Вы находитесь на странице: 1из 56

Black plate (1,1)

Manual de operao
CD/MP3/WMA player de alta potncia com controle de Multi-CD e sintonizador de FM/AM

Portugus (B)

DEH-P5680MP

<XRB7010-A/F>1

Black plate (2,1)

Contedo

Agradecemos por voc ter adquirido este produto Pioneer.


Leia as instrues de operao a seguir para saber como operar corretamente o seu modelo. Ao terminar de ler as instrues, guarde-as em um local seguro para referncia futura.
Antes de utilizar este produto Sobre este manual 5 Precaues 5 Recursos 5 Sobre o WMA 5 Utilizao e cuidados do controle remoto 6  Instalao da bateria 6  Utilizao do controle remoto 6 Proteo da sua unidade contra roubo 7  Extrao do painel frontal 7  Colocao do painel frontal 7 Introduo aos botes Unidade principal 8 Controle remoto 9 Ligar e desligar Como ligar a unidade 10 Seleo de uma fonte 10 Como desligar a unidade 10 Sintonizador Como escutar o rdio 11 Introduo operao avanada do sintonizador 12 Armazenamento e chamada das freqncias de transmisso da memria 12 Sintonia em sinais fortes 12 Armazenamento das freqncias mais fortes de transmisso 13 CD player incorporado Reproduo de um CD 14 Introduo operao avanada do CD player incorporado 15 Repetio da reproduo 16 Reproduo de faixas em uma ordem aleatria 16 Explorao de faixas de um CD 16 Pausa na reproduo do CD 17 Utilizao de compresso e BMX 17 Seleo do mtodo de busca 17 Busca a cada 10 faixas no disco atual 17 Utilizao das funes de ttulo de disco 18  Introduo de ttulos de disco 18  Visualizao de ttulos de disco 19 Utilizao das funes CD TEXT 19  Visualizao de ttulos em discos com CD TEXT 19  Rolagem de ttulos no display 19 MP3/WMA/WAV player Reproduo de MP3/WMA/WAV 20 Introduo operao avanada do CD player incorporado (MP3/WMA/WAV) 22 Repetio da reproduo 22 Reproduo de faixas em uma ordem aleatria 22 Explorao de pastas e faixas 23 Pausa na reproduo de MP3/WMA/ WAV 23 Utilizao de compresso e BMX 24 Seleo do mtodo de busca 24 Busca a cada 10 faixas na pasta atual 24 Ativao da exibio de identificao 24 Visualizao de informaes de texto em disco MP3/WMA/WAV 25  Quando reproduzir um disco MP3/ WMA 25  Quando reproduzir um disco WAV 25 Rolagem de informaes de texto no display 26 Multi-CD player Reproduo de um CD 27 Multi-CD player para 50 discos 27

Ptbr

<XRB7010-A/F>2

Black plate (3,1)

Contedo

Portugus (B)

Introduo operao avanada do Multi-CD player 28 Repetio da reproduo 28 Reproduo de faixas em uma ordem aleatria 28 Explorao de CDs e faixas 29 Pausa na reproduo do CD 29 Utilizao de listas de reproduo ITS 30  Criao de uma lista de reproduo com a programao ITS 30  Reproduo da sua lista ITS 30  Excluso de uma faixa da sua lista de reproduo ITS 31  Excluso de um CD da sua lista de reproduo ITS 31 Utilizao das funes de ttulo de disco 31  Introduo de ttulos de disco 31  Visualizao de ttulos de disco 32  Seleo de discos da lista de ttulos de disco 32 Utilizao das funes CD TEXT 33  Visualizao de ttulos em discos com CD TEXT 33  Rolagem de ttulos no display 33 Utilizao de compresso e nfase de graves 33 Ajustes de udio Introduo aos ajustes de udio 34 Compensao das curvas do equalizador (EQ-EX) 34 Ajuste do equalizador de foco de som (SFEQ) 35 Utilizao do ajuste do equilbrio 35 Utilizao do equalizador 36  Chamada das curvas do equalizador da memria 36  Ajuste das curvas do equalizador 36

 Ajuste preciso da curva do equalizador 37 Ajuste de graves e agudos 37  Ajuste de nvel de graves e de agudos 38  Seleo da freqncia de graves 38  Seleo da freqncia de agudos 38 Ajuste da sonoridade 38 Utilizao da sada do alto-falante de graves secundrio 39  Ajuste do alto-falante de graves secundrio 39 Utilizao da sada sem variao de volume 39  Ajuste de nvel de sada sem variao de volume 40 Utilizao do filtro de alta freqncia 40 Ajuste de nveis de fonte 40 Ajustes iniciais Definio dos ajustes iniciais 42 Ajuste de hora 42 Ajuste do passo de sintonia FM 42 Ajuste do passo de sintonia AM 43 Ativao do som de advertncia 43 Ativao do ajuste auxiliar 43 Ativao do ajuste do redutor de luz 43 Ajuste da sada traseira e do controlador do alto-falante de graves secundrio 44 Alternncia de emudecimento/atenuao do telefone 44 Outras funes Ativao ou desativao da visualizao de hora 46 Utilizao da fonte AUX 46  Seleo de AUX como a fonte 46  Ajuste do ttulo AUX 46 Ajuste do indicador de nvel 46
Ptbr

<XRB7010-A/F>3

Black plate (4,1)

Contedo

Informaes adicionais Compreenso das mensagens de erro do CD player incorporado 47 Cuidados com o CD player 47 Discos CD-R/CD-RW 48 Arquivos MP3, WMA e WAV 48  Informaes adicionais sobre MP3 49  Informaes adicionais sobre WMA 49  Informaes adicionais sobre WAV 49 Sobre as pastas e os arquivos MP3/WMA/ WAV 50 Termos 52 Especificaes 54

Ptbr

<XRB7010-A/F>4

Black plate (5,1)

Seo

Antes de utilizar este produto Sobre este manual


Esta unidade vem com diversas funes sofisticadas que garantem recepo e operao superiores. Todas as funes foram projetadas para serem utilizadas da forma mais fcil possvel, mas muitas delas requerem explicao. Este manual de instrues tem como objetivo ajud-lo a obter total benefcio do potencial desta unidade e fazer com que voc aproveite ao mximo o seu udio. recomendvel familiarizar-se com as funes e respectivas operaes, lendo o manual antes de comear a utilizar esta unidade. especialmente importante que voc leia e observe as precaues nesta pgina e em outras sees. Reproduo de arquivo MP3 possvel reproduzir arquivos MP3 gravados em CD-ROM/CD-R/CD-RW (gravaes padro ISO9660 Nvel 1/Nvel 2). ! O fornecimento deste produto d o direito a apenas uma licena para uso particular e no comercial, e no d o direito a uma licena nem implica qualquer direito de uso deste produto em qualquer transmisso em tempo real (terrestre, via satlite, cabo e/ou qualquer outro meio) comercial (ou seja, que gere receita), transmisso/reproduo via internet, intranets e/ou outras redes ou em outros sistemas de distribuio de contedo eletrnico, como aplicativos de udio pago ou udio por demanda. necessria uma licena independente para tal uso. Para obter detalhes, visite http://www.mp3licensing.com. Reproduo de arquivo WMA possvel reproduzir arquivos WMA gravados em CD-ROM/CD-R/CD-RW (gravaes padro ISO9660 Nvel 1/Nvel 2). Reproduo de arquivo WAV possvel reproduzir arquivos WAV gravados em CD-ROM/CD-R/CD-RW (gravaes padro ISO9660 Nvel 1/Nvel 2).

01

Portugus (B)

Precaues
! Mantenha este manual acessvel como referncia para os procedimentos de operao e precaues. ! Deixe sempre o volume baixo para que possa ouvir os sons do trfego. ! Proteja esta unidade contra umidade. ! Se a bateria do carro for desconectada ou descarregada, a memria programada ser apagada e dever ser reprogramada. ! Se esta unidade no funcionar corretamente, entre em contato com o revendedor ou a central de servios autorizados da Pioneer mais prxima.

Sobre o WMA

Recursos
Reproduo de CD possvel reproduzir CD/CD-R/CD-RW para msica.

Ptbr

<XRB7010-A/F>5

Black plate (6,1)

Seo

01

Antes de utilizar este produto


O logotipo Windows Media" impresso na caixa indica que esta unidade pode reproduzir dados de WMA. WMA a forma abreviada de udio do Windows Media e refere-se a uma tecnologia de compresso de udio desenvolvida pela Microsoft Corporation. Os dados de WMA podem ser codificados utilizando o Windows Media Player verso 7 ou posterior. Microsoft, Windows Media e o logotipo do Windows so marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros pases.
Notas ! Esta unidade pode no operar corretamente com alguns aplicativos utilizados para codificar arquivos WMA. ! Os nomes dos lbuns e outras informaes de texto podem no ser visualizados corretamente com alguns aplicativos utilizados para codificar arquivos WMA.

Mantenha a bateria fora do alcance de crianas. Caso ela seja ingerida, consulte imediatamente um mdico.

ADVERTNCIA

Utilizao e cuidados do controle remoto


Instalao da bateria
Deslize para fora a bandeja localizada na parte posterior do controle remoto e insira a bateria com os plos mais (+) e menos () apontando para a direo apropriada.

! Utilize apenas uma bateria de ltio CR2025 (3 V). ! Remova a bateria se no for utilizar o controle remoto por um ms ou mais. ! No recarregue, desmonte, aquea ou descarte a bateria queimando-a. ! No manuseie a bateria com ferramentas metlicas. ! No armazene a bateria com materiais metlicos. ! Em caso de vazamento da bateria, limpe completamente o controle remoto e instale uma nova bateria. ! Ao descartar baterias utilizadas, certifique-se de estar em conformidade com as regulamentaes governamentais ou com as normas das instituies pblicas ambientais que se aplicam ao seu pas/regio.

CUIDADO

Utilizao do controle remoto


Aponte o controle remoto para a direo do painel frontal para oper-lo.
Importante ! No deixe o controle remoto exposto a temperaturas altas ou luz direta do sol. ! O controle remoto poder no funcionar corretamente se ficar exposto luz direta do sol. ! No deixe o controle remoto cair no cho, onde pode ficar preso embaixo do pedal do freio ou acelerador.

Ptbr

<XRB7010-A/F>6

Black plate (7,1)

Seo

Antes de utilizar este produto Proteo da sua unidade contra roubo


O painel frontal pode ser extrado da unidade principal e armazenado em uma caixa protetora, que acompanha a unidade, como uma medida anti-roubo. ! Se, aps desligar a ignio, o painel frontal no for extrado da unidade principal dentro de cinco segundos, um som de advertncia ser emitido. ! Voc pode desativar o som de advertncia. Consulte Ativao do som de advertncia na pgina 43.
Importante ! Nunca force nem segure com firmeza o display e os botes ao extrair ou colocar o painel frontal. ! Evite sujeitar o painel frontal a impactos excessivos. ! Mantenha o painel frontal distante da luz direta do sol e no o exponha a temperaturas altas.

01

3 Coloque o painel frontal na caixa protetora fornecida para mant-lo em segurana.

Portugus (B)

Colocao do painel frontal


% Reposicione o painel frontal segurando-o verticalmente diante da unidade em questo e encaixando-o com firmeza nos ganchos de fixao.

Extrao do painel frontal


1 Pressione OPEN para abrir o painel frontal. 2 Segure com firmeza o lado esquerdo do painel frontal e puxe-o cuidadosamente para fora. Cuidado para no segur-lo com muita fora ou deix-lo cair.

Ptbr

<XRB7010-A/F>7

Black plate (8,1)

Seo

02

Introduo aos botes

c b

5 6 7

8
8 Boto EQ-EX Pressione e segure para alternar entre as funes EQ-EX e SFEQ. Pressione para operar cada funo. 9 Botes 16 Pressione para sintonia de emissora programada e busca de nmero de disco quando for utilizar um Multi-CD player. a Boto EQ Pressione para selecionar vrias curvas do equalizador. b Boto SOURCE Esta unidade ser ligada ao selecionar uma fonte. Pressione para percorrer todas as fontes disponveis. c VOLUME Quando voc pressiona VOLUME, ele se estende para fora de modo que fique mais fcil de girar. Para retrair VOLUME, pressione-o novamente. Gire para aumentar ou diminuir o volume.

Unidade principal
1 Boto DISPLAY Pressione para selecionar diferentes visualizaes. 2 Boto CLOCK Pressione para alterar para a visualizao de hora. 3 Boto BAND Pressione para selecionar entre trs bandas FM e uma banda AM e para cancelar o modo de controle das funes. 4 Boto OPEN Pressione para abrir o painel frontal. 5 Boto FUNCTION Pressione para selecionar as funes. 6 Botes a/b/c/d Pressione para enviar comandos de sintonia por busca manual, avano rpido, retrocesso e busca de faixas. Tambm utilizados para controlar funes. 7 Boto AUDIO Pressione para selecionar vrios controles de qualidade sonora.

Ptbr

<XRB7010-A/F>8

Black plate (9,1)

Seo

Introduo aos botes

02

d
Portugus (B)

3 5 f g

e 7 h 6

Controle remoto
A operao a mesma que utilizar os botes na unidade principal. d Boto VOLUME Pressione para aumentar ou diminuir o volume. e Boto ATT Pressione para diminuir rapidamente o nvel de volume, em aproximadamente 90%. Pressione mais uma vez para retornar ao nvel de volume original. f Boto CD Pressione para selecionar o CD player incorporado ou o Multi-CD player como a fonte. g Boto PAUSE Pressione para ativar ou desativar a pausa. h Boto TUNER Pressione para selecionar o sintonizador como a fonte.

Ptbr

<XRB7010-A/F>9

Black plate (10,1)

Seo

03

Ligar e desligar

Como ligar a unidade


% Pressione SOURCE para ligar a unidade. Ao selecionar uma fonte, a unidade ligada.

Seleo de uma fonte


Voc pode selecionar uma fonte que deseja ouvir. Para alternar para o CD player incorporado, carregue um disco nesta unidade (consulte a pgina 14). % Ao utilizar a unidade principal, pressione SOURCE para selecionar uma fonte. Pressione SOURCE vrias vezes para alternar entre as seguintes fontes: SintonizadorTelevisoCD player incorporadoMulti-CD playerUnidade externa 1Unidade externa 2AUX % Ao utilizar o controle remoto, pressione TUNER ou CD para selecionar uma fonte. Pressione vrias vezes cada boto para alternar entre as seguintes fontes: TUNER: TelevisoSintonizadorFontes desligadas CD: CD player incorporadoMulti-CD playerFontes desligadas
Notas ! Nos seguintes casos, a fonte de udio no mudar:  Quando uma unidade correspondente a cada fonte no estiver conectada a esta unidade.  Quando nenhum disco estiver inserido nesta unidade.  Quando nenhuma disqueteira estiver inserida no Multi-CD player.  Quando AUX (Entrada auxiliar) estiver desativada (consulte a pgina 43).

