Вы находитесь на странице: 1из 12

Estudo do Som*

Eder Pires de Camargo (camargoep@uol.com.br) Doutor em Educao pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mestre em Ensino de Cincias e graduado em Licenciatura em Fsica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus de Bauru. * Cincias Naturais.1 ed.Bauru : Unesp/FC, 2005, v.6, p. 160-184.

ISBN: 85-99703-06-4 CAMARGO, Eder Pires, Estudo do Som. In: CALDEIRA, Ana Maria de Andrade e CALUZI, Joo Jos (Org.) "Cincias Naturais". Bauru: Unesp/FC: CECEMCA, 2005. p. 160-184. (Cadernos CECEMCA, n.6).

I.

Conceituando som.

Por ocasio de uma faxina na escola, uma grande quantidade de latas vazias de leo, caixas vazias de leite e ovos, e velhas tigelas plsticas, foi acumulando-se em frente a cozinha. O pessoal da limpeza estava juntando tudo que no se usava mais a fim de desocupar as prateleiras e os armrios existentes no local. Eles tambm carregavam tudo aquilo para fora da escola, e eram pilhas e pilhas de latas, caixas, e tigelas circulando nos braos dos faxineiros. De repente, um dos faxineiros que carregava uma dessas pilhas tropeou e todo aquele material foi ao cho, produzindo alm de uma grande sujeira, um barulho. Paulo, voc ouviu esse barulho? Ouvi sim Julia, parece que vem La da cozinha, o que ser que ocorreu? Nossa Paulo! Foi o homem da limpeza que tropeou e caiu. Parece que ele est bem Julia, o duro vai ser juntar toda aquela tranqueira novamente. Paulo, voc reparou o barulho que fez quando o homem caiu? Reparei sim Julia, foi um barulho, principalmente o feito pelas latas. Paulo, isso no lhe parece curioso? Julia, O que voc quer dizer? Paulo, eu quero dizer que Os sons produzidos pelas latas, pelas caixas e pelas tigelas eram sons diferentes, este um tema bastante curioso, estou pensando em trabalhar aspectos relacionados ao som com nossos alunos da educao infantil, ou seja, O que o som? Qual sua importncia para nossa vida? Como o som produzido? Como ns recebemos, reconhecemos e distinguimos distintos tipos de sons? Como o som se propaga? Mas Julia, como eu vou trabalhar com meus alunos os fenmenos sonoros se eu nem sei muito bem o que o som, voc no acha que esta tarefa meio complicada?

Paulo, tenho lido algo sobre fenmenos sonoros e descobri que o som uma onda mecnica esfrica produzida pela vibrao ou oscilao de objetos localizados em meios materiais, oscilao esta que ao ser transferida s molculas do meio que envolve o objeto vibrante, propaga-se longitudinalmente no referido meio. Julia, voc disse que o som uma onda, como assim? Paulo, Ondas a grosso modo podem ser compreendidas como sendo formas em movimento, provenientes de vibraes ou oscilaes de um determinado material como as latas de leo ou as caixas de leite. Outra coisa que li que ondas no transportam matria (partculas, molculas etc.), e sim energia distncia, sem que a fonte geradora das oscilaes tenha necessariamente que se deslocar, E por este motivo as ondas sonoras so capazes de atravessar e contornar obstculos, como tambm, de no se colidirem. Ok Julia, o fato do som ser uma onda eu j entendi, o que eu ainda no estou entendendo porque o som precisa de meio material para se propagar, no foi isto que voc disse? Paulo, pelo fato das ondas sonoras serem provenientes de interaes entre molculas, o som uma onda mecnica, ou seja, uma onda que necessita de um meio fsico como o ar, a gua, o leo, o lcool para se propagar. Dessa forma, no vcuo (regio onde no h matria, por exemplo: espao sideral) impossvel a ocorrncia da propagao de ondas sonoras, isto , no vcuo no h som. Por outro lado, a luz, ao contrrio do som, propaga-se no vcuo. Isso se da devido natureza das ondas luminosas, que eletromagntica, e que como tais no necessitam de meio fsico para se propagarem. Julia, voc disse que as ondas sonoras so esfricas e longitudinais, como assim? Paulo, as ondas sonoras so esfricas e longitudinais, isto , o som se propaga em frentes de ondas cujo formato esfrico e que oscilam longitudinalmente. O fato da onda sonora ser longitudinal significa que suas frentes de ondas oscilam no mesmo sentido de sua propagao, e o fato do formato das ondas sonoras ser esfrico significa que geometricamente, as frentes de ondas podem ser representadas por esferas centradas na fonte geradora do som. Quer dizer ento Julia que o que chega at nossos ouvidos so ondas mecnicas que se propagam no ar? Exatamente Paulo, entretanto, eu assisti em um programa de televiso sobre cincias que para que ondas sonoras possam ser capitadas pelo aparelho auditivo de uma pessoa, elas devem possuir uma intensidade suficiente Mnima de aproximadamente 10W/m2 (Watt por metro quadrado), para a freqncia de 1000Hz, e estar limitada no intervalo subjetivo de freqncia que varia aproximadamente entre o valor mnimo de 20Hz ao valor mximo de 20000Hz. Mas o que exatamente a freqncia Julia?

