Вы находитесь на странице: 1из 4

Enredo:

Conto 7 - Soldado do Fisco Ingracildo da Conceio era um fiscal muito conhecido por ser rgido. Sua mulher recebia vrias reclamaes dos comerciantes da cidade por conta das multas aplicadas por seu marido. Ingracildo almejava autuar o coronel Trazibulo redeno, ele sonegava impostos e causava vrios danos aos cofres pblicos. O fiscal planejou autuar um carregamento de acar que iria sair da usina do coronel. Ele enfrentou vrias dificuldades para tentar autuar o coronel, mas acontece um imprevisto, o coronel estava ciente da presena do fiscal nos arredores de sua usina e enviou uma marmita atravs de um homem. Ingracildo fica muito impressionado e faz vrias suposies de como ele ficou sabendo. Conto 8 - Perdo Relata a histria de um vivo que passa a desconfiar de sua esposa aps a notcia de gravidez, devido a sua ausncia, pois trabalhava como caminhoneiro. Suas dvidas s aumentavam medida que Valbrio, filho caula, crescia e se tornava cada vez mais diferente de seus outros irmos. Apesar das semelhanas com o escrivo do cartrio, Potnio, o qual desconfiava de traio com sua mulher, ele confessa no ter nenhum ressentimento com sua falecida esposa, porque Valbrio foi o nico que cuidou dele aps o derrame. Conto 9 - Interveno Nesse conto, fica claro os costumes de uma sociedade padro, pois conta a histria de um jovem que vai para um julgamento acusado de ter tirado a honra de uma adolescente. Seu pai contrata um advogado que por ter mais poder que a pobre moa, acaba acusando-a com mentiras ao seu respeito. O jovem vendo a vtima em prantos, assume toda a verdade que leva ao casamento, contrariando o seu pai. Conto 10 - Parto da vaca rajada Tertulino, dono de uma vaca prenha, que, alis, era a nica maneira de melhorar sua vida com a negociao de bezerro que estava para nascer. Entretanto, bem no dia do nascimento, Tertulino que nunca havia bebido, perde a hora porque estava entretido nas conversas de doutor Lus e acaba chegando embriagado em casa e nem faz questo de ver como sua vaca estar. Durante a madrugada seu cachorro ficou latindo sem parar como um sinal de que algo estava errado, mas como no sentia suas pernas por causa da cachaa no se levantou para ver o que estava acontecendo e ento no dia seguinte, ele e sua mulher se deparam com sua vaca morta e o bezerro tentando ficar em p. Conte 11 - Turbulncias Conto marcado pelo mistrio e pelo conflito do que real ou se so lembranas inventadas. Tudo comea quando o protagonista vai ao supermercado com a sua esposa, e aps fazer as compras vai para o estacionamento e se depara com um estranho entrando no seu carro, a partir da tudo conspira contra ele, pois no acha sua carteira de documentos, preso, depois vai ao suposto apartamento onde dizia morar e no reconhecido por nenhum dos seus vizinhos, por fim, procura seu local de trabalho na esperana de encontrar uma resposta para tudo que estava acontecendo. Ao chegar l, tem a notcia de que largou o

emprego h anos depois que sua mulher tinha falecido. O conto finaliza coma angstia do personagem diante de um rio a qual pensa ser sua nica sada. Conto 12 - O segredo da morte de Iolita Iolita foi a irm mais nova dentre as quatro que sua me teve. Ela era a filha mais nova proveniente da gravidez mais complicada que sua me teve, e isso foi um dos motivos usados pelas suas irms para justificar suas crises de epilepsia. Diferente de todas as outras, era a mais bonita e bem cuidada, recebia todos os cuidados possveis, pois suas irms temiam da sua doena j que nesse tempo era vista como uma anomalia. Anoka, sua irm mais velha, relata essa histria para um mdico a fim de pedir conselhos se deveria contar depois de tantos anos o verdadeiro motivo da morte de Iolita. Iolita acabou se enforcando aps ter recebido uma carta do seu noivo. Na carta o rapaz terminava o relacionamento com a caula das irms pelo motivo dela ser epiltica.

