Вы находитесь на странице: 1из 6

Edited by Foxit PDF Editor Copyright (c) by Foxit Software Company, 2004 - 2007 For Evaluation Only.

Direito Administrativo
01- Celso Antnio Bandeira de Mello distingue as empresas pblicas e as sociedades de economia mista em duas categorias: as prestadoras de servios pblicos e as exploradoras de atividade econmica. Com relao aos regimes jurdicos dessas empresas, responda ( Verdadeiro ou Falso) : ( ( ( ( )Os bens das empresas pblicas e sociedades de economia mista exploradoras de atividade econmica so penhorveis e prescritveis )De acordo com preceito constitucional, livre a acumulao de emprego nestas entidades com um outro em empresa controlada direta ou indiretamente pelo poder pblico. )A responsabilidade da Empresa Pblica por atos de seus prepostos sempre de natureza objetiva, conforme determinada a Constituio da Repblica. )A criao de empresas pblicas exploradoras de atividade econmica materializa uma forma de exerccio da descentralizao administrativa.

02- BRASLIA/2000) As empresas pblicas e as sociedades de economia mista (Verdadeiro ou Falso) ( ) respondem objetivamente pelos atos praticados por seus agentes independentemente de prestarem servios pblicos ou de explorarem atividades econmicas. ( ) Que explorem atividades econmicas esto obrigadas a realizar concurso pblico para a contratao de seus empregados

( ) Somente podero ser institudas aps a edio de lei especfica. ( ) Devero ser registradas em cartrios de pessoas jurdicas ou em juntas comerciais para poderem adquirir personalidade jurdica

03 - (CESPE/AFCE/TCU/96) - De acordo com o Direito Administrativo, a personalidade jurdica de direito pblico conferida a determinados entes, em razo do desempenho de funo pblica prpria e tpica. Diversamente, entidade ser atribuda personalidade jurdica de direito privado, em razo do desempenho de funo pblica atpica, delegada pelo Estado. Em relao a esse tema, julgue os seguintes itens. ( ) A Unio pessoa jurdica de direito pblico externo. ( ) Os Estados e os Municpios so pessoas jurdicas de direito pblico interno. ( ) As sociedades de economia mista, ao contrrio das empresas pblicas, so pessoas jurdicas de direito privado. ( ) As fundaes pblicas so pessoas jurdicas de direito privado. ( ) As autarquias so pessoas jurdicas de direito pblico interno. 04 - (CESPE/PROCURADOR/INSS/98) Julgue os itens abaixo, relativos organizao e aos privilgios da administrao pblica brasileira.(Verdadeiro ou Falso) ( )As sociedades de economia mista somente podem ser criadas por meio de lei especfica, apesar de tais entes serem sempre criados sob a forma de pessoa jurdica de direito privado. ( ) Fica sujeita ao duplo grau de jurisdio obrigatrio a sentena que julgar procedente o pedido deduzido em ao em que a fundao pblica federal figure como r.

Edited by Foxit PDF Editor Copyright (c) by Foxit Software Company, 2004 - 2007 For Evaluation Only.

) Uma empresa pblica constituda de capital exclusivamente pblico, embora esse capital possa pertencer a mais de um ente.

( ) Os bens do INSS so impenhorveis. 05 - (CESPE/PROCURADOR AUTRQUICO/INSS/99) Com base na teoria e na legislao que tratam da revogao e da invalidade dos atos administrativos, julgue os itens abaixo, anotando C (correto) e E (errado): ( ) Os atos administrativos vinculados podem ser revogados a partir convenincia. de critrio de oportunidade e de

( ) A administrao deve anular seus prprios atos quando eivados de vcio de legalidade, e pode revog-los por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos. ( ) O ato administrativo pode ser invalidado sempre que a matria de fato ou de direito em que se fundamentar o ato for materialmente inexistente ou juridicamente inadequada ao resultado obtido. ( ) O direito da administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f.

( ) Os atos que apresentarem defeitos sanveis podero ser convalidados pela prpria administrao em deciso na qual se evidencie no acarretarem leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiro.

06 - (CESPE/PROCURADOR AUTRQUICO/INSS/99) A respeito da teoria dos atos administrativos, julgue os seguintes itens, assinalando C (correto) ou E (errado). ( ) Os atos administrativos so dotados de presuno de legitimidade e veracidade, o que significa que h presuno relativa de que foram emitidos com observncia da lei e de que os fatos alegados pela administrao so verdadeiros.

