Вы находитесь на странице: 1из 15

CONCURSO PBLICO

(Edital 031- 29/04/2010)

CARREIRA: TCNICO-ADMINISTRATIVA CARGO: ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

CADERNO DE PROVAS
LEIA COM ATENO AS INSTRUES ABAIXO
1) Verifique se este caderno contm 50 (cinquenta) questes objetivas e se esto devidamente ordenadas (1 a 50). Para cada questo h uma proposio e cinco alternativas (a, b, c, d, e e). Caso este caderno esteja incompleto ou tenha imperfeies grficas, comunique ao fiscal para que este tome as devidas providncias. 2) Voc receber um Carto Resposta, para onde devero ser transferidas as respostas das questes objetivas. Este carto nominal e insubstituvel, portanto evite rasuras, emendas ou dobraduras e utilize somente caneta esferogrfica de tinta azul ou preta para seu preenchimento. 3) Ao passar as alternativas escolhidas para o Carto Resposta, observe bem o nmero da questo e a alternativa correspondente resposta escolhida. Somente uma alternativa dever ser marcada como sendo a resposta correta de acordo com a respectiva proposio. 4) No Carto Resposta, preencha todo o espao correspondente alternativa escolhida conforme indicao no prprio carto, tendo o cuidado de no ultrapassar os limites nem fazer borres. 5) Assine o Carto Resposta no local indicado no ultrapassando os limites demarcados. 6) proibido utilizar, durante a realizao das provas, qualquer aparelho eletrnico (bip, telefone celular, relgios digitais, walkman, discman, mp3, ipod, agenda eletrnica, calculadora, notebook, palmtop, receptor, gravador ou outros equipamentos similares), bem como protetores auriculares. Tambm no ser permitido consulta a livros, revistas, folhetos e anotaes. 7) A durao das provas de cinco horas, j includo o tempo destinado identificao, ao preenchimento do Carto Resposta e a transcrio da Redao para a Folha de Redao. 8) Os trs ltimos candidatos s podero deixar a sala juntos aps assinarem a Ata de Realizao das provas.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE GOIS

LNGUA PORTUGUESA
Leia o texto o seguir para responder s questes 01 a 03. A cerca de 140 km de Parintins (AM) vivem cerca de 10 mil ndios saters-maus. Sem os satersmaus, o Brasil no teria dado ao mundo seu principal legado para a civilizao depois do samba, da caipirinha e da feijoada: o guaran. Eles domesticaram os arbustos do gnero Paullinia e os transformaram numa cultura tradicional. As frutinhas vermelhas e pretas, torradas, servem para o preparo de uma bebida estimulante e com funo cerimonial, o ap. Assim como seus heris mticos, tambm o guaran saiu do Nooqum, "l onde as pedras falam". Os saters-maus dizem que so "os filhos do guaran".
Marcelo Leite. Folha de So Paulo, 09/05/2010.

pedras falam, a expresso assim como, no texto, expressa a ideia de: a) b) c) d) e) Causa. Adio. Contradio. Comparao. Condio.

Leia o texto a seguir para responder s questes 04 e 05. A cada tanto tempo, volta-se a discutir como deve ser avaliado o trabalho dos professores. O grande nmero de pessoas envolvidas nos diversos nveis de ensino, assim como o de artigos e livros que materializam resultados de pesquisa, tem determinado uma preferncia por medidas quantitativas. Se estas podem trazer informaes teis como dado parcial para comparar resultados de escolas em vestibulares ou o desempenho mdio de alunos em determinada matria, sua aplicao como nico critrio de "produtividade" na ps-graduao vem gerando a meu ver, pelo menos distores bastante srias. [...] a criao de conhecimento no pode ser medida somente pelo nmero de trabalhos escritos pelos pesquisadores, como a tendncia atual no Brasil. Tampouco me parece correta a fetichizao da forma "artigo em revista" em detrimento de textos de maior flego, para cuja elaborao, s vezes, so necessrios anos de trabalho paciente.
Renato Mezan. Folha de So Paulo, 09/05/2010.