Personagens:
Conto de nmero sete Soldado do fisco. Ingracildo da Conceio: Homem conhecido como um profissional excntrico. Ele era fiscal, se notada qualquer infrao uma multa ser aplicada. Incumbido de fiscalizar a porta da Usina do Coronel Trazibulo afim de aprender o carregamento de acar. D. Valdilena: Mulher de Ingracildo. Ela recebia as reclamaes dos comerciantes em relao ao seu marido. Coronel Trazibulo: Famoso por ser um sonegador de impostos. Vira alvo do protagonista. Empregado: Rapaz que leva para Ingracildo, que estava escondido no mato, uma marmita a mando do coronel. Conto de nmero oito, Perdo. Vivo: Homem de idade avanada deficiente por conta de um Derrame que foi esquecido pelos filhos com exceo do filho caula. Ele reflete sobre sua vida, e sobre a paternidade do caula. Esposa: Falecida esposa da viva. Valbrio: o filho caula do vivo. O nico a dar abrigo ao pai que est incapacitado. Potnio: O escrivo do cartrio que supostamente teve um caso com a falecida esposa do vivo. Conto de nmero nove, Interveno. Rapaz: pessoa acusada de deflorar uma garota de menor idade que surpreende a todos assumindo a culpa diante da manipulao de fatos feita por seu advogado. Garota: pessoa que foi deflorada pelo rapaz e tem cede de justia. Advogado de defesa: Pessoa contratada pelo pai do acusado para defender seu filho. Ele defende o rapaz contando mentiras, distorcendo os fatos e induzindo as testemunhas a mentirem.

Promotor de justia: aquele que faz a defesa da vtima acusando o infrator, requisitando ao mesmo que assumisse a responsabilidade de seus atos. Juiz: responsvel pelo julgamento do caso, porm no tem trabalho algum. Conto de nmero dez, Parto da vaca rajada. Tertulino: Homem que possui uma vaca a qual est prenha. E deveria Assisti-la s que assim no acontece por conta de sua embriagus. Manoel Aplnio e Elisvaldo: Conhecidos de Tertulino. Dr. Luiz: O senhor que bebe com Tertulino. Ele conta vrias estrias semelhantes a de pescadores. Esposa: Mulher de Tertulino. Vaca: O animal que da a luz durante a madrugada sem auxlio, por isso acaba morrendo. Bezerro: Filhote da vaca, fonte de esperana para Tertulino e sua esposa. Sogro: Pai da esposa, aquele que empresta dinheiro para Tertulino. Conto de nmero onze, Turbulncia. Protagonista: Homem que supostamente est louco, procura comprovar sua existncia. Esposa: mulher do protagonista que no o reconhece. Estranho: Homem que colocava compras no suposto carro do protagonista. Seguranas: pessoas que levam o personagem principal para a delegacia sendo acusado de falsa acusao. Conto de nmero doze, O segredo da morte de Iolita. Anoka: irm mais velha de quatro filhas. Ela cuida da famlia aps a me ter parido a ultima filha e ter ficado doente. Ela tambm que guarda o segredo da morte da irm, e no sabe se conta o segredo ou morre com ele. Iolita: A caula das irms, tambm a mais bonita, a nica a noivar, e comete suicdio ao receber uma carta do noivo terminando o relacionamento. Noivo: Rapaz que terminou com Iolita por conta da epilepsia dela. Irms: as irms do meio entre Anoka e Iolita. So feias, por isso nunca se casaram. Me: me das filhas que fica doente depois de ter sua ultima filha, Iolita.

Foco Narrativo
Captulo sete: Narrado em 3 pessoa, narrador observador; Capitulo oito: Narrado em 1 pessoa, narrador personagem com narrativa psicolgica; Capitulo nove: Narrado em 3 pessoa, narrador observador; Capitulo dez: Narrado em 3 pessoa, narrador observador, e alguns dilogos de personagens; Capitulo onze: Narrado em 1 pessoa, narrador personagem; Capitulo doze: Monlogo em 1 pessoa.

Espao
A maioria das narrativas se passa, no interior de Sergipe, regio do agreste, principalmente em Itabaiana, municpio de onde procede o seu autor, o desembargador Vladimir Souza Carvalho, onde por sua vez, acontecem as aes em sua maior parte. As histrias da maioria das narrativas so centradas numa organizao social e cultural. Num permetro rural e urbano, regio do agreste sergipano, sociedade patriarcal e machista, rigidamente estratificada.

Tempo
A temtica da maioria dos contos indica que o tempo histrico da narrativa se situa na segunda metade do sculo XX. J o tempo da ao apresenta-se psicolgico e cronolgico.

Вам также может понравиться