Вы находитесь на странице: 1из 17

PLANEJAMENTO FSICO DE UTIs

Projetos e Consultoria Hospitalar

Conceitos
CTI = Centro de Tratamento Intensivo. Conjunto de UTIs agrupadas num mesmo local; UTI = Unidade de terapia intensiva. 1. Unidade que abriga pacientes de requeiram assistncia mdica, de enfermagem, laboratorial e radiolgica ininterrupta. 2. Unidade especfica dentro de uma CTI (coronariana, neonatal, peditrica, etc)

Projetos e Consultoria Hospitalar

Conceitos
Assistncia mdica 24 hs; Assistncia de enfermagem 24 hs; Assistncia laboratorial 24 hs; Assistncia de imagem 24 hs; Mnimo de 5 leitos.

Projetos e Consultoria Hospitalar

Histrico
Ontem Lugar para morrer; Circulaes perifricas; Pouca ou nenhuma visita; Ambiente totalmente fechado; rea restrita semelhante a um centro cirrgico; Pacientes inconscientes; Unidade nica.

Projetos e Consultoria Hospitalar

Histrico
Hoje Lugar para se recuperar e viver; Circulaes internas; Visita como ajuda teraputica; Ambiente com luz natural e viso exterior; rea acesso restrito, mas sem necessidade de paramentao; Pacientes inconscientes e conscientes; Unidades especializadas.
Projetos e Consultoria Hospitalar

Fonte: HDR Architecture, Inc. Omaha, Nebraska, USA

Projetos e Consultoria Hospitalar

Normas
Portaria n 3.432/GM, de 12 de agosto de 1998, estabelece critrios de classificao entre diferentes unidades de tratamento intensivo UTI; Resoluo ANVISA RDC 50/2002; Portaria n 332 de 28/03/2000. Alterao da Portaria n 3.432/GM; Consulta Pblica ANVISA n 21/2006; Resoluo Mercosul/XXVII SGT N 11 de 26/10/2006
Projetos e Consultoria Hospitalar

Normas: RDC 50/2002


UNIDADE / AMBIENTE Internao intensivaInterna intensivaUTI / CTI DIMENSIONAMENTO QUANTIFICAO (min.) QUANTIFICA obrigatria a existncia em hosp. obrigat hosp. tercirios e em secundrios com cap. terci secund 100 L., bem como nos especializados que atendam pacientes graves ou de risco e em EAS que atendam gravidez /parto de alto risco. Neste ltimo caso o EAS deve dispor de UTIs adulto e neonatal. 1 para cada rea coletiva ou conjunto de quartos, independente do n de leitos. n Ao menos um dos postos (quando houver mais de um) deve possuir 6,0 m. m 1,5 m Mnimo de 5 leitos podendo existir quartos ou reas coletivas, ou ambos a critrio do EAS. O n de leitos de UTI deve crit n corresponder a no mnimo 6% do total de m leitos do EAS. Deve ser previsto um quarto de isolamento para cada 10 leitos de UTI, ou frao. fra 10,0 m com distncia de 1 m entre m paredes e leito, exceto cabeceira e p do leito = 1,2 m. DIMENSO(min.)

Posto de enfermagem / rea de servios de servi enfermagem rea para presc. Mdica presc. M Quarto (isolamento ou no)

rea coletiva de tratamento ( exceto neonatologia )

9,0 m por L. com distncia de 1 m m entre paredes e L., exceto cabeceira, de 2 m entre L. e p do p L.= 1,2 m (o espao destinado a espa circulao da unidade pode estar circula includo nesta distncia) inclu 4,0 m com dim. mnima = 1,5 m m dim. m 6,0 m m

Sala de higenizao e higeniza preparo de equip./ mat. mat. Sala de entrevistas

1. Dispensvel se esta atividade ocorrer Dispens na CME

Projetos e Consultoria Hospitalar

Normas: RDC 50/2002


AMBIENTES DE APOIO: -Sala de utilidades -Sala de espera para acompanhantes e visitantes -Quarto de planto -Secretaria -Rouparia -Depsito de material de limpeza -Depsito de equipamentos e materiais -Copa -Banheiro para quarto de planto -Sanitrios com vestirios para func. (mas. e fem.) -Sanitrio para pacientes (geral). Pode ser substitudo, quando se fizer uso de quartos individuais, por equipamento ou bancada contendo lavatrio e bacia sanitria juntos. *-rea de estar para equipe de sade *-Sanitrio para pblico (junto sala de espera)
Projetos e Consultoria Hospitalar

Distncias nos leitos


no mnimo 3 metros de largura. 1 metro em cada lateral e mais 1 metro para a cama; Entre leitos= no mnimo 2 metros com separao movl entre eles; P da cama= 1,2 metro;

Box=

Entre leitos e paredes= no mnimo 1 metro.