Sabe Paulo, no programa que assisti foi explicado que a freqncia sonora pode ser compreendida como sendo o nmero de oscilaes de uma onda em um determinado intervalo de tempo. No sistema internacional (SI) a unidade da grandeza freqncia ciclos por segundo, unidade esta que foi denominada hertz (Hz) em homenagem a Heinrich Hertz. Dessa forma, a freqncia de uma onda sonora no (SI) indica o nmero de oscilaes ou de vibraes dessa onda em 1s. Nossa Julia, agora ficou complicado, isso parece que no tem nada a ver com a realidade de minha vida nem com a de meus alunos! Engano seu Paulo, A intensidade e a freqncia de ondas sonoras audveis, encontram-se presentes de uma forma prtica em nosso cotidiano. Exemplificando, analisemos dois objetos, ou seja, um aparelho de som desses que a gente usa para ouvir CD, e um instrumento musical, o piano. No estou entendendo Julia, o que um aparelho de som e um piano tem a ver com intensidade e freqncia sonora? Paulo, podemos dizer que a intensidade sonora est relacionada, por exemplo, com o volume de uma msica (potncia) que voc ouve em um aparelho de som. Em outras palavras, quanto mais elevado estiver o volume do aparelho de som, maior ser a intensidade sonora que estar chegando aos seus ouvidos, e quanto menos elevado estiver o volume do aparelho de som, menor ser a intensidade sonora que estar chegando at seus ouvidos. Note tambm que a intensidade do som depende da distncia que voc encontra-se do auto falante, isto , quanto mais prximo voc estiver da caixa de som, maior ser a intensidade sonora que chega at seus ouvidos, e quanto maior a distncia que voc se encontra da caixa de som, menor ser a intensidade sonora que chega at seus ouvidos. Quer dizer ento Julia que quanto mais alto estiver o volume de meu aparelho de som maior ser a intensidade sonora? Paulo, tome cuidado com as palavras que voc utiliza, no estudo da acstica , alto e baixo no esto relacionados com a intensidade sonora, e sim com a freqncia do som, Ou seja, expresses como: "que som alto!", ou: "por favor, fale mais baixo!", so utilizadas incorretamente para quantificar a intensidade do som proveniente de uma fonte sonora. Como assim Julia? Imagine Paulo que voc tem sua frente um piano. As teclas do piano quando pressionadas emitem sons que podem ser distinguidos como sons mais graves ou mais baixos, e sons mais agudos ou mais altos. A grosso modo, para que voc possa se localizar neste contexto de discusso, as teclas do piano que emitem sons mais graves seriam aquelas que estariam sua esquerda, e as teclas que emitem sons mais agudos seriam aquelas que estariam sua direita, isto , quanto mais a esquerda estiver uma determinada tecla do piano, mais grave ser o som emitido por ela quando pressionada, e quanto mais a direita estiver uma

