Вы находитесь на странице: 1из 24

5083896-LR ACTIFRY P TEFAL

6/07/07

10:08

Page 1

21 receitas
5083814

5083896-LR ACTIFRY P TEFAL

6/07/07

10:08

Page 2

Sumrio
Pginas

23: 45: 67: 89: 10 11 : 12 15 : 16 23 : 24 25 : 26 29 : 30 33 : 34 37 : 38 41 : 42 43 : 44 :

TEFAL: Nutritivo & Delicioso O prazer de comer A batata: equilbrio e prazer no dia a dia Varie os leos Cozinha nutritiva & deliciosa com Actifry Menus Batatas fritas minha maneira Molhos Receitas saborosas com carne Receitas saborosas com peixe Receitas saborosas com legumes Receitas saborosas doces Tempos de cozedura ndice

01

5083896-LR ACTIFRY P TEFAL

6/07/07

10:08

Page 4

TEFAL: Nutritivo & Delicioso


Inovar para a sua sade
alimentao , evidentemente, comer de forma variada e equilibrada mas no s porque a alimentao no se limita aos ingredientes. A forma como os cozinhamos desempenha um factor essencial na sua transformao nutricional (sabor, textura...). Tambm porque todos os aparelhos no se bastam a si prprios, a desenvolveu uma gama dedicada ALIMENTAO PARA UM MAIOR PRAZER: utenslios engenhosos que conservam a integridade nutritiva e que exalam o verdadeiro sabor dos ingredientes.

O prazer ao servio da sade

omer de forma saudvel a garantia de um bom crescimento e envelhecimento. para o acompanhar, a si, a sua famlia, numa alimentao saudvel com o respeito absoluto dos sabores e dos prazeres que aceitei participar na elaborao das receitas deste livro. Para mim, torna-se fundamental empenharme para o respeito de uma gastronomia familiar variada e equilibrada.

C C

omer antes de mais um acto de convvio e partilha, momento de prazer sempre renovado, mas tambm momento precioso de bem-estar e sade.

Apresentar-lhe solues nicas


investiu na investigao para criar aparelhos com desempenhos A nutricionais nicos e comprovados por estudos cientficos.

A E

Inform-lo
, desde sempre, o parceiro privilegiado da sua alimentao, A proporcionando-lhe rapidez, pragmatismo e convvio na preparao das refeies.

s especificidades tcnicas da Actifry permitem consumir batatas fritas com pouca matria gorda, o que uma ajuda preciosa na luta contra a obesidade e doenas cardiovasculares. Acompanhadas com legumes crus, frutas e lacticnios, as batatas fritas com balana calrica razovel integram-se, desta forma, perfeitamente no equilbrio alimentar dos pequenos e grados. Actifry, tambm a possibilidade de preparar outros alimentos: legumes, carnes, peixes e frutas. ste livro de receitas um concentrado alto em cores de pratos deliciosos e variados cozinhados num aparelho revolucionrio! As receitas foram cuidadosamente escolhidas por forma a garantir a satisfao mxima tanto de um ponto de vista gustativo como nutritivo. Todas as receitas foram cuidadosamente elaboradas respeitando todos os valores nutricionais de cada ingrediente, bem como a sua integrao num menu equilibrado.

Dia aps dia, a gama Nutritivo & Delicioso da partilhar o prazer culinrio e o equilbrio alimentar ao:

ir ajud-lo a

favorecer e preservar as qualidades dos ingredientes naturais e essenciais para a sua alimentao, limitar a utilizao de matrias gordas, favorecer o regresso aos gostos e sabores esquecidos, limitar o tempo passado na preparao de uma refeio.

s nossas equipas constitudas por chefes de cozinha e mdicos nutricionistas atriburam o prmio de honra a este aparelho de alta tecnologia e tiveram o cuidado de estudar e validar o conjunto das receitas propostas, bem como os comentrios nutritivos que os acompanham. Dr. Christian Recchia*

Com a Actifry, Aprenda a cozinhar o seu equilbrio com toda a simplicidade, comendo com prazer pratos deliciosos, com menos gordura, ideais para a sua sade.
* Secretrio geral da Comisso Alimentao Sade no Instituto do Corao, presidida pelo Prof. Christian Cabrol Presidentefundado de PREDES, associao de preveno e educao para a sade.

03

5083896-LR ACTIFRY P TEFAL

6/07/07

10:08

Page 6

O prazer de comer
Comemos e bebemos todos os dias por forma a satisfazer as nossas necessidades dirias em energia e nutrientes construtores e reparadores. Uma alimentao equilibrada deve garantir: uma dose diria energtica e qualitativa suficiente um justo equilbrio entre as refeies uma boa repartio das doses dirias recomendadas Os alimentos consumidos so cada vez menos variados e os padres ancestrais cada vez mais negligenciados dando mais nfase a uma alimentao destruidora. No se trata de ter uma alimentao do sculo passado, mas sim adaptar-se s condies da vida actual, optimizandoas no mbito do equilbrio nutricional. necessrio um fio de Ariana para aqueles que querem descobrir a sada deste labirinto, uma sada para uma alimentao razovel e sensata, para um equilbrio de vida.

O equilbrio assenta sobre 7 famlias alimentares e seguintes benefcios:


Carne, peixe, ovo Alimento construtor:
protenas animais para uma boa construo e reparao (mas tambm cidos gordos).

Po, cereais, fculas, legumes secos

Alimento energtico:
glcidos de assimilao lenta (mas tambm protenas vegetais e fibras).

Os grandes princpios de uma alimentao equilibrada:

Frutas e legumes

Alimento preservador:
fibras para o trnsito intestinal, vitaminas, minerais e oligoelementos reguladores e protectores.