Projetos e Consultoria Hospitalar

Lavatrios
Geral: um lavatrio a cada 5 (cinco) leitos de no isolamento Neonatal: um lavatrio a cada 4 (quatro) beros; Torneiras ou comandos do tipo que dispensem o contato das mos quando do fechamento da gua, sabo lquido degermante, e papeleira para secagem das mos, alm de proviso de anti-sptico junto as torneiras de lavagem das mos.

Projetos e Consultoria Hospitalar

Instalaes eltricas
Sistema de emergncia
rea para prescries mdicas, sala de servio e demais salas de apoio: Grupo 0, Classe > 15; Posto de enfermagem: Grupo 1, Classe 15; reas e quartos de pacientes: Grupo 2, Classe 15 e 0,5 para equipamentos eletromdicos.

Projetos e Consultoria Hospitalar

Instalaes eltricas
Iluminao
iluminao geral em posio que no incomode o paciente deitado; iluminao de cabeceira de leito de parede (arandela); iluminao de exame no leito com lmpada fluorescente no teto e/ou arandela; e iluminao de viglia nas paredes (a 50 cm do piso) inclusive banheiros.

Projetos e Consultoria Hospitalar

Instalaes eltricas
Tomadas
8 tomadas para equipamento por leito, bero ou incubadora, alm de acesso tomada para aparelho ransportvel de raios X distante no mximo 15m de cada leito (RDC 50/2002); Sugesto: no mnimo 12 tomadas; Deve-se levar em conta o fato de existncia de ambas as voltagens, 110v e 220v.

Projetos e Consultoria Hospitalar

Instalaes gases
LOCAL Oxignio NMERO DE POSTOS xido Nitroso Vcuo Clnico Ar Comprimido Medicinal

UTI neonatal

2 para cada bero ou incubadora 2 para cada leito

1 por bero 2 para cada bero ou incubadora 1 por leito 2 para cada leito

UTI

Projetos e Consultoria Hospitalar

Climatizao
NBR 7256
AMBIENTES Nvel de risco Situao Situa a controlar Temp. (C) Umid. Umid. relativa (%) Vazo mn. de Ar exter. exter. (m3/h) / m2 Vazo mn. de Ar Total. (m3/h) / m2 Nvel de presso Filtragem mnima Insuflam. Nvel de rudo ru dB(A)

Internao intensiva Interna (UTI/CTI)

Quarto ou rea coletiva

AgB

21 - 24

40 60

18

(+)

G3 + F7

Quarto para isolamento de TMO e outros transplantados Quarto para isolamento de paciente com infeco transmitida infec pelo ar

AgB

21 - 24

40 60

18

(+)

G3 + F7 + A3

AgB

21 - 24

40 60

18

(-)

G4

Projetos e Consultoria Hospitalar

Arq Flvio de Castro Bicalho Arquiteto pela Universidade de Braslia-UnB (1982). Especialista em Sade coletiva/Vigilncia sanitria em servios de sade pela UnB (2002). Trabalho, entre 1983 e 2007, no Ministrio da Sade / ANVISA, na rea de planejamento fsico de sade e qualidade do ar interior, onde foi um dos co-autores das atuais normas para projetos de estabelecimentos assistenciais de sade (Resoluo ANVISA RDC n 50/2002). Presidente-futuro da Associao Brasileira para Desenvolvimento do Edifcio Hospitalar-ABDEH. Professor dos cursos de especializao em controle de infeco hospitalar, administrao hospitalar e auditoria da Universidade Catlica de Gois/Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrio-CEEN. Professor convidado do curso de especializao em arquitetura de sistemas de sade da Universidade Federal da Bahia. Professor do Curso de Especializao em Arquitetura de Sade do UNIEURO, Autor e consultor de vrios projetos de hospitais e clnicas privadas no Pas. e.mail: flavio@criararquitetura.com

Projetos e Consultoria Hospitalar

Вам также может понравиться