Вы находитесь на странице: 1из 10

EXPANSO ULTRAMARINA

Expanso ultramarina

Trabalho realizado por: Philipp Buescher N14 / 8B

PHILIPP BUESCHER 8 B N 14

EXPANSO ULTRAMARINA

ndice
Introduo da expanso ultramarina....3 Conquistas Portuguesas...4 Expanso Ultramarina..5 Instrumentos da orientao martima...8 Concluso...10

PHILIPP BUESCHER 8 B N 14

EXPANSO ULTRAMARINA

EXPANSO ULTRAMARINA
Portugal foi o primeiro pas europeu a se aventurar pelos mares e vrios foram os fatores que contriburam para esse fato: - Insuficincia portuguesa em metais preciosos para a cunhagem da moeda - Falta de produtos agrcolas e de mo-de-obra - Desejo de expandir a f crist - Necessidade de novos mercados Outros fatores como: posio geogrfica favorvel, conhecimentos nuticos, criao precoce de um estado nacional, ajudaram Portugal a ser o primeiro pas a se lanar nas Grandes Navegaes A conquista de Ceuta foi o marco inicial da expanso ultramarina portuguesa. A aventura portuguesa recebeu o nome de Priplo Africano, pois alcanou as ndias contornando a frica no decorrer do sculo XV. medida que descobriam novas regies, criavam feitorias. Nelas, ficavam alguns homens encarregados de negociar com os nativos do local. Os portugueses queriam adquirir somente lucros.

PHILIPP BUESCHER 8 B N 14

EXPANSO ULTRAMARINA

PHILIPP BUESCHER 8 B N 14

EXPANSO ULTRAMARINA

Expanso Ultramarina Portuguesa


Durante o sculo XV, Portugal atingiu sua supremacia ultramarina, com suas expedies bem sucedidas, o que alm de reconhecimento lhe deu muito lucro. Desde os primrdios do sculo XV, o grande desafio era atingir s ndias em busca de especiarias e ouro. Pedro de Covilh, navegando pelo mar mediterrneo realizou este feito. Portugal viu a necessidade de conquista do Ceuta, para estabelecer ali sua base martima. Com o domnio do norte africano pelos Muulmanos, tal navegao se tornou invivel. Portugal como grande explorador martimo da actualidade, lana como objectivo atingir as ndias, atravs de contornar a costa africana pelo cabo das tormentas. Tal feito daria aos portugueses o monoplio de especiarias. D. Joo II estava determinado a encontrar tal passagem e usufruir dos benefcios que este proporcionaria a dinastia dos Avis.

Nas descobertas portuguesas, o Infante D. Henrique, tem papel de destaque. Argonauta destemido colocou todo seu empenho em prol dos objectivos reais. De posse de bulas papais, que concedia ao reino portugus o direito de explorar, subjugar e escravizar os infiis (no-cristos), o Infante D. Henrique percorre e subjuga importantes regies na costa africana. Contudo, somente com Bartolomeu Dias que se consegue finalmente o contorno do cabo das Tormentas. Nesse nterim, a esquadra espanhola consegue grandes feitos, se colocando em franca disputa com o reino de Avis.

PHILIPP BUESCHER 8 B N 14

EXPANSO ULTRAMARINA
Em 1492, no seu retorno expedicionrio, Colombo anuncia ter visto terras no que viria a ser o continente Norte-americano. D. Joo II reivindica para Portugal o direito a explorao destas terras, tendo por base o Tratado de 1480, que dava a Portugal o direito a explorao de novas terras descobertas. Castela busca apoio papal. Assim, em 1943, o papa Alexandre VI, escreve uma bula papal que concede a Espanha o direito a explorar as novas terras avistadas. O imperialismo europeu viu a necessidade de intermediar a disputa entre seus principais representantes. Assim, em 1494, criou-se o Tratado de Tordesilhas, que foi um marco na partilha econmica colonial. No princpio, os limites foram fixados a 350 lguas das ilhas Canrias, mas com as reivindicaes portuguesas, estes ficaram estabelecidos a 370 lguas das ilhas Canrias. O Oeste seria de explorao espanhola, a Leste tal explorao ficaria para os portugueses. claro, que nem Castela, nem Portugal tinha a real inteno no cumprimento de tal tratado, tanto que um vinte e oito anos depois, ainda se discutia sobre a fixao de seus limites, sem, contudo chegarem a um acordo. Porm, Portugal via neste tratado, a oportunidade de proteger a passagem para as ndias atravs do contorno ao cabo da boa esperana. Em 1496, os espanhis anunciaram oficialmente a descoberta das terras Norteamericanas. Portugal viu ento a necessidade de um empreendimento de maior porte. Em 1500, logo no seu comeo, Pedro lvares Cabral, recebeu o ttulo de comandante supremo da marinha portuguesa. Ele organizou uma expedio e partiu com uma frota de 13 navios, na sua maioria naus. Com uma mudana drstica de direco para o Oeste, chegam finalmente, em 21 de Abril de 1500, a um monte que o chamam de monte Pascal. No dia seguinte, aportam em terras que so chamadas de terra de Vera Cruz.

