dificultava o aprendizado das lnguas. 11. Amanh, sbado, no sairei de casa, a palavra grifada, funciona como: (A) objeto direto; (B) objeto indireto; (C) agente da passiva; (D) complemento nominal;

(E) objeto indireto objeto direto.


5. Assinale a alternativa correta: para todos os males, h dois remdios: o tempo e o silncio, os termos grifados so respectivamente: (A) sujeito objeto direto; (B) sujeito aposto; (C) objeto direto aposto; (D) objeto direto objeto direto;

(E) aposto.
12. E no se diga que Mrio Quintana haja sido insensvel s legtimas exigncias da potica contempornea. O termo grifado desempenha a funo de: (A) objeto direto; (B) sujeito; (C) adjunto adnominal; (D) complemento nominal;

(E) objeto direto complemento nominal.


6.Usando do direito que lhe confere a Constituio, as palavras grifadas exercem a funo respectivamente de: (A) objeto direto objeto direto; (B) sujeito objeto direto; (C) objeto direto sujeito; (D) sujeito sujeito;

(E) objeto indireto.


13. O sol entra cada dia mais tarde, plido, fraco, oblquo O sol brilhou um pouquinho pela manh. Pela ordem, os predicados das oraes acima classificam-se como: (A) nominal verbo nominal; (B) verbal nominal; (C) verbal verbo-nominal; (D) verbo-nominal nominal; (E) verbo-nominal verbal. 14. exemplo de predicado verbo-nominal: (A) cuspi no cho com um nojo desgraado; (B) o corpo me doa todo; (C) Estela se sentou na cama assustada; (D) E ele saiu correndo com os ps descalos; (E) Chico Sena morreu. 15. Em: o professor entrou atrasado (A) o verbo intransitivo e o predicado nominal; (B) o verbo transitivo direto e o predicado verbal; (C) o verbo de ligao e o predicado nominal; (D) o verbo intransitivo e o predicado verbo-nominal;

(E) objeto direto objeto indireto.


7. Recebeu o prmio o jogador que fez o gol. Nessa frase o sujeito de fez ? (A) o prmio; (B) o jogador; (C) que; (D) o gol;

(E) recebeu.
8. Assinale a alternativa correspondente ao perodo onde h predicativo do sujeito: (A) como o povo anda tristonho ! (B) agradou ao chefe o novo funcionrio; (C) ele nos garantiu que viria; (D) no Rio no faltam diverses;

(E) o aluno ficou sabendo hoje cedo de sua aprovao.

(E) o verbo transitivo indireto e o predicado verbal.


16. Na expresso . . . chamei Armando Nogueira de carioca . . . encontramos no predicado pela ordem: (A) objeto direto e objeto indireto;

(B) (C) (D) (E)

objeto direto e predicativo; objeto indireto e adjunto adnominal; objeto indireto e predicativo; objeto direto e adjunto adverbial.

17. Minha terra pindorama, de Palmares sempre em flor ! (A) o predicado nominal e o verbo de ligao; (B) o predicado verbal e o verbo intransitivo; (C) o predicado verbal e o verbo de ligao; (D) o predicado verbo-nominal e o verbo transitivo direto e indireto;

24. Na orao Voc ficar tuberculoso, de tuberculose morrer, as palavras grifadas so, respectivamente: (A) adjunto adverbial de modo, adjunto adverbial de causa; (B) objeto direto, objeto indireto; (C) predicativo do sujeito, adjunto adverbial; (D) ambas predicativas;

(E) n.d.a.
25. Em: O Presidente corrupto saiu cedo. (A) o verbo de ligao, e o termo grifado ncleo do predicado; (B) o verbo intransitivo e o termo grifado adjunto adverbial; (C) o verbo transitivo direto e o termo grifado objeto direto; (D) o verbo intransitivo e o termo grifado objeto indireto; (E) o verbo de ligao e o termo grifado objeto indireto. 26. Na orao a situao continua indefinida: (A) o verbo de ligao e o predicado nominal; (B) o verbo intransitivo e o predicado verbo-nominal; (C) o verbo transitivo direto e o predicado verbal; (D) o verbo bitransitivo e o predicado verbo-nominal

(E) o predicado nominal e o verbo intransitivo.


18. Assinale a frase em que h sujeito inexistente: (A) compram-se jornais velhos; (B) nada se entendeu de suas palavras; (C) chama-se Jos o sacerdote; (D) choveu muito tomate aqui;

(E) noite.
19. Em o Brasil foi descoberto pelos portugueses, o termo grifado : (A) objeto direto; (B) sujeito; (C) agente da passiva; (D) adjunto adverbial;

(E) aposto
20. Em Nunca, respondeu ela abanando a cabea, o termo grifado : (A) objeto direto; (B) sujeito; (C) agente da passiva; (D) adjunto adverbial;

(E) o verbo transitivo direto e o predicado verbal.


001. E 008. A 015. D 022. D 002. E 009. D 016. B 023. D 003. C 010. C 017. A 024. C 004. C 011. E 018. E 025. B 005. C 006. D 007. C 012. D 013. E 014. C 019. C 020. B 021. D 026. A

(E) aposto.
21.Amo essas montanhas, uma a uma, com exceo apenas do morro do Cantagalo, cujo volume desagradvel e pesado, o termo grifado : (A) aposto; (B) objeto indireto; (C) objeto direto; (D) adjunto adverbial;

(E) predicativo do objeto.


22. Em Meu maior desejo que ela volte logo, a orao grifada exerce a funo sinttica de: (A) sujeito; (B) objeto direto; (C) objeto indireto; (D) predicativo;

(E) complemento nominal.


23. Assinale a alternativa em que aparea predicado verbo-nominal: (A) a chuva permanecia calma; (B) a tempestade assustou os habitantes da vila; (C) Paulo ficou satisfeito; (D) os meninos saram do cinema calados;

27. Empregando uma das palavras do quadro, indique a circunstncia expressa pela orao adverbial. 1. condio 2. comparao 3. tempo 4. finalidade (A) Desde que acordara, nessa manh, uma inquietao surda recomeava a pesar-me na alma. (Ea de Queirs) (B) Subi a escada. A escurido era to viscosa, que, se eu estendesse a mo, poderia senti-la amoitada como um bicho por entre os degraus. (Lygia F. Telles) (C) Pouco a pouco esta certeza ergueu-se, petrificouse na minha alma e, como uma coluna num descampado, dominou toda a minha vida interior. (Ea de Queirs) (D) Muitos candidatos fazem promessas irrealizveis, a fim de obter o voto dos eleitores mais ingnuos e desinformados. (E) Viajaremos para a praia no dia 20 e, estando bom o tempo, ficaremos at o final do ms. 28. 1. 2. 3. 4. 5. Faa como no exerccio anterior. Causa consequncia proporo conformidade concesso

(E) os alunos estavam preocupados.

(A) Os olhos do sertanejo iam ficando mais tristes, medida que a gua aude ia minguando com a longa estiagem. (B) A inflao deste ms foi menor que a do ms passado, como j havia, previsto os analistas econmicos. (C) J que a deciso foi tomada, podemos encerrar a reunio. (D) Ele seria incapaz de nos criticar, ainda que estivssemos errados. (E) Se, aos quinze anos de idade, agia assim, aos trinta estaria to cheia de tabus que ficaria insuportvel. (Dulio Gomes) (F) Viajamos para a praia no dia 20 e, estando bom o tempo, ficamos l at ontem. (G) Meu Deus, a vida dessa gente s comer. Sempre volto pra casa com um monte de quilos a mais, mesmo andando a cavalo / e correndo atrs dos gansos, depois tenho de enfrentar regime duro. (Dulio Gomes) 3. De acordo com o exemplo, complete a frase que explica a relao de sentido entre a orao principal e a subordinada adverbial de cada perodo (A) Se chover bem durante este ms, / a colheita certamente ser muito boa. (B) A colheita certamente ser muito boa, / porque choveu bem <>este ms (C) As chuvas foram to regulares este ms, / que a colheita ser muito boa. (D) A expectativa de uma boa colheita cresce,/ medida que o tempo passa.

O candidato apresentou seu plano de governo com desenvoltura e tranqilidade. (O adjunto est no final da orao; portanto, em sua posio normal.) Com desenvoltura a tranqilidade, o candidato apresentou seu plano de governo. O candidato, com desenvoltura a tranqildade, apresentou seu plano de governo. O Botafogo pode ser campeo hoje. Hoje, o Botafogo pode ser campeo. O Botafogo, hoje, pode ser campeo. Hoje o Botafogo pode ser campeo. O Botafogo hoje pode ser campeo. A LOCALIDADE DA DATA, O NOME DA RUA DO NMERO DA CASA: So Paulo, 30 de junho de 1989. Rua So Mateus, 582. PREDICATIVO DESLOCADO: Atentos, os alunos ouviam as explicaes do professor. Os alunos, atentos, ouviam as explicaes do professor. PALAVRAS CORRETIVAS, EXPLICATIVAS, EXEMPLIFICATIVAS(ou melhor, alis, digo, minto, isto , a saber,por exemplo etc.): Apenas seis alunos obtiveram boas notas, alis, sete. A reunio comeou s 20h, digo, s 19h30 min. O novo diretor quer ouvir os alunos, isto , pretende fazer uma administrao bastante democrtica. CONJUNES ADVERSATIVAS E CONCLUSIVAS DESLOCADAS(geralmente pospostas ao verbo): Airton Senna correu brilhantemente; no venceu, entretanto, o Grande Prmio do Canad. Airton Senna correu brilhantemente; venceu, portanto, o Grande Prmio do Brasil. ELEMENTOS PARALELOS NOS PROVRBIOS: Dia de muito, vspera de nada. Barriga cheia, p na areia. ORAO COORDENADA "... o velho lhe serve cachaa, recebe, d o troco, volta-se para mim..." "Eu no era criana, porm minha alma ficava completamente feliz." ATENO: No se usa vrgula antes de orao introduzida pela conjuno e, exceto quando o conectivo vem repetido ou quando os sujeitos das oraes so diferentes: "E zumbia, e voava, e voava, e zumbia." "... a fila de caminhes e automveis era longa, e os guardas procediam a uma investigao cabal." ORAO SUBORDINADA ADJETIVA EXPLICATIVA: A Esperana tempera a F,que o sal dos justos. O tempo,que fortalece as amizades, enfraquece o amor. ORAO SUBORDINADA ADVERBIAL(quando a subordinada adverbial inicia o perodo ou vem no meio de sua principal)

7. PONTUAO.
VRGULA: emprega-se para separar: APOSTO EXPLICATIVO Seul, capital da Coria do Sul, sediou os jogos olmpicos em 1988. Aprecio muito as obras de Pablo Neruda, esse notvel poeta chileno. VOCATIVO Carlos, ontem o professor lhe fez muitos elogios. Esta partida de domingo, torcedor amigo, ser decisiva para o Botafogo. TERMOS COORDENADOS: Coleciono livros, revistas, jornais, discos. Gosto de literatura, poltica, esportes. ATENO: Dispensa-se a vrgula antes da conjuno e, quando liga o ltimo elemento de uma seqncia de termos coordenados; mantm-se, entretanto, a vrgula antes de cada termo coordenado, quando a conjuno E vem repetida: Coleciono livros, revistas, jornais e discos. Coleciono livros, e revistas, e jornais, e discos. ADJUNTO ADVERBIAL DESLOCADO

O mdico no atendeu os clientes porque foi assaltado. Porque foi assaltado, o mdico no atendeu os clientes. O mdico,porque foi assaltado, no atendeu os clientes. O mdico foi ao consultrio apesar de ter sido assaltado. Apesar de ter sido assaltado, o mdico foi ao consultrio. O mdico,apesar de ter sido assaltado, foi ao consultrio. Voc ter muitas alegrias na vida dominando sua timidez. Dominando sua timidez, voc ter muitas alegrias na vida. Voc,dominando sua timidez, ter muitas alegrias na vida. ORAO INTERCALADA: A China,comentou o reprter, est vivendo uma pgina negra de sua histria contempornea. A felicidade,disse ele, encontramo-la dentro de ns. Era uma pessoa de hbitos estranhssimos,comentava a vizinhana. INDICAR A ELIPSE DO VERBO: "As alegrias so nossas asas; os sofrimentos, nossas esporas." Em cincia, leia os livros mais recentes; em literatura, os mais antigos."

