Вы находитесь на странице: 1из 4

MAONARIA

A Maonaria, Ordem filosfico-inicitica universal, constituda por homens de todas as etnias e nacionalidades, acolhidos por iniciao e congregados em Lojas, nas quais, auxiliados por smbolos e alegorias, estudam e trabalham para o aperfeioamento da Humanidade. fundada no Amor Fraternal e na esperana de que, com amor, tolerncia e sabedoria, com a constante e livre investigao da verdade, com a evoluo do conhecimento humano pela filosofia, cincias e artes, sob a trade da Liberdade, Igualdade e Fraternidade e dentro dos Princpios da Moral, da Razo e da Justia, o mundo alcance a felicidade geral e a paz universal.

PERGUNTAS FREQENTES 1- O QUE A MAONARIA?


A Maonaria uma organizao fraternal que tem como princpio bsico o amor fraterno, `a prtica da caridade e a busca da Verdade. Existe um velho ditado que diz: "A Maonaria escolhe homens de bem e faz deles ainda melhores". normal dizer-se que os homens so o produto do meio que freqentam durante as suas vidas. A Maonaria oferece a cada um dos seus membros a oportunidade de conviver regularmente com homens de bom carter, o que refora o seu prprio desenvolvimento pessoal e moral. A garantia dessa fraternal convivncia conseguida pela proibio de discusses politico-partidrias ou religioso-sectrias, visto que esses assuntos, tm dividido os homens ao longo da histria. Os maons, sem discutir as suas crenas pessoais nestes dois assuntos, incentivam os homens a serem religiosos sem particularizar uma religio e encoraja-os a serem ativos nas suas comunidades, tambm sem particularizar o meio de expresso poltica. Os maons, tambm conhecidos como "pedreiros livres", no encontram na Maonaria ensinamentos sobre a arte da construo, como o faziam os maons operativos da Idade Mdia. Assim, as ferramentas comuns que eram usadas pelos canteiros medievais, como o mao, o cinzel, o nivel, o prumo, o compasso e outros, tm cada uma um significado simblico na Maonaria. A Maonaria distingue-se de outras ordens fraternais pela sua nfase no carter moral, no seu sistema de rituais e na sua longa tradio, com uma histria que data aproximadamente do sculo XVII. H trs graus na Maonaria, Aprendiz, Companheiro e Mestre. A maioria das lojas tm reunies regulares e semanais e congregam-se em Potncias Manicas, chamadas Grandes Lojas ou Grandes Orientes.

2 - O QUE O RITO?
O Rito um corpo de normas que regem os trabalhos de uma Loja, quando em reunio regular.

3 - SE A MAONARIA NO UMA RELIGIO, PORQUE QUE USA UM RITUAL?


A relao entre ritual e religio muito freqente, mas se analisarmos o assunto vamos notar que os rituais so uma parte de ns que pouco notamos. Ritual simplesmente a maneira como algumas coisas so feitas,uma espcie de procedimento padro para impor ordem e disciplina aos trabalhos. Uma reunio de condminos obedece a uma ordem determinada, da mesma forma que uma reunio de pais e professores num colgio. Sem essa seqncia de atos a serem vencidos, temos a indisciplina e a perda de tempo. O resultado ser sempre questionvel. H rituais sociais ou convenes que nos dizem como participar de uma conversao, esperando por uma pausa, como enfrentar uma fila, com

pacincia, sem empurrar ou tentar passar frente com algum tipo de artifcio. A Maonaria usa um ritual porque um modo efetivo para ensinar idias importantes. Alm disso, o ritual Manico muito rico e muito antigo, remontando aos primrdios de sua criao.

4 - O QU SE APRENDE AO SE ENTRAR PARA A MAONARIA?


Os maons aprendem os seus preceitos em reunies, que seguem liturgias, herdadas dos usos e costumes dos antigos (medievais) construtores de catedrais, utilizando como meio de transmisso dos seus ensinamentos, os smbolos e as alegorias dos antigos pedreiros. Entre outras coisas, nas Lojas manicas aprende-se a amar a ptria em que se vive, a se submeter s leis e s autoridades legalmente constitudas e considerar o trabalho como um dever essencial ao ser humano. A Maonaria ensina e pratica os princpios e os ideais da decncia, honestidade, gentileza, honradez, compreenso e afeto.

5 - O QUE UM TEMPLO MANICO


Templo o local onde se realizam as reunies regulares das Lojas Manicas. Essas reunies, nos seus primrdios, no eram feitas em local especfico. A partir de construo do Freemason's Hall, na Inglaterra, em 1776, as reunies ganharam um local fixo. Muitas Lojas, em funo do tamanho de seu quadro, utilizam as instalaes ou templos de outras lojas.

6 - OS MAONS SO RACISTAS OU ELITISTAS?


