Вы находитесь на странице: 1из 10

( ( ( ( ( Disciplina: Turma: Aluno (a):

) Prova ( ) Prova Semestral ) Exerccios ( ) Prova Modular ) Segunda Chamada ( ) Exame Final ) Prtica de Laboratrio ) Aproveitamento Extraordinrio de Estudos Professor: Data:

Nota:

Experincia 0X : ACIONAMENTO DE MOTORES COM O INVERSOR DE FREQUNCIA ATRAVS DE REDE PROFIBUS-DP Objetivo Geral: - Acionar um motor eltrico atravs de um inversor de freqncia utilizando atributos de uma rede Profibus-DP Objetivos Especficos: - Utilizar o inversor de freqncia para controlar a velocidade de rotao de um motor eltrico; - Comandar o motor atravs de uma rede Profibus-DP utilizado um CLP e um Inversor de Freqncia.

1 PASSO: CONFIGURANDO O INVERSOR DE FREQUNCIA Para essa experincia iniciaremos parametrizando o inversor de freqncia. Aps realizar o comissionamento rpido do equipamento, ajustar os seguintes parmetros para que o mesmo possa operar em rede:
Parmetro P0003 P0700 P0918 P1000 Funo Nvel de acesso do usurio Fonte de comando do inversor Endereo de rede do equipamento Fonte de frequncia do inversor Valor 3 6 x 6 Funo Atribuda Expert CB no com Link Endereo atribudo CB no com Link

Fonte: (O Autor) 2 PASSO: ADICIONANDO E CONFIGURANDO OS HARDWARES Aps iniciar o Simatic Manager e criar um novo projeto, na tela principal do Simatic Manager, atravs da barra de ferramentas ou com o boto direito do mouse na tela em branco, adicionaremos uma nova estao de trabalho.

Pgina 1 de 10

Fonte: (O Autor) Com duplo clique na estao criada aparecer na janela ao lado o cone hardware, onde so configuradas as especificaes do CLP. Clicando duas vezes nesse cone, abrir uma nova janela de configurao da estao de trabalho escolhida. Essa nova janela corresponde ao HW Config. No lado direito da tela, encontra-se uma janela onde esto pr-configurados os vrios modelos do clps e perifricos que podem ser instalados e configurados no nosso projeto. Para essa experincia selecionaremos o SIMATIC 300. A imagem a seguir representa a tela descrita:

Fonte: (O Autor)
Pgina 2 de 10

importante ressaltar que internamente o software no conseguir alojar os clps e nem os blocos de expanso de I/Os sem antes fazer a instalao de um trilho (RAIL) onde os equipamentos so fixados. Sendo assim abriremos o cone RACK 300 e selecionaremos o elemento Rail. Agora o software criou uma Tabela ( (0)UR ) onde sero alojadas as configuraes do clp. Outro hardware que deve ser instalado a fonte de alimentao do CLP, o qual tambm fica na janela da direita da tela de configurao do hardware. Ainda dentro da pasta do SIMATIC 300 encontra-se outra pasta chamada PS-300, selecionaremos uma das fontes oferecidas e arrastaremos para dentro da tabela no slot 1. Agora vamos realizar a instalao do CLP, para isto necessrio verificar fisicamente na CPU o modelo e o cdigo. Na janela da direita, selecionaremos o cone CPU-300 e procure o modelo correspondente a CPU fsica instalada na sua maleta (o modelo existente nas maletas o CPU313C-2DP verso 6ES7 313-6CE01-0AB0). Selecione o modelo e arraste para o slot 2. Aps adicionar todos os equipamentos ao trilho, observe que o slot do CPU criou algumas divises. Elas correspondem as partes configurveis desse equipamento. Selecionando a opo DP poderemos configurar a interface de rede Profibus-DP do CLP.

Fonte: (O Autor) Vamos iniciar a configurao da rede Profibus-DP, que deve ser parametrizada a partir do equipamento mestre. Para isso vamos dar um duplo clique na opo DP citada e a seguinte tela ser exibida:

Pgina 3 de 10

Fonte: (O Autor) Nessa tela apresenta-se um resumo da interface de rede do equipamento, clicando no boto Properties... vamos dar seqncia a configurao.

Fonte: (O Autor) Nessa tela vamos adicionar a nova rede clicando no boto New e vamos selecionar o endereo do mestre nessa rede atravs da opo Address. Na pxima tela ser possvel configurar o perfil e a taxa de transmisso adotados na rede.

Pgina 4 de 10

Fonte: (O Autor) Aps essas configuraes, voltamos a tela inicial, com o resumo de informaes do perfil de rede do CLP, e na aba Operating Mode vamos configurar a funo desse CLP na rede. Selecionamos a opo DP mster e finalizamos essa etapa.

Fonte: (O Autor)

Pgina 5 de 10

Fonte: (O Autor) Com todas as confirguraoes efetuadas, um barramento de rede ir aparecer derivando do Rail, atravs desse barramento iremos adicionar e configurar os escravos na rede. Salvar e compilar essa pr-configurao atravs do cone da barra de ferramentas.