(D) Deixe-me perguntar-lhe (e no o quero ofender), se no poderia saldar ao menos algumas das dvidas que ainda permanecem pendentes. (E) Deixe-me perguntar-lhe e no o quero ofender se no poderia saldar ao menos algumas das dvidas que ainda permanecem pendentes. 4. Na orao a seguir, foi retirada a pontuao: O professor anunciou teremos provas de Histria Geografia Ingls e Fsica Devemos estudar incessantemente. Assinale a alternativa em que a mesma frase se encontra devidamente pontuada. (A) O professor anunciou, teremos provas de Histria. Geografia, Ingls e Fsica? Devemos estudar incessantemente: (B) O professor anunciou: teremos provas de Histria, Geografia, Ingls e Fsica. Devemos estudar incessantemente! (C) O professor, anunciou, teremos provas de Histria: Geografia Ingls e Fsica? Devemos estudar incessantemente, (D) O professor, anunciou teremos, provas de Histria, Geografia Ingls e Fsica, Devemos estudar incessantemente. (E) O professor, anunciou! teremos, provas de Histria Geografia Ingls e Fsica. Devemos estudar, incessantemente. 5. "Os textos so bons e entre outras coisas demonstram que h criatividade". Na frase cabem, no mximo: (A) 3 vrgulas (B) 4 vrgulas (C) 2 vrgulas (D) 1 vrgula (E) 5 vrgulas 6. Assinale a alternativa cuja frase est corretamente pontuada. (A) O sol que uma estrela, o centro do nosso sistema planetrio. (B) Ele, modestamente se retirou. (C) Voc pretende cursar Medicina; ela, Odontologia. (D) Confessou-lhe tudo; cime, dio, inveja (E) Estas cidades se constituem, na maior parte de imigrantes alemes. 7. Assinale a alternativa que contm os sinais de pontuao adequados. (A) Joo, todo sbado; segue a mesma rotina: praia; futebol; jantar em famlia. (B) Joo, todo sbado, segue a mesma rotina, praia, futebol, jantar em famlia. (C) Joo, todo sbado; segue a mesma rotina, praia, futebol, jantar em famlia. (D) Joo, todo sbado, segue a mesma rotina: praia, futebol, jantar em famlia. (E) Joo, todo sbado, segue a mesma rotina; praia, futebol, jantar em famlia. 8. Assinale a opo que apresenta erro de pontuao. (A) Sem reforma, social, as desigualdades entre as cidades brasileiras, crescero sempre... (B) No Brasil, a diferena social motivo de constante preocupao.

EXERCCIOS 1. Indique a orao na qual o emprego da vrgula inadequado. (A) O professor, com bons argumentos, dirimiu as dvidas. (B) Todos os candidatos inscritos, erraram a questo. (C) Inexistem, portanto, quaisquer dvidas. (D) Por todo o exposto, e o mais que dos autos consta, julgo procedente a ao. 2. A alternativa que apresenta pontuao INCORRETA : (A) Os passantes chegam, olham, perguntam e prosseguem. (B) Olha, Jos, no precisa mais voltar hoje. (C) A Histria, diz Ccero, e mestra da vida. (D) Jorge Amado, um dos autores brasileiros mais conhecido a mundialmente publicou mais um livro. (E) Casa de ferreiro, espeto de pau. 3. O perodo inteiramente correto quanto pontuao : (A) Deixe-me perguntar-lhe, e no o quero ofender se no poderia saldar, ao menos algumas das dvidas, que ainda permanecem pendentes? (B) Deixe-me perguntar-lhe (e no o quero ofender) se no poderia saldar ao menos, algumas das dvidas que ainda permanecem pendentes? (C) Deixe-me perguntar-lhe, e no o quero ofender: se no poderia saldar ao menos algumas das dvidas, que ainda permanecem pendentes.

(C) O candidato que chegou atrasado fez um timo teste no IBGE. (D) Tenho esperanas, pois a situao econmica no demora a mudar. (E) Ainda no houve tempo, mas, em breve, as providncias sero tomadas. 9. Assinale o nico item correto em relao pontuao. (A) No nego que, ao avistar, a cidade natal tive uma boa sensao (B) No nego, que ao avistar a cidade natal tive, uma boa sensao (C) No nego; que ao avistar a cidade natal, tive uma boa sensao (D) Todos esto incorretos

04. Sujeito formado por nmero decimal ou fracionrio seguidos de determinante = Verbo concorda com o nmero inteiro ou com o numerador. A concordncia com o determinante tambm correta. Exemplos: a) 1,2% do pblico pagou os impostos. b) 2,1% do pblico pagou/pagaram os impostos. c) 1/3 dos brasileiros compareceu(compareceram) s urnas. d) 1,2 milho foi entregue aos cofres pblicos. e) 1/3 do brasileiro exige mudanas. 05. Os verbos EXISTIR / CONSTAR / RESTAR/ BASTAR/ FALTAR/ OCORRER/ SURGIR pedem sujeito, concordando com o sujeito. Exemplos: a) Ocorreu / Ocorreram, depois que os fiscais entregaram as provas, surpresa e satisfao por parte dos candidatos. b)Faltam dois meses, apenas. c) Falta, amigos, as provas entregar. 06. Verbos que expressam fenmenos naturais, verbo haver no sentido de existir e verbo fazer indicando tempo = So empregados na 3a pessoa do singular. Exemplos.: a) Faz dois meses, apenas. b) Choveu muito, ontem. c) Choveram discrdias durante a sesso. d) Haveria dificuldades, se... 07. a) V.T.I + SE / V.I + SE / V. de Lig. + SE = O SE ndice de indeterminao do sujeito, sendo usado na 3a pessoa do singular, apenas. b) V.T.D + SE / V.T.D.I + SE = O SE partcula apassivadora. A concordncia verbal ser com o sujeito. Exemplos.: a) Tm-se anunciado concluses inditas. b) Aspira-se a ttulos acadmicos. c) Reconheceu-se/ Reconheceram-se, de fato, o erro e a ignorncia do ru. d) -se calmo. e) Dorme-se pouco, naquela casa. f) Os erros, aos quais h de se chamar de incipientes atitudes, foram compreendidos por todos da sala. 08. QUE X QUEM= Quando pronomes relativos. Exemplos: a) Foram eles quem determinou/determinaram as regras do jogo. b) Foram eles que determinaram as regras do jogo.

8. CONCORDNCIA
CONCORDNCIA VERBAL 01. REGRA GERAL:Verbo concorda com o sujeito 1.1 Sujeitocomposto anteposto ao verbo = Verbo no plural, relacionando-se com todos os ncleos. * Se os ncleos forem sinnimos, podemos usar a concordncia com o ncleo mais prximo ( concordncia atrativa ). 1.2Sujeito composto posposto ao verbo = verbo concorda com todos os ncleos ou concorda com o mais prximo. Neste ltimo caso, no precisam ser sinnimos os ncleos. Obs.:Se os ncleos forem antnimos, o verbo ser usado sempre no plural. Exemplos: a) Honestidade e sabedoria fortalecem todos ns. b) Escrnio e sarcasmo esto/est em seu semblante. c)Amor e dio esto em suas aes. d) Existe(m) bondade e sabedoria em seus gestos. e) Existem alegria e tristeza em seus gestos. 02. Sujeito + adjunto adverbial de companhia = verbo concorda apenas com o sujeito ou verbo concorda com os dois termos sintticos. Se o adjunto adverbial estiver virgulado, verbo concorda apenas com o sujeito. Exemplos: a) Sandra com seu pai foi/foram praia. b) Sandra, com seu pai, foi praia. c) Os rapazes, com o pai de Laura, viajaram. 03. Sujeito formado por coletivo + determinante= verbo concorda com o coletivo, indo para o singular ou verbo concorda com o determinante. Porm, se o primeiro elemento no for coletivo, verbo no concorda com o determinante. Exemplos: a) A maioria dos presentes no gostou/ gostaram do evento. b) Boa parte dos brasileiros ignora(m) os fatos. c) Uma chuva de torcedores acredita na seleo d) O povo foi s ruas. Pediu/Pediram mudanas. e) Tm-se/Tem-se resolvido uma poro de questes.

09. Sujeito constitudo por elementos gradativos = verbo no singular ou no plural. Todavia, se houver quebra da gradao, verbo no plural. Exemplos: a) Um ms, um ano, uma dcada marca/marcam nossa histria. b) Um dia, uma semana, um ano, um ms documentam nossos interesses.

10. Sujeito formado por pronomes pessoais distintos: a concordncia ser respeitando a precedncia dos pronomes pessoais. Exemplos: a) Tu, eu e ela iremos ao clube. b) Ir/Iremos ela e eu ao clube. c) Ele e tu ireis/iro ao clube. 11. Mais de um(a) integrando o sujeito = faa a concordncia com o ncleo do sujeito. Exemplos: a) Mais de uma menina morreu. b) Mais de um menino, mais de uma garota morreram. c) Fugiu/Fugiram mais de um preso, mais de um suspeito. d) Mais de um grupo de crianas correu/correram. e) Mais de um jogador abraaram-se / abraou-se com a taa. 12. Um dos que/Uma das que= verbo no singular ou no plural. Exemplos: a) Ela foi uma das que gritou/gritaram. b) Virgnia uma das que acredita/acreditam no projeto. 13. Verbo SER : 13.1 Ao indicar tempo/hora, a flexo do verbo SER ser com o ncleo do adjunto adverbial de tempo. Mas se usarem os termos cerca de, perto de, prximo de, a flexo no singular relacionando o verbo com essas expresses tambm prudente gramaticalmente. 13.2 Ao empregar o verbo SER indicando data, a concordncia ser com o ncleo do adjunto adverbial de tempo que comunica a data da semana, ou seja, com a palavra dia que geralmente fica implcita. Ou voc a considera implcita antes do n umeral, ou voc a considera implcita aps o numeral. Todavia, para o primeiro dia do ms no use numeral cardinal; use apenas ordinal. 13.3 Quando o verbo SER estiver relacionado a substantivo e a pronome pessoal do caso reto, a precedncia ser com o pronome relativo, impedindo a concordncia com o substantivo. Exemplos: a) uma hora. b) So seis horas. c) Devem ser trs horas. d) /So cerca de quatro horas. e) Hoje 29 de julho de 2002. / Hoje so 29 de julho de 2002. f) Alegria somos ns. g) Eu no sou ele. h) Ele no sou eu. i) Ele ele. j) Os brasileiros somos ns. k) Tudo / so flores. [ ambas flexes verbais corretas ] 15. Sujeito formado por pronome indefinido + determinante = Se o pronome indefinido estiver no singular, verbo no singular, concordando com o pronome indefinido. Porm, se o pronome indefinido estiver no plural, o verbo concorda com o pronome indefinido, ou o verbo concorda com o determinante.

