Вы находитесь на странице: 1из 5

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO

FUNDAMENTO: Art. 37 pargrafo 6 da CF. A RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL. Se existe contrato a fundamentao da indenizao pelo contrato e no pela CF. Essa indenizao no pode ser confundida com sacrifcio de direito (ex. desapropriao). No decorre do Art. 37, pargrafo 6 da CF. Na desapropriao a indenizao conferida pela retirada do direito. No Brasil e no mundo o ESTADO SUJEITO RESPONSVEL. A responsabilidade civil do Estado AINDA MAIS EXIGENTE QUE A PRIVADA. Por fora da OBRIGAO (imperativo) da atuao estatal preciso que exista um rigor maior, uma responsabilidade maior do Estado, concedendo mais PROTEO VTIMA. A RESPONSABILIDADE do Estado tem PRINCPIOS PRPRIOS, mais rigor para o Estado e proteo para vtima. O princpio que fundamenta a responsabilidade do Estado o da legalidade. J que o administrador deveria cumprir a LEI. A justificativa para responsabilidade do Estado por conduta ilcita tem como fundamento o princpio da legalidade. RESPONSABILIDADE PELA CONDUTA LCITA tem o fundamento no princpio da isonomia. Ento o particular ter direito a ser indenizado. (Construo de viaduto, cemitrio etc.)

PARTE HISTRICA
Em primeiro momento existia a teoria da irresponsabilidade do Estado. Nesse momento o monarca dizia a verdade, logo no admitia o erro, ditava apenas as regras. O Estado passa a ser em segundo momento RESPONSVEL pelos seus atos, acontecendo essa mudana gradativamente.

No Brasil, o cdigo civil de 1916 reconhecia a RESPONSABILIDADE atravs da TEORIA DA RESPONSABILIDADE SUBJETIVA. Ex. da teoria subjetiva: Se uma vtima atropelada por um carro do Estado a vtima deveria demonstrar os seguintes elementos: 1. 2. 3. 4. Conduta = Ao do Estado Dano Prejuzo Nexo Causal entre conduta e dano Elemento Subjetivo = CULPA OU DOLO

A vtima do processo precisava, portanto, demonstrar a culpa ou o dolo do agente. Com a evoluo do Estado existe uma preocupao em proteger a vtima e, por conseguinte, a culpa deixa de ser do agente, para ser TEORIA SUBJETIVA NA CULPA DO SERVIO. Ou RESPONSABILIDADE SUBJETIVA NA CULPA ANNIMA. (Teoria criada na Frana) A vtima do processo s precisava demonstrar a culpa no servio. Ex.: Servio no foi prestado ou foi prestado de forma ineficiente. A vtima aqui no precisa de quem agiu com culpa ou dolo, precisava apenas demonstrar o defeito no servio.

Essa RESPONSABILIDADE SUBJETIVA somente era aplicada para CONDUTAS ILCITAS. Se faltar qualquer dos elementos (conduta, dano, nexo e culpa ou dolo) a responsabilidade civil do estado excluda.

Com a responsabilidade e sua evoluo a partir da CF de 1946 o Estado passa a adotar a TEORIA DA RESPONSABILIDADE OBJETIVA DO ESTADO. Com a teoria objetiva basta existir trs elementos para que exista responsabilidade: CONDUTA, DANO E NEXO CAUSAL. Aqui no a reconhecimento de elemento subjetivo, culpa ou dolo.

A RESPONSABILIDADE civil do Estado pode ser aplicvel na conduta LCITA E ILCITA. No caso da construo do viaduto, cemitrio o objetivo no retirar direitos (como na desapropriao), e sim conseqncia secundria. Para que seja afastada a responsabilidade do Estado basta que ausente algum dos elementos (Conduta, dano e nexo). Falta algum desses exclui-se a responsabilidade do Estado.

TEORIAS
DO RISCO INTEGRAL O Estado responde independentemente de qualquer caso. Ocorre para danos decorrentes de material blico, quando a hiptese for de substancia nuclear ou dano ambiental. Assumiu o risco vai ter que ser responsabilizado. DO RISCO ADMINITRATIVO a que admite que faltando algum dos elementos (conduta, dano e nexo) h excludente da responsabilidade. (Caso fortuito, culpa exclusiva da vtima e fora maior). Regra no Brasil

Pode existir tambm a CULPA CONCORRENTE. Ex. Vtima que se suicida jogando-se em frente do carro do Estado que vem em alta velocidade. (Nesse caso pode existir uma reduo da indenizao, j que teve a responsabilidade do Estado e do Particular.) Hodiernamente no Brasil a questo ainda no est totalmente resolvida. A responsabilidade OBJETIVA na AO OU OMISSO, segundo maioria dos julgados depois de 2009, porm a divergncia.