QUESTO 01 Da leitura do texto possvel depreender que: a) O guaran o principal legado brasileiro para a civilizao. b) Os saters-maus so chamados de os filhos do guaran. c) A comunidade indgena dos saters-maus est localizada a exatamente 140 km de distncia de Parintins. d) O guaran faz parte da tradio cultural dos saters-maus. e) O ap o nome do cerimonial dos saters-maus. QUESTO 02 Assinale a alternativa em que todas as palavras pertencem ao mesmo grupo semntico. a) b) c) d) e) Legado tradio cultura. Guaran ap civilizao. Vermelhas pretas torradas. Cerimonial tradicional guaran. Caipirinha guaran arbusto. QUESTO 03 Na frase: Assim como seus heris mticos, tambm o guaran saiu do Nooqum, l onde as

QUESTO 04 Assinale a alternativa que apresenta a ideia central do texto. a) H um grande nmero de pesquisas sendo realizadas no Brasil atualmente. b) A qualidade das pesquisas tem sido o principal critrio para avaliar o trabalho dos professores nos dias de hoje. c) Os resultados das pesquisas realizadas no Brasil tm apresentado distores na avaliao dos programas de ps-graduao. d) As metas de produtividade baseadas na quantidade de trabalhos publicados tm diminudo o potencial de pesquisas cientficas no Brasil. e) Os textos cientficos tm sido alvo de um processo de fetichizao por parte das revistas.
1

CONCURSO PBLICO 2010/2 ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE GOIS

QUESTO 05 Na frase: O grande nmero de pessoas envolvidas nos diversos nveis de ensino, assim como o de artigos e livros que materializam resultados de pesquisa, tem determinado uma preferncia por medidas quantitativas, o verbo em destaque concorda com: a) b) c) d) e) Diversos nveis de ensino. Resultados de pesquisa. O grande nmero de pessoas. Medidas quantitativas. Artigos e livros. QUESTO 06 Assinale a alternativa em que as palavras so acentuadas pela mesma razo. a) b) c) d) e) Mdio tendncia ningum. Nveis teis cu. Trax revlver til. Flego cientfico Nooqum. L guaran ap.

b) Os mitos so falsos porque apresentam solues sedutoras para os problemas cotidianos das pessoas. c) Os mitos so crenas baseadas apenas em fatos verdadeiros. d) O mito da supremacia ariana foi responsvel pelo sofrimento de milhes de pessoas. e) Os mitos so eficientes porque so verdadeiros.

QUESTO 08 Na frase Mito algo que nunca existiu, mas que existe sempre, pode-se afirmar que: I. As aspas sinalizam uma citao direta. II. A vrgula usada para separar a orao coordenada adversativa. III. um perodo composto por trs oraes. IV. O termo mas expressa ideia de oposio. V. O verbo da segunda orao est conjugado no pretrito perfeito do indicativo. Esto corretas: a) b) c) d) e) Apenas I. Apenas I e II. Apenas I, II e III. Apenas II, III e V. Todas as afirmativas.

Leia o texto a seguir para responder as questes 07 a 09. Para Joseph Campbell, uma das grandes autoridades mundiais em mitologia, "Mito algo que nunca existiu, mas que existe sempre". Sabemos que mitos so narrativas criadas para explicar algo, para justificar alguma coisa. Na prtica, no importa se o mito verdadeiro ou falso; o que importa sua eficincia. Por exemplo, o mito da supremacia ariana propagado por Hitler teve consequncias trgicas para milhes de judeus, ciganos e outros. O mito que funciona tem alto poder de seduo, apelando, ainda, para medos e fraquezas, oferecendo solues, prometendo desenlaces alternativos aos dramas que nos afligem diariamente.
Marcelo Gleiser. Folha de So Paulo, 11/04/2010. Adaptado.

QUESTO 09 Assinale a alternativa em que o termo ainda tem o mesmo sentido que em O mito que funciona tem alto poder de seduo, apelando, ainda, para medos e fraquezas, oferecendo solues, prometendo desenlaces alternativos aos dramas que nos afligem diariamente. a) Espera-se, ainda hoje, uma nova deciso da diretoria. b) Ainda que eu deseje isto, no posso esperar. c) Alm de um novo carro, possui ainda duas casas. d) L estava ela, ainda que envelhecida, muito bela. e) Minha velha televiso ainda funciona.

QUESTO 07 Com base no texto, assinale a alternativa correta. a) Os mitos so sempre a causa de acontecimentos trgicos.

CONCURSO PBLICO 2010/2 ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE GOIS

QUESTO 10

Folha de So Paulo, 09/05/2010. Acesso em 10/05/2010.

A charge uma crtica humorstica sobre um fato cotidiano. Neste sentido, correto afirmar que a fala do segundo balo expressa: a) b) c) d) e) Ingenuidade do personagem. Ansiedade para visitar o Cristo Redentor. Desprezo pelo fato ocorrido. Sentimento de superioridade. Surpresa com o fato ocorrido.

