Вы находитесь на странице: 1из 17

CASO N. 1 1. Em virtude da reviso constitucional de 1996 foi revogado o n.3 do art. 87. da constituio.

Em maro de 1997 a Assembleia da Repblica aprova uma lei que revoga a Lei n. 46/77, de 8 de Julho, abrindo os sectores anteriormente vedados iniciativa privada. Analise a compatibilidade desta iniciativa legislativa com o principio da subordinao do poder econmico ao poder poltico democrtico, com o principio da igualdade real entre os portugueses, com o principio da coexistncia de sectores, com o principio da apropriao colectiva dos meios de produo e com o principio da planificao democrtica da economia 2. Admita ainda que, nessa sequncia, o Governo vende as empresas pblicas de telecomunicaes e correios iniciativa privada, liberalizando o acesso aos respectivos mercados, tratamento e distribuio de gua para consumo pblico e no sector dos portos martimos. Quid Juris? CASO N. 2 Suponha a seguinte situao: Em virtude da reviso constitucional de 1996 foi revogado o n. 3 do art. 87. da Constituio. Em Maro de 1997 a Assembleia da Repblica aprova uma lei que veda o acesso da iniciativa privada s seguintes actividades econmicas: indstria siderrgica, indstria de construo e reparao naval e indstria cimenteira. A mesma lei veda o acesso da iniciativa cooperativa actividade de promoo imobiliria. Por outro lado, mantm-se em vigor no ordenamento jurdico nacional a Lei n. 46/77, de 8 de Julho, na redaco dada pelo Dec.-Lei n. 372/93, de 29 de Outubro. Analise a constitucionalidade daquela iniciativa legislativa, bem como da manuteno em vigor da Lei n. 46/77. CASO N. 3 Admita a seguinte situao: Por Decreto-Lei aprovado em Conselho de Ministros de 18/01/1996, foi decidido alterar a lei de delimitao de sectores no sentido de alterar o regime de vedao relativa, convertendo todas as situaes de vedao relativa em vedao absoluta.

Nessa sequncia, o Conselho de Ministros daquela data, aprovou um decreto-lei que procedia nacionalizao da parte do capital social pertencente a privados na PORTUGAL TELECOM, S.A., por se tratar de empresa que actuava num sector anteriormente objecto de vedao relativa, e dadas as alteraes lei de delimitao de sectores, no poderia continuar ser explorado pela iniciativa privada. Analise a constitucionalidade dos diplomas aprovados em Conselho de Ministros. CASO N. 4 Admita a seguinte situao: Devido a uma recesso econmica grave e tendo em ateno objectivos de relanamento da produo e da procura, o Governo solicitou Assembleia da Repblica uma autorizao legislativa par alterar a Lei n. 46/77, de 8 de Julho, no sentido de: - vedar o acesso da iniciativa privada e cooperativa actividade bancria e seguradora, por forma a proteger os depositantes e segurados contra as actividades especulativas dos bancos e companhias de seguros; - vedar o acesso da iniciativa privada aos seguintes servios pblicos essenciais: a) produo, transporte e distribuio de energia elctrica para consumo pblico; b) produo, transporte e distribuio de gs para consumo pblico; c) transportes colectivos de passageiros nas grandes reas urbanas; - vedar o acesso da iniciativa privada s indstrias consideradas estratgicas, de acordo com o decreto-lei a aprovar pelo Governo. Analise a compatibilidade desta iniciativa legislativa do Governo com as normas pertinentes da Constituio Econmica vigente. CASO N. 5 Admita a seguinte situao: A adeso Comunidade Econmica Europeia e a integrao do sector bancrio e segurador no mercado nico de servios financeiros provocaram o colapso da maior partes das instituies bancrias e seguradoras nacionais, implicando avultados prejuzos para os depositantes e segurados daquelas instituies financeiras. Para fazer face s justas reclamaes de depositantes e segurados e da populao em geral, o Governo decidiu aprovar em decreto-lei, atravs do qual procede nacionalizao de todas as instituies bancrias e seguradoras que se encontrem em situao econmica difcil, transferindo assim para o Estado o nus de apoiar os depositantes e segurados prejudicados com a situao, e fomentando a recuperao econmica do sector.