ELEMENTOS CAPITAIS DA RESPONSABILIDADE Quem pode ser responsvel pelo ART. 37, parag. 6.

1) SUJEITO
A) PESSOA JURDICA DE DIREITO PBLICO (Administrao direta e indireta) B) PESSOA JURDICA DE DIREITO PRIVADO DESDE QUE PRESTADORA DE SERVIO PBLICO (CONCESSIONRIAS, PERMISSIONRIAS DE SERVIOS PBLICOS, ETC.).

Se a PRESTADORA DE SERVIO PBLICO atropelar algum ou ferir o usurio do servio vai seguir a teoria DA RESPONSABILIDADE OBJETIVA (Art. 37, pargrafo 6 CF).

2) CONDUTA Na CONDUTA COMISSIVA a responsabilidade OBJETIVA. A responsabilidade pode ser decorrente inclusive de conduta lcita com fundamento no princpio da isonomia. Na CONDUTA OMISSIVA a responsabilidade OBJETIVA, aps julgados de 2009, antes a predominncia era da teoria subjetiva.
Obs.: O dano precisa ser evitvel dentro da prestao normal do servio. O Estado no pode estar em todo lugar. Se o dano puder ser evitado dentro das condies normais de prestao de servio o Estado ser responsabilizado. Ex. Policial na esquina assistindo o assalto (PODERIA TER EVITADO = CABE RESPONSABILIDADE) O PADRO NORMAL DO SERVIO PBLICO segue o PRINCPIO DA RESERVA DO POSSVEL. O PRINCPIO DA RESERVA DO POSSVEL precisa observar o mnimo existencial (garantido constitucionalmente)

Nas situaes que o Estado cria o risco (Defeito no semforo) ele RESPONDE pela TEORIA OBJETIVA. RESPONSABILIDADE OBJETIVA por armazenamento de MATERIAL BLICO OU NUCLEAR.

3) DANO
Para falar em RESPONSABILIDADE DO ESTADO preciso verificar o DANO. PRECISASSE HAVER LESO A DIREITO. A) DANO JURDICO. Sem dano jurdico o ESTADO NO RESPONDE B) DANO DETERMINVEL OU DETERMINADO. O dano precisa ser certo, calculado, precisa-se saber quanto foi o dano. C) SE A CONDUTA FOR LCITA, o DANO PRECISA SER ANORMAL e ESPECIAL. Ex. Perda de reunio por causa do trnsito normal. DANO PRECISA SER ESPECIAL por ser particularizado. Tem que atingir a vtima de forma clara.

A AO DE INDENIZAO por responsabilidade civil deve ser interposta contra PESSOA JURDICA DO ESTADO. O STJ entende que possvel ajuizar ao em FACE DO AGENTE, e o STF diz que somente poder ser interposta contra o PESSOA JURDICA DO ESTADO. O Estado poder entrar com AO DE REGRESSO se o dano decorreu de culpa ou dano do agente pblico. (Em face do agente a TEORIA aplicada SUBJETIVA)
Para a doutrina no possvel a denunciao da lide em caso de regresso, por atrasar o feito. J que vai atrapalhar a vida da vtima j que precisa ampliar o conjunto probatrio para que prove culpa ou dolo do agente.

Para a JURISPRUDNCIA (especialmente o STJ) a DENUNCIAO DA LIDE no caso supra POSSVEL e TAMBM ACONSELHVEL. A falta de denunciao da lide no vai comprometer o direito de regresso por ao autnoma em face do agente que agiu por culpa ou dolo.

PRESCRIO
Prevalecia no Brasil que prazo prescricional para reparao de danos qinqenal (5 anos). (Decreto 20.910/32)

No novo cdigo civil a reparao civil o prazo de prescrio de 3 anos. Muitos autores defendem que prevalece o prazo de cinco anos. Porm o STJ decidiu que o decreto lei 20.910 apesar de estabelecer cinco anos para prescrio para ao de responsabilidade, no seu art. 10 diz que o prazo ser de 5 anos, salvo se no existir outro prazo mais benfico para o Estado. HOJE A AO DEVE SER AJUIZADA COM PRESCRIO DE TRS ANOS. SEGUNDO STJ. A ao do ESTADO em face do agente que agiu por dolo ou culpa IMPRESCRITVEL. Art. 37, pargrafo 5, diz que a reparao imprescritvel.

Вам также может понравиться