CONCURSO PBLICO 2010/2 ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE GOIS

INFORMTICA BSICA
QUESTO 11 Com relao ao navegador de pginas da internet Firefox 3.5 para GNU/Linux, considere as afirmativas a seguir: I. possvel acompanhar a lista de downloads em andamento e finalizados abrindo-se janela de downloads com as teclas Ctrl e D. II. Ao se pressionar as teclas Ctrl e T o navegador abre uma nova aba para navegao. III. A localizao em que os arquivos que so transferidos via download pelo navegador definida, por padro, na pasta com o nome do usurio do sistema. IV. possvel bloquear janelas popup indesejadas pela aba Contedo encontrada nas preferncias do Firefox. Esto corretas: a) b) c) d) e) Apenas as afirmativas I e IV. Apenas as afirmativas II e IV. Apenas as afirmativas I e II. Apenas as afirmativas I e III. Apenas as afirmativas II e III. QUESTO 12 Com relao ao pacote de automao de escritrios BrOffice, assinale a afirmativa correta: a) O BrOffice s possui verso para GNU/Linux e Machintosh. b) O programa Impress utilizado apenas para fazer a comunicao com a impressora permitindo que se configure e imprima documentos gerados. c) Pode-se obter o pacote no site oficial, pelo endereo http://www.broffice.org/. d) No existe um programa para criao de desenhos no pacote. e) O programa que permite a criao de apresentaes o Draw. QUESTO 13 No que se refere ao navegador de pginas da internet Firefox 3.5 para GNU/Linux, considere as afirmativas a seguir:

I. A instalao de plugins necessria para que o navegador possa reproduzir diversos tipos de contedos existentes nas pginas da internet como arquivos de vdeo, som e animao. Os plugins indesejados podem ser desativados acessando-se o menu Ferramentas, opo complementos/Plugins. II. A opo Complementos muito til, tanto para a personalizao do aplicativo, como a definio do idioma e os efeitos especiais adicionais desejados, quanto para a adio de maior segurana na navegao. III. O navegador Firefox permite a navegao de mltiplas pginas em um nica janela por meio de abas. IV. O menu Favoritos muito til para se registrar tanto as pginas que o usurio deseja guardar o endereo para a posteridade quanto para obter o histrico do navegador. Esto corretas: a) b) c) d) e) Apenas as afirmativas I, II e III. Apenas as afirmativas II, III e IV. Apenas as afirmativas I, II e IV. Apenas as afirmativas I, III e IV. Todas as afirmativas. QUESTO 14 Com relao ao pacote de automao de escritrios BrOffice, considere as afirmativas a seguir: I. Writer o editor de textos padro do BrOffice. II. Os programas deste pacote permitem enviar o documento em que se est trabalhando, via e-mail, como anexo. III. O formato de arquivo DOC (extenso .DOC) o formato adotado como padro pelo editor de textos do BrOffice. IV. possvel gerar um documento no formato PDF diretamente dos programas deste pacote sem qualquer instalao adicional. Esto corretas: a) b) c) d) e) Apenas as afirmativas I, III e IV. Apenas as afirmativas II, III e IV. Apenas as afirmativas I, II e III. Apenas as afirmativas I, II e IV. Todas as afirmativas esto incorretas.
4

CONCURSO PBLICO 2010/2 ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE GOIS

QUESTO 15 Com relao ao assunto correio eletrnico, considere as afirmativas a seguir: I. Apesar de necessitar a instalao e/ou a configurao do programa, um cliente de e-mail facilita ao usurio a leitura de seus e-mails, aps o download dos mesmos, mesmo sem conexo de internet disponvel. II. A possibilidade de se ler, escrever, responder e encaminhar mensagens eletrnicas por meio de um navegador web como o Firefox facilita para o usurio que deseja liberdade de acesso a sua conta de qualquer computador, sem necessidade de instalao de programas adicionais. III. possvel ler, escrever, responder e encaminhar mensagens de correios eletrnicos usando programas especficos para essa finalidade como o Thunderbird, o Evolution, dentre outros. IV. Muitos servios gratuitos de e-mail, como o Gmail, oferecem a opo de configurar a sua conta em cliente de e-mail. Esto corretas: a) b) c) d) e) Apenas as afirmativas I, II e IV. Apenas as afirmativas I, III e IV. Apenas as afirmativas II, III e IV. Apenas as afirmativas I, II e III. Todas as afirmativas. QUESTO 16 Acerca do sistema operacional GNU/Linux e do BrOffice, assinale a afirmativa correta: a) Linux um sistema operacional dedicado a grandes sistemas operacionais constitudos de estaes de trabalho, no podendo ser utilizado em computadores do tipo PC, nem em laptops. b) O BrOffice um sistema operacional desenvolvido no Brasil que pode ser utilizado para agilizar tarefas do escritrio. c) O software Calc do BrOffice, apesar de criar tabela, no permite clculo de mdia e mnimo. d) O GNU/Linux um sistema operacional de multitarefa preemptiva; isso significa dizer que vrios programas podem ser executados simultaneamente. e) Os arquivos que terminam com um * (asterisco) so considerados ocultos no sistema operacional GNU/Linux.

