Вы находитесь на странице: 1из 12

Patrocnio

Guia do Voto Consciente


O futuro de Ilhabela voc quem faz
ELEIES 2008

ndice
Por que importante votar? Poltica e democracia Os trs poderes O seu papel como eleitor ou eleitora O seu voto nas eleies de 2008 Como escolher seus candidatos Depois das eleies As regras nas eleies Espao para anotaes e telefones teis Realizao e Agradecimentos 3 6 8 10 12 16 17 18 21 22

Por que importante votar?


A palavra voto tem origem do latim voluntas que significa vontade. O voto a forma legal de expressar a nossa vontade para escolher quem nos representar no governo de nossa cidade, de nosso estado e do nosso pas. Ter o direito de escolher os nossos governantes pelo voto foi uma das maiores conquistas democrticas do Brasil. cidadania. Votar exercer a nossa cidadania

Este ano temos uma importante responsabilidade: Eleger o Prefeito, o Vice-Prefeito e os Vereadores que iro governar Ilhabela. Prepare-se para escolher com conscincia aqueles que vo representar voc no poder poltico de sua cidade, pois Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos (art. 1, da Constituio Federal) Ilhabela deve continuar cada dia mais bela e seu voto faz a diferena Para isso temos que pensar sobre algumas coisas muito importantes: 2 3

Tipos de votos
Voto obrigatrio no Brasil, quem tem entre dezoito e setenta anos e alfabetizado obrigado a votar. Quem no votar, sem justificativa, est sujeito a multa e perda de alguns direitos, como por exemplo, prestar concurso pblico, entrar numa faculdade pblica e tirar passaporte. Voto facultativo no Brasil, podem escolher votar ou no os cidados dos dezesseis aos dezoito anos, acima de setenta anos e os analfabetos. Voto em branco quando o eleitor no escolhe candidato nem partido. Voto nulo quando o eleitor escolhe um nome que no consta na lista de candidatos ou comete algum outro tipo de erro ao votar. Voto criminoso o voto comprado, o voto obtido na marra ou com fraude. Voto inconsciente o voto trocado por um favor ou por um objeto qualquer. quando o eleitor d seu voto por promessas vazias e sem verificar melhor o candidato, ou dado em funo da aparncia do candidato ou de outro motivo ftil. Voto consciente aquele exercido como dever e direito de cidadania. o resultado de muita informao e conhecimento sobre o candidato e suas promessas. exercido com responsabilidade e determinao.

Votar Exerccio de cidadania e de soberania da vontade popular


Muito se fala em cidadania mas o que esta tal de cidadania? cidadania, Cidadania o conjunto de deveres, responsabilidades e direitos que cada pessoa deve praticar para participar ativamente na vida e no governo de sua cidade, de seu estado e de seu pas. A cidadania se constri por meio de nossas aes no dia-a-dia e de nossa participao na vida social e no futuro de nossa cidade e do nosso pas. Pergunta para saber se exero a cidadania: Eu cumpro com meus deveres e responsabilidades sociais e luto pelos meus direitos como cidado? Votar uma das formas de participar e de exercer a sua cidadania. Por isso,

VOTAR PODE FAZER A DIFERENA


para o seu futuro e o de sua famlia!

Voc vota num pas democrtico.


Democracia um regime de governo onde os cidados exercem o poder escolhendo os seus governantes. Exercer a democracia o poder do cidado de escolher aqueles que tomaro importantes decises polticas para o futuro de sua cidade, de seu estado e do seu pas. No Brasil vivemos em uma democracia representativa, participativa e direta, na qual os cidados votam em direta algum para representar seus interesses, dando a ele poder para decidir as coisas da vida pblica.

Poltica e democracia
A poltica no e coisa s de poltico. Onde h gente, h poltica. Todos ns fazemos poltica, por exemplo, quando nos organizamos na comunidade para alcanar objetivos ou organizamos os pais na escola para melhorar as instalaes. Fazemos poltica participando dos destinos da nossa cidade e de nosso pas. Como cidados, ao votar temos uma fora decisiva no processo poltico.