Pedro lvares Cabral, parte ento com sua esquadra rumo s ndias e contornam o cabo da boa esperana, estabelecendo assim o seu objectivo inicial.

PHILIPP BUESCHER 8 B N 14

EXPANSO ULTRAMARINA

Com as conquistas portuguesas, o reinado dos Avis, se projecta definitivamente como soberano dos mares. A expanso Europeia, s Foi possvel, justamente pelos esforos de portugueses e espanhis. Eles possibilitaram assim o antigo sonho de universalizao Europeia. Especialmente com Portugal, pode-se ter uma noo real do mundo na poca. Houve uma drstica mudana na geografia do mundo de ento. A descoberta do Brasil consta como ponta p, para um novo mundo, at ento desconhecido e inexplorado. Esgotado o interesse pelas especiarias indianas, o mundo Europeu voltou seus olhos para as Amricas e especialmente o Brasil.

lgico que, o objectivo dos portugueses bem como dos que aqui tiveram era retirar da terra de Vera-cruz todo seu potencial de lucro, seja como Ouro, Madeiras, ou alimentos. Mas a influncia que o Brasil passou a ter na Europa fora muito grande. Por exemplo, durante muito tempo os costumes alimentares tiveram alguma influncia na Europa. Ento podemos dizer a Expanso Martima dos Portugueses foi benfica para todo o

mundo, especialmente para os brasileiros.

PHILIPP BUESCHER 8 B N 14

EXPANSO ULTRAMARINA

Instrumentos de orientao martima


Bssola
A bssola um dos instrumentos de navegao mais importante a bordo. Foi nos finais do sculo XII, que a bssola, tambm chamada de agulha de marear, comeou a ser utilizada na navegao. Nessa poca, consistia apenas numa agulha magnetizada que flutuava sobre a gua, tendo uma das suas pontas viradas para Norte. Essa indicao do Norte permitia que os navegadores se orientassem em alto mar e no se perdessem. Pensa-se que foi a partir do incio do sculo XIV, em Npoles, que a bssola passou a ser utilizada tendo como base um carto com o desenho da rosa dos ventos. No tempo do Infante D. Henrique j se utilizava a rosa dos ventos com 32 rumos. Nalgumas rosas dos ventos tambm aparecia uma cruz indicando o Leste, a direco da Terra Santa.

Quadrante
O quadrante, instrumento muito antigo, j no sculo XV era utilizado pelos Portugueses. O quadrante permitia determinar a distncia entre o ponto de partida e o lugar onde a embarcao se encontrava, cujo o clculo se baseava na altura da Estrela Polar. Tinha a forma de um quarto de crculo, graduado de 0 a 90. Na extremidade onde estavam marcados os 90 tinha duas pnulas com um orifcio por onde se fazia pontaria ao astro. No centro tinha um fio de prumo. Observando a posio do fio de prumo lia-se a graduao que indicava a altura do astro. Tanto o quadrante como o astrolbio permitiam saber se a embarcao se encontrava mais a norte ou mais a sul, atravs da medio do ngulo que a Estrela Polar faz com o horizonte, ou medindo a inclinao do sol, tambm em relao ao horizonte.

PHILIPP BUESCHER 8 B N 14

EXPANSO ULTRAMARINA

Astrolbio
O astrolbio um instrumento muito antigo, com o qual se media a altura dos astros acima do horizonte. O astrolbio permitia descobrir a distncia que ia do ponto de partida at ao lugar onde a embarcao se encontrava, mas descobria-se isso medindo a altura do sol ao meio dia. Era vantajoso em relao ao quadrante, no s porque era mais fcil trabalhar luz do dia, como pelo facto de a Estrela Polar no ser visvel no hemisfrio sul. Estes instrumentos foram uma novidade na Europa, datando de 1519 o primeiro desenho e descrio de um astrolbio nutico. Actualmente conhecem-se cerca de trinta astrolbios nuticos portugueses, alguns desses encontrados em navios naufragados espanhis e holandeses.

PHILIPP BUESCHER 8 B N 14

EXPANSO ULTRAMARINA

CONCLUSO

As Grandes Navegaes deram ao comrcio europeu um impulso extraordinrio. Alm de colocar no mercado europeu quantidades enormes de mercadorias, o novo comrcio estabeleceu um intercmbio sem precedentes entre os diversos continentes. O mundo todo comeava a ser unificado pelo comrcio. Essas mudanas operaram uma verdadeira revoluo nas relaes internacionais, nos hbitos de consumo, nas mentalidades, na organizao das sociedades europias. Alm disso, consolidaram o poder absolutista dos reis e fizeram da burguesia o grande agente das transformaes sociais. Esse processo ficaria conhecido mais tarde como Revoluo Comercial.

10

PHILIPP BUESCHER 8 B N 14

Вам также может понравиться