determinada tecla, mais agudo ser o som emitido por ela quando pressionada. Os sons graves ou baixos possuem freqncias menores do que os sons mais agudos ou mais altos, que em relao aos graves, possuem freqncias maiores. Portanto, um som de freqncia 100Hz mais grave ou mais baixo quando comparado com um som de 1000Hz, som este que mais agudo ou mais alto quando comparado com um som de 900Hz. Quer dizer ento que alto e baixo esto relacionados com a freqncia e no com a intensidade do som, deve ser por isto que nos corais so os homens que cantam no baixo que uma voz bem grave, e so as mulheres que cantam no soprano que uma voz bem aguda! Exatamente Paulo! Eu li que freqncia da voz humana se encontra entre 60 e 1300 vibraes por segundo Hz, E li tambm que as mulheres e as crianas ao falarem emitem sons de freqncia maior do que os homens (entre 110 e 1300 Hz), que em geral emitem sons mais graves (menor freqncia: Entre 60 e 550 Hz). Isto ocorre porque as mulheres como as crianas possuem cordas vocais mais curtas do que as cordas vocais dos homens. Para voc Ter uma idia, as cordas vocais dos homens tem mais ou menos 23 mm de comprimento e so mais espessas do que as cordas vocais das mulheres que em geral tm 17 mm de comprimento e so menos espesssas do que a dos homens. II. Metodologia para a elaborao e aplicao de atividades relacionadas fenmenos sonoros. Assim que a discusso sobre aspectos relacionados natureza sonora se encerrou, Paulo passou a questionar Julia sobre como trabalhar fenmenos sonoros com crianas do ensino infantil. Tudo bem Julia, discutir e explicar o que som para um adulto uma coisa, quero saber como podemos fazer isto com crianas! Paulo, seja um pouco mais otimista, embora eu reconhea que no uma tarefa fcil explicar fenmenos sonoros para crianas com idade menor que 6 anos, ns deveramos ao menos tentar! Sabe, eu estava dando uma lida em uma dissertao de mestrado na qual o pesquisador propunha-se a trabalhar o ensino de tecnologia para crianas de primeira a Quarta srie do ensino bsico, e eu estava pensando que a metodologia que ele utilizou para criar e aplicar as atividades poderia ser utilizada pela gente. O autor da dissertao chama-se Estfano Visconde Veraszto e o trabalho foi defendido na UNICAMP em 2004. E como esta metodologia Julia? o seguinte Paulo, a aplicao das atividades ocorrer basicamente em cinco momentos. (1) No primeiro momento desafiaremos os alunos a realizarem uma determinada tarefa. Como eles so crianas, esse desafio deve ser realizado de forma ldica. No trabalho que li, o autor apresentou os desafios aos alunos por meio de cartas enviadas a eles por uma criana que por no estar conseguindo resolver um determinado problema, solicitava a ajuda de crianas da mesma idade que a sua. As cartas eram de dois tipos, uma denominada carta ambientadora, e outra denominada carta problematizadora. Na carta

ambientadora a criana se apresenta aos alunos, diz quantos anos tem, onde mora, se tem irmos e como sua famlia. Na carta problematizadora a criana pede a ajuda dos alunos para resolver um determinado problema. (2) No segundo momento, nossos alunos discutiro em pequenos grupos, possveis solues para o problema que a eles foi apresentado. Aqui ns enquanto professores deveremos circular entre os grupos, incentivar os alunos para que apresentem solues, devemos valoriz-las, question-las, se necessrio, anotlas, alm de esclarecer quaisquer dvidas ou dificuldades que as crianas estejam encontrando. Questes como: "Quais materiais podem ser usados?", "Onde encontr-los?", "Quem ir fazer o qu?", podero ser discutidas pelos alunos neste momento. (3) No terceiro momento, cada grupo de alunos construir sua soluo para o problema. Neste momento ns deveremos direcionar o enfoque dos alunos para a organizao e o planejamento das solues apresentadas. O professor poder pedir para que os alunos tragam para escola os materiais de suas casas a fim de que estes sejam mais prximos de sua realidade. (4) No quarto momento de aplicao das atividades, as solues apresentadas pelos alunos devero ser testadas perante o professor. Neste momento, os alunos devero explicar ao professor o funcionamento de possveis equipamentos elaborados e de que forma as estratgias desenvolvidas por eles solucionaro o problema. (5) Finalmente no quinto momento, os alunos apresentaro para toda a sala as solues encontradas por eles nos pequenos grupos, visando socializar suas elaboraes. Na prtica, este momento pode funcionar tal como uma sesso de painis de um simpsio. Julia, muito interessante, mas ser que isto vai dar certo? Paulo, como voc disse esta uma proposta bastante interessante, voc poderia tentar escrever a carta ambientadora, que eu vou tentar escrever trs cartas problematizadoras, j que a carta ambientadora pode ser utilizada em qualquer problema. Estou pensando em escrever uma carta que apresente o problema da produo de sons, uma outra que trate do problema da intensidade do som, e ainda uma outra que trabalhe com a questo da freqncia sonora. Mas como sero essas cartas Julia? Paulo, vamos combinar que as cartas sero elaboradas da seguinte maneira: Apresente na carta uma criana de cinco anos, conte que ela tem um irmozinho de trs anos, que ela mora com seu pai e com sua me. Eu a partir deste contexto, vou tentar elaborar as cartas problematizadoras, e semana que vem nos reunimos e compartilhamos o que fizemos, tudo bem para voc? No sei Julia, me parece meio complicado, mas acho que vou tentar escrever a tal carta ambientadora.