1 2 3 4 5 6 7

Ter prazer em comer ; eliminar as noes de restrio e dieta. Comer lentamente, com calma, sentado, dar alguns segundos entre cada garfada. Beber um a dois copos de gua a cada hora, sem ultrapassar trs copos de gua com gs por dia. Comer cada dia uma dose de legumes verdes (cozidos e/ou crus) e uma a duas frutas da poca. Comer duas doses de legumes secos por semana. Comer po a todas as refeies (cerca de 200 g) e trs vezes por semana cereais (massas, arroz, smola) Variar os leos, pelos menos 3 leos diferentes: colza, azeite, noz, soja - Dose diria : 2 a 3 colheres. Comer todos os dias, uma dose de carne, peixe ou ovo. Ou seja por semana: 1 vez carne vermelha 2 a 3 vezes carne branca (aves ou porco) 2 a 3 vezes peixe ou crustceos 2 vezes ovos no mximo e de 15 em 15 dias midos ou morcela pela sua riqueza em ferro. Ingerir diariamente o equivalente de 1/2 litro de leite para as crianas e os adultos e 3/4 de litro para os adolescentes (125 ml de leite = 1 iogurte = 100 g de queijo fresco = 30 a 40 g de queijo).

Produtos lcteos

Alimento crescimento:
clcio para crescer e manter o capital sseo (mas tambm protenas).

Matrias gordas

Alimento construtor e energtico:


cidos gordos no saturados, construtores e cidos gordos saturados para a energia

Bebidas

Hidratao:
gua, nica bebida indispensvel.

Mais suavidade

Alimentos e bebidas prazer:


a consumir pelo prazer mas com moderao.

8 9

Varie a sua alimentao para manter a boa forma fsica e uma sade de ferro!

05

5083896-LR ACTIFRY P TEFAL

6/07/07

10:08

Page 8

A batata: equilbrio e prazer no dia-a-dia!


Qual a variedade aconselhvel para Actifry?
qualitativamente interessante num ponto de vista nutritivo e pode participar no equilbrio alimentar trazendo o que tende a faltar na alimentao moderna: as vitaminas, o magnsio, o ferro e sobretudo os acares complexos. Baixo teor de lpidos (0,1%) e pobre em protenas (2%), a batata composta por 80% de gua e 16% de amido, glcido assimilado lentamente pelo organismo, trata-se por conseguinte de uma excelente fonte de energia. O seu teor em fibras alimentares tambm interessante. Apesar de existir em pequena quantidade numa batata descascada (1,5 g / 100 g em mdia), as fibras so relevantes se considerar-mos que uma dose de 300 g de batatas corresponde a 20% das doses dirias recomendadas. Estas fibras facilitam o trnsito intestinal e tm a particularidade de serem no irritantes.

batata pode ser consumida por todos e em todas as idades! Trata-se de um alimento

Aconselhamo-lo a utilizar, de uma forma geral, as batatas especiais para fritura. Para as batatas novas ricas em humidade, aconselhamo-lo a fritar alguns minutos a mais. Actifry permite ainda confeccionar batatas fritas congeladas. Dado que estas j so pr-fritas, no necessrio adicionar leo.

Onde devo conservar as batatas?


Os melhores locais para a conservao das batatas so uma boa cave, um armrio fresco (entre 6 e 8C) e ao abrigo da luz.

Como preparar as batatas para Actifry?


Para obter melhores resultados, necessrio garantir que as batatas fritas no ficam coladas umas s outras. Para tal, aconselhvel lavar com gua em abundncia as batatas inteiras e, s depois, as batatas cortadas, at que a gua fique lmpida. Eliminar, desta forma, o mximo possvel de amido. Seque cuidadosamente as batatas fritas com a ajuda de um pano seco extremamente absorvente. As batatas fritas tm de estar totalmente secas antes de as colocar na fritadeira Actifry.

Para alm da maior parte dos oligo-elementos, a batata traz tambm em quantidade significativa:
Potssio, essencial para uma boa contraco dos msculos, entre os quais o msculo cardaco; Magnsio que desenvolve um papel essencial na manuteno do equilbrio nervoso, 300 g cobrem 20% das necessidades dirias de um adulto; Ferro, cujo papel vital na formao do sangue. A vitamina C presente na batata permite assimilar melhor o ferro (0,3 g a 0,9 mg / 100 g).

Como se deve cortar as batatas?


O tamanho da batata frita influencia o aspecto estaladio e o sabor. Quanto mais finas forem as suas batatas fritas, mais estaladias sero e o inverso, ou seja, quanto mais grossas forem, mais macias sero no interior. Consoante os seus desejos, pode variar os cortes das batatas fritas e adaptar o tempo da fritura: Finas: 8 x 8 mm Standard: 10 x 10 mm Grossas: 13 x 13 mm

Consoante as variedades, as condies climticas e de cultura, a batata passa por variaes significativas: forma, tamanho, qualidade gustativa. Cada uma possui as suas caractersticas prprias de precocidade, prestao, tamanho, cor, qualidade de conservao e indicaes culinrias. Os resultados da fritura podem variar em funo da origem e da sazonalidade.

07

5083896-LR ACTIFRY P TEFAL

6/07/07

10:08

Page 10

Variar os leos
s leos vegetais so compostos por cidos gordos em propores variveis. Estes cidos gordos podem ser saturados, mono-insaturados ou poli-insaturados. A composio de um leo em cidos gordos determina o seu aspecto, a sua reaco ao frio e ao quente, o seu valor nutricional e a sua aco no organismo. Existem quatro grandes famlias de leos e gorduras vegetais: os leos saturados, os leos oleicos, os leos linoicos e os leos linolnicos.

Os leos poli-insaturados:
Os cidos gordos poli-insaturados que constituem estes leos no podem ser fabricados pelo corpo humano. O cido linolico e o cido alfa-linolnico so ambos cidos gordos insaturados que devem obrigatoriamente ser fornecidos pela alimentao, so conhecidos por essenciais por essa razo. O cido linolico, precursor da famlia mega 6 O cido linolico provoca uma descida do colesterol total com diminuio do colesterol LDL e do HDL. essencial para a formao da barreira impermevel da pele, est na origem de vrias hormonas. Est presente no leo de girassol, de milho, de grainhas de uvas. O cido alfa-linolnico, precursor da famlia mega 3 Reduz os triglicridos sanguneos e permitem a sntese de derivados que ajudam a fluidez do sangue. Est presente nos leos de linho, de soja, de noz, de tremoo. O leo de colza um leo oleico e linolnico.