Pergunta-se: a) Ser o Governo competente para o fazer? b) Estar obrigado a indemnizar os proprietrios dos bancos e companhias de seguros nacionalizados? Em que condies? De acordo com que critrios? Ao abrigo de que disposies constitucionais? c) Esta medida impedir a constituio pela iniciativa privada de novos bancos e companhias de seguros? d) Qual o regime jurdico a que passam a estar sujeitos os bancos e companhias de seguros nacionalizados? CASO N. 6 Admita a seguinte situao: Por razes relacionadas com o processo de integrao da economia Portuguesa na Europa comunitria e tendo em vista privatizar os servios pblicos essenciais, o Conselho de Ministros de 22 de Abril de 1993 aprova um Decreto-Lei que determina a revogao total e imediata da Lei n. 46/77, de 8 de Julho. Passados dois meses e por no ter sido suscitada a fiscalizao preventiva do referido diploma, o Governo aprova diversos Decretos-Lei de privatizao das empresas que actuam nos sectores anteriormente vedados iniciativa privada, baseando-se para o efeito no disposto na Lei n. 11/90, de 5 de Abril. Tendo em conta que todas as empresas pblicas que actuam nos aludidos sectores so empresas pblicas originrias e em sentido formal, aprecie a constitucionalidade do conjunto de medidas acima enunciado. CASO N. 7 Suponha a seguinte situao: Tendo em vista modernizar as condies de explorao do Porto de Sines, o Governo, por Decreto-Lei de 9 de Janeiro de 1995, transforma a Administrao do Porto de Sines, instituto pblico dotado de personalidade jurdica de direito pblico e autonomia administrativa e financeira, em empresa pblica sujeita disciplina do Decreto-Lei n. 260/76, de 8 de Abril, com a denominao social Administrao do Porto de Sines, E.P.. No mesmo acto e motu continuo, o Governo transforma a Administrao do Porto de Sines, E.P., em sociedade annima de capitais maioritariamente pblicos, com a denominao social de Administrao do Porto de Sines, S.A., determinando a alienao por ajuste directo a uma empresa de estiva de uma parcela correspondente a 30% do respectivo capital social.

Tendo em conta que o referido Decreto-Lei foi aprovado no desenvolvimento da Lei n. 11/90, de 5 de Abril, e ao abrigo do disposto no art. 201, n. 1, al. c) da Constituio, aprecie sinteticamente a sua constitucionalidade e legalidade. CASO N. 8 Admita a seguinte situao: No mbito do processo de privatizaes e para reforar a eficcia econmica das empresas na satisfao de necessidades essenciais, o Governo resolve transformar, por Decreto-Lei, os CTT - Correios e Telecomunicaes de Portugal, E.P. em Sociedade Annima de capitais maioritariamente pblicos. Decide ainda, e tambm por Decreto-Lei, determinara a alienao de 49% do capital social dos TLP Telefones de Lisboa e Porto, S.A. e da Telecom. Portugal, S.A.. Nestes diplomas previa-se ainda que a explorao e a gesto das empresas fosse confiada, em regime de concesso, aos futuros titulares privados do capital. Considerando que as empresas referidas no resultaram de um processo de nacionalizao, analise a constitucionalidade e a legalidade das medidas em causa. CASO N. 9 Admita a seguinte situao: No mbito do processo de reprivatizaes e para dar maior autonomia gesto das empresas, o Governo resolve transformar em sociedades annimas de capitais pblicos as seguintes empresas: - ENU Empresa Nacional de Urnio, E.P. - EPAC Empresa Pblica de Abastecimento de Cereais, E.P. - EPAL Empresa Pblica de guas Livres, E.P. - INDEP Industria Nacional da Defesa, E.P. - CTT Correios e Telecomunicaes de Portugal, E.P. Tendo em conta que se trata, nos cinco casos, de empresas pblicas no resultantes de nacionalizao, pergunta-se: a) Estas empresas pblicas podem ser transformadas em sociedades annimas ao abrigo da Lei n. 11/90, de 5 de Abril ? b) Em caso negativo, qual o regime jurdico aplicvel transformao das empresas pblicas em sociedades annimas? c) O Governo ser competente para transformar (por decreto-lei) empresas pblicas em sociedades annimas? d) Tratando-se de matria que releva das bases gerais do Estatuto das Empresas Pblicas, como poder o Governo disciplinar a transformao das empresas pblicas em sociedades annimas?