Uma verdadeira democracia deve basear-se em trs valores: liberdade, igualdade e participao. Escolher seu candidato com responsabilidade e de forma consciente o seu dever.

Constituio da Repblica Federativa do Brasil


Prembulo: Ns, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assemblia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrtico, destinado a assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem internacional, com a soluo pacfica das controvrsias, promulgamos, sob a proteo de Deus, a seguinte CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. A eleio um dos acontecimentos mais importantes da democracia e do exerccio da cidadania.

SEU VOTO FAZ A DIFERENA!


E sua cidade ser to boa quanto o seu voto voto.

PENSE NISSO!
6

Os trs poderes
O sistema poltico brasileiro se alicera em trs poderes independentes Executivo, Legislativo e Judicirio que devem trabalhar de forma harmnica e integrada para alcanarmos os objetivos fundamentais de nosso pas, previstos na Constituio Federal.*

O Poder Legislativo quem faz as leis e fiscaliza o Poder Executivo


Nos Municpios o Poder Legislativo representado pelos Vereadores. Vereadores So eles que iro elaborar as leis que sero muito importantes para o futuro de nossa cidade e fiscalizar as aes da Prefeitura. Escolha bem seu candidato. E se seu CANDIDATO for eleito, OLHO NELE !

O Poder Executivo, executa as leis


o Poder Executivo, que em nossa cidade, representado pelo Prefeito e seus Secretrios, que tem a responsabilidade de zelar pelo futuro da cidade e de fazer as coisas acontecerem, com o dinheiro pblico.

O Poder Judicirio julga e aplica as leis


O Poder Judicirio constitudo pelos Juizes e Tribunais. Cabe aos juzes e aos Tribunais resolverem conflitos entre as pessoas e julgar as pessoas que cometem algum ato ilegal, enfim fazer justia justia. E para fazer justia o Poder Judicirio conta com a participao de duas instituies essenciais o Ministrio Pblico e os advogados.

* Art. 3 - Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidria; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao.

O seu papel como eleitor ou eleitora


Eleitor ou Eleitora = pessoa que vota
Para votar bem, preciso estar bem informado e saber muito sobre os candidatos e o que eles prometem e podem fazer.

Qual o Programa de Governo dos candidatos a Prefeito? Quais so as promessas dos candidatos a Vereador? O que que dizem que vo fazer para que depois voc possa acompanhar e cobrar como eleitor e cidado. O candidato deve seguir as regras ditadas pela Justia Eleitoral. Deve fazer uma campanha justa, honesta e limpa, sem querer vencer os outros candidatos a qualquer preo. Quando voc vota est escolhendo o que quer para sua cidade, para o seu bairro, para sua famlia e para sua vida.

O seu candidato ou candidata


Para se candidatar a um cargo pblico, necessrio que a pessoa tenha um programa que diga claramente, o que pretende fazer em benefcio da cidade e dos seus cidados. Escolha seu candidato como voc escolheria algum para trabalhar na sua casa.

Seu candidato voc no poder.


Voc estar escolhendo, atravs de seu voto o que quer para a sua vida, para a sua famlia e para a cidade em que vive. Procure sempre saber o que o candidato j fez pela sua cidade ou pelo seu bairro, se honesto, se trata as pessoas com respeito, se j participou de alguma luta para melhorar a sua cidade e qual o seu Programa de Governo. Programa de Governo: um documento que define as principais aes que um determinado candidato promete realizar e o obriga a cumpr-las cumpr-las. 10 11

SEU VOTO FAZ A DIFERENA! VOTE CONSCIENTE!

O seu voto nas eleies de 2008


Dia 05 de outubro estaremos escolhendo o Prefeito e o VicePrefeito que assumiro o Poder Executivo e nove Vereadores que formaro o Poder Legislativo de Ilhabela.

