Вы находитесь на странице: 1из 72

SEGUNDO

Um Mstico fascinado pela razo ou um Racionalista com intuies msticas, este grande pensador e filsofo inspirou-se na geometria para conceber o mundo como um imenso relgio em movimento perptuo, no qual todas as peas se identificam entre si.

Deus sive Substancia, sive Natura Natura


Expressando esta noo revolucionria de Deus, Spinoza no se afastava dos pensadores gregos quando estes se expressavam dizendo que Deus geometriza ou que Deus construiu o universo pelo nmero (vibrao)...

Esta frase sintetiza o pensamento de Espinosa

De fato, Spinoza exprime uma noo revolucionria de Deus: Deus a Natureza, esta um Todo, uma nica Substncia, e as coisas e as idias no so mais do que atributos inerentes do Todo, como peas do movimento de um relgio auto-propulsionado que alguns denominam Deus sive Substancia, sive Natura Natura Deus e outros Natureza. Aqui, Spinoza se aproxima de todas as correntes esotricas ocidentais ou orientais; desde hindus, passando pelos alquimistas e kabalistas at Einstein... A MATRIA UMA e, ENERGIA, ESPRITO e MATRIA so UMA S e mesma coisa!!!...

Certa ocasio, quando perguntaram a Einstein se acreditava em Deus, este respondeu: Acredito no Deus de Spinoza, que se revela por si mesmo na harmonia de tudo o que existe, e no no Deus que se interessa pela sorte e pelas aes dos homens. Mas, quem foi realmente Spinoza Spinoza?

VIDA

Baruch Espinoza Hb , Baruch Spinoza - Bento ou Benedito Espinosa Nasceu em 1.632 em Amsterd, falecendo tuberculoso em Haia a 21 de fevereiro de 1.677. Nascido nos Pases Baixos, entretanto era de famlia judaica portuguesa, que havia fugido da Inquisio em Portugal. Fisicamente, Spinoza era um tpico judeu sefaradita (ibrico - ladino): pele morena e cabelos e barba negra e serrada.

Spinoza foi um profundo estudioso da Bblia (Antigo e Novo Testamento), do Talmude e de obras de judeus como Ibn Ezra, Maimnides, Ben Gherson, Hasdai Crescas, Ibn Gabirol, Moiss de Crdoba e outros. Tambm se dedicou ao estudo dos antigos, Scrates, Plato, Aristteles, Demcrito, Epicuro, Lucrcio e tambm de Giordano Bruno. Portanto era o que hoje em dia poderamos chamar de Tesofo, sem afiliaes poltico partidrias ou religiosas. Ganhou notoriedade por suas posies pantestas (Deus a Natureza Naturante) e do monismo neutro, e ainda devido ao fato da sua tica ter sido escrita sob a forma de postulados e definies, como se fosse um Tratado de Geometria.

Juntamente com Ren Descartes e Gottfried Leibniz foi um dos grandes racionalistas do sculo XVII, dentro da chamada Filosofia Moderna, sendo considerado o fundador do Criticismo Bblico Moderno. Spinoza sempre viveu de acordo com a sua filosofia, fazendo f de uma insubornvel independncia intelectual; o que lhe causou problemas com a ortodoxia tanto judaica quanto crist, mesmo vivendo no pas mais tolerante da poca, a Holanda.

Em 1.656, Spinoza foi punido, pela Sinagoga Portuguesa de Amsterd com o Chrem (ver adiante), equivalente Excomunho dos catlicos. Aps o que adotou o prenome Benedictus ("Bendito Benedito ou Bento), a traduo de seu nome original Baruch (Hb) para o latim. Para sua subsistncia trabalhou como polidor de lentes, durante os perodos em que viveu em casas de famlias em Rhynsburg e em Outerdek, prximo a Amsterd, tendo recusado vrias oportunidades e recompensas durante sua vida, incluindo uma penso vitalcia oferecida por Louis XIV e prestigiosas posies de ensino. Em Rhynsburg escreveu suas principais obras.