( ) Imperatividade o atributo pelo qual os atos administrativos se impem a terceiros, independentemente de sua concordncia. ( ) Os atos administrativos s so dotados de auto-executoriedade nas hipteses previstas expressamente em lei. ( ) A presuno de legitimidade dos atos legislativos no impede que o cidado possa opor-se aos mesmos. ( ) A motivao de um ato administrativo deve contemplar a exposio dos motivos de fato e de direito, ou seja, a regra de direito habilitante e os fatos em que o agente se estribou para decidir.

07 - (CESPE/FISCAL INSS/97) Ainda acerca dos atos administrativos, julgue os seguintes itens. ( ) Em linha de princpio, o agente pblico carente de competncia para a pratica de um certo ato pode substituir o agente competente para tanto, desde que ambos pertenam ao mesmo rgo ao qual est afeto o contedo do ato a ser praticado. ( ) Em razo do princpio constitucional da legalidade, a administrao pblica pode, unilateralmente isto , sem ouvir o particular -, editar o ato administrativo II para revogar o ato administrativo I, que reconheceu ao administrado o preenchimento das condies para exercer um direito subjetivo, caso constate a ilicitude do ato I. ( ) Ao Judicirio somente dado anular atos administrativos, no podendo revog-los. ( ) Um ato administrativo ser vlido se preencher todos os requisitos jurdicos para a sua prtica, nada importando consideraes morais a respeito do seu contedo. ( ) Sendo o ato administrativo legal, porm inconveniente ou inoportuno, administrao pblica dado anul-lo.

08 (CESPE/FISCAL INSS/98) No mbito da administrao pblica, a lei regula determinadas situaes de forma tal que no resta para o administrador qualquer margem de liberdade na escolha do contedo do ato administrativo a ser praticado. Ao contrrio, em outras situaes, o administrador goza de certa liberdade na escolha do contedo, da convenincia e da oportunidade do ato que poder ser praticado. Acerca desse importante tema para o direito administrativo discricionariedade ou vinculao administrativa e

Edited by Foxit PDF Editor Copyright (c) by Foxit Software Company, 2004 - 2007 For Evaluation Only.

possibilidade de invalidao ou revogao do ato administrativo - , julgue os seguintes itens. ( ) O ato discricionrio no escapa do controle efetuado pelo Poder Judicirio. ( ) A discricionariedade administrativa decorre da ausncia de legislao que discipline o ato. Assim, no existindo proibio legal, poder o administrador praticar o ato discricionrio. ( ) Um ato discricionrio dever se anulado quando praticado por agente incompetente. ( ) Ao Poder Judicirio somente dado revogar o ato vinculado.

( ) O ato revocatrio desconstitui o ato revogado com eficcia ex nunc.

09 - (CESPE/BACEN/97) - Em relao aos atos administrativos, julgue os itens seguintes. ( ) A auto-executoriedade o atributo pelo qual os atos administrativos impem-se a terceiros, independentemente de sua concordncia. ( ) A revogao do ato administrativo pode ser realizada, expecionalmente, pelo Estado-Juiz, tendo em vista o acolhimento, no ordenamento jurdico ptrio, da teoria do motivos determinantes. ( ) Considerando a classificao dos atos administrativos, quanto ao aspecto de sua formao, em simples, complexo ou compostos, segundo o Prof. Hely Lopes Meirellles, correto afirmar que a nomeao de um Ministro do Supremo Tribunal Federal caracteriza um exemplo de ato complexo.

( ) A decretao de nulidade do ato administrativo produz efeitos ex tunc . ( ) Os atos da gesto so os praticados pela administrao com todas as prerrogativas e privilgios de autoridade e impostos unilateral e coercitivamente ao particular, independentemente de autorizao judicial, sendo regido por um direito especial, exorbitante do direito comum.

10 - (CESPE/FISCAL INSS/97) Julgue os itens abaixo quanto aos atos administrativos. ( ) Caso exista norma jurdica vlida, prevendo que o atraso no recolhimento de contribuio previdenciria enseja multa de 5% calculada sobre o valor devido, a aplicao desse dispositivo legal ser definida como atividade discricionria. ( ) Segundo a lei e a doutrina majoritria, motivo, forma, finalidade, competncia e objeto integram o ato administrativo.

( ) No direito brasileiro, atos administrativos vlidos podem ser revogados. ( ) Mesmo que ditada pelo interesse pblico, a revogao de um ato administrativo que afete a relao jurdica mantida entre o Estado e um particular pode gerar o dever de o primeiro indenizar o segundo.

