Вы находитесь на странице: 1из 12

Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia Curso de Engenharia Eltrica Departamento de Eletrnica e Computao Disciplina de Eletrnica de Potncia

Avanada

SNUBBER DISSIPATIVO DE CORRENTE E SNUBBER NO DISSIPATIVO DE TENSO NO-DISSIPATIVO

Professor: Luciano Schuch

Alunos: Augusto G. Grtzmacher Charles R. Farias Fernando N. Disconzi Luccas M. Kunzler

04 de novembro de 2009.

1.

Introduo Snubbers so circuitos utilizados para reduzir os efeitos dos transientes de tenso

e corrente em circuitos chaveados, causados principalmente pelas reatncias intrnsecas destes, absorvendo a energia reativa destes elementos. Os snubbers so utilizados como circuitos auxiliares, e proporcionam uma significativa melhora no desempenho das chaves e na eficincia e confiabilidade dos sistemas chaveados. Conseqentemente, acarretam uma maior freqncia de funcionamento e menores peso, tamanho e emisso de EMI dos sistemas. Ainda, controlam a taxa de variao da corrente ou tenso, e grampeiam as tenses de pico.

2.

Anlise Terica Snubbers de corrente dissipativos Snubbers dissipativos so circuitos que, como o prprio nome j explica,

dissipam a energia reativa dos elementos em um resistor. O snubber de corrente dissipativo tem como funo principal controlar a taxa de crescimento da corrente na chave. O indutor em srie com a chave permite o

fechamento completo da chave antes de a corrente atingir seu valor nominal de operao. Isto reduz enormemente o pico de dissipao de potncia e a dissipao mdia na chave, alm de aumentar a confiabilidade do sistema. Este snubber tambm beneficia a sada de conduo dos diodos na sada. Em conversores PWM um dos diodos de sada tirado de conduo pela chave, o que resulta em altas correntes reversas. O snubber propicia uma controlada taxa de variao da corrente no diodo e o baixo dI/dt diminui a dissipao no diodo e reduz o pico de corrente reversa.

Snubber de corrente RLD Este snubber tem baixa dissipao de potncia, por ser um circuito polarizado (conforme figura 1). Assim a corrente s flui atravs do resistor quando necessrio dissipar a energia armazenada no indutor. A dissipao no resistor igual a .LI2f, onde I a corrente de pico no indutor e inclui a corrente reversa e a da carga.

Figura 1 Snubber RLD

Snubbers de tenso no-dissipativos Snubbers no-dissipativos so circuitos que armazenam a energia reativa em capacitores ou indutores, e, posteriormente, a transferem de volta para a fonte ou adiante para a carga. O snubber de tenso no-dissipativo controla a tenso na chave transferindo energia para um capacitor.

Snubber de tenso de dois terminais constitudo basicamente de trs diodos, dois capacitores e um indutor (conforme figura 2). Os dois capacitores normalmente tm valores iguais e a freqncia de ressonncia entre eles e o indutor muito maior que a freqncia de chaveamento. do tipo Controle da Taxa de Crescimento.

Figura 2 Snubber de tenso de dois terminais

Snubber de tenso de trs terminais Com operao semelhante ao snubber de dois terminais, tambm constitudo basicamente de trs diodos, dois capacitores e um indutor (conforme figura 3). Pode ser
3

usado tanto em conversores Buck e Boost como em Flyback. Tambm do tipo Controle da Taxa de Crescimento.

Figura 3 Snubber de tenso de trs terminais

Snubber com Tenso Intermediria Por necessitar de uma tenso intermediria para funcionamento, muito til em conversores Forward e Flyback. constitudo de trs terminais e pode ser usado tanto como Controle da Taxa de Crescimento como Grampeador (conforme figura 4).

Figura 4 Snubber com Tenso Intermediria

3.

Aplicao do Snubber de corrente dissipativo em um conversor Boost Para demonstrar os benefcios da aplicao dos circuitos snubbers, analisaremos

o caso de um conversor Boost (conforme figura 5).

