Вы находитесь на странице: 1из 12

O BELO E O SUBLIME

Brbara Maria Brando Guatimosim*

RESUMO:
O texto aborda o belo e o sublime como interseco e como barreira (o belo) e via de acesso ao desejo (o sublime). A partir da contribuio kantiana noo de sublime, juntamente com o afeto de angstia que o caracteriza, pode-se tomar o conceito de sublimao como uma forma de bem dizer, que participa de uma esttica trgica e barroca, consoante com uma tica do desejo impuro. A partir dessa elaborao, seguem-se as conseqncias disso na transmisso da psicanlise e na formao dos analistas.

PALAVRAS-CHAVE: Belo. Sublime. tica. Desejo. Angstia.

Brbara Maria Brando Guatimosim, psicanalista, membro da Associao Fruns do Campo Lacaniano Brasil. Organizadora do livro Em torno do cartel Edio da AFCL, 2004. Artigos publicados em vrias revistas e coletneas de psicanlise. End.: Av. Bandeirantes, 599/501, Sion, BH, M.G. Cep.: 30.315000 E-mail: bguatimosim@bol.com.br. Tel: (31) 3281 6121

Psicanlise & Barroco em Revista v.6, n.3: 48-59, jul.2008

48

O belo e o sublime

Lacan em seu seminrio da tica aponta trs barreiras no acesso verdade do desejo: a barreira do bem, a do belo e a barreira do pudor. Para Lacan (Seminrio VII, A tica da psicanlise, 1960, p.280.) a barreira do bem que levanta uma muralha poderosa na via do nosso desejo. mesmo a primeira com a qual lidamos a cada instante e sempre. O bem nos introduz no campo da privao e do benefcio (doao) humanos. O bem nos tirado ou dado por um outro. Ficamos a no nvel do lao imaginrio que o pequeno outro, o semelhante impe e, preocupados nessa economia, entre ganhos e perdas dos bens, fica-se, muitas vezes, incapacitado de usufruir dos mesmos. J com relao barreira do belo, que pretendo tratar aqui, Lacan (1960), percebe que est em um ponto prximo e crtico do acesso ao desejo, mas tambm zona ambgua e delicada.

A verdadeira barreira que detm o sujeito diante do campo inominvel do desejo radical uma vez que o campo da destruio absoluta, da destruio para alm da putrefao, o fenmeno esttico propriamente dito, uma vez que identificvel com a experincia do belo o belo em seu brilho resplandecente, esse belo do qual disseram que o esplendor da verdade. evidentemente por o verdadeiro no ser muito bonito de se ver, que o belo seno seu esplendor, pelo menos sua cobertura (LACAN, 1988, Seminrio VII, p.265.)

Lacan comenta ainda que se o belo detm, ao mesmo tempo indica o sentido em que se encontra o campo da destruio absoluta, o campo central do desejo, Das Ding. Aqui se pode fazer questo e tentar investigar o que h no belo que impede o desejo e o que aponta, faz ponte e o viabiliza, introduzindo neste ponto, a distino que h entre o belo e o sublime. A diferena entre as duas palavras, se Lacan no acentua, observa, entretanto, com base nas observaes de Kant no texto em que discute o sentimento do belo e do sublime que

Psicanlise & Barroco em revista v.6, n.3: 48-59, jul.2008

49

Brbara Maria Brando Guatimosim

A conjuno deste termo (sublime) com o de sublimao no propriamente um acaso, nem simplesmente homonmico (Lacan, 1960).1 Kant, no texto mencionado, trata a noo do belo como sendo aquilo que encanta no limite da superfcie, aparncia, forma; da ordem de um prazer agradvel, harmnico, talvez da ordem do princpio do prazer, contido em sua economia de reduo das tenses. J o sublime, o filsofo liga-o ao assombroso, profundo, aquilo que provoca comoo. O sublime comove, o belo estimula ou encanta. (Kant, 1764, Observaes sobre o sentimento do belo e do sublime, p.21.) Kant segue em seu texto classificando coisas que seriam belas e sublimes, mas o interesse aqui apontar que o diferenciador das duas experincias, o que Kant introduz entre os dois termos algo da ordem de uma marca trgica de destituio. possvel inferir ser esta ultrapassagem, que nota Lacan, (1960) ao observar a ambigidade do belo.