( ) No cabe ao Judicirio indagar do objeto visado pelo agente pblico ao praticar determinado ato, se verificar que o administrador atuou nos limites de sua competncia. 11 - (CESPE/PROCURADOR AUTRQUICO/INSS/99) Uma empresa apresentou documento fiscal falsificado na fase de habilitao de uma licitao, fato que no foi percebido pela administrao. Terminada a fase de classificao e julgamento, veio ao conhecimento da comisso de licitao informao relativa falsidade do documento. Com relao ao caso hipottico apresentado, julgue os itens que se seguem. ( ) A modalidade licitatria do caso no pode ser uma concorrncia. ( ( ) A administrao no pode agir de ofcio na hiptese, devendo esperar a impugnao do documento pelos outros licitantes. ) A administrao s poder desclassificar a proposta do licitante se, a partir dos dados fiscais falsos, ficar comprovado que os preos oferecidos pelo licitante so inexeqveis.

( ) Em nenhuma hiptese, o licitante poderia desistir da proposta aps vencida a fase de habilitao. ( ) Se ainda persistirem dvidas quanto falsidade do documento fiscal apresentado pela licitante, tanto a

Edited by Foxit PDF Editor Copyright (c) by Foxit Software Company, 2004 - 2007 For Evaluation Only.

comisso de licitao quanto a autoridade responsvel por sua homologao podero promover diligncias destinadas a esclarecer a questo.

12 - (CESPE/PROCURADOR AUTRQUICO/INSS/99) Considere, por hiptese, que uma autarquia federal realize concorrncia para a contratao de empresa para prestao de servios de segurana e vigilncia no prdio da instituio e que, no decorrer do procedimento licitatrio, ocorra a desclassificao de todas as propostas dos licitantes, uma vez que consignam preos manifestamente superiores aos praticados no mercado nacional. Em face dessa situao, julgue os itens que se seguem. ( ) O edital no pode ter estabelecido o preo mximo que a administrao se dispunha a pagar pelo servio, sendo possvel, to-s, consoante expressamente previsto pela Lei n 8.666/93, a fixao de preos mnimos e critrios estatsticos. ) O princpio da continuidade do servio pblico e o da indisponibilidade dos interesses e bens pblicos pelos administradores pblicos impem que a contratao pudesse ser feita por tomada de preo ou convite.

( ) O administrador poder convocar os licitantes para que, em oito dias teis, apresentem novas propostas com preos compatveis com os do mercado. Persistindo a situao, poder contratar diretamente, com dispensa de licitao. ( ) A autarquia estar legitimada para contratar diretamente uma empresa de vigilncia, tendo em vista a inexigibilidade de licitao decorrente da inviabilidade de competio.

( ) Tendo em vista o ocorrido, o presidente da autarquia deve buscar a autorizao do ministro de Estado a quem deva obedincia hierrquica para a contratao direta do servio de vigilncia.

13 - (CESPE/FISCAL INSS/98) Acerca da obrigatoriedade e das modalidades de licitao, julgue os itens que se seguem. ( ( ( ) A tomada de preos modalidade de licitao em que somente podero participar oferecendo propostas as pessoas cadastradas no rgo ou entidade licitante antes da publicao do edital. ) Ainda que no tenha sido convidada, a empresa previamente cadastrada poder apresentar proposta na licitao, sob a modalidade convite. ) A existncia de uma primeira fase de habilitao preliminar uma das caractersticas da concorrncia pblica.

( ) Em face de situao de emergncia ou de calamidade pblica, a licitao dispensvel. ( ) Caracteriza situao de inexigibilidade de licitao a existncia de fornecedor exclusivo do produto ou servio.

14- (CESPE/FISCAL INSS/97) Julgue os itens a seguir, relativos s licitaes ( ) Agir licitamente o administrador pblico que, em ateno ao interesse pblico de certeza de execuo do futuro contrato administrativo, exigir dos licitantes condies de habilitao econmica com certa margem acima do necessrio ao cumprimento das obrigaes a serem contratadas. ) Quando optar pelo regime de concesso ou permisso de servios pblicos, a administrao estar, em princpio, obrigada a licitar, em busca de interessados na execuo desses servios.

( ) Tanto nas compras realizadas pela administrao como nas vendas de bens pblicos, a regra a licitao. ( ( ) Nas licitaes, o princpio da vinculao administrao. ao edital vlido tanto para os concorrentes quanto para a

) Nas licitaes, dado questionar administrativa e judicialmente o edital, se nele houver ilicitude, apesar do

Edited by Foxit PDF Editor Copyright (c) by Foxit Software Company, 2004 - 2007 For Evaluation Only.

princpio da vinculao do edital. 15 - (CESPE/FISCAL INSS/97) No que tange s licitaes promovidas pelo poder pblico, julgue os itens seguintes. ( ) O propsito de uma licitao selecionar as melhores propostas para a administrao pblica e no somente uma delas: por isso, o resultado da licitao no vincula o administrador, que pode, justificadamente, recusar a proposta mais vantajosa e eleger outra.

