Вы находитесь на странице: 1из 5

PODERES ADMINISTRATIVOS

Poder uma prerrogativa da Administrao Pblica. Ex. Poder disciplinar arma que tem o administrador para punir infrao funcional. Poder o instrumento (abstrato), quando concretizado o administrativo aplica ato administrativo. Poderes e atos esto intimamente ligados. Poderes administrativos so prerrogativas, instrumentos que tem o estado para busca do interesse pblico. Poderes administrativos so DIFERENTES dos poderes do Estado: Poder do Estado = Executivo, Legislativo e Judicirio. Poderes da Administrao = Poder de polcia, poder disciplinar, etc.

CARACTERSTICAS:
1) O PODER ADMINISTRATIVO de EXERCCIO OBRIGATRIO = PODER/DEVER = Obrigao. (O Administrador tem o dever de agir) 2) O poder administrativo IRRENUNCIVEL. (Princpio da indisponibilidade do interesse pblico). O administrador no pode dispor daquilo que no lhe pertence. O administrador exerce atividade em nome e interesse do povo, portanto, no pode abrir mo deste interesse. O administrador de hoje no pode criar entraves, no pode criar obstculos para futura administrao. Ser irrenuncivel tambm aplicar esse princpio. 3) O administrador no exerccio do poder precisa RESPEITAR OS LIMITES DA LEI. Ex. respeitar a competncia prevista em lei. A medida realizada pelo administrador pblico precisa tambm ser ADEQUADA, NECESSRIA E PROPORCIONAL, para que seja legal. Se o exerccio do poder realizado pelo administrador fugir dos limites da lei, caber responsabilizao, tanto pela ao ilegal quanto pela omisso.

ABUSO DE PODER
O administrador que EXTRAPOLA limites previstos em lei deve ser responsabilizado por agir com abuso de poder. ESPCIES DE ABUSO DE PODER: EXCESSO DE PODER: a situao em que a autoridade pblica EXTRAPOLA a sua competncia. o passo a mais. Ex. Blitz da polcia que submete o sujeito a situao vexatria. DESVIO DE FINALIDADE: (Cai muito em prova): O ato estava com a FINALIDADE VICIADA, outro interesse que NO ERA O PBLICO. O defeito na vontade. Trata-se de vcio ideolgico. A autoridade competente, porm age com vontade diversa do interesse pblico. Na prtica muito difcil de ser comprovado.

PODER VINCULADO E PODER DISCRICIONRIO


Os autores modernos dizem que discricionrio ou vinculado no o poder e sim o ato administrativo. PODER VINCULADO: No existe juzo de valor (convenincia e oportunidade). Preenchido os requisitos legais o administrador OBRIGADO A PRATICAR O ATO. NO TEM LIBERDADE. Ex. Licena para construir e aposentadoria. PODER DISCRICIONRIO: Praticado com juzo de valor (convenincia e oportunidade). Praticado com liberdade, porm DENTRO DOS LIMITES PREVISTOS NA LEI. Se extrapolado os limites da lei esse ato ilegal (deve ser retirado do ordenamento jurdico). Ex. Permisso de uso de bem pblico, usar calada para colocar mesas. Veculo maior que o tamanho comum. deciso discricionria.

PODER REGULAMENTAR ou PODER NORMATIVO


aquele poder em que o administrador vai normatizar complementando a previso legal. A idia definir normas complementares a lei para buscar a sua fiel execuo. Prego uma modalidade de licitao. E uma lei diz que prego modalidade para aquisio de bens e servios comuns. Pergunta-se: O que um bem comum? A lei no diz o que bem comum. O ato normativo, portanto, vem para complementar previso legal, garantindo a perfeita execuo da lei. Nesse caso existe um decreto que define exatamente o que bem comum. No direito penal quando trata de trfico de entorpecentes, as substncias que esto includas no rol de substancias ilegais, esto previstas em uma portaria. Essa portaria exatamente o poder regulamentar. Exemplos de atos no exerccio de poder regulamentar: Regulamento, portaria, regimento, resolues, deliberaes, instrues normativas. Na maioria dos casos o poder regulamentar realizado por meio de REGULAMENTO.

DECRETO (forma) REGULAMENTAR (contedo) DECRETO FORMA (MOLDURA) PARA SER VIGULGADO NA IMPRENSA OFICIAL E O CONTEDO REGULAMENTO. Tem decreto que no tem no contedo um regulamento. Porm o regulamento tem a forma de um decreto sempre. Por isso chamar de decreto regulamentar. Falando desta feita na forma e contedo. Em termos de segurana jurdica prefervel ou seguro uma lei, ao invs de regulamento. Por razes simples, a lei tem ampla representatividade atravs das cmaras legislativas e por meio de processo legislativo. J o decreto regulamentar realizado de forma altamente flexvel, realizada pelo chefe do executivo e publicado, inexistindo procedimento.