Exemplos: a) Alguns de ns escolhero/escolheremos os anncios que... b) Algum de ns escolher os anncios que... 16. HAJA VISTA Exemplos: a) Haja vista os crimes cometidos, necessrio... [ V ] b) Hajam vista os crimes cometidos, necessrio... [ V ] c) Haja vista aos crimes cometidos, necessrio... [ V ] d) Hajam vista aos crimes cometidos, necessrio..[ F ] e) Haja visto os crimes cometidos, necessrio... [ F ]

CONCORDNCIA NOMINAL REGRA GERAL O artigo, o pronome, o adjetivo e o numeral devem concordar em gnero (masculino/feminino) e nmero (singular/plural) com o substantivo a que se refere. Exemplo: O alto ip cobre-se de flores amarelas. Adj. Adjetivo Faz duas horas que cheguei de viagem. Num. OUTROS CASOS 1. Um adjetivo aps vrios substantivos 1.1 Quando os substantivos so do mesmo gnero h duas concordncias: a) assumir o gnero do substantivo e vai para o plural: Exemplo: Encontramos um jovem e um homem preocupados. No exemplo acima o adjetivo assumiu o gnero masculino e foi para o plural. b) concordar s com o ltimo substantivo em gnero e nmero: Exemplo: Ela tem irmo e primo pequeno. Acima o adjetivo assumiu o gnero masculino e concordou s com o ltimo substantivo. Observao: Quando os substantivos so do mesmo gnero as duas concordncias podem ser usadas, embora a primeira seja mais adequada porque mostra que a caracterstica atribuda aos dois substantivos. Se o ltimo substantivo estiver no plural, a concordncia s poder ficar no plural. Exemplo: Ele possui perfume e carros caros. Se o adjetivo funcionar como predicativo, o plural ser obrigatrio. Exemplo: O irmo e o primo dele so pequenos. VL Predicativo

1.2 Quando os substantivos so de gneros diferentes tambm h duas possibilidades: a) ir para o masculino plural: Exemplo: Uma solicitude e um interesse mais que fraternos. (Mrio Alencar) b) concordar s com o substantivo mais prximo: Exemplo: A Marinha e o Exrcito brasileiro estavam alerta. Observao: No caso de substantivos de gneros diferentes o adjetivo ir para o masculino plural, se o adjetivo tiver a funo de predicativo. Exemplo: O aluno e a aluna esto reprovados. VL Predicativo 2. Um adjetivo anteposto a vrios substantivos A concordncia se dar com o substantivo mais prximo. Exemplo: Tiveste m idia e pensamento. Velhos livros e revistas estavam empilhados na prateleira. Observao: Quando o adjetivo exerce a funo de predicativo, ele pode concordar s com o primeiro ou ir para o plural. Exemplo: Ficou reprovada a aluna e o aluno. Ficaram reprovados a aluna e o aluno. Se o adjetivo anteposto referir-se a nomes prprios, o plural ser obrigatrio. Exemplo: As simpticas Lcia e Luana so irms. 3. Um substantivo e mais de um adjetivo Admitem-se duas concordncias: a) Quando o substantivo estiver no plural, no se usa o artigo antes dos adjetivos. Exemplo: Estudava os idiomas francs e ingls. b) Se o substantivo estiver no singular, o uso do artigo ser obrigatrio a partir do segundo adjetivo. Exemplo: Estudo a lngua inglesa, a francesa e a italiana. 4. bom, necessrio, proibido Essas expresses concordam obrigatoriamente com o substantivo a que se referem, quando for precedido de artigo. Caso contrrio so invariveis. Exemplos: Vitamina C bom para sade. necessria muita pacincia. 5. Um e outro (num e noutro) Nesse caso o substantivo fica no singular e o adjetivo vai para o plural.

Exemplo: Numa e noutra questo complicadas ela se confundia. 6. Anexo, incluso, apenso, prprio, obrigado Por serem adjetivos, concordam com o substantivo a que se referem. Exemplos: Seguem anexos os acrdos. A procurao est apensa aos autos. Os documentos esto inclusos no processo. Obrigado, disse o rapaz. Elas prprias resolveram os exerccios. Observao A expresso em anexo invarivel. Exemplos: Em anexo segue a procurao Em anexo segue o despacho. 7. Mesmo, bastante Tanto pode ser advrbio como pronome. Quando for advrbio permanece invarivel. Quando pronome concorda com a palavra a que se refere. Exemplos: Os alunos mesmos resolveram o problema. Os alunos resolveram mesmo o problema. Nesse caso mesmo = realmente Haviambastantes razes para ela reclamar. Eles chegaram bastante cedo ao aeroporto. 8. Menos, alerta So palavras invariveis. Exemplos: O Amazonas o Estado menos populoso do Brasil. Havia menos alunas na sala hoje. Os soldados estavam alerta. Observao Atualmente alerta vem sendo utilizada no plural. Exemplo: Nossos chefes esto alertas. 9. Meio Essa palavra pode ser numeral ou advrbio. a) Quando for numeral varivel e concorda com a palavra a que se refere. Exemplos: Tomou meia garrafa de champanhe. Isso pesa meio quilo. b) Se for advrbio invarivel. Exemplos: A porta estava meio aberta. Ele anda meio cabisbaixo. 10. Muito, pouco, longe, caro Quando essas palavras funcionam como adjetivo variam de acordo com a palavra a que se referem. Se funcionarem como advrbio so invariveis. Exemplo: Muitos alunos compareceram formatura. Os perfumes eram caros. As mensalidades escolares aumentaram muito. Vocs moram longe.

11. S a) Quando tem o significado de sozinho(s) ou sozinha(s) essa palavra vai para o plural. Exemplo: Joana ficou s em casa. (sozinha) Lcia e Lvia ficaram ss. (sozinhas) b) Ela invarivel quando significa apenas/somente. Exemplo: Depois da guerra s restaram cinzas. (apenas) Eles queriam ficar s na sala. (apenas) Observao A locuo adverbial a ss invarivel. 12. Possvel Quando acompanhada de expresses superlativas (o mais, a menos, o melhor, a pior) varia conforme o artigo que integra as expresses. Exemplo: As previses eram as piores possveis. Recebemos a melhor notcia possvel. 13. Pronomes de tratamento Os pronomes de tratamento sempre concordam em 3 pessoa. Exemplo: Vossa Santidadeest muito preocupado. 3 P.S EXERCCIOS 1 . Faa a Concordncia 1. [Deu / Deram] dez horas no relgio da sala. 2. O carrilho [bateu / bateram] oito horas. 3. [Est / Esto] batendo trs horas. 4. Quando [bater / baterem] dez horas, podem sair. 5. Nisto [deram / deu] trs horas o relgio do boteco. 6. Ser que j [soou / soaram] seis horas, o despertador? 7. [Bateram / bateu] dez horas em trs torres. 8. A torre da igreja [bateram / bateu] dez horas. 9. Naquele relgio j [soaram / soou] duas horas. 10. [Tinham / Tinha] batido duas horas no cartrio do tabelio. 11. [Sobrou / Sobraram] apenas duas balas no meu bolso. 12. [Basta / Bastam] duas pessoas para arrombar a porta. 13. [Bastam / Basta] duas crianas para a casa virar do avesso. 14. [Vai fazer/ Vo fazer] cem anos que nasceu o genial artista. 15. Aqui, [choveu / choveram] vrios dias. 16. [choviam / chovia] ptalas de flores. 17. Males inevitveis [iam / ia] chover sobre mim. 18. [Faz / Fazem] vinte minutos que estou a sua espera. 19. Talvez ainda [haja / hajam] vagas naquela escola. 20. Na cidade [havia / haviam] poucos mdicos. 21. [Vai / Vo] haver grandes festas. 22. Nas fazendas [haveriam / haveria] verduras frescas. 23. [Havia / Haviam] dois anos que no nos vamos. 24. No [havia / haviam] vizinhos naquele deserto.Hoje 25. [ / so] dez de setembro. 26. [Haver / Havero] desistncias.

27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. 46. 47. 48. 49. 50.

[Faz / Fazem] trs anos que estou morando aqui. [Havia / Haviam] poucas vagas para o curso. [Faz / Fazem] mil anos que aquela estrela est ali. [Vai / Vo] haver desistncias. [Haviam / Havia] ali muitas rivalidades. Aqui [faz / fazem] veres terrveis. [Falta / Faltam] um minuto e dez segundos. [Faz / Fazem] alguns anos que ns viajamos. [Deve / Devem] existir outras opes. [Poder / Podero] fazer invernos menos rigorosos. Aps a reunio [haver / havero] debates. No [podem / pode] haver rasuras na prova. Nos lagos no [havia / haviam] mais peixes. Nossa! J [ / so] meia-noite. Hoje [ / so] dia dois de abril No Rio de Janeiro [faz / fazem] dias muito bons. [ / So] treze de maio. Existir / Existiro dvidas. Os convidados haviam / havia sado. O relgio em cima do guarda-roupa [deu / deram] duas horas. No [houve / houveram] meios de avis-los. Hoje [ / so] dia vinte de setembro. Amanh [ser / sero] vinte e um. Daqui ao colgio [ser / sero] cem metros.

2 . Faa a Concordncia 1. O pessoal no [gostaram / gostou] da festa. 2. A turma [gostou / gostaram] da aula de ontem. 3. Metade dos alunos [fez / fizeram] o trabalho. 4. Um bando de pulhas [saqueou / saquearam] as casas. 5. A maior parte dos recursos se [esgotou / esgotaram]. 6. O povo [aclamou / aclamaram] o candidato. 7. A multido [invadiu / invadiram] o campo. 8. Os Estados Unidos [ / so] um pas rico. 9. Minas Gerais [so / ] um belo estado. 10. A maior parte dos carros [tinham / tinha] defeitos. 11. Os Lusadas [tornaram / tornou] Cames imortal. 12. Os Imigrantes [agradou / agradaram] os telespectadores. 13. Os Trs Mosqueteiros [so / ] de Alexandre Dumas. 14. Vossa Senhoria [est / estais] melhor agora? 15. Vossa Excelncia se [enganaste / enganou]. 16. Os cardumes [subiam / subia] o rio. 17. Metade das laranjas [estava / estavam] podre(s). 18. A multido [vociferava / vociferavam] ameaas. 19. Uma equipe de policiais [prendeu / prenderam] os ladres. 20. [Chegava / Chegavam] multido de passageiros. 21. Mais de um jogador se [xingava / xingavam]. 22. Mais de um poltico se [desacatou / desacataram]. 23. Minhas frias [ / so] um perodo de descanso. 24. Itens nuca [teve / tiveram] acento grfico. 25. Nenhum de ns [sabamos / sabia] disso. 26. Quais de vocs me [faria / fariam] esse favor. 27. Nenhuma de ns a [viu / vimos]. 28. Somos ns quem [levamos / leva] o prejuzo. 29. Foram eles quem [escreveu / escreveram]. 30. Fui eu que [espalhei / espalhou] os boatos. 31. Fui eu quem [enviei / enviou]. 32. Montes Carlos [ficam / fica] em Minas Gerais. 33. Minas Gerais [possuem / possui] grandes jazidas. 34. Vassouras [so / ] uma cidade fluminense.