H uma certa relao do belo com o desejo. Esta relao singular ambgua. Por um lado, parece ser possvel que o horizonte do desejo seja eliminado do registro do belo. E, no entanto, por um lado, ele no deixa de ser manifesto(...)o belo tem por efeito suspender, rebaixar, desarmar, diria eu, o desejo. A manifestao do belo intimida, probe o desejo. No quer dizer que o belo no possa com o desejo, em tal momento se conjugar, porm muito misteriosamente, sempre sob esta forma, que no posso designar de outra maneira seno chamando-a por um termo que traz em si a estrutura da passagem de no sei que linha invisvel o ultraje. Parece todavia, que da natureza do belo permanecer, insensvel ao ultraje. (LACAN, 1988, Seminrio VII, p.290.)

O belo, portanto, pode refletir como um espelho o desejo esta sendo ento a dimenso imaginria, aquela que imobiliza na idealizao e impede o desejo. Mas h a ultrapassagem que, como se segue na citao acima da ordem de um ultraje, que quer dizer, em um sentido primeiro, ir alm de, alm do fascnio do belo, deste amor sem desejo. H ento no ultraje uma relao com o desejo na experincia de busca do real da verdade.

E ainda Sobre o sublime, ainda no extramos das definies kantianas toda a substncia que podemos obter. Seminrio A tica da psicanlise, p. 361.

Psicanlise & Barroco em revista v.6, n.3: 48-59, jul.2008

50

O belo e o sublime

nesta via que Freud (1916) leva a discusso com o poeta em seu artigo sobre a transitoriedade. Enquanto o poeta menospreza a beleza fadada a perecer, Freud enaltece-a argumentando que exatamente a dimenso da morte, (e precisando mais, do vazio, da castrao) que engrandece a nossa fruio e que redimensiona a noo da beleza beleza aqui no mais ideal, como queria o melanclico interlocutor de Freud, mas sublime, ou seja, para alm do belo ideal imaculado, esttico, especular, homo, temos o sublime que transita entre a vida e a morte, marcado pelo tempo, pelo paradoxo humano, pela diviso subjetiva, indicando ento a diferena radical, o singular, o hteros. Podemos ver este o efeito esttico no barroco ao subverter a beleza clssica, ultrajando atravs do pathos a superfcie da harmonia grega que, depois das volutas angustiadas e retorcidas das linhas que cedem ao trgico, s se sustenta como padro em um regime totalitrio.2 Diz-nos Freud (Sobre a transitoriedade, 1916, p. 345) no texto mencionado: Mas essa exigncia de imortalidade, pode ser to obviamente um produto de dos nossos desejos, (...) o que penoso bem pode, no obstante, ser verdadeiro. De outro modo nos fala Lacan que esta verdade ltima que o belo trata de encobrir, para alm do bem e do mal, no nada bonita de se ver. H pois certamente que se ter coragem; no a coragem do investigador cientfico, que tem que chegar l, a qualquer preo, no saber do real. Mas talvez a coragem de Freud, Lacan e outros, a coragem do investigador analtico, que no pode escapar a, uma ateno ao chamado do que no pra de insistir. por esse caminho atravessado por um trgico estrutural que a psicanlise nos envia a outra dimenso tica e esttica: uma tica impura, uma esttica barroca, no como estilo datado, mas como uma ao que sempre retorna, fora do tempo, intempestiva, sempre
2

Por exemplo, na arte oficial Nazista, de inspirao helenista, onde se prezava a harmonia das formas simtricas e equilibradas, visando criar um simulacro do universo ideal, fazendo vigorar uma nica verdade esttica, aliada aspirao de pureza moral e fsica. Isso se conjugava a uma monumentalidade e grandiloqncia que invadiu a cultura alem, nutrindo e arregimentando a servido pelos efeitos de coero e de fascnio gerados por esta arte espetacular. A arte moderna era considerada arte degenerada e comparada com a produo dos doentes mentais. Sobre a esttica Nazista ver o filme A arquitetura da destruio de Peter Cohen.