Os leos saturados:
leos e gorduras que contm mais de 40% de cidos gordos saturados totais. Quanto mais um corpo gordo for saturado, mais tendncia tem em ficar rgido temperatura ambiente: o leo de coco, o leo de palma, a manteiga de karit, e as gorduras animais, por exemplo, tm um grande teor em cidos gordos saturados. Os cidos gordos saturados suportam bem o calor ; no entanto, so mal assimilados pelo nosso organismo e, por conseguinte, fazem subir a taxa de colesterol mau. Desta forma, sem totalmente privar-se, devemos limitar o consumo destes corpos gordos que podem ser nocivos para a nossa sade.

Os leos mono insturados, conhecidos geralmente por oleicos:


leos cujo teor em cido oleico superior a 50%. Os cidos gordos insaturados tm uma presena muita elevada no azeite, leo de girassol, leo de avel, leo de colza, leo de amndoa, leo de pistachio e leo de noz. Tambm podem ser fabricados pelo nosso organismo a partir da glucose. Os cidos gordos mono-insaturados permitem formar a cinta de mielina que envolve os nervos e desenvolvem um papel regulador do metabolismo dos lpidos e do colesterol. Reduzem o colesterol diminuindo o LDL (forma do colesterol que se deposita sobre as paredes das artrias) e aumentando o HDL (a forma do colesterol que recupera e permite a eliminao do colesterol em excesso). Protegem o sistema cardio-vascular, o tecido cerebral e o sistema nervoso.

Teores mdios em cidos gordos de algumas matrias gordas:


cidos gordos saturados
0% 10% 20% 30%

cidos gordos mono insaturados


40% 50% 60% 70%

cidos gordos mega 6


80% 90% 100%

cidos gordos mega 3

Manteiga Banha Pato Palma Amendoim Girassol oleico Azeite Isio 4 Colza Soja Noz Girassol Grainhas de uva

09

5083896-LR ACTIFRY P TEFAL

6/07/07

10:08

Page 12

A cozinha deliciosa com Actifry


Prepare autnticas batatas fritas sua maneira
As batatas fritas so estaladias e fofas graas s tecnologias patenteadas: a pala de mistura que reparte delicadamente o leo e o ar quente pulsado. Seleccione os seus ingredientes, o seu leo, as suas especiarias, ervas aromticas...Actifry trata do resto.

Menus equilibrados para a semana


O equilbrio alimentar no se constri apenas numa refeio mas sim sobre uma semana!
Por conseguinte, primordial variar os menus. Por esta razo, este livro de receitas prope inmeras receitas originais repartidas sobre 2 semanas de menus equilibrados. Simples de preparar, respeitam, graas Actifry, as qualidades gustativas e nutricionais dos alimentos.

Ten h

a pr an azer e s cri d prazer sua

as

O pequeno-almoo um tempo essencial e privilegiado do nosso equilbrio nutricional. Bem construdo, esta primeira refeio do dia permite no s ao nosso organismo reaprovisionar-se em energia e nutrientes aps uma longa noite em jejum, mas tambm garante um inicio de dia eficaz. Neste aspecto, o pequeno almoo francesa representa um modelo no mundo. Decidimos propor um pequeno almoo equilibrado volta de quatro pilares incontornveis: uma bebida, um produto lcteo, um cereal e uma fruta, inteira, em sumo ou em doce. Sejam quais forem as suas preferncias, certifique-se que estas quatro famlias se encontram representadas no seu tabuleiro. Do nosso lado, empenhmo-nos na seleco de produtos pelas suas qualidades nutricionais e gustativas, de forma a que este pequeno almoo til seja o primeiro momento delicioso do seu dia! O almoo e o jantar devem representar cada 1/3 das doses dirias recomendadas. So compostos por uma entrada, um prato principal (carne ou peixe acompanhado com fculas e legumes verdes), queijo/leite e uma fruta. O segredo variar a sua alimentao sabendo que uma questo de moderao.

Apenas 3% de mteria gorda*:


Basta 1 colher de leo
Uma colher de leo sua escolha permite preparar 1 kg de autnticas batatas fritas. Graas colher graduada entregue com o aparelho, utilize a quantidade necessria. Consoante os seus gostos e expectativas, pode acrescentar 1 colher de leo.

Varie os leos bons que lhe fazem bem


Pode utilizar todo o tipo de leos, mesmo os mais raros, os mais preciosos. Fornecem o sabor e as boas matrias gordas indispensveis ao seu equilbrio (mega3, mega 6). Um leo novo a cada cozedura!

Prepare uma grande variedade de receitas


Para alm das batatas fritas, pode variar o seu dia a dia com legumes salteados, carnes estufadas tenras, gambas estaladias, frutas

Cozinha tambm os congelados


Os congelados oferecem uma boa alternativa aos produtos frescos. So prticos, conservam as qualidades nutricionais e o sabor dos produtos.

* 1 kg de batatas frescas, 13x13 mm, cozedura a -55% de perda em peso, com 1,4 cl de leo. 11

5083896-LR ACTIFRY P TEFAL

6/07/07

10:08

Page 14

Menus
Segunda-feira Tera-feira
2 fatias de po com figos Croissant Iogurte Sumo de laranja Ch ou caf

Quarta-feira
2 tostas com doce 1 iogurte 1 fatia de anans fresco Caf com leite

Quinta-feira Sexta-feira
2 crepes com doce Compota de pra Ch 2 fatias de po alentejano 1 fatia de queijo 1 prato de manga e kiwi Caf

Sbado
1 pequeno brioche 1 iogurte 2 laranjas

Domingo
2 fatias de po de ssamo 2 alperces 1 ch de limo

Pequeno almoo

Queijo fresco Compota de ma Leite com chocolate

Salada de feijo verde com salsa picada e azeite

Tomates mozzarella com um fiozinho de leo de colza Vitela com marsala Massa fresca

Cocktail de sapateira com abacate e toranja Solhas romena Ervilhas Tarte de ma

Salada de tomates com manjerico Porco com couves Queijo fresco

Taboul Frango oriental Iogurte natural e anans

Almoo

Filete de dourada com sumo de limo

Salada de tomates, atum, azeitonas pretas, rabanetes e pepinos

Salada de pepino Coelho com limo e tomilho

Batatas assadas com Mas assadas no molho escolha forno Tacinha de morangos

Gambas Provenal Batatas cozidas ao vapor Queijo fresco com molho de morango Pra

Prato nico: salada de alface, arroz, peito de peru, tomates, cebolinho, ovos cozidos

Sopa de abbora e cenoura Aipo com lagostins salteados Queijo fresco

Prato de legumes crus: rabanete, pepino, couve flor, cogumelos Espetada de vaca grelhada com ervas aromticas Courgettes e tomates gratinados no forno Iogurte natural

Salada de endvias com nozes Favas com alcachofras Pudim de uvas

Creme de abbora Risotto com cebola e tomilho Salada de alface Laranja

Espargos com vinagrete

Prato vegetariano

Petingas fritas Pato assado com batatas Sarladaise Gorgonzola Damasco e mas com canela, assados

Jantar

Iogurte natural, peras cozidas com chocolate

Pezinhos ( escolha: ssamo, integral ou branco) Bebidas: gua ou 1/4 de vinho

Nota : As receitas dos pratos sublinhados encontram-se detalhadas neste livro.