III. As atividades Depois de uma semana de trabalho, Paulo e Julia encontram-se novamente na escola e mostram um para o outro o que haviam feito em suas casas. Oi Julia, segui suas orientaes e escrevi uma carta ambientadora, veja se ficou boa! Carta de Ambientao: "Ol amiguinhos! Vocs sabem quem o Pedrinho, no mesmo? No, eu no estou falando do Pedrinho do Stio do Pica-pau Amarelo, no! O Pedrinho de quem eu estou falando um menino de cinco anos, que vive hoje com os seus pais na cidade, mas a vontade dele mesmo era a de inventar um super carro gigante e levar toda a sua famlia e seus amigos pra passear. Mas, enquanto isso no acontece, o Pedrinho vive por aqui mesmo com os seus pais, e um irmozinho de trs anos de idade. Como os pais dele trabalham o dia todo, e ele e seu irmo estudam de manh numa escola perto de casa, Pedrinho passa a tarde toda sempre brincando e se divertindo com as geniais invenes que ele e seu irmozinho constrem. Ele tambm muito inteligente e junto com seu irmo vivem a inventar coisas novas para se divertirem e para ajud-los nos problemas que aparecem em casa no dia-a-dia. Porm, agora eles esto enfrentando dificuldades e no conseguem resolver o problema e por isso mesmo escreveram esta carta vocs, pedindo ajuda neste caso super importante." Muito legal a carta Paulo, gostei mesmo. Eu tambm elaborei trs situaes problema, veja se voc gosta. Junto com as situaes problema, elaborei algumas questes que podemos trabalhar com os alunos no momento de discusso, e algumas solues que poderemos sugerir aos alunos para o caso deles no elaborarem alguma para os problemas. Entretanto, gostaria de destacar que as solues dos alunos devem ser priorizadas, as que elaborei devero ser utilizadas em ltimo caso. Atividade (1): Fontes sonoras. Torcedor fantico: Situao problema: O garoto e seu irmo vo sempre ao futebol ver o pai jogar. Quando sai um gol, todos gritam muito e ficam sem voz, o que tem preocupado a me deles que est pensando em proibi-los de irem ao jogo. Os meninos esto tentando achar uma forma de substiturem os gritos por outros barulhos mas no sabem que materiais so os mais adequados para a produo de sons de maior intensidade. Carta aos alunos: Oi amiguinhos! Meu papai muito amigo meu e de meu irmozinho. Vocs precisam ver como a gente se d bem. A gente sai para passear, ns vamos ao supermercado, ele leva a gente pra brincar num parquinho que tem l perto de casa, tem escorregador, balano e areia. Eu e meu irmozinho adoramos! Um dia desses a gente foi ao circo, vimos o palhao, o malabarista, comemos pipoca, tomamos sorvete, foi uma delcia! Mas o que eu mais gosto de brincar com meu papai de jogar futebol, ele at comprou uma bola de capoto e a gente fica quase todos os dias jogando no corredor l de casa. Por falar em futebol, eu tenho uma coisa muito legal pra contar para vocs! Meu pai joga todo sbado de manh com os amigos. Ele at que joga bem, s que um dia desses ele errou um pnalti e o time dele acabou perdendo o jogo. Mas isto segredo, por favor, no contem pra ningum! muito legal ir torcer por ele. Vai muita gente no campinho e o pessoal torce mesmo, e quando sai gol, uma loucura! Todo mundo grita muito, e esses dias fiquei rouco! Meu pai adora levar meu irmozinho