! Unidade externa refere-se a um produto Pioneer (por exemplo, um produto que ser disponibilizado futuramente) que, embora seja incompatvel como uma fonte, possibilita o controle das funes bsicas por esta unidade. Duas unidades externas podem ser controladas por esta unidade. Quando duas unidades externas forem conectadas, a alocao das mesmas unidade externa 1 ou unidade externa 2 ser automaticamente ajustada por esta unidade. ! Quando o fio condutor azul/branco desta unidade conectado ao terminal de controle do rel da antena automtica do veculo, a antena se estende quando a fonte da unidade ligada. Para retrair a antena, desligue a fonte.

Como desligar a unidade


% Pressione e segure SOURCE at desligar a unidade.

10

Ptbr

<XRB7010-A/F>10

Black plate (11,1)

Seo

Sintonizador

04

Como escutar o rdio


1 2

2 Utilize VOLUME para ajustar o nvel do som. Gire para aumentar ou diminuir o volume. 3 Pressione BAND para selecionar uma banda. Pressione BAND at visualizar a banda desejada, F1, F2, F3 para FM ou AM.

Portugus (B)

4 3

Estas so as etapas bsicas necessrias para operar o rdio. Operao mais avanada do sintonizador ser explicada a partir da prxima pgina.
Importante Se voc estiver utilizando esta unidade na Amrica do Norte, Central ou do Sul, reajuste o passo de sintonia AM (consulte Ajuste do passo de sintonia AM na pgina 43).

4 Para sintonia manual, pressione c ou d com toques rpidos. As freqncias mudam, passo a passo, para cima ou para baixo. 5 Para sintonia por busca, pressione e segure c ou d por aproximadamente um segundo e solte. O sintonizador buscar as freqncias at encontrar uma transmisso forte o suficiente para boa recepo.
# Voc pode cancelar a sintonia por busca ao pressionar c ou d com um toque rpido. # Se voc pressionar e segurar c ou d, poder pular as emissoras. A sintonia por busca comear assim que os botes forem liberados. Nota Quando a freqncia selecionada estiver sendo transmitida em estreo, o indicador de estreo (5) acender.

1 Indicador de estreo (5) Mostra que a freqncia selecionada est sendo transmitida em estreo. 2 Indicador de nmero programado Mostra qual programao foi selecionada. 3 Indicador de freqncia Mostra em qual freqncia o sintonizador est sintonizado. 4 Indicador de nvel de sinal Mostra a intensidade da onda de rdio. 5 Indicador de banda Mostra em qual banda o rdio est sintonizado, AM ou FM. 1 Pressione SOURCE para selecionar o sintonizador. Pressione SOURCE at visualizar TUNER.

Ptbr

11

<XRB7010-A/F>11

Black plate (12,1)

Seo

04

Sintonizador

Introduo operao avanada do sintonizador


1 2

Armazenamento e chamada das freqncias de transmisso da memria


Se voc pressionar qualquer um dos botes de sintonia de emissora programada 16, poder facilmente armazenar at seis freqncias de transmisso a serem chamadas posteriormente da memria com o toque de um boto. % Ao encontrar uma freqncia que deseja armazenar na memria, pressione e segure um boto de sintonia de emissora programada 16 at o nmero programado parar de piscar. O nmero que voc pressionou piscar no indicador de nmero programado e permanecer aceso. A freqncia da emissora de rdio selecionada ter sido armazenada na memria. Na prxima vez que voc pressionar o mesmo boto de sintonia de emissora programada 16, a freqncia da emissora de rdio ser chamada da memria.
Notas ! At 18 emissoras FM, 6 para cada uma das trs bandas FM, e 6 emissoras AM podem ser armazenadas na memria. ! Voc tambm pode utilizar a e b para chamar da memria as freqncias de emissoras de rdio atribudas aos botes de sintonia de emissora programada 16.

3
1 Indicador LOC Mostra quando a sintonia por busca local est ativada. 2 Indicador de nmero programado Mostra qual programao foi selecionada. 3 Visualizao de funo Mostra o status da funo. % Pressione FUNCTION para visualizar os nomes das funes. Pressione FUNCTION vrias vezes para alternar entre as seguintes funes: BSM (Memria das melhores emissoras) LOCAL (Sintonia por busca local)
# Para retornar visualizao de freqncia, pressione BAND. Nota Se voc no operar a funo em aproximadamente 30 segundos, o display retornar automaticamente para a visualizao de freqncia.

Sintonia em sinais fortes


A sintonia por busca local permite que voc sintonize apenas as emissoras de rdio com sinais suficientemente fortes para boa recepo.

12

Ptbr

<XRB7010-A/F>12

Black plate (13,1)

Seo

Sintonizador

04

1 Pressione FUNCTION para selecionar LOCAL. Pressione FUNCTION at visualizar LOCAL no display. 2 Pressione a para ativar a sintonia por busca local. A sensibilidade de busca local (por exemplo, LOCAL 2) ser visualizada no display. 3 Pressione c ou d para ajustar a sensibilidade. Existem quatro nveis de sensibilidade para FM e dois nveis para AM: FM: LOCAL 1LOCAL 2LOCAL 3 LOCAL 4 AM: LOCAL 1LOCAL 2 O ajuste LOCAL 4 permite a recepo apenas das emissoras mais fortes, enquanto os ajustes inferiores permitem que voc receba progressivamente as emissoras mais fracas. 4 Se quiser retornar sintonia por busca normal, pressione b para desativar a sintonia por busca local. LOCALOFF ser visualizado no display.

1 Pressione FUNCTION para selecionar BSM. Pressione FUNCTION at visualizar BSM no display. 2 Pressione a para ativar BSM. BSM comea a piscar. Enquanto BSM fica piscando, as seis freqncias mais fortes de transmisso so armazenadas nos botes de sintonia de emissora programada 16 na ordem da intensidade do sinal. Ao terminar, BSM pra de piscar.
# Para cancelar o processo de armazenamento, pressione b. Nota O armazenamento das freqncias de transmisso com BSM pode substituir as freqncias de transmisso gravadas utilizando 16.

Portugus (B)

Armazenamento das freqncias mais fortes de transmisso


A BSM (Memria das melhores emissoras) permite que voc armazene automaticamente as seis freqncias mais fortes de transmisso nos botes de sintonia de emissora programada 16 e, uma vez armazenadas, voc poder sintonizar essas freqncias com o toque de um boto.

Ptbr

13

<XRB7010-A/F>13

Black plate (14,1)

Seo

05

CD player incorporado

Reproduo de um CD

# Para evitar o mau funcionamento, certifiquese de que nenhum objeto metlico entre em contato com os terminais, enquanto o painel frontal estiver aberto.

Feche o painel frontal.

Estas so as etapas bsicas necessrias para reproduzir um CD com o CD player incorporado. Operao mais avanada do CD ser explicada a partir da prxima pgina. 1 Indicador de tempo de reproduo Mostra o tempo de reproduo decorrido da faixa atual. 2 Indicador de nmero de faixas Mostra a faixa atualmente sendo reproduzida. 1 Pressione OPEN para abrir o painel frontal. O slot de carregamento de CD aparece.

4 Utilize VOLUME para ajustar o nvel do som. Gire para aumentar ou diminuir o volume. 5 Para executar um avano ou retrocesso rpido, pressione e segure c ou d.
# Se voc selecionar o mtodo de busca ROUGH, pressionar e segurar c ou d permitir uma busca a cada dez faixas no disco atual. (Consulte Seleo do mtodo de busca na pgina 17.)

6 Para retroceder ou avanar uma faixa, pressione c ou d. Pressionar d pular para o incio da prxima faixa. Pressionar c uma vez pular para o incio da faixa atual. Pressionar novamente pular para a faixa anterior.
Notas ! O CD player incorporado reproduz um (nico) CD de 12 cm ou 8 cm padro por vez. No utilize um adaptador ao reproduzir CDs de 8 cm. ! No insira nada alm de CDs no slot de carregamento de CD. ! Se voc no conseguir inserir completamente um disco ou se, aps inserir um disco, ele no for reproduzido, verifique se o lado da etiqueta est voltado para cima. Pressione EJECT para ejetar o disco e verifique-o quanto a danos antes de inseri-lo novamente. ! a e b podem ser operados quando MP3, WMA ou WAV est sendo reproduzido. ! Se o CD player incorporado no funcionar corretamente, uma mensagem de erro, como ERROR-11, poder ser visualizada. Consulte

# Aps um CD ter sido inserido, pressione SOURCE para selecionar o CD player incorporado.

2 Insira um CD no slot de carregamento de CD. A reproduo iniciar automaticamente.


Slot de carregamento de CD

Boto EJECT

# Voc pode ejetar um CD pressionando EJECT.

14

Ptbr

<XRB7010-A/F>14

Black plate (15,1)

Seo

CD player incorporado

05

Compreenso das mensagens de erro do CD player incorporado na pgina 47. ! Quando um disco com CD TEXT inserido, os ttulos dos discos e das faixas comeam a rolar automaticamente para a esquerda.

Introduo operao avanada do CD player incorporado


1

Portugus (B)

2
1 Indicador RPT Mostra quando a reproduo com repetio est ativada. 2 Visualizao de funo Mostra o status da funo. % Pressione FUNCTION para visualizar os nomes das funes. Pressione FUNCTION vrias vezes para alternar entre as seguintes funes: RPT (Reproduo com repetio)RDM (Reproduo aleatria)SCAN (Reproduo com explorao)PAUSE (Pausa)COMP (Compresso e BMX)FF/REV (Mtodo de busca) TAG (Exibio de identificao)
# Para retornar visualizao de reproduo, pressione BAND. Notas ! Durante a reproduo de dados de udio (CDDA), no tem efeito nem mesmo se voc ativar TAG (Exibio de identificao). (Consulte a pgina 24.) ! Se voc no operar a funo em aproximadamente 30 segundos, o display retornar automaticamente para a visualizao de reproduo.

Ptbr

15

<XRB7010-A/F>15

Black plate (16,1)

Seo

05

CD player incorporado

Repetio da reproduo
A reproduo com repetio permite que voc oua a mesma faixa novamente. 1 Pressione FUNCTION para selecionar RPT. Pressione FUNCTION at visualizar RPT no display. 2 Pressione a para ativar a reproduo com repetio. RPT :ON ser visualizado no display. A faixa atualmente sendo reproduzida tocar e ser repetida. 3 Pressione b para desativar a reproduo com repetio. RPT :OFF ser visualizado no display. A faixa atualmente sendo reproduzida continuar tocando e seguir com a prxima.
Nota Se voc executar a busca por faixa ou o avano rpido/retrocesso, a reproduo com repetio ser automaticamente cancelada.

2 Pressione a para ativar a reproduo aleatria. RDM :ON ser visualizado no display. As faixas sero reproduzidas em uma ordem aleatria. 3 Pressione b para desativar a reproduo aleatria. RDM :OFF ser visualizado no display. As faixas continuaro sendo reproduzidas na ordem normal.

Explorao de faixas de um CD
A reproduo com explorao permite que voc oua os primeiros 10 segundos de cada faixa no CD. 1 Pressione FUNCTION para selecionar SCAN. Pressione FUNCTION at visualizar SCAN no display. 2 Pressione a para ativar a reproduo com explorao. SCAN :ON ser visualizado no display. Os primeiros 10 segundos de cada faixa sero reproduzidos. 3 Ao encontrar a faixa desejada, pressione b para desativar a reproduo com explorao. SCAN :OFF ser visualizado no display. A faixa continuar sendo reproduzida.

Reproduo de faixas em uma ordem aleatria


A reproduo aleatria permite que voc reproduza as faixas do CD em uma ordem aleatria. 1 Pressione FUNCTION para selecionar RDM. Pressione FUNCTION at visualizar RDM no display.

# Se o display retornou automaticamente para a visualizao de reproduo, selecione SCAN mais uma vez ao pressionar FUNCTION. Nota Depois que a explorao de um CD for concluda, a reproduo normal das faixas comear novamente.

16

Ptbr

<XRB7010-A/F>16

Black plate (17,1)

Seo

CD player incorporado

05

Pausa na reproduo do CD
A pausa permite que voc pare temporariamente a reproduo do CD. 1 Pressione FUNCTION para selecionar PAUSE. Pressione FUNCTION at visualizar PAUSE no display. 2 Pressione a para ativar a pausa. PAUSE:ON ser visualizado no display. Ocorre uma pausa na reproduo da faixa atual. 3 Pressione b para desativar a pausa. PAUSE:OFF ser visualizado no display. A reproduo ser retomada no mesmo ponto em que a pausa foi ativada.

Seleo do mtodo de busca


Portugus (B)
Voc pode alternar o mtodo de busca entre avano rpido/retrocesso e busca a cada 10 faixas. 1 Pressione FUNCTION para selecionar FF/REV. Pressione FUNCTION at visualizar FF/REV no display.
# Se o mtodo de busca ROUGH foi anteriormente selecionado, ROUGH ser visualizado.

2 Pressione c ou d para selecionar o mtodo de busca. Pressione c ou d at visualizar o mtodo de busca desejado no display.
! FF/REV  Avano rpido e retrocesso ! ROUGH  Busca a cada 10 faixas

Utilizao de compresso e BMX


A utilizao das funes COMP (Compresso) e BMX permite ajustar a qualidade sonora do CD player. Cada uma das funes tem um ajuste de dois nveis. A funo COMP equilibra a sada dos sons mais altos e mais baixos em volumes mais altos. BMX controla as reflexes sonoras para produzir um som mais forte. Oua a cada um dos efeitos ao selecion-los e utilize aquele que torna melhor a reproduo da faixa ou do CD que est ouvindo. 1 Pressione FUNCTION para selecionar COMP. Pressione FUNCTION at visualizar COMP no display. 2 Pressione a ou b para selecionar o seu ajuste favorito. Pressione a ou b vrias vezes para alternar entre os seguintes ajustes: COMP OFFCOMP 1COMP 2 COMP OFFBMX 1BMX 2

Busca a cada 10 faixas no disco atual


Se um disco tiver mais de 10 faixas, voc poder fazer a busca a cada 10 faixas. Quando um disco tem vrias faixas, possvel fazer a busca de forma preliminar da faixa que voc deseja reproduzir. 1 Selecione o mtodo de busca ROUGH. Consulte Seleo do mtodo de busca nesta pgina. 2 Pressione e segure c ou d para fazer a busca a cada 10 faixas em um disco.

# Se um disco tiver menos de 10 faixas, pressionar e segurar d ir chamar da memria a ltima faixa de um disco. Se o nmero restante de faixas aps a busca a cada 10 faixas for menor que 10, pressionar e segurar d tambm ir chamar da memria a ltima faixa de um disco.