35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. 46. 47. 48. 49. 50. 51.

Quais de ns [viajar / viajaremos] contigo? Qual de vocs me [faria / fariam] esse favor. Perto de mil crianas [est / esto] desaparecida(s). [Devem / Deve] ter fugido mais de vinte presos. Sou eu que [duvido / duvida]. Fui eu que [preparou / preparei] o almoo. Paulo um dos que mais [estuda / estudam]. Ele foi um dos que mais [falaram / falou]. Mais de um aceno [avisou-me / avisaram-me] do perigo. [Haja / Hajam] vista as ltimas composies do autor. [Haja / Hajam] vista os ltimos acontecimentos. [Haja / Hajam] vista aos ltimos acontecimentos. Vossa Alteza no [tendes / tem] vergonha? Uma quadrilha [assaltaram / assaltou] o banco. Frias [faz / fazem] bem. Mais de um aluno [agrediu-se / agrediram-se]. Mais de um aluno, mais de um professor [faltou / faltaram].

3 . Faa a concordncia verbal: 1. Um elogio ou um castigo [cairo / cair] sobra o aluno. 2. Paulo ou Antnio [ser / sero] presidente. 3. Na crise, s Deus ou Cristo [pode / podem] salvarnos. 4. O ladro ou os ladres no [roubou / roubaram] nada. 5. Jesus ou a Virgem me [livre / livrem] dessa culpa. 6. Uma e outra famlia [tinham / tinha] parentes no Rio. 7. Um e outro livro me [agradou / agradaram] muito. 8. Um ou outro [correram / correu] at o fim. 9. Um ou outro [assumir / assumiro] o cargo de gerente. 10. Um ou outro [teria / teriam] de digitar o relatrio. 11. Um ou outro no lhe [ficava / ficavam] bem. 12. O Jasmineiro e a roseira [florescer / florescero]. 13. Ela e o namorado [segue / seguem] sua marcha. 14. O pai e os filhos o [acompanharam / acompanhou]. 15. A instabilidade e a incerteza [confundiu-o / confundiram-no]. 16. Descaso e desprezo [caracterizou / caracterizaram] vida. 17. Um olhar, um aceno, uma palavra [bastavam / bastava]. 18. [Passaram / Passou] o medo e a angstia. 19. Esta a herana que lhe [deu / deram] av e pai. 20. [Caiu / Caram] da moto ela e o namorado. 21. Ela e eu [consulto / consultamos] a enciclopdia. 22. Tu e ela [passeia / passeais / passeiam] no parque. 23. Eu, tu e ele [sair / sairemos] agora. 24. Deus e tu [s / sois / so] testemunhas. 25. [Vimos / Viu] o acidente Teresinha e eu. 26. [Saram / Saiu] seu tio e suas primas. 27. Rir e chorar [faz / fazem] parte da vida. 28. Cantar e danar [faz / fazem] a alegria do artista. 29. Comer e dormir [engorda / engordam]. 30. O comer e o dormir [engorda / engordam]. 31. Amar e odiar [ / so] prprios do homem. 32. Nem Paulo nem Maria [conseguiu / conseguiram] minha simpatia. 33. Teatro, cinema, esporte, nada lhe [interessavam / interessava]. 34. As roupas, os sapatos, tudo [estavam / estava] fora de lugar.

35. Pedro ou Paulo [casar / casaro] com Luciana, 36. O professor com os alunos [organizou / organizaram] a excurso. 37. Nem uma nem outra [respondeu / responderam] questo 38. Tanto Joo como Benedito [participou / participaram] do jogo. 39. Carlos com seu amigo [usou / usaram] argumentos de fora. 40. Nem a pobreza nem a doena [h / ho] de acabar. 41. Nem uma nem outra coisa o [interessa / interessam]. 42. Apenas um ou outro [tentou / tentaram] aproximarse. 43. Um e outro [comeou / comearam] a gritar. 44. Matemtica ou Fsica [exigem / exige] raciocnio. 45. Dinheiro, benefcios, nada [podiam / podia] corromp-lo. 46. A sala, os colegas, o chefe tudo [eram / era] insuportvel. 47. O medo e o temor [tirava-lhe / tiravam-lhe] o sono. 48. Perder e ganhar [ / so] do esporte. 49. A insegurana ou a timidez [pode / podem] prejudic-lo 50. Joo com o colega [assumiu / assumiram] a culpa. 4. Faa a oncordncia nominal: 1. Tenho [bastante / bastantes] razes para julg-lo. 2. Viveram situaes [bastante / bastantes] tensas. 3. Estavam [bastante / bastantes] preocupados. 4. Acolheu-me com palavras [meio / meias] tortas. 5. Os processos esto [incluso / inclusos] na pasta. 6. Estas casas custam [caras / caro]. 7. Seguem [anexa /anexas] as faturas. 8. [proibido / proibida] conversas no recinto. 9. Vocs esto [quite / quites] com a mensalidade? 10. Hoje temos [menas / menos] lies. 11. gua [boa / bom] para rejuvenescer. 12. Ela caiu e ficou [meio / meia] tonta. 13. Elas esto [alerta / alertas]. 14. As duplicatas [anexa / anexas] j foram resgatadas. 15. Quando cheguei era meio-dia e [meia / meio]. 16. A lealdade [necessria / necessrio]. 17. A deciso me custou muito [caro /cara]. 18. As meninas me disseram [obrigada / obrigadas]. 19. A porta ficou [meia / meio] aberta. 20. Em [anexo / anexos] vo os documentos. 21. [permitido / permitida] entrada de crianas. 22. [Salvo / Salvos] os doentes, os demais partiram. 23. As camisas esto [caro / caras]. 24. Seu pai j est [quite / quites] com o meu? 25. Escolhemos as cores mais vivas [possvel / possveis]. 26. [necessrio / necessria] muita f. 27. [necessrio / necessria] a ao da polcia. 28. A ma [boa / bom] para os dentes. 29. [Excetos / Exceto] os dois menores, todos entram. 30. A sala tinha [bastante / bastantes] carteiras. 31. Suas opinies so [bastante / bastantes] discutidas. 32. Joo ficara a [ss / s]. 33. [proibido / proibida] a entrada neste recinto. 34. Bebida alcolica no [boa / bom] para o fgado. 35. A ma [bom / boa] para os dentes. 36. V. Exa. est [enganada / enganado], senhor vereador. 37. Est [incluso / inclusa] a comisso. 38. Tenho uma colega que [meia / meio] ingnua.

39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. 46. 47. 48. 49. 50. 51. 52. 53. 54. 55.

Ela apareceu [meio / meia] nua. As crianas ficaram [meia / meio] gripadas. Nunca fui pessoa de [meio / meia] palavra. A casa estava [meia / meio] velha. Quero [meio / meia] poro de fritas. Vocs [s / ss] fizeram isso? Fiquem [alerta / alertas] rapazes. Esperava [menas / menos] pergunta na prova. As certides [anexa / anexas] devem ser seladas. Me e filho moravam [junto / juntos]. As viagens ao nordeste esto [caro / caras]. Segue [anexo / anexa] a biografia que pediu. Est [inclusas / inclusa] na nota a taxa de servios. Estou [quite / quites] com as crianas. Muito [obrigada / obrigadas] disseram elas. Pedro e Maria viajaram [ss / s]. Os rapazes disseram somente muito [obrigados / obrigado]. 56. A lista vai [anexo / anexa] ao pacote. 57. [necessrio / necessria] a virtude dos bons. 58. As janelas estavam [meio / meia] fechadas. 59. gua de melissa muito [bom / boa]. 60. Tudo depende delas [mesmas / mesmo]. 61. No [permitido / permitida] a entrada de crianas. 62. Examinamos [bastantes / bastante] projetos. 63. Os documentos vo [incluso / inclusos] na carta. 64. Seguem [anexas / anexos] trs certides. 65. Para quem esta entrada [proibido / proibida]? 66. Coalhada [boa / bom] para a sade. 67. A coalhada dessa padaria [bom / boa]. 68. Maria passeou [ss / s] pelo bosque. 69. [S / Ss] ela faria as lies. 70. Hoje temos [menos / menas] lies. 71. O governo destinou [bastante / bastantes] recursos. 72. Eles faltaram [bastantes / bastante] vezes. 73. Tenho [bastantes / bastante] razes para ajud-lo. 74. Seguem [inclusa / inclusas] a carta e a procurao. 75. As mordomias custam [cara / caro]. 76. As peras custam [cara / caro]. 77. Aquelas mercadorias custaram [caro / cara]. 78. Os mames custaram muito [caros / caro]. 79. As mercadorias eram [barata / barato]. 80. Os mames ficaram [caros / caro]. 81. O governo destinou [bastantes/ bastante] recursos. 82. Suas opinies so [bastante / bastantes] discutidas. 83. Esta aveia [boa / bom] para a sade. 84. Pimenta [boa / bom] para tempero. 85. [proibido / proibida] a caa nesta reserva. 86. [proibida / proibido] entrada. 87. A pimenta [bom / boa] para tempero. 88. gua tnica [bom / boa] para o estmago. 89. As crianas viajaro [junto / juntas] a mim. 90. Elas sempre chegam [junto / juntas]. 91. Elas nunca saram [juntas / junto]. 92. A filha e o pai chegaram [junto / juntos]. 93. Os fortes sentimentos vm [junto / juntos]. 94. Os alunos [mesmo / mesmos] daro redao final. 95. Ela no sabia disso [mesmo / mesma]. 96. Elas [mesmo / mesmas] fizeram a festa. 97. [Anexo / Anexos] estavam os documentos. 98. Estou [quite / quites] com a tesouraria. 99. Eles esto [quite / quites] com a mensalidade. 100. Ela est [quite / quites] com voc? 101. A menina me disse [obrigado / obrigada]. 102. Os computadores custam [caros / caro]. 103. Permitam-me que eu as deixe [s / ss].

104. Eles ficaram [s / ss] depois do baile. 105. Agora meio-dia e [meio / meia]. 106. Bebida alcolica no [permitida / permitido]. 107. Os guardas estavam [alertas / alerta]. 108. Meu filho emagrecia a [olhos vistos / olho visto]. 109. Vai [anexo / anexa] a declarao solicitada. 110. [Anexo / Anexos] seguem os formulrios. 111. Os juros esto o mais elevado [possvel / possveis]. 112. Enfrento problemas o mais difceis [possvel / possveis]. 113. Visitamos os mais belos museus [possvel / possveis]. 114. Eles so [mesmos / mesmo] responsveis. 115. Ela [mesma / mesmo] agradeceu.