e eu, e ns gostamos tanto que at estamos pensando em convidar nossos amiguinhos da rua para formar uma torcida organizada pra torcer pelo time do meu pai. S tem um problema, como eu e meu irmozinho sempre voltamos para casa depois do jogo quase sem voz de tanto gritar, minha me no est querendo deixar a gente ir mais. Ela falou que no bom a gente ficar rouco toda semana! Eu pensei em levar algumas coisas para que a gente possa fazer mais barulho sem gritar tanto na hora do gol, mas no sei o qu! Ser que vocs podem me ajudar a descobrir o que levar? Questes motivadoras que podem ser utilizadas pelo professor: (1) Como podemos ajudar nosso amiguinho? (2) Quais so os objetos aqui da escola que fazem mais barulho? (3) Como podemos descobrir? (4) Que instrumentos podem ser construdos com os materiais que fazem mais barulho? O professor pode incentivar os alunos a produzirem sons interagindo com os objetos da sala de aula e de toda escola. Exemplo: Eles podero bater com as mos ou com baquetas na parede, na lousa, nas carteiras, nas placas metlicas etc. Dessa forma, podero observar que tipo de objeto, e consequentemente de material, mais adequado para a produo de sons mais intensos. Possveis materiais a serem encontrados no interior da escola: Carteira de alunos, mesa do professor, cadeiras, metais constituintes desses objetos, armrios de madeira e de metal, as paredes da sala, o cho da sala, o lato de lixo (de metal e de plstico), a porta, a lousa, o giz, o vidro da janela, rguas de distintos materiais (madeira e plstico), cadernos, folha de papel, caneta, lpis, caixas de papelo, lancheira, copos de distintos materiais, garrafas de distintos materiais, areia, bancos de cimento, de madeira, porto da escola, muro da escola, rvores, objetos de metal em geral, como a trave do gol, calha, etc. Assim que os alunos realizarem as observaes, o professor poder proceder um momento de organizao dos materiais, separando-os em grupos caracterizados pelo nvel de intensidade de som produzido. Por exemplo: Grupo dos objetos metlicos ocos, dos objetos metlicos macios, dos objetos de madeira ocos, dos objetos de madeira macia, grupo dos objetos de plstico, etc. Exemplos de instrumentos a serem construdos: (1) Chocalho: Pode ser construdo enchendo-se latas de refrigerante ou garrafas ou ainda copos plsticos ou metlicos com areia, ou arroz, ou feijo, etc. (2) Pandeiro: Uma lata de lixo plstica ou de metal pode servir como pandeiro, basta vir-la de boca para baixo e com uma baqueta ou mesmo com as mos bater em seu fundo produzindo sons. (3) Apito: - Um papel de bala ou de caderno pode servir como um apito, para tanto, ele deve ser bem esticado e deve-se com a boca bem prxima do papel soprar o mesmo.