CASO N. 10 Admita a seguinte situao: Suponha que o Governo, tendo em conta a integrao de Portugal na CE, nomeadamente as imposies comunitrias de liberalizao do mercado de telecomunicaes, resolve privatizar os Correios e Telecomunicaes de Portugal (CTT), E.P., criados pelo Decreto-Lei n. 49368, de 10 de Novembro de 1969 e os Telefones de Lisboa e Porto (TLP), E.P., criados pelo Decreto-Lei n. 48007, de 26 de Outubro de 1967, integrados nos CTT pelo Decreto-Lei n. 49368 e transformados em sociedade annima de capitais maioritariamente pblicos, com a denominao de TLP, S.A. (Decreto-Lei n. 147/89, de 6 de Maio). Para o efeito e ao abrigo dos art.s 4. e 13. da Lei n. 11/90, de 5 de Abril, o Governo aprovou um Decreto-Lei que transforma os CTT E.P. em sociedade annima de capitais maioritariamente pblicos, tendo em vista a posterior alienao de parte do seu capital social. Na mesma data, o Governo aprovou um Decreto-Lei que determina a alienao de 49% do capital social dos TLP S.A.. Enviados ambos os diplomas para promulgao pelo Presidente da Repblica (PR), este resolve suscitar junto do Tribunal Constitucional (TC) a apreciao preventiva da respectiva constitucionalidade, por se lhe colocarem fundadas duvidas quanto a conformidade constitucional dos referidos diplomas, porquanto: a) as comunicaes por via postal e as telecomunicaes, com excepo dos servios complementares da rede bsica e dos servios de valor acrescentado, so actividades vedadas iniciativa privada nos termos do art. 4./1/c/d da Lei n. 46/77, de 8 de Julho, com a redaco dada pelo Decreto-Lei n. 372/93, de 29 de Outubro, pelo que seriam violadas as normas dos art.s 61./1, 87./3 e 188./l/j da Constituio; b) os CTT e os TLP, por serem empresas pblicas que no resultaram de nacionalizaes, nas estariam sujeitas ao regime da Lei n. 11/90 e, competindo Assembleia da Repblica (AR), nos termos constitucionais, definir os meios e formas de privatizao, o Governo estaria a violar o art. 168./1/l/x da Constituio; c) por outro lado, entende o PR que so postos em causa, com os diplomas em anlise, os princpios da coexistncia de trs sectores de propriedade dos meios de produo (art.s 80./b e 82./1 da CRP) e da subordinao do poder econmico ao poder poltico ( art. 80/a da CRP), bem como as normas das als. e) e f) do art. 81 da CRP, j que as empresas em causa actuam em regime de monoplio natural. Chamado a pronunciar-se sobre a matria, o Primeiro-Ministro veio sustentar que no se verificou qualquer violao das normas invocadas pelo PR no seu requerimento, porquanto: a) o Estado mantm sempre uma posio obrigatoriamente maioritria no capital social das empresas em causa;

b) da Lei n. 46/77 no decorre qualquer exigncia no sentido de que a actuao da iniciativa pblica em sectores vedados tenha que revestir a forma jurdica de empresa pblica, podendo revestir formas jurdico- privadas, de direito comercial, sem que isso afecte a regra da vedao de sectores; c) por outro lado, do art. 2 da Lei n. 11/90 e 4/2 da Lei 46/77, resulta que o Estado pode associar a iniciativa privada iniciativa pblica em sectores vedados, desde que detenha a maioria do capital social da empresa em causa; d) acresce que, tendo a Lei n. 11/90 revogado a Lei n. 84/88, de 20 de Julho, deve entender-se que a substitui para todos os efeitos, maxime para efeitos de transformao de empresas pblicas no resultantes de nacionalizao em sociedades annimas, pelo que no ter sido violado o art. 168/l/l/x da CRP; e) finalmente, entende o Primeiro Ministro que no foram violados com os diplomas em apreciao os princpios de organizao econmica e as incumbncias do Estado no mbito econmico-social, invocados no requerimento do PR. Admita que Juiz do TC e que lhe foi distribudo o processo em causa. Qual seria a sua posio quanto s diversas questes de direito constitucional econmico suscitadas pelo presente caso? CASO N. 11 Admita a seguinte situao: Suponha que o Governo, com o objectivo de obter receitas para combater o dficit oramental, resolve aprovar, ao abrigo do art. 6 da Lei n. 46/77, de 8 de Julho, um Decreto-Lei que veda a industria cervejeira iniciativa privada e a outras entidades da mesma natureza. Nessa sequncia, e verificando-se que a UNICER, S.A. e a CENTRALCER, S.A. so empresas privadas resultantes da reprivatizao ao abrigo do quadro jurdico definido pela Lei n. 84/88, de 20 de Julho e pela Lei n. 11/90, de 5 de Abril, o Governo resolve aprovar dois decretos-lei determinado a nacionalizao dessa empresas, visto que, tratando-se de um sector vedado iniciativa privada, essas actividades constituem uma reserva de sector pblico. Opondo-se desde o inicio vedao do sector e nacionalizao das respectivas empresas, os privados detentores do respectivo capital social, como acto prvio nacionalizao, resolvem transformar as referidas sociedades em cooperativas industriais. Por outro lado, apresentam uma queixa junto do Provedor de Justia para que este suscite a inconstitucionalidade dos diplomas governamentais com os seguintes fundamentos: a) o Governo seria incompetente para aprovar tais diplomas (de vedao do sector cervejeiro e de nacionalizao das empresas que a actuam); b) os referidos diplomas violariam, entre outros, o principio do Estado de Direito Democrtico, na parte em que se refere garantia dos direitos e liberdades fundamentais