13

5083896-LR ACTIFRY P TEFAL

6/07/07

10:08

Page 16

Menus
Segunda-feira Tera-feira
Cereais 1/4 de baguette com manteiga 1 iogurte 2 clementinas Caf

Quarta-feira
Po com mel 1 fatia de queijo Compota de ma Ch

Quinta-feira Sexta-feira
Cereais Salada de frutas 1 copo de leite Tostas 1 iogurte 1 fatia de anans fresco Leite com chocolate

Sbado

Domingo

2 torradas com doce Ovos mexidos 1 iogurte 1 fatia de anans fresco Caf com leite Bacon Frutas Ch

Pequeno almoo

Salada de frutas 1 copo de leite

Salada de tomate com um fiozinho de azeite de grainhas de uvas

Cenoura ralada com molho vinagrete Salmo grelhado Lentilhas Tacinha de morangos

Alho francs temperado com azeite Frango com anans Arroz Iogurte

Salada de couve vermelha e couve branca Entrecosto com mostarda Gro bico estufados Batatas no forno

Creme de alface Bife grelhado Batatas fritas Salada de frutas

Salada de alcachofras com azeite de avel Peru com pimentos Arroz Pudim de damascos

Salada de beterraba Peixe espada com funcho e mas Iogurte natural e frutas

Almoo

Filete de peixe grelhado Batatas assadas Queijo fresco com molho de framboesa

Rabanetes com manteiga

Souffl de queijo Borrego salteado com chicria e pinhes Leite creme

Jantar

Ovos cozidos com espinafres Compota de frutas

Beringelas gratinadas com manjerico Peixe grelhado com sumo de limo Feijo verde 1/2 toranja

Sardinhas ao leo Guarnio de legumes italiana Arroz doce

Melo Fiambre Tomates com azeite de nozes Iogurte

Folhado de queijo de cabra Jardineira de legumes Fruta da poca

Sopa de cebola gratinada Tempura de frango Salada de laranja com uvas passas

Pezinhos ( escolha: ssamo, integral ou branco) Bebidas: gua ou 1/4 de vinho

Nota : As receitas dos pratos sublinhados encontram-se detalhadas neste livro.

15

5083896-LR ACTIFRY P TEFAL

6/07/07

10:08

Page 18

Batatas fritas minha maneira

As batatas fritas autnticas


Ingredientes
1 kg de batatas 1 Sal de leo

4 pessoas Preparao - 15min Cozedura - 40-45min consoante a espessura

um

Descasque as batatas e corte-as em palitos consoante o gosto: corte 8 x 8 mm, 10 x 10 mm ou 13 x 13 mm. Passe por gua abundante as batatas cortadas, escorra e seque-as cuidadosamente.

dois

Coloque as batatas na Actifry. Verta o leo uniformemente sobre as batatas. Deixe cozinhar de 40 a 45 min consoante a espessura das batatas fritas.

trs
Os

Polvilhe com sal antes de servir.

benefcios

Dado os modos de preparao muito variados, as batatas podem ser previstas muito regularmente nos menus, sem criar qualquer aborrecimento. No que diz respeito s batatas fritas, apenas o quotidiano torna-se negativo pela sua repetio, nunca excepcional. tudo uma questo de dosagem e bom senso!

Valores

nutricionais

dose

Com 1 de leo para ser razovel 332 kcal Protenas: 9 g Lpidos: 3 g Glcidos: 68 g Com 2 de leo para o prazer 361 kcal Protenas: 9 g Lpidos: 6 g Glcidos: 68 g

17

5083896-LR ACTIFRY P TEFAL

6/07/07

10:08

Page 20

Batatas fritas com caril


Ingredientes
1 kg de batatas 1 1 1 de leo de leo de ssamo de caril 4 pessoas Preparao - 15min Cozedura - 40-45min

Batatas fritas com amndoas


Ingredientes
1 kg de batatas 1 1 2 de leo de leo de avel de amndoas em p 4 pessoas Preparao - 15min Cozedura - 40-45min

um

Descasque as batatas e corte-as em palitos de 1 cm de lado. Passe por gua abundante as batatas cortadas, escorra e seque cuidadosamente.

um

Descasque as batatas e corte-as em palitos de 1 cm de lado. Passe por gua abundante as batatas cortadas, escorra e seque cuidadosamente.

dois

Misture numa tacinha o leo, o leo de ssamo e o caril.

dois

Misture numa tacinha o leo , o leo de avel e a amndoa em p.

trs

Coloque as batatas fritas na Actifry. Verta a mistura uniformemente sobre as batatas fritas. Deixe cozinhar 40-45 min.

trs

Coloque as batatas fritas na Actifry. Verta a mistura uniformemente sobre as batatas fritas. Deixe cozinhar 40-45 min.

19

5083896-LR ACTIFRY P TEFAL

6/07/07

10:08

Page 22

Batatas fritas com paprika


Ingredientes
1 kg de batatas 1 1 1 de leo de leo de avel de paprika 4 pessoas Preparao - 15min Cozedura - 40-45min

um

Descasque as batatas e corte-as em palitos de 1 cm de lado. Passe por gua abundante as batatas cortadas, escorra e seque cuidadosamente.

dois

Misture numa tacinha o leo , o leo de avel e o paprika.

trs

Coloque as batatas fritas na Actifry. Verta a mistura uniformemente sobre as batatas fritas. Deixe cozinhar 40-45 min.