9. REGNCIAS NOMINAL E VERBAL.


Regncia de alguns verbos NAMORAR: No aceita com Ex.: Quer namorar-me? (comigo) DEPARAR / SIMPATIZAR: Exigem com. No admitem pronomes tonos. Ex.: Eu me deparei com aquela cena terrvel. Ex.: Eu se simpatizoucom voc. VISAR = assinar: TD Eu visei o cheque (OD) = mirar: TD Eu visei o alvo (OD) = desejar: TI Eu visei ao cargo (OI) ASPIRAR = cheirar: TD Eu aspirei o perfume. = desejar: TI Eu aspirei ao cargo. ASSISTIR = morar: I Eu assisto em BH. = ver: TI Eu assisti ao jogo. = socorrer: TD O mdico assiste o doente. = caber: TI Este direito no assiste a estrangeiros. PAGAR / PERDOAR Pessoa: TI Eu paguei ao menino. No pessoa: TD Eu paguei o crime. PREFERIR: No admite que / mais / muito mais / mil vezes / antes TDI: Eu prefiro vlei (OD) a futebol (OI). AVISAR / INFORMAR: TDI Ex.: Eu informei os alunos (OD) do novo horrio. (OI) Ex.: Eu informei aos alunos (OI) o novo horrio. (OI) ESQUECER / LEMBRAR

TD: Sem preposio de Ex.: Eu esqueci o livro. TI: Com preposio de Ex.: Eu me esqueci do livro (TI pronominal) QUERER TD: = desejar: Eu quero voc TI: = estimar: Eu quero a voc IMPLICAR TD: = envolver, acarretar Ex.: O pai implicou o filho nos negcios TI: = ter implicncia Ex.: O pai implicou com a filha PRESIDIR: VTD ou VTI com o mesmo sentido Ex.: Ele presidiu a reunio (TD) Ex.: Ele presidiu reunio (TI) ATENDER Pessoa TD: O mdico atendeu o cliente TI: O mdico atendeu ao cliente No pessoa: TI: Atenda ao telefone CHAMAR Ex.: Eu chamei o guarda (TD) Ex.: Eu chamei pelo guarda (TI, pedindo ajuda) CUSTAR: No existe no sentido de demorar. a S usa na 3 . PS EXERCCIOS 1. (FCC 2011) A expresso de que preenche corretamente a lacuna da frase: (A) A compaixo humana um sentimento ...... o cronista deseja dividir com o leitor. (B) A compaixo humana um sentimento ...... o cronista recusa a se distanciar. (C) O sentimento da compaixo uma virtude humana ...... o cronista no se furta a valorizar. (D) A compaixo humana um sentimento ...... o cronista no se esquiva de enaltecer. (E) O sentimento da compaixo uma virtude humana ...... o cronista sabe reconhecer e valorizar. 2. (TRF-5 2003) ... algo que no agrada aos pases desenvolvidos. (final do texto) A mesma regncia exigida pelo verbo grifado acima se encontra na frase: (A) Cientistas tentam determinar o tamanho exato das reservas de petrleo no mundo. (B) Os preos do petrleo aumentaro rapidamente, com a diminuio das reservas mundiais. (C) Outras fontes alternativas de combustveis so, s vezes, mais caras e poluentes do que o petrleo. (D) O hidrognio poder ser utilizado como combustvel no mundo todo, num futuro prximo. (E) O resultado atual das pesquisas depende da soluo de alguns problemas, principalmente quanto comercializao do hidrognio. 3. Marque onde h erro na regncia do verbo:

(A) (B) (C) (D) (E)

Ele chegou na cidade ontem noite. Eu o vi ontem, no cinema. Obedea s minhas ordens. Informei os amigos sobre a carta. Paga o que deve aos teus funcionrios.

4. Que frase apresenta erro na regncia nominal? (A) Ningum est imune a influncias. (B) Ela j est apta para dirigir. (C) Tinha muita considerao por seus pais. (D) Ele revela muita inclinao com as artes. (E) Era suspeito de ter assaltado a loja. 5. H ERRO de construo no segmento sublinhado na frase: (A) Tais medidas no so relevantes para a classe patronal. (B) Sua recluso a um crcere foi considerada injusta. (C) Creio que foi inoportuna minha reconduo ao cargo. (D) Sua irreverncia para com o magistrado constrangedora. (E) O poltico paga caro por seu divrcio com a vontade popular. 6. Analise as frases: I. Chamaram-nos de ingratos. II. Aspira ao cargo de representante da empresa. III. Preferimos o vlei ao basquete. Em seguida, marque a opo correta. (A) se apenas os itens I e II estiverem corretos (B) se apenas os itens I e III estiverem corretos (C) se apenas os itens II e III estiverem corretos (D) se os itens I, II e III estiverem corretos 7. Julgue os perodos: I. Visamos felicidade de todos. II. S fui capaz de conhecer-lhe agora. III. Pagamos a dvida aos nossos vizinhos. A seguir, assinale a alternativa correta. (A) se apenas os itens I e II estiverem corretos (B) se apenas os itens I e III estiverem corretos (C) se apenas os itens II e III estiverem corretos (D) se os itens I, II e III estiverem corretos 8. Assinale a afirmativa em que h erro de regncia verbal. (A) Tendo em vista acima exposto, subscrevemo-nos atenciosamente. (B) O estabelecimento dessas normas implicou em demorado estudo das atribuies e tarefas dos tcnicos. (C) O Setor Jurdico assistiu a Comisso que estudou o assunto. (D) Este documento constitui o resultado de minuciosa anlise do assunto. (E) Este documento visa ao estabelecimento de normas para avaliao dos tcnicos. 9. Assinale a alternativa incorreta quanto regncia. (A) O trabalho inovador de Gluber que lhe falei chamase Deus e o Diabo na Terra do sol (B) O filme a que me refiro aborda corajosamente a problemtica dos direitos humanos

(C) Esta nova adaptao teatral do grande romance no est agradando ao pblico, eu, porm, prefiro esta quela (D) Creio que os trabalhadores esto muito conscientes de suas obrigaes para com a Ptria (E) Jos cr que a classe operria est em condies de desempenhar um papel importante na conduo dos problemas nacionais 10. Indique onde h erro de regncia nominal. (A) Ele muito apegado em bens materiais. (B) Estamos fartos de tantas promessas. (C) Ela era suspeita de ter assaltado a loja. (D) Ele era intransigente nesse ponto do regulamento. (E) A confiana dos soldados no chefe era inabalvel. 11. Indique a alternativa que preenche, adequadamente, as lacunas dos textos: Trata-se de uma colega ________ companhia todos sempre sentiram bem. A direo no sabe ________ trata a reunio de hoje. uma artista ________ habilidade magnfica. A sua irm nem imagina _______ situao voc se encontra. (A) em cuja - a que - em que - com que (B) em cuja - de que cuja - em que (C) cuja - de que - em que - cuja (D) de que - a que cuja - de que (E) a que - em cuja cuja - de que 12. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas: Sua avidez _________ lucro, ___________ bens materiais, no era compatvel _________ sua compaixo ___________ prximo. (A) para, por, com, ao. (B) por, para, em, pelo. (C) de, de, em, do. (D) de, de, com, do. (E) por, de, por, para com o. 13. Que frase apresenta erro no emprego do pronome relativo? (A) Nenhuma festa a que fui convidado esteve to animada. (B) Esta a imagem ante a qual me ajoelhei. (C) A moa que veio reclamar minha irm. (D) Esta a lagoa em cujas guas nadei. (E) O jogo a que presenciamos foi muito bom. Marque e regncia correta. 1. [Esqueci / Esqueci-me] todo o dinheiro em casa. 2. [Esqueci-me / Esqueci] de todo o dinheiro em casa. 3. No [esquecerei / me esquecerei] de voc, Cludia. 4. Eles moram [ / na] Rua Dias Ferreira. 5. O cargo est vago, mas no [lhe aspiro / aspiro a ele]. 6. Todos em casa assistem [telenovelas / a telenovelas]. 7. Trata-se de um direito que assiste [o / ao] presidente. 8. A pera gratuita, mas ningum quis [assisti-la / assistir a ela]. 9. A empregada aspirou [o p / ao p] do tapete. 10. Voc j pagou [o / ao] dentista.

11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. 46. 47. 48. 49. 50. 51. 52. 53. 54. 55. 56. 57. 58. 59. 60. 61. 62. 63. 64. 65. 66. 67. 68. 69. 70. 71.

O pai ainda no perdoou [a / ] filha. Domingo no sa [na / ] rua. O Estado paga muito mal [os / aos] professores. Voc [se lembra / lembra] de mim. Aos domingos meu pai vai [ao / no] maracan. Nunca namorei [com essa / essa] garota. S namoro [com gente / gente] fina. Prefiro ser prejudicado [do que / a] prejudicar os outros. Prefiro a companhia de Paulo [que a / a] de Joaquim. Prefiro crtica sincera [do que / a] elogios exagerados. [Esqueci / Esqueci-me] meu caderno de anotaes. [Esqueci / Esqueci-me] da promessa. Ainda [lembro / me lembro] da casa que morvamos. Morvamos [ / na] Praa Verde. Deus perdoe [aos /os] nossos pecados. Pagou [ /a] dvida. Sempre antipatizei [com todos / a todos]. Eles obedeciam [os / aos] estatutos? Preferia [mais o / o] campo [do que a / a] cidade. Os corpos obedecem [as / s] leis da gravidade. Meu pai [esqueceu / se esqueceu] de ir reunio. [Lembrou / Lembrou-se] de que era feriado. Por que no [simpatizas / simpatizas com] o diretor? Obedea [o / ao] regulamento. Aspire [o / ao] ar da manh. Ele aspira [o / ao] sucesso. Ele assistiu [o / ao] jogo. O mdico assiste [o / ao] ferido. O garotinho respondeu [ao / o] pai. Voc j respondeu [ao / o] questionrio? O ataque visava [o / ao] quartel general. Chegou [na / ] fazenda de tardezinha. O padre perdoou no perdoou [a / ] garota. O cnsul j visou [o / ao] passaporte. Hilrio ajudava [ao / o] pai no escritrio. O filme bom, pois muitos [lhe assistiram / assistiram a ele]. Os alunos sero chamados [ao / no] quadro. Atendendo [o / ao] pedido de V.Sa. [...]. J atendemos [as / s] reclamaes do povo. O ministro atendeu [o / ao] requerente. Deus no atendeu [a / ] orao do pecador. Para agradar [o / ao] pai, ficou em casa. As medidas nunca agradam [ao / o] povo. Eu lhe perdoo todas [as / s] agresses. O caador visou [o / ao] alvo e atirou. Respondi [ao / o] bilhete imediatamente. Paguei [a / ] conta. Perdoei [ao / o] inimigo. Foi preso porque no pagou [o / ao] advogado. O ar [que / a que] aspiramos estava contaminado. O cargo [que / a que] aspira no est vago. [Que / A que] pessoa assiste tomar tal deciso? Perdoamos [quela / aquela] antiga dvida. Prefere sair [do que / a] ficar em casa. O escritrio situa-se [ / na] Praa Tiradentes. Obedeam [os / aos] sinais de trnsito. Ele [se simpatizava / simpatizava] com Fernanda. Paguei [o / ao] quitandeiro. Perdoei [as / s] crianas. Preferiu sair [do que / a] ser humilhado. prefervel morrer [do que / a] ser desonrado.

72. Naquele tempo Joo [namorava com / namorava] Maria. 73. Aos domingos ns vamos [no / ao] cinema. 74. Pedro ajuda [o / ao] pai na oficina. 75. Para agradar [ao / o] pai, estudou com afinco. 76. Ansiamos [por dias / dias] melhores. 77. Atenderam [ao / o] meu pedido prontamente. 78. Respondi [ao / o] bilhete prontamente. 79. Chegamos [a / em] So Paulo pela manh. 80. A noiva chegou [ / na] igreja s 18 horas. 81. No queria [os / aos] pais. 82. A criana queria [o / ao] sorvete de qualquer maneira. 83. A rasura implica [ / a] anulao do documento.