QUESTO 17 Acerca dos conceitos de hardware e software, assinale a afirmativa correta. a) Para se fazer cpia de segurana, procedimento fundamental para proteger os dados contra infeco de vrus, so necessrios hardware e software especficos para backup. b) A expanso da memria ROM, que armazena os programas em execuo temporariamente, permite aumentar a velocidade de processamento. c) Universal Serial Bus (USB) um tipo de barramento usado para conectar facilmente ao computador vrias categorias de dispositivos como teclados, mouses, monitores, cmeras e outros. d) Multimdia um software que executa msicas compactadas com qualidade. e) A informao intel core duo indica que o computador possui dupla memria RAM, o que acelera o processamento dos dados. QUESTO 18 Nos dias de hoje, conhecer determinados softwares pr-requisito para atuar em qualquer campo do mercado de trabalho. Com relao ao pacote de automao de escritrios BrOffice, incorreto afirmar que: a) O Writer apresenta recursos tais como: corretor ortogrfico e gramatical, hifenizao automtica, diferentes tipos de fontes. b) possvel elaborar tabelas e incluir figuras no Writer. c) O software recomendado para a realizao de clculos e tabelas estatsticas o Calc. d) O Calc uma ferramenta prtica para a elaborao de envelopes, etiquetas e mala direta. e) A partir de uma planilha de clculo, podemos criar grficos de vrios tipos, que podem ser inseridos no Writer. QUESTO 19 No programa Calc (BrOffice), as clulas A1 e A2 selecionadas contm, respectivamente, os valores 1 e 2. Aps arrast-las pela ala de preenchimento at a clula E2, esta clula ser preenchida com: a) 2 b) 3
5

CONCURSO PBLICO 2010/2 ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE GOIS

c) 4 d) 5 e) 6 QUESTO 20 Um texto existente em um documento do programa Writer (BrOffice) ser substitudo automaticamente, a partir de qualquer ponto, medida em que se digite outro, caso no editor de texto esteja selecionado para digitao o modo denominado: a) b) c) d) e) Sobrescrever. Inserir. Alterar. Subscritar. Subscrever.

CONCURSO PBLICO 2010/2 ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE GOIS

LEGISLAO
QUESTO 21 Considerada a administrao pblica brasileira, assinale a alternativa correta. a) Uma autarquia federal poder ser criada por determinao do chefe da Casa Civil ou por lei extraordinria. b) O rgo responsvel pela fiscalizao financeira, oramentria e patrimonial do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Gois o Ministrio da Educao. c) O Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Gois, autarquia vinculada ao Ministrio da Educao, um dos componentes da administrao pblica indireta federal. d) Os estatutos e regimentos internos do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Gois tero de ser aprovados pelo Poder Legislativo da Unio. e) O Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Gois, autarquia federal, um dos componentes da administrao pblica direta federal. QUESTO 22 Considerado o Art. 37 da Constituio Federal de 1988, assinale a alternativa correta. a) O prazo de validade do concurso pblico ser de at dois anos, prorrogvel uma vez, por perodo de um ano, no mximo. b) vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto para os servidores das autarquias e fundaes cuja atividade fim seja prestao educacional. c) Os atos de improbidade administrativa, desde que comprovados e julgados, importaro na suspenso dos direitos polticos ou da funo pblica, exceto se o praticante do ato optar pelo ressarcimento do errio. d) Os servidores do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Gois esto sujeitos s previses constitucionais referentes acumulao de cargos pblicos remunerados. e) Os servidores do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Gois no esto sujeitos

s previses constitucionais referentes acumulao remunerada de cargos pblicos. QUESTO 23