Ptbr

17

<XRB7010-A/F>17

Black plate (18,1)

Seo

05

CD player incorporado

# Se um disco tiver menos de 10 faixas, pressionar e segurar c ir chamar da memria a primeira faixa de um disco. Se o nmero restante de faixas aps a busca a cada 10 faixas for menor que 10, pressionar e segurar c tambm ir chamar da memria a primeira faixa de um disco.

Utilizao das funes de ttulo de disco


Voc pode introduzir ttulos de CD e exibi-los. Na prxima vez que voc inserir um CD, ao qual introduziu um ttulo, o seu ttulo ser visualizado.

4 Pressione d para mover o cursor para a prxima posio de caractere. Quando a letra desejada for visualizada, pressione d para mover o cursor para a prxima posio e, em seguida, selecione a prxima letra. Pressione c para voltar no display. 5 Mova o cursor para a ltima posio ao pressionar d depois de introduzir o ttulo. Ao pressionar d mais uma vez, o ttulo introduzido ser armazenado na memria. 6 Pressione BAND para retornar visualizao de reproduo.
Notas ! Os ttulos permanecero na memria, mesmo aps o disco ter sido removido desta unidade, e sero chamados da memria quando o disco for novamente inserido. ! Depois que dados para 48 discos forem armazenados na memria, dados para um novo disco sobregravaro os antigos. ! Se voc conectar um Multi-CD player, poder introduzir ttulos de disco para at 100 discos.

Introduo de ttulos de disco


A funo Introduo de ttulos de disco permite que voc introduza ttulos de CD com at 8 letras e, no mximo, 48 ttulos de disco nesta unidade. 1 Reproduza um CD ao qual deseja introduzir o ttulo. 2 Pressione e segure FUNCTION at visualizar TITLE IN no display.

# Ao reproduzir um disco com CD TEXT, voc no poder alternar para TITLE IN. O ttulo do disco j ter sido gravado em um disco com CD TEXT.

3 Pressione a ou b para selecionar uma letra do alfabeto. Cada vez que pressionar a, uma letra do alfabeto ser visualizada na ordem A B C ... X Y Z; nmeros e smbolos sero visualizados na ordem 1 2 3 ... > [ ]. Cada vez que pressionar b, uma letra ser visualizada na ordem inversa, como Z Y X ... C B A.

18

Ptbr

<XRB7010-A/F>18

Black plate (19,1)

Seo

CD player incorporado

05

Visualizao de ttulos de disco


Voc pode visualizar o ttulo de qualquer disco, ao qual foi introduzido um ttulo de disco. % Pressione DISPLAY. Pressione DISPLAY vrias vezes para alternar entre os seguintes ajustes: Tempo de reproduoDISC TTL (Ttulo do disco) Ao selecionar DISC TTL, o ttulo do disco que est atualmente sendo reproduzido ser visualizado no display.
# Se nenhum ttulo tiver sido introduzido ao disco atualmente sendo reproduzido, NO TITLE ser visualizado.

Rolagem de ttulos no display


Esta unidade pode exibir as 8 primeiras letras de DISC TTL, ART NAME, TRK TTL e ART NAME apenas. Quando as informaes gravadas contm mais do que 8 letras, voc pode rolar o texto para a esquerda de modo que o restante do ttulo possa ser visualizado. % Pressione e segure DISPLAY at o ttulo comear a rolar para a esquerda. O restante do ttulo ser visualizado no display.

Portugus (B)

Utilizao das funes CD TEXT


Durante a fabricao, determinadas informaes sobre o disco so codificadas em alguns deles. Esses discos podem conter informaes, como o ttulo do CD, o ttulo da faixa, o nome do artista e o tempo de reproduo, e so denominados discos com CD TEXT. Apenas esses discos com CD TEXT especialmente codificados suportam as funes relacionadas a seguir.

Visualizao de ttulos em discos com CD TEXT


% Pressione DISPLAY. Pressione DISPLAY vrias vezes para alternar entre os seguintes ajustes: Tempo de reproduoDISC TTL (Ttulo do disco)ART NAME (Nome do artista do disco)TRK TTL (Ttulo da faixa) ART NAME (Nome do artista da faixa)
# Se informaes especficas no tiverem sido gravadas em um disco com CD TEXT, NO XXXX ser visualizado (por exemplo, NO T-TTL).

Ptbr

19

<XRB7010-A/F>19

Black plate (20,1)

Seo

06

MP3/WMA/WAV player

Reproduo de MP3/WMA/ WAV

# Aps um CD-ROM ter sido inserido, pressione SOURCE para selecionar o CD player incorporado.

1 Pressione OPEN para abrir o painel frontal. O slot de carregamento de CD aparece.

1 2

3 4

2 Insira um CD-ROM no slot de carregamento de CD. A reproduo iniciar automaticamente.


Slot de carregamento de CD

Estas so as etapas bsicas necessrias para reproduzir um MP3/WMA/WAV com o CD player incorporado. Operao mais avanada do MP3/WMA/WAV ser explicada a partir da pgina 22. 1 Indicador MP3 Mostra quando o arquivo MP3 est sendo reproduzido. 2 Indicador de nmero de pastas Mostra o nmero de pastas atualmente sendo reproduzido. 3 Indicador de tempo de reproduo Mostra o tempo de reproduo decorrido da faixa atual (arquivo). 4 Indicador WMA Mostra quando o arquivo WMA est sendo reproduzido. 5 Indicador de nmero de faixas Mostra a faixa (arquivo) atualmente sendo reproduzida. ! Se for selecionado um nmero de faixas de 100 a 199, d acender acima dos ltimos dois dgitos do nmero de faixas. ! Se for selecionado um nmero de faixas de 200 para cima, d piscar acima dos ltimos dois dgitos do nmero de faixas.

Boto EJECT

# Voc pode ejetar um CD-ROM pressionando EJECT. # Para evitar o mau funcionamento, certifiquese de que nenhum objeto metlico entre em contato com os terminais, enquanto o painel frontal estiver aberto.

Feche o painel frontal.

4 Utilize VOLUME para ajustar o nvel do som. Gire para aumentar ou diminuir o volume. 5 Pressione a ou b para selecionar uma pasta.

# No possvel selecionar uma pasta que no contenha um arquivo MP3/WMA/WAV. # Para retornar pasta 01 (ROOT), pressione e segure BAND. No entanto, se a pasta 01 (ROOT) no tiver arquivos, a reproduo comear com a pasta 02.

20

Ptbr

<XRB7010-A/F>20

Black plate (21,1)

Seo

MP3/WMA/WAV player

06

# Isso corresponde operao de avano rpido e retrocesso apenas para o arquivo que est sendo reproduzido. Essa operao cancelada quando o arquivo anterior ou posterior atingido. # Se voc selecionar o mtodo de busca ROUGH, pressionar e segurar c ou d permitir uma busca a cada dez faixas na pasta atual. (Consulte Seleo do mtodo de busca na pgina 24.)

6 Para executar um avano ou retrocesso rpido, pressione e segure c ou d.

7 Para retroceder ou avanar uma faixa, pressione c ou d. Pressionar d pular para o incio da prxima faixa. Pressionar c uma vez pular para o incio da faixa atual. Pressionar novamente pular para a faixa anterior.
Notas ! Ao reproduzir discos com arquivos MP3/ WMA/WAV e dados de udio (CD-DA), como CD-EXTRA e CDs com modo misto, os dois tipos podem ser reproduzidos apenas alternando o modo entre MP3/WMA/WAV e CDDA com BAND. ! Se voc tiver alternado entre a reproduo de arquivos MP3/WMA/WAV e dados de udio (CD-DA), a reproduo comear na primeira faixa do disco. ! O CD player incorporado pode reproduzir um arquivo MP3/WMA/WAV gravado em CDROM. (Consulte a pgina 48 quanto aos arquivos que podem ser reproduzidos.) ! No insira nada alm de CDs no slot de carregamento de CD. ! s vezes, ocorre um atraso entre o incio de uma reproduo e o som emitido. Isso ocorre especialmente durante a reproduo de mltiplas sesses e muitas pastas. Durante a leitura, FRMTREAD visualizado. ! Se voc no conseguir inserir completamente um disco ou se, aps inserir um disco, ele no for reproduzido, verifique se o lado da eti-

! !

queta est voltado para cima. Pressione EJECT para ejetar o disco e verifique-o quanto a danos antes de inseri-lo novamente. A reproduo realizada seguindo a ordem do nmero dos arquivos. As pastas que no tm arquivos so puladas. [Se a pasta 01 (ROOT) no tiver arquivos, a reproduo comear com a pasta 02]. Ao reproduzir arquivos gravados como VBR (Taxa de bit varivel), o tempo de reproduo no ser exibido corretamente se as operaes de avano rpido e retrocesso forem utilizadas. Se o disco inserido no tiver arquivos que possam ser reproduzidos, NO AUDIO ser visualizado. Se o disco inserido contiver arquivos WMA protegidos pelo gerenciamento de direitos digitais (DRM), SKIPPED ser visualizado enquanto o arquivo protegido pulado. Se todos os arquivos no disco inserido estiverem protegidos pelo DRM, PROTECT ser visualizado. No h som nas operaes de avano rpido ou retrocesso. Se o CD player incorporado no funcionar corretamente, uma mensagem de erro, como ERROR-11, poder ser visualizada. Consulte Compreenso das mensagens de erro do CD player incorporado na pgina 47. Quando um disco MP3/WMA/WAV inserido, o nome da pasta e o nome do arquivo comeam a rolar automaticamente para a esquerda.

Ptbr

21

Portugus (B)

<XRB7010-A/F>21

Black plate (22,1)

Seo

06

MP3/WMA/WAV player

Introduo operao avanada do CD player incorporado (MP3/WMA/WAV)


1

pasta), TRK (Repetio de uma faixa) e DSC (Repetio de todas as faixas). 1 Pressione FUNCTION para selecionar RPT. Pressione FUNCTION at visualizar RPT no display. 2 Pressione c ou d para selecionar a srie de repetio. Pressione c ou d at visualizar a srie de repetio desejada no display.
! FLD  Repete a pasta atual ! TRK  Repete apenas a faixa atual ! DSC  Repete todas as faixas Notas ! Se voc selecionar outras pastas durante a reproduo com repetio, a srie de reproduo com repetio mudar para DSC. ! Se voc executar a busca por faixa ou o avano/retrocesso rpido durante TRK, a srie de reproduo com repetio mudar para FLD. ! Quando FLD for selecionado, no ser possvel reproduzir uma subpasta dessa pasta.

2
1 Indicador RPT Mostra quando a srie de repetio est selecionada para a faixa atual (arquivo). 2 Visualizao de funo Mostra o status da funo. % Pressione FUNCTION para visualizar os nomes das funes. Pressione FUNCTION vrias vezes para alternar entre as seguintes funes: RPT (Reproduo com repetio)RDM (Reproduo aleatria)SCAN (Reproduo com explorao)PAUSE (Pausa)COMP (Compresso e BMX)FF/REV (Mtodo de busca) TAG (Exibio de identificao)
# Para retornar visualizao de reproduo, pressione BAND. Nota Se voc no operar a funo em aproximadamente 30 segundos, o display retornar automaticamente para a visualizao de reproduo.

Reproduo de faixas em uma ordem aleatria


A reproduo aleatria permite que voc reproduza as faixas em uma ordem aleatria dentro da srie de repetio, FLD e DSC. 1 Selecione a srie de repetio. Consulte Repetio da reproduo nesta pgina. 2 Pressione FUNCTION para selecionar RDM. Pressione FUNCTION at visualizar RDM no display.

Repetio da reproduo
Existem trs sries de reproduo com repetio para MP3/WMA/WAV: FLD (Repetio da

22

Ptbr

<XRB7010-A/F>22

Black plate (23,1)

Seo

MP3/WMA/WAV player

06

3 Pressione a para ativar a reproduo aleatria. RDM :ON ser visualizado no display. As faixas sero reproduzidas em uma ordem aleatria dentro das sries FLD ou DSC anteriormente selecionadas. 4 Pressione b para desativar a reproduo aleatria. RDM :OFF ser visualizado no display. As faixas continuaro sendo reproduzidas na ordem normal.
Nota Se voc ativar a reproduo aleatria durante FLD e, em seguida, retornar visualizao de reproduo, FRDM ser visualizado no display.

4 Ao encontrar a faixa desejada (ou pasta), pressione b para desativar a reproduo com explorao. SCAN :OFF ser visualizado no display. A faixa (ou pasta) continuar sendo reproduzida.

Portugus (B)

# Se o display retornou automaticamente para a visualizao de reproduo, selecione SCAN mais uma vez ao pressionar FUNCTION. Notas ! Depois que a explorao de uma faixa ou pasta for concluda, a reproduo normal das faixas comear novamente. ! Se voc ativar a reproduo com explorao durante FLD e, em seguida, retornar visualizao de reproduo, FSCN ser visualizado no display.

Explorao de pastas e faixas


Enquanto estiver utilizando FLD, o incio de cada faixa na pasta selecionada ser reproduzido por aproximadamente 10 segundos. Enquanto estiver utilizando DSC, o incio da primeira faixa de cada pasta ser reproduzido por aproximadamente 10 segundos. 1 Selecione a srie de repetio. Consulte Repetio da reproduo na pgina anterior. 2 Pressione FUNCTION para selecionar SCAN. Pressione FUNCTION at visualizar SCAN no display. 3 Pressione a para ativar a reproduo com explorao. SCAN :ON ser visualizado no display. Os primeiros 10 segundos de cada faixa da pasta atual (ou da primeira faixa de cada pasta) sero reproduzidos.

Pausa na reproduo de MP3/WMA/WAV


A pausa permite que voc pare temporariamente a reproduo do MP3/WMA/WAV. 1 Pressione FUNCTION para selecionar PAUSE. Pressione FUNCTION at visualizar PAUSE no display. 2 Pressione a para ativar a pausa. PAUSE:ON ser visualizado no display. Ocorre uma pausa na reproduo da faixa atual. 3 Pressione b para desativar a pausa. PAUSE:OFF ser visualizado no display. A reproduo ser retomada no mesmo ponto em que a pausa foi ativada.

