Вы находитесь на странице: 1из 2

Tendncias pedaggicas progressistas A tendncia progressista o resultado da inquietao de muitos educadores que, a partir da dcada de 60, suscitam uma

a discusso e questionamentos em relao ao rumo que vem tomando a educao, principalmente escola pblica, no que diz respeito real contribuio desta para a sociedade. Essas discusses tm contribudo para mobilizar novas propostas pedaggicas que apontam para uma educao conscientizadora do povo e para um redimensionamento histrico do trabalho escolar pblico, democrtico e de toda a populao. Segundo LIBNEO, o termo progressista tomado emprestado de Snyders e utilizado nesses estudos para: Designar as tendncias que, partindo de uma anlise crtica das realidades sociais, sustentam implicitamente s finalidades sociopolticos da educao. Evidente que a pedagogia no tem como institucionalizar-se numa sociedade capitalista; da ser ela um instrumento de luta dos professores ao lado de outras prticas sociais. Nesta proposta a atividade escolar pauta-se em discusses de temas sociais e polticos e em aes sobre a realidade social imediata; analisam-se os problemas, os fatores determinantes e estrutura-se uma forma de atuao para que se possa transformar a realidade social e poltica. Apresenta-se, pois, como um instrumento de luta dos professores ao lado de outras prticas sociais.

Principais caractersticas

A escola condicionada pelos aspectos sociais, polticos e culturais, mas contraditoriamente existe nela um espao que aponta a possibilidade de transformao social. A educao possibilita a compreenso da realidade histrico-social e explicita o papel do sujeito construtor/transformador dessa mesma realidade.

Teoria Crtica

Sustenta a finalidade scio-poltica da educao. Instrumento de luta de professores ao lado de outras prticas sociais.

Perodo de Predominncia

1960-1990

Tendncias Pedaggicas A Pedagogia Progressista divide-se em trs Tendncias Pedaggicas: libertaria, libertadora e Histrico-critica.

Libertria. Anti-autoritarismo e autogesto so os princpios fundamentais da proposta pedaggica anarquista (que abrange vrias correntes: libertrios, psicanalistas e socilogos). Procura a independncia terico-metodolgico. D maior nfase s experincias se autogesto, prtica da no diretividade e autonomia. Constitui-se em mais um instrumento de luta do professorado, ao lado de outras prticas sociais, pois no tem como institucionalizar-se na sociedade capitalista. Libertadora Manifestao da Prtica Pedaggica

Primeira experincia: Movimento de Cultura Popular no Recife (1964). Projeto de Educao de Adultos:

- crculo de cultura; centro de cultura Parte de uma anlise crtica das realidades sociais, sustentando as finalidades scio-poltica da educao. Iniciou-se nos anos 1960. Histrico-critica

Marco terico 1979. A prtica pedaggica prope uma interao entre contedo e realidade concreta, visando a transformao da sociedade (ao compreensoao). Enfoque no contedo como produo histrico-social de todos os homens. Superao das vises no crticas e crtico reprodutivistas da educao.

Surge no fim dos anos 1970, em contraposio escola que reproduz o sistema e as desigualdades sociais. D nfase s relaes interpessoais e ao crescimento que delas resulta, centrado no desenvolvimento da personalidade do indivduo, em seus processos de construo e organizao pessoal da realidade e em sua capacidade de atuar como uma pessoa integrada.

Вам также может понравиться