Вы находитесь на странице: 1из 21

FARMACOTCNICA HOSPITALAR

Carlos Tiago Martins Moura Farmacutico Servio de Farmcia - HUWC

INTRODUO:
A farmacotcnica hospitalar um servio que propicia grande economia para a instituio pois a economia obtida com os produtos de quase 85%, sendo a mdia geral em torno de 70%. A farmacotcnica hospitalar disponibiliza medicamentos e solues que o mercado no disponibiliza ou que tm alto custo, em diferentes concentraes, quantidades e volumes.

VANTAGENS DA MANIPULAO
Medicamento personalizado: a dose certa onde o mdico prescreve doses que no estariam disponveis no medicamento industrializado, atendendo a cada paciente. Alm disso, o rtulo personalizado evitando confuses e trocas. Associaes benficas: na manipulao o mdico pode usar vrios medicamentos que complementam o tratamento, numa nica frmula, para evitar que o paciente tome vrios medicamentos. O farmacutico avalia sempre a incompatibilidade entre as substncias. Vnculo mdico-paciente-farmacutico fortalecido, com acompanhamento do caso por profissionais de sade que se complementam para o objetivo comum de promover a sade total do cliente. Custo reduzido do medicamento por envolver processos mais artesanais.

DEFINIO:
o setor da farmcia responsvel pela manipulao das preparaes farmacuticas necessrias ao hospital, na forma de dosificao eficaz e segura, com apresentao adequada. tambm o setor responsvel pela manipulao de saneantes.

OBJETIVOS:
Preparao de frmulas no existentes no mercado; Manipulao de germicidas; Manipulao de produtos estreis, o que engloba a Nutrio parenteral e a Quimioterapia (dependendo da especialidade do hospital)

ATIVIDADES E DIVISES DA REA DE FARMACOTCNICA:


Aquisio de matrias-primas e embalagens SALA DE EMBALAGENS Lavagem e reciclagem de embalagens; Manipulao (SLIDOS, SEMI-SLIDOS LQUIDOS E SANEANTES); Controle de qualidade (pode ser terceirizado) Armazenamento SALA DE ARMAZENAMENTO DE PRODUTOS ACABADOS Dispensao

OBJETIVOS ESPECFICOS
Proporcionar a qualquer momento, independentemente da disponibilidade comercial, medicamentos com qualidade aceitvel, adaptados s necessidades especficas da populao que atende; Desenvolver frmulas de medicamentos e produtos de interesse estratgico e/ou econmico para a farmcia hospitalar e para o hospital; Fracionar e/ou reenvasar os medicamentos elaborados pela indstria farmacutica a fim de racionalizar a sua distribuio e administrao; Preparar, diluir e/ou reenvasar germicidas necessrios para as aes de anti-sepsia, limpeza, desinfeco, esterilizao;

OBJETIVOS ESPECFICOS cont.


Manipular produtos estreis , incluindo solues de nutrio parenteral, citostticos e misturas intravenosas, nas condies preconizadas pelas Boas Normas de Fabricao; Contribuir para a formao e reciclagem de pessoal auxiliar e outros farmacuticos, nesta rea de conhecimento e tecnologia.

FUNCIONAMENTO DA FARMACOTCNICA
Recepo Quarentena Amostragem e Anlise Rejeio (devoluo) Aceitao (armazenamento) Ordem de produo POPS (frmulas padres) Quarentena Amostragem Anlise Rejeio ou Aprovao.

FORMAS FARMACUTICAS
Formas farmacuticas slidas
Comprimidos

Formas farmacuticas semi-slidas


Suspenses, emulses, pomadas, pastas e cremes

Formas farmacuticas lquidas


Solues e xaropes

MANIPULAO DE GERMICIDAS
Em rea separada da rea comum de manipulao; Deve ter exausto de ar para eliminao de gases e vapores; EPI gorro, mscara contra gases, luvas de ltex, bata, culos de proteo; Germicidas a serem manipulados: formol a 10%, hipoclorito de sdio a 1% e 0,02%, lcool a 70% e lcool glicerinado a 2%.

MANIPULAO DE PRODUTOS OFICINAIS E MAGISTRAIS


Uso dos EPIS: gorro, mscara, bata, luvas, culos de proteo; A rea de manipulao de slidos deve ser separada da de manipulao de lquidos; Os ps devem ser pesados separadamente e um de cada vez (evitar contaminao cruzada);

MANIPULAO DE PRODUTOS MAGISTRAIS E OFICINAIS


Todas as matrias-primas devem ser cuidadosamente separadas antes da manipulao com a respectiva ficha de produo; As vidrarias devem ser lavadas com sabo neutro, esterilizadas com lcool a 70% e secas em estufa (teste da mancha) Ao trmino da manipulao, todas as vidrarias devem ser novamente limpas e cuidadosamente guardadas. As bancadas devem ser limpas ao incio e ao trmino de cada manipulao, com lcool a 70%

MANIPULAO
Manipulao de frmulas portaria 344

MANIPULAO
Laboratrio de semi-slidos

MANIPULAO
Manipulao de slidos e rea de fracionamento

MANIPULAO
rea de armazenamento de embalagens

MANIPULAO
Aspecto de um laboratrio de controle de qualidade

ARMAZENAMENTO DE MATRIAS-PRIMAS
Sala de matrias-primas

MANIPULAO
Pesagem de matrias-primas em balana digital observe EPIS

Produtos Manipulados
Pasta dgua Pasta dgua com enxofre a 5 e 10% Loo lanette com uria a 5 e 10% Loo lanette Linimento de leo calcreo Cetilpiridnio 0,02% Bicarbonato de sdio a 3% Xarope de ranitidina 15mg/ml Xarope de midazolam 2,1mg/ml Bota de unna com e sem gelatina Soluo de azul de metileno a 1% e 10% lcool a 70% lcool a 70% glicerinado a 2% Creme lanette Pasta para EEG Gel para ECG Gel para ultrasson Soluo de lugol cido tricloroactico cido actico a 3% Permanganato de potssio em vrias concentraes 1:60000/ 1: 40000/ 1: 20000, etc.

Вам также может понравиться