Figura 5 Conversor Boost com reatncias parasitas L(trilha) e C(S)

O principal problema deste conversor a alta corrente de recuperao reversa do diodo. Ainda, temos as perdas devido ao cruzamento da tenso e corrente na chave nas comutaes. Como soluo para o principal problema do Boost, utilizaremos um Snubber RLD (Figura 6).

Figura 6 Conversor Boost com Snubber RLD [R(sn), L(sn) e D(sn)].

Projeto do Conversor Boost

Especificaes do conversor conversor: Vin = 12V Vout = 24V


5

P = 200W D = 0.5 f = 20kHz I(L) = 5% V(C) = 5% Parmetros da chave, do diodo e do circuito impresso: C(S) = 900pF trr = 790ns L(trilhas) = 70nH Clculo dos componentes: Indutor: Capacitor: Resistor:
. . . . .

360 173,6111 2,88

Projeto do Snubber RLD

Clculo do Indutor:

onde, V(S)mx=Tenso mxima na chave, trr=Tempo de recuperao reversa do diodo e I(S)mx=Corrente mxima na chave. Clculo do Resistor:
.

onde, L=Indutor calculado, D=Razo cclica da chave e f=Freqncia de chaveamento.

Clculo da dissipao de potncia no Rsnubber:

Etapas de Funcionamento Considerando o circuito do Conversor Boost como abaixo:

Figura 7 Conversor Boost com Snubber RLD [R(sn), L(sn) e D(sn)].

Para melhor entendimento e sim simulao podemos considerar a entrada do conversor como uma fonte de corrente constante e a sada como uma fonte de tenso onte como constante, assim teremos:

1 Etapa: Considerando a chave fechada, temos o indutor Snubber carregado e a 1 Etapa PWM do Conversor.

Figura 8 1 Etapa

2 Etapa: O capacitor Intrnseco da chave se carrega at Vout.

Figura 9 2 Etapa 3 Etapa: Descarga linear do indutor L(sn) sobre o resistor R(sn).

Figura 10 3 Etapa 4 Etapa: 2 Etapa PWM do Conversor.

Figura 11 4 Etapa 5 Etapa: Descarga instantnea do capacitor C(S) quando a chave fechada fechada.

Figura 12 5 Etapa
8

6 Etapa: Considerando o indutor descarregado, este comea a se carregar enquanto a sua corrente aumenta e a corrente no diodo D diminui ate se extinguir e comear o pr processo novamente.

Figura 13 6 Etapa

Plano de Fase Ideal:

Figura 14 Plano de Fase Ideal

Plano de Fase Real:

Figura 15 Plano de Fase Real

10

4.

Concluso

No decorrer deste trabalho, foi realizada a simulao de um Snubber dissipativo de corrente do tipo RLD implantado em um conversor Boost, sendo apresentados os esquemas de ligao, grficos de funcionamento, etapas de operao e plano de fase. Assim, percebe-se que a utilizao de um snubber RLD diminui a potncia dissipada na chave durante a entrada de conduo, assim como absorve a corrente reversa vinda do diodo, ajudando no sincronismo da chave. Viu-se tambm, que o valor da resistncia do snubber deve ser cuidadosamente escolhido, para que a energia do indutor seja toda dissipada, porm o mesmo no pode ser muito grande a fim de evitar sobretenses na chave. Conclumos ento, que estes dispositivos de simples desenvolvimento e implementao auxiliam bastante na reduo de custos, peso e perdas do conversor, sendo estes de vantajosa aplicao.

11

5.

Bibliografia

[1] TODD, Philip C., Snubber Circuits: Theory, Design and Application. SEM-900 Unitrode Power Supply Design Seminar, 1994. Topic II , TI Literature No. SLUP100 [2] Schuch, Luciano, Materiais de Aula Disciplina de Eletrnica de Potncia Avanada UFSM. 2009

12

Вам также может понравиться