- Uma caixa de pasta de dente vazia, com apenas uma das extremidades abertas pode servir como um apito, basta soprar o ar com a boca colocada na extremidade aberta da caixa. Apito feito com canudinho: Corte com uma tesoura um pedao de aproximadamente 3cm de um canudinho. Faa com a tesoura em uma de suas extremidades, uma ponta como se fosse a de um lpis. Coloque esta ponta na boca e sopre com fora. Voc dever ouvir um som bem agudo proveniente desse apito que voc acabou de construir. Questes que podem ser utilizadas pelo professor durante o momento de discusso: (1) O que preciso fazer para que os diferentes objetos faam barulho? Possveis respostas: Alguns produzem sons quando ns batemos neles (exemplo: mesa, cadeira, armrio de metal, etc.), outros fazem barulho quando sopramos (exemplo: papel de caderno ou de bala, etc.), e outros podem fazer barulho quando chacoalhamos (exemplo: copo com areia). Entretanto, fundamental destacar que o som produzido devido vibrao da fonte que por sua vez faz vibrar o meio (em geral o ar) que a rodeia. (2) Os barulhos (sons) produzidos pelos diferentes objetos so iguais? Por qu? Possvel resposta: Os sons produzidos nos distintos objetos so diferentes, pois dependem dos materiais que formam os referidos objetos. Esses sons podem ser mais intensos, mais agudos, mais graves. Um som produzido em um determinado material pode durar mais tempo que outro som produzido em outro material, ou seja, as caractersticas dos sons produzidos dependem das caractersticas dos materiais (fonte sonora) que os produzem. Os alunos podem tentar identificar quais so os materiais que produzem sons mais intensos e menos intensos, e este tema pode ser discutido com eles. Atividade (2): Intensidade sonora: Sono profundo. Situao problema: O pai do menino tem um sono muito profundo. Ele precisa levantar todos os dias s 7h e 30 min para ir trabalhar, mas, como na casa no tem despertador, a me do menino que fica responsvel por despert-lo. Ocorre que o homem, sempre que chamado, vira de um lado para o outro na cama e por muitas vezes perde a hora e chega atrasado ao servio, correndo dessa forma, risco de ser demitido. Tentando ajudar sua me, o menino j pensou bastante sobre um jeito de acordar seu pai, mas ainda tem muitas dvidas para resolver este problema. Carta aos alunos. Ol, pessoal! Como vocs j sabem, meu papai um cara muito legal, ele muito meu amigo. A gente brinca quase todos os dias de esconde-esconde, e eu sempre encontro ele de baixo da cama. O que vocs no sabem, que ele no consegue levantar cedo. Minha me precisa falar muito com ele todas as manhs, e mesmo assim, ele vira de um lado para o outro na cama e demora bastante, bastante mesmo para levantar.

Outro dia, minha me chamou meu pai e foi fazer o caf. Quando ela voltou, encontrou ele dormindo novamente, e ele coitado, como demorou para levantar, saiu correndo para trabalhar e nem tomou o cafezinho que ela tinha feito. Durante esses dias venho pensando sobre algum jeito de ajudar minha me a acordar meu pai mais rpido, mas no consegui achar nenhuma soluo. Eu, junto com meu irmozinho , j mexemos com ele na cama, eu j subi em sua barriga e fiquei galopando, meu irmozinho j passou as mos em seu rosto, mas, nada, nada mesmo adiantou, ele vira para o lado e continua dormindo. Ser que vocs poderiam me ajudar a encontrar um jeito de acordar meu pai?" Possveis solues para a situao problema. Soluo (1): Produzir com distintos tipos de materiais e em distintos cmodos da casa, sons (barulho) de diferentes intensidades. A sugesto a de que com a finalidade de acordar o pai, o menino, seu irmo e sua me iniciem em cmodos mais distantes do quarto a produo de sons, e de acordo com a necessidade, ou seja, o fato do pai acordar ou no, comessem uma aproximao do quarto e consequentemente um aumento da intensidade dos sons produzidos pelos materiais at que o objetivo seja alcanado. O professor poder solicitar para que os alunos tragam de suas casas distintos materiais que produzem sons, e assim que os alunos apresentarem os materiais, os mesmos podero ser organizados em grupos como se segue: a) cordas vibrantes (violo, viola, violino, etc.); b) tubos sonoros (flauta, corneta, etc.); c) membranas e placas vibrantes (tambor, pandeiro, latas, etc.); d) hastes vibrantes (diapaso, tringulo, etc.). O professor tambm poder organizar entre os alunos uma discusso acerca de questes como: Questo (1): Se o menino, seu irmo e sua me comearem a fazer barulho em um cmodo que fique meio longe do quarto e no conseguirem acordar o pai, o que eles devem fazer? Obs.: por meio da questo (1) pode ser trabalhada a relao entre intensidade do som e distncia da fonte sonora ao observador, bem como, a influncia de possveis barreiras para a propagao do som como portas, paredes etc., barreiras estas que tambm influenciam na intensidade do som captada pelo observador. Questo (2): Se o menino, seu irmo e sua me estiverem dentro do quarto fazendo barulho com os materiais e mesmo assim o pai no acordar, o que eles podem fazer? Questo (3): O que deve ser feito por eles para que os materiais faam cada vez mais barulho? Obs.: Por meio das questes (2) e (3) pode ser trabalhado como se d a produo de sons, e a relao entre intensidade sonora e energia fornecida fonte. Em outras palavras, pode ser discutido com os alunos dois aspectos principais: (1) Para que um som seja produzido, algo (a fonte sonora) deve vibrar (o que fica evidente no caso da fonte ser, por exemplo, as cordas de um violo), e fazer vibrar o meio fsico ao seu redor.

