Вы находитесь на странице: 1из 10

CONTEDO OPERACIONAL: ELEMENTOS E TAXONOMIA

1. CONTEDO OPERACIONAL DO DESENVOLVIMENTO MOTOR Designamos contedo operacional do desenvolvimento motor todos os elementos de expresso motora que integram o comportamento do indivduo e que so susceptveis de anlise, avaliao e interveno facilitadora ou reparadora. Estes elementos distribuem-se pelos diversos nveis hierrquicos da organizao das condutas motoras, incluindo portanto, de acordo com a nomenclatura clssica de inspirao fisiolgica, os reflexos, os automatismo e os actos motores voluntrios. Dada a grande variedade de manifestaes motora que o indivduo apresenta ao observador desde as etapas mais precoces do seu desenvolvimento, indispensvel categoriz-las e disp-las numa ordem ou taxonomia que respeite a sua hierarquia e articulao funcional. Por razes que j referimos, mas das quais sublinhamos mais uma vez as distintas pticas disciplinares que abordam o movimento humano, estas taxonomias apresentam com frequncia grandes disparidades estruturais e terminolgicas. Em alguns casos, a nfase atribuda a dimenso de controlo do movimento; em outros, dimenso normal. Ainda outras classificaes adoptam como princpios organizadores as tarefas ou os efeitos externos das aces motoras. Alguns autores acentuam as bases neurais do movimento, outros a sua dimenso e significado psquico. A postura etnoantropolgica tende a valorizar o fundo social e simblico associado ao repertrio motor do grupo e aos seus modos de aquisio. A taxonomia proposta por Harrow (1972) uma das que rene coerncia interna e valor didctico, pelo que se recomenda a sua adopo ao longo do curso, sujeita a uma ou outra intromisso de classificaes proposta por outros autores. Esta taxonomia, descrita no quadro 4.1., assenta em seis nveis primrios de classificao: dos movimentos reflexos dos movimentos bsicos fundamentais das capacidades perceptivas das capacidades fsicas das habilidades motoras da comunicao no verbal

Cada um destes nveis de classificao contm divises e subdivises. Assim, por exemplo, o nvel das capacidades perceptivas inclui, entre outras, a diviso da discriminao cinestsica e esta, por seu turno, apresenta uma subdiviso, a da conscincia corporal, contendo quatro elementos: bilateralidade, lateralidade, dominncia lateral e equilbrio. Embora possamos, num ponto ou noutro, discordar da terminologia adoptada, o modelo taxonmico da Harrow apresenta uma lgica interna facilmente acessvel. Se a diviso dos movimentos bsicos fundamentais poderia ser desenvolvida de forma mais minuciosa (apresentando, por exemplo, uma enumerao dos seus elementos que no so seno os aqui chamados padres motores fundamentais), j a diviso das capacidades perceptivas em quatro divises de discriminao sensorial (cinestsica, visual, auditiva e tctil) parece especialmente ajustada s necessidades de sistematizao do sistema motor. Contudo, a capacidade de coordenao talvez devesse constituir um nvel de classificao autnomo, pela importncia que revestem a sua dimenso de controlo motor e a especificidade dos processos fisiolgicos associados, situado entre o nvel dos movimentos reflexos e o dos movimentos bsicos fundamentais. Na verdade, a aquisio e consolidao destes , em grande medida, consequncia do progresso da maturao nervosa e do afinamento dos esquemas que conduzem, por exemplo, da marcha titubeante domnio da locomoo. 2. O NVEL DOS MOVIMENTOS REFLEXOS Sobre a importncia do equipamento reflexo j nos referimos em 2.1.1., a propsito da concepo maturacionista do desenvolvimento motor. Harrow, na sua taxonomia, enfatiza a organizao neural, ao contrrio de Broer, que utiliza, sobretudo, o critrio dos efeitos externos e observveis (reflexos de endireitamento, reaces estticas locais, etc.). Sem prejuzo de uma consulta mais aprofundada nos manuais de neurofisiologia, passamos em revista algumas noes tal como apresentadas por esta autora. 2.1. Os reflexos segmentares so aqueles que implicam um nico segmento da medula espinhal. So, pela sua natureza anatmica e funcional, muito restritos, embora um deles, o reflexo miottico, tenha uma importncia capital em toda a fisiologia muscular, em especial no jogo dos agonistas e antagonistas e na manuteno da postura. 2.2. Os reflexos intersegmentares envolvem, por sua vez, dois ou mais segmentos medulares, segundo a noo clssica da neurofisiologia, o metmero. Importa, a seu respeito, destinguir os reflexos cooperativos dos competitivos, j que no se trata de unidades de classificao abstractas mas de realidades fisiolgicas intervenientes quer no processo de desenvolvimento quer no da aquisio de novas habilidades motoras.