Psicanlise & Barroco em revista v.6, n.3: 48-59, jul.2008

51

Brbara Maria Brando Guatimosim

prestes a irromper na cultura, onde a morte se imiscui na vida, os estipulados como contrrios se entretecem e onde o paradoxo humano d lugar a deformaes, curvas e dobraduras que gestam novas formas de expresso, mantendo abertas fendas imprevistas que liberam o espanto e a surpresa. O sublime traz sempre a marca da morte, uma universal, convocando o trao mais particular, a marca singular, resto mpar da castrao de cada um. A experincia do sublime produz uma comoo esttica, que no sendo paralisante como o belo, traz em si a tragdia da incompletude, e nesta, a verdade, que, sabe-se, no toda. O sublime remete o sujeito ao liame da sublimao. E mesmo se Freud no se refere a este termo - sublime, mesmo se algumas vezes recua diante do enigmtico e incompreensvel difcil no ver o quanto seus textos do testemunho do seu interesse pelo impondervel e, por menos que os explique, no os nega3. Mas Lacan no deixa de ver uma conjuno entre o sublime, a sublimao e o desejo, a partir das questes que prope sobre a funo do belo. Ao belo no toque nisso que reflete o desejo, vai-se alm, at ao sublime tocante ao isso que toca nisso fazendo a ressoar, no por acaso, o gozo Outro, ligado ao real que padece o significante em sua impossibilidade de dizer tudo, e, ao trespassamento da linha que faz fulgurar algo da coisa-causa do desejo. O sublime tem portanto uma relao estreita com o desejo que ultrapassando o amor ideal, envia a um novo amor a verdade que ainda , nesta desidealizao, desejo de verdade, esta que o causa. Clinicamente podemos dizer que uma anlise inicia-se com o insulto (saltar sobre). Assistimos o fato de como o sintoma belo bem do neurtico um insulto ao real do sujeito. Percebe-se a que o que o analista faz quando faz anlise responder ao insulto com o ultraje da interpretao (pois o ultraje no violenta, no assalta, mas lana algo a mais

Temos disso um exemplo claro em seu texto O Estranho (Das Unheimlich), de 1919, onde Freud ressalta o esclarecimento de Schelling sobre o termo: Unheimlich o nome de tudo que deveria ter permanecido... secreto e oculto mas veio luz. p. 242.

Psicanlise & Barroco em revista v.6, n.3: 48-59, jul.2008

52

O belo e o sublime

ou a menos que ultrapassa e descompleta, fazendo vacilar a certeza do sintoma). Interveno que se tiver o aporte de um ato pode, ao desvelar a esttica do sublime maculao do belo viabilizar a pattica do desejo - esvaziado dos bens em uma tica do real. A histeria bela, a obsesso tambm; ou, pelo menos, tentam ser. O depressivo tenta preservar a beleza ideal intacta do objeto perdido, fazendo como se este assim no o fosse, desde sempre. O sofrimento mrbido o esforo neurtico e nostlgico que o indivduo faz de recuperar um suposto estado anterior de coisas, um presumido estado privilegiado onipotente e imaginrio, uma esttica esfrica. inegvel que as pessoas podem viver toda a vida nessa busca e morrer na mesma. Aos que desconfiam dessa perda de tempo, dispndio de vida e de que o sofrimento obtido maior que o conforto esperado, o analista oferece seu desejo, colocando em questo essas tentativas eufmicas de tratar a falta, a castrao. quando o trabalho de luto pode desarmar a guarda das construes fantasmticas cristalizadas, em direo constatao da impossibilidade do gozo total, perfazendo outro caminho que se abre ao gozo da escritura, na marca criativa que o sujeito pode fazer na vida, no amor e em seu trabalho. Traado diferente das marcas dolorosas s quais o sujeito se inflige ou se submete, onde adivinhamos, apostando na estrutura, a prescrio insistente do inconsciente, prescrio da castrao a por vezes to mal ouvida, que transforma um corpo em campo de sofrimento. A arena analtica outra. No h porque ento, na funo de analista, brigar com o sintoma; isto seria revidar e refletir com um insulto, aquele que j o . Ao contrrio, podemos pensar que a prtica analtica e no h prtica sem tica exerccio ultrajante, podendo o termo ser tomado mesmo onde ele afronta, o-fende; isto , o ultraje desacomoda porque provoca um mal estar onde era um estar mal. Permite descolar o sofrimento do sintoma e lev-lo categoria de inevitvel dor do sujeito que sofre do desejo. Toda esta reflexo leva facilmente questo da transmisso da psicanlise transmisso que se faz furada, vazada de