Assinale a alternativa correta em conformidade com a legislao brasileira. a) O Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Gois s responde por danos praticados por seus servidores, no desempenho de suas funes, quando no for identificado o servidor causador do dano. b) As pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel, nos casos de dolo ou culpa. c) As pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servios pblicos no respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros. d) Terceiro que, eventualmente, sofrer danos financeiros praticados por agente pblico, nunca poder ter o ressarcimento dos prejuzos sofridos no caso de no identificao do servidor causador do dano. e) Terceiro que, eventualmente, sofrer danos financeiros praticados por agente pblico, somente poder ter o ressarcimento dos prejuzos sofridos atravs de processo contra o servidor pblico causador do dano. QUESTO 24 Escolha a opo correta. a) O princpio da legalidade reveste de competncia o agente pblico para praticar todos e quaisquer atos necessrios ao bem pblico. b) Nem tudo que legal honesto um dizer que explica o princpio da legalidade. c) Pelo princpio da legalidade, o administrador pblico s poder fazer o que for autorizado por lei. d) Se no proibido permitido. Este um dizer vlido para a administrao pblica brasileira e explica o princpio da legalidade. e) Servidor pblico conduzir atos administrativos de acordo com seus interesses est relacionado ao princpio da pessoalidade, descrito no Art. 37 da Constituio Federal de 1988.
7

CONCURSO PBLICO 2010/2 ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE GOIS

QUESTO 25 A investidura em cargo pblico ocorrer mediante um dos atos abaixo. Escolha a alternativa correta. a) b) c) d) e) Posse. Nomeao. Concurso pblico. Ascenso funcional Designao.

d) O presidente e o vice-presidente da Repblica tomaro posse em sesso extraordinria do Senado Federal, onde prestaro os devidos compromissos legais. e) O presidente e o vice-presidente da Repblica tomaro posse em sesso extraordinria do Supremo Tribunal Federal, onde prestaro os devidos compromissos legais. QUESTO 28 Conforme estabelece o Art. 4o da Lei 11.091 de 12/01/2005, caber Instituio Federal de Ensino avaliar anualmente a adequao do quadro de pessoal s suas necessidades, propondo ao Ministrio da Educao, se for o caso, o seu redimensionamento, consideradas, entre outras, as variveis a seguir, exceto: a) Demandas institucionais. b) Disponibilidade financeira institucional. c) Proporo entre os quantitativos da fora de trabalho do plano de carreira e usurios. d) Inovaes tecnolgicas. e) Modernizao dos processos de trabalho no mbito da Instituio.

QUESTO 26 Assinale com V a opo verdadeira e com F a opo falsa. ( ) Reverso o retorno atividade de servidor aposentado. ( ) No poder reverter o aposentado que j tiver completado 70 (setenta) anos de idade. ( ) No interesse da administrao, a reverso poder ocorrer em qualquer poca e em quaisquer circunstncias. ( ) A exonerao de cargo efetivo dar-se- a pedido do servidor ou de ofcio. ( ) A vacncia do cargo pblico ocorrer somente pelo falecimento do servidor ocupante do cargo ou funo. Assinale a sequncia correta: a) b) c) d) e) (F), (F), (V), (V), (F) (F), (F), (V), (V), (V) (F), (V), (F), (F), (V) (V), (V), (F), (V), (V) (V), (V), (F), (V), (F)

QUESTO 29 Considerado os crimes descritos a seguir como s possveis de serem praticados por servidores pblicos no exerccio de suas funes, escolha a afirmativa correta. a) O crime de prevaricao est relacionado a assdio sexual ou correlatos, praticados contra colegas de servio ou pessoas em geral. b) O crime de advocacia administrativa est relacionado aos crimes praticados por advogados quando na conduo de processos administrativos. c) O crime de peculato est relacionado apropriao de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo ou desvi-lo em proveito prprio ou alheio. d) O crime de advocacia administrativa s passvel de prtica por advogados em qualquer funo pblica. e) O crime de prevaricao est relacionado induo de colegas de servio prtica de atos ilegais ou imorais.
8

QUESTO 27 Considerando os Trs Poderes da Unio, escolha a alternativa correta. a) O presidente e o vice-presidente da Repblica tomaro posse em sesso do Congresso Nacional, onde prestaro os devidos compromissos legais. b) Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo podero ser superiores aos do Poder Executivo. c) O presidente e o vice-presidente da Repblica tomaro posse em sesso extraordinria da Cmara dos Deputados, onde prestaro os devidos compromissos legais.