(art. 2 da CRP/89), e o art. 18/2 da CRP/89 conjugado com o art. 61/1, na medida em que no esto em causa outros direitos ou interesses constitucionalmente protegidos; c) finalmente o prprio art. 6 da Lei n. 46/77 seria inconstitucional luz dos art.s 87/3 e 168/1/j da CRP/89. Tendo presente este argumentos e o problema da transformao das sociedades que actuam no sector cervejeiro em cooperativas industriais, coloque-se na posio do Tribunal Constitucional e tente apresentar as linhas fundamentais do acrdo que proferiria neste caso. CASO N. 12 Admita a seguinte situao: Trs Municpios do Nordeste do Pas (A, B e C) associados a duas empresas privadas uma de transportes martimos (D) e outra de construo civil e obras pblicas (F) projectam constituir uma sociedade annima com o seguinte objecto: construo e explorao de um porto situado na rea geogrfica dos referidos Municpios e explorao de uma rede de transportes ferrovirios ligando Porto e as respectivas sedes concelhias. O capital social seria de 100.000 contos devendo cada um dos mencionados scios subscrever aces correspondentes a 20% do capital social. Este projecto poder materializar-se ou tero os empreendedores que efectuar alguma alterao? CASO N. 13 Admita a seguinte situao: A EPAL Empresa Pblica de guas Livres foi criada pelo Decreto-Lei n. 553A/74, de 30 de Outubro, para suceder empresa concessionria do abastecimento pblico de gua a Lisboa e concelhos circundantes (a Companhia das guas de Lisboa, S.A.R.L) no termo da concesso desta, que ocorreu em 30 de Outubro de 1974. Suponha que o Governo pretende privatizar esta empresa e, para o efeito, nos termos do art. 201, n. 1, al. a) da Constituio, aprovou um Decreto-Lei que transforma a EPAL em sociedade annima de capitais maioritariamente pblicos. Tendo em conta o disposto na Constituio e na lei analise a viabilidade deste projecto de privatizao parcial da EPAL. CASO N. 14 Admita a seguinte situao:

Por resoluo do Conselho de Ministros de 12/12/1992, foi deliberado reprivatizar a Companhia de Seguros Viritato S.A., aumentando o seu capital social de 100 milhes para 200 milhes de contos e alienando, por concurso limitado a um mximo de trs concorrentes 90% das aces. Dos restantes 8% manter-se-iam na titularidade da Direco Geral do Tesouro, com o privilegio de vetar qualquer alterao ao pacto social por um perodo de 10 anos e 2% seriam oferecidos aos Directores da Empresa com mais de 15 de bom e efectivo servio. Quid Juris? CASO N. 15 Admita a seguinte situao: Suponha que o Governo, no mbito da reprivatizao de diversas empresas do sector financeiro, resolve adoptar as seguintes modalidades de alienao das aces representativas do respectivo capital social: - Banco Fonsecas & Burnay e Sociedade Financeira Portuguesa: venda de 80% do capital social mediante concurso limitado referente a um lote indivisvel e aces, ficando os restantes 20% do capital reservados subscrio pblica por trabalhadores, pequenos subscritores e emigrantes. - Banco Espirito Santo e Comercial de Lisboa (BESCL) e Banco Portugus do Atlntico (BPA): alienao faseada do capital social por Oferta Pblica de Venda (OPV) em Bolsa de Valores, reservando sempre uma reserva de capital para trabalhadores, pequenos subscritores e emigrantes: a) 1990: - alienao de 33% do capital social do BPA; b) 1991: - alienao de 40% do capital social do BESCL; c) 1992: - alienao dos restantes 60% do capital social do BESCL; - aumento do capital do BPA reservado a accionistas, a detentores de ttulos de participao do Banco e a trabalhadores, pequenos subscritores e emigrantes. Pergunta-se: a) Tratando-se de um mesmo sector de actividade economia, ser de admitir uma tal variabilidade nos modos de alienao do capital das empresas? b) No haver, neste caso, uma violao do principio da igualdade? E quanto salvaguarda dos interesses patrimoniais do Estado ( art. 3 al. f) da Lei n. 11/90, de 5 de Abril)? CASO N. 16 Admita a seguinte situao:

No quadro constitucional (CRP/92) e infra-constitucional (Lei n. 11/90, de 5 de Abril), uma lei das privatizaes que se aplica indistintamente a todas as empresas pblicas e sociedades de capitais pblicos, ainda que resultantes de nacionalizao. Nos termos dessa lei, que revoga a Lei n. 11/90, compete ao Governo provar as condies concretas de cada processo de privatizao, estabelecendo-se como modalidades de venda: a oferta pblica, o concurso pblico aberto ou limitado, a subscrio pblica e a venda directa. A escolha das modalidades em privatizao deveria ser feita pelo Governo em funo da estratgia definida para o sector ou da situao econmico-financeira da empresa. Estabelece-se ainda que o capital das empresas que actuem em sector vedado iniciativa privada poder sempre e em qualquer caso ser privatizado at 49%, e que a reserva de uma parte do capital a favor dos trabalhadores meramente facultativa. Quid Juris? CASO N. 17 Suponha a seguinte situao: EPAL Empresa Pblica de guas Livres, E.P., foi criada pelo Decreto-Lei n. 553-A/74, de 30 de Outubro, para suceder empresa concessionria do abastecimento pblico de gua a Lisboa e concelhos circundantes (a Companhia das guas de Lisboa, SARL) no termo da concesso desta, que ocorrem em 30 de Outubro de 1974. Suponha que o Governo pretende privatizar esta empresa e, para o efeito, nos termos dos art.s 4 e 13 da Lei n. 11/90, de 5 de Abril, aprovou um Decreto-Lei que: 1.) Transforma a EPAL em sociedade annima de capitais maioritariamente pblicos, com capital social de 1 milho de contos; 2.) Estabelece as seguintes condies de privatizao: a) 25% do Capital ser reservado para a subscrio em partes iguais, pelos municpios servidos pela rede de distribuio de gua da empresa; b) 20% destinam-se a ser subscritas em OPV por trabalhadores com pelo menos 3 anos de servio com boa informao, pequenos subscritores e emigrantes sem direito a voto por 3 anos; c) 5% continuariam na posse no Tesouro sendo-lhe atribudo um direito de vetar as decises estratgias, assim como, qualquer alterao ao pacto social; d) 50% do capital seria alienado por concurso limitado, reservado a empresas nacionais ou estrangeiras com reconhecida experincia no sector, dependendo a aquisio da referida participao da subscrio pela empresa vencedora de um aumento de capital do actual 1 milho para 2 milhes de contos. 3.) Estabelece ainda o diploma a possibilidade do Estado nomear dois administradores (um dos quais em representao dos municpios), com amplos poderes

para no Conselho de Administrao poderem vetar decises deste rgo consideradas lesivas do interesse dos consumidores ou dos municpios. Quid Juris? CASO N. 18 Suponha o seguinte caso: O Governo, por resoluo do Conselho de Ministros de 5/12/94, deliberou proceder privatizao da empresa Saudades da minha Terra, E.P., empresa criada pelo Estado h mais de um sculo e que se dedica oferta de servios de telecomunicaes, em todo o territrio nacional, incluindo ilhas adjacentes. Para tanto deliberou aumentar o capital social de 100 para 179 milhes de contos, vendendo por negociao directa as aces resultantes do aumento do capital Bip Bop, S.A. empresa privada da Papua Nova Guin. Como os titulares da Bip Bop, S.A. eram emigrantes portugueses, antigos trabalhadores na Saudades na minha Terra, E.P. que haviam sado desta empresa para irem criar a Bip Bop, S.A., o Governo considerou preenchido o art. 10. da Lei n. 11/90, de 5 de Abril. A resoluo do Conselho de Ministros previa ainda que se concedesse a gesto da empresa a privatizar Bip Bop, S.A.. Finalmente, e para que a nova empresa privatizada no tivesse concorrncia de outras empresas, o Governo, pelo mesmo acto, nacionalizou todas as empresas de telecomunicaes existentes no pas, independentemente do segmento de actividade a que se dedicam. Quid Juris? CASO N. 19 Admita a seguinte situao: A XPTO, E.P., uma empresa nacionalizada em 1 de Janeiro de 1977, que se dedica produo de servios informticos destinados ao mercado de telecomunicaes Por estar interessada na sua aquisio, a PORTUGAL TELECOM, S.A., lana uma Oferta Pblica de Aquisio (OPA) no mercado de capitais, tendo em vista obter o controlo de 51% do capital da XPTO, E.P.. De entre as condies definidas pelo oferente no anncio preliminar da operao constam as seguintes: alterao da natureza jurdica da empresa visada;

aprovao de decreto-lei que permita a aceitao da OPA pelo Estado atravs da modalidade de venda adequada.