No direito comparado existem dois tipos de regulamento: REGULAMENTO EXECUTIVO E REGULAMENTO AUTNOMO. a) REGULAMENTO EXECUTIVO: Complementa a lei buscando sua fiel execuo. (Regra no Brasil) (Art. 84, IV, CF) CF LEI Decreto Regulamentar (Regulamento Executivo) b) REGULAMENTO AUTNOMO: ASSUME O LUGAR DA LEI (no visto com bons olhos por no ter mesmo procedimento e representatividade). Exercer o papel da Lei. Tem fundamento de validade diretamente na CF. (Exceo, mas possvel no Brasil hoje, nas hipteses expressamente autorizadas pela CF). CF Decreto Regulamentar autnomo (como se pulasse um degrau no ordenamento) Sai da CF diretamente para o decreto regulamentar. Ex. O cargo se cria por lei. Em tese o cargo deve ser extinto por lei (paralelismo de formas). Se o cargo estiver vago poder ser extinto por decreto (a prpria constituio autoriza). (Art. 84, VI, a e b, CF) Essa possibilidade s foi reconhecida em 2001, pela EC 32.

PODER HIERRQUICO
Da ao administrador a possibilidade de escalonamento (estruturar, hierarquizar) dos quadros da administrao pblica. Definir a hierarquia. Dizer quem obedece e quem manda.

CONSEQNCIAS DA HIERARQUIA
1. 2. 3. 4. 5. 6. Dar ordens; Fiscalizar; Controlar o cumprimento dessas ordens; Reviso dos atos praticados pelos subordinados (fez besteira pode corrigir); Delegar e Avocar funo; Aplicar sano (Tambm exerccio de poder disciplinar, j que o poder disciplinar decorrente do poder hierrquico);

PODER DISCIPLINAR
S quem pode ser atingido por poder disciplinar aquele que esto na INTIMIDADE DA ADMINISTRAO. Em razo DE INFRAO FUNCIONAL. O administrador sabendo de infrao tem o dever de instaurar o processo. Portanto, deciso vinculada. Contudo, o direito administrativo traz conceitos indeterminados, ensejando a necessidade de se atribuir um juzo de valor acerca da conduta. Ex. Definir o que conduta escandalosa (precisa de juzo de valor.) Ex. O que conduta de ineficincia? Precisa-se de um juzo de valor. Desta feita, definir o que a infrao discricionrio, porm a pena a LEI que prev, desta feita a escolha da sano vinculada, porque j prevista na lei.

Pode disciplinar poder ser em regra discricionrio. Essa resposta j caiu como verdadeira. Em razo da hiptese da definio da infrao.

PODER DE POLCIA
Poder de polcia atuao do poder pblico RESTRINGINDO, limitando, A ATUAO DO PARTICULAR em busca do bem estar social, no podendo ser delegado (dar aos particulares). compatibilizar interesse pblico e o particular. Atinge basicamente os direitos a liberdade e propriedade. Pela atuao do poder de polcia no existe o dever de indenizar, pois no se retira o direito do particular, atinge disciplinando o exerccio desses direitos. No existe, portanto, retirada de direito. Apenas define-se a forma de exerc-lo. Atinge os DIREITOS, INTERESSES E ATIVIDADES PRIVADAS. O poder de polcia no atinge diretamente a pessoa. O PODER DE POLCIA PODE SER: 1) PREVENTIVO, com a definio das regras. 2) FISCALIZADOR, controlando o cumprimento das ordens. 3) REPRESSIVO, aplicando pena correspondente a infrao. O poder de policia pode acontecer com ATO NORMATIVO (PODER REGULAMENTAR + PODER DE POLCIA ao mesmo tempo) Ato normativo poder regulamentar, porm se seu objetivo for o bem estar social tambm de polcia. Existe tambm o ato punitivo, onde se aplica sano a infrao. PODER DE POLCIA EM REGRA NEGATIVO, por traar em sua maioria obrigao de NO FAZER, restringindo a atuao do particular. Pela atuao do poder de polcia o poder pblico poder cobrar uma TAXA (tributo vinculado a uma contraprestao estatal) pelo exerccio do poder de polcia. Cobrado geralmente pelo valor da diligncia. Obs.: Se existir uma relao jurdica entre a administrao e o administrado, no existe poder de polcia. O PODER DE POLCIA DE SUPREMACIA GERAL (no depender de vnculo jurdico anterior). SUPREMACIA ESPECIAL (no poder de polcia) a atuao decorre de um vnculo jurdico anterior. POLCIA ADMINISTRATIVA (exerccio do poder de polcia) Bem estar social, compatibilizao de interesses. POLCIA JUDICIRIA (no exerccio do poder de polcia) Conteno crime, aplicao da lei penal. (No poder de polcia).

ATRIBUTOS DO PODER DE POLCIA


1) DISCRICIONRIO, EM REGRA; (Tem liberdade para decidir as regras do jogo) 2) AUTOEXECUTORIEDADE; (Tem aptido para aplicar o ato independentemente de ordem judicial) AUTOEXECUTORIEDADE subdivide-se em dois enfoques diferentes a) EXIGIBILIDADE: Poder que tem a administrao para decidir (meio de coero indireto) sem depender do judicirio. Todo ato tem exigibilidade. b) EXECUTORIEDADE: A executoriedade executar o que foi decidido sem o poder judicirio. (Meio de coero direto). S existe nas situaes previstas em lei ou em urgncia. Ex. Se o sujeito no paga preciso cobrar na via judicial. Portanto, nem todo ato tem executoriedade, tendo apenas exigibilidade. 3) COERCIBILIDADE, IMPERATIVIDADE, OBRIGATORIEDADE: O exerccio de poder de polcia obrigatrio e imperativo. Independe da vontade do particular.

Вам также может понравиться