Ptbr

23

<XRB7010-A/F>23

Black plate (24,1)

Seo

06

MP3/WMA/WAV player

Utilizao de compresso e BMX


A utilizao das funes COMP (Compresso) e BMX permite ajustar a qualidade sonora do CD player. Cada uma das funes tem um ajuste de dois nveis. A funo COMP equilibra a sada dos sons mais altos e mais baixos em volumes mais altos. BMX controla as reflexes sonoras para produzir um som mais forte. Oua a cada um dos efeitos ao selecion-los e utilize aquele que torna melhor a reproduo da faixa ou do CD que est ouvindo. 1 Pressione FUNCTION para selecionar COMP. Pressione FUNCTION at visualizar COMP no display. 2 Pressione a ou b para selecionar o seu ajuste favorito. Pressione a ou b vrias vezes para alternar entre os seguintes ajustes: COMP OFFCOMP 1COMP 2 COMP OFFBMX 1BMX 2

Busca a cada 10 faixas na pasta atual


Se a pasta atual tiver mais de 10 faixas, voc poder fazer a busca a cada 10 faixas. Quando a pasta tem vrias faixas, possvel fazer a busca preliminar da faixa que voc deseja reproduzir. 1 Selecione o mtodo de busca ROUGH. Consulte Seleo do mtodo de busca nesta pgina. 2 Pressione e segure c ou d para fazer a busca a cada 10 faixas na pasta atual.

# Se a pasta atual tiver menos de 10 faixas, pressionar e segurar d ir chamar da memria a ltima faixa da pasta. Se o nmero restante de faixas aps a busca a cada 10 faixas for menor que 10, pressionar e segurar d tambm ir chamar da memria a ltima faixa da pasta. # Se a pasta atual tiver menos de 10 faixas, pressionar e segurar c ir chamar da memria a primeira faixa da pasta. Se o nmero restante de faixas aps a busca a cada 10 faixas for menor que 10, pressionar e segurar c tambm ir chamar da memria a primeira faixa da pasta.

Seleo do mtodo de busca


Voc pode alternar o mtodo de busca entre avano rpido/retrocesso e busca a cada 10 faixas. 1 Pressione FUNCTION para selecionar FF/REV. Pressione FUNCTION at visualizar FF/REV no display.
# Se o mtodo de busca ROUGH foi anteriormente selecionado, ROUGH ser visualizado.

Ativao da exibio de identificao


Se o disco MP3/WMA contiver as informaes de texto, como ttulo da faixa e nome do artista, ser possvel ativar ou desativar a exibio de identificao. ! Se voc desativar a exibio de identificao, o tempo de reproduo ser mais curto comparado ao tempo de reproduo quando essa funo est ativada. 1 Pressione FUNCTION para selecionar TAG. Pressione FUNCTION at visualizar TAG no display.

2 Pressione c ou d para selecionar o mtodo de busca. Pressione c ou d at visualizar o mtodo de busca desejado no display.
! FF/REV  Avano rpido e retrocesso ! ROUGH  Busca a cada 10 faixas
Ptbr

24

<XRB7010-A/F>24

Black plate (25,1)

Seo

MP3/WMA/WAV player

06

2 Pressione a para ativar a exibio de identificao. TAG :ON ser visualizado no display. 3 Pressione b para desativar a exibio de identificao. TAG :OFF ser visualizado no display.
Nota Ao ativar a exibio de identificao, esta unidade retorna ao incio da faixa atual para ler as informaes de texto.

# Se no tiverem sido gravadas informaes especficas em um disco MP3/WMA, NO XXXX ser visualizado (por exemplo, NO NAME). # Os nomes dos lbuns e outras informaes de texto podem no ser visualizados corretamente com alguns aplicativos utilizados para codificar arquivos WMA.

Portugus (B)

Quando reproduzir um disco WAV


% Pressione DISPLAY. Pressione DISPLAY vrias vezes para alternar entre os seguintes ajustes: Tempo de reproduoFOLDER (Nome da pasta)FILE (Nome do arquivo)Freqncia de amostragem

Visualizao de informaes de texto em disco MP3/WMA/WAV


As informaes de texto gravadas em um disco MP3/WMA/WAV podem ser visualizadas.

Quando reproduzir um disco MP3/WMA


% Pressione DISPLAY. Pressione DISPLAY vrias vezes para alternar entre os seguintes ajustes: Tempo de reproduoFOLDER (Nome da pasta)FILE (Nome do arquivo)TRK TTL (Ttulo da faixa)ART NAME (Nome do artista)ALBM TTL (Ttulo do lbum) COMMENT (Comentrio)Taxa de bit
# Ao reproduzir arquivos MP3 gravados como VBR (Taxa de bit varivel), o valor da taxa de bit no ser exibido mesmo depois de alternar para a taxa de bit. # Ao reproduzir arquivos WMA gravados como VBR (Taxa de bit varivel), o valor da taxa de bit mdio ser exibido. # Aps a desativao da exibio de identificao, no ser possvel alternar para TRK TTL, ART NAME, ALBM TTL e COMMENT.

# Se no tiverem sido gravadas informaes especficas em um disco WAV, NO XXXX ser visualizado (por exemplo, NO NAME). # Somente possvel reproduzir arquivos WAV nas freqncias 16, 22.05, 24, 32, 44.1 e 48 kHz (LPCM) ou 22.05 e 44.1 kHz (MS ADPCM). A freqncia de amostragem visualizada no display pode ser arredondada.

Ptbr

25

<XRB7010-A/F>25

Black plate (26,1)

Seo

06

MP3/WMA/WAV player

Rolagem de informaes de texto no display


Esta unidade pode exibir as 8 primeiras letras de FOLDER, FILE, TRK TTL, ART NAME, ALBM TTL e COMMENT apenas. Quando as informaes gravadas tm mais de 8 letras, voc pode rolar o texto esquerda para que o restante das informaes de texto possa ser visto. % Pressione e segure DISPLAY at que as informaes de texto comecem a rolar para a esquerda. O restante das informaes de texto ser visualizado no display.
Nota Diferente dos formatos de arquivo MP3 e WMA, os arquivos WAV exibem apenas FOLDER e FILE.

26

Ptbr

<XRB7010-A/F>26

Black plate (27,1)

Seo

Multi-CD player

07

Reproduo de um CD

pondentes, como 1 para o disco 7, at visualizar o nmero do disco no display.


# Tambm possvel selecionar um disco seqencialmente ao pressionar a/b.

Portugus (B)

4 Para executar um avano ou retrocesso rpido, pressione e segure c ou d.

Voc pode utilizar esta unidade para controlar um Multi-CD player, que vendido separadamente. Estas so as etapas bsicas necessrias para reproduzir um CD com o Multi-CD player. Operao mais avanada do CD ser explicada a partir da prxima pgina. 1 Indicador de nmero de discos Mostra o disco atualmente sendo reproduzido. 2 Indicador de tempo de reproduo Mostra o tempo de reproduo decorrido da faixa atual. 3 Indicador de nmero de faixas Mostra a faixa atualmente sendo reproduzida. 1 Pressione SOURCE para selecionar o Multi-CD player. Pressione SOURCE at visualizar MULTI CD. 2 Utilize VOLUME para ajustar o nvel do som. Gire para aumentar ou diminuir o volume. 3 Selecione um disco que deseja ouvir com os botes 16. Para os discos nos locais de 1 a 6, pressione o boto com o nmero correspondente. Se quiser selecionar um disco nos locais de 7 a 12, pressione e segure os nmeros corres-

5 Para retroceder ou avanar uma faixa, pressione c ou d. Pressionar d pular para o incio da prxima faixa. Pressionar c uma vez pular para o incio da faixa atual. Pressionar novamente pular para a faixa anterior.
Notas ! Enquanto o Multi-CD player executa as operaes preparatrias, READY visualizado. ! Se o Multi-CD player no funcionar corretamente, uma mensagem de erro, como ERROR-11, poder ser visualizada. Consulte o manual do proprietrio do Multi-CD player. ! Se no existirem discos na disqueteira do Multi-CD player, NO DISC ser visualizado. ! Quando voc seleciona um disco com CD TEXT em um Multi-CD player compatvel com CD TEXT, os ttulos dos discos e das faixas comeam a rolar automaticamente para a esquerda.

Multi-CD player para 50 discos


Apenas as funes descritas neste manual so suportadas nos Multi-CD players para 50 discos.

Ptbr

27

<XRB7010-A/F>27

Black plate (28,1)

Seo

07

Multi-CD player

Introduo operao avanada do Multi-CD player


1

1 Pressione FUNCTION para selecionar RPT. Pressione FUNCTION at visualizar RPT no display. 2 Pressione c ou d para selecionar a srie de repetio. Pressione c ou d at visualizar a srie de repetio desejada no display.

2
1 Indicador RPT Mostra quando a srie de repetio est selecionada para a faixa atual. 2 Visualizao de funo Mostra o status da funo. % Pressione FUNCTION para visualizar os nomes das funes. Pressione FUNCTION vrias vezes para alternar entre as seguintes funes: RPT (Reproduo com repetio)LIST (Lista de ttulos do disco)RDM (Reproduo aleatria)SCAN (Reproduo com explorao) ITS-P (Reproduo ITS)PAUSE (Pausa) COMP (Compresso e DBE)
# Para retornar visualizao de reproduo, pressione BAND. Nota Se voc no operar a funo em aproximadamente 30 segundos, o display retornar automaticamente para a visualizao de reproduo.

! MCD  Repete todos os discos no Multi-CD player ! TRK  Repete apenas a faixa atual ! DSC  Repete o disco atual Notas

! Se voc selecionar outros discos durante a reproduo com repetio, a srie de reproduo com repetio mudar para MCD. ! Se voc executar a busca por faixa ou o avano/retrocesso rpido durante TRK, a srie de reproduo com repetio mudar para DSC.

Reproduo de faixas em uma ordem aleatria


A reproduo aleatria permite que voc reproduza as faixas em uma ordem aleatria dentro da srie de repetio, MCD e DSC. 1 Selecione a srie de repetio. Consulte Repetio da reproduo nesta pgina. 2 Pressione FUNCTION para selecionar RDM. Pressione FUNCTION at visualizar RDM no display.

Repetio da reproduo
Existem trs sries de reproduo com repetio para o Multi-CD player: MCD (Repetio de Multi-CD player), TRK (Repetio de uma faixa) e DSC (Repetio do disco).

28

Ptbr

<XRB7010-A/F>28

Black plate (29,1)

Seo

Multi-CD player

07

3 Pressione a para ativar a reproduo aleatria. RDM :ON ser visualizado no display. As faixas sero reproduzidas em uma ordem aleatria dentro das sries MCD ou DSC anteriormente selecionadas. 4 Pressione b para desativar a reproduo aleatria. RDM :OFF ser visualizado no display. As faixas continuaro sendo reproduzidas na ordem normal.
Nota Se voc ativar a reproduo aleatria durante DSC e, em seguida, retornar visualizao de reproduo, DRDM ser visualizado no display.

4 Ao encontrar a faixa desejada (ou disco), pressione b para desativar a reproduo com explorao. SCAN :OFF ser visualizado no display. A faixa (ou disco) continuar sendo reproduzida.

Portugus (B)

# Se o display retornou automaticamente para a visualizao de reproduo, selecione SCAN mais uma vez ao pressionar FUNCTION. Notas ! Depois que a explorao de uma faixa ou disco for concluda, a reproduo normal das faixas comear novamente. ! Se voc ativar a reproduo com explorao durante DSC e, em seguida, retornar visualizao de reproduo, DSCN ser visualizado no display.

Explorao de CDs e faixas


Enquanto estiver utilizando DSC, o incio de cada faixa no disco selecionado ser reproduzido por aproximadamente 10 segundos. Enquanto estiver utilizando MCD, o incio da primeira faixa de cada disco ser reproduzido por aproximadamente 10 segundos. 1 Selecione a srie de repetio. Consulte Repetio da reproduo na pgina anterior. 2 Pressione FUNCTION para selecionar SCAN. Pressione FUNCTION at visualizar SCAN no display. 3 Pressione a para ativar a reproduo com explorao. SCAN :ON ser visualizado no display. Os primeiros 10 segundos de cada faixa do disco atual (ou da primeira faixa de cada disco) sero reproduzidos.

Pausa na reproduo do CD
A pausa permite que voc pare temporariamente a reproduo do CD. 1 Pressione FUNCTION para selecionar PAUSE. Pressione FUNCTION at visualizar PAUSE no display. 2 Pressione a para ativar a pausa. PAUSE:ON ser visualizado no display. Ocorre uma pausa na reproduo da faixa atual. 3 Pressione b para desativar a pausa. PAUSE:OFF ser visualizado no display. A reproduo ser retomada no mesmo ponto em que a pausa foi ativada.

Ptbr

29

<XRB7010-A/F>29

Black plate (30,1)

Seo

07

Multi-CD player

Utilizao de listas de reproduo ITS


ITS (Seleo instantnea de faixas) permite que voc crie uma lista de reproduo das faixas favoritas que esto na disqueteira do Multi-CD player. Depois de adicionar as suas faixas favoritas lista de reproduo, voc poder ativar a reproduo ITS e tocar apenas as selees.

5 Pressione BAND para retornar visualizao de reproduo.


Nota Depois que dados para 100 discos forem armazenados na memria, dados para um novo disco sobregravaro os antigos.

Reproduo da sua lista ITS


A reproduo ITS permite que voc oua as faixas programadas na lista de reproduo ITS. Ao ativar a reproduo ITS, as faixas da sua lista de reproduo ITS no Multi-CD player comearo a tocar. 1 Selecione a srie de repetio. Consulte Repetio da reproduo na pgina 28. 2 Pressione FUNCTION para selecionar ITS-P. Pressione FUNCTION at visualizar ITS-P no display. 3 Pressione a para ativar a reproduo ITS. ITS-P:ON ser visualizado no display. A reproduo comear com as faixas da sua lista de reproduo dentro das sries MCD ou DSC anteriormente selecionadas.

Criao de uma lista de reproduo com a programao ITS


Voc pode utilizar ITS para programar e reproduzir at 99 faixas por disco de at 100 discos (com ttulo de disco). (Em Multi-CD players vendidos antes de CDX-P1250 e CDX-P650, at 24 faixas podem ser armazenadas na lista de reproduo.) 1 Reproduza um CD que deseja programar. Pressione a ou b para selecionar um CD. 2 Pressione e segure FUNCTION at visualizar TITLE IN no display; em seguida, pressione FUNCTION para selecionar ITS. Depois de visualizar TITLE IN, pressione FUNCTION vrias vezes; as seguintes funes sero visualizadas no display: TITLE IN (Introduo de ttulos de disco)ITS (Programao ITS) 3 Selecione uma faixa desejada ao pressionar c ou d. 4 Pressione a para armazenar a faixa atualmente sendo reproduzida na lista de reproduo. ITS IN rapidamente visualizado e a seleo sendo reproduzida adicionada sua lista de reproduo. O display mostrar novamente ITS.

# Se nenhuma faixa na srie atual estiver programada para reproduo ITS, EMPTY ser visualizado.

4 Pressione b para desativar a reproduo ITS. ITS-P:OFF ser visualizado no display. A reproduo continuar na ordem normal da faixa e do CD atualmente sendo reproduzidos.