CONCURSO PBLICO 2010/2 ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE GOIS

QUESTO 30 Considerados os Trs Poderes da Unio Legislativo, Executivo e Judicirio - assinale a opo correta. a) A funo legislativa de competncia da Unio exercida, em ltima instncia, pela Cmara dos Deputados e pelo Conselho de Estado. b) Pela Constituio federal, o Poder Executivo de competncia da Unio exercido pelo presidente da Repblica ou por um de seus ministros auxiliares. c) A funo principal do Poder Legislativo elaborar leis sendo que jamais exercer funes executivas ou judiciais. d) O Tribunal de Contas da Unio um dos rgos do Poder Judicirio. e) O Conselho Nacional de Justia um rgo que pertence ao Poder Judicirio.

CONCURSO PBLICO 2010/2 ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE GOIS

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
QUESTO 31 A administrao, ao longo do tempo, preocupouse com variveis tais como tarefas, estrutura, ambiente, pessoas e tecnologia. considerada uma decorrncia da nfase nas tarefas: a) b) c) d) e) A preocupao com a definio do organograma. A formalizao da estrutura organizacional. A adoo de tcnicas comportamentais. O foco na padronizao do processo. A preocupao com a contingncia.

a) b) c) d) e)

Os objetivos operacionais. Os objetivos tticos. Os objetivos gerenciais. A misso e valores institucionais. Os objetivos gerais e as estratgias operacionais. QUESTO 35

O processo administrativo composto por planejamento, organizao, direo e controle. Medir a eficcia de um determinado sistema uma atividade tpica de controle, pois: a) Define os objetivos a serem alcanados. b) Compara resultados planejados com resultados alcanados. c) Sistematiza a convergncia entre planejamento e organizao. d) Antecipa o alcance de resultados satisfatrios. e) Comunica os objetivos e as estratgias.

QUESTO 32 Considerando uma organizao como um sistema, coerente afirmar que a) O feedback um mecanismo de reorientao e correo de desvios. b) Um sistema fechado altamente permevel. c) Um software um exemplo de um sistema concreto. d) Um sistema organizacional altamente previsvel. e) Os sistemas so independentes.

QUESTO 36 Ao efetuar a comunicao formal entre duas gerncias do Instituto Federal de Gois um assistente em administrao deve usar: a) b) c) d) e) O memorando. O ofcio. A portaria. A circular. A mensagem.

QUESTO 33 Uma estrutura organizacional representada em nveis organizacionais. A Reitoria do Instituto Federal de Gois se situa no nvel: a) b) c) d) e) Intermedirio. Institucional. Operacional. Ttico. Gerencial.

QUESTO 37 O Regimento Interno um ato: a) b) c) d) e) Ordinatrio. Enunciativo. Normativo. Punitivo. Privativo.

QUESTO 34 O alinhamento organizacional pode ser obtido atravs da construo de uma diretriz organizacional. Essa diretriz caracterizada por conter, entre outros elementos: QUESTO 38 O conceito de recrutamento difere do conceito de seleo. Um concurso pblico uma forma de recrutamento e seleo. Nesse sentido, a atividade de recrutamento corresponde:
10

CONCURSO PBLICO 2010/2 ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE GOIS

QUESTO 42 a) b) c) d) e) aplicao das provas escritas. Ao recebimento dos ttulos para avaliao. entrevista, quando houver. A prova prtica. Ao recebimento das inscries ao concurso. Para a escolha de trabalhos tcnicos, deve ser utilizada a modalidade de licitao por: a) b) c) d) e) Concorrncia. Tomada de preos. Leilo. Convite. Concurso.

QUESTO 39 No pode ser considerada uma finalidade do treinamento:

QUESTO 43 a) b) c) d) e) Adequar a pessoa cultura da organizao. Desenvolver pessoas. Preparar pessoas para remanejamento. Integrar pessoas. Diagnosticar pontos fracos das pessoas. So requisitos bsicos para investidura em cargo pblico, exceto: a) b) c) d) e) A nacionalidade brasileira. O gozo dos direitos polticos. Aptido fsica e mental. Idade mxima de 55 anos. Nvel de escolaridade exigida para o exerccio do cargo.

QUESTO 40 O treinamento tambm usa de tecnologias. Nesse sentido, coerente afirmar que: a) O workshop um exemplo de treinamento de longo prazo. b) O coaching um treinamento breve. c) As videoconferncias diminuem o custo de treinamento. d) A internet no pode ser utilizada como uma ferramenta de aprendizagem. e) O conceito de universidade corporativa no deve ser aplicado ao servio pblico.