(2) Quanto maior a energia fornecida fonte sonora (o que pode ser feito batendo com mais fora, por exemplo, em uma lata), maior ser a intensidade do som produzido pela referida fonte. Soluo (2) Reunir-se com a me e o irmo dentro do quarto e chamar o pai aumentando gradativamente a intensidade de suas vozes. Por meio da soluo (2), pode ser discutido como se d a produo de sons em nossas cordas vocais, as semelhanas e diferenas entre a produo de sons em cordas vocais e outras fontes sonoras, a diferena entre a freqncia da voz de um homem, uma mulher, e uma criana, ou seja, a construo das noes de grave (baixo) e agudo (alto), e a distino entre esses conceitos (alto e baixo) e o de intensidade sonora. Essa discusso poder ser realizada de uma maneira introdutria, visto que, a atividade (3) abordar esse tema detalhadamente. Atividade (3): Freqncia sonora: A voz dos homens, das mulheres e das crianas. Situao problema: O menino andou reparando nas caractersticas das vozes de seu pai, de um de seus tios, de sua me, de seu irmo, de sua professora, de sua prpria voz e das vozes de seus coleguinhas de escola. Ele percebeu que a voz de homens adultos so bem diferentes das vozes de algumas mulheres e das crianas. De acordo com suas observaes, as vozes das mulheres e das crianas so mais parecidas e bem diferentes das vozes dos homens adultos (por causa da freqncia das vozes das mulheres e das crianas que em geral maior do que a freqncia da voz de homens adultos). Como esse assunto deixou-o muito curioso, o menino resolveu perguntar sua professora o por qu da referida diferena, mas, sua professora ao invs de respond-lo, pediu para que ele tentasse descobrir. Carta aos alunos: Oi turma, Aqui o Pedrinho outra vez, lembram-se de mim? J contei vocs bastante coisa sobre meu papai, mas eu acho que ainda no falei quase nada sobre minha mame, certo? Pois , eu adoro ela, ela cuida de mim e de meu irmozinho, conta cada histria legal, j contou pra gente a histria dos trs porquinhos, do chapeuzinho vermelho, e do homem aranha. Eu adoro o homem aranha e j assisti at o filme dele. Eu acho a voz de minha me to bonita... Quando ela comea a contar as histrias, logo eu durmo, nunca consigo ouvir at o fim, mas isto no tem problema porque ela, no outro dia, conta a histria de onde tinha parado, uma delcia mesmo! Turma, tem uma coisa que eu andei reparando, a voz de minha mame, a minha voz, a voz de meu irmozinho, de meus coleguinhas da escola e de minha professora so to diferentes da voz do meu papai e de meu titio. Eles falam "grosso", meio parecido com um trovo. Quando eles falam meio forte parece que as paredes da casa at do uma tremida, e isto est me deixando muito curioso, porque eu percebo que a voz da mame, da professora e das crianas so mais "finas", so meio parecidas com aquele barulho que faz quando a gente abre a porta (nhque) ou com a buzina do sorveteiro (fon, fon...). Resolvi perguntar para minha professora porque existe essa diferena, mas, ao invs de me responder, ela pediu para que eu tentasse descobrir. J perguntei para meus pais, para meu titio, e ningum consegue me explicar. Ser que algum de vocs sabe explicar por que a voz de meu papai e de meu titio