3 PASSO: CONFIGURANDO O INVERSOR NA REDE PROFIBUS DO MESTRE Na tela de configurao do hardware HW Config existe uma pasta na janela da direita para configurao de estaes PROFIBUS-DP, numa sub-pasta chamada SIMOVERT adicionaremos o inversor MICROMASTER 4 arrastando esta estao para a janela ao lado em cima da Rede Profibus existente, representada por uma linha tracejada.

Fonte: (O Autor) Ao soltar o MICROMASTER 4 sobre a rede profibus, ser solicitado um endereo Address para o inversor. Utilizar o endereo configurado no parmetro P0918 do Inversor.

Pgina 6 de 10

Fonte: (O Autor) Adicionaremos tambm o driver de comunicao do inversor 0 PKW, 2PZD (PPO3), o qual se encontra dentro da pasta da Micromaster 4. Para isso deve-se clicar no cone do Inversor que aparece conectado rede Profibus, com isso ir abrir uma tabela na rea inferior da tela, e arrastar o driver nessa tabela, como na tela abaixo:

Fonte: (O Autor) Importante verificar e ANOTAR os endereos das Words de entrada e sada que esto informadas ao selecionar o inversor e observar os campos I Address e Q Address, no PPO3 do Inversor. Vamos utilizar estes valores para a programao futura. Salvar e Compilar essa pr-configurao atravs do cone da barra de ferramentas e voltar janela principal do SIMATIC.

4 PASSO: CONFIGURANDO UMA PROGRAMAO NO BLOCO OB1 DO CLP Na janela principal do SIMATIC, clicar no CLP selecionado, clicar na CPU 313-C, abrir a pasta S7 Program(1), abrir a pasta Blocks e executar dois cliques no bloco OB1, aparecer uma janela para criao desse novo bloco, clicar em OK. Uma nova janela ser aberta LAD/STL/FDB, nas networks, vamos montar a programao para as entradas e sadas dos CLPs. Para realizar a programao do CLP necessrio conhecer os endereos configurados no HW Config no momento da configurao do CLP/Inversor. Verificar os valores anotados da Words de entrada e sada do PPO3 do Inversor, observe o exemplo: Se os valores estavam definidos como: I 276...279 e Q 276...279, temos quatro words, sendo duas (IW256 e IW258) de entrada e duas (QW256 e a QW258) de sada. Inicialmente no menu View, selecionar a opo LAD (Programao atravs de smbolos). Na network 1 vamos fazer a seguinte programao:
Pgina 7 de 10

Fonte: (O Autor) Que significa: Se a entrada I 124.0 estiver acionada ela ir enviar o valor decimal 1151 para a PQW256 (que a Control Word do Inversor), este valor 1151 uma codificao que significa Ligar o Motor. Porm se a entrada I 124.0 no estiver acionada o valor enviado ser 1150 que o cdigo para Desligar o Motor. Alm disso, como podemos enviar duas words para o inversor (a Control Word e o Setpoint da Freqncia), atravs da chave I124.1 podemos aumentar ou reduzir a velocidade do motor. A figura abaixo representa a comunicao entre o CLP e o inversor Micromaster 420, atravs da PPO3. Para configurar a velocidade do motror atravs da informao enviada pelo CLP devemos observar a seguinte tabela.

Pgina 8 de 10

Fonte: Manual Siemens Mdulo Profibus-DP Micromaster 420 Essa tabela mostra a formao da Control Word 1 enviada ao Inversor. Vamos usar como exemplo a palavra 1151 enviada na primeira Network do Bloco OB1. Se convertermos essa palavra para binrio vamos obter a seguinte seqncia de bits:

Fonte: O Autor

Pgina 9 de 10

5 PASSO: VERIFICAAO DO CABEAMENTO PROFIBUS Verifique se o cabo Profibus (Cabeamento normalmente violeta) est devidamente plugado nas duas devidas estaes para onde iremos baixar as configuraes que foram realizadas at agora. Verifique ainda se o cabeamento Profibus estiver com alguma derivao ao longo dos dois terminais de comunicao, nesse caso posio da chave nos conectores dessas derivaes, as quais devem se encontrar na posio OFF se no estiverem conectados em nenhum perifrico, e em on quando se tratarem dos terminais de comunicao ativos.

6 PASSO: DOWNLOAD DAS ESTAOES Atravs da tela principal do Simatic Manager pode-se efetuar o download da estao, utilizando para isso o cone de download. OBS: Verifique se o cabo MPI est conectado realmente a estao a qual ser feita a transferncia de informaes. Todos os hardwares que esto fisicamente ligados aos CLPs devem ser adicionados ao projeto antes que esse seja baixado para o carto de memria, pois a falta dos mesmos no projeto implicar em falhas de sistema no momento da execuo.

Pgina 10 de 10

Вам также может понравиться