Psicanlise & Barroco em revista v.6, n.3: 48-59, jul.2008

53

Brbara Maria Brando Guatimosim

significaes apriorsticas, permitindo o sentido desatrelado, que por sua vez, atrela quem se toca, no trabalho de a se implicar. O discurso totalitrio no s responde mal ao mal estar, como tambm provoca um mal a mais no mal estar. As respostas cientficas, pseudo-cientficas, econmicas, mundanas, enfim, ditas civilizatrias compem-se muito freqentemente de formas as mais variadas de insultos ao sujeito que j peleja em desejar na civilizao. A escola de Lacan foi proposta para, no exerccio da transmisso e da manuteno da psicanlise, dar lugar a construes de respostas diferentes. Deveria servir de base onde se possa operar com o objeto causa do desejo que nos fixa, em uma produo no bela, nem benfica no sentido sintomtico da busca de paliativos, mas na produo sublimatria, no sentido mais amplo do bem dizer. No alcance ainda em que lhe d Lacan (Seminrio XX, Mais, Ainda, 1973, p. 94.) ao tomar, por exemplo, o amor corts como paradigma da sublimao, como sendo a forma mais elegante de se lidar com a ausncia da relao sexual. Elegncia lgica e potica de se extrair do dano, a dama - reduzida ao abjeto causa do desejo, o objeto a. Retomando, Lacan aponta trs barreiras no acesso verdade, mas podemos reluzi-las matemicamente a uma: tudo que absoluto torna-se um bem supremo, portanto, barreira. E quanto ao pudor, se no o tomarmos no sentido da pudiccia, de uma moral pudica, esta talvez seja uma barreira a no se transpor ao ser a presentificao da barreira do incesto, diante da qual nos fica a arte de cingir a coisa. Talvez, o fundamento das nossas restries s psicoterapias vem da constatao de que no possvel melhorar uma tica. No h nada de novo em terapeutizar a tica dos bens. Prtese prtese; e continua sendo prtese mesmo se mais bela. A aposta no trabalho na via do desejo leva radicalmente a uma transmutao de base.

Psicanlise & Barroco em revista v.6, n.3: 48-59, jul.2008

54

O belo e o sublime

bom lembrar que a tica psicanaltica no implica em uma escolha absoluta, o gozo absoluto do desejo puro, na qual a ordem dos bens do mundo no existiria. Por sua vez, uma escola absoluta torna-se barreira no s ao mal estar da civilizao a qual deveria estar aberta, em escuta mas tambm manifestao do desejo, verdade de cada um. Evidentemente toda instituio participa da relao dos homens com a ordem dos bens. O que a subverso que a tica psicanaltica introduz, a opo de no se ficar patinando nesta ordenao, pois da mesma forma que ir alm do pai no elimin-lo, deve-se ver que o que a psicanlise prope no visa despossuir as pessoas daquilo que as mantm, ou daquilo que lhes d conforto. A psicanlise no leva ao ascetismo; para isso j existem certas ordens religiosas. Na psicanlise a despossesso outra, e o sacrifcio, o da libra de carne: uma mudana na raiz daquilo que orienta o sujeito, visado como sujeito do desejo. Trata-se, pois, de uma reorientao tica radical e no absoluta. A contraproposta da escola fazer uma releitura da instituio tradicional que se cola em seus bens de identificao e de hierarquia. Contraproposta que deve ser vista como conseqncia lgica de uma prxis - na qual disso, o sujeito deve advir - daquilo que a escola se prope a transmitir. Imperativo tico que, diferente de outros, ordena transpor a condio de objeto, a linha imaginria do espelho, para que o exerccio do desejo possa existir para cada um na sublime diferena. Imperativo paradoxal, pois o ato de cumpri-lo descumpre o dito do Outro, o tu es (tuer). A escola em descolagem e em decolagem como prope Lacan (1980, Seminrios da dissoluo - Dcolage) fazer com que a formao do psicanalista possa elevar-se distintamente da posio narcsica e anacltica, descolar-se do campo das identificaes, dando chance ao real do desejo de vigorar sobre a necessidade de proteo paternalista e do jugo das maestrias institucionais. A formao analtica em Lacan toma seu