21

5083896-LR ACTIFRY P TEFAL

6/07/07

10:08

Page 24

Batatas fritas com especiarias


Ingredientes
1 kg de batatas cortadas em 4 1 1 3 1 2 de ervas aromticas de paprika de azeite para o refogado de azeite para a cozedura de farinha 4-6 pessoas Preparao - 15min Cozedura - 45min

um dois trs

Deite as batatas numa saladeira. Junte o leo, as ervas aromticas, o paprika e misture.

Deite a farinha e misture.

Coloque as batatas fritas na Actifry. Junte uma colher Actifry de leo e deixe cozinhar 45 min. Sirva com os molhos.

23

5083896-LR ACTIFRY P TEFAL

6/07/07

10:08

Page 26

Molhos
Molho guacamole-atum-ketchup
Ingredientes 1 lima 1 lata de atum ao natural 10 gotas de Tabasco 120 g de ketchup 80 g de maionese 1 abacate 1 pitada de sal

Molho de pimentos
Ingredientes 150 g de queijo fresco (20% de matria gorda) 1/2 dente de alho 1 chalota 1/2 pimento verde 1/2 pimento vermelho Sumo de uma lima Paprika em p Sal e pimenta

1 2 3

No copo de uma varinha mgica, raspe uma lima e esprema o seu sumo. Junte o atum, o Tabasco, o ketchup, a maionese, a carne do abacate e o sal. Misture tudo. Sirva acompanhado com as batatas fritas com paprika.

1 2 3

Descasque e pique o alho e a chalota. Lave os pimentos, corte-os em dois, retire as sementes e as partes brancas. Passe tudo com a varinha mgica. Misture o queijo fresco com o alho, a chalota, os pimentos e o sumo da lima. Tempere com sal, pimenta e paprika.

Molho cocktail
Ingredientes 150 g de queijo fresco 1 gema 1 de ketchup 1 de mostarda condimentada

Molho de caril
Ingredientes 150 g de iogurte (fermentos blgaros) 1/2 1/2 de molho de soja de caril Sal e pimenta Algumas gotas de tabasco Sal

1 dente de alho 1 2 3 Num recipiente, misture a gema com a mostarda, o sal e a pimenta Junte o queijo fresco e o ketchup. Guarde no frigorfico at ao momento de servir. 2 Descasque o dente de alho e pique-o. Numa taa, deite o alho com o iogurte, o caril, o molho de soja e o tabasco. Passe todos os ingredientes com a varinha mgica at obter uma preparao homognea e rectifique, caso seja necessrio, o tempero. Verta o molho numa taa e guarde no frigorfico at ao momento de servir. benefcios

Os

Todas estas variantes de molhos tm como finalidade fornecer clcio em quantidade importante para o organismo.

25

5083896-LR ACTIFRY P TEFAL

6/07/07

10:08

Page 28

Receitas deliciosas com carne

Frango com anans


Ingredientes
600 g de peito de frango cortado em tiras finas (1cm por 3 cm) 1 2 1/2 de fcula de leo de gengibre Sal, pimenta 1/2 2 2 de caril de molho de soja de sumo de anans 4 pessoas Preparao - 15min Cozedura - 15min 250 g de anans em lata 1 copo e meio de gua

um

Numa saladeira, envolva as tiras de frango numa mistura de fcula, sal e pimenta. Deite-as na Actifry, verta o leo e deixe cozinhar 5 min.

dois

Pare a Actifry, junte o gengibre, o caril e o anans, misture e deixe macerar 5 min. Junte o molho de soja e a gua. Acrescente um colher de sopa de fcula diluda no sumo de anans.

trs
Os

Deixe cozer novamente 5 min. Sirva com arroz basmati perfumado (500 g).

benefcios

As gorduras das aves so boas gorduras, porque em maioria de tipo mono e poli insaturadas, possuem um efeito protector sobre o sistema cardio-vascular. O anans participa no bom funcionamento do trnsito intestinal graas ao seu teor em fibras, e possui uma grande diversidade mineral e vitamnica.

Valores
458 kcal Protenas: 48 g

nutricionais
Lpidos: 12 g Glcidos: 40 g

dose

27

5083896-LR ACTIFRY P TEFAL

6/07/07

10:08

Page 30

Tirinhas de vitela com Marsala


Ingredientes
600 g de filete de vitela cortado em tiras (1cm por 3cm) 20 g de farinha 150 g de cebolas 3 de azeite 30 cl de caldo de vitela 5 cl de Marsala 1 pitada de salsa cortada com a tesoura Sal e pimenta 4 pessoas Preparao - 10min Cozedura - 20min

Coelho com limo e tomilho


Ingredientes
600 g de lombo de coelho cortado em pedaos pequenos 3 1 cebola 3 limes de azeite 1 copo de vinho branco seco 1/2 copo de gua 1 ramo de salsa 1 raminho de tomilho fresco Sal e pimenta branca 4 pessoas Preparao - 15min Cozedura - 20min

um

Numa saladeira, tempere com sal e pimenta as tiras de carne e polvilhe ligeiramente com a farinha. Coloque-as na Actifry, verta o leo e deixe cozer durante 5 min. Retire e mantenha quente numa travessa com tampa.

um

Deixe alourar a cebola picada com uma colher Actifry de azeite durante 5 min.

dois trs

Deixe alourar a cebola picada. Junte o caldo de vitela e o marsala, deixe cozer durante 15 min. Tempere com sal e pimenta e junte a salsa.

dois

Junte os pedaos de coelho com duas colheres Actifry de azeite, tomilho, um copo de vinho branco, o sumo dos 3 limes e 1/2 copo de gua. Tempere com sal e pimenta. Deixe cozer 15 min.

Retire as tiras de carne, cubra com a cebola e regue com o molho. Sirva com massa (400g).

trs
Os

Sirva com batatas cozidas ao vapor (500 g). Polvilhe com salsa picada e flores de tomilho.

Os

benefcios

A carne de vaca uma fonte de protenas de qualidade. Fornece at 60% de cidos gordos insaturados, protectores cardio-vasculares. As massas que acompanham este prato, encontram o essencial do seu valor nutricional na sua riqueza em glcidos de assimilao lenta. Nutriente energtico, os glcidos so essenciais para o bom funcionamento dos msculos e do crebro.

benefcios

O coelho com limo garante uma dose em protenas com grande valor biolgico, uma vez que todos os amino cidos essenciais encontram-se representados. A carne do coelho extremamente magra e os seus cidos gordos maioritariamente insaturados so protectores cardio-vasculares.