30

Ptbr

<XRB7010-A/F>30

Black plate (31,1)

Seo

Multi-CD player

07

Excluso de uma faixa da sua lista de reproduo ITS


Quando quiser excluir uma faixa da sua lista de reproduo ITS, isso ser possvel se a reproduo ITS estiver ativada. Se a reproduo ITS j estiver ativada, v para a Etapa 2. Se a reproduo ITS ainda no estiver ativada, pressione FUNCTION. 1 Reproduza um CD do qual deseja excluir uma faixa da sua lista de reproduo ITS e ative a reproduo ITS. Consulte Reproduo da sua lista ITS na pgina anterior. 2 Pressione e segure FUNCTION at visualizar TITLE IN no display; em seguida, pressione FUNCTION para selecionar ITS. Depois de visualizar TITLE IN, pressione FUNCTION at visualizar ITS no display. 3 Selecione uma faixa desejada ao pressionar c ou d. 4 Pressione b para excluir uma faixa da sua lista de reproduo ITS. A seleo atualmente sendo reproduzida excluda da sua lista de reproduo ITS e a reproduo da prxima faixa iniciada.

1 Reproduza um CD que deseja excluir. Pressione a ou b para selecionar um CD. 2 Pressione e segure FUNCTION at visualizar TITLE IN no display; em seguida, pressione FUNCTION para selecionar ITS. Depois de visualizar TITLE IN, pressione FUNCTION at visualizar ITS no display. 3 Pressione b para excluir todas as faixas no CD atualmente sendo reproduzido da sua lista de reproduo ITS. Todas as faixas no CD atualmente sendo reproduzido so excludas da sua lista de reproduo e ITS CLR visualizado. 4 Pressione BAND para retornar visualizao de reproduo.

Portugus (B)

Utilizao das funes de ttulo de disco


Voc pode introduzir ttulos de CD e exibi-los. Em seguida, pode procurar e selecionar facilmente um disco desejado para reproduo.

# Se no existirem faixas da sua lista de reproduo na srie atual, EMPTY ser visualizado e a reproduo normal ser retomada.

Introduo de ttulos de disco


A funo de introduo de ttulos de disco permite que voc introduza ttulos de CD com at 8 letras e, no mximo, 100 ttulos de disco (com lista de reproduo ITS) no Multi-CD player. 1 Reproduza um CD ao qual deseja introduzir o ttulo. Pressione a ou b para selecionar um CD.

5 Pressione BAND para retornar visualizao de reproduo.

Excluso de um CD da sua lista de reproduo ITS


Quando quiser excluir todas as faixas de um CD da sua lista de reproduo ITS, isso ser possvel se a reproduo ITS estiver desativada.

Ptbr

31

<XRB7010-A/F>31

Black plate (32,1)

Seo

07

Multi-CD player

# Ao reproduzir um disco com CD TEXT em um Multi-CD player compatvel com CD TEXT, voc no poder alternar para TITLE IN. O ttulo do disco j ter sido gravado em um disco com CD TEXT.

2 Pressione e segure FUNCTION at visualizar TITLE IN no display. Depois de visualizar TITLE IN, pressione FUNCTION vrias vezes; as seguintes funes sero visualizadas no display: TITLE IN (Introduo de ttulos de disco)ITS (Programao ITS)

e sero chamados da memria quando o disco for novamente inserido. ! Depois que dados para 100 discos forem armazenados na memria, dados para um novo disco sobregravaro os antigos.

Visualizao de ttulos de disco


Voc pode visualizar o ttulo de qualquer disco, ao qual foi introduzido um ttulo de disco. % Pressione DISPLAY. Pressione DISPLAY vrias vezes para alternar entre os seguintes ajustes: Tempo de reproduoDISC TTL (Ttulo do disco) Ao selecionar DISC TTL, o ttulo do disco que est atualmente sendo reproduzido ser visualizado no display.
# Se nenhum ttulo tiver sido introduzido ao disco atualmente sendo reproduzido, NO TITLE ser visualizado.

3 Pressione a ou b para selecionar uma letra do alfabeto. Cada vez que pressionar a, uma letra do alfabeto ser visualizada na ordem A B C ... X Y Z; nmeros e smbolos sero visualizados na ordem 1 2 3 ... > [ ]. Cada vez que pressionar b, uma letra ser visualizada na ordem inversa, como Z Y X ... C B A.

4 Pressione d para mover o cursor para a prxima posio de caractere. Quando a letra desejada for visualizada, pressione d para mover o cursor para a prxima posio e, em seguida, selecione a prxima letra. Pressione c para voltar no display. 5 Mova o cursor para a ltima posio ao pressionar d depois de introduzir o ttulo. Ao pressionar d mais uma vez, o ttulo introduzido ser armazenado na memria. 6 Pressione BAND para retornar visualizao de reproduo.
Notas ! Os ttulos permanecero na memria, mesmo aps o disco ter sido removido da disqueteira,

Seleo de discos da lista de ttulos de disco


A lista de ttulos de disco permite que voc veja a lista dos ttulos de disco que foram introduzidos no Multi-CD player e selecione um deles para reproduo. 1 Pressione FUNCTION para selecionar LIST. Pressione FUNCTION at visualizar LIST no display. 2 Pressione c ou d para rolar pela lista de ttulos que foram introduzidos.

# Se nenhum ttulo tiver sido introduzido a um disco, nenhum ttulo ser visualizado.

32

Ptbr

<XRB7010-A/F>32

Black plate (33,1)

Seo

Multi-CD player

07

3 Pressione a para reproduzir o seu ttulo de CD favorito. A seleo comear a ser reproduzida.

% Pressione e segure DISPLAY at o ttulo comear a rolar para a esquerda. O restante do ttulo ser visualizado no display.

Portugus (B)

Utilizao das funes CD TEXT


Voc pode utilizar estas funes apenas com Multi-CD player compatvel com CD TEXT. Durante a fabricao, determinadas informaes sobre o disco so codificadas em alguns deles. Esses discos podem conter informaes, como o ttulo do CD, o ttulo da faixa, o nome do artista e o tempo de reproduo, e so denominados discos com CD TEXT. Apenas esses discos com CD TEXT especialmente codificados suportam as funes relacionadas a seguir.

Utilizao de compresso e nfase de graves


Voc pode utilizar estas funes apenas com um Multi-CD player que as suporte. A utilizao das funes COMP (Compresso) e DBE (nfase dinmica de graves) permite ajustar a qualidade sonora do Multi-CD player. Cada uma das funes tem um ajuste de dois nveis. A funo COMP equilibra a sada dos sons mais altos e mais baixos em volumes mais altos. DBE intensifica os nveis de graves para produzir um som mais forte. Oua a cada um dos efeitos ao selecion-los e utilize aquele que torna melhor a reproduo da faixa ou do CD que est ouvindo. 1 Pressione FUNCTION para selecionar COMP. Pressione FUNCTION at visualizar COMP no display.

Visualizao de ttulos em discos com CD TEXT


% Pressione DISPLAY. Pressione DISPLAY vrias vezes para alternar entre os seguintes ajustes: Tempo de reproduoDISC TTL (Ttulo do disco)ART NAME (Nome do artista do disco)TRK TTL (Ttulo da faixa) ART NAME (Nome do artista da faixa)
# Se informaes especficas no tiverem sido gravadas em um disco com CD TEXT, NO XXXX ser visualizado (por exemplo, NO T-TTL).

# Se o Multi-CD player no oferecer suporte s funes COMP/DBE, NO COMP ser visualizado ao tentar selecion-las.

Rolagem de ttulos no display


Esta unidade pode exibir as 8 primeiras letras de DISC TTL, ART NAME, TRK TTL e ART NAME apenas. Quando as informaes gravadas contm mais do que 8 letras, voc pode rolar o texto para a esquerda de modo que o restante do ttulo possa ser visualizado.

2 Pressione a ou b para selecionar o seu ajuste favorito. Pressione a ou b vrias vezes para alternar entre os seguintes ajustes: COMP OFFCOMP 1COMP 2 COMP OFFDBE 1DBE 2

Ptbr

33

<XRB7010-A/F>33

Black plate (34,1)

Seo

08

Ajustes de udio

Introduo aos ajustes de udio


1 2 3

65

1 Indicador SFEQ Quando a funo SFEQ puder ser ativada, esse indicador ser visualizado no display. 2 Indicador de sonoridade Quando a sonoridade for ativada, esse indicador ser visualizado no display. 3 Indicador SW Mostra quando a sada do alto-falante de graves secundrio (subwoofer) est ativada. 4 Visualizao de udio Mostra o status dos ajustes de udio. 5 Indicador EQ-EX Quando a funo EQ-EX puder ser ativada, esse indicador ser visualizado no display. 6 Indicador CUSTOM Mostra quando a curva do equalizador personalizada est selecionada. % Pressione AUDIO para visualizar os nomes das funes de udio. Pressione AUDIO vrias vezes para alternar entre as seguintes funes de udio: FAD (Ajuste do equilbrio)EQ (Ajuste da curva do equalizador)B (Ajuste de nvel de graves e agudos)LOUD (Sonoridade) SUB, W (Ajuste para ativar/desativar o altofalante de graves secundrio)/NOFAD (Ajuste

# Se a funo EQ-EX tiver sido selecionada e apenas quando EQ-EX estiver ativada e CUSTOM estiver selecionada como a curva do equalizador, voc poder alternar para B. # Quando o ajuste do controlador do alto-falante de graves secundrio for apenas P/O :FUL, voc no poder alternar para SUB, W. (Consulte a pgina 44.) # Voc poder selecionar 80: 0 apenas quando a sada do alto-falante de graves secundrio estiver ativada em SUB, W. # Quando o ajuste do controlador do alto-falante de graves secundrio for apenas P/O :FUL, voc poder alternar para o ajuste para ativar/desativar a sada sem variao de volume. (Consulte a pgina 44.) # Voc poder selecionar o ajuste da sada sem variao de volume apenas quando a sada sem variao de volume estiver ativada no ajuste para ativar/desativar a sada sem variao de volume. # Ao selecionar o sintonizador de FM como a fonte, voc no poder alternar para SLA. # Para retornar visualizao de cada fonte, pressione BAND. Nota Se voc no operar a funo de udio em aproximadamente 30 segundos, o display retornar automaticamente para a visualizao de fonte.

para ativar/desativar a sada sem variao de volume)80: 0 (Ajuste do alto-falante de graves secundrio)/NOFAD (Ajuste da sada sem variao de volume)HPF (Filtro de alta freqncia)SLA (Ajuste de nvel de fonte)

Compensao das curvas do equalizador (EQ-EX)


A funo EQ-EX suaviza os efeitos de cada curva do equalizador. Alm disso, voc poder ajustar os graves e os agudos de cada fonte, quando a curva CUSTOM estiver selecionada.

34

Ptbr

<XRB7010-A/F>34

Black plate (35,1)

Seo

Ajustes de udio

08

! Se a funo SFEQ tiver sido selecionada anteriormente, pressione e segure EQ-EX para alternar para EQ-EX e visualizar EQ-EX no display. % Pressione EQ-EX para ativar EQ-EX. EQ-EX:ON ser visualizado no display. EQ-EX agora estar ativada.

3 Pressione c ou d para selecionar a posio desejada. Pressione c ou d at visualizar a posio desejada no display. L (Esquerda)C (Central)R (Direita)
Notas ! Se voc ajustar os graves ou os agudos, CUSTOM memorizar um ajuste do SFEQ, no qual os graves e os agudos so ajustados para preferncia pessoal. ! Se voc alternar o ajuste do SFEQ, a funo HPF ser automaticamente desativada. Ao ativar a funo HPF depois de selecionar o ajuste do SFEQ, voc poder combinar a funo HPF com a funo SFEQ.

Portugus (B)

# Para desativar a funo EQ-EX, pressione EQ-EX.

Ajuste do equalizador de foco de som (SFEQ)


Clarificar a imagem sonora dos vocais e dos instrumentos possibilitar o cenrio simples de um ambiente sonoro natural e agradvel. At mesmo uma melhor apreciao sonora ser obtida se as posies de assento forem escolhidas cuidadosamente. FRT1 intensifica os agudos na sada dianteira e os graves na sada traseira. FRT2 intensifica os agudos e os graves na sada dianteira e os graves na sada traseira. (A intensificao de graves a mesma para as sadas dianteira e traseira.) Para FRT1 e FRT2, o ajuste H fornece um efeito mais pronunciado do que o ajuste L. 1 Pressione e segure EQ-EX para alternar para a funo SFEQ. Pressione e segure EQ-EX at visualizar o indicador SFEQ no display.

Utilizao do ajuste do equilbrio


Voc pode selecionar um ajuste do potencimetro/equilbrio que fornea um ambiente sonoro ideal para todas as pessoas que estiverem no veculo. 1 Pressione AUDIO para selecionar FAD. Pressione AUDIO at visualizar FAD no display.

# Se o ajuste do equilbrio foi anteriormente definido, BAL ser visualizado.

# Para alternar para a funo EQ-EX, pressione e segure EQ-EX.

2 Pressione EQ-EX para selecionar o ajuste de SFEQ desejado. Pressione EQ-EX vrias vezes para alternar entre os seguintes ajustes: FRT1-H (Dianteiro 1-alto)FRT1-L (Dianteiro 1-baixo)FRT2-H (Dianteiro 2-alto)FRT2-L (Dianteiro 2-baixo)CUSTOM (Personalizado) SFEQ OFF (Desativado)

2 Pressione a ou b para ajustar o equilbrio dos alto-falantes dianteiros/traseiros. Cada vez que pressionar a ou b, o equilbrio dos alto-falantes dianteiros/traseiros ser movido para a parte da frente ou para a parte de trs. FAD :F15  FAD :R15 ser visualizado conforme o equilbrio dos alto-falantes dianteiros/traseiros se move da parte da frente para a parte de trs.

Ptbr

35

<XRB7010-A/F>35

Black plate (36,1)

Seo

08

Ajustes de udio

# FAD : 0 ser o ajuste apropriado, quando apenas dois alto-falantes forem utilizados. # Quando o ajuste da sada traseira for R-SP :S/W, voc no poder ajustar o equilbrio dos alto-falantes dianteiros/traseiros. Consulte Ajuste da sada traseira e do controlador do alto-falante de graves secundrio na pgina 44.

3 Pressione c ou d para ajustar o equilbrio dos alto-falantes da esquerda/da direita. Ao pressionar c ou d, BAL : 0 ser visualizado. Cada vez que pressionar c ou d, o equilbrio dos alto-falantes da esquerda/da direita ser movido para a esquerda ou para a direita. BAL : L9  BAL : R9 ser visualizado conforme o equilbrio dos alto-falantes da esquerda/da direita se move da esquerda para a direita.