Psicanlise & Barroco em revista v.6, n.3: 48-59, jul.2008

55

Brbara Maria Brando Guatimosim

valor e seu rigor ao tornar-se formao do inconsciente em trabalho - a partir da colocao em causa do objeto a pois ser analista estar sob o efeito dessa causa. Gostaria de acrescentar, pensando em certas concepes purificadas de sublimao, simplesmente obreiras, artsticas ou racionalistas, que certeza ntima de algo sublime, ndice da presena real do objeto, esta apresentao do inapresentvel4, que Lacan associa o passe em sua exposio sobre a experincia do dispositivo em 1973:

Pode o passe por em relevo, diante de quem se oferece a ele, como capaz de fazer um relmpago, com uma luz totalmente distinta, um certo setor de sombras de sua anlise? uma coisa que incumbe ao passante. Posso assegurar-lhes, e creio que do jurado de confirmao ningum, nem sequer Leclaire me desmentir, que o passe foi para alguns uma experincia de absoluta comoo.5

No sem cuidado que se delega, alm de outros critrios e balizas, a um juzo ntimo a constatao do cartel do passe de que houve uma transmisso do desejo do analista e do efeito de ser da destituio subjetiva. Este dado que produz uma certeza no , evidentemente, qualquer sentimento volvel. Comoo - Este termo to forte no deixa aqui de evocar a angstia,6 o nico afeto que no engana na indicao da verdade e que por sua vez, Baas (O desejo puro, 1992, p.76.) nomeia afeto sublime. Porm, para Kant, a experincia do sublime se acompanhada de entusiasmo, fica privada de qualquer valor tico, j que A lei da razo prtica s deve realizar-se pela razo, sendo o respeito o nico sentimento moral puro. ( Lyotard, lies sobre a analtica do sublime, 1991, p.57.) Diferentemente, para Lacan, precisamente o entusiasmo que deve acompanhar, no final de
4 5

Expresso com a qual Bernard Baas (1992) designa o sublime em seu livro O desejo Puro, p.52. (...) une exprience absolument bouleversante no original. Sobre a experincia do passe ,p.57. 6 Lacan usa o termo moi, bem prximo de bouleversant, para falar da emergncia real do objeto no seu esquema do seminrio da Angstia. moi tambm o termo com que Lacan designa o raio do desejo, provocando o campo de brilho, no momento da ultrapassagem, em sua anlise de Antgona moi nada tem a ver com a emoo, nem com o emocionar. moi uma palavra francesa que est ligada a um verbo muito antigo, moyer, ou esmayer, que quer dizer propriamente faire perdre a quelqun, eu j ia dizendo ses moyens se no fosse um jogo de palavras em francs, mas justamente da potncia que se trata (...) Uma comoo, como todos sabem algo que se inscreve na ordem das relaes de potncia entre vocs e, propriamente falando, o que faz com que vocs as percam. Seminrio A tica da psicanlise, p.302.