Valores
465 kcal Protenas: 51 g

nutricionais
Lpidos: 16 g Glcidos: 28 g

dose

Valores
630 kcal Protenas: 47 g

nutricionais
Lpidos: 25 g Glcidos: 33 g

dose

29

5083896-LR ACTIFRY P TEFAL

6/07/07

10:08

Page 32

Receitas deliciosas com peixe

Solhas romena
Ingredientes
600g de solhas pequenas limpas 1 lata de tomates pelados 2 cebolas cortadas s rodelas 12 folhas de manjerico fresco 3 de azeite 400 g de ervilhas Sal e pimenta branca 4 pessoas Preparao - 15min Cozedura - 25min

um

Coloque as solhas e a cebola cortada s rodelas na Actifry, verta o leo e deixe cozer durante 5 min.

dois

Junte a polpa de tomate e 4 folhas de manjerico. Tempere com sal e pimenta e deixe cozer durante 10 min.

trs
Os

Quando as solhas estiverem quase cozidas, junte as ervilhas e deixe cozer 10 min. Rectifique o tempero caso seja necessrio. Decore com o resto do manjerico e sirva.

benefcios

Uma das caractersticas das solhas romena de ser um prato equilibrado. As ervilhas participam cobertura das nossas necessidades em protenas e ajudam a corrigir o desequilbrio existente entre protenas vegetais e protenas animais, geralmente em excesso nas dietas ocidentais. A solha um alimento pouco calrico e fornece essencialmente potssio e clcio.

Valores
318 kcal Protenas: 33 g

nutricionais
Lpidos: 12 g Glcidos: 20 g

dose

31

5083896-LR ACTIFRY P TEFAL

6/07/07

10:08

Page 34

Gambas Provenal
Ingredientes
800g de gambas 1 cebola picada 5 dentes de alhos picados Salsa picada 3 1 limo de azeite Sal e pimenta 4 pessoas Preparao - 20min Cozedura - 12min

Petingas com molho trtaro


Ingredientes
Para a fritura: 6oo g de petingas 100 g de farinha Sal e pimenta 3 de leo Para o molho trtaro: 200 g de natas 2 2 1/2 1 de maionese de alcaparras picadas de sumo de limo de salsa picada 3 cornichons picados 4 pessoas Preparao - 10min Cozedura - 10-15min (consoante o tamanho do peixe)

um dois

Passe as gambas por gua fria e limpe-as. Numa travessa, cubra as gambas com o alho, a cebola, a salsa e o azeite. Deixe macerar durante 15 min.

um

Prepare o molho trtaro: misture as natas, a maionese, os cornichons, as alcaparras, o sumo de limo e a salsa.

Leve as gambas a cozer com o suco durante 12 min. Quando as gambas ficarem com um tom alaranjado, tempere com sal e pimenta.

dois

Enxage as petingas, seque-as, envolva-as com o sal e a pimenta. Coloque as petingas na Actifry. Verta o leo e deixe cozer durante 4 a 5 min at ficarem douradas e estaladias (proceda em vrias vezes).

trs

Pare a Actifry e aguarde 2 min. antes de servir com limo cortado aos quartos.

trs
Os

Retire e escorra as petingas sobre papel absorvente. Sirva acompanhado com um pouco de molho trtaro.

Os

benefcios

benefcios

As gambas so muito pouco calricas e fornecem essencialmente protenas e vitaminas do grupo B.

Valores
276 kcal Protenas: 44 g

nutricionais
Lpidos: 11 g Glcidos: 1,5 g

dose

O peixe um alimento com alto valor nutricional, pela qualidade das suas protenas e dos seus cidos gordos, sua riqueza em minerais e em vitaminas, bem como a sua fcil digesto. Naturalmente pobre em gorduras, tambm um alimento indicado para as pessoas que queiram cuidar da sua sade.

Valores
542 kcal Protenas: 40 g

nutricionais
Lpidos: 32 g Glcidos: 20 g

dose

33

5083896-LR ACTIFRY P TEFAL

6/07/07

10:08

Page 36

Receitas deliciosas com legumes

Guarnio de legumes italiana


Ingredientes
1 beringela cortada em cubos 300 g de feijo verde 2 pimentos amarelos (grelhados, pelados, sem sementes) cortados em tiras 1 pequena couve 1 cebola vermelha picada 1 dente de alho picado 100 g de azeitonas pretas sem caroo e cortadas em pedaos 3 de azeite 4 pessoas Preparao - 15min Cozedura - 20min 1 ramo de salsa 2 ramos de manjerona 1 de funcho picado Sal e pimenta Flores de capuchinha

um

Coloque as cebolas, os pimentos e as beringelas na Actifry. Verta o leo e deixe cozer durante 5 min.

dois

Junte o feijo verde, a couve, o alho e a salsa. Tempere e adicione a gua. Deixe cozer durante 15 min, em seguida incorpore a manjerona e as azeitonas.

trs
Os

Sirva com massa, polvilhe com funcho e decore com flores de capuchina (sabor picante) cortadas ao meio no sentido do comprimento.

benefcios

Esta receita permite reequilibrar o ratio alimentar de uma famlia. A associao das azeitonas ao azeite fornecem os cidos gordos protectores cardio-vasculares. As quantidades de fibras e de vitaminas so particularmente interessantes.