Prefeito
O Prefeito o gerente da cidade: ele administra e comanda os servios pblicos de seu municpio. O prefeito auxiliado por Secretrios Municipais que so escolhidos pelo Prefeito. Todas suas principais aes devero estar previstas e registradas no seu Programa de Governo Governo. Ele deve planejar, organizar e coordenar as aes dos diversos rgos e servios, fazendo bom uso do dinheiro pblico e visando o bem estar de todos todos. Eleito pelo povo, o prefeito assume a responsabilidade e obrigao de dialogar com a populao e com as organizaes comunitrias.

Vereadores
Durante os quatro anos de mandato: Fazem as leis para beneficiar o municpio e seus moradores. Fiscalizam os atos da prefeitura e os rgos pblicos municipais (de sade, educao e das diversas reas). Acompanham a gesto do Prefeito.

Pense nestas perguntas...

Vice-prefeito
A eleio do vice-prefeito se d junto com a do prefeito. Num mesmo voto, feita a escolha do prefeito e de seu vice. O Vice-prefeito assume a Prefeitura somente nos casos de: ausncia, licena ou impedimento do prefeito. Caso o vice tambm esteja ausente, licenciado ou impedido, o presidente da Cmara de Vereadores quem assume a Prefeitura. Assim preste bem ateno em qeum o candidato a Vice-prefeito, pois ele poder ser o prefeito. 12

Voc lembra em quem votou na ltima eleio? Os candidatos que voc elegeu prestaram contas do que foi feito? Voc acompanhou as atividades de seu candidato? Seus candidatos (as) cumpriram o prometido? Quais so os principais problemas da sua cidade? Quem tem o melhor Programa de Governo para

13

Para voc poder exercer a sua cidadania, voc precisa saber que: So deveres e responsabilidades da Prefeitura Prefeitura: Proporcionar uma excelente Educao Infantil e Fundamental, Proporcionar atendimento bsico de sade, Propor e aplicar as normas para uso e ocupao do solo (loteamentos, construes, criao de parques, praas, ruas), Ordenar o trnsito (aplicar regras para uso dos veculos automotores e movimentao de cargas), Disponibilizar meios de Transporte municipal de passageiros, Instituir e cobrar os tributos (IPTU, taxas municipais e outros), Zelar pelo correto e transparente uso do dinheiro pblico. Cabe em conjunto a Prefeitura ao Governo Estadual Prefeitura, e ao Governo Federal Federal: Zelar pela Constituio, pelo cumprimento das leis e pelas instituies democrticas, Assegurar o ensino pblico de 1, 2 grau e graduao, Garantir sistemas de sade pblica, Garantir Segurana irrestrita e justa a todos os cidados, Preservar o meio ambiente e combater todas as formas de poluio, Estender os benefcios do Saneamento Bsico (rede de gua e esgoto) a todos os cidados, Combater a pobreza e a marginalizao, Proteger os bens de valor histrico, artstico ou cultural, Zelar pela assistncia pblica e pelo atendimento s pessoas com necessidades especiais, Quem paga por todos esses servios? Todos ns... os cidados, atravs de impostos, taxas e contribuies. 14 SEU VOTO FAZ A DIFERENA! VOTE CONSCICENTE! 15

Imposto
Como vimos a Prefeitura possui uma srie de obrigaes, como prover sade, educao, segurana, entre outras. Tudo isso tem um custo e por isso o governo cobra os impostos. Voc paga imposto quando compra produtos e servios, como o po, leite, mantimentos, transporte, gua, luz, gasolina e outros. Este dinheiro conhecido como dinheiro pblico e tem que ser bem utilizado para prover nosso bem-estar social. Afinal, este dinheiro de todos ns. Por isso, voc tem que escolher bem seus candidatos.

Como escolher seus candidatos


Quando votamos, entregamos nossas decises para outras pessoas, isto , passamos a elas o direito de fazer por ns, o que faramos para melhorar as nossas vidas e a cidade na qual vivemos. Precisamos votar em algum que acreditamos que v nos representar muito bem. Algum que seja honesto, que trabalhe para a cidade e seus cidados e realize o que prometeu. Isto um voto consciente e cidado.