Em certa medida, Spinoza foi um relojoeiro. No s pela sua idia de cosmo, mas tambm pela sua atividade profissional e preciso. Depois de ter abdicado do judasmo, em 1.656, foi expulso da sua comunidade e, para sobreviver, dedicou-se a polir lentes para instrumentos pticos.

A OBRA

O modo geomtrico

. O modo geomtrico Para elaborar o seu mtodo de filosofia: ou seja a razo dedutiva e matemtica, Spinoza tomou como base os manuais da Geometria Euclidiana

more geomtrico

Tudo devia ser reduzido geometricamente a partir da idia imanente de Deus a nica Substncia. Deus,

Seu raciocnio bsico era este:

Se existe uma nica Substncia, os seus atributos, apesar de infinitos, so

1 s atributo

Assim, a cada coisa corresponde uma idia e esta a sua alma, da que, desta forma todos os seres estejam animados.

Desta forma, a ordem das idias reflete a ordem das coisas e ambas as ordens so necessrias. E posto que a necessidade dirige tudo o que sucede na Natureza, esta pode explicar-se em termos geomtricos ! Apesar de o Ser Humano se encontrar regido por Leis Universais (Torah), ele pode ser livre na medida em que opta por se reger pela razo recusando a submisso! Uma conseqncia imediata disto a atitude de e de no cegueira, que necessrio ter diante das religies !!!...

alerta intelectual

Alerta Intelectual
Ao optar por se reger pela razo recusando a submisso, o Ser Humano se torna Esta noo absolutamente importante, na medida em que aqui Spinoza denuncia a idia milenar da Dominao do Homem pelo Homem, atravs o MDO! Mdo de Deus, do Homem e de ser Homem!

LIVRE!!!

Outra de suas facetas importantes sua pioneiro, condio de democrata pioneiro, ao entender j no sculo XVII que a democracia o melhor sistema possvel e o mais ajustado razo, e que a finalidade do Estado tornar todos os homens livres, o que livres, significa que o homem tem de deixar de ser um autmato. autmato. Esta noo nada mais que um corolrio da anterior! Entretanto, chamando ao ESTADO a obrigao de colaborar com a liberdade HUMANA E no se servir do mdo para domin-lo! domin-

So pensamentos elaborados e escritos em pleno Sculo XVII XVII! Mas nada de mais verdadeiro e atual ainda na data de hoje!

Deus sive Substancia, sive Natura Natura Deus substncia, como Natureza Esta frase sintetiza o pensamento de Espinosa

Assim sendo

DEUS TUDO e NADA!...


Pois sendo a origem e essncia de Tudo Ele o

Continente e o Contedo!
ELE Gemetra, Relojoeiro, Msico,, mas sobretudo O Grande Arquiteto do Universo!
AZOTH

Tratado Teolgico-Poltico
lhe foram desfavorveis. Assim que, ele absteve-se de publicar seus trabalhos seguintes. A thica foi publicada aps sua morte, na Opera Postuma, editada por seus amigos.

As reaes pblicas ao seu

Em Rhynsburg escreveu suas principais obras

|CHREM} (Banimento)

No vero de 1.656, a Sinagoga Portuguesa de Amsterd o puniu com o Chrem, equivalente Excomunho, pelos seus postulados a respeito de Deus em sua obra, defendendo que Deus o mecanismo imanente da Natureza e do Universo, e sobre a Bblia, que considerava uma obra metafrico-alegrica que no pede leitura racional, mas simblica e que no exprime toda a verdade sobre Deus. Conforme Will Durant assinala, seu Chrem pelos judeus de Amsterd, tal como ocorrera com o de Uriel da Costa em 1.647, cujas atitudes o levaram retrao e posterior suicdio, fora como que um gesto de "gratido" por parte dos judeus para com o povo holands que os recebera to bem.

Chrem, Banimento em portugus

Interior da sinagoga portuguesa de Amesterd, 1.680, de Emanuel de Witte

Embora os pensamentos de Spinoza e da Costa no fossem totalmente estranhos ao judasmo, vinham contra os pilares da crena crist. Os judeus, perseguidos por No fundo, o recado que toda encaminha tanto SpinozaEuropa na poca, especialmente pelos governos para o Povo quanto para as ibricos e luteranos Autoridades Constituidas... alemes, haviam recebido Tratando- proteo e Tratando-se de um libelo abrigo, contra a Dominao do tolerncia dos protestantes de Homem pelo homem!dos inspirao calvinista Pases Baixos e, assim, no E, este recado desagradou a poderiam permitir no seio de gregos e troianos... sua comunidade um pensador tido como herege.

