Вы находитесь на странице: 1из 3

Designao rea de Especializao Coordenao

EXERCCIO E SADE EM POPULAES ESPECIAIS


Necessidades Educativas Especiais Doutor Jos Pedro Ferreira

Resultados da aprendizagem

O curso de mestrado pretende promover o conhecimento especializado nas reas da preveno da sade e da melhoria do bem estar psicolgico atravs da participao em programas de exerccio fsico regular, em grupos com necessidades especiais, que habitualmente apresentam uma maior tendncia para o sedentarismo. Em termos de objectivos gerais, o estudante de mestrado e ps-graduao dever: Dominar um conjunto de contedos que lhes permitam compreender e enquadrar o exerccio e a actividade fsica adaptada como importante meio de preveno e de melhoria dos nveis de sade e de bem estar psicolgico em grupos especiais, contribuindo para a melhoria do nvel individual de satisfao com a vida; Compreender o contributo do exerccio fsico para a sade e bem-estar das populaes com necessidades especiais, conhecendo as linhas orientadoras que presidem ao desenvolvimento e implementao de programas de melhoria da condio fsica nessas populaes; Adquirir conhecimentos terico-prticos sobre a metodologia do treino das actividades desportivas adaptadas, especficas de cada rea da deficincia e anlise das qualidades fsicas mais importantes na performance, na sade e no bem-estar dessas populaes; Desenvolver habilidades de prescrio, organizao e interveno planeamento de actividades fsicas e desportivas adaptadas.

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre: a) Titulares do grau de licenciado do 1 ciclo ou equivalente legal das reas correspondentes s exigidas no aviso de abertura; b) Titulares de um grau acadmico superior estrangeiro conferido na sequncia de um 1 ciclo de estudos organizado, daquelas reas, de acordo com os princpios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; c) Titulares de um grau acadmico superior estrangeiro, naquelas reas, que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Cientfico da Faculdade de Cincias do Desporto e Educao Fsica da Universidade de Coimbra; d) Detentores de um currculo escolar, cientfico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realizao deste ciclo de estudos pelo Conselho Cientfico desta Faculdade.

Condies de ingresso

Durao do curso Lngua de instruo Propinas

O curso ter a durao de trs semestres, 90 ECTS Portugus e Ingls

2.500 euros

Data de incio do curso

O calendrio lectivo ser anualmente fixado por despacho do Conselho Directivo da Faculdade.

Data de candidatura

Os prazos de candidatura, matrcula e inscrio sero fixados por despacho do Reitor.

O processo de candidatura efectuado no Secretariado de Cursos Ps-Graduados da Faculdade de Cincias do Desporto e Educao Fsica da Universidade de Coimbra. A candidatura feita em requerimento prprio disponvel no Secretariado de Cursos PsGraduados da Faculdade de Cincias do Desporto e Educao Fsica e tambm on-line (www.fcdef.uc.pt) e ser dirigido ao Presidente do Conselho Cientfico, acompanhado dos seguintes documentos: - Cpia da certido de concluso do 1 ciclo de estudos com indicao da respectiva classificao final; - Curriculum vit detalhado; - Outros elementos comprovativos solicitados no aviso de abertura ou que os candidatos entendam relevantes para apreciao da sua candidatura. A inscrio e a matrcula so feitas na secretaria-geral da Universidade de Coimbra. O regime de prescrio da inscrio segue o estabelecido na tabela anexa lei n 37/2003, de 22 de Agosto.

Condies de candidatura, inscrio e matrcula

Pessoas de contacto

D. Aldina Coelho e-mail: mestrados@fcdef.uc.pt

Pgina na Internet

http://www.fcdef.uc.pt

Classificao final

1. A classificao final expressa no intervalo 10-20 da escala numrica inteira de 0 a 20, bem como no seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificaes. 2. A Classificao do Ciclo de Estudos de Mestrado corresponder mdia ponderada em funo do nmero correspondente de crditos ECTS de todas as unidades curriculares e da dissertao. 3. Aos alunos que no realizarem a dissertao, mas que tenham completado com aproveitamento a componente curricular do plano de estudos de mestrado, ser atribuda uma classificao da componente curricular, que corresponder mdia ponderada em funo do nmero correspondente de crditos ECTS de todas as unidades curriculares efectuadas.

II Plano de Estudos
TEMPO DE TRABALHO (HORAS) TOTAL CONTACTO T: 8 108 TP: 8 TC: 20 T: 12 162 TP: 12 TC: 30 T: 15 PT:10 TC: 20 T: 15 TP: 10 TC: 20 S: 30 TP: 15 TC: 45 T: 15 PL: 15 TC: 24 T: 15 PL: 10 TC: 20 S: 30 TP: 15 TC: 45 T: 4 OT: 10 TC: 22 OT: 10 TC: 44

UNIDADES CURRICULARES

REA CIENTFICA MI

TIPO 1 SEM. 1 SEM:

CRDITOS 4 6

OBSERVAES

Bioestatstica Mtodos de investigao em cincias sociais e humanas A deficincia na sociedade contempornea Psicologia do exerccio e da sade em grupos especiais Seminrios I Fisiologia do exerccio Prescrio do exerccio em grupos especiais Seminrios II Projecto de pesquisa Dissertao

MI

NEE

1 SEM.

135

CD

1 SEM. 1 SEM. 2 SEM. 2 SEM. 2 SEM. 2 SEM. 2 SEM

135

NEE CD CD NEE NEE NEE

270 162 135 270 108 135

10 6 5 10 4 5

optativa

optativa

MI (Mtodos de Investigao); NEE (Necessidades Educativas Especiais); CD (Cincias do Desporto) T (ensino terico), TP (ensino terico-prtico), OT (orientao tutorial)

Вам также может понравиться