! CUSTOM corresponde a uma curva do equalizador ajustada que voc cria. ! Uma curva CUSTOM separada pode ser criada para cada fonte. (O CD player incorporado e o Multi-CD player so automaticamente definidos ao mesmo ajuste do equalizador.) Se voc fizer ajustes, os ajustes da curva do equalizador sero memorizados em CUSTOM. ! Quando EQ FLAT for selecionado, no ser feito nenhum acrscimo ou correo no som. Isso til para verificar o efeito das curvas do equalizador ao alternar entre EQ FLAT e uma curva do equalizador ajustada. % Pressione EQ para selecionar o equalizador. Pressione EQ vrias vezes para alternar entre os seguintes equalizadores: SPR-BASSPOWERFULNATURAL VOCALCUSTOMEQ FLAT

Utilizao do equalizador
O equalizador permite que voc ajuste a equalizao, de forma que atenda s caractersticas acsticas no interior do veculo, conforme desejado.

Ajuste das curvas do equalizador


Voc pode definir o ajuste da curva do equalizador atualmente selecionada, conforme desejado. Os ajustes das curvas do equalizador ajustadas so memorizados em CUSTOM. 1 Pressione AUDIO para selecionar EQ. Pressione AUDIO at visualizar EQ no display. 2 Pressione c ou d para selecionar a banda do equalizador a ser ajustada. Cada vez que pressionar c ou d, as bandas do equalizador sero selecionadas na seguinte ordem: EQ-L (Baixa)EQ-M (Mdia)EQ-H (Alta)

Chamada das curvas do equalizador da memria


Existem seis curvas do equalizador armazenadas que podem ser facilmente chamadas da memria a qualquer momento. A seguir est uma lista das curvas do equalizador:
Visualizao SPR-BASS POWERFUL NATURAL VOCAL CUSTOM EQ FLAT Curva do equalizador Ultrabaixo Potente Natural Vocal Personalizada Plana

36

Ptbr

<XRB7010-A/F>36

Black plate (37,1)

Seo

Ajustes de udio

08

# Voc pode ento selecionar outra banda e ajustar o nvel. Nota

3 Pressione a ou b para ajustar o nvel da banda do equalizador. Cada vez que pressionar a ou b, o nvel da banda do equalizador aumentar ou diminuir. +6  6 visualizado medida que o nvel aumentado ou diminudo.

estiver selecionada como a curva do equalizador, voc poder alternar para B e T.

Portugus (B)

3 Pressione c ou d para selecionar a freqncia desejada. Pressione c ou d at visualizar a freqncia desejada no display. Baixa: 4080100160 (Hz) Mdia: 2005001k2k (Hz) Alta: 3k8k10k12k (Hz) 4 Pressione a ou b para selecionar o fator Q desejado. Pressione a ou b at visualizar o fator Q desejado no display. 2N1N1W2W
Nota Se voc fizer ajustes, a curva CUSTOM ser atualizada.

Se voc fizer ajustes, a curva CUSTOM ser atualizada.

Ajuste preciso da curva do equalizador


Voc pode ajustar a freqncia central e o fator Q (caractersticas da curva) de cada banda da curva atualmente selecionada (EQ-L/EQ-M/EQ-H).

Nvel (dB) Q=2N Freqncia central Freqncia (Hz) Q=2W

Ajuste de graves e agudos


Voc pode ajustar as definies de graves e agudos. ! Se a funo EQ-EX tiver sido selecionada e apenas quando EQ-EX estiver ativada e CUSTOM estiver selecionada como a curva do equalizador, voc poder ajustar as definies de graves e agudos. ! Se SFEQ tiver sido ajustada a FRT1, o ajuste de graves afetar apenas a sada traseira: a sada dianteira no poder ser ajustada. ! Se SFEQ tiver sido ajustada a FRT1 ou FRT2, o ajuste de agudos afetar apenas a sada dianteira: a sada traseira no poder ser ajustada.

1 Pressione e segure AUDIO at visualizar a freqncia e o fator Q (por exemplo, F- 80:Q1W) no display. 2 Pressione AUDIO para selecionar a banda para ajuste entre baixa, mdia e alta. Pressione AUDIO vrias vezes para alternar entre as seguintes funes: BaixaMdiaAltaB (Ajuste de graves)T (Ajuste de agudos)
# Se a funo EQ-EX tiver sido selecionada e apenas quando EQ-EX estiver ativada e CUSTOM

Ptbr

37

<XRB7010-A/F>37

Black plate (38,1)

Seo

08

Ajustes de udio

Ajuste de nvel de graves e de agudos


Voc pode ajustar o nvel de graves e de agudos. 1 Pressione AUDIO para selecionar B. Pressione AUDIO at visualizar B no display.

1 Pressione e segure AUDIO at visualizar a freqncia e o fator Q (por exemplo, F- 80:Q1W) no display. 2 Pressione AUDIO para selecionar T. Pressione AUDIO at visualizar T no display. 3 Pressione c ou d para selecionar a freqncia desejada. Pressione c ou d at visualizar a freqncia desejada no display. 2k4k6k10k (Hz)

# Se o nvel de agudos foi anteriormente ajustado, T ser visualizado.

2 Pressione c ou d para selecionar os graves ou os agudos. Pressione c e B ser visualizado. Pressione d e T ser visualizado. 3 Pressione a ou b para ajustar o nvel. Cada vez que pressionar a ou b, o nvel de graves ou de agudos selecionado aumentar ou diminuir. +6  6 visualizado medida que o nvel aumentado ou diminudo.

Ajuste da sonoridade
A sonoridade compensa as deficincias das faixas de udio baixas e altas com volume baixo. 1 Pressione AUDIO para selecionar LOUD. Pressione AUDIO at visualizar LOUD no display. 2 Pressione a para ativar a sonoridade. O nvel de sonoridade (por exemplo, LOUD :MID) ser visualizado no display. 3 Pressione c ou d para selecionar um nvel desejado. Cada vez que pressionar c ou d, o nvel ser selecionado na seguinte ordem: LOW (Baixa)MID (Mdia)HI (Alta) 4 Pressione b para desativar a sonoridade. LOUD :OFF ser visualizado no display.

Seleo da freqncia de graves


Voc pode selecionar a freqncia de graves para ajuste de nvel. 1 Pressione e segure AUDIO at visualizar a freqncia e o fator Q (por exemplo, F- 80:Q1W) no display. 2 Pressione AUDIO para selecionar B. Pressione AUDIO at visualizar B no display. 3 Pressione c ou d para selecionar a freqncia desejada. Pressione c ou d at visualizar a freqncia desejada no display. 4063100160 (Hz)

Seleo da freqncia de agudos


Voc pode selecionar a freqncia de agudos para ajuste de nvel.

38

Ptbr

<XRB7010-A/F>38

Black plate (39,1)

Seo

Ajustes de udio

08

Utilizao da sada do altofalante de graves secundrio


Esta unidade est equipada com uma sada do alto-falante de graves secundrio que pode ser ativada ou desativada. 1 Pressione AUDIO para selecionar SUB, W. Pressione AUDIO at visualizar SUB, W no display.

1 Pressione AUDIO para selecionar 80: 0. Pressione AUDIO at visualizar 80: 0 no display.

Portugus (B)

# Quando a sada do alto-falante de graves secundrio estiver ativada, voc poder selecionar 80: 0. # Se o ajuste do alto-falante de graves secundrio j foi feito, a freqncia do anteriormente selecionado ser visualizada em vez de 80.

# Quando o ajuste do controlador do alto-falante de graves secundrio for P/O :FUL, voc no poder selecionar SUB, W.

2 Pressione a para ativar a sada do altofalante de graves secundrio. SUB, W:NOR ser visualizado no display. A sada do alto-falante de graves secundrio agora estar ativada.

2 Pressione c ou d para selecionar a freqncia de corte. Cada vez que pressionar c ou d, as freqncias de corte sero selecionadas na seguinte ordem: 5080125 (Hz) Apenas as freqncias inferiores s que estavam na faixa selecionada sero emitidas no alto-falante de graves secundrio. 3 Pressione a ou b para ajustar o nvel de sada do alto-falante de graves secundrio. Cada vez que pressionar a ou b, o nvel do alto-falante de graves secundrio aumentar ou diminuir. +6  6 visualizado medida que o nvel aumentado ou diminudo.

# Se a fase de sada do alto-falante de graves secundrio foi ajustada como inversa, SUB, W:REV ser visualizado. # Para desativar a sada do alto-falante de graves secundrio, pressione b.

3 Pressione c ou d para selecionar a fase de sada do alto-falante de graves secundrio. Pressione c para selecionar a fase inversa e visualizar REV no display. Pressione d para selecionar a fase normal e visualizar NOR no display.

Utilizao da sada sem variao de volume


Quando o ajuste da sada sem variao de volume estiver ativado, o sinal de udio no passar pelo filtro de baixa freqncia desta unidade (para o alto-falante de graves secundrio), mas ser emitido pela sada RCA. 1 Pressione AUDIO para selecionar o ajuste para ativar/desativar a sada sem variao de volume. Pressione AUDIO at visualizar NOFAD:ON no display.

Ajuste do alto-falante de graves secundrio


Quando a sada do alto-falante de graves secundrio estiver ativada, voc poder ajustar a freqncia de corte e o nvel de sada do altofalante de graves secundrio.

Ptbr

39

<XRB7010-A/F>39

Black plate (40,1)

Seo

08

Ajustes de udio

# Quando o ajuste do controlador do alto-falante de graves secundrio for apenas P/O :FUL, voc poder alternar para o ajuste para ativar/desativar a sada sem variao de volume. (Consulte a pgina 44.)

cionada sero emitidas nos alto-falantes dianteiros e traseiros. 1 Pressione AUDIO para selecionar HPF. Pressione AUDIO at visualizar HPF no display. 2 Pressione a para ativar o filtro de alta freqncia. HPF : 80 ser visualizado no display. O filtro de alta freqncia agora estar ativado.
# Se o filtro de alta freqncia j foi ajustado, a freqncia do anteriormente selecionado ser visualizada em vez de HPF : 80. # Para desativar o filtro de alta freqncia, pressione b.

2 Pressione a para ativar a sada sem variao de volume. NOFAD:ON ser visualizado no display. A sada sem variao de volume agora estar ativada.
# Para desativar a sada sem variao de volume, pressione b.

Ajuste de nvel de sada sem variao de volume


Quando a sada sem variao de volume estiver ativada, voc poder ajustar o nvel de sada sem variao de volume. 1 Pressione AUDIO para selecionar o ajuste da sada sem variao de volume. Pressione AUDIO at visualizar NOFAD: 0 no display. 2 Pressione a ou b para ajustar o nvel de sada sem variao de volume. Cada vez que pressionar a ou b, o nvel da sada sem variao de volume aumentar ou diminuir. +6  6 visualizado medida que o nvel aumentado ou diminudo.

3 Pressione c ou d para selecionar a freqncia de corte. Cada vez que pressionar c ou d, as freqncias de corte sero selecionadas na seguinte ordem: 5080125 (Hz) Apenas as freqncias superiores s que estavam na faixa selecionada sero emitidas nos alto-falantes dianteiros e traseiros.
Nota Se voc alternar o ajuste do SFEQ, a funo HPF ser automaticamente desativada. Ao ativar a funo HPF depois de selecionar o ajuste do SFEQ, voc poder combinar a funo HPF com a funo SFEQ.

Utilizao do filtro de alta freqncia


Quando voc no quiser que sons baixos da faixa de freqncia de sada do alto-falante de graves secundrio sejam reproduzidos nos alto-falantes dianteiros e traseiros, ative o HPF (Filtro de alta freqncia). Apenas as freqncias superiores s que estavam na faixa sele-

Ajuste de nveis de fonte


SLA (Ajuste de nvel de fonte) permite ajustar o nvel de volume de cada fonte para evitar mudanas radicais de volume ao alternar entre as fontes.

40

Ptbr

<XRB7010-A/F>40

Black plate (41,1)

Seo

Ajustes de udio

08

! Os ajustes so baseados no nvel de volume do sintonizador de FM, que permanece inalterado. 1 Compare o nvel de volume do sintonizador de FM com o nvel da fonte que deseja ajustar. 2 Pressione AUDIO para selecionar SLA. Pressione AUDIO at visualizar SLA no display. 3 Pressione a ou b para ajustar o volume da fonte. Cada vez que pressionar a ou b, o volume da fonte aumentar ou diminuir. SLA : +4  SLA : 4 visualizado medida que o volume da fonte aumentado ou diminudo.
Notas ! Uma vez que o volume do sintonizador de FM o controle, no possvel aplicar ajustes de nvel de fonte ao sintonizador de FM. ! O nvel de volume do sintonizador de AM tambm pode ser ajustado com os ajustes de nvel de fonte. ! O CD player incorporado e o Multi-CD player so automaticamente definidos ao mesmo volume de ajuste do nvel de fonte. ! A unidade externa 1 e a unidade externa 2 so automaticamente ajustadas ao mesmo volume de ajuste de nvel de fonte.

Ptbr

41

Portugus (B)

<XRB7010-A/F>41

Black plate (42,1)

Seo

09

Ajustes iniciais

Definio dos ajustes iniciais

1 Pressione FUNCTION para selecionar a hora. Pressione FUNCTION vrias vezes at visualizar a hora no display. 2 Pressione c ou d para selecionar o segmento da hora visualizada que deseja ajustar. Pressionar c ou d selecionar um segmento da hora visualizada: HoraMinuto Ao selecionar um dos segmentos da hora visualizada, ele piscar.

1
Os ajustes iniciais permitem que voc defina os diferentes ajustes desta unidade. 1 Visualizao de funo Mostra o status da funo. 1 Pressione e segure SOURCE at desligar a unidade. 2 Pressione e segure FUNCTION at visualizar a hora no display. 3 Pressione FUNCTION para selecionar um dos ajustes iniciais. Pressione FUNCTION vrias vezes para alternar entre os seguintes ajustes: HoraFM (Passo de sintonia FM)AM (Passo de sintonia AM)WARN (Som de advertncia)AUX (Entrada auxiliar)DIMMR (Redutor de luz)R-SP (Sada traseira e controlador do alto-falante de graves secundrio) TEL (Telefone) Utilize as instrues a seguir para operar cada ajuste em particular.

3 Pressione a ou b para ajustar a hora. Pressionar a aumentar a hora ou o minuto selecionado. Pressionar b diminuir a hora ou o minuto selecionado.

Ajuste do passo de sintonia FM


O passo de sintonia FM empregado pela sintonia por busca pode ser alternado entre 100 kHz, o passo predefinido e 50 kHz. 1 Pressione FUNCTION para selecionar FM. Pressione FUNCTION vrias vezes at visualizar FM no display. 2 Pressione c ou d para selecionar o passo de sintonia FM. Pressionar c ou d alternar o passo de sintonia FM entre 100 kHz e 50 kHz. O passo de sintonia FM selecionado ser visualizado no display.