COMENTRIOS
.

A) O ~CHEREM DE SPINOZA, SEU JULGAMENTO . B) AS IDIAS DE SPINOZA

. Estes 2 assuntos aqui tratados se superpem e geram as 2 perguntas seguintes: 1) Estaria Spinoza pregando uma sociedade sem limites? Sem moral e sem tica? 2) A outra pergunta que fica : At onde um Homem pode e deve julgar e condenar seu semelhante por suas idias? De onde emana a autoridade para tal?

Antes de respondermos a estas 2 questes urge tecer alguns comentrios pertinentes:


1) Moral e tica; 2) A Verdade: Sabedoria Judaica Templos, Liberdade, Dominao...

1) MORAL & TICA


.

. 1) Moral e tica: at onde estas podem sempre tica: ser validadas numa sociedade?... Sabe-se que variam com o tempo e o lugar, pois Moral do lat. moralis, moral, vindo do latim mor/moris costume; a qual derivada dos hbitos aceitos por uma sociedade. E tica, do gr. atos, Etos = moralidade, ou hqicon, Etikon = costume, moral, na Grcia antiga com mesmo valor de mor, mas que, nas sociedades atuais denomina o que certo. Donde se pode inferir que exista uma tica alm dos costumes derivados de hbitos e que esteja acima de qualquer Homem, poca ou Sociedade. E esta Divina!

A isto se referia Spinoza!...

2) A VERDADE
.

. 2) A Verdade: sabemos que a Verdade: VERDADE ABSOLUTA jamais ser alcanado pela Criatura; apenas o CRIADOR a detm! CHOCHMAH-EL Theo-Sophia - Cincia de Deus CHOCHMAHTheoA cincia, o conhecimento da Realidade Divina inaccessvel aos mortais e independe de sociedades ou escolas religiosas! Por ser muito maior que esta outra realidade terrena. Ningum, nem nenhuma comunidade poder se vangloriar de deter o conhecimento da verdade superior, porque No h religio superior Verdade (Snsc: Satya nast paro Dharma)... Alcanars a Luz, mas jamais tocars a CHAMA! Assim diz um outro aforismo hindu.

A verdade humana sempre relativa e cambivel... Em nome desta verdade relativa, muitos crimes foram cometidos. Refiro-me a Galileo, a Giordano Bruno, a Hiptia e Yoshua, tantos outros, inclusive Yoshua bem Joseph (Jesus) e com Spinoza no foi diferente. A posteridade julgou e...absolveu a todos!... Quem pode deter toda a VERDADE?

A isto se referia Spinoza!...

Igual coisa se pode dizer da Liberdade pregada por Spinoza e a qual mais de 100 anos depois Mme de Stal se referiria ao p do catafalco:

Liberdade. Liberdade, quantos crimes so cometidos em teu nome!

A isto se referia Spinoza!...

SABEDORIA JUDAICA
.

. Sabedoria Judaica Esta nos ensina atravs da rvore da Vida ou Sefiroth que Tipheret, a Beleza vem do equilbrio entre 2 foras (colunas): de um lado Dim, o Rigor, que predicado de Gevurah, a Fora, e de outro Chesed, a Misericrdia, que atributo de Gedolah, a Grandeza; aqui tambm reside Tzadekah, a Justia, fruto do equilbrio de ambas as foras!. No Centro, est a coluna do equilbrio, centrado em Tiferet, a Beleza. Mas, acima destas 3 colunas, est o Tringulo Divino, cujas 2 foras equilibrantes so: Chochmah, a Sabedoria e Binah, a Inteligncia que so atributos da UNIDADE e que geram Daat, o Conhecimento.

Sem este Ternrio ou quaternrio divino nada mais funciona! E mesmo, tudo abaixo deriva e interdepende dele.