to diferente da minha voz, da voz de meu irmozinho, da voz da mame, da voz da professora e de meus coleguinhas? Possveis solues: Soluo (1) Placas de metal. Voc pode utilizar, por exemplo, placas de metal como o alumnio ou o cobre, de mesma largura mas de comprimentos distintos para explicar as diferenas entre as vozes de um homem adulto, de uma mulher, e de crianas. Tente obter cinco placas metlicas de larguras fixas (por exemplo: 2 cm) e comprimentos variados (por exemplo: 6 cm, 8 cm, 10 cm, 12 cm, 14 cm). Faa um pequeno orifcio em uma das extremidades das placas, e com um barbante pendure-as em algum suporte. Pea para que os alunos batam com uma baqueta nas placas e observem as caractersticas dos sons produzidos por cada uma delas. Como as placas possuem tamanhos distintos, o som produzido por placas menores, dever ser mais agudo do que o som produzido por placas maiores, j que placas menores vibraro com maior freqncia que placas maiores. Realizado o experimento e as observaes, voc poder propor aos alunos uma analogia entre o tamanho das placas e a freqncia dos sons produzidos por elas, e o tamanho das cordas vocais de homens adultos, mulheres e crianas, e a freqncia dos sons produzidos por essas cordas. Em geral, homens adultos possuem cordas maiores do que mulheres e crianas, e este fato est relacionado com a freqncia das vozes masculinas (em geral mais graves) e as vozes femininas e de crianas )em geral mais agudas. Soluo (2) Garrafas com gua: Pegue cinco garrafas de vidro de refrigerante e coloque em cada uma delas diferentes quantidades de gua. Voc poder sugerir aos alunos para que interajam com as garrafas de duas formas: (a) batendo nas garrafas com uma baqueta; (b) soprando a boca da garrafa. Em ambas as formas de interao, solicitar para que os alunos observem os sons produzidos pelas garrafas. Quando os alunos baterem com a baqueta nas garrafas, aquelas que possurem maiores quantidades de gua produziro sons mais graves do que aquelas que possurem menores quantidades de gua. Isto se dar porque quanto menor for a quantidade de gua de uma garrafa, maior ser a vibrao da coluna de gua e consequentemente, maior ser a freqncia do som produzido por ela. No obstante, quanto maior for a quantidade de gua da garrafa, menor ser a vibrao da coluna de gua e portanto, o som produzido ser mais grave. Quando os alunos soprarem a boca da garrafa, o efeito ser contrrio, ou seja, aquelas com maiores quantidades de gua emitiro sons mais agudos do que aquelas com menores quantidades de gua. Por que batendo e soprando a situao se inverte? Porque ao bater quem vibra a coluna de gua, e ao soprar, quem vibra a coluna de ar contido na garrafa, e como nas garrafas que possuem mais gua a coluna

de ar menor, o som produzido ser mais agudo do que nas garrafas que contm menores quantidades de gua e consequentemente maiores colunas de ar. Assim como na soluo (1), voc poder apresentar aos alunos uma analogia entre o tamanho das colunas de gua e de ar e a freqncia dos sons produzidos por essas colunas, e as freqncias das vozes de homens adultos, de mulheres e de crianas. Como mencionado anteriormente, as cordas vocais de homens adultos so em geral maiores do que as cordas vocais de mulheres e crianas, o que explica porque os homens adultos em geral possuem vozes mais graves do que as vozes das mulheres e das crianas. Puxa vida Julia, que legal as atividades que voc inventou! Ser que elas surtiro efeito? Sabe Paulo, na dissertao que lhe falei que li, o autor conseguiu resultados interessantes, ele aplicou atividades neste estilo com crianas um pouco maiores, com nossos alunos eu penso que tem tudo para dar certo, vamos tentar? IV. Referncia bibliogrfica: Veraszto, E. V. PROJETO TECKIDS: Educao Tecnolgica no Ensino Fundamental. DISSERTAO DE MESTRADO, FACULDADE DE EDUCAO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, 2004.

Вам также может понравиться