# Para cancelar os ajustes iniciais, pressione BAND. # Tambm possvel cancelar os ajustes iniciais ao pressionar FUNCTION at desligar a unidade.

Ajuste de hora
Utilize estas instrues para ajustar a hora.

42

Ptbr

<XRB7010-A/F>42

Black plate (43,1)

Seo

Ajustes iniciais

09

Nota Se a sintonia por busca for executada em passos de 50 kHz, as estaes podero ser sintonizadas de forma imprecisa. Sintonize as estaes utilizando a sintonia manual ou utilize novamente a sintonia por busca.

1 Pressione FUNCTION para selecionar WARN. Pressione FUNCTION vrias vezes at visualizar WARN no display. 2 Pressione a ou b para ativar ou desativar WARN. Pressionar a ou b ativar ou desativar WARN e esse status ser visualizado (por exemplo, WARN :ON).

Portugus (B)

Ajuste do passo de sintonia AM


O passo de sintonia AM pode ser alternado entre 9 kHz, o passo predefinido e 10 kHz. Ao utilizar o sintonizador na Amrica do Norte, Central ou do Sul, reajuste o passo de sintonia de 9 kHz (531  1.602 kHz permissvel) para 10 kHz (530  1.640 kHz permissvel). 1 Pressione FUNCTION para selecionar AM. Pressione FUNCTION vrias vezes at visualizar AM no display. 2 Pressione c ou d para selecionar o passo de sintonia AM. Pressionar c ou d alternar o passo de sintonia AM entre 9 kHz e 10 kHz. O passo de sintonia AM selecionado ser visualizado no display.

Ativao do ajuste auxiliar


possvel utilizar o equipamento auxiliar com esta unidade. Ative o ajuste auxiliar ao utilizar o equipamento auxiliar conectado a esta unidade. 1 Pressione FUNCTION para selecionar AUX. Pressione FUNCTION vrias vezes at visualizar AUX no display. 2 Pressione a ou b para ativar ou desativar AUX. Pressionar a ou b ativar ou desativar AUX e esse status ser visualizado (por exemplo, AUX :ON).

Ativao do som de advertncia


Se, aps desligar a ignio, o painel frontal no for extrado da unidade principal dentro de cinco segundos, um som de advertncia ser emitido. Voc pode desativar o som de advertncia.

Ativao do ajuste do redutor de luz


Para evitar que o display fique com muito brilho noite, a luz do display automaticamente reduzida quando os faris do carro so acesos. Voc pode ativar ou desativar o redutor de luz.

Ptbr

43

<XRB7010-A/F>43

Black plate (44,1)

Seo

09

Ajustes iniciais

1 Pressione FUNCTION para selecionar DIMMR. Pressione FUNCTION vrias vezes at visualizar DIMMR no display. 2 Pressione a ou b para ativar ou desativar DIMMR. Pressionar a ou b ativar ou desativar DIMMR e esse status ser visualizado (por exemplo, DIMMR :ON).

2 Pressione a ou b para alternar o ajuste da sada traseira. Pressionar a ou b alternar entre R-SP :FUL (Alto-falante de faixa total) e R-SP :S/W (Altofalante de graves secundrio) e esse status ser visualizado.

Ajuste da sada traseira e do controlador do alto-falante de graves secundrio


A sada traseira desta unidade (sada dos condutores dos alto-falantes traseiros) pode ser utilizada para conexo de alto-falantes de faixa total (R-SP :FUL) ou alto-falantes de graves secundrios (R-SP :S/W). Se voc alternar o ajuste da sada traseira para R-SP :S/W, poder conectar um condutor do alto-falante traseiro diretamente a um alto-falante de graves secundrio, sem utilizar um amplificador auxiliar. Inicialmente, a unidade ajustada para conexo de alto-falantes de faixa total traseiros (R-SP :FUL). Quando a sada traseira estiver conectada a alto-falantes de faixa total (e R-SP :FUL estiver selecionado), voc poder conectar a sada RCA do alto-falante de graves secundrio a um alto-falante de graves secundrio. Nesse caso, ser possvel selecionar se deseja utilizar P/O :S/W incorporado (Filtro de baixa freqncia, fase) ou P/O :FUL auxiliar do controlador do alto-falante de graves secundrio. 1 Pressione FUNCTION para selecionar R-SP. Pressione FUNCTION vrias vezes at visualizar R-SP no display.

# Quando nenhum alto-falante de graves secundrio estiver conectado sada traseira, selecione R-SP :FUL. # Quando um alto-falante de graves secundrio estiver conectado sada traseira, ajuste para R-SP :S/W do alto-falante de graves secundrio. # Quando o ajuste da sada traseira for R-SP :S/W, voc no poder alterar o controlador de alto-falante de graves secundrio.

3 Pressione c ou d para alternar a sada do alto-falante de graves secundrio ou a sada sem variao de volume. Pressionar c ou d alternar entre P/O :S/W e P/O :FUL e esse status ser visualizado.
Notas ! Mesmo se voc alterar esse ajuste, no haver sada a menos que voc ative a sada sem variao de volume (consulte Utilizao da sada sem variao de volume na pgina 39) ou a sada do alto-falante de graves secundrio (consulte Utilizao da sada do alto-falante de graves secundrio na pgina 39) no menu de udio. ! No menu de udio, se voc alterar o controlador do alto-falante de graves secundrio, a sada do mesmo e a sada sem variao de volume retornaro aos ajustes de fbrica.

Alternncia de emudecimento/ atenuao do telefone


O som deste sistema automaticamente emudecido ou atenuado quando uma chamada

44

Ptbr

<XRB7010-A/F>44

Black plate (45,1)

Seo

Ajustes iniciais

09

feita ou recebida utilizando um telefone celular conectado a esta unidade. ! O som desativado, MUTE ou ATT visualizado e nenhum ajuste de udio possvel. ! A operao volta ao normal quando a conexo do telefone finalizada. 1 Pressione FUNCTION para selecionar TEL. Pressione FUNCTION vrias vezes at visualizar TEL no display. 2 Pressione c ou d para alternar o emudecimento/atenuao do telefone. Pressionar c ou d alternar entre TEL :ATT (Atenuao) e TEL :MUT (Emudecimento) e esse status ser visualizado.

Ptbr

45

Portugus (B)

<XRB7010-A/F>45

Black plate (46,1)

Seo

10

Outras funes

Ativao ou desativao da visualizao de hora


Voc pode ativar ou desativar a visualizao de hora. % Pressione CLOCK para ativar ou desativar a visualizao de hora. Cada vez que pressionar CLOCK, a visualizao de hora ser ativada ou desativada.

1 Depois de selecionar AUX como a fonte, pressione e segure FUNCTION at visualizar TITLE IN no display. 2 Pressione a ou b para selecionar uma letra do alfabeto. Cada vez que pressionar a, uma letra do alfabeto ser visualizada na ordem A B C ... X Y Z; nmeros e smbolos sero visualizados na ordem 1 2 3 ... > [ ]. Cada vez que pressionar b, uma letra ser visualizada na ordem inversa, como Z Y X ... C B A.

# A visualizao de hora desaparece temporariamente quando se executa outra operao, mas retorna depois de 25 segundos. Nota Mesmo quando as fontes estiverem desligadas, a hora ser visualizada no display. Pressionar CLOCK ativar ou desativar a visualizao de hora.

Utilizao da fonte AUX


Um interconector IP-BUS-RCA, como o CDRB20/CD-RB10 (vendido separadamente) permite a conexo desta unidade ao equipamento auxiliar com uma sada RCA. Para obter mais detalhes, consulte o manual do proprietrio do Interconector IP-BUS-RCA.

3 Pressione d para mover o cursor para a prxima posio de caractere. Quando a letra desejada for visualizada, pressione d para mover o cursor para a prxima posio e, em seguida, selecione a prxima letra. Pressione c para voltar no display. 4 Mova o cursor para a ltima posio ao pressionar d depois de introduzir o ttulo. Ao pressionar d mais uma vez, o ttulo introduzido ser armazenado na memria. 5 Pressione BAND para retornar visualizao de reproduo.

Seleo de AUX como a fonte


% Pressione SOURCE para selecionar AUX como a fonte. Pressione SOURCE at visualizar AUX no display.

Ajuste do indicador de nvel


Existem dois indicadores de nvel armazenados para seleo. % Pressione e segure EQ para selecionar o indicador de nvel. Pressione e segure EQ vrias vezes para alternar entre os seguintes ajustes: Indicador de nvel 1Indicador de nvel 2Indicador de nvel totalIndicador de nvel desativado

# Se o ajuste auxiliar no for ativado, AUX no poder ser selecionado. Para obter mais detalhes, consulte Ativao do ajuste auxiliar na pgina 43.

Ajuste do ttulo AUX


O ttulo visualizado para a fonte AUX pode ser alterado.

46

Ptbr

<XRB7010-A/F>46

Black plate (47,1)

Apndice

Informaes adicionais

Compreenso das mensagens de erro do CD player incorporado


Quando problemas ocorrem durante a reproduo do CD, uma mensagem de erro pode ser visualizada no display. Se uma mensagem de erro for visualizada no display, consulte a tabela a seguir para identificar o problema e ver o mtodo sugerido de correo. Se o erro no puder ser corrigido, entre em contato com o revendedor ou a Central de Servios da Pioneer mais prxima.
Mensagem Causa Ao Limpe o disco. Substitua o disco. Ligue e desligue a ignio ou alterne para uma fonte diferente. Em seguida, volte ao CD player.

Cuidados com o CD player


Portugus (B)
! Utilize apenas CDs que tenham uma das duas marcas Compact Disc Digital Audio, como mostrado abaixo.

! Utilize apenas CDs convencionais, ou seja, totalmente circulares. Se voc inserir CDs irregulares, no circulares ou com outros formatos, eles podero obstruir o CD player ou no ser reproduzidos corretamente.

ERROR-11, 12, Disco sujo 17, 30 ERROR-11, 12, Disco riscado 17, 30 ERROR-10, 11, Problema eltri12, 17, 30, A0 co ou mecnico

ERROR-22, 23

CD com este for- Substitua o disco. mato no pode ser reproduzido Todas as faixas Substitua o disco. esto ajustadas para Pular faixas Superaquecimento do CD player Desligue o CD player at desaquec-lo.

ERROR-44

HEAT

! Verifique todos os CDs quanto existncia de rachos, rachaduras ou deformaes antes da reproduo. Os CDs que tiverem rachos, rachaduras ou deformaes podem no ser reproduzidos corretamente. No utilize tais discos. ! Ao manipular o disco, evite tocar na superfcie com a gravao (lado sem a impresso). ! Quando no for utiliz-los, guarde os discos em suas caixas. ! Mantenha os discos distantes da exposio direta do sol e de temperaturas altas. ! No cole etiquetas, escreva ou aplique produtos qumicos superfcie dos discos. ! Para remover sujeiras de um CD, limpe-o com um tecido macio do centro para fora.

Ptbr

47

<XRB7010-A/F>47

Black plate (48,1)

Apndice

Informaes adicionais

! Se o aquecedor for utilizado em climas frios, umidade poder se formar nos componentes internos do CD player. A condensao pode fazer com que o CD player no funcione corretamente. Se considerar a condensao um problema, desligue o CD player por aproximadamente uma hora para permitir que ele seque e limpe os discos com um tecido macio para remover a umidade. ! Impactos nas estradas ao dirigir podem interromper a reproduo do CD.

! Se voc inserir um disco CD-RW nesta unidade, o tempo de reproduo ser maior comparando-o com um CD ou CD-R convencional. ! Leia as precaues sobre discos CD-R/CDRW antes de utiliz-los.

Arquivos MP3, WMA e WAV


! MP3 a forma abreviada de MPEG Camada de udio 3 e refere-se a um padro de tecnologia de compresso de udio. ! WMA a forma abreviada de udio do Windows Media e refere-se a uma tecnologia de compresso de udio desenvolvida pela Microsoft Corporation. Os dados de WMA podem ser codificados utilizando o Windows Media Player verso 7 ou posterior. ! WAV a abreviatura de forma de onda (waveform). Corresponde a um formato de arquivo de udio padro para Windows. ! Esta unidade pode no operar corretamente com alguns aplicativos utilizados para codificar arquivos WMA. ! Os nomes dos lbuns e outras informaes de texto podem no ser visualizados corretamente com alguns aplicativos utilizados para codificar arquivos WMA. ! Esta unidade permite a reproduo de arquivos MP3/WMA/WAV em discos CDROM, CD-R e CD-RW. possvel reproduzir gravaes em discos compatveis com o nvel 1 e nvel 2 da ISO9660 e com o sistema de arquivos Romeo e Joliet. ! possvel reproduzir discos gravados compatveis com mltiplas sesses. ! Os arquivos MP3/WMA/WAV no so compatveis com a transferncia de dados por gravao de pacotes. ! O nmero mximo de caracteres, incluindo a extenso (.mp3, .wma ou .wav), que podem ser exibidos para um nome de ar-

Discos CD-R/CD-RW
! Ao utilizar CD-R/CD-RW, possvel reproduzir apenas os discos j finalizados. ! Pode no ser possvel reproduzir discos CD-R/CD-RW gravados em uma gravadora de CDs apropriada para msicas ou em um computador pessoal devido a suas caractersticas, riscos, sujeira, bem como sujeira, condensao, etc. nas lentes desta unidade. ! A reproduo de discos gravados em um computador pessoal pode no ser possvel dependendo das configuraes do aplicativo e do ambiente. Grave com o formato correto. (Para obter detalhes, entre em contato com o fabricante do aplicativo.) ! A reproduo de discos CD-R/CD-RW pode tornar-se impossvel no caso de exposio direta luz do sol, altas temperaturas ou condies de armazenamento no carro. ! Ttulos e outras informaes de texto gravados em um disco CD-R/CD-RW podem no ser visualizados por esta unidade [no caso de dados de udio (CD-DA)]. ! Esta unidade compatvel com a funo Pular faixas do disco CD-R/CD-RW. As faixas contendo essas informaes so puladas automaticamente [no caso de dados de udio (CD-DA)].

48

Ptbr

<XRB7010-A/F>48

Black plate (49,1)

Apndice

Informaes adicionais

! !

quivo 64, contando a partir do primeiro caractere. O nmero mximo de caracteres que podem ser exibidos para um nome de pasta 64. No caso de arquivos gravados de acordo com o sistema de arquivos Romeo e Joliet, apenas os primeiros 64 caracteres podem ser exibidos. Ao reproduzir discos com arquivos MP3/ WMA/WAV e dados de udio (CD-DA), como CD-EXTRA e CDs com modo misto, os dois tipos podem ser reproduzidos apenas alternando o modo entre MP3/WMA/ WAV e CD-DA. A seqncia de seleo das pastas para reproduo e para outras operaes corresponde seqncia de gravao utilizada pelo software de gravao. Por isso, a seqncia esperada na hora da reproduo pode no coincidir com a seqncia de reproduo real. No entanto, existem alguns softwares que permitem o ajuste da ordem de reproduo.
Importante

! ! !