Depois das eleies


Alm de votar, voc deve fiscalizar e cobrar cobrar. Sua responsabilidade no acaba na urna. Acompanhe o seu candidato para saber se ele est fazendo o que prometeu. Voc pode ajud-lo a gerenciar a cidade colaborando com idias para a resoluo de problemas do Municpio. direito de todo cidado fiscalizar os atos realizados pelos representantes democraticamente eleitos. Outras formas de participar so: nas SABs - Associaes Amigos de Bairros, nas reunies do Oramento Participativo, nas Audincias Pblicas e nos Conselhos Municipais, Municipais entre outros. Encaminhe sua de sugesto, reclamao ou denncia, para a Prefeitura. Qualquer cidado pode e deve fazer isso por escrito e acompanhar.

Vote consciente
Procure saber se o seu candidato capacitado e honesto Conhea a histria de vida e o passado poltico do candidato. Conhea seu Programa de Governo Saiba como pensa e o que ele pretende fazer depois de eleito Procure saber se apoiado por pessoas honestas e de confiana Procure saber quem paga a campanha do candidato.

LEMBRE-SE Alm de VOTAR, voc tem que FISCALIZAR, COBRAR e denunciar quando souber de algo errado.

NO SE ESQUEA O Voto Secreto. Voc livre para fazer sua escolha. Votar acreditar em uma sociedade melhor que queremos construir. 16

17

As regras nas eleies


Fique de olho nas regras das eleies de 2008 candidatos. e ajude sua cidade a eleger os melhores candidatos

As regras do jogo
Fique de olho nas prticas dos candidatos.
Art. 8 - No ser tolerada propaganda (Cdigo Eleitoral, artigo 243, caput): I - de guerra, de processos violentos para subverter o regime, a ordem poltica e social, ou de preconceitos de raa ou de classes (Cdigo Eleitoral, artigo 243, I); II - que provoque animosidade entre as Foras Armadas ou contra elas, ou delas contra as classes e as instituies civis (Cdigo Eleitoral, artigo 243, II); III - de incitamento de atentado contra pessoa ou bens (Cdigo Eleitoral, artigo 243, III); IV - de instigao desobedincia coletiva ao cumprimento da lei de ordem pblica (Cdigo Eleitoral, artigo 243, IV); V - que implique oferecimento, promessa ou solicitao de dinheiro, ddiva, rifa, sorteio ou vantagem de qualquer natureza (Cdigo Eleitoral, artigo 243, V); VI - que perturbe o sossego pblico, com algazarra ou abuso de instrumentos sonoros ou sinais acsticos (Cdigo Eleitoral, artigo 243, VI); VII - por meio de impressos ou de objeto que pessoa, inexperiente ou rstica, possa confundir com moeda (Cdigo Eleitoral, artigo 243, VII); VIII - que prejudique a higiene e a esttica urbana ou contravenha a posturas municipais ou a outra qualquer restrio de direito (Cdigo Eleitoral, artigo 243, VIII); IX - que caluniar, difamar ou injuriar qualquer pessoa, bem como atingir rgos ou entidades que exeram autoridade pblica (Cdigo Eleitoral, artigo 243, IX); X - que desrespeite os smbolos nacionais (Lei n 5.700, de 1.9.71).

Proibido
Showmcio no pode mais fazer Showmcio: proibida a realizao de showmcio e de evento assemelhado para promoo de candidatos, bem como a apresentao, remunerada ou no, de artistas com a finalidade de animar comcio e reunio eleitoral (Lei n 9.504/97, artigo 39, pargrafo stimo). Entrega de brindes : distribuio de camiseta, bon, caneta com nomes de candidatos ou partidos. vedada na campanha eleitoral a confeco, utilizao, distribuio por comit, candidato, ou com a sua autorizao, de camisetas, chaveiros, bons, canetas, brindes, cestas bsicas ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor (Lei n 9.504/97, artigo 39, pargrafo sexto). Propaganda antes de 06 de julho ou no dia da eleio: distribuio de panfletos, cartazes, santinhos, etc.. 18