QUESTO 44 A investidura em cargo pblico ocorrer com a: a) b) c) d) e) Posse. Nomeao. Promoo. Reverso. Reconduo.

QUESTO 41 Na administrao de materiais importante atentar para o fator compras. Para efetuar uma boa compra, necessrio, inicialmente: a) b) c) d) e) Comprar somente de grandes fornecedores. Sempre buscar o menor preo. Sempre buscar a melhor qualidade. Comprar de fornecedores tradicionais. Efetuar uma boa especificao tcnica materiais.

QUESTO 45 Consta no edital de um concurso pblico, concludo em 13 de maro de 2010, a validade de 1 (um) ano aps a homologao. Nesse sentido, esse concurso est: a) Ilegal, pois tem validade de apenas um ano. b) Legal, pois atende lei. c) Ilegal, pois, embora atenda lei, no especifica a prorrogao. d) Ilegal, pois no atende lei. e) Legal, pois a lei no faz aluso validade de concursos pblicos.

de

CONCURSO PBLICO 2010/2 ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

11

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE GOIS

QUESTO 46 O retorno de servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado em face de inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo denominase: a) b) c) d) e) Reconduo. Reintegrao. Renomeao. Reverso. Readaptao. QUESTO 47 O servidor ser aposentado: a) b) c) d) e) Compulsoriamente aos setenta anos de idade. Aos 35 anos de efetivo servio, se for professora. Aos 25 anos de efetivo servio, ser for professor. Compulsoriamente aos sessenta anos de idade. Aos 35 anos de efetivo servio, se mulher, com proventos proporcionais.

QUESTO 50 De acordo com a legislao, o adicional por servio extraordinrio ser remunerado em, no mnimo: a) b) c) d) e) 10% em relao hora normal de trabalho. 20% em relao hora normal de trabalho. 30% em relao hora normal de trabalho. 40% em relao hora normal de trabalho. 50% em relao hora normal de trabalho.

QUESTO 48 Ato emanado de autoridade competente que cria, para o Estado, obrigao de pagamento, pendente ou no, de implemento de condio chamado: a) b) c) d) e) Empenho. Lanamento. Nota de lanamento. Liquidao. Pagamento. QUESTO 49 O servio noturno aquele compreendido entre: a) 23 (vinte e trs) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte. b) 22 (vinte e duas) horas de um dia e 6 (seis) horas do dia seguinte. c) 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte. d) 21 (vinte e uma) horas de um dia e 6 (seis) horas do dia seguinte. e) 23 (vinte e trs) horas de um dia e 7 (sete) horas do dia seguinte.
CONCURSO PBLICO 2010/2 ASSISTENTE EM ADMINISTRAO 12

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE GOIS

REDAO
Tema: Formao tcnica ou universitria: garantias diferentes de empregabilidade no Brasil?

COLETNEA 1. O Brasil tem, aproximadamente, apenas 750 mil alunos no ensino tcnico. um contingente baixo em relao nossa populao e demanda produtiva. Quando o Pas comeou a crescer e a desenvolverse mais nos ltimos anos, j foi perceptvel a falta de profissionais formados, especialmente em algumas reas tcnicas. Isto demonstrou que os profissionais qualificados, bem formados, em instituies srias, tiveram alta empregabilidade. (...) Precisamos no mnimo triplicar nossa formao de nvel tcnico a curto prazo. Mas no basta formar apenas tcnicos, precisamos melhorar toda educao bsica e superior, qualificando-a, diversificando-a e formando profissionais de forte base tcnica, cientfica e humanista. (...) O ensino de nvel tcnico imprescindvel para o desenvolvimento do Pas. O jovem formado no nvel tcnico consegue emprego mais rpido e fcil e com esta renda consegue cursar outros cursos, inclusive o superior. Aps passarmos pelos efeitos desta ltima crise j sentiremos a necessidade de mais profissionais tcnicos em muitas reas de produo. (...) No Brasil, o diploma tem um valor cultural muito forte. a herana da colonizao e da poca em que a elite mandava seus filhos estudarem na Europa. Difundiu-se a ideia de que o curso superior garante profissionalidade e emprego. Isto est mudando muito. Precisamos ter cuidado. O jovem pensa assim porque os adultos e a sociedade assim propagaram.
APRILE, Carine. Gabriel Grabowski: 'Ensino tcnico oferece mais empregabilidade que o superior'. Jornal A Tarde. Salvador, 29 agosto 2009. Economia. (www.atarde.com.br)