Homnimos homfonos So palavras que possuem o mesmo som e grafia diferente. Exemplos: Cela quarto de priso Sela arreio Coser costurar Cozer cozinhar Concerto espetculo musical Conserto ato ou efeito de consertar Homnimos perfeitos So palavras que possuem a mesma pronncia e mesma grafia. Exemplos: Cedo verbo Cedo advrbio de tempo Sela verbo selar Sela arreio Leve verbo levar Leve pouco peso Parnimos So palavras que possuem significados diferentes e apresentam pronncia e escrita parecidas. Exemplos: Emergir vir tona Imergir afundar Infringir desobedecer Infligir aplicar Relao de alguns homnimos Acender pr fogo Ascender subir Acento sinal grfico Assento tampo de cadeira, banco Ao metal Asso verbo (1 pessoa do singular, presente do indicativo) Banco assento com encosto Banco estabelecimento que realiza transaes financeiras. Cerrar fechar Serrar cortar Cesso ato de ceder Sesso reunio Seco/seo - diviso Cesto - cesta pequena Sexto numeral ordinal Cheque ordem de pagamento Xeque lance no jogo de xadrez Xeque entre os rabes, chefe de tribo ou soberano Concerto sesso musical Conserto reparo, ato ou efeito de consertar Coser costurar Cozer cozinhar Expiar sofrer, padecer Espiar espionar, observar Esttico imvel Exttico posto em xtase, enlevado Estrato tipo de nuvem Extrato trecho, fragmento, resumo

10. Significao das palavras.


Sinnimos So palavras que possuem significados iguais ou semelhantes. Exemplo: O faturista retificou o erro da nota fiscal. O faturista corrigiu o erro da nota fiscal. A criana ficou contente com o presente. Eles ficaram alegres com a notcia. Antnimos So palavras que apresentam significados opostos, contrrios. Exemplo: Precisamos colocar ordem nessa baderna, pois j est virando anarquia. Cinco jurados condenaram e apenas dois absolveram o ru. Homnimos So palavras que apresentam a mesma pronncia ou grafia, mas significados diferentes. Exemplo: Eles foram caar, mas ainda no retornaram. (caar prender, matar) Vo cassar o mandato daquele deputado. (cassar ato ou efeito de anular) Os homnimos podem ser: Homnimos homgrafos; Homnimos homfonos; Homnimos perfeitos. Homnimos homgrafos So palavras iguais na grafia e diferentes na pronncia. Exemplos: Almoo () substantivo Almoo () verbo Jogo () substantivo Jogo () verbo Para preposio Pra verbo

Incerto indeterminado, impreciso Inserto introduzido, inserido Chcara pequena propriedade campestre Xcara narrativa popular Relao de parnimos Absolver perdoar Absorver sorver Acostumar habituar-se Costumar ter por costume Acurado feito com cuidado Apurado refinado Afear tornar feio Afiar amolar Amoral indiferente moral Imoral contra a moral, devasso Cavaleiro que anda a cavalo Cavalheiro homem educado Comprimento extenso Cumprimento saudao Deferir atender Diferir adiar, retardar Delatar denunciar Dilatar estender, ampliar Eminente alto, elevado, excelente Iminente que ameaa acontecer Emergir sair de onde estava mergulhado Imergir mergulhar Emigrar deixar um pas Imigrar entrar num pas Estdio praa de esporte Estgio aprendizado Flagrante evidente Fragrante perfumado Incidente circunstncia acidental Acidente desastre Inflao aumento geral de preos, perda do poder aquisitivo Infrao violao tico relativo ao ouvido ptico relativo viso Peo homem que anda a p Pio brinquedo Plaga regio, pas Praga maldio Pleito disputa eleitoral Preito homenagem POLISSEMIA o fato de uma palavra ter mais de uma significao. Exemplo: Estou com uma dor terrvel na minha cabea. (parte do corpo) Ele o cabea do projeto. (chefe) Graves razes fizeram-me contratar esse advogado. (importante) O piloto sofreu um grave acidente (trgico) Ele comprou uma nova linha telefnica. (contato ou conexo telefnica) Ns conseguimos traar a linha corretamente. (trao contnuo duma s dimenso)

DENOTAO E CONOTAO As palavras podem ser usadas no sentido prprio ou figurado. Exemplo: Janine tem um corao de gelo. (sentido figurado) Sempre tomo usque com gelo. (sentido prprio) DENOTAO uso da palavra com seu sentido original, usual. Exemplo: A torneira estava pingando muito. O sol brilhava intensamente hoje. CONOTAO o uso da palavra diferente do seu sentido original. Exemplo: Ele tem um corao de manteiga. EXERCCIOS 1) Assinale a alternativa cujas palavras substituem adequadamente as palavras e expresses destacadas abaixo: Passou-me sem ateno que a sua inteno era estabelecer uma diferena entre os ignorantes e os valentes, corajosos. a) desapercebido - descriminar - incipientes - intemeratos. b) despercebido - discriminar - insipientes - intimoratos. c) despercebido - discriminar - insipientes - intemeratos. d) desapercebido - descriminar - insipientes - intemeratos. e) despercebido - discriminar - incipientes - intimoratos. 2) O apaixonado rapaz ficou exttico diante da beleza da noiva. A palavra destacada sinnima de: a) imvel b) admirado c) firme d) sem respirar e) indiferente 3) Indique a alternativa errada: a) As pessoas mal-educadas, sempre se do mal com os outros. b) Os meus ensinamentos foram mal interpretados. c) Vivi maus momentos, naquela poca. d) Temos que esclarecer os mau-entendidos. e) Os homens maus sempre prejudicam os bons. 4) os sinnimos de exilado, assustado, sustentar e expulso so, respectivamente: a) degredado, espavorido, suster e proscrio. b) degradado, esbaforido, sustar e prescrio. c) degredado, espavorido, sustar e proscrio. d) degradado, esbaforido, sustar e proscrio. e) degradado, espavorido, suster e prescrio. 5) Trate de arrumar o aparelho que voc quebrou e costurar a roupa que voc rasgou, do contrrio no sara de casa nesse final de semana. As palavras destacadas podem ser substitudas por: a) concertar, coser e se no. b) consertar, coser e seno.

c) consertar, cozer e seno. d) concertar, cozer e seno. e) consertar, coser e se no. 6) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase abaixo: Da mesma forma que os italianos e japoneses _________para o Brasil no sculo passado, hoje os brasileiros_________para a Europa e para o Japo, busca de uma vida melhor; internamente, os para o Sul, pelo mesmo motivo. a) imigraram - emigram - migram b) migraram - imigram - emigram c) emigraram - migram - imigram. d) emigraram - imigram - migram. e) imigraram - migram - emigram 7) H erro de grafia em: a) Eucludia trabalha na seo de roupas. b) Hoje haver uma sesso extraordinria na Cmara de Vereadores. c) O prefeito da cidade resolveu fazer a cesso de seus rendimentos creche municipal. d) Voto 48a sesso, da 191a zona eleitoral. e) Ontem, fui ao cinema na sesso das dez. 8) Assinale a letra que preenche corretamente as lacunas das frases apresentadas. A ___________da greve era ________, mas o lder dos trabalhadores iria __________ mais uma vez. a) deflagrao - eminente - reivindicar. b) defragrao - iminente - reinvidicar. c) deflagrao - iminente - reivindicar. d) defragrao - eminente - reinvindicar. e) defragrao - eminente - reivindicar 9 )Assinale a letra que preenche corretamente as lacunas das frases apresentadas. em mecnica de automveis, ele foi diagnosticar o problema no motor do carro do diretor. a) esperto - tachado - incipiente. b) experto - tachado - insipiente. c) experto - taxado - insipiente. d) esperto - taxado - incipiente. e) esperto - taxado - incipiente. 10) Assinale a letra que preenche corretamente as lacunas das frases apresentadas. O ladro foi pego em _________, quando tentava levar _______quantia, devido a uma caminhes bem em frente ao banco. a) flagrante - vultosa - coalizo. b) fragrante - vultuosa - coliso. c) flagrante - vultosa - coliso. d) fragrante - vultuosa - coalizo. e) flagrante - vultuosa - coalizo. 001) B 002) B 003) D 004) A 005) B 006) A 007) D 008) C 009) D 010) C 1) A linguagem cientfica busca fixar na significao das palavras: A) O significado denotativo; B) O significado polissmico; C) O significado conotativo; D) O significado figurado; E) NDA.

2) Observando as palavras em maisculas, assinale o nico item em que no temos um par de termos denotativo/conotativo: A) QUEBREI O COPO / O Presidente QUEBROU o protocolo. B) A CHAVE no abriu a porta / Eis a CHAVE do problema. C) Os bandeirantes buscaram OURO / Tinha corao de OURO. D) Os filhos no aceitavam a MADRASTRA / A MADRASTRA deles jovem. E) NDA. 3) Verifique, com ajuda do dicionrio, se algum item apresenta erro de SINONMIA na correspondncia de significado da palavra em maiscula. A) Refutar o argumento: contestar. B) Elucidar a dvida: esclarecer. C) Eivar de erros: limpar. D) Efusivos cumprimentos: expansivos. E) NDA. 4) Verifique se ocorre algum erro na correspondncia entre a frase direita e seu sinnimo numa nica palavra esquerda. A) Que no se pode ler: ilegvel. B) Que no tem movimento prprio: inerte. C) Que no tem meios de defesa: inerme. D) Que no tem sabor: inspido. E) NDA. 5) Idem, para: A) Aquele que deixou uma comunidade - egresso. B) Aquele que pode ser eleito - elegvel. C) Aquilo que no provoca efeito - incuo. D) Aquilo que no tem cheiro - insosso. E) NDA. 6) Assinale, se ocorrer, o item em que se errou no sinnimo da palavra direita. A) Infenso a bebidas: hostil. B) Morrer de inanio: por falta de alimentos. C) Habilidade inata: congnita. D) Trabalho profcuo: proveitoso. E) NDA. 7) Verifique se houve erro ou no na correspondncia entre a palavra em maiscula esquerda e seu antnimo direita. Assinale. A) Parecer ADVERSO / favorvel. B) Palavras VERAZES / falsas. C) Homem TACITURNO / alegre. D) Comportamento EXECRVEL / firme. E) NDA. 8) Idem, para: A) INCLUIR uma correo / excluir. B) Recursos EXAURVEIS / inexaurveis. C) Homem PROBO / mprobo. D) Clima TPICO / atpico. E) NDA. 9) Na frase EMERGIR das guas, o item que indica o antnimo da frase : A) Imergir nas guas. B) Convergir nas guas. C) Insugir-se contra as guas. D) Divergir das guas. E) NDA.