19

Outras regras a obedecer


campanha: Prestao de contas da campanha tudo na internet campanha: Julgamento de contas da campanha deve ser feito antes do eleito assumir Candidato radialista deve se afastar da rdio at o radialista: dia 30 de junho Conta corrente da campanha: deve ser nica campanha e aceitar somente depsito em cheque Se voc conhecer um candidato que no est cumprindo estas regras, denuncie denuncie. Procuradoria Regional Eleitoral So Paulo (11) 2192-8708 / 2192-8600 Ou procure a Promotoria de Justia de Ilhabela no Frum Esteja alerta, fique atento, observe, pense, analise e escolha seu candidato e exera seu direito de cidadania praticando o VOTO CONSCIENTE. Ilhabela merece e agradece, porque SEU VOTO FAZ A DIFERENA !

Espao cidado
Escreva aqui o Nome de seus Candidatos:

Anote aqui o Programa de Governo de seus Canditatos:

Marque o nome dos candidatos que foram eleitos:

Telefones teis
A. C. I. 3895-8523/3895-7102 Auto Viao Ilhabela 3895-8258 Balsa Hora Marcada 0800555510 Banespa 3896-9100 Bradesco 3896-1240 Bombeiros 3892-2876 *193

Capitanias dos Portos 3892-1555 Cartrio de Notas 3896-2509 Cmara Municipal 3896-1505 Defesa Civil 199 Del Assistente 3896-1599 Dersa 3896-8286 Elektro 0800-7010102 Frum 3896-1017

Heliponto Maroum-SJDO 3895-8296 Hora Certa 130 Informaes Meteorolgicas 132 Policial Civil 3895-8564 Policia Militar 3895-8562 *147 Policia Florestal 3862-0811 Pol. Rod. Caragua 3822-1669 Prefeitura Municipal 3896-9200

Previso do Tempo (11) 132 Pronto Socorro 192 Rod. de Ilhabela 3895-8709 Rod. de S. Sebastio 3892-1072 Sabesp 195 Secretria de Turismo 3896-1091 Servio Telestrada (11) 154 Travessia da Balsa 3895-8286

20

21

O projeto Educao para o voto

Inspirado nos movimentos Nossa So Paulo outra Cidade (www.nossasaopaulo.org.br) e Bogot Como Vamos (www.bogotacomovamos.org) o Movimento busca mobilizar diversos segmentos da sociedade (setor pblico, privado e sociedade civil) para em conjunto planejar aes que apiem a construo de uma Ilhabela Sustentvel.

O projeto Educao para o Voto foi idealizado por voluntrios do Movimento Nossa Ilha Mais Bela que identificaram a necessidade de mobilizar a sociedade para incentivar prticas de cidadania. O projeto Educao para o Voto um conjunto de aes planejadas, inter-relacionadas e coordenadas em prol da democracia participativa, onde o voto o momento fundamental para a reflexo e para o exerccio da cidadania.

Agradecimentos
Agradecemos a todos Voluntrios e Colaboradores, os verdadeiros heris e heronas annimos, que foram e so fundamentais para a realizao do Projeto Educao para o Voto e que com sua enorme doao e contribuio fizeram da cidadania um exemplo de vida para todos ns. . Aos nossos Patrocinadores, que viabilizaram financeiramente este projeto, agradecemos por seu empenho em nos apoiar em um projeto que claramente tem como fundamento o exerccio pleno da cidadania em todas as suas dimenses. Nosso muito obrigado.

Realizao

Movimento Nossa Ilha mais Bela


O Movimento Nossa Ilha mais Bela (www.nossailhamaisbela.org.br) tem como objetivo idealizar, desenvolver e promover aes embasadas no desenvolvimento sustentvel, na tica e na democracia participativa. 22

Maiores informaes (12) 3896 3015

23

Вам также может понравиться