Quanto ao racismo, a Maonaria estabelece explicitamente a igualdade entre os homens sem considerar raa, credo ou cor. Se considerarmos que apenas so convidados a participar da Maonaria homens virtuosos e representantes da sociedade, pode-se dizer que ela uma elite, embora o correto seja afirmar que ela impe critrios rigorosos para a iniciao de um novo membro. Costuma-se dizer que: o que no homem comum uma virtude, no maom uma obrigao. Como se depreende, os critrios de seleo no se baseiam em valores materiais. A Maonaria congrega uma ampla faixa de pessoas: profissionais liberais, comerciantes, professores, artistas, polticos, trabalhadores especializados, bancrios, banqueiros, militares empresrios, etc.. Perante a Maonaria todos so iguais.

7 - QUEM O CHEFE DA MAONARIA?


A Maonaria no tem um chefe propriamente dito, mas cada Grande Loja presidida por um oficial denominado Gro Mestre, eleito periodicamente pelo povo manico da jurisdio da prpria Grande Loja. Dentro da jurisdio da sua Grande Loja, o Gro Mestre a autoridade mxima.

8 - UMA VEZ INICIADO NA MAONARIA, UMA PESSOA JAMAIS PODER SAIR?


No h esse impedimento. Desejando afastar-se da Maonaria, basta que o maom requeira o seu afastamento a Loja, pois isso um direito seu. A Maonaria preza a liberdade dos seus membros tanto quanto luta para preservar a liberdade dos cidados em geral.

9 - A MAONARIA UMA RELIGIO?


No, a Maonaria no uma religio, mas defende a existncia de um Ser Supremo ou Princpio Criador. Uma religio muito mais complexa, implicando em detalhes como a existncia de um plano para salvao ou caminho pelo qual se alcana uma recompensa depois da vida terrena. Implica tambm numa teologia que tenta descrever a natureza de Deus e divulga a descrio de modos ou prticas pelos quais um homem ou uma

mulher podem buscar comunicar-se com Deus. A Maonaria no faz nenhuma dessas coisas. Apenas abre e fecha os seus trabalhos com uma orao e ensina que nenhum homem deveria comear qualquer empresa importante sem antes buscar apoio espiritual em Deus. Apesar disso, no ensina aos homens como eles devem rezar ou o que devem pedir. Ao invs disso, prega que cada um tem que achar as suas respostas para as suas grandes perguntas na sua prpria f, na sua igreja, sinagoga, templo ou qualquer outro templo religioso.

10 - QUAIS SO AS EXIGNCIAS PARA SE TORNAR MAOM?


necessrio que o candidato prima pela moral e pelos bons costumes.

11 - COMO SE FAZ PARA SER MAOM?


preciso que o candidato seja indicado por um Mestre Maom e tenha a sua iniciao aprovada pela Loja. Ningum se inscreve para ser maom. Por suas qualidades, ele notado por um maom que o indica para a sua Loja. Todo um processo de admisso desenvolvido, quando o candidato ouvido, bem como a sua famlia. Nesta fase, so prestadas informaes preliminares sobre a Ordem Manica, seus objetivos e atividades.

12 - UM RELIGIOSO PODE SER MAOM?


Nada impede que um religioso seja aceito como maom. O que jamais se ver, no entanto, um ateu ser recebido na Maonaria regular, pois um dos princpios bsicos para a admisso na Ordem a crena num Ser Supremo.

13 - OS MAONS SO ANTI-CATLICOS?
Em absoluto! Nada existe a esse respeito nas tradies e rituais manicos. Saliente-se que cada maom possui as suas prprias convices religiosas e todos convivem fraternalmente nas reunies das suas Lojas e fora delas. A Maonaria combate o sectarismo religioso em qualquer das suas manifestaes e respeita a crena e a profisso religiosa dos seus membros.

14 - OS RITUAIS MANICOS CRIAM EMBARAOS AO CANDIDATO?


No. Os rituais em geral e os utilizados na cerimnia de iniciao foram escritos para sublinhar virtudes que devero ser desenvolvidas pelos candidatos, tais como, Justia, Amor Fraternal, Temperana, Caridade, Solidariedade, etc.. Atualmente use-se nos rituais uma linguagem erudita e ricamente ilustrada por simbolismo. Em nenhum momento so criadas situaes que possam embaraar ou desagradar os candidatos, ou que poderiam violar as suas convices patriticas, crena religiosa ou familiar.

15 - A MAONARIA UMA SOCIEDADE SECRETA?


Sociedades secretas geralmente so definidas como organizaes desconhecidas do pblico e cuja existncia seja escondida. A Maonaria, por outro lado, bem conhecida e orgulha-se de demonstrar a sua existncia. Os seus Templos e as suas Lojas so facilmente identificados e muitos deles figuram nas listas telefnicas

. Muitos de seus membros costumam usar anis, distintivos de lapela, alfinetes de gravata que os identificam como maons. Freqentemente os maons participam ativamente junto sua comunidade em trabalhos assistenciais. Finalmente, algumas atividades manicas so abertas e acessveis ao pblico.

16 - A MAONARIA NO APENAS UM CLUBE DE NEGCIOS?


No. Dificilmente seria aprovado um candidato que quisesse entrar para a Maonaria apenas por interesses comerciais. De qualquer forma, com o decorrer do tempo, os maons vo criando grandes amizades uns com os outros, e no se deve estranhar quando algum negcio seja feito entre eles.

Вам также может понравиться