Psicanlise & Barroco em revista v.6, n.3: 48-59, jul.2008

56

O belo e o sublime

anlise, a transmisso do desejo do analista, este, que no se suporta na tica de um desejo puro. Mas se o trovo rege os todos enquanto diversos e assinala no passe a afeco de uma certeza, como aponta Lacan no texto mencionado, esta experincia de comoo no necessariamente atinge todos, pois no participa do consenso, de uma partilha universal. Ao contrrio, uma afetao decididamente contingente. Seguindo a leitura de Lyotard (Lies sobre a analtica do sublime, 1991, p.222.) ainda o sublime que transtorna o universo moral e esttico kantianos, mesmo se, para Kant, a elaborao da crtica do sublime, a passagem do belo ao sublime, no afete seu projeto filosfico. De acordo com Lyotard, a moralidade em Kant implica intrinsecamente a exigncia de sua partilha universal, anloga nisso ao sentimento do belo e do gosto. Mas o sublime escapa s exigncias de partilha universal. O autor Cita Kant: no estou autorizado a pressupor que outros homens as levaro em considerao. E conclui assim sua analtica do sublime:

Nem universalidade moral, nem universalizao esttica, mas antes a destruio de uma pela outra na violncia de sua contenda, que o sentimento sublime. A prpria contenda no pode exigir, mesmo considerada subjetivamente, ser partilhada por todo pensamento.

Retomo a frase de Kant O sublime comove, o belo encanta. Eis uma diferena no ponto de ultrapassagem que o passe pode verificar, perturbando a crena de que a psicanlise, sua prxis, a escola, so belas.

REFERNCIAS

BAAS, Bernard [1992]. O desejo puro. Rio de Janeiro: Livraria e Editora Revinter, 2001.

Psicanlise & Barroco em revista v.6, n.3: 48-59, jul.2008

57

Brbara Maria Brando Guatimosim

FREUD, Sigmund [1916]. Sobre a transitoriedade. Rio de Janeiro: Imago. Coleo Standard Brasileira, Vol. XIV. 1974. KANT, Emmanuel [1764]. Observaes sobre o sentimento do belo e do sublime. So Paulo: Papirus, 1993. LACAN, Jacques [1959-1960]. O seminrio A tica da psicanlise. Livro VII. Rio de Janeiro: Zahar, 1988. [1972-1973]. O seminrio Mais, ainda. Livro XX. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. [1973]. Sobre a experincia do passe. In: Documentos para uma Escola II Lacan e o passe. Rio de Janeiro: Revista Letra Freudiana, ano XIV, n 0. [1980]. Dcolage. In: Documentos para uma Escola Revista Letra Freudiana, ano I, n 0. LYOTARD, Jean-Franois [1991]. Lies sobre a analtica do sublime. So Paulo: Papirus, 1993.

THE BEAUTY AND THE SUBLIME ABSTRACT: The text approaches the beauty and the sublime under the perspective of its intersections and of its function as barrier (the beauty), and as path to the reaching of desire (the sublime). From the kantian contribution to the notion of the Sublime along with the anxiety affect witch characterizes it, the concept of sublimation can be taken as a form of well saying, witch participates of a tragic-baroque esthetic, according with an impure desire ethic. Thereafter the text approaches the consequences of this elaboration on the transmission of the psychoanalysis and the formation of the analysts. KEYWORDS: Beauty. Sublime. Ethic. Desire. Anxiety.

LE BEAU ET LE SUBLIME RESUM: Ce texte aborde le beau et le sublime sous les perspectives de leur intersection et de leur fonction de barrire le beau e de voie d'accs au dsir le sublime. A partir de la contribution kantienne la notion de sublime, et en considrant l'affect d'angoisse qui le caratrise, on peut prendre le concept de sublimation comme une forme de bien dire qui participe une esthtique tragique et baroque, en cosonance avec une thique du dsir impur. A la suite, le texte aborde les consquences de ce rapprochement dans la transmission de la psychanalyse et dans la formation des analystes.

Psicanlise & Barroco em revista v.6, n.3: 48-59, jul.2008

58

O belo e o sublime

MOTS-CLS: Beau. Sublime. thique. Dsir. Angoisse.

Recebido em 20/02/2008 Aprovado em 10/05/2008

2008 Psicanlise & Barroco em revista Ncleo de Estudos e Pesquisas em Subjetividade e Cultura CEP: 36036-330 Campus Universitrio ICH UFJF Juiz de Fora, MG Brasil. Tel.: (32)2102 3117

revista@psicanaliseebarroco.pro.br

www.psicanaliseebarroco.pro.br/revista

Psicanlise & Barroco em revista v.6, n.3: 48-59, jul.2008

59

Вам также может понравиться