Quid Juris? CASO N. 20 Admita a seguinte situao: O governo decide privatizar os CTT, E.P., criados pelo Decreto-Lei 49368, de 10 de Novembro de 1969. Para tal, aprova o seguinte decerto regulamentar: Art. 1 - A empresa pblica CTT - Correios e Telecomunicaes, E.P., transformada pelo presente diploma em sociedade annima. Art. 2 - aprovada a alienao da totalidade das aces representativas do capital social da sociedade, sendo: a) Por concurso, aberto a candidatos especialmente habilitados a aumentar o prestigio que a empresa adquiriu ao longo dos anos, 90% das aces; b) Reserva para pequenos subscritores, emigrantes e, eventualmente, trabalhadores de 9% das aces, sendo o preo destas idntico ao que resulte o concurso referido em a); c) Reserva para o Estado das restantes aces que, no entanto, lhe daro o direito de vetar todas as deliberaes da sociedade. Aprecie o diploma em causa, sabendo que, do concurso da al. a), saiu vencedor um grupo econmico francs. CASO N. 21 Admita a seguinte situao: O Conselho de Ministros, por resoluo de 20 de Janeiro de 1991, decidiu alienar 60% das aces da sociedade Mineira Portuguesa S.A., cujo capital fora integralmente nacionalizado em 1976. Atendendo estratgia econmica definida para a industria extractiva, considerou o Conselho de Ministros ser desejvel que a alienao se processasse por venda directa. Assim, todas as aces foram alienadas ao preo unitrio de Esc.: 3.000$00 (o valor nominal de cada aco era de Esc.: 1.000$00) a um Grupo Empresarial Espanhol. Quid Juris?

CASO N. 22 Admita a seguinte situao: O Conselho de Ministros, por resoluo de 20 de Maio de 1993, decidiu alienar 60% das aces da Telecom. Portugal S.A., empresa prestadora do servio telefnico pblico em Portugal, com excepo das regies de Lisboa e Porto, atravs de concurso limitado a empresas nacionais ou estrangeiras com experincia adquirida no domnio da prestao de servios de telecomunicaes. A resoluo previa ainda, a fixao, por Despacho do Ministro das Finanas, do montante de aces reservado aos Tcnicos de Telecomunicaes da empresa e o regime de confirmao por parte dos dois membros do Conselho de Administrao que seriam nomeados pelo Governo, das alteraes de estratgia empresarial que pudessem provocar um aumento dos preos dos servios a prestar aos utentes. Quid Juris? CASO N. 23 Suponha que o Ministro das finanas anunciava hoje, em entrevista a um jornal econmico, que estavam em fase avanada de preparao um conjunto de Decretos-Lei que, dentro do quadro da Lei n. 11/90, de 5 de Abril, estabelecem o seguinte: a) A privatizao total de uma empresa pblica criada pelo Estado em 1966 e transformada em sociedade annima de capitais pblicos em 1989 ao abrigo da Lei n. 84/88, atravs de uma venda directa a um grupo Finlands, lder mundial do sector. b) A privatizao de 35% de uma empresa pblica resultante de uma nacionalizao directa que teve lugar em 16 de Maro de 1975, atravs de um aumento de capital aberto subscrio apenas de antigos accionistas, trabalhadores da empresa e estrangeiros que demonstrem especiais conhecimentos do sector ou acesso privilegiado a mercados relevantes. c) A privatizao a empresa pblica de distribuio de gua na rede pblica em Lisboa de modo a obviar ao esforo de investimento que essa empresa carece, atravs da venda das aces em OPV, com uma tranche de 10% reservada aos trabalhadores e um limite de 20% para estrangeiros, ficando o Estado com 5% de aces privilegiadas que lhe do direito de veto em todas as decises sociais. d) As receitas destas operaes de privatizao sero afectadas a um fundo que ser gerido por uma sociedade de capital de risco e que se destinar a apoiar as empresas industriais nacionais. e) Em qualquer destes casos est garantida a possibilidade de mobilizao dos ttulos de indemnizao aos seus actuais titulares. f) Se alguma das empresas objecto de privatizao atrs referidas, tiver participaes noutras empresas, haver uma privatizao indirecta dessas privatizaes.