Diz-se que um reflexo cooperativo quando se associa, numa aco sinrgica, a um outro reflexo de igual ou diferente complexidade. Por exemplo, o reflexo ptico de defesa, consistindo no encerramento das plpebras, normalmente acompanhado por reaces de esquiva que cabem na designao genrica de reflexo de sobrevivncia. a actuao conjugada destes dois reflexos que a criana tem de vencer para dominar a recepo de um objecto (uma bola, por exemplo) que lhe lanada altura da face. Um reflexo competitivo desempenha, como o nome indica, um papel exactamente contrrio. Na aprendizagem da natao, em que o controlo da respirao uma etapa fundamental, as reaces tnicas cervicais e as reaces estticas ao nvel da musculatura da face competem com os reflexos associados mecnica da respirao, dificultando esta e repercutindose na prpria eficincia mecnica do nado. Uma outra situao em que esta competio evidente observa-se na corrida em condies de fadiga, quando o atleta em dificuldade respiratria (num sprint, por exemplo) inclina a cabea retaguarda, aumentando assim o tnus cervical, com irradiao da rigidez aos msculos da face, do pescoo e da cintura escapular. Logo, aumentando a dificuldade da respirao. Quando dois ou mais reflexos competitivos se articulam num determinado padro, diz-se que h induo sucessiva. Esta no tem, necessariamente, um sentido dificultador da economia do movimento. Pelo contrrio, pode ser indispensvel para assegurar o jogo harmonioso dos flexores e extensores, como sucede na marcha e na corrida. Estes reflexos assim considerados remetem, obviamente, para o reflexo miottico e para o mecanismo da inervao recproca dos agonistas e dos seus antagonistas Por ltimo, a figura reflexa designa o fenmeno de integrao dos reflexos nos membros superiores e nos membros inferiores, simultaneamente. A sua expresso mais evidente est na alternncia dos apoios dos ps e nos movimentos pendulares e assimtricos dos braos na marcha normal. Os reflexos suprasegmentares envolvem a participao simultnea da medula espinhal e dos centros cerebrais, implicando respostas musculares de grande complexidade e extenso, como sejam o reflexo de rigidez extensora (actua sobre todos os msculos antigravticos dos membros), as reaces plsticas que produzem o alongamento e o encurtamento dos msculos, e os reflexos posturais de organizao mais elaborada, como os que so necessrios ao reforo tnico em situaes de desempenho motor mais exigente (nos saltos e nas trajectrias do corpo no espao, por exemplo). 3. O NVEL DOS MOVIMENTOS BSICOS FUNDAMENTAIS Este nvel de taxonomia inclui o que, na terminologia de Malina, toma a designao de padres motores. O seu enunciado e a descrio dos respectivos percursos de desenvolvimento sero tratados no captulo seguinte.