ID3 tem prioridade quando ambas as verses 1.x e 2.x existem. A funo de nfase vlida apenas durante a reproduo de arquivos MP3 de freqncias 32, 44.1 e 48 kHz. (As freqncias de amostragem 16, 22.05, 24, 32, 44.1, 48 kHz podem ser reproduzidas.) No h compatibilidade com a lista de reproduo m3u. No h compatibilidade com o formato MP3i (MP3 interativo) ou mp3 PRO. Em geral, a qualidade sonora dos arquivos MP3 melhora com uma taxa de bit elevada. Esta unidade pode reproduzir gravaes com taxas de bit de 8 kbps a 320 kbps, mas para que se tenha uma melhor qualidade sonora, recomenda-se que sejam utilizados apenas discos gravados com uma taxa de bit de no mnimo 128 kbps.

Portugus (B)

Informaes adicionais sobre WMA


! Esta unidade reproduz arquivos WMA codificados pelo Windows Media Player verses 7, 7.1, 8 e 9. ! Somente possvel reproduzir arquivos WMA nas freqncias 32, 44.1 e 48 kHz. ! Em geral, a qualidade sonora dos arquivos WMA melhora com uma taxa de bit elevada. Esta unidade pode reproduzir gravaes com taxas de bit de 48 kbps a 320 kbps (CBR) ou de 48 kbps a 384 kbps (VBR), mas para que se tenha uma melhor qualidade sonora, recomenda-se que sejam utilizados discos gravados com uma taxa de bit superior.

! Ao nomear um arquivo MP3/WMA/WAV, adicione a extenso de nome de arquivo correspondente (.mp3, .wma ou .wav). ! Esta unidade reproduz arquivos com a extenso de nome de arquivo (.mp3, .wma ou .wav) como um arquivo MP3/WMA/WAV. Para evitar rudo e mau funcionamento, no utilize essas extenses para arquivos que no sejam MP3/ WMA/WAV.

Informaes adicionais sobre MP3


! Os arquivos so compatveis com os formatos das verses de identificao ID3 1.0, 1.1, 2.2, 2.3 e 2.4 para visualizao do lbum (Ttulo do disco), da faixa (Ttulo da faixa), do artista (Artista da faixa) e de comentrios. A verso 2.x de identificao

Informaes adicionais sobre WAV


! Esta unidade reproduz arquivos WAV codificados no formato PCM linear (LPCM) ou ADPCM MS.

Ptbr

49

<XRB7010-A/F>49

Black plate (50,1)

Apndice

Informaes adicionais

! Somente possvel reproduzir arquivos WAV nas freqncias 16, 22.05, 24, 32, 44.1 e 48 kHz (LPCM) ou 22.05 e 44.1 kHz (MS ADPCM). A freqncia de amostragem visualizada no display pode ser arredondada. ! Em geral, a qualidade sonora dos arquivos WAV melhora com um nmero maior de bits de quantizao. Esta unidade pode reproduzir gravaes com 8 e 16 (LPCM) ou 4 (ADPCM MS) bits de quantizao, mas para que se tenha uma melhor qualidade sonora, recomenda-se que sejam utilizados discos gravados com um nmero maior de bits de quantizao.

Sobre as pastas e os arquivos MP3/WMA/WAV


! A seguir, mostrado o perfil de um CDROM com arquivos MP3/WMA/WAV. As subpastas so mostradas como pastas na pasta atualmente selecionada. 1 Primeiro nvel 2 Segundo nvel 3 Terceiro nvel
Notas ! Esta unidade atribui os nmeros de pastas. O usurio no pode atribuir nmeros de pastas. ! No possvel verificar pastas que no tm arquivos MP3/WMA/WAV. (Essas pastas sero puladas sem exibio do nmero de pastas.) ! possvel reproduzir arquivos MP3/WMA/ WAV em at 8 camadas de pastas. No entanto, h um atraso no incio da reproduo em discos com muitas camadas. Por esse motivo, ns recomendamos a criao de discos com no mximo 2 camadas.

50

Ptbr

<XRB7010-A/F>50

Black plate (51,1)

Apndice

Informaes adicionais

! possvel reproduzir at 99 pastas em um disco.

Ptbr

51

Portugus (B)

<XRB7010-A/F>51

Black plate (52,1)

Apndice

Informaes adicionais

Termos
ADPCM MS Isso significa Modulao por cdigo de pulso diferencial adaptvel da Microsoft, que o sistema de gravao de sinal utilizado para software multimdia da Microsoft Corporation. Formato ISO9660 Este o padro internacional para a lgica de formato das pastas e dos arquivos de CDROM. Existem regulamentaes referentes ao formato ISO9660 para os dois nveis seguintes. Nvel 1: O nome do arquivo est no formato 8.3 (o nome composto por at 8 caracteres, nmeros de meio-byte, letras maisculas em ingls de meio-byte e o smbolo _, com uma extenso de arquivo de trs caracteres.) Nvel 2: O nome do arquivo pode ter at 31 caracteres (incluindo a marca de separao . e uma extenso de arquivo). Cada pasta tem menos de 8 hierarquias. Formatos estendidos Joliet: Os nomes de arquivo podem ter at 64 caracteres. Romeo: Os nomes de arquivo podem ter at 128 caracteres. Gravao de pacotes Esse um termo geral para um mtodo de gravao em CD-R, etc., durante o tempo necessrio para um arquivo, feito exatamente da forma como est, com arquivos no disco rgido ou em discos flexveis. Identificao ID3 Esse um mtodo de incorporar informaes relacionadas faixa em um arquivo MP3. Essas informaes incorporadas podem incluir o ttulo da faixa, o nome do artista, o

ttulo do lbum, o estilo da msica, o ano da produo, comentrios e outros dados. O contedo pode ser livremente editado utilizando software com funes de edio de identificao ID3. Apesar das identificaes serem restringidas ao nmero de caracteres, as informaes podem ser visualizadas quando a faixa reproduzida. m3u As listas de reproduo criadas utilizando o software WINAMP tm uma extenso de arquivo (.m3u). MP3 MP3 a forma abreviada de MPEG Camada de udio 3. um padro de compresso de udio estabelecido por um grupo operacional (MPEG) da ISO (International Standards Organization). O MP3 capaz de realizar a compresso de dados de udio a aproximadamente 1/10 do nvel de um disco convencional. Mltiplas sesses Mltiplas sesses um mtodo de gravao que permite que dados adicionais sejam gravados posteriormente. Ao gravar dados em um CD-ROM, CD-R ou CD-RW, etc., todos os dados desde o comeo at o fim so tratados como uma nica unidade ou sesso. Mltiplas sesses um mtodo de gravao de mais de 2 sesses em um nico disco. Nmero de bits de quantizao O nmero de bits de quantizao um fator na qualidade sonora geral; quanto maior a intensidade de bit, melhor a qualidade sonora. No entanto, o aumento da intensidade de bit tambm aumenta a quantidade de dados e, portanto, o espao de armazenamento necessrio.

52

Ptbr

<XRB7010-A/F>52

Black plate (53,1)

Apndice

Informaes adicionais

PCM linear (LPCM)/Modulao por cdigo de pulso Isso significa Modulao por cdigo de pulso linear, que o sistema de gravao de sinal utilizado para CDs de msica e DVDs. Taxa de bit Representa o volume de dados por segundo ou unidades de bps (bits por segundo). Quanto maior for a taxa, mais informaes estaro disponveis para a reproduo do som. Ao utilizar o mesmo mtodo de codificao (como MP3), quanto maior for a taxa, melhor ser o som. VBR VBR a forma abreviada de taxa de bit varivel. Em termos gerais, a CBR (Taxa de bit constante) mais utilizada. Mas, para ajustar de forma flexvel a taxa de bit de acordo com as necessidades de compresso de udio, possvel obter uma compresso que d prioridade qualidade sonora. WAV WAV a abreviatura de forma de onda (waveform). Corresponde a um formato de arquivo de udio padro para Windows. WMA WMA a forma abreviada de udio do Windows Media e refere-se a uma tecnologia de compresso de udio desenvolvida pela Microsoft Corporation. Os dados de WMA podem ser codificados utilizando o Windows Media Player verso 7 ou posterior. Microsoft, Windows Media e o logotipo do Windows so marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros pases.

Ptbr

53

Portugus (B)

<XRB7010-A/F>53

Black plate (54,1)

Apndice

Informaes adicionais

Especificaes
Fonte de alimentao nominal ..................................................... 14,4 V DC (faixa de tenso permissvel: 12,0  14,4 V DC) Sistema de aterramento ...... Tipo negativo Consumo mx. de energia ..................................................... 10,0 A Dimenses (L A P): DIN Chassi ....................... 178 50 157 mm Face ............................ 188 58 19 mm D Chassi ....................... 178 50 162 mm Face ............................ 170 46 14 mm Peso ............................................... 1,4 kg

Generalidades

A potncia de sada contnua de 22 W por canal, mnimo a 4 ohms, ambos os canais acionados, 50 a 15.000 Hz com no mais de 5% de THD. Potncia de sada mxima ..................................................... 50 W 4 50 W 2/4 W + 70 W 1/2 W (para alto-falante de graves secundrio) Impedncia de carga ............. 4 W [4  8 W (2 W para 1 canal) permissvel] Nvel de sada mx. pr-sada/impedncia de sada ..................................................... 2,2 V/1 kW Equalizador (Equalizador paramtrico de 3 bandas): Baixo Freqncia .............. 40/80/100/160 Hz Fator Q ...................... 0,35/0,59/0,95/1,15 (+6 dB quando intensificado) Ganho ....................... 12 dB Mdio Freqncia .............. 200/500/1k/2k Hz Fator Q ...................... 0,35/0,59/0,95/1,15 (+6 dB quando intensificado) Ganho ....................... 12 dB Alto Freqncia .............. 3,15 k/8 k/10 k/12,5 k Hz Fator Q ...................... 0,35/0,59/0,95/1,15 (+6 dB quando intensificado) Ganho ....................... 12 dB Contorno de sonoridade Baixo .................................... +3,5 dB (100 Hz), +3 dB (10 kHz)

udio

Mdio .................................. +10 dB (100 Hz), +6,5 dB (10 kHz) Alto ....................................... +11 dB (100 Hz), +11 dB (10 kHz) (volume: 30 dB) Controles de sons: Graves Freqncia .............. 40/63/100/160 Hz Ganho ....................... 12 dB Agudos Freqncia .............. 2.5k/4k/6.3k/10k Hz Ganho ....................... 12 dB HPF: Freqncia ........................ 50/80/125 Hz Inclinao ......................... 12 dB/oct Alto-falante de graves secundrio: Freqncia ........................ 50/80/125 Hz Inclinao ......................... 18 dB/oct Ganho ................................. 12 dB Fase ...................................... Normal/Inversa

CD player

Sistema ........................................ Sistema de udio de CDs Discos utilizveis ..................... CDs Formato do sinal: Freqncia de amostragem ........................................... 44,1 kHz Nmero de bits de quantizao ........................................... 16; linear Caractersticas de freqncia ..................................................... 5  20.000 Hz (1 dB) Relao do sinal ao rudo .... 94 dB (1 kHz) (rede IEC-A) Faixa dinmica .......................... 92 dB (1 kHz) Nmero de canais .................. 2 (estreo) Formato de decodificao MP3 ..................................................... MPEG-1 & 2 Camada de udio 3 Formato de decodificao WMA ..................................................... Ver. 7, 7.1, 8, 9 Formato de sinal WAV ........... PCM linear & MS ADPCM

Faixa de freqncias .............. 87,5  108,0 MHz Sensibilidade utilizvel ......... 8 dBf (0,7 V/75 W, mono, Sinal/Rudo: 30 dB) Sensibilidade de silncio a 50 dB ..................................................... 10 dBf (0,9 V/75 W, mono) Relao do sinal ao rudo .... 75 dB (rede IEC-A)

Sintonizador de FM

54

Ptbr

<XRB7010-A/F>54

Black plate (55,1)

Apndice

Informaes adicionais

Distoro ..................................... 0,3 % (a 65 dBf, 1 kHz, estreo) 0,1 % (a 65 dBf, 1 kHz, mono) Resposta de freqncia ....... 30  15.000 Hz (3 dB) Separao de estreo ............ 45 dB (a 65 dBf, 1 kHz)

Portugus (B)

Sintonizador de AM

Faixa de freqncias .............. 531  1.602 kHz (9 kHz) 530  1.640 kHz (10 kHz) Sensibilidade utilizvel ......... 18 V (Sinal/Rudo: 20 dB) Relao do sinal ao rudo .... 65 dB (rede IEC-A)

Nota As especificaes e o design esto sujeitos a possveis modificaes sem prvio aviso devido aos avanos.

Ptbr

55

<XRB7010-A/F>55

Black plate (56,1)

PIONEER INTERNATIONAL DO BRASIL, LTDA.

Av. Paulista, 1337, 16 andar, conj. 161, CEP: 01311-200, Cerqueira Csar, So Paulo, SP.

PIONEER CORPORATION

4-1, MEGURO 1-CHOME, MEGURO-KU, TOKYO 153-8654, JAPAN


PIONEER ELECTRONICS (USA) INC. P.O. Box 1540, Long Beach, California 90801-1540, U.S.A. TEL: (800) 421-1404 PIONEER EUROPE NV Haven 1087, Keetberglaan 1, B-9120 Melsele, Belgium TEL: (0) 3/570.05.11 PIONEER ELECTRONICS ASIACENTRE PTE. LTD. 253 Alexandra Road, #04-01, Singapore 159936 TEL: 65-6472-1111 PIONEER ELECTRONICS AUSTRALIA PTY. LTD. 178-184 Boundary Road, Braeside, Victoria 3195, Australia TEL: (03) 9586-6300 PIONEER ELECTRONICS OF CANADA, INC. 300 Allstate Parkway, Markham, Ontario L3R OP2, Canada TEL: (905) 479-4411 PIONEER ELECTRONICS DE MEXICO, S.A. de C.V. Blvd.Manuel Avila Camacho 138 10 piso Col.Lomas de Chapultepec, Mexico, D.F. 11000 TEL: 55-9178-4270 HPl =l : -q44_13 q : (02) 2521-3588 HP- Pl /U : /|cJSS280_L- 17 1704-06 q : (0852) 2848-6488
Publicado pela Pioneer Corporation. Copyright 2004 por Pioneer Corporation. Todos os direitos reservados.

Impresso no Brasil

<KSNZX> <04B00000>

<XRB7010-A/F> BR

<XRB7010-A/F>56

Вам также может понравиться