Quid Juris? CASO N. 24 Admita a seguinte situao: Por resoluo do Conselho de Ministros foi decidido reprivatizar a CONFIDENTE SEGUROS EP, procedendo do seguinte modo: a) aumento do capital social de 15.000.000 contos para 20.000.000 contos, realizando-se o aumento atravs de subscrio pblica; b) venda directa de aces correspondentes a 10.000.000 contos a um grupo liderado por uma grande Seguradora Alem; c) reserva das aces correspondentes aos restantes 5.000.000 contos para Empresas Seguradoras com capitais pblicos. Estas aces seriam privilegiadas, conferindo direito de veto por um perodo de 10 anos relativamente a todas as deliberaes sobre alteraes do pacto social e eleio dos titulares dos corpos sociais. Quid Juris? CASO N. 25 Admita a seguinte situao: Suponha que o Governo pretende reprivatizar a siderurgia Nacional, E.P.. Sabendo que se trata de uma empresa pblica resultante de nacionalizao, descreva os diversos passos legais necessrios para se proceder respectiva reprivatizao justificando, em particular: a) a escolha entre alienao ou aumento do capital e concesso do direito de explorao; b) a escolha do processo e modalidades da operao; c) os critrios de reserva de parte do capital social a favor de determinados alvos de venda; d) a opo, ou no, pela existncia de um Administrador por parte do Estado ou de aces privilegiadas.

CASO N. 26 Admita a seguinte situao: Nos termos do Decreto-Lei n. 234/91, de 27 de Junho, os trabalhadores das empresas a reprivatizar podem constituir fundos de investimento mobilirios que tenham como objecto a reunio de aces emitidas por tais sociedades durante ou aps o processo de reprivatizao.

Suponha que no mbito da 2. fase de reprivatizao do Banco Portugus do Atlntico (BPA), o Decreto-Lei que regulamenta tal reprivatizao continha um artigo com a seguinte norma: Os trabalhadores da empresa com direito a subscrever aces representativas do aumento de capital apenas o podero fazer atravs de fundos de investimento a constituir ao abrigo do Decreto-Lei n. 234/91, de 27 de Junho. Quid Juris? CASO N. 27 Suponha a seguinte situao: O Governo pretende alienar 99% do capital social da Companhia Nacional Petroqumica, E. P. (CNP), em 3 fases, utilizando para o efeito os seguintes processos: 1. Fase (33%): - Oferta Pblica de Venda de 25%, - Subscrio pblica de 25% a favor de pequenos subscritores, - Venda directa dos restantes 50% a uma empresa Russa do sector. 2. Fase (33%): - Concurso limitado, com lote indivisvel, de aces. 3. Fase (33%): - Concurso pblico. Por outro lado, o Estado manteria 1 % do capital como aces privilegiadas, as quais ficariam na tituralidade do IPE, S. A., tendo esta entidade direito a designar um administrador nos termos do art. 15. da Lei n. 11/90. Tendo em conta o disposto no art. 7., n. 2 da Lei de Delimitao de Sectores, bem como o disposto na Lei n. 11/90, visto que se trata de uma empresa nacionalizada, analise a juridicidade das intenes do Governo e diga o que pode fazer um interessado que pretenda contestar a soluo vertida no diploma legal que procede reprivatizao da CNP.

CASO N. 28 Admita a seguinte situao: A RISCO - Sociedade de avaliao de empresas, S.A., escolhida pelo Governo como entidade avaliadora da Unio de Bancos Portugueses, S.A. (UBP) a fim de dar seguimento respectiva reprivatizao. Terminado o processo de avaliao da UBP, o Governo resolve pr a empresa venda atravs de concurso limitado. Sucede que a RISCO resolve concorrer a esse concurso, que ganha com facilidade, em virtude de a sua proposta de compra ser considerada a que melhor salvaguarda os interesses patrimoniais do Estado. Pergunta-se:

Tendo a venda do capital social da UBP sido adjudicada RISCO, poder algum dos outros concorrentes impugnar tal venda? Com que fundamentos? Atravs de que vias processuais?

CASO N. 29 Admita a seguinte situao: Uma Portaria do Ministrio das Finanas, publicada em Janeiro de 1993 previa a privatizao total do capital social da Companhia de Seguros Atlntica EP (500.000 contos) mediante a oferta na Bolsa de Valores de metade desse capital e a venda directa da outra metade. Uma posterior resoluo do Conselho de Ministros viria a determinar que 1 % do capital social a transaccionar na Bolsa seria reservado aos trabalhadores da empresa com trs anos, no mnimo, de antiguidade e exigir que s poderiam candidatar-se aquisio das restantes 250.000 aces outras Companhias de Seguros nacionais com capital social no inferior a 3 milhes de contos e um volume de negcios no ramo vida no inferior a 4 milhes de contos. Quid Juris?