Valores
344 kcal Protenas: 8 g

nutricionais
Lpidos: 27 g

dose

Glcidos: 18 g

35

5083896-LR ACTIFRY P TEFAL

6/07/07

10:08

Page 38

Favas e alcachofras moda de Creta


Ingredientes
4 alcachofras 250 g de favas na sua casca 1 dente de alho 100 g de funcho 30 g de farinha 2 limes 2 Pimenta de azeite 4 pessoas Preparao - 15min Cozedura - 32min

Batatas Sarladaise
Ingredientes
800 g de batatas descascadas e lavadas 40 g de gordura de ganso ou pato 3 dentes de alho 1 ramo de salsa Sal e pimenta 4 pessoas Preparao - 15min Cozedura - 32min

um

Desfolhe as alcachofras, desfie e corte a parte do p, corte direito a base do legume, em seguida retire o feno com a ajuda de uma colher. Coloque as alcachofras num recipiente com uma colher Actifry de gua, 15 g de farinha e 1 limo cortado s rodelas. Prepare em seguida as favas: com a ajuda de uma faca, corte o p e puxe o fio at a outra extremidade. Corte-as em pedaos de cerca de 5-6 cm.

um dois trs
Os

Corte as batatas s rodelas de cerca de 3 a 4 mm de espessura, lave-as e escorra-as. Derreta a gordura de ganso ou de pato 1 a 2 min na Actifry. Verta em seguida as batatas cortadas s rodelas, deixe cozer 30 min. Pique a salsa. Descasque e pique o alho. Alguns minutos antes do final da cozedura, tempere as batatas com sal e pimenta. Polvilhe com a salsa e o alho picados.

dois

Coloque o funcho na Actifry, verta o azeite e deixe cozer 4-5 min (guarde algumas folhas para a decorao). Junte o alho picado, as favas e regue com gua. Deixe cozer durante 10 min.

trs

Uma vez que as favas estejam tenras, junte as alcachofras cortadas em quartos. Tempere com sal e pimenta. Junte o suco das alcachofras e deixe cozinhar durante 15 min. Numa terrina, dilua 15 g de farinha com o sumo de 1 limo e 1 colher Actifry de gua. Verta esta preparao sobre os legumes. Deixe cozer 2 min at engrossar. Coloque as favas e as alcachofras numa travessa e decore com funcho.

benefcios

Os

benefcios

Este prato de favas com alcachofras um prato protector cardio-vascular por excelncia, integra-se perfeitamente numa refeio base de peixe ou de carne. O fornecimento de protenas exclusivamente de origem vegetal permite reequilibrar a nossa dieta muitas vezes rica em protenas de origem animal.

As batatas fornecem energia graas ao seu teor em glcidos apenas representados por amido e assimilados lentamente pelo organismo. Sugestes: Batatas com toucinho fumado Batatas com manjerico O manjerico uma fonte de clcio e fsforo, minerais essenciais ao bom desenvolvimento do tecido sseo. Tambm utilizado em farmacologia como antidepressivo, antisptico e anti-infeccioso. Batatas com tomilho e rosmaninho O rosmaninho contm fenois entre os quais timol, dotado de propriedade antispticas, antipasmdicas. Activa as secrees biliares e facilita a digesto.

Valores
184 kcal Protenas: 7 g

nutricionais
Lpidos: 11 g

dose

Valores
292 kcal Protenas: 5 g

nutricionais
Lpidos: 10 g

dose

Glcidos: 14 g

Glcidos: 50 g

37

5083896-LR ACTIFRY P TEFAL

6/07/07

10:08

Page 40

Receitas deliciosas doces

MasBatatas noisette & pipocas


Ingredientes
250 g de batatas 300g de mas golden 20 g de pipocas 30g de avels inteiras 2 de caramelo lquido 4 pessoas Preparao - 20min Cozedura - 25min

um

Descasque as batatas e corte-as em pedaos pequenos de cerca de1 cm. Passe-as por gua e seque-as cuidadosamente. Descasque as mas. Corte as mas em quartos e retire as pevides, em seguida corte-as em pedaos pequenos.

dois trs

Coloque as batatas e as mas na Actifry. Verta o caramelo lquido uniformemente sobre os ingredientes. Deixe cozer 20 min.

Abra a Actifry. Junte as avels e as pipocas. Prolongue a cozedura durante 5 min. Sirva morno com uma bola de gelado de baunilha.

Os

benefcios

Esta sobremesa, misturando batatas com mas, uma fonte de glcidos, constitudos por metade de glcidos simples e por metade de glcidos complexos. Tambm fornece fibras e potssio.

Valores
157 kcal Protenas: 3 g

nutricionais
Lpidos: 5 g

dose

Glcidos: 25 g

39

5083896-LR ACTIFRY P TEFAL

6/07/07

10:08

Page 42

Sopa de pssegos, menta fresca e xarope de rom


Ingredientes
8 pssegos brancos 150 g de gua de flor de laranjeira 80 g de xarope de rom 1 1/2 de azeite rasa de cominhos em p 4 pessoas Preparao - 20min Cozedura - 25min

Anans e figos assados com mel


Ingredientes
1 anans 4 figos frescos 1 3 de sumo de limo de mel 4 pessoas Preparao - 10min Cozedura - 15min

1 pitada de canela em p

Algumas folhas de menta fresca

um

Mergulhe os pssegos durante 20 segundos em gua a ferver e deixe arrefecer em seguida em gua fria. Descasque, escorra e corte em quartos.

um

Corte as partes superior e inferior do anans. Corte-o em 8 no sentido do comprimento. Retire a parte central, corte a casca e corte o interior em fatias.

dois

Na Actifry, verta 150 g de gua de flor de laranjeira, 80 g de xarope de rom, 1 colher Actifry de azeite, 1/2 colher Actifry rasa de cominhos em p.

dois

Coloque os pedaos de anans na Actifry. Verta 2 colheres Actifry de mel sobre as fatias de anans. Deixe cozer 10 min. Entretanto, lave os figos, limpe-os e corte-os em 4.

trs
Os

Junte os pssegos cortados em quartos e deixe cozer 15 min. Deixe arrefecer antes de servir em tacinhas, acompanhado com folhas de menta fresca e uma bola de gelado.

trs
Os

Abra a Actifry. Junte os figos, o sumo do limo, a canela e uma colher Actifry suplementar de mel. Deixe cozer durante 5 min. Sirva com gelado de baunilha e 2 fatias de po de especiarias torrado.

benefcios

benefcios

Esta sobremesa, muito fresca, particularmente pouco gorda. Fornece vitaminas em quantidades relevantes, A e C em particular, mas tambm fibrass.

O anans, muito pouco calrico, rico em fibras e em vitamina A (27 mg / 100 g) e C (18 mg / 100 g). Nesta receita acompanhado com figos frescos, ricos em potssio (232 mg / 100 g), mas tambm em clcio (60 mg / 100 g), para constituir uma sobremesa com baixo teor em lpidos e muito agradvel.