2. Ophir Figueiredo Jnior, diretor da escola Senai de Piracicaba-SP, justifica com simplicidade a necessidade estratgica de se quebrar o paradigma ensino tcnico versus ensino superior, pelo bem das pessoas que precisam trabalhar. No mercado, apenas 10% dos empregos so para profissionais de superviso, gerncia e direo, o que exigiria curso superior. O restante para quem tem formao tcnica. Segundo essa lgica, a possibilidade de emprego aumenta muito quando a pessoa tem um bom curso tcnico. O que pode no acontecer com a formao universitria. ngela Correa [secretria municipal do Trabalho e Renda de Piracicaba-SP] observa que o fato da empregabilidade aumentar com a formao tcnica no impede que a pessoa continue seus estudos e curse universidade. uma questo de vocao. Mas o jovem empregado, ao concluir o ensino mdio, ganha autonomia financeira e pode manter seus estudos posteriores com os prprios recursos, o que suaviza o impacto nos gastos da famlia, sem contar que o aluno adquire uma viso muito mais ampla, a partir da experincia prtica, do que pretende fazer no nvel superior, explica. Para Ophir, a mudana de cultura passa, portanto, pela valorizao do ensino tcnico. O que j vem sendo feito pelas empresas, que esto estruturando seus planos de cargos e salrios de tal forma que os profissionais com esse nvel de formao vislumbrem o crescimento interno. Esse ajuste deve funcionar como um acelerador de carreira, para evitar a migrao de talentos.
(Fonte: http://www.tribunatp.com.br/modules/news/article.php?storyid=5444)

3. RIO - J se foi o tempo em que ter um diploma universitrio era garantia de emprego. A cada dia, milhares de jovens so lanados no mercado com o ''canudo'' nas mos e enfrentam inmeras dificuldades em obter sua primeira oportunidade de trabalho. Com a globalizao e a concorrncia acirrada, as empresas acabam se tornando mais exigentes. At mesmo alguns estgios exigem experincia profissional. Os especialistas afirmam que, para o indivduo se inserir no mercado de trabalho, preciso
CONCURSO PBLICO 2010/2 ASSISTENTE EM ADMINISTRAO 13

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE GOIS

ter um diferencial. O diploma universitrio sozinho no garantia de emprego. O que garante a vaga a formao aliada prtica e atitude desse profissional - afirma a diretora da empresa de recrutamento e seleo Equipe Certa, Ana Carolina Maffra.
(Fonte: http://oglobo.globo.com/economia 12/02/2010)

4.

O pequeno burgus
Martinho da Vila S criana pra criar... Mas felizmente Eu consegui me formar Mas da minha formatura No cheguei participar Faltou dinheiro pra beca E tambm pro meu anel Nem o diretor careca Entregou o meu papel... O meu papel! Meu canudo de papel O meu papel! Meu canudo de papel... E depois de tantos anos S decepes, desenganos Dizem que sou um burgus Muito privilegiado Mas burgueses so vocs Eu no passo De um pobre coitado E quem quiser ser como eu Vai ter que penar um bocado Um bom bocado! Vai penar um bom bocado Um bom bocado! Vai penar um bom bocado Um bom bocado! Vai penar um bom bocado...

Felicidade! Passei no vestibular Mas a faculdade particular Particular! Ela particular Particular! Ela particular... Livros to caros Tanta taxa pra pagar Meu dinheiro muito raro Algum teve que emprestar O meu dinheiro Algum teve que emprestar O meu dinheiro Algum teve que emprestar... Morei no subrbio Andei de trem atrasado Do trabalho ia pra aula Sem jantar e bem cansado Mas l em casa meia-noite Tinha sempre a me esperar Um punhado de problemas E criana pra criar... Para criar! S criana pra criar Para criar!

Proposta de Produo de Texto Dissertativo-Argumentativo O texto dissertativo-argumentativo tem por objetivo analisar um assunto ou um problema e, ao mesmo tempo, defender um ponto de vista. A linguagem desse tipo de texto, pelas prprias condies em que produzido, deve atender ao padro formal da lngua. Escreva um texto dissertativo-argumentativo apresentando uma anlise sobre o tema Formao tcnica ou universitria: garantias diferentes de empregabilidade no Brasil? Considere as idias expressas na coletnea para discutir os diferentes pontos de vista relativos ao assunto, explicitando sua opinio acerca desse tema.

CONCURSO PBLICO 2010/2 ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

14

Вам также может понравиться