10) Verifique se ocorre em alguns dos itens um antnimo da palavra em maiscula na frase ao lado: Era um orador LOQUAZ. A) Mordaz. B) Voraz. C) Calado. D) Insano E) NDA. 001- A 002- D 003- C 004- E 005- D 006- E 007- D 008- E 009- A 010- C

ente assinado por Chefe de determinada Seo, sempre em nome do Servio Pblico que feita a comunicao. Obtm-se, assim, uma desejvel padronizao, que permite que comunicaes elaboradas em diferentes setores da Administrao guardem entre si certa uniformidade; da impessoalidade de quem recebe a comunicao, com duas possibilidades: ela pode ser dirigida a um cidado, sempre concebido como pblico, ou a outro rgo pblico. Nos dois casos, temos um destinatrio concebido de forma homognea e impessoal; do carter impessoal do prprio assunto tratado: se o universo temtico das comunicaes oficiais se restringe a questes que dizem respeito ao interesse pblico, natural que no cabe qualquer tom particular ou pessoal. Desta forma, no h lugar na redao oficial para impresses pessoais, como as que, por exemplo, constam de uma carta a um amigo, ou de um artigo assinado de jornal, ou mesmo de um texto literrio. A redao oficial deve ser isenta da interferncia da individualidade que a elabora. A Linguagem dos Atos e Comunicaes Oficiais A necessidade de empregar determinado nvel de linguagem nos atos e expedientes oficiais decorre, de um lado, do prprio carter pblico desses atos e comunicaes; de outro, de sua finalidade. Os atos oficiais, aqui entendidos como atos de carter normativo, ou estabelecem regras para a conduta dos cidados, ou regulam o funcionamento dos rgos pblicos, o que s alcanado se em sua elaborao for empregada a linguagem adequada. A lngua escrita, como a falada, compreende diferentes nveis, de acordo com o uso que dela se faa. Por exemplo, em uma carta a um amigo, podemos nos valer de determinado padro de linguagem que incorpore expresses extremamente pessoais ou coloquiais; em um parecer jurdico, no se h de estranhar a presena do vocabulrio tcnico correspondente. Nos dois casos, h um padro de linguagem que atende ao uso que se faz da lngua, a finalidade com que a empregamos. O mesmo ocorre com os textos oficiais: por seu carter impessoal, por sua finalidade de informar com o mximo de clareza e conciso, eles requerem o uso do padro culto da lngua. H consenso de que o padro culto aquele em que se observam as regras da gramtica formal; se emprega um vocabulrio comum ao conjunto dos usurios do idioma. importante ressaltar que a obrigatoriedade do uso do padro culto na redao oficial decorre do fato de que ele est acima das diferenas lexicais, morfolgicas ou sintticas regionais, dos modismos vocabulares, das idiossincrasias lingsticas, permitindo, por essa razo, que se atinja a pretendida compreenso por todos os cidados. Pode-se concluir, ento, que no existe propriamente um padro oficial de linguagem; o que h o uso do padro culto nos atos e comunicaes oficiais. claro que haver preferncia pelo uso de determinadas ex-

10. REDAO OFICIAL


Redao Oficial Em uma frase, pode-se dizer que redao oficial a maneira pela qual o Poder Pblico redige atos normativos e comunicaes. A redao oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padro culto de linguagem, clareza, conciso, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituio, que dispe, no artigo 37: A administrao pblica direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia (...). Nesse quadro, fica claro tambm que as comunicaes oficiais so necessariamente uniformes, pois h sempre um nico comunicador (o Servio Pblico) e o receptor dessas comunicaes ou o prprio Servio Pblico (no caso de expedientes dirigidos por um rgo a outro) ou o conjunto dos cidados ou instituies tratados de forma homognea (o pblico). A redao oficial no , portanto, necessariamente rida e infensa evoluo da lngua. que sua finalidade bsica comunicar com impessoalidade e mxima clareza impe certos parmetros ao uso que se faz da lngua, de maneira diversa daquele da literatura, do texto jornalstico, da correspondncia particular, etc. A Impessoalidade A finalidade da lngua comunicar, quer pela fala, quer pela escrita. Para que haja comunicao, so necessrios: algum que comunique, algo a ser comunicado, e algum que receba essa comunicao. No caso da redao oficial, quem comunica sempre o Servio Pblico (Ministrio, Secretaria, Departamento, Diviso, Servio, Seo); o que se comunica sempre algum assunto relativo s atribuies do rgo que comunica; o destinatrio dessa comunicao ou o pblico, o conjunto dos cidados, ou outro rgo pblico, do Executivo ou dos outros Poderes da Unio. Percebe-se, assim, que o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicaes oficiais decorre: da ausncia de impresses individuais de quem comunica: embora se trate, por exemplo, de um expedi-

presses, ou ser obedecida certa tradio no emprego das formas sintticas, mas isso no implica, necessariamente, que se consagre a utilizao de uma forma de linguagem burocrtica. O jargo burocrtico, como todo jargo, deve ser evitado, pois ter sempre sua compreenso limitada. A linguagem tcnica deve ser empregada apenas em situaes que a exijam, sendo de evitar o seu uso indiscriminado. Certos rebuscamentos acadmicos, e mesmo o vocabulrio prprio determinada rea, so de difcil entendimento por quem no esteja com eles familiarizado. Deve-se ter o cuidado, portanto, de explicit-los em comunicaes encaminhadas a outros rgos da administrao e em expedientes dirigidos aos cidados. Formalidade e Padronizao As comunicaes oficiais devem ser sempre formais, isto , obedecem a certas regras de forma: alm das j mencionadas exigncias de impessoalidade e uso do padro culto de linguagem, imperativo, ainda, certa formalidade de tratamento. No se trata somente da eterna dvida quanto ao correto emprego deste ou daquele pronome de tratamento para uma autoridade de certo nvel; mais do que isso, a formalidade diz respeito polidez, civilidade no prprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicao. A clareza datilogrfica, o uso de papis uniformes para o texto definitivo e a correta diagramao do texto so indispensveis para a padronizao. Conciso e Clareza A conciso antes uma qualidade do que uma caracterstica do texto oficial. o texto que transmite as informaes procedentes com poucas palavras. Para que se redija com essa qualidade, fundamental que se tenha, alm de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o necessrio tempo para revisar o texto depois de pronto. nessa releitura que muitas vezes se percebem eventuais redundncias ou repeties desnecessrias de idias. Procure perceber certa hierarquia de idias que existe em todo texto de alguma complexidade: idias fundamentais e idias secundrias. Estas ltimas podem esclarecer o sentido daquelas, detalh-las, exemplific-las; mas existem tambm idias secundrias que no acrescentam informao alguma ao texto, nem tm maior relao com as fundamentais, podendo, por isso, ser dispensadas. Na reviso de um expediente, deve-se avaliar, ainda, se ele ser de fcil compreenso por seu destinatrio. O que nos parece bvio pode ser desconhecido por terceiros. O domnio que adquirimos sobre certos assuntos em decorrncia de nossa experincia profissional muitas vezes faz com que os tomemos como de conhecimento geral, o que nem sempre verdade. Explicite, desenvolva, esclarea, precise os termos tcnicos, o significado das siglas e abreviaes e os conceitos especficos que no possam ser dispensados. A reviso atenta exige tempo. A pressa quase sempre compromete a clareza. No se deve proceder redao de um texto que no seja seguida por sua reviso.

Excelncia, para as seguintes autoridades: a) do Poder Executivo; Presidente da Repblica; Vice-Presidente da Repblica; Ministros de Estado; Governadores e Vice-Governadores de Estado e do Distrito Federal; Oficiais-Generais das Foras Armadas; Embaixadores; Secretrios-Executivos de Ministrios e demais ocupantes de cargos de natureza especial; Secretrios de Estado dos Governos Estaduais; Prefeitos Municipais. b) do Poder Legislativo: Deputados Federais e Senadores; Ministro do Tribunal de Contas da Unio; Deputados Estaduais e Distritais; Conselheiros dos Tribunais de Contas Estaduais; Presidentes das Cmaras Legislativas Municipais. c) do Poder Judicirio: Ministros dos Tribunais Superiores; Membros de Tribunais; Juzes; Auditores da Justia Militar.

O vocativo a ser empregado em comunicaes dirigidas aos Chefes de Poder Excelentssimo Senhor, seguido do cargo respectivo: Exemplos: Excelentssimo Senhor Presidente da Repblica, Excelentssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional, Excelentssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal. As demais autoridades sero tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo: Exemplos: Senhor Senador, Senhor Juiz, Senhor Ministro, Senhor Governador

No envelope, o endereamento das comunicaes dirigidas s autoridades tratadas por Vossa Excelncia, ter a seguinte forma: A Sua Excelncia o Senhor Fulano de Tal Ministro de Estado da Justia 70.064-900 Braslia. DF A Sua Excelncia o Senhor Senador Fulano de Tal Senador Federal 70.165-900 Braslia. DF A Sua Excelncia o Senhor Fulano de Tal

As formas de TRATAMENTO O emprego dos pronomes de tratamento obedece secular tradio. So de uso consagrado: Vossa

Juiz de Direito da 10 Vara Cvel Rua ABC, no 123 01.010-000 So Paulo. SP Em comunicaes oficiais, est abolido o uso do tratamento Dignssimo (DD), s autoridades arroladas na lista anterior. A dignidade pressuposto para que se ocupe qualquer cargo pblico, sendo desnecessria sua repetida evocao. Vossa Senhoria empregado para as demais autoridades e para particulares. O vocativo adequado : Senhor Fulano de Tal, (...) No envelope, deve constar do endereamento: Ao Senhor Fulano de Tal Rua ABC, no 123. 70.123 Curitiba. PR Como se depreende do exemplo acima, fica dispensado o emprego do superlativo Ilustrssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares. suficiente o uso do pronome de tratamento Senhor. Acrescente-se que Doutor no forma de tratamento, e sim ttulo acadmico. Evite us-lo indiscriminadamente. Como regra geral, empregue-o apenas em comunicaes dirigidas a pessoas que tenham tal grau por terem concludo curso universitrio de doutorado. costume designar por doutor os bacharis, especialmente os bacharis em Direito e em Medicina. Nos demais casos, o tratamento Senhor confere a desejada formalidade s comunicaes. Mencionemos, ainda, a forma Vossa Magnificncia, empregada por fora da tradio, em comunicaes dirigidas a reitores de universidade. Correspondelhe o vocativo: Magnfico Reitor, (...) Tratamentos Eclesisticos Vossa Santidade, em comunicaes dirigidas ao Papa. O vocativo correspondente : Santssimo Padre, (...) Vossa Eminncia ou Vossa Eminncia Reverendssima, em comunicaes aos Cardeais. Corresponde-lhe o vocativo: Eminentssimo Senhor Cardeal, ou Eminentssimo e Reverendssimo Senhor Cardeal, (...) Vossa Excelncia Reverendssima usado em comunicaes dirigidas a Arcebispos e Bispos; Vossa Reverendssima ou Vossa Senhoria Reverendssima para Monsenhores, Cnegos e superiores religiosos. Vossa Reverncia empregado para sacerdotes, clrigos e demais religiosos.

a comunicao), levam a concordncia para a terceira pessoa, pois o verbo concorda com o substantivo-ncleo que integra a locuo: Vossa Senhoria nomear o substituto; Vossa Excelncia conhece o assunto.

Da mesma forma, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento so sempre os da terceira pessoa: Vossa Senhoria nomear seu substituto (e no Vossa... vosso...). Em documentos oficiais, o gnero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e no com o substantivo que compe a locuo. Assim, se nosso interlocutor for homem, o correto Vossa Excelncia est atarefado; se for mulher, Vossa Excelncia est atarefada. Sua (Excelncia, Senhoria, etc.) usado para se falar dele(a); Vossa, para se falar diretamente com ele(a).