Valores
182 kcal Protenas: 2 g

nutricionais
Lpidos: 1 g

dose

Valores
190 kcal Protenas: 2 g

nutricionais
Lpidos: 1 g

dose

Glcidos: 43 g

Glcidos: 46 g

41

5083896-LR ACTIFRY P TEFAL

6/07/07

10:08

Page 44

Peixes - Crustceos

Tempos de cozedura
Batatas
TIPO Frescas Batatas fritas Tamanho standard 10mm x10mm Frescas Frescas Frescas Batatas assadas Batatas salteadas Batatas fritas s rodelas Batatas fritas aos palitos Frescas Congeladas Frescas Congeladas Congeladas Congeladas QUANTIDADE 1000 g 750 g 500 g 250 g 1000 g 750 g 1000 g 750 g 750 g 750 g ADICIONAR 1 colher de leo 3/4 colher de leo 1/2 colher de leo 1/4 colher de leo 1 colher de leo nada 1 colher de leo nada nada nada TEMPO DE COZEDURA 40 - 45 min 35 - 37 min 28 - 30 min 24 - 26 min 40 - 42 min 14 - 16 min 40 - 42 min 30 - 32 min 30 - 32 min 25 - 27 min

TIPO Calamares Lota Camares Gambas Congelados Fresco Cozidos Congeladas

QUANTIDADE 300 g 500 g 400 g 300 g (16 unidades)

ADICIONAR nada 1 colher de leo nada nada

TEMPO DE COZEDURA 12 - 14 min 20 - 22 min 10 - 12 min 12 - 14 min

Outros legumes
TIPO Courgetes Pimentos Cogumelos Tomates Cebolas Frescas s tiras Frescos s tiras Frescos aos quartos Frescos aos quartos Frescas s rodelas QUANTIDADE 750 g 650 g 650 g 650 g 500 g ADICIONAR 1 colher de leo + 15 cl de gua 1 colher de leo + 15 cl de gua 1 colher de leo 1 colher de leo + 15 cl de gua 1 colher de leo TEMPO DE COZEDURA 25 - 35 min 20 - 25 min 12 - 15 min 10 - 15 min 15 - 25 min

Preparaes congeladas
TIPO Ratatouille Massada de peixe Legumes salteados Massa carbonara Paella Arroz chao-chao Chili com carne Congelado Congelada Congelado Congelada Congelada Congelado Congelado QUANTIDADE 750 g 750 g 750 g 750 g 650 g 650 g 750 g ADICIONAR nada nada nada nada nada nada nada TEMPO DE COZEDURA 20- 22 min 20 - 22 min 25 - 30 min 15 - 20 min 15 - 20 min 15 - 20 min 12 - 15 min

Carnes - Aves
Para conferir gosto s suas carnes, no hesite em misturar especiarias no leo (paprika, caril, ervas da Provena, tomilho, louro

TIPO Nuggets de frango Pernas de frango Coxas de frango Peitos de frango Crepes chineses Rolinhos de vitela Costeletas de borrego Costeletas de porco Lombo de porco Salsichas frescas Lombo de coelho Carne picada Almndegas de carne Frescos Congelados Frescas Frescas Frescos Frescos Frescos Frescas Frescas Fresco Frescas Fresco Fresca Congelada Congeladas

QUANTIDADE 750 g 750 g 4a6 2


(cerca de 750 g)

ADICIONAR nada nada nada nada nada 1 colher de leo 1 colher de leo 1 colher de leo 1 colher de leo 1 colher de leo nada 1 colher de leo 1 colher de leo nada ou com 1 colher de leo 1 colher de leo

TEMPO DE COZEDURA 18 - 20 min 18 - 20 min 30 - 32 min 30 - 35 min 10 - 15 min 10 - 12 min 15 - 20 min 15 - 20 min 15 - 18 min 12 - 15 min 10 - 12 min 15 - 20 min 10 - 15 min 12 - 15 min 18 - 20 min

6 peitos

4 a 8 pequenos 2a6 2a6 2a4 2 a 6 fatias 4 a 8 (picadas) 2 a 6 unidades 600 g 400 g 750 g

Sobremesas
TIPO Bananas Cerejas Morangos Mas Pras Anans s rodelas em papillotes Inteiras cortados aos quartos cortadas ao meio cortadas aos pedaos cortado aos pedaos QUANTIDADE
(5 bananas)

ADICIONAR 1 colher de leo + 1 colher de acar mascavado nada 1 colher de leo + 1 a 2 colheres de acar 1 a 2 colheres de acar 1 colher de leo + 2 colheres de acar 1 a 2 colheres de acar 1 a 2 colheres de acar

TEMPO DE COZEDURA 4 - 6 min 20 - 25 min 12 - 15 min 5 - 7 min 10 - 12 min 8 - 12 min 8 - 12 min

500 g

2 bananas at 1000 g at 1000 g 3 at 1000 g 1

43

5083896-LR ACTIFRY P TEFAL

6/07/07

10:08

Page 46

ndice
Classificao das receitas por ordem alfabtica

p Anans e figos assados com mel . . .p 41 p As batatas fritas autnticas . . . . . . . .p 17 p Batatas fritas com amndoas . . . . . .p 19 p Batatas fritas com caril . . . . . . . . . . . .p 18 p Batatas fritas com especiarias . . . . . .p 23 p Batatas fritas com paprika . . . . . . . . .p 21 p Batatas Sarladaise . . . . . . . . . . . . . . . .p 37 p Coelho com limo e tomilho . . . . . . .p 29 Favas e alcachofras p moda de Creta . . . . . . . . . . . . . . . . . .p 36 p Frango com anans . . . . . . . . . . . . . . .p 27 p Gambas Provenal . . . . . . . . . . . . . . .p 32

p Guarnio de legumes italiana . . .p 35 Mas-Batatas noisette p & pipocas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .p 39 p Molho guacamole-atum-ketchup . . .p 24 p Molho cocktail . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .p 24 p Molho de pimentos . . . . . . . . . . . . . . . .p 25 p Molho de caril . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .p 25 p Petingas com molho trtaro . . . . . . . .p 33 p Solhas romena . . . . . . . . . . . . . . . . . .p 31 Sopa de pssegos, menta fresca p e xarope de rom . . . . . . . . . . . . . . . . .p 40 p Tirinhas de vitela com Marsala . . . . .p 28

Вам также может понравиться