CASO N. 30 Suponha uma situao em que, face a uma grave crise econmica e invocando as exigncias da Unio Europeia, o Governo Portugus resolve, atravs de Decreto-Lei: a) nacionalizar todo o sector financeiro, sem que sejam atribudas quaisquer indemnizaes, e nacionalizar o sector cervejeiro atribuindo indemnizaes correspondentes a 1/5 do valor das aces na data da nacionalizao; b) alterar a lei de delimitao dos sectores bsicos da economia, no sentido de impedir o acesso da iniciativa privada a todas as actividades que se desenvolvam necessariamente em regime de monoplio, e ainda produo e distribuio de refrigerantes, por ser considerado um sector de base fiscal; c) sujeitar toda a actividade das cooperativas de produo a fiscalizao estatal, atravs da designao de representantes na gesto dessas cooperativas; d) modificar a lei orgnica do Banco de Portugal, transformando-o num direco-geral do Ministrio das Finanas; e) criar uma taxa nica de IRC de 90%; f) transferir, de imediato, para o sector privado, todas as sociedades de capitais pblicos e empresas pblicas, recorrendo ao mtodo de venda directa. Aprecie as medidas enunciadas, sob um ngulo estritamente jurdico.

CASO N. 31 Suponha que o Conselho de Ministros se rene extraordinariamente para apreciar a situao econmica e toma as seguintes medidas: a) Nacionalizao, atravs de um Decreto-Lei, de todas as empresas com um volume de negcios superior a cinco milhes de contos, prevendo-se a atribuio de indemnizaes a fixar em despacho do Ministro das Finanas. b) Aprovao de um Decreto-Lei que transforma todas as actuais sociedades de capitais exclusivamente pblicos em empresas pblicas e consagra o principio da impossibilidade da sua privatizao. c) Aprovao de uma proposta de lei a apresentar Assembleia da Repblica, revogando todos os benefcios fiscais de que goza o sector cooperativo. d) Aprovao de uma proposta de lei a apresentar Assembleia da Repblica, prevendo que todas as futuras privatizaes sejam feitas por concurso pblico. e) Aprovao de uma proposta de lei que altera a Lei n. 46/77, vedando a actividade de produo de brinquedos a todas as entidades integradas no sector privado e cooperativo. f) Aprovao de uma proposta de lei que cria um novo regime de atribuio de indemnizaes por nacionalizao, que nunca podero ser inferiores ao dobro do valor dos bens nacionalizados, como forn1a de compensar os danos morais sofridos pelos ex-accionistas . Comente, sob um ponto de vista jurdico, as medidas enunciadas.

CASO N. 32 Tendo em conta as normas constitucionais e a legislao em vigor, aprecie de um ponto de vista jurdico a seguinte situao, fundamentando de forma adequada o seu raciocnio: Admita que, em Agosto de 1996, o Governo aprovou, no exerccio de competncias legislativas, os seguintes diplomas: a) Decreto-Lei que determina a converso ex vi legea das dvidas fiscais de sociedades comerciais e cooperativas em capital detido pelo Estado. Nas sociedades comerciais e cooperativas em que o Estado passa a deter, por fora do disposto no mesmo diploma, uma participao no capital, atribudo ao Estado o direito de nomear a maioria dos membros do rgo de gesto ou administrao da empresa, independentemente do montante de participao no capital que resultar da referida converso. Simultaneamente e no mesmo diploma, so previstas as condies em que o Estado poder proceder alienao da participao no capital das empresas abrangidas pelo sistema de converso das dvidas em capital, as quais consistem no seguinte: As participaes adquiridas pelo Estado por forca do disposto no presente diploma s podero ser alienadas por ajuste directo e a favor de empresas titulares de exclusivos tecnolgicos no respectivo sector de actividade.

b) Decreto-Lei que aprova a 3. fase de alienao do capital social da PORTUGAL TELECOM, S. A., ficando o Estado com uma participao de 20% no capital da empresa. c) Decreto-Lei que revoga o Dec.-Lei n. 260/76, de 8 de Abril. d) Decreto-Lei que rev o regime de crdito ao sector cooperativo, equiparando-o ao regime de crdito aplicvel generalidade das empresas privadas. e) Decreto-Lei que alarga s nacionalizaes o mbito de aplicao do Cdigo das Expropriaes, que passa assim constituir o enquadramento jurdico comum das expropriaes e das nacionalizaes. f) Decreto-Lei que sujeita os proprietrios de matas a efectuar a sua explorao de acordo com um plano a aprovar por acto administrativo, cujos pressupostos so deixados na discricionariedade da Administrao florestal.

Вам также может понравиться