Textos Oficiais Ofcio 1 Conceito documento utilizado por rgos do governo ou autarquias para correspondncia externa e com fim precpuo de tratar de assuntos oficiais. 1.2 Modelo Um ofcio deve conter em sua estrutura: I. timbre representado por um smbolo e o nome da unidade impressa no alto da folha e a numerao, dentro do ano, que o ofcio recebe, em ordem cronolgica de feitura, seguido da sigla de indicao do rgo eminente. Este, por sua vez, faz-se anteceder o nome da correspondncia escrito por extenso ou abreviado. II. Acompanhando estes elementos vir o local e data (dia, ms e ano) que devem ser escritos a sete espaos duplos ou a 6,5cm. da borda superior. O ms escrito por extenso. III. Entre o espao e a centena se deixa um algarismo do ano, deve ser feito o ponto final e o trmino da data deve coincidir com a margem direita, que de cinco espaos duplos ou de 5cm. IV. A seguir vir o vocativo que deve ser escrito a dez espaos duplos ou 10cm da borda superior, na linha do pargrafo, a dez espaos ou 2,5cm da margem e, por fim, um texto, em forma de pargrafo expondo o assunto, que se inicia a 1,5cm do vocativo. V. Os pargrafos so enumerados rente margem, com exceo do 1 e do fecho. A apresentao do ofcio feita no primeiro pargrafo. No decorrer do texto aprecia-se e se ilustra o assunto com os devidos esclarecimentos e informaes pertinentes. Na concluso faz-se a reafirmao da posio recomendada pelo emitente do ofcio sobre o assunto. Quanto ao fecho este deve estar localizado a um espao duplo (ou 1cm) do ltimo pargrafo do texto, centrado direita e seguido de vrgula. Seguindo este elemento vir o nome do signatrio datilografado em maisculas, do cargo s com as iniciais maisculas, escritas sob o nome, a assinatura que dever ser feita i-

Concordncia com os Pronomes de Tratamento Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta), embora se refiram segunda pessoa gramatical ( pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige

mediatamente acima do nome. Estes dados devem estar centralizados direita na direo vertical do fecho, a trs espaos duplos ou 2,5cm deste. A identificao do destinatrio dever conter um pronome de tratamento, acima da designao da funo exercida pelo mesmo, seguido do nome deste e, aps, o endereo. Caso o ofcio seja constitudo por mais de uma folha, o endereo do destinatrio deve constar da primeira. Na diagramao dos dados, o ltimo deve estar a dois espaos duplos ou 2cm. da borda inferior do papel, e todas as linhas devem coincidir com o texto, rentes a margem esquerda. Entre os pargrafos do ofcio deve ser deixado um espao duplo ou 1cm. O espao entre as linhas tambm duplo; nas transcries e citaes um ou um e meio; estes, preferencialmente, devem vir salientados por aspas e, se ultrapassarem cinco linhas, devem distar cinco espaos da margem esquerda. Se o ofcio tem por objetivo transmitir um assunto do interesse de diversos setores, necessrio que sejam tiradas tantas cpias forem preciso. Nesse caso, o ofcio passar a se chamar de ofcio circular, grafado com inicial maiscula, antes do nmero de ordem. Textos de Padro Ofcio usam a fonte Times New Roman 12.

1 - Conceito Um aviso constitui-se em um tipo de comunicao, direta ou indireta, afixada em local pblico ou privado, com caractersticas amplas e variadas. 1.2 - Modelo Um aviso deve apresentar um timbre e um smbolo referentes instituio que o utiliza, seguidos de um nmero que identifique o documento e de um ttulo. O texto deve ser estruturado em forma de pargrafo, o local e a data devem estar localizados direita, alinhados com o texto e, por ltimo, devem vir a assinatura e o cargo do responsvel pelo aviso, ambos centralizados na pgina. Vejamos o seguinte exemplo:

Smbolo da FURG Fundao Universidade Federal do Rio Grande Aviso N 10223/00 Concurso Vestibular 2001 A Comisso Permanente do Vestibular (Coperve), da FURG, solicita que os fiscais estejam em seus prdios 1 hora antes do incio das provas. Rio Grande, 22 de outubro de 2000 Fulano de tal Presidente da Comisso Memorando 1 Conceito memorando um instrumento utilizado como meio de comunicao entre unidades administrativas de um mesmo rgo. Este instrumento tambm usado para encaminhar projetos e inovaes de servio. Ele permite que o despacho seja feito no prprio formulrio, agilizando a sua tramitao. 1.2 Modelo de acordo com o manual de redao da Presidncia da Repblica, um memorando deve conter os elementos abaixo relacionados: I. Nmero e sigla de identificao da origem, antecedidos pelo nome memorando: devem ser escritos no alto da folha, margem esquerda. Ex.: Memorando n. 04/ SR Obs.: 04 - indica que o 4 memorando escrito no ano corrente. II. SR - sigla do rgo expedidor, Setor de Reviso. III. Data: no precisa vir antes do nome da localidade, uma vez que esta uma informao obvia, pois memorando um documento de circulao interna. IV. Destinatrio: Deve aparecer na margem esquerda, sob o nmero e a sigla. V. Assunto: Deve estar grafado abaixo da indicao do destinatrio, devidamente alinhada. VI. Texto: Inicia 4 cm. Ou 4 espaos duplos abaixo do item anterior. Deve ser digitado em espaos duplos. O texto pode se dividir em pargrafos que so numerados nos modelos do ofcio.

Circular 1 Conceito correspondncia multidirecional que possibilita que uma instituio dirija-se a vrias reparties ou pessoas simultaneamente. 1.2 Modelo Uma circular deve conter o nome do rgo ou empresa e a data localizada direita da folha. Seguindo estes elementos vm o nmero precedido de CIRCULAR, o assunto, o texto, a assinatura, o cargo e, por ltimo, a data de publicao. Este documento no deve conter nem destinatrio nem endereamento, pois no unidirecional.

Comunicado 1 Conceito um comunicado, tambm chamado de comunicao, constitui-se num aviso de carter externo ou interno. 1.2 Modelo um comunicado de carter externo deve ser dotado de um ttulo que indique tratar-se de uma comunicao, o nome da instituio comunicante e o texto com as informaes a serem comunicadas. Pode conter, de acordo com o que cada comunicante desejar, o nome do responsvel, juntamente com o seu cargo na entidade e a data. J a comunicao interna, alm desses itens, deve conter Comunicado Interno, uma identificao e o nmero do documento, juntamente com o ano e por fim as assinaturas.

AVISO

VII. Fecho: Semelhante ao ofcio, como por exemplo, atenciosamente ou respeitosamente - centralizado direita, 1 cm. Abaixo do texto. VIII. Nome e cargo do emitente: Semelhante ao ofcio. So grafados a 4 cm. Ou 4 espaos duplos do fecho, alinhados verticalmente quele dado. IX. O texto deve possuir uma linguagem simples, concisa e clara. X. Se o texto possuir mais de uma folha , escreve-se ao p da primeira folha, a palavra continua e no alto da prxima, continuao. No cabealho da folha de continuao escreve-se o nmero do memorando.

(C) o modelo do expediente, seguido do dia do ms, ano e sigla do rgo expedidor; (D) o modelo do expediente, o nmero do documento e ano de sua expedio, seguido das iniciais da autoridade responsvel; (E) o tipo e o nmero do expediente, acompanhado das iniciais do digitador. 5. O local e a data de um ofcio, aviso ou memorando deve aparecer: (A) de forma abreviada, ao final do documento; (B) de forma extensa, com alinhamento direita, na parte inicial do documento; (C) de forma extensa, com alinhamento esquerda, no incio do documento; (D) de forma abreviada, esquerda, ao final do documento; (E) no envelope de correspondncia e no no corpo do documento. 6. A fonte grfica e o corpo utilizados na apresentao dos documentos do Padro Ofcio so, respectivamente: (A) Times New Roman, 14; (B) Times New Roman, 12; (C) Courier, 12; (D) Courier, 10. (E) Verdana, 10; 7. Informao ERRADA sobre a apresentao dos documentos do Padro Ofcio : (A) a partir da segunda, as pginas devem ser numeradas; (B) os documentos devem ser impressos dos dois lados da folha; (C) o campo lateral esquerdo deve ter no mximo 3 centmetros de largura; (D) deve haver espaamento simples entre as linhas; (E) o papel do documento deve ser do tipo A-4. 8. O AVISO um tipo de expediente: (A) expedido por Ministros de Estado; (B) expedido por chefes de seo a subordinados; (C) entre unidades administrativas de um mesmo rgo; (D) em mensagens urgentes, de forma privada; (E) acompanhado obrigatoriamente de documentos. 9. Em relao redao de correspondncias oficiais, considere as afirmaes abaixo. No est(o) correta(s) a(s) afirmao(es): I. As comunicaes oficiais, incluindo as assinadas pelo Presidente da Repblica, devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local da assinatura. II. No ofcio, alm do nome e do cargo da pessoa a quem dirigida a comunicao, deve-se incluir tambm o endereo. III. No memorando, o destinatrio deve ser mencionado pelo cargo que ocupa. (A) I, apenas. (B) III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) I e III, apenas. (E) II e III, apenas. 10. Se o destinatrio da carta acima fosse um dos

Tipos de Memorandos Memorando Circular: em memorandos do tipo circular, escreve-se, no rodap CC com cpia seguido de p/ e da abreviatura dos setores que receberam a cpia. Memorando Sigiloso: deve constar, abaixo do cabealho, a palavra RESERVADO, ser enviado em envelope lacrado e rubricado pelo emitente na aba do fecho, onde tambm deve conter a palavra RESERVADO seguida do nmero do memorando, da indicao do emissor e do nome da autoridade a quem dirigido. Fixao do Contedo 1. No se concebe que um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreenso (Manual de redao da presidncia da Repblica, 2. ed. 2002). Segundo esse segmento, o item abaixo que NO colabora para a obscuridade de uma mensagem : (A) a ambigidade de certos termos; (B) a troca de uma palavra por um sinnimo; (C) a confuso entre parnimos; (D) a excessiva inverso de termos; (E) o emprego de vocabulrio incomum. 2. Numa mensagem administrativa deve(m) evitar-se: (A) as marcas de pessoalidade; (B) a transparncia semntica dos vocbulos; (C) a inteligibilidade do que veiculado; (D) a conciso da expresso; (E) a clareza expositiva. 3. Entre as autoridades abaixo citadas, aquela para a qual NO deve ser empregado o tratamento de Vossa Excelncia : (A) Oficiais Generais; (B) Ministros de Estado; (C) Embaixadores; (D) Cardeais; (E) Secretrios de Estado. 4. Num expediente aparece escrito o seguinte: Of.28/2006-SG; esses elementos indicam: (A) o tipo e o nmero do expediente, seguido da sigla do rgo que o expede; (B) o tipo e a data do expediente, seguido das iniciais da pessoa responsvel;

nossos senadores, qual deveria ser o tratamento empregado, de forma abreviada? (A) S.S. (B) V.Ex. (C) V.S. (D) V.A. (E) V. Excia. 001-B 002-A 003-D 004-D 005-B 006-D 007-C 008-B 009-A 010-B

Вам также может понравиться