A isto se referia Spinoza!...

Aguardar Efeito no clicar

SEFIROTH

BELEZA

HN

. Templos para a religio judaica, o Templo, ou Sinagoga Beth El = Casa de Deus. Ora, os Templos, Bethels, Mesquitas e Igrejas de qualquer religio so monumentos de pedra e cal, de tijolos ou madeira, mas sempre construdos pela mo do homem. A verdadeira Casa de DEUS foi construda por ELE mesmo! A nica religio que jamais teve um templo construdo foi a Drudica! Para eles, a casa de Deus pode estar em qualquer lugar, pois ELE habita em tudo, at na menor partcula do Universo. Sendo que, SEU templo maior o corpo humano , seguido da Natureza, os quais devem ser dignos e puros para cont-lO e exalt-lO !...

Ao construrem templos de material, alguns homens pensam se apossar de DEUS e querem assim se tornar os nicos veculos de comunicao com ELE. ADONAI, Elohenu, Adonai Ahad

DOMINAO

ADONAI, Nosso Deus UM!

A isto se referia Spinoza!...

Vamos voltar no tempo

POSTULADOS DE SPINOZA
So frases e pensamentos escritos em pleno Sculo XVII! Mas continuam verdadeiras e atuais at a data de hoje

Em seus postulados Spinoza se coloca como DEUS. interlocutor de DEUS. Sendo que ele fala como ELE falaria a um Ser humano perplexo diante da opresso da Lei imposta pelos Homens, que no reflete a como se Spinoza fosse ELE! Em dado momento, quando manifesta a dvida se h algo alm da vida terrena, ele fala como um DEUS! deus perplexo!... No DEUS! Aqui ele segue os passos de Maimnides em seu Guia para os Perplexos...

No

SUA LEI !...

Pra de ficar rezando e batendo no peito! O que EU quero que faas que saias pelo mundo e desfrutes de tua vida. Eu quero que gozes, Pra de ir a esses templos cantes, te divirtas e que desfrutes de obscuros e frios lgubres, tudo o que EU fiz para ti. mesmo construste e que tu que acreditas ser a Minha Casa. Minha Casa est nas montanhas, nos bosques, nos rios, nos lagos, nas praias. A onde EU vivo e a expresso Meu amor por ti.

Pra de Me culpar da tua vida miservel Eu nunca te disse que h algo mau em ti ou que eras um pecador, ou que tua sexualidade fosse algo mau. O sexo um presente que EU te dei e com o qual podes expressar teu amor, teu xtase, tua alegria. Assim, no me culpes por tudo o que te fizeram crer.

Pra de ficar lendo supostas escrituras sagradas que nada tm a ver Comigo.

Se no podes Me ler num amanhecer, numa paisagem, no olhar de teus amigos, nos olhos de teu filhinho... No Me encontrars em nenhum livro!

Pra de crer em Mim: crer supor, adivinhar, imaginar...

Eu no quero que acredites em Mim. Quero que Me sintas em ti...

Quero que Me sintas em ti quando beijas tua amada, quando agasalhas tua filhinha, quando acaricias teu cachorro, quando tomas banho no mar.

Pra de louvar-me! louvarQue tipo de Deus eglatra tu acreditas que Eu seja? Me aborrece que me louvem. Me cansa que agradeam. Tu te sentes grato? DemonstraDemonstra-o cuidando de ti, de tua sade, de tuas relaes, do mundo. Te sentes olhado, surpreendido?... Expressa tua alegria! Esse o jeito de me louvar.

Pra de complicar as coisas e de repetir como papagaio o que te ensinaram sobre Mim. A nica certeza que tu ests aqui, que ests vivo, e que este mundo est cheio de maravilhas.

Confia em mim e deixa de me pedir... Acaso vais Me dizer como fazer Meu trabalho? Pra de ter tanto medo de Mim. Eu no te julgo, nem te critico, nem me irrito, nem te incomodo, nem te castigo. Eu sou puro amor... Pra de Me pedir perdo. No h nada a perdoar

Se EU te fiz, EU te enchi de paixes, de limitaes, de prazeres, de sentimentos, de necessidades, de incoerncias, de livre-arbtrio. livreComo posso te culpar se correspondes a algo que EU pus em ti?