4. O NVEL DAS CAPACIDADES PERCEPTIVAS O comportamento motor , antes de tido, expresso do modo como o indivduo se relaciona com o mundo(*) com o mundo exterior, o mundo material, das coisas, e o mundo social, dos outros, atravs do corpo. Este , na conhecida expresso de Marleau-Ponty, o veculo do Ser no mundo. O desenvolvimento motor, representando o ajustamento do indivduo ao mundo mediado pelo corpo prprio, depende em grande medida ao desenvolvimento dos rgos que so responsveis pela apreenso das caractersticas sensveis desse mundo ou mundos exterior e interior isto , os exteroceptores e os proprioceptores. A descoberta e domnio do mundo em simultneo, a descoberta e o domnio do corpo. Os progressos obtidos num e noutro domnio influenciam-se reciprocamente. Assim, o desenvolvimento motor, como todo desenvolvimento, pressupe tambm informao um processo aferente indispensvel realizao das manifestaes motoras. Como escreveram Williams e DeOreo (1980), se o processamento da informao aferente lento ou impreciso, maior a probabilidade de a resposta motora ser inadequada. Por isso, no devemos entender o desenvolvimento motor como sendo apenas motor, pois de desenvolvimento perceptivo-motor que, efectivamente, se trata. Como desenvolvimento perceptivo-motor devemos entender a maioria das capacidades da criana para perceber (isto , captar e avaliar internamente) modalidades cada vez mais complexas de informao sensorial. Essa melhoria passa por trs condies fundamentais: Verifica-se, em primeiro lugar, uma alterao da dominncia dos sistemas sensoriais, a qual passa dos receptores proximais (sobretudo os tctilocinestsicos) para os telereceptores e , em particular, para a viso. H, depois, um aperfeioamento da comunicao intersensorial, ou seja, da capacidade de coordenar, em simultneo, diversos sistemas sensoriais (ouvido-viso, por exemplo), com o objectivo de dirigir as aces motoras. Esta condio est na dependncia do desenvolvimento dos processos de integrao cerebral. Ao mesmo tempo, regista-se um aumento da capacidade de discriminao intrasensorial, o que permite a criana destinguir mais detalhes e identificar semelhanas e diferenas em organizaes de estmulos cada vez mais complexas.

(*) Utilizamos, nesta passagem do texto, o termo mundo na sua acepo fenomenolgica, tal como entendido pelos psiclogos (como Marleau-Ponty) ou pelos bilogos que seguiram a tradio de Jakob von Uexkll (s/d), em alternativa equivalente ao termo hoje mais corrente de meio ou ambiente, com a sua ressonncia ecolgica.

A maturao histolgica e funcional de muitos rgos integrantes de vrios sistemas sensoriais desempenha nesta evoluo um papel fundamental, bem como a maturao dos territrios superiores do sistema nervoso central. Isso est bem demonstrado, por exemplo, a respeito da viso e das suas caractersticas de acuidade, discriminao e acompanhamento visual. sabido que a acuidade visual reduzida no beb, melhorando gradualmente at aos 8-9 anos. H, com certeza, modificaes estruturais e funcionais que ocorrem, neste intervalo, ao nvel dos cones e dos bastonetes, e que explicam essa evoluo. Algo idntico se passa quanto ao acompanhamento visual, envolvendo um jogo complexo de msculos extraoculares culomotores que no est completamente adquirido antes dos 6 anos. A maturao histolgica e funcional de muitos rgos integrantes dos vrios sistemas sensoriais desempenha nesta evoluo um papel fundamental, bem como a maturao dos territrios superiores do sistema nervoso central. Isso est bem demonstrado, por exemplo, a respeito da viso e da suas caractersticas de acuidade, discriminao e acompanhamento visual. sabido que a acuidade visual reduzida no beb, melhorando gradualmente at aos 8-9 anos. H, com certeza, modificaes estruturais e funcionais que ocorrem, neste intervalo, ao nvel dos cones e dos bastonetes, e que explicam essa evoluo. Algo idntico se passa quanto ao acompanhamento visual, envolvendo um jogo complexo de msculos extraoculares e culomotores que no est completamente adquirido antes dos 6 anos. A importncia do desenvolvimento da viso para o desenvolvimento motor inquestionvel, pois h uma relao cooperativa entre a viso e sistema cinestsico bem demonstrada, por exemplo, no modo como a escrita se desorganiza quando o indivduo escreve uma frase conhecida com os olhos vendados. Se os olhos dirigem a mo, no menos verdade que todo o corpo, nas suas aces mais globais, controlado a partir do processo das informaes visuais, determinando alteraes na localizao do corpo, na orientao dos movimentos gerais e segmentares, na energia e na durao das mesmas. Um grande nmero de dificuldades bem conhecidas dos professores de Educao Fsica radica nas limitaes do processamento das informaes visuais na criana. Na recepo de uma bola, por exemplo, esto implicados elementos sensoriais e perceptivos como a acuidade visual dinmica, o acompanhamento visual a distncia (afastamento do observador ao objecto observado) e a profundidade (afastamento entre dois objectos observados). A resposta tardia da criana para receber a bola no simplesmente um problema motor pode ser tambm resultante da dificuldade em identificar e reconhecer uma trajectria (identificao e reconhecimento de uma forma ou de um padro) ou de um tempo de processamento ainda lento para aquela situao particular.