( ) Os atos do procedimento da administrao so pblicos e acessveis ao pblico, mantendo-se sigiloso apenas o contedo das propostas, at a respectiva abertura. ( ) Embora a formalidade seja caracterstica do ato administrativo, a licitao pode, excepcionalmente, e apenas em algumas etapas, prescindir deste atributo.

( ) Quando h inviabilidade de competio, a licitao inexigvel. ( ) A licitao procedimento obrigatrio para a administrao pblica direta e indireta, no sendo necessria para a fundacional, em virtude da sua ndole privada.

16 - (Analista Judicirio/ CESPE 98) Acerca dos poderes da administrao pblica, julgue os itens a seguir (anote C para correto e E para errado):. ( ) Considere que Cndido seja fiscal do instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (IBAMA), usando na explorao ilegal de madeiras, e que, pelas normas aplicveis a seu trabalho, Cndido seja obrigado apreender a madeira ilegalmente extrada que encontrar no trabalho de fiscalizao e a aplicar multa aos responsveis pela e pelo transporte do madeirame. Assim, estes so exemplos de atos resultantes do poder discricionrio que Cndido detm. ( ) O ato praticado no exerccio de poder discricionrio imune a controle judicial. ( ) Considere a seguinte situao: Ftima Delegada de Polcia Federal e Superintendente Regional na SR do DPF no Estado de Minais Gerais. Um servidor lotado naquela SR foi alvo de procedimento administrativo, por haver-se envolvido em vias fato com um colega, por discusso irrelevante. Por delegao do Diretor do DPF, a superintendente aplicou ao servidor, aps o devido processo legal, pena de suspenso por quinze dias. Em ocasio, a Superintendente constatou que os atos administrativos praticados na SR freqentemente apresentavam defeitos formais, o que a fez chamar a seu gabinete os servidores responsveis e orient-los, no exerccio de coordenao e reviso prprias da administrao. Na situao apresentada, as medidas tomadas pela Superintendente so exemplos de atos praticados em decorrncia do poder disciplinar. ( ) A hierarquia implica o dever de obedincia do subalterno, dever que, no entanto, no absoluto. ( ) A hierarquia implica, como regra geral, as faculdades de o superior delegar ou avocar atribuies. 17 (CESPE/PROCURADOR AUTRQUICO/INSS/98) - Julgue os seguintes itens, acerca do poder de polcia administrativa (assinale C para correto e E para errado). ( ) Em decorrncia do poder de polcia de que investida, a administrao pblica pode condicionar e restringir o uso e o gozo de bens, atividades e direitos individuais, independentemente de prvia autorizao judicial. ( ) O acatamento do ato de polcia administrativa obrigatrio ao seu destinatrio. Para fazer valer o seu ato, a administrao pode at mesmo empregar fora pblica em face da resistncia do administrado, sem que, para isso, dependa de qualquer autorizao judicial. ( ) As sanes decorrentes do exerccio do poder de polcia administrativa por exemplo, a interdio de atividade, o fechamento de estabelecimento, a demolio de construo, a destruio de objetos e a proibio de fabricao de determinados produtos- s podem ser aplicadas aps regular processo judicial, haja vista a dimenso da restrio de direitos individuais implementada. ( ) A proporcionalidade entre a restrio imposta pela administrao e o benefcio social que se tem em vista, bem como a correspondncia entre a infrao cometida e a sano aplicada, podem ser questionadas em juzo, mas devero ser esgotadas previamente as vias recursais administrativas, sob pena de o Poder Judicirio proclamar a falta de interesse de agir do administrativo.

Edited by Foxit PDF Editor Copyright (c) by Foxit Software Company, 2004 - 2007 For Evaluation Only.

) Considerando a natureza e os efeitos da atuao da polcia administrativa, os atos administrativos praticados nessa esfera so estritamente vinculados.

GABARITOS

01 - V F F V 02 - F V V V 03 - F V F F V 04 - V F V V 05 - ECCEC 06 - CCECC 07 - EECEE 08 - EECEC 09 - EECCC 10 - ECCCC 11 EEEEC 12 EECEE 13 ECCCC 14 ECCCC 15 ECECE 16 - EEECC 17 - CCEEE

Вам также может понравиться