Como posso te castigar por seres como s, se EU SOU quem te fez?

Que tipo de DEUS pode fazer isso?

Esses so artimanhas para te manipular, para te controlar e que s geram culpa em ti. Respeita teu prximo e no lhe faas o que no queiras para ti. A nica coisa que te peo que prestes ateno tua vida, que teu estado de alerta seja teu guia.

Esta vida no uma prova, nem um degrau, nem um passo no caminho, nem um ensaio, nem um preldio para o paraso... Esta vida a nica coisa que h aqui e agora, e a nica de que precisas.

EU te fiz absolutamente LIVRE...


No h prmios nem castigos... No h pecados nem virtudes... Ningum leva um sinal... Ningum leva um registro...

um cu ou um inferno!

No te poderia dizer se h algo depois desta Se houver, tem certeza que Eu no vou te vida... mas posso te dar um conselho: perguntar se foste comportado ou no. Vive como se no o houvesse, como se esta fosse tua nica oportunidade Eu vou te perguntar se de de aproveitar, de amar, tu gostaste, existir... Se te divertiste... Assim, se no h nada,mais gostaste, Do que ters aproveitado da oportunidade que Te dei. O que aprendeste,

A que estou latejando dentro de ti.

No ME procures fora!... No ME procures fora!

ProcuraProcura-ME dentro... Pois no ME achars.

Baruch Spinoza

Deus sive Substancia, sive Natura Natura

Adonai ahad Deus UM

. Voltando pergunta inicial: Estaria Spinoza pregando uma sociedade sem limites? Sem moral e sem tica? JAMAIS! Para tal ele escreveu: ETHICA - Ordine Geocentrico demonstrata e seus complementos, que vm avalizar seu Tractatus Theologico-politicus Theologicoonde ele justamente fala da Liberdade Humana, derivada do livre arbtreo e no de uma liberalidade licenciosa.

O isto se referia Spinoza!... A Recado foi dado!... Aproveita!

. Quanto segunda pergunta: Condizente com os postulados de Spinoza, os Spinoza, Wenpargrafos iniciais do Wen-tzu ensinam: At onde um Homem a ver deve julgar e A sabedoria nada tem pode e com governar os condenar seu semelhante questo de outros, mas uma por suas idias? ordenar a si mesmo. De onde emana a autoridade para tal? A nobreza nada tem a ver com poder e posio social, mas uma questo de auto-realizao! Obtenha esta e o mundo inteiro poder ser encontrado dentro de voc. A Felicidade nada tem a ver com riqueza e posio social, mas uma questo de harmonia... Aqueles que sabem o suficiente para considerar o ser interior como importante e o mundo como secundrio esto perto do Caminho. Caminho.

Monumento em homenagem a Spinoza, em Haia Assim foi comentado por Renan em 1.882: 882: Maldio sobre o passante que insultar essa suave cabea pensativa. Ser punido como todas as almas vulgares so punidas: pela sua prpria vulgaridade e pela incapacidade de conceber o que divino. Este homem, do seu pedestal de granito, apontar a todos o caminho da bem-aventurana por ele encontrado; e por todos os tempos o homem culto que por aqui passar dir em seu corao: Foi quem teve a mais profunda viso de Deus.

A efgie de Spinoza figura nas notas de 1.000 Gulden do Banco Holands

O Recado foi dado!... Aproveita!


Entusiasma-te com eles. EU estou diante de ti para te abrir caminho e te proteger, por isso, no temais. E olhas bem, o que fiz por ti.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012 - 07:28

CRDITOS
FORMATAO: MENSAGEIRO DA PAZ TEXTO: recebido pela NET PESQUISA E COMENTRIOS: MP MSICA: 1) Gloria in Excelsis Deo Vivaldi, Coro King's College 2) Sinos do Big-Bem de Londres DATA: 19 12 2.011

sobiaggi@yahoo.com.br favor manter os crditos, sem alterar

Вам также может понравиться