Se considerarmos, agora, os primeiros passos na aprendizagem de um jogo desportivo colectivo, as dificuldades tornam-se ainda mais evidentes. A acuidade visual que, no lanamento/recepo da bola, era esttica em relao ao companheiro e dinmica em relao bola, torna-se agora quase exclusivamente dinmica, pois no s a bola, os companheiros e os adversrios esto em movimento como a prpria criana realiza deslocaes constantes. Alis, quando a criana pra e parece, por longos momentos, alheada do jogo, caso para que perguntemos se esse comportamento se explica por uma causa psicolgica (desinteresse pelo carcter inconsequente e anrquico do jogo, egocentrismo e consequente dificuldade para participar em actividades em grupo) ou pelas limitaes funcionais da viso infantil. O mais provvel que ambas as causas concorram para essa situao frequente, pois os jogadores so chamados a realizar clculos ptico-motores para os quais no dispem das condies preceptivas e perceptivo-motoras indispensveis. Em consequncia, o jogo perde fluncia, ordem e poder de motivao. O desenvolvimento das capacidades perceptivas, base indispensvel da estruturao das condutas motoras, no se confina ao plano dos exteroceptores. A organizao cinestsica implica igualmente um longo e prolongado processo de maturao histolgica e funcional dos proprioceptores, bem como dos circuitos de transmisso e processamento das respectivas informaes que precedem as respostas de controlo central das condutas motoras, tanto no plano das atitudes como no dos movimentos. A tomada de conscincia do corpo em si e na sua relao com o meio determinada em grande parte pelo modo como a criana, a partir das suas experincias motoras, interpreta e organiza os dados da sensibilidade cinestsica e somestsica, o que afecta, por igual, a atitude, o equilbrio e a coordenao dinmica geral. 5. O NVEL DAS CAPACIDADES FSICAS O desenvolvimento das capacidades fsicas tratado com mais frequncia nos cursos e livros de textos sobre o crescimento e o treino desportivo. com certeza, uma deciso puramente didctica, fundada numa concepo tradicional que coloca, de um lado, o crescimento e as capacidades fsicas pelas suas expresses dimensionais ou quantitativas, e, outro, o desenvolvimento motor e as habilidades motoras como um corpo de fenmenos de natureza mais qualitativa. Esta concepo em outras dicotomias bem conhecidas. Assim, o crescimento e as capacidades fsicas evocam desde logo o aparelho locomotor e os sistemas de produo energtica, enquanto os padres motores e as habilidades motoras so habitualmente tratados no quadro da maturao do sistema nervoso e das aprendizagens. Na literatura e na organizao da investigao cientifica, a evoluo da fora muscular nas crianas e jovens tratada na Fisiologia Geral e, na ptica da resposta de treino, na Fisiologia do Exerccio. H, portanto, alem de um critrio

de exposio do movimento humano que leva esta separao artificial de duas expresses de um mesmo fenmeno o acto motor. A posio que vamos adaptar neste curso a de considerar, como integrando o processo de desenvolvimento motor, a elevao quantitativa das chamadas capacidades fsicas que no resultem do processo de treino desportivo ou de qualquer outra forma de exerccio intencional e sistematicamente orientado para esse efeito. 6. AS HABILIDADES MOTORAS Atitude diferente ser tomada a respeito das habilidades motoras, as quais remeteremos para a disciplina de Controlo Motor e Aprendizagem, em conformidade com a definio de Malina reiteradamente citada. Tal no dispensa que sublinhemos a importncia que tem o nvel de desenvolvimento motor no momento em que se inicia uma aprendizagem. Esse nvel, muitas vezes designado como nvel inicial ou comportamento entrada, deve ser entendido como o indicador decisivo da pertinncia do processo de aprendizagem que se pretende realizar. A adequao do contedo e da complexidade da aprendizagem ao estdio de maturao da criana (motora, intelectual, social, etc.) traduz o estado de prontido, um conceito de emprego generalizado quer na educao quer no treino desportivo, introduzido por Berne em 1957 (cfr. readiness, Malina, 1984). Uma habilidade motora deve ser entendida como um aperfeioamento ou optimizao de um padro motor, determinado pela necessria adaptao a uma condio particular. Como evidente, o padro motor maduro do lanamento por cima do ombro no satisfaz as exigncias de distancia do lanamento do dardo nem as de fora de preciso do remate de andebol. Por isso, faz sentido que Harrow tenha considerado, na sua taxonomia, a expresso habilidade adaptativa nos seus trs nveis simples, composta e complexa. Contudo, no plano das suas definies, admite-se que a autora no alcance um grau de aceitao idntico, pois os critrios diferenciados e alguns dos argumentos que apresenta so bastante questionveis.

Assim, se podemos aceitar que uma habilidade adaptativa simples seja entendida como o refinamento de um padro motor fundamental, j a definio de habilidade motora composta, implicando, necessariamente, a utilizao de

um utenslio (raqueta, basto, etc.) restringe ao plano instrumental o que, porventura, tem implicaes noutros planos inerentes organizao do movimento, como sejam o proprioceptivo, o coordenativo e o da reprogramao motora. A prpria autora manifesta algumas dificuldades quando pretende clarificar a sua proposta: desnecessrio dizer que alguns comportamentos so difceis de serem categorizados. Embora essa subcategoria trate de actividades que exigem o uso de algum instrumento, os educadores sero capazes de identificar actividades que embora requeiram a utilizao de um implemento no podem ser, logicamente, consideradas mais complexas do que as actividades includas na categoria. Talvez um exemplo esclarea melhor esse ponto. As actividades de esgrima, [tiro com arco] e remo exigem implementos mas o padro bsico de movimento utilizado fundamentalmente o de empurrarpuxar e, para que tais tarefas sejam executadas, h necessidade de apenas um mnimo da informao sensorial. (Harrow, ob. cit.) 7. BIBLIOGRAFIA
Espenschade A, Eckert H (1974). Motor Development. Columbus, Ohio. Charles E. Merril. Rigal R (1985). Motricit Humaine: Fondements et Applications Pdagogiques. Paris. Vigot. Wallon H (1973). Les Origines du Caractre chez I`Enfant. Paris. P.U.F. Wickstrom RL (1983). Fundamental Motor Patterns. Philadelphia, Pennsylvania. Lea & Febiger. Wild M (1938). The behavior pattern of throwing and some observations concerning its course of development in children. Research Quarterly Am. Assoc. Health Phys. Educ. Vol. 